View Full Version : Futuremark Statement on NVIDIA and 3dMark 2003

WarLock
03-06-2003, 00:51
HardOCP has a statement from Futuremark on 3dmark 2003 and NVIDIA's apparent "cheating". Click the link below for the whole story. Here's a snippet:

Dear Member of the Press:
Following is a joint statement from Futuremark and NVIDIA relating to 3DMark03 and optimizations.

Futuremark Statement

For the first time in 6 months, as a result of Futuremark's White Paper on May 23rd, 2003, Futuremark and NVIDIA have had detailed discussions regarding NVIDIA GPUs and Futuremark's 3DMark03 benchmark.

Futuremark now has a deeper understanding of the situation and NVIDIA's optimization strategy. In the light of this, Futuremark now states that NVIDIA's driver design is an application specific optimization and not a cheat .

Source: HardOCP

retirado de http://www.rage3d.com/

ptzs
03-06-2003, 01:00
Tem piada.

Aposto que vão dizer que a Nvidia pagou à Futuremark.

Crusher
03-06-2003, 01:01
Não acredito...:rolleyes:

O Mundo em que vivemos dá cada reviravolta que aquilo foi discutido e dito há dias ainda nem foi para a casa de banho.

Raptor
03-06-2003, 01:44
QUE É ESTA *****?

TÁ TUDO PARVO?

**** QUE OS PARIU A TODOS...

Agora acabou-se, nunca mais irei comprar uma placa da Nvidia!

SKATAN
03-06-2003, 01:52
Originally posted by ptzs
Tem piada.

Aposto que vão dizer que a Nvidia pagou à Futuremark.

... Uma Nvidia que tem uma acção mais potente que as da Intel ...

o que é a futuremark ao pé da Nvidia ? ...

Os fracos teem que se submeter ou serão esmagados

não os censuro , muito , não podiam fazer mais nada

muito admirado fiquei eu dos tomates da futuremark sobre as primeiras alegações da futuremark sobre nvidia e os drivers xit.. cof , cof , ... optimizados

bem vindos ao mundo real dos ricos e poderosos ;)

Pretender
03-06-2003, 01:55
Está é uma situação normal... Não sei se ainda sabem mas quem manda no mercado é a nvidia, e nao creio q custasse nada mandar a futuremark abaixo.

Korben_Dallas
03-06-2003, 02:54
Já estava a demorar...

Qd vi as declarações inicias da Futuremark pensei que os gajos deviam tar com um death wish ou assim :D

CrazyMike
03-06-2003, 05:24
Isto assim nao tem jeito, chamar optimizações aumentar a perfomance a custa de um visivel decrescimo de qualidade ?
E que se a Futuremark concordar com isto entao a ATI passara a fazer o mesmo e será o fim da macacada.
Nunca pensei que uma companhia como a Nvidia (da qual sempre fui simpatisante) se pudesse estatelar tao rapidamente e desta forma.

Mig
03-06-2003, 09:46
Numa palavra: PALHAÇADA

Ao que esta economia de mercado nos leva... :rolleyes:

Eu acho que a próxima optimização é por tudo a preto & branco para aumentar as FPS...
Afinal de contas seria só uma optimização do driver... :004:

Jintro
03-06-2003, 09:56
Originally posted by Raptor
Agora acabou-se, nunca mais irei comprar uma placa da Nvidia!

E eu a pensar que nunca mais irias correr o 3dmark :D

SKATAN
03-06-2003, 11:03
Originally posted by Jintro
E eu a pensar que nunca mais irias correr o 3dmark :D

:D

Zealot
03-06-2003, 11:09
Translation VIA HardOCP: FutureMark reneges on previous statements and confirms NVIDIA was not cheating on their benchmark and NVIDIA will not take a legal action against FutureMark that would bankrupt them.

Mas há dúvidas? :rolleyes:
Com o anúncio (http://www.driverheaven.net/terrymakedon2/) de que a ATI vai lançar novos drivers mensalmentes e todos com certificação WHQL só vejo a nVidia going down down down down down...

SKATAN
03-06-2003, 11:24
Zardon: What are your views on the new 5900 FX card from nvidia? Specifically the Doom3 performance figures. Will it be possible to enhance the performance in forthcoming CATALYST Driver sets?

Terry: The Doom III benchmarks were instigated by Nvidia, using software provided by Nvidia, under the supervision and guidance of Nvidia. In at least one case, they were actually conducted at Nvidia's labs. Currently Doom III is both unfinished and unreleased. As a benchmark it is completely meaningless at this time. When Doom III is finished and released publicly, our drivers will certainly be tuned for optimal game play.

no coments ...

Zardon: Have you anything planned to counter the FX? New hardware you can tell us about (please ;))?

Terry: Well we are always working on something new! I can't really tell you anything about unannounced products, but I can tell you that we are very pleased with the headroom in our current architecture and with the current manufacturing process. We certainly want to exploit all of the available headroom…

Com o headroom que a ATi tem pra esticar a arquitectura r3*0 , nme quero imaginar o power do prox. chip da ATi com nova arquitectura , porque tempo é coisa que não lhes falta

CrazyBomber
03-06-2003, 11:35
Bem, te me custa a acreditar nesta cena... realmente, sao os ricos e os poderosos que controlam tudo. Application specific optimization?! fds... isso eh o prototipo de xites! Optimizar uma placa para correr 3dmark melhor q os jogos... fds... o proposito fica completamente arruinado e assim as benchmarks deixam de valer mesmo alguma coisa. Bah. NVIDIA GO BURN IN HELL :004: :die:

Nemesis11
03-06-2003, 13:30
Só agora é que vi a noticia........

Sem comentários. É uma vergonha.

Afinal somos todos estupidos. A Extremetech é estupida, o beyond3d ( melhor site e forum sobre gráficas ) é estupida. E todos os outros que viram o cheat, são idiotas.

Um final feliz.....

EDIT: Pq é que 3dmark = $$$
Anuncio da DELL:
"Dell uses many tools to evaluate system and graphics subsystem performance. We believe 3DMark03 is a solid synthetic graphics benchmark that covers a wide range of usage models and complements application-specific testing. Synthetic benchmarks like 3DMark03 help to differentiate graphics subsystem performance characteristics of both high end and lower end cards by utilizing sets of tests with varying degrees of graphics complexity. Entry level cards will be able to run at least one simple test to be used in comparisons for those interested in basic 3D functionality. Additionally, those interested in leading edge technology with be able to make graphics hardware comparisons with a range of tests using the new APIs, shaders, rendering techniques, etc. Dell believes 3DMark03 is a versatile tool that allows a fair comparison of today's wide range of 3D graphics solutions."

Qd chegar a casa:
Start-->Programs-->Futurmark-->Uninstall 3Dmark 03

Nemesis11
03-06-2003, 14:00
Parece que vai sair um novo patch (340) para as nVidia. Já um leak dessa build. :D

http://www.dodstudios.net/uploads/uploads/cheatmark-by-alpha.jpg

Apesar de compreender a posição da Futuremark, eles acabam de perder toda a credibilidade. É pena. Parece que até já está a haver uma "limpeza" nos foruns da FM.

Como recebi um bónus recentemente, até estava a pensar meter WC e vender a minha 9800pro para comprar uma 5900, ( porque sempre gostei de nVidia, desde as 128ZX e tive uma rage pro turbo e uma rage 128 que só me deram problemas )......Acabaram de perder um cliente.

Pretender
03-06-2003, 14:00
Eu é que não ligo nadinha ao 3Dmark2003, ao 2001 so de vez em quando, mas tb não ando a instalar o sistema só para dar mais 100 ou 200 pts extra.
Pra mim se dar para jogar o jogo bem (os poucos que jogo) tá-se bem, e para isso a 4200 tem dado e até lá nao a troco.

WarLock
03-06-2003, 14:06
acho que ha aqui muita desinformação e extremo histerismo...

penso que desde que o produto final nao seja alterado neste caso a nivel visual as marcas podem e devem fazer o que lhes der na tola para conseguir melhores perfomances ate mesmo para justificar o dinheiro investido pela utilizador

desde que o apecto visual nao seja alterado nao vejo o motivo de tanta indignação, ainda por cima as duas plataformas em causa sao difrentes e fazem as mesmas coisas de maneira difrente, a partir dai cada um puxa a brasa a sua sardinha.

e normal no mundo informatico nas mais diversas areas (alias e normal em todas as areas nao so na informatica) haver tuning de soluções sejam elas quais forem de maneira a se conseguir aproveitar mais dessa solução.

executem dois projectos de rede cada um deles com uma marca difrente, Nortel e Cisco por exemplo, e vão ter difrenças a nivel de implementação, vao acabar por usar tecnologias proprietarias sera isso cheating !? lol

acho que as pessoas nao devem de ser tao criticas principalmente quando nao sabem do que estao a falar

afinal não e este um forum com muito ppl de oc !??! oc não e cheating !?

Crusher
03-06-2003, 14:22
Originally posted by WarLock

afinal não e este um forum com muito ppl de oc !??! oc não e cheating !?

Mas alguma empressa vende produtos para além das suas specs anunciadas?

O OC é praticado pelo consumidor final e faz se bem lhe entender porque foi ele que pagou pelo hardware.

SKATAN
03-06-2003, 14:23
Originally posted by WarLock
acho que ha aqui muita desinformação e extremo histerismo...

achas mal

e o unico mal informado aqui és tu

foi claro que os drivers xitados da nvidia activavam uma feature quando o 3dmark2003 era inicializado que diminuia a qualidade grafica em favor dos fps

agora explica-me o que é que esta conduta tem a ver com ciscos e nortel

Nemesis11
03-06-2003, 14:33
Warlock

Vou simplificar um bocado a linguagem, pq é a melhor maneira de me conseguir expressar :) .

O 3dmark corre sobre "carris", o que a nVidia fez foi "antecipar o percurso". Do género, "vira à direita" antes de chegar a curva.
Se o 3dmark é para ser uma "representação" ou "amostra" dos jogos em geral (direct3d), que jogos conheces é que a nVidia pode antecipar o percurso se é tudo aleatório?
O que os testes provaram é que se tu "virares" à esquerda em vez de direita (no percurso original), fica tudo marado. Isto parece-me cheat.

Para não falar na precisão, que em alguns casos é reduzida para FP16 que não está em conformidade com DX9 pq 24 é o minimo.

Peço desculpa pela linguagem extremamente simples, mas que se lixe.

Como é que agora chegaram à conclusão que tudo isto é uma optimização?

P.S. - Não quero lançar uma flame war. Se me exaltei, peço desculpa.

timber
03-06-2003, 14:34
when money talks the bullshit walks
e pena mas e assim
para mim nao sao tretas destas que me fazem mudar lealdades. so compro o que me parece melhor como a minha actual radeon 9500. A ATI e capaz e ja fez igual no passado. Sao assim as empresas multinacionais que tem de ganhar no fim do mes. isto ate e bom e para ver se o pessoal perde de vez a mania das claques de apoio ao fabricante xpto.

_zZz_
03-06-2003, 14:36
interessei-me pelo assunto,e fui vaguear pelo forum da futuremark..realmente,esta a haver uma ganda censura por la...porke sera? :P

mas pronto..encontrei isto tb:

FutureMark Corp. rethought its position regarding the way in which Nvidia's graphics hardware rendered its latest 3DMark 2003 benchmark applications, and concluded that Nvidia had optimized its drivers and not cheated.

What they really meant:
Futuremark Corp. rethought it's position after staff received anonymous calls indicating family members had been kidnapped and would not be released until the ransom demands had been met. Futuremark Staff are heading off to the drop-off point now

"Futuremark now has a deeper understanding of the situation and Nvidia's optimization strategy," the company said in a statement. "In the light of this, Futuremark now states that Nvidia's driver design is an application specific optimization and not a cheat."

What they really meant...
Futuremark now has a deeper understanding that paying the mortgage and saving one's family members from certain death is appreciably more important than some silly little driver anomoly. Besides Nvidia's lawyers did offer to wear protection rather than simply use the old 'pull out' method so we're all extremely thankful around here and they are fairly and squarly back on our Xmas Card list. Several horses heads were found in staffs beds but have recently admitted they suspect greenpeace activists were the culprits. The bomb squads recent visit to our offices today was merely a rehearsal for the real thing and any objects that were found ticking and labelled 'The Way They're Meant To Be Taken Out' were purely coincidental. The fact Nvidia's chief engineer is marrying Futuremarks Managing Directors daughter is nothing more than 'true love' and IS NOT meant to strengthen ties between our 2 great nations...ermmm, I mean companies. Rumours abounded Futuremark staff were accosted by 'sniper scope markers' on their way to lunch but have refuted such nonsense saying 'Our Microsoft Mice have simply been MOD'ed with brighter than usual LED's. Several staff have also refuted claims that 'Just because the car park is full of Ferrari's and Porsches of late doesn't mean anything - the guys here just save their pennies and the dollars look after themselves'.

one comment..lol

_zZz_

edit: podem ver algumas Q:A de alguem da futuremark aki:http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=6230

Crusher
03-06-2003, 14:38
Originally posted by Nemesis11

Apesar de compreender a posição da Futuremark, eles acabam de perder toda a credibilidade. É pena. Parece que até já está a haver uma "limpeza" nos foruns da FM.

Para mim foi a Nvidia que perdeu a credibilidade... destruiram a 3DFX e agora estão a dar cabo de outra empressa... neste caso da sua credibilidade.
A continuar neste passo a Nvidia devia era juntar-se a SiS ou a Trident a aprender a fazer drivers "optimizados".:rolleyes:

O caminho em que eles agora se meteram não é o standard da indústria... e com isso eles podem acabar por pagar caro.

Mas ninguém se lembra disto que foi o marketing mais baixo que já vi?

http://www.3d-center.de/images/2001/04-06a-pic2.gif
http://www.3d-center.de/images/2001/04-06b-pic3.gif
http://www.3d-center.de/images/2001/04-06d-pic3.gif

E recentemente foram com benchs do Doom3... e para além de saberem que as FXs iriam levar a melhor naquele bench sabiam de certeza que as Cat3.4 iriam dar barraca.

Da Profezzur
03-06-2003, 14:38
É pá, era lindo se agora a ATI resolve-se criar drivers optimizados (já que a futuremark já não os considera cheats) e começar a tirar scores brutais só para lixar a NVidia. Isso era lindo de ver.

Nemesis11
03-06-2003, 14:40
Já agora,

http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=6222
http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=6211

Vale a pena.

Raptor
03-06-2003, 16:39
Mete-me nojo...

Sinceramente, desinstalei o 3dmark2003 e formatei o cd-rw que tinha com a copia do programa... era para comprar uma key original e tudo à futuremark, mas depois desta fantochada, no fucking way!

3DMark verdadeiro é o 2001SE, e mais nenhum!

Nemesis11
03-06-2003, 17:24
Estás-te a esquecer do 2000 (o melhor deles todos ) e do 99Max :) .

Quanto a esta situação toda, acho que está tudo dito. Foi um péssimo dia para as gráficas, mas principalmente para todos os clientes.
Nem nos piores dias da Intel e Amd ( e Cyrix :D) , tinha acontecido tal coisa.

Não quero desculpar Ati, pq tb já fez o mesmo.

Agora é começar a comprar gráficas às cegas, pq quem é que consegue provar que a 9800 é melhor que a 5900 e vice-versa?

P4rthen0n
03-06-2003, 17:28
Agora é começar a comprar gráficas às cegas, pq quem é que consegue provar que a 9800 é melhor que a 5900 e vice-versa? Isso ker dizer k não distinguias k uma era superior a outra sem os programas da Futuremark??:rolleyes:

Tás-te a eskecer do k realmente interessa...

Nemesis11
03-06-2003, 17:36
Sorry, expliquei-me mal.

Eu consigo e um cliente não informado?

E não estou a falar só do do 3dmark. Estou tb a falar do flop Doom3 bench.

Edit: Corrigido :)

ptzs
03-06-2003, 17:52
Bem...vcs tenham calma.

A ATi ou qq outra empresa fariam a msm coisa. Isto é o salve-se quem puder, cada vez será pior.

Este tipo de métodos existe à decadas, uma das pioneiras foi a nossa querida Intel que sempre teve um tipo de marketing estilo terrorista/monopolista. Nvidia idem. Muitos outros idem!

Enfim...vcs ainda não chegaram ao cerne da questão, que programas vamos agora utilizar pa benchar as nossas graficas sem possibilidade de score optimizado? Quake3?

É o fim dos benchmarks "sobre carris"?

P4rthen0n
03-06-2003, 17:57
Eu consigo e eu cliente não informado?
E não estou a falar só do do 3dmark. Estou tb a falar do flop Doom3 bench. Desculpa mas não consegui perceber a primeira frase:(
Quanto ao bench do Doom3 é um bocado diferente... ainda nem veio o jogo e já há especulação pra ki e pra li:rolleyes: . É ter calma e ver onde vai parar a *****.:D

Nemesis11
03-06-2003, 18:06
Era isso mesmo que eu queria dizer.
O jogo não saiu e já há benchs dele. Paths diferentes, jogo não acabado, bench feito pela nVidia, etc.
Já há quem grite vitória para uma ou outra empresa.

Como o ptzs diz, que bench se vai usar agora para demonstar a superioridade de uma ou outra placa? ( O quake é mau exemple, pq tb já foi "cheatado" e está + limitado pelo FSB, que outra coisa ).

EDIT: Quanto aos clientes mal informados. Já estou a ver as empresas a meterem scores de 3dmark e Doom3 nas caixas que podem não ter nada a haver.

P4rthen0n
03-06-2003, 18:22
LOL:D:D

Nemesis11: altera lá a frase porque assim deduz-se k te dividas:D:D Eu consigo e eu cliente não informado?.

Concordo contigo quanto aos benxes falsificados. Mas o Doom3 supera tudo. Não é k ainda vai em BETA e já se tá a ***** o eskema ao consumidor?? :die: :die: Ao menos metiam-no cá pra fora já em final pra xitarem free will:-D

ps: O mundo de gráficas de hj... no meu tempo é k era...:001:

Raptor
03-06-2003, 18:27
eu usei e continuarei a usar o 3DMark2001SE... para mim, ainda o melhor benchmark no mercado!

Crusher
03-06-2003, 18:43
Enfim...vcs ainda não chegaram ao cerne da questão, que programas vamos agora utilizar pa benchar as nossas graficas sem possibilidade de score optimizado? Quake3?

Quake3 já é muito dependente do sistema... é porreiro para testar gráficas também a não ser que actives o FSAA+AF.

O 3D Mark2001 é bom para testar o sistema em geral assim como a gráfica. E houve um jogo a usar o motor gráfico dele que foi o Max Payne.

Ainda temos o Serious Sam, UT2003, Doom3 e Splinter Cell.

pnabais
03-06-2003, 18:52
Confesso que gostaria de saber como é que esta historia realmente se passou ... :)

Mas parece-me que quem sai mal daqui é a NVidia e o 3DMarks enquanto beenchmark por excelencia.

A FutureMark nem tanto. Sai sobretudo prejudicada porque o seu principal produto perdeu credibilidade ...

Enfim, lamentavel por parte das empresas de chips graficos ... sobretudo pela NVidia ...

Mas esforço a lançar produtos bons e menos a tentar "esconder sorrateiramente" os erros que eles têm é que era bem vindo ...

WarLock
03-06-2003, 21:18
lol voçes nao perceberam o que eu disse

falei em nao detriorar a imagem, se a nvidia ou a ati preferem fazer efeito x sem usarem completamente o metodo da aplicação y desde que nao alterem o efeito final e então estão no seu direito,

como acham que sai uma release x que mostra enomes ganhos em jogo tal ... Unreal T 2003 por exemplo e tudo a custa de optimizações deste tipo como e obvio

"Se o 3dmark é para ser uma "representação" ou "amostra" dos jogos em geral (direct3d), que jogos conheces é que a nVidia pode antecipar o percurso se é tudo aleatório?"

o 3dmark nao representa jogo nenhum nem aqui nem na china, não tens AI não tens input do utilizador etc etc etc,

Nemesis11
03-06-2003, 21:33
Warlock,

Pensei que estivesses a falar especificamente no cheat da nVidia.
Se houver optimizações que não prejudiquem a qualidade da imagem, tb não vejo problema ( o caso quack/quake fica assim como cheat )

Em relação ao 3dmark, esta ultima versão, posso estar enganado, mas por trás há calculos de AI "simulados". Se estiver enganado, digam, mas acho que li isso mesmo no site da FM antes do lançamento. Vou investigar.

O 3dmark é a tentativa de representar as potencialidades do DX e ver a sua performance. Talvez seja esta a melhor definição, mas as empresas usam-no para escolher as placas.

Edit: Cá está:

# Havok Total real-time physics library from Havok (www.havok.com) - these routines are used to accurately model the movements of objects due to forces, etc.

Não temos AI , mas temos um motor "fisico". Não sei se influencia muito o score.

Este Havoc é que está no Half-Life 2, por isso não me parece mau :D

OT: http://www.havok.com/news/releases/13-05-03_a.html
3 anos a trabalhar no motor "fisico". Por isso é que os videos estavam tão bons.

Crusher
03-06-2003, 21:42
O 3D Mark é mais física do que AI.

Nemesis11
04-06-2003, 01:27
http://www.penny-arcade.com/images/2003/20030602l.gif

estigma
04-06-2003, 09:52
http://www.penny-arcade.com/images/2003/20030602l.gif

lol

kanguru
04-06-2003, 16:55
tao mas... dizem ke a nvidia "cheatou" o 3dmark... mas no entanto a FX5900 tb apresentou melhores resultados em ut2k3, doom3, etc... tb usaram drivers optimizados? eh isso ke nao percebo... se nao usaram a FX5900 parece uma grand placa.

Nemesis11
04-06-2003, 17:04
Doom3.......faz um find no forum que encontras a resposta à tua pergunta ( resumindo: versão beta, bench feito pela nVidia, paths diferentes, prob com os drivers 3.4 da Ati, etc )

UT2003, sim é mais rápido, sem duvida. Mas o splinter cell tb é mais rápido na 9800.

Acho que são duas placas muito iguais.

Zealot
04-06-2003, 17:07
E para quem não sabe, o Splinter Cell usa o motor gráfico do UT 2k3, mas já está mais refinado, pois saiu mais tarde.

nothing
04-06-2003, 17:47
eu usei e continuarei a usar o 3DMark2001SE... para mim, ainda o melhor benchmark no mercado!

para benchar prefiro usar software tipo....jogos... sempre é mais fixe...

a nvidia usa estes esquemas como a ati os usa e outra qq. o mundo das multinacionais é assim. aproveitam a posicao de poder para dominar. a unica coisa que eu acho é que a nvidia faz boas placas enquanto a futuremark faz a mrda dum benchmark que nem é grande coisa (principalmente o 2k3).... eu, por mim, fico do lado da empresa que sempre me dá qq coisa para eu usar a sério (dd que pague por ela). sobre a questão ética, who cares!!??!! Vão.me dizer que existem multinacionais que se preocupem com as pessoas??!!!?? que se lixe a futuremark, façam software usavel em vez de benchmarks.... espanta-me mm o papel preponderante no mercado das gráficas que um software de benching atingiu, até parece que é dificil faze-lo...é só perceber matemática e programação....

Nemesis11
04-06-2003, 18:02
Se os clientes não fizerem nada, a situação vai continuar a repetir-se.

Lembras-te da 3Dfx, que dizia com grande arrogancia que os utilizadores não precisavam de 32 bits de cor. Só precisavam de frames por segundo. Viste o que lhes aconteceu. Foi aí que começou o declinio ( com a saida das tnt/tnt2 com suporte para 32 bits de cor ) pq não se souberam adaptar e foram arrogantes.

P.S. - Com isto não quero desculpar a Futuremark. Saiu muito mal disto.

Edit: E eu ainda adoro as 3Dfx e jogos "Glide"

estigma
04-06-2003, 19:35
pelo que li as placas nVidia vão sofrer nos EUA mais um corte nos preços!

Crusher
04-06-2003, 19:45
Originally posted by estigma
pelo que li as placas nVidia vão sofrer nos EUA mais um corte nos preços!

Pelo que li só as FX5200 é que estão a vender em condições!

PS-Se forem ao site da Gainward eles têm agora uma FX 5200 com 256Mb de ram.

Nemesis11
04-06-2003, 20:00
LOL uma 5200 normal com 256 MB :D .

Faz-me lembrar umas SIS 315 com 128 MB......LOL

ptzs
04-06-2003, 20:05
Kanguru sim parece boa.

Mas não vale a pena dizer que é melhor que a 9800, senão cai-te metade do forum em cima.

Ashler
04-06-2003, 21:03
no more nVidia for me... ! :rolleyes:

Nemesis11
04-06-2003, 21:10
Neste momento tb não vou para nVidia e estive tentado a vender a 9800pro ( pelo que me custou ainda ia ganhar dinheiro ) e comprar a 5900U.

No futuro quem sabe....

estigma
05-06-2003, 09:25
Originally posted by Crusher
Pelo que li só as FX5200 é que estão a vender em condições!

Podes comprar essa, afinal tem 256 megas. :D

Eu continuo com a minha velhinha GF 2 MX 64 Megas ainda durante mais 1 mes +/- , depois vou substituir por uma GF FX5600 ULTRA 128 Megas por 180 Euros +/-. Chega-me para o que quero.

SKATAN
06-06-2003, 16:49
É claro que a Nvidia não xita nos drivers , são apenas optimizações

renomeando o ficheiro do 3dmark pra 3dmurk

quando se usa AF o score é diferente ...

http://www.tech-report.com/etc/2003q2/3dmurk03/5800u-overall.gif

http://www.tech-report.com/etc/2003q2/3dmurk03/index.x?pg=3

Raptor
06-06-2003, 17:11
Para quem não perceber o Gráfico, neste caso foi utilizado o patch 330, que supostamente elimina as "optimizações"!!!

Madril
06-06-2003, 17:19
Raptor ...

Pelo k ouvi eles alteraram o nome do file e testaram com AF 8x e deu essa variaçao de Score, outro Cheat ... mas sem AF na houve variaçao significativa ... :S (2 marks)

nothing
06-06-2003, 18:10
n consigo perceber os argumentos de que nunca mais compram nvidias porque sao cheaters e bla bla bla. Digam-me uma coisa, a gf FX é ou não uma BOA placa? é não capaz de correr qq software presente ? alem do mais, por esse prisma só comprava placas gráficas quando fosse a santa casa da misericórdia(e mm assim n sei, se formos a ver o que se passou/passa na casa pia) a fabricá-las, as empresas tão-se a cagar para nós, elas querem é lucro, quanto mais melhor, para isso é que muitas delas gastam mais no departamento de marketing do que na investigaçao. A nvidia vive para o lucro assim como a ati, futuremarks.... de qq maneira este forum é frequentado, na sua maioria, por pessoas bem informadas capazes de escolher o melhor produto para o dinheiro que têm, a principal conclusão que se tira daqui é os benchmarks são, na sua maior parte, tretas e que não existe melhor benchmark do que testar o hardware com software real. confiar em benchmarks de sites e de game developers é confiar no diabo, esses benchs sao, na sua maioria, pagos pelas empresas de hardware...

só aqui entre nós: por acaso não foi a ati com a 8500 a utilizar o mm sistema (verificar se está a ser executado o programa x se sim reduzir qualidade das texturas) com o quake III ?

http://tech-report.com/etc/2001q4/radeon-q3/index.x?pg=1

SKATAN
06-06-2003, 18:42
nothing

É assim a ati aprendeu com esse erro ( e agora penso que até tem uns drivers bem bons pras 8500 sem xites ;) ) e Nvidia não , e o que já lá vai , lá vai , o que interessa é que estamos a comparar as placas do momento 9800pro e 5900 ultra e estes xites encontrados nos drivers nvidia levantam sérias duvidas em relação as reviews da 5900 ultra e o seu "real" performance ( O real problema que nvidiots não se apercebem) )

estamos a falar de coisas actuais e não coisas do passado que foram corrigidas

O argumento do q3 do passado faz lembrar agumentos benfiquistas

depois ainda temos um problema maior , nós não sabemos até que ponto vão os ditos xites de quaisquer marcas e em quaisquer jogos , benchs , etc , mas imagino que seja mais profundo que nós pensamos , o problema agora é que provavelmente esses tais xites vão ser mais dificeis de detectar , tipo detectar o executavel sem ser pelo nome etc etc

quem faz uma faz duas, tres , etc , e isto vale pra ati , nvidia , sis e etc , agora eu só sei que nos jogos que eu jogo a minha ati voa com tudo no maximo e com uma qualidade grafica fenomenal

SKATAN
06-06-2003, 18:55
Doom3.......faz um find no forum que encontras a resposta à tua pergunta ( resumindo: versão beta, bench feito pela nVidia, paths diferentes, prob com os drivers 3.4 da Ati, etc )

UT2003, sim é mais rápido, sem duvida. Mas o splinter cell tb é mais rápido na 9800.

Acho que são duas placas muito iguais.

Igualissimas

compara esta imagem

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM 19sLmpwZw==

com esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xN F9sLmpwZw==

-----------------------------------

e depois esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM V9sLmpwZw==

com esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM l9sLmpwZw==

agora diz me qual a grafica com melhor qualidade e depois a com mais fps

nesse jogo especifico que é o ut2k3

nem vou comentar sobre a comparação destas imagens ... gostava de saber a tua opinião

ps: não resisti , mas o fsaa 8x da FX face ao 6x da 9800 é pra rir , e coisa pra "entendidos" 8 > 6 por isso o da Fx é melhor :rolleyes:

nothing
06-06-2003, 19:02
só para deixar 2 dúvidas

- a nvidia n pode aprender como a ati aprendeu (apesar de ter negado ao inicio) ?

- e esses jogos n corriam numa gf4 4200 ou coisa do género?

não são argumentos à benfiquista (argh), é apenas uma constatação que faço. pelo que tenho lido parece que as gf FX são umas placas de mrda feitas por satan e que a ati é a santa casa da misericordia e gosta das pessoas.... epá, tal como de momento a ati tem as graficas a ter mais em conta, no passado foi a nvidia a te-las. tal como foi a ati a cheatar no passado foi agr a nvidia a faze-lo. o que interessa é que n haja facciozismos, quem diz que daqui a 6 meses a nvidia n apresenta uma placa que bata as da ati e que tenha um preco decente? vao-me dizer que n mudavam? mm em relacao a estas gf fx ao principio tds diziam mal e agr ja se ve pessoas a pensarem em mudar..isto é como tudo na vida, que se lixem os facciosismos em relacao àquilo que custa dinheiro....

qq placa de media gama da ati ou nvidia corre qq software hj em dia (depende do resto)....

btw, a ati lancou uns drivers fixes para a 8500 que resolveu esse cheat do quake. só uma duvida, quanto tempo tem a 8500 e quanto tempo tem a gf fx? nc se sabe se daki a um mes ou dois a nvidia lanca drivers bons.... continuo na minha, qq placa recente da nvidia ou ati faz um optimo trabalho e sao todas belas obras de engenharia. de qq maneira para quem graf. sem ser para joguinhos, em qualidade 2d tem sempre a matrox que bate as duas....

Crusher
06-06-2003, 19:04
Originally posted by nothing
n consigo perceber os argumentos de que nunca mais compram nvidias porque sao cheaters e bla bla bla. Digam-me uma coisa, a gf FX é ou não uma BOA placa? é não capaz de correr qq software presente ? alem do mais, por esse prisma só comprava placas gráficas quando fosse a santa casa da misericórdia(e mm assim n sei, se formos a ver o que se passou/passa na casa pia) a fabricá-las, as empresas tão-se a cagar para nós, elas querem é lucro, quanto mais melhor, para isso é que muitas delas gastam mais no departamento de marketing do que na investigaçao. A nvidia vive para o lucro assim como a ati, futuremarks.... de qq maneira este forum é frequentado, na sua maioria, por pessoas bem informadas capazes de escolher o melhor produto para o dinheiro que têm, a principal conclusão que se tira daqui é os benchmarks são, na sua maior parte, tretas e que não existe melhor benchmark do que testar o hardware com software real. confiar em benchmarks de sites e de game developers é confiar no diabo, esses benchs sao, na sua maioria, pagos pelas empresas de hardware...

só aqui entre nós: por acaso não foi a ati com a 8500 a utilizar o mm sistema (verificar se está a ser executado o programa x se sim reduzir qualidade das texturas) com o quake III ?

http://tech-report.com/etc/2001q4/radeon-q3/index.x?pg=1

Então assim quando a ATI fez cheat no Q3 com a 8500, o Quake3 também não serve para benchmark. :rolleyes:

A GF FX é uma boa placa? Pessoalmente não estou a ver um futuro risonho para a placa... e não é precisso ir pelo 3DMark2k3. Se o JC teve que fazer um path optimizado para as NV30 para correr o Doom3 decentemente então como vai ser os outros jogos que não usem o motor do Doom3? Aí vai ser a Nvidia a esfregar doláres na cara dos programadores para que façam paths optimizados para as GF FX se safarem em jogos com shaders. Não é por acaso que no Splinter Cell as FX ficam sempre atrás das Radeon e até foi um jogo feito em numa placa Nvidia. :D :-D

Strakata
06-06-2003, 19:05
SK,
Tomei a liberdade de alterar os links da 2ª imagem do teu post que apontavam os dois para a Radeon 9800 :)

Sim, a GFFX parece mostar mais uma ou outra jaggie, mas também não me parece haver dúvidas sobre a superioridade das texturas na GFFX. Sinceramente, a Radeon parece borratar (blur) a imagem para se conseguir livrar das jaggies.

Crusher,
A GFFX 5900 Ultra é melhor do que a tua, a minha, ou a placa gráfica de praticamente toda a gente aqui.
Ou seja, sim, é má :-D

Nemesis11
06-06-2003, 19:14
Vê aí os scores do UT2003

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=1821

Os resultados são bem diferentes.

Quanto à qualidade, a diferença já foi maior. A nVidia tem vindo a recuperar.

P.S. - O Anando teve problemas com o splinter cell e os Cat3.4

Originally posted by SKATAN
Igualissimas

compara esta imagem

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM 19sLmpwZw==

com esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xN F9sLmpwZw==

-----------------------------------

e depois esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM V9sLmpwZw==

com esta

http://www.hardocp.com/image.html?image=MTA1MjY1OTc3OGJRaTJVSURadEJfN18xM l9sLmpwZw==

agora diz me qual a grafica com melhor qualidade e depois a com mais fps

nesse jogo especifico que é o ut2k3

nem vou comentar sobre a comparação destas imagens ... gostava de saber a tua opinião

ps: não resisti , mas o fsaa 8x da FX face ao 6x da 9800 é pra rir , e coisa pra "entendidos" 8 > 6 por isso o da Fx é melhor :rolleyes:

Nemesis11
06-06-2003, 19:17
A nVidia veio dizer que na release final do Doom3 o path optimizado (NV30) e o "normal" ( ARB2 ) vão correr sensivelmante à mesma velocidade.

Se isso vai acontecer mesmo já não sei.

Korben_Dallas
06-06-2003, 19:19

Epá desculpem lá mas...

MEGA LOL!!!!!!! :-D :-D

http://www.gainward.com/ProductImages/GFX_Pro680TV_DVI_256M_500x375.jpg

Gainward's unique powerful cooling Heat Sink :-D :-D

Crusher
06-06-2003, 19:28
Strakata,
É mais rápida sim... no Quake3, no UT2k3, SS:SE, etc... mas o que isso me interessa? Jogos como estes já se jogavam bem numa Radeon8500/GF4Ti, e não há necessidade de fazer um upgrade para uma FX5900U por causa da placa dar 300fps. :D

Até o próprio Dawn da Nvidia a correr uma Radeon corre mais rápido e com mais qualidade... será por acaso?

Qual a placa mais capaz de trabalhar com shaders mais rapidamente e com qualidade? Tens dúvidas? :D

Não é por ter uma placa ATI que estou a criticar a FX... tive uma boa oportunidade de comprar a placa e estou bem satisfeito com a placa mas acho que tudo isto que está acontecer em volta das polémicas dos cheats é por causa do próprio NV30... se a NV30 fosse tão rápida como uma R300/350 mesmo em jogos que exijam shaders então as coisas estavam mais calmas.

O problema é que a Nvidia têm dinheiro e não é a SiS.

SKATAN
06-06-2003, 19:40
Vê aí os scores do UT2003

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=1821

Os resultados são bem diferentes.

Quanto à qualidade, a diferença já foi maior. A nVidia tem vindo a recuperar.

P.S. - O Anando teve problemas com o splinter cell e os Cat3.4

SAbes qual é a diferença ????????

é muito simples

:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

já me estou a rir LOL

Lê isto com atenção tirado desse teu link

Arguably the best looking game available today, Unreal Tournament 2003 continues to be a cornerstone of our GPU benchmarking suite. We continue to use the game's built-in benchmark.exe and force the maximum detail settings for every test run. Keep in mind we're only reporting flyby numbers, as the botmatch results are more CPU/platform bound than GPU bound

Vamos lá ver se adivinhas porque me estou a rir :-D

não o estou a afirmar , atençaõ é apenas uma suposição

qual será a provavel razao da inconsistencia entre os fps da imagem e os dos benchs do anand ?

não é preciso ter um Iq de 150 pra lá chegar :D

comentarios ? :-D

Strakata

brigado pela correcção do link :)

em relação as texturas dou te razão mas só nas partes distantes se nota que as da nvidia são mais sharp , mas não concordo com esse blur ser o "truque" que melhora o fsaa da 9800 Pro , pronto sendo em IQ uma superior num aspecto , e outra noutro , eu (sendo isto bastante discutivel até porque atrofio mais com jaggys que com uma textura um pouquinho mais desfocada a distancia que quase nem se percebe ...) vou supor por um instante que ambas tem a mesma IQ , e os fps ???? :D

---------------------------------

Só uma coisa eu não disse que nunca mais comprava nvidia se for bom negocio e a placa rular mesmo compro nvidia , atenção que adorei imenso a minha GF4 deu me imenso divertimento
jogar com ela os jogos que joguei

O Raptor é que disse isso e provavelmente ainda vai engolir essas palavras mesmo que tenham sido da boca pra fora

Nemesis11
06-06-2003, 20:17
Isso é suposição a mais....

Edit: Se calhar é mais explicavel por serem diferentes niveis.

SKATAN
06-06-2003, 20:27
Como se o o bench do ut2k3 corre o asbestos ? :-D

Ahhh pois :D

ptzs
06-06-2003, 21:40
Qualquer jogo que tenhas adapta-se à tua gráfica Crusher. Não é só no Doom.

O Doom3 só tem um path especifico para nv30 pq é a primeira DX9 da Nvidia, e é especifico e optimizado no sentido de aproveitar as capacidades e registos novos da placa.

Simples explicação. Não é preciso outra teoria da conspiração, porque não tarda nada a Nvidia não tem dinheiro pa pagar tanto suborno.

Nemesis11
06-06-2003, 22:42
Desculpa lá ptzs, mas o Doom3 não tem nada a haver com Directx9. O jogo é OpenGL.

Além disso pelo que li o jogo em termos graficos é mais equivalente com directx7/8 do que o 9.

WarLock
07-06-2003, 01:55
embora nvidiot a nvidia neste momento nao me convence a nivel tecnico....

nao me convencem digam la o que disserem, nao acho normal basicamente um cooler dakele tamanho a fazer akele barulho instalado de origem, se ele la esta e porque e necessario ou seja mesmo com valores default a placa aquece acima do que seria normal, ora a longo prazo e ate em alguns casos ate a curto prazo a placa de certeza que vai dar problemas digam la o que disserem ...

mais nao sabemos o comportamento de tal equipamento quando stressado com software futuro

Strakata
07-06-2003, 03:14
Skatan,
A jogar a 300 frags per hour não dá tempo para ver se as balas que vêm na tua direcção têm jaggies :D
Eu pelo menos não consigo ver..... mas também, sou gajo para jogar os meus jogos todos a 16bit de cor porque me parece que para 32bit a única coisa que ganho é um hit de performance. Chama-me antiquado :D

PS: Quando falei do blur não queria dizer que é a forma que a ATI tem para conseguir um melhor efeito AA. Provavelmente é mais consequência do que causa do AA superior.

Crusher,
Só não me parece bem que desde há NNNN tempo a esta parte, meio fórum ande sistematicamente a ridicularizar produtos só porque têm uma etiqueta a dizer "nVIDIA" e ultimamente é cool dizer mal da nVIDIA.
Meio mundo cai em cima da 5900U quando na verdade, na pior das hipóteses, ela é uma das duas melhores placas gráficas para PC (para jogos). E claro, na melhor das hipóteses, ela só é a melhor placa gráfica.

ptzs
07-06-2003, 03:44
Que confusão, Nemesis11 esquece a parte dx9, os registos novos e as funções é que são importantes para perceber a ideia.

Senão pq razão haveria paths multiplos so para placas nvidia e nao um unico?

Crusher
07-06-2003, 11:31
Originally posted by Strakata

Crusher,
Só não me parece bem que desde há NNNN tempo a esta parte, meio fórum ande sistematicamente a ridicularizar produtos só porque têm uma etiqueta a dizer "nVIDIA" e ultimamente é cool dizer mal da nVIDIA.
Meio mundo cai em cima da 5900U quando na verdade, na pior das hipóteses, ela é uma das duas melhores placas gráficas para PC (para jogos). E claro, na melhor das hipóteses, ela só é a melhor placa gráfica.

Penso que ninguém anda a ridicularizar... penso que é mais criticar... :)

Lembrastes do enorme hit de perfomance que as GF3/GF4 Ti sofriam/sofrem quando se activa o AF e nos casos das Radeon não se passava o mesmo? Foi algo de muito criticado nas placas Nvidia... depois no NV30 se bem que logo a primeira tentativa aquilo não ficou lá muito bem mas parece que nas NV35 finalmente são capazes de terem conseguido por a placa a bulir de jeito com AF. Pois foi com as critícas lá foi... :D

Agora no caso da NV30 funcionar tão rápido apenas em FP16 comparando com os FP24 da Radeon.... vais ver se no NV40 também não irão fazer isso.... vão ser obrigados a botar FP24 se querem manter competitivos. :)

Os drivers também não sei o que se passa com aquilo... penso que os últimos drivers bons deles foram os 41.09... o resto já se sabe da história.

Qualquer jogo que tenhas adapta-se à tua gráfica Crusher. Não é só no Doom.

O Doom3 só tem um path especifico para nv30 pq é a primeira DX9 da Nvidia, e é especifico e optimizado no sentido de aproveitar as capacidades e registos novos da placa.

Simples explicação. Não é preciso outra teoria da conspiração, porque não tarda nada a Nvidia não tem dinheiro pa pagar tanto suborno.

Ptzs,
Se eles querem aliar a perfomance com a qualidade, tipo grande parte de um jogo em FP16 ou FX12 e algumas partes em FP32, os programadores vão ter que fazer algo de especifico para que isso aconteça... e isso não é assim tão simples.

Simples é botar a placa a correr em apenas FP16 que fica abaixo das specs do DX9 para quem não se importa com a qualidade de imagem.

SKATAN
07-06-2003, 15:46
Skatan,
A jogar a 300 frags per hour não dá tempo para ver se as balas que vêm na tua direcção têm jaggies :D
Eu pelo menos não consigo ver..... mas também, sou gajo para jogar os meus jogos todos a 16bit de cor porque me parece que para 32bit a única coisa que ganho é um hit de performance. Chama-me antiquado :D

Isso é porque ainda jogas de GF4 ;)

jokin

Eu faço o mesmo nos jogos online noutros aspectos , 16/32 bit não noto dif por isso fica 32bit (single player o filme é outro ;) )mas não pela razão do hit , mas sim outras como paneleirice distrai e etc :D !

Só que isso são outras histórias , estavamos a falar da comparação entre duas graficas recentes e caras que não são feitas pra se jogar a 16bits , pra isso qualquer gf3/gf4/8500 e etc servem ;)

BlueBird
07-06-2003, 16:42
Esta "guerra" entre a FutureMarks e a nVidia começaram após sair o 3DMark2k3 em que as ATI não davam qualquer hipotese (tipo uma 9500 non-pro ser 2x melhor que uma 4600, etcl). Como o 3DMarks cada vez mais é visto como o benchmark de eleição a nVidia arranjou maneira (não muito correcta diga-se de passagem) de se "defender", utilizando os ditos "xeats". Agora pessoal que dix que não vai comprar uma GF FX pk xitou é um bokado :die: , s para jogos ela fax o seu trabalho mt bem..., inda s fosse por ser mt grande ou por akecer mt (conseguentemente ter um coller que imita um aspirador)...
Que me lembre com o 3DMarks 2k1 não houve tanta polémica. Como o nothing dix eles tão s a lixar para "nós" eles gostam é de €€€.

Tanto a 9800pro como a FX5900U são placas já bastante poderosas... e que actualmente nao servem se nao para ter mais pontos no 3DMarks, pk jogar a 60 ou a 300 a diferença é irreconhecivel... :rolleyes: ahhhh ou entao andar a jogar a 1600x1200 com AF e AA.

Strakata
07-06-2003, 18:55
Crusher,
Então deixa-me lá criticar a implementação prática do Trueform a ver se a ATI vem aqui ao fórum ler isto e corrigir num futuro próximo :)

E não sei não, mas quer-me parecer que apesar de todos os cheats e hacks, os drivers da nVIDIA são superiores. Podem ter os seus problemas, mas os da ATI também os têm e como o ritmo de lançamento de drivers da nVIDIA é praí mil vezes superior ao da ATI, sempre dá para ir fugindo mais dos problemas que aparecem.
como anda o suporte das Radeon para Linux?

Mas pronto, isto é estar a falar para o vácuo porque a tendência é pisar a nVIDIA e dizer bem da ATI.

ptzs
08-06-2003, 12:26
Não sei porquê mas tenho a sensação que vai cair tudo em cima de ti Strakata.

Eu concordo contigo, apesar de saber que a ATi tem melhorado bastante nos drivers ainda não chegou ao patamar da Nvidia, para isso basta referir os problemas obvios das 3.4!

Madril
08-06-2003, 16:45
Que problemas das 3.4 ? na tenho nenhuns... :S

SKATAN
08-06-2003, 22:43
Parece que o "engenheiro" ... que fez a review no site do anand foi o unico a ter problemas com os cat 3.4 no Splinter cell , a mim correm perfeitamente

A não ser que te refiras a problemas com um jogo que ainda não saiu...

os problemas na review do anand devem ter sido por isto :

CPU Intel Pentium 4 3.00GHz (Hyper-Threading Enabled)
Motherboard Intel D875PBZ - Intel 875P Chipset

Parece que com os drivers da ATi não teem problemas nenhuns com a beta HL2 :D

------

Depois destas tretas todas acho que a melhor maneira de comparar placas é a jogar(qualidade) e visualizar os fps realtime (com fraps quando não há opção)

basicamente ... não ir em tangas de programas que dão um numero no fim ...

Ou melhor eu já achava antes , mas mas prontos , há olhos e olhos , uns teem olho pra coisa e outros não ;)

Há alguem aqui que não confie mais nos fps nas imagens do jogo a decorrer que estao no [H] que nas reviews que usam oo benchmark interno do ut2k3 ?

Fool !! :D :P

---

Só pelo fun fiz isto penso que sejam os settings que o kyle usou no comparativo de IQ (consola /preferences =pus tudo em default , depois dentro do jogos nas opcões de detalhes pus tudo no maximo que é permitido , no CP da grafica pus tudo no maximo como é obvio :) )

Só pra ter uma ideia

http://skatan.ultimate.pt/6xaa16xaf.rar

CrazyBomber
09-06-2003, 00:37
Eh incrivel o numero de nvidiots q pensam q os catalysts dao problemas. Nunca vi drivers tao estaveis e tao compativeis. Qd tinha uma nvidia, se trocava do counterstrike pra outra cena qq (a meio do jogo) crashava logo. Agora com uma 9700 e os catalyst 3.4 nao tenho probs nenhums.
ja joguei splinter cell na boa, tb nao vi quaisquer problemas. corro a doom3 alpha na boa. nao ha jogo nenhum q crashe ou de quaisquer probs, nao tou a ver...

DIZER Q OS CATALYST SAO INFERIORES AOS DETONATORS EH ALIMENTAR UMA MITICA QUE JÁ NÃO EXISTE! A ATI MELHOROU IMENSO EM QUALIDADE DE DRIVERS, E VCS SO PQ NUNCA EXPERIMENTARAM VÊM DIZER Q SÃO PIORES!!!!

dasss... ja chega, crlh. catalyst 3.4 sao lindos, aumentaram me a performance, e nao dao probs nenhuns. parem de dizer mal dos drivers da ati sff... fds... :P

Strakata
09-06-2003, 09:13
CrazyBomber,
Carreguei ali no botãozinho Search, escrevi Catalyst, carreguei no Enter, abri alguns links e fiz uns Copy+Paste:

Os melhores em DX são sem duvida os 3.2 porque resolvem o stuttering pra muita gente e no meu caso resolveu isso (se bem que tive isso num ou dois jogos e era só quando mexia nas opcoes do painel da ATI) e problemas de visualização d filmes Xvid

Thread dos Catalyst 3.4: (http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=17078&highlight=catalyst)
Apesar de estar muito satisfeito com a minha 9500 tem que se reconhecer que no HL os drivers da nvidia eram melhores. Isso nota-se bem e nos alt tabs pro desktop que quando volta na 9500 as vezes ficam marados.

Poix a mim crasha-me aleatóriamente e se vai ao desktop volta sem som (não sei se isto será das ATI).

o jogo [CS] a corre perfeitamente bem. so que as vezes quando vai e vem ao dsektop a imagem ****-se toda e so reinicializando o jogo. nao tem defeitos chatos. pode e berrar por motivos que os drivers da nvidia nao tinham

E o mais espantoso é que (aparantemente) até à data tenho os problemas de estabilidade do sistema resolvidos. Isto costumava encravar qnd tinha o AGP a 8X e o fast write enabled.

No Change log eles avisam q placas como a radeon 9000 perdem marks no 3dmark2001, e q resolverão o problema nas próximas catalyst

porque no caso do Doom3 Alpha que tenho aqui, crashou pela primeira vez, por causa destes drivers...

Realmente tb notei um significativo aumento de preformance com uma ati 8500@9100 mas com um senão.... corrupção grafica no bf1942! Aquilo atrofia tudo... tipo o chão desaparecer... etc!

Catalyst 3.4 Bug Fixes:

The display corruption noticed around the wheels in the game FI Racing Championship is now resolved
The health meter not being drawn in the game Bounty Hunter is now resolved
Texture corruption in the game Combat Flight Simulator 3 is now resolved
The binocular view not displaying properly in the game Project IGI2 is now resolved
Objects flickering in and out of view when playing Deadly Demo is now resolved
The display corruption noticed in Battlecruiser Millennium when placing the mouse cursor over the menu buttons is now resolved
The ground color not displaying correctly when playing the Jurassic Park demo is now resolved
The display corruption noticed when playing Heli Heroes is now resolved
The texture disappearing in the game AirStrike3D is now resolved
The General Protection Fault error appearing when playing Unreal 2; The Awakening is now resolved
The system not responding with playing the game SimCity 4 is now resolved
The system not responding when task switching between an OpenGL game and the desktop is now resolved
Full Screen Anti-Aliasing not being available when playing Anarchy Online is now resolved
The system failing to respond after pressing the ESC key when playing Half-life Counter Strike is now resolved

Ou seja, a ATI andou a resolver problemas que não existiam (e a acreditar no apoio fanático que há aqui, resolveram todos os problemas do mundo => agora já não há nenhum), e o pessoal do fórum anda a falar de problemas que também são imaginários.
Entre ser acusado de ser um nVIDIot por um fanático, ou ser simplesmente ignorante, acho que prefiro ser acusado.

Eu também não tenho nenhum problema com drivers da nVIDIA, mas sei que os há por isso não ando para aí a negá-los e a chamar idiota a quem disser o contrário.
É a diferença entre fundamentalismo e racionalidade.

SUp3rFM
09-06-2003, 09:19
I'd say...

OWNED! :)

Nemesis11
09-06-2003, 10:06
Que confusão, Nemesis11 esquece a parte dx9, os registos novos e as funções é que são importantes para perceber a ideia.

Senão pq razão haveria paths multiplos so para placas nvidia e nao um unico?

Boa pergunta, não sei. Mas sem ler nada, talvez porque a nVidia e a ATI usem diferentes "extensões" (é assim que se diz?) em openGL.

Estou curioso em ver a diferença entre uma ti4600 e um FX, ou entre um 8500 e um 9700 no Doom3.

Ou muito me engano ou a diferença será só nos fps.

Nemesis11
09-06-2003, 10:09
Quanto aos Catalyst, claro que têm problemas, mas comparando com os antigos....não tem nada a haver.

Experimentem pegar numa Rage128, meter-lhe os drivers mais recentes e experimentem jogos antigos. Vão ver o numero de problemas.

CrazyBomber
09-06-2003, 11:50
Pa eu vou continuar na minha. Tao todos convidados a passar por minha casa. Se virem algum crash, bug, corrupção, seja la com que jogo for, podem-me levar o computador. Nao tou a gozar crlh.
Pa ou esses gajos das quotes nao percebem nada disso, ou ha por ai algo estranho.
Acho que nao tenho nenhum super-computador, nao eh unico, de certeza q nao eh o unico a nao crashar.
Tou me um bocado a cagar pra o q vcs possam arranjar contra os catalyst, pq eu sei bem q aki funcionam 1001 vezes melhor q os da nvidia alguma vez funcionaram.

Ja devo ter passado a doom3 alpha umas 20 vezes, na boa, sem ter crashado uma unica vez.
Salto do CounterStrike para a desktop e qd volto nao tenho problemas.
De facto, salto de QQ JOGO para a desktop e volto sem problemas NENHUNS.
Nunca crashou.
Mais estavel, so as fundações da torre eiffel...

Strakata
09-06-2003, 11:55
Eu não passo fome, não há fome no mundo. Boa CrazyBomber, estamos contigo.
Daqui um bocado faço-te um desenho sobre o que estou a tentar dizer. Entretanto fica uma lista das Know Issues (Problemas Conhecidos) da ATI em relação aos Catalyst 3.4:

When updating to future CATALYST™ releases your current color control panel profiles will be lost. This will be fixed in an upcoming CATALYST release
Playing Quake II with the OpenGL option set to default, and the video mode set to 1024x768 results in the system not responding. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release
Playing the game Project IGI2: Covert Strike with a RADEON™ 9700 series card installed in the system results in the ground terrain disappearing and re-appearing as the character is moved. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release
The monitor shuts down after booting to the Windows XP service pack 1 desktop with the RADEON™ 9000 Pro installed in the system. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release
Running the ATI Tranquility screen saver found at http://www.driverheaven.net, on an ATI RADEON™ 9000 series card, results in the system not responding under Windows XP. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release
Running 3D Mark 2001 results in lower than expected test results. This issue is known to occur under all supported operating systems with the RADEON™ 9000 Pro installed. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release

PS: Gajos dos quotes, vocês não percebem nada disto :-D :-D :-D Devido ao quote deste post, isso deve incluir a ATI :-D

Nemesis11
09-06-2003, 12:00
Existe um "Know Issues" dos detonator?

Raptor
09-06-2003, 12:00
Apoio o CrazyBomber... Até hoje nunca me deparei com um único problema com os Catalyst 3.4, excepto na demo do Colin Mcrae3, na corrida em UK, no inicio quando vou a passar o portão para a zona com arvores à volta da estrada, a 1600x1200x32 bla bla bla IQ tudo no máximo possível, anisotropic Filtering e essas tretas todas de um tipo de babar, nota-se um abrandamento das FPS... poderá ser dos drivers? Deve ser, já que dão problemas!

Strakata, compra uma e depois investiga se têm realmente ou não problemas...

grande maioria dos problemas que as pessoas notam é devido ao sistema em si, más configurações, comflictos entre programas, etc... mas como o hardware mais recente é a placa gráfica ATI, essa é a culpada...

Raptor
09-06-2003, 12:06
When updating to future CATALYST™ releases your current color control panel profiles will be lost. This will be fixed in an upcoming CATALYST release

Big Deal... alguém que não trabalhe com gráficos usa isto?

Playing Quake II with the OpenGL option set to default, and the video mode set to 1024x768 results in the system not responding. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release

Curioso, experimentei agora mesmo o Q2 e não me aconteceu nada de mal... deve ser só em AMD! :P

Playing the game Project IGI2: Covert Strike with a RADEON™ 9700 series card installed in the system results in the ground terrain disappearing and re-appearing as the character is moved. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release

Quando tinha a R9700Pro nunca tive esse problema... tenho é no mohaa, quando jogo na net, mas chamamos a isso cheaters e não problemas nos drivers!

Running 3D Mark 2001 results in lower than expected test results. This issue is known to occur under all supported operating systems with the RADEON™ 9000 Pro installed. This issue will be resolved in a future CATALYST™ release

Talvez porque a R9000Pro possua uma performance inferior a R8500, e fique mal ver resultados tão baixos... já que é uma placa de gama de entrada neste momento.

Strakata
09-06-2003, 12:19
Nemesis11,
Deve existir porque eles também apresentam os seus problemas que vão sendo corrigidos.
O que está em questão desde o início, é que todos os drivers têm os seus problemas, mas como o ritmo de lançamento de drivers da nVIDIA é superior ao da ATI (também vão negar isto?) sempre dá para ir fugindo/remendando mais no lado da nVIDIA.

O fanatismo pró-ATI anti-nVIDIA é que leu "problemas" e "ATI" na mesma frase, cegou, e começou a disparatar.... disparates.

Raptor,
Ainda bem que apoias o Crazybomber na ideia de que por uma pessoa não ter problemas outra não pode ter.

Aqueles fixes todos apresentados nos Cat3.4 são o quê? Não lhes fazes Quote um a um a negá-los a todos? Juízo.

>Strakata, compra uma e depois investiga se têm realmente ou
>não problemas...
É sempre bom chamares mentiroso a quem tem uma Radeon e relata um ou outro problema.
Eu podia ser fundamentalista como tu e o Crazybomber e mandar-vos comprar uma GeForce para verem que os seus drivers são perfeitos.... já que os meus também são e não me dão problemas.

Mas tu e ATI+anti-Abit+Kyro+etc já é a parcialidade que se sabe, por isso também não me espanta muito que apoies um gajo que vem para aqui chamar idiotas e ignorantes ao pessoal e crlh para aqui e para acolá.

PS: Sim, deixa-me acreditar que te deste ao trabalho de instalar o Q2 para verificar se se passa o que a ATI diz.

Raptor
09-06-2003, 12:24
por acaso tinha-o instalado para jogar um mod que saquei no outro dia na net...

E uso uma Geforce DDR no pc das "emergências", portanto sei bem do que falo relativamente aos drivers detonator! Não são perfeitos, desde a série 28.30, ou seja, altura em que deixei de poder jogar ao Midtown Madness devido a corrupcção gráfica que todos os drivers da Nvidia a partir dessa altura começaram a aparecer... instalando drivers anteriores funciona tudo bem... não é dos drivers da nvidia pq esses são perfeitos, deve ser o windows que cria o bug quando vê drivers tão recentes...

Strak, muito honestamente, tu é que estás a ser biased nesta questão.

Sou tão Anti-Abit que vou comprar uma!

Strakata
09-06-2003, 12:29
Se usasses os 2 olhinhos para ler com atenção, tinhas visto isto:

Podem ter os seus problemas, mas os da ATI também os têm e como o ritmo de lançamento de drivers da nVIDIA é praí mil vezes superior ao da ATI, sempre dá para ir fugindo mais dos problemas que aparecem.
como anda o suporte das Radeon para Linux?

Discordas?
O ritmo de lançamento de drivers não é superior na nVIDIA?
Não vão surgindo problemas em Catalyst e Detonator? (ATI e nVIDIA dizem que sim)
O suporte das Radeon em Linux é o desejável?

>Strak, muito honestamente, tu é que estás a ser biased nesta
>questão.
Tu chamares-me isso é um elogio.

>Sou tão Anti-Abit que vou comprar uma!
És tão Anti-Abit que criaste inimizades e querelas pessoais/profissionais por causa dessa marca. O facto de ires comprar uma só mostra que nem sempre pensas aquilo que dizes.
Assim de repente vem-me também a ideia de nunca mais na vida comprares uma nVIDIA. A ver vamos.

PS: Como se chama esse mod para o Q2? É giro?

Raptor
09-06-2003, 12:42
Quantidade é = a Qualidade? É só por isso que são melhores, a teu ver?

Suporte para Linux naturalmente que a Nvidia é melhor, acho que isso nem estava em questão... mas 90% do pessoal aqui do forum que tem ATI usa Windows ou Linux? Presumo que não usem linux, logo, o que é que isso lhes interessa?

Quanto à questão da Abit, sou compra a fama que certas pessoas "pintam" a marca... somente isso! Relativamente a nForce2, gosto muito das NF7-S, realmente são boas, apesar de no passado ter tido preferência pelas Epox, mas isso acabou devido a problemas que eu tive com o importador nacional, que me levou a esquecer completamente a marca, infelizmente!

Neste preciso momento, as motherboards Asus são superiores para os Intel P4, e é por isso que luto contra o marketing falso e exagerado que a Abit possui! Para que as pessoas abram os olhos, e vejam por si próprias, se querem o melhor para elas, que não sigam o marketing, que como sabemos, é o forte da Abit, (que aprendeu bem a lição!)

Isto faz-me lembrar uma velha historia de umas tais KT7A-Raid e A7V133... lembras-te? ;)

estigma
09-06-2003, 12:46
Linux is rising!

Strakata
09-06-2003, 12:49
Pois, eu sei, sempre que há uma discussão entre 2 produtos tu defendes até à morte aquele em que acreditas porque tu tens razão, é esse o melhor, e as outras pessoas têm de pensar por elas seguindo o que tu dizes. Percebi bem?

Marketing? A Asus é 5 milhões de vezes maior (como empresa) do que a Abit. O Dom Quixote também lutava contra moinhos...

>Quantidade é = a Qualidade? É só por isso que são melhores, a
>teu ver?
Já abriste um olhinho, falta abrir o outro.... eu disse que sempre dá para fugir mais aos problemas. Não é preciso esperar 2 meses por um novo driver que venha resolver o problema X ou Y.

Continuo a achar que a nVIDIA é superior em drivers. Apresentei os meus argumentos, tu limitaste-te a minimizá-los (sem sequer os descartar). Se não concordas tudo bem, mas como vivemos num país em que cada um tem o direito à sua opinião, não gosto de ser chamado idiota por causa da minha.

CrazyBomber
09-06-2003, 12:54
Strakata eu ja tive umas 3 ou 4 placas da nvidia, desde a tnt ate a geforce... e eu fiquei completamente de queixo caido quando vi q o meu computador com uma placa da ATI nao crashava uma unica vez! Ainda ta pra chegar o dia em q isto vai crashar!
Pa mesmo com os catalyst 2.5, e versoes mais antigas, nunca tive problemas de maior. crashes, NUNCA, bugs... talvez um ou dois, mas desde os catalyst 3.0 q ja nao aparece nada disso...
talvez tenham alguns problemas (embora eu ainda nao tenha descoberto quais), mas eh ridiculo tar a dizer q como os drivers da ATI no tempo da rage128 era uma m*rd*, agora estes catalysts tb nao prestam...
pa eh anti-natura :P eh uma mitica, nao existem esses problemas todos q vcs kerem fazer acreditar. adoro os drivers da ati, e sinceramente uma das primeiras razoes q me levou a dizer "nunca mais compro uma grafica da nvidia!" foi precisamente a estabilidade do sistema. Eh q nao tem nada a ver...
:001:

Raptor
09-06-2003, 12:57
Pois, eu sei, sempre que há uma discussão entre 2 produtos tu defendes até à morte aquele em que acreditas porque tu tens razão, é esse o melhor, e as outras pessoas têm de pensar por elas seguindo o que tu dizes. Percebi bem?

Marketing? A Asus é 5 milhões de vezes maior (como empresa) do que a Abit. O Dom Quixote também lutava contra moinhos...

Não, defendo o que é a meu ver o melhor. Basta perguntares a quem experimentou esses dois produtos e verificarás. Tens o caso da IC7... tanto o Macci como o JCviggen diziam que a IC7 era a melhor board do mundo... curiosamente semanas depois, o Macci decidiu experimentar a P4C800 e a P4P800 e já afirma que a P4C800 é a melhor board. O Jcviggen já mudou o discurso desde que lhe mostrei os meus resultados nos benchs, e já afirma que a IC7 é sem sombra de duvidas inferior a P4C800... Fiz-me entender?

Quanto a questão de marketing, tou-me borrifando para o marketing para o "pobão", o que me interessa é tentar influenciar os "power-users" com marketing falso... depois aparecem comentários como os que eu referi de referências no mundo do overclock dizerem que board X é a melhor do mercado, levando imensas pessoas a adquirirem esse produto, mas depois de experimentarem a board Y, o discurso muda...

ahh, é verdade, esqueci-me de referir no post anterior, o mod é este: http://gameover.sapo.pt/files/d-day-standalone.zip

Tá girito, tendo em conta as limitações do motor do Quake2 nos dias de hoje...

Edit: é verdade, antes dos Detonator 3.2, eu tinha problemas com drivers da ATI no Spearhead a nível de stutering, e experimentei todo o software que supostamente tirava isso... desde os Cat 3.2 que deixei de ter o menor problema em qq jogo.

Nemesis11
09-06-2003, 13:05
Penso que não existe, mas se alguem tiver o url.
Concordo contigo qd dizes que todos os drivers têm problemas e os ATI até são capazes de ter mais que os da nVidia.

Quanto ao lançamento de drivers, estás enganado. A ATI lança muitos mais drivers oficiais ( no ultimo ano ).
Existem é muitas betas da nVIdia, pq há leaks.
Durante quantos meses a nVidia não teve drivers certificados pela microsoft? ( a mim não me interessa muito a certificação, mas há quem se importe com isso ).

EDIT: Além disso, a ATI já veio dizer que vai começar a ter pelo menos 12 releases de drivers por ano. O "pelo menos" quer dizer que podem haver mais.

Nemesis11,
Deve existir porque eles também apresentam os seus problemas que vão sendo corrigidos.
O que está em questão desde o início, é que todos os drivers têm os seus problemas, mas como o ritmo de lançamento de drivers da nVIDIA é superior ao da ATI (também vão negar isto?) sempre dá para ir fugindo/remendando mais no lado da nVIDIA.

O fanatismo pró-ATI anti-nVIDIA é que leu "problemas" e "ATI" na mesma frase, cegou, e começou a disparatar.... disparates.

Strakata
09-06-2003, 13:13
CrazyBomber,
O teu PC não crasha? E depois? Isso nunca esteve em questão; eu nunca disse que crashava.

>mas eh ridiculo tar a dizer q como os drivers da ATI no tempo da
>rage128 era uma m*rd*, agora estes catalysts tb nao prestam...
Ridículo, ridículo é ler coisas que ninguém escreveu.

Nemesis11,

Detonator 44.03 - Windows 2000/XP WHQL
Detonator 43.51 WHQL - Win2000/XP
Detonator 42.30 Windows 2000/XP WHQL
Detonator 41.04 WHQL Windows 2000/XP
Detonator 40.72 - Windows 2000/XP WHQL

Se quiseres, no Guru3D.com ainda encontras todos os 30.XX, 20.XX, etc WHQL.
E mesmo que ao nível de drivers WHQL o número fosse menor, qual é o mal dos drivers leaked/beta/whatever? Se resolvem este ou aquele problema vou fazer-me de casmurro e não os usar só porque não são oficiais?

>EDIT: Além disso, a ATI já veio dizer que vai começar a ter pelo
>menos 12 releases de drivers por ano. O "pelo menos" quer
>dizer que podem haver mais.
Mas se já lançam mais que a nVIDIA ( :D ) porquê aumentar o ritmo?

Nemesis11
09-06-2003, 13:24
CrazyBomber,

>mas eh ridiculo tar a dizer q como os drivers da ATI no tempo da
>rage128 era uma m*rd*, agora estes catalysts tb nao prestam...
Ridículo, ridículo é ler coisas que ninguém escreveu.

Acho que ninguem escreveu isso.

Tenho uma Rage128 lá em casa de um gajo que comprou uma 9500. Experimentei jogos antigos com os ultimos drivers dela. É uma tristeza. É bug em todo o lado.
Começei a ver os foruns do Rage underground e nem "misturando ficheiros de drivers" nem com tweaks aquilo funcionava bem.
Tb foi só uma brincadeira para ver como era a placa. Pior que aquilo só uma Savage4.
Edit: Isto é só para dizer que a ATI tem vindo a melhorar muito.

Nemesis11,

Detonator 44.03 - Windows 2000/XP WHQL
Detonator 43.51 WHQL - Win2000/XP
Detonator 42.30 Windows 2000/XP WHQL
Detonator 41.04 WHQL Windows 2000/XP
Detonator 40.72 - Windows 2000/XP WHQL

Se quiseres, no Guru3D.com ainda encontras todos os 30.XX, 20.XX, etc WHQL.
E mesmo que ao nível de drivers WHQL o número fosse menor, qual é o mal dos drivers leaked/beta/whatever? Se resolvem este ou aquele problema vou fazer-me de casmurro e não os usar só porque não são oficiais?

>EDIT: Além disso, a ATI já veio dizer que vai começar a ter pelo
>menos 12 releases de drivers por ano. O "pelo menos" quer
>dizer que podem haver mais.
Mas se já lançam mais que a nVIDIA ( :D ) porquê aumentar o ritmo?

"44.03 is WHQL Certified for the GeForce FX family of GPUs"

Tens a certeza que os outros eram certificados para as outras graficas não FX?

EDIT:
http://www.driverheaven.net/downloads/index2.htm - Drivers ATI
http://www.driverheaven.net/downloads/index3.htm - Drivers nVidia

Da nVidia quantos são oficiais?

Strakata
09-06-2003, 13:32
Não tenho culpa que andes a ver sites que não têm os drivers todos. Nem sequer tem os que estão actualmente no site da nVIDIA.
Também não tenho culpa que não gostes de drivers não-WHQL que pouco mais são do que uma maneira da MS ganhar umas massas valentes.

Nemesis11
09-06-2003, 13:37
a mim não me interessa muito a certificação, mas há quem se importe com isso

Está lá no post de cima. Eu estou-me a lixar para o WHQL.

Não podemos é estar a comparar o nº de releases da ATI e da nVidia, quando ( que eu saiba ) há muito tempo que não há leaks da ATI.

Em relação ao WHQL. Pelo que li os 4X.XX que são WHQL, são só para os FX, mas como li em foruns, pode ser engano.

EDIT:
""44.03 is WHQL Certified for the GeForce FX family of GPUs"

Mas esta quote foi tirada do site da nvidia.

Strakata
09-06-2003, 13:44
Então agora vê quantos WHQL há para as GF4. Quantos para as GF3 e por aí fora.

Nemesis11
09-06-2003, 13:44
http://www.nvidia.com/view.asp?IO=winxp-2k_archive

http://www.ati.com/support/products/radeonwinxppreviousdrivers.html

Edit: Comparação do nº de drivers.

Nemesis11
09-06-2003, 13:46
Então agora vê quantos WHQL há para as GF4. Quantos para as GF3 e por aí fora.

Sim, mas são drivers antigos.

Strakata
09-06-2003, 13:47
Também as placas.

Nemesis11
09-06-2003, 13:54
Também as placas.

O que não quer dizer que se houvesse novos drivers WHQL a performance não fosse melhor. Claro que isto é para que se importa com WHQL.

Para não estarmos aqui o dia todo. A nVidia historicamente tem melhores drivers. Hoje em dia até podem ser melhores, mas a Ati tem vindo a melhorar muito.

Madril
09-06-2003, 13:55
O que não quer dizer que se houvesse novos drivers WHQL a performance não fosse melhor. Claro que isto é para que se importa com WHQL.

Para não estarmos aqui o dia todo. A nVidia historicamente tem melhores drivers. Hoje em dia até podem ser melhores, mas a Ati tem vindo a melhorar muito.

Alguem disse o contrario disso ? ... :S

Nemesis11
09-06-2003, 13:57
Originally posted by Madril
Alguem disse o contrario disso ? ... :S

Não. Estou só a dizer que quem se importa com o WHQL tem que ter drivers antigos.

Edit: Estavas a falar em relação ao WHQL, certo?

CrazyBomber
09-06-2003, 14:04
Ja me tou a passar.
Eu sei q ninguem disse aquilo, mas quando vejo cenas do tipo "A nvidia historicamente tem melhores drivers"...
AFINAL O QUE QUEREM DIZER?
Pa a melhor maneira de tirar as duvidas eh experimentar e prontos. Eu ja experimentei. Perfiro a ATI. E vcs? Ja experimentaram?

Madril
09-06-2003, 14:06
Não. Estou só a dizer que quem se importa com o WHQL tem que ter drivers antigos.

Edit: Estavas a falar em relação ao WHQL, certo?

Nop...

Sobre isto:

"Para não estarmos aqui o dia todo. A nVidia historicamente tem melhores drivers. Hoje em dia até podem ser melhores, mas a Ati tem vindo a melhorar muito."

Eu so sei k a GF DDR ta a funcionar la dentro com os 23.11 sem nenhum problem :D

Nemesis11
09-06-2003, 14:18
Originally posted by CrazyBomber
Ja me tou a passar.
Eu sei q ninguem disse aquilo, mas quando vejo cenas do tipo "A nvidia historicamente tem melhores drivers"...
AFINAL O QUE QUEREM DIZER?
Pa a melhor maneira de tirar as duvidas eh experimentar e prontos. Eu ja experimentei. Perfiro a ATI. E vcs? Ja experimentaram?

Experimentei drivers da nVidia desde a 128ZX. Experimentei drivers da ATi desde a Rage pro turbo ( a 1ª agp do mercado se bem me lembro ).
Da Ati tenho uma Rage Pro Turbo, Rage 128, Radeon 9000, Radeon 9800 ( ainda não a experimentei ).
Da nVidia tenho uma 128ZX, Tnt ( já não a tenho, vendi-a ), Tnt2, Geforce 256DDR, Geforce 2 Mx200, Geforce2 ( está no comp da namorada ), Experimentei as Geforces 3 e 4 em casa de amigos.

O que posso dizer em relação a drivers é que a nVidia tem bons drivers à muito mais tempo. Sempre foram os melhores drivers do mercado.
Alguns detonators tinham um aumento de performance espectacular. Os primeiros detonator 2 ( acho que eram os 2 ) tiveram quase tanta cobertura mediatica como as Geforce2. Eram magnificos.

Hoje em dia, acho que estão muito iguais, mas talvez a nVidia tenha uma ligeira vantagem. Para linux, nVidia continua bem à frente.

Em relação a lançamento de drivers oficiais podem comparar com os links que postei.
Betas, agora não há para as Ati's. As da nVidia costumavam ( a partir das geforces 3 e 4 já não sei ) corrigir bugs e aumentar a performance.

Nemesis11
09-06-2003, 14:22
Originally posted by Madril
Nop...

Sobre isto:

"Para não estarmos aqui o dia todo. A nVidia historicamente tem melhores drivers. Hoje em dia até podem ser melhores, mas a Ati tem vindo a melhorar muito."

Eu so sei k a GF DDR ta a funcionar la dentro com os 23.11 sem nenhum problem :D

Agora estou curioso.
Já testas-te novos drivers? No tempo das tnt, os drivers antigos eram muito melhores, mas com a geforce 1 e 2, cada release, cada aumento de performance.

O que gostava de saber é se ( caso tenhas experimentado os 30.XX e 40.XX ) se te aumentam a performance ou se esse 23.11 são melhores?

Se não tiveres testado, ainda meto aqui as geforces a funcionar e testo isso.

ptzs
09-06-2003, 14:52
O facto de ser certificado para a nova familia Fx é apenas para referir que os drivers já são certificados para as novas adicoes à dita familia, não implica que só serão certificadas para as Fx até porque as Detonators são sempre unificadas.

Strakata: eu disse que ia ser dificil.

Penso que não ficava nada mal editarem o post em que chamam o pessoal com opiniões diferentes Nvidiots, só mostra a falta de tolerância e respeito para quem manifesta a sua opinião sem provocações.

CrazyBomber
09-06-2003, 14:55
Tou a achar curioso. Nos foruns da extremetech havia mais um nvidiot a dizer:
"Estou contente com a nvidia pq optimiza mais os drivers. Reduziram um bocado a qualidade de imagem para obter um score mais elevado, mas foi a unica vez que o fizeram. Se o fizerem outra vez, talvez so ai considere em mudar de placa"

O gajo q disse isto deve ter postado umas 3 vezes antes a defender a nvidia. Agora so kero saber se o gajo vai mudar, ja q se descobriu MAIS UMA maneira de a nvidia "optimizar" o score, reduzindo a qualidade de imagem (3dmurk...)
lol. fds eu pensava q a nvidia so tava em baixo, mas agora eh q ja nao vou confiar nem mais uma vez na nvidia.

Nemesis11
09-06-2003, 14:57
O facto de ser certificado para a nova familia Fx é apenas para referir que os drivers já são certificados para as novas adicoes à dita familia, não implica que só serão certificadas para as Fx até porque as Detonators são sempre unificadas.

http://www.nvidia.com/view.asp?IO=winxp-2k_44.03

Pelo que percebo e pelo que li em foruns são só certificados para as FX.

Nemesis11
09-06-2003, 15:09
Tou a achar curioso. Nos foruns da extremetech havia mais um nvidiot a dizer:
"Estou contente com a nvidia pq optimiza mais os drivers. Reduziram um bocado a qualidade de imagem para obter um score mais elevado, mas foi a unica vez que o fizeram. Se o fizerem outra vez, talvez so ai considere em mudar de placa"

O gajo q disse isto deve ter postado umas 3 vezes antes a defender a nvidia. Agora so kero saber se o gajo vai mudar, ja q se descobriu MAIS UMA maneira de a nvidia "optimizar" o score, reduzindo a qualidade de imagem (3dmurk...)
lol. fds eu pensava q a nvidia so tava em baixo, mas agora eh q ja nao vou confiar nem mais uma vez na nvidia.

Ser nVidiot ou fanATIc já é estupido. Não abrir os olhos para as evidencias, pior ainda.
Se ele defender uma cheat, está a fechar os olhos.

A nVidia fez muito mal com essas "optimizações", mas tb me lembro no tempo do quack/quake muitos a dizerem que ATI nunca mais e é bem provavel que hoje em dia tenham alguma 9xxx.

Eu digo que hoje não compraria nenhuma Fx. Mas no futuro, quem sabe.

SUp3rFM
09-06-2003, 15:24
Sempre que há posições extremistas ou fundamentalistas deixo de perceber onde está a razão. Parece-me que é posição de alguns users neste fórum.

No fundo, interrogo-me sobre o que levas as pessoas a defender de forma acérrima determinado equipamento em deterimento de outro. Será porquê? Já pensaram bem?

Uma pessoa paga uns 60, 80, 100 contos por uma placa. Está satisfeita com ela, até porque os drivers são porreiros. Estão reunidas as condições para defender a marca até ao fim dos seus dias?

Começo a desconfiar que é insegurança. :)

Anyway, tenho uma gf4 4400. Algo justificado porque a comprei num preço óptimo na altura do lançamento. Já tive várias ATIs e conheço bem a marca.

Como é óbvio não me vou pôr aqui a dizer que a marca Nvidia é melhor que a ATI, porque x=y+z. Não me importo mesmo nada com isto.

Não vou estar a defender de forma acérrima uma empresa que me "vendeu" um determinado equipamento que custa tanto ou mais que um salário mínimo nacional. Não faz sentido. :)

Eu só quero que as coisas funcionem. Para isso, não preciso de dizer mal da outra marca.

A única situação em que me verão a defender uma determinada marca será quando tiver títulos em bolsa dessa marca (como já aconteceu - Nvidia, AOL,Sun, etc, etc, etc). Aí, a situação inverte-se, já que são as marcas que me dão muito mais que um salário mínimo nacional. :)

SUp3rFM
09-06-2003, 15:26

Crazybomber, presumo então que vás vender a tua Asus A7N8X, certo?

Olha que tem lá o nForce2... Se respeitas a coerência, presumo que neste momento estejas a procurar uma KT400. ;)

Zealot
09-06-2003, 15:51
Originally posted by SUp3rFM

Olha que tem lá o nForce2... Se respeitas a coerência, presumo que neste momento estejas a procurar uma KT400. ;)

Exactamente, há que ter a noção que nem tudo o que a nVidia faz são placas gráficas. Não querer comprar uma A7N8X só porque é nVidia é um disparate!

Agora querer comprar uma placa gráfica da nVidia nesta altura do campeonato... :rolleyes:

Nemesis11
09-06-2003, 15:53
No fundo, interrogo-me sobre o que levas as pessoas a defender de forma acérrima determinado equipamento em deterimento de outro. Será porquê? Já pensaram bem?

OFF-TOPIC
Acho que tb deviamos seguir o teu conselho para os clubes de futebol.
Cada ano eramos do clube que nos desse mais "prazer". :D

------------------------------------

Acho que as pessoas gostam de ver o mundo a preto/branco e não querem ver o cinzento :) .

SUp3rFM
09-06-2003, 16:47
Repara que aqui se está a discutir factos racionais (ou devia-se estar) e não elacções emocionais sobre x ou y.

Por exemplo, para mim, o FCP será sempre mais atractivo que o SLB, da mesma forma que a minha mulher é melhor que todas as outras. :)

Nemesis11
09-06-2003, 16:55
Repara que aqui se está a discutir factos racionais (ou devia-se estar) e não elacções emocionais sobre x ou y.

Por exemplo, para mim, o FCP será sempre mais atractivo que o SLB, da mesma forma que a minha mulher é melhor que todas as outras. :)

Estava a brincar :D .

Eu tb acho que a minha namorada é mais bonita que as outras.

p.s. - arma apontada à cabeça

CrazyBomber
09-06-2003, 19:25

Nao sei se leram o post quando la tinha "nunca mais compro nada da nvidia", eh q nao demorei mt a alterar "nunca mais compro nenhuma placa da nvidia" (axo eu) q era o q kria dizer. Obviamente q tou mt contente com a motherboard, detesto mesmo eh o q a nvidia faz com as placas graficas... optimizações... ya pois... bah. Se reduzir a IQ para melhorar o score no 3dmark eh optimizar... e isto numa altura em q a Dell vem dizer q escolhe as placas graficas com base no score dessa dita "ferramenta".
REVOLTA-ME, METE-ME NOJO, COMO EH Q HA TAO POUCAS PESSOAS A COMPREENDEREM DE FACTO A SITUAÇÃO?!?!
ok... isto foi o meu grito da liberdade :P

Nemesis11
09-06-2003, 19:31
Nao sei se leram o post quando la tinha "nunca mais compro nada da nvidia", eh q nao demorei mt a alterar "nunca mais compro nenhuma placa da nvidia" (axo eu) q era o q kria dizer. Obviamente q tou mt contente com a motherboard, detesto mesmo eh o q a nvidia faz com as placas graficas... optimizações... ya pois... bah. Se reduzir a IQ para melhorar o score no 3dmark eh optimizar... e isto numa altura em q a Dell vem dizer q escolhe as placas graficas com base no score dessa dita "ferramenta".
REVOLTA-ME, METE-ME NOJO, COMO EH Q HA TAO POUCAS PESSOAS A COMPREENDEREM DE FACTO A SITUAÇÃO?!?!
ok... isto foi o meu grito da liberdade :P

Deixa lá, nós temos inveja da tua motherboard e estavamos a ver se a vendias por um preço baixo. :D . Rapazes, não funcionou....:)

De facto 3dmark significa dinheiro, mas nesta altura do compeonato as coisas estão niveladas por baixo.
Cheaters:
-nVidia
-ATI
-Trident
-Sis

Vamos lá Matrox, voçes tb conseguem..... ( Photoshop a abrir a 300 frames por segundo )

Crusher
09-06-2003, 19:44
Strakata,
É a tal coisa... também é verdade que a ATI em drivers não era muito famosa e eu também o dizia ;) , mas desde que optei por uma 8500 em vêz de uma Ti4200 pela metade do preço (100€ em Agosto do ano passado) ainda hesitei... mas desde que a experimentei não tive nenhum prob e sempre experimentei todos os drivers desde os Cat2.5 se não me engano. Neste momento ando com os Cat3.4 e a única falha que tive foi no Doom3 Alpha (mas também n é um jogo acabado) e no Splinter Cell não tive probs nenhums nas sombras como diz o Anando.

Até experimentei a minha 9500 modada num PII arcaico e também não tive probs nenhuns.

Isso de lançar drivers beta, leaked nunca me agrada em minha opinião... e lançar drivers a pressa não resolve nada. Lançar drivers como são alguns dos 30.** ou dos 40.** aquilo em qualidade têm muito que se diga... se achas que alguns destes drivers têm a ver com o que a Nvidia lançou como por exemplo os anteriores como os DetonatorXP na altura da GeForce3 eu não apontava nada. :D

Também há quem fique apontar todas falhas do outro fabricante que é concorrente do hardware que temos na maquina sem experimentar por nós próprios... assim vamos ficar na mesma. :-)

Como já disse a última placa de média gama da Nvidia que é bastante boa foi a Ti4200... GF4MX e placas como a GF FX5200 e a FX5600 são sempre cartas fora do baralho para mim. A FX 5900 mais barata vai andar por volta dos 300€... não é barato e até se percebe já que há muitas FX 5200 e FX 5600 para vender. Se opta-se por uma placa da Nvidia bem boa não via nenhuma outra opção a não ser a Ti4200. :D

A minha dama a defender sempre será a AMD mas aí tenho as minhas razões... mais que enraizadas. :D

Crusher,
Então deixa-me lá criticar a implementação prática do Trueform a ver se a ATI vem aqui ao fórum ler isto e corrigir num futuro próximo.

Como disse alguns jogos até ganharam com o TruForm e nem tinham muito hit na perfomance... o problema é que a Industria não se virou muito para isso e houve poucos jogos para o suportar... sempre foi um mau negocio para a ATI já que custou mas alguns transitores no R200... não é por acaso que eles retiraram o TruForm do RV250 (R9000) e que no R300/350 é por software=mais lento. :)

Por acaso nas specs do DX9 há uma tecnologia parecida com o TruForm que já não me lembro do nome... mas é a tal coisa... o Bump Mapping foi introduzido no DX6 e só vai ser usado com força no Doom3... assim como os pixel shaders foram introduzidos em Março de 2001 na GF3 e só estou a ver o Comache4 ou o Splinter Cell a usar shaders... e mais alguns jogos mas não muitos. :D

Nemesis11
09-06-2003, 19:52

Por acaso nas specs do DX9 há uma tecnologia parecida com o TruForm que já não me lembro do nome

Displacement Mapping?

http://www.matrox.com/mga/products/parhelia512/technology/disp_map.cfm

Se não me engano foi usado no Generals.
O unica placa que tem suporte completo no Gpu é a Parhelia. As outras ( nVidia e ATI ) os calculos são uma mistura de Gpu/Cpu.

Crusher
09-06-2003, 19:57
É isso mesmo. :)

Agora não sei se é usado para criar o terreno no C&C Generals... na água parece ser usado pixel shaders.

Nemesis11
09-06-2003, 20:00
Se bem me lembro a Microsoft usou uma Parhelia ( antes do seu lançamento ) para demonstrar esta feature.
Uma das demos era um alien ( demo da Matrox ). Tinha para aqui 2 videos e a diferença era enorme.
A outra demo era o Generals, mas posso estar enganado.

EDIT:

http://www.matrox.com/mga/media/artwork/parhelia/technology/disp_map/dmap_main_alien.jpg

Crusher
09-06-2003, 20:09
Bah... a Matrox foi roubar o TruForm a ATI. ;P

hehe

Nemesis11
09-06-2003, 20:16
Bah... a Matrox foi roubar o TruForm a ATI. ;P

hehe

É pena não terem roubado tb a performance :D .

Agora a sério, é bom ver a Matrox a "ajudar" no mundo 3D.

Slider
10-06-2003, 08:26
fdd fdd é eu ter linux e não arranjar suporte decente para a minha 9800 pro .... dá um gajo 100cts por uma placa e fica "limitado" adoro ATi fique bem claro, agora que as drivers tem de melhorar, sem duvida, assim como as da nvidia tb , agora ati e linux n se curtem mt 8o , e n me venham com cenas de 90% usa windows e tal e coisa, eu cá uso os dois..... e é o quanto baste para que queira um suport no mínimo decente!

Curto eles ATi no site , drivers linux saiem 12 semanas depois da placa...... >( 12 meses já é mau.... e n cumprem na maioria das vezes!

For new products it normally takes at least 12 weeks from retail product shipment for driver support to be become publicly available.

Ainda bem que outras áreas n adirem a isto, tipo carros, se não éra algo tipo isto:"vendemos o carro mas só fornecemos o volante 12meses apos a compra" :-D

Não vou deixar de comprar ATi por "isto", mas como cliente vou exigir que se melhore!

Strakata
10-06-2003, 09:15
Slider,
Com um bocado de sorte, como tens uma Radeon, não vais ser espetado num pau atirado para a fogueira para depois seres canibalizado pela tribo :-D

Há coisas que são tão óbvias, tão óbvias, que só não as vê quem não quer.

Slider
10-06-2003, 09:54
;)

Se for..... lol nada que ja n esteja abituado :003:

O pior cego é aquele que não quer ver........:sad:

Raptor
10-06-2003, 10:06
tipo... o topico era sobre a "aceitação" dos cheats da nvidia no 3dmark2003... já estão a falar em linux e carros sem volante!

Slider: Acredito perfeitamente que estejas pior que f**ido com essa porcaria, realmente a ATI já fazia alguma coisa relativamente a isso... :(

Strakata
10-06-2003, 10:48
tipo... o topico era sobre a "aceitação" dos cheats da nvidia no 3dmark2003... já estão a falar em linux e carros sem volante!

Tens o caso da IC7... tanto o Macci como o JCviggen diziam que a IC7 era a melhor board do mundo... curiosamente semanas depois, o Macci decidiu experimentar a P4C800 e a P4P800 e já afirma que a P4C800 é a melhor board.

Capice Slider? Nada de apresentar bons argumentos :-D

BlueBird
10-06-2003, 11:09
adoro os drivers da ati, e sinceramente uma das primeiras razoes q me levou a dizer "nunca mais compro uma grafica da nvidia!" foi precisamente a estabilidade do sistema. Eh q nao tem nada a ver...
:001:

Nunca ouvis-te dixer que pela boka morre o peixe... pode ser k inda venhas a engulir o k disses-te... ms não és o unico.

zer0
10-06-2003, 11:31
NVIDIA Unleashes New Detonator ASS Drivers

New Application-Specific Supercharger (ASS) Driver Architecture Delivers Increased Performance with Less Image Quality for all NVIDIA Graphics Products

For further information, contact:

Brian Burke
NVIDIA Corporation
(512) xxx-xxxx
bburke@hardocp.com

RELEASE DELAYED PENDING APPROVAL BY JEN-HSUN:

SANTA CLARA, CA - JUNE 9, 2003 - NVIDIA Corporation (Nasdaq: NVDA), the worldwide leader in visual processing solutions, today released the NVIDIA® Detonator Application-Specific Supercharger (ASS) unified drivers for the Company?s award-winning line of desktop, mobile, and workstation graphics processing units (GPUs). The NVIDIA Detonator ASS drivers deliver significant performance increases along with exceptionally marginal image quality, and provide a robust suite of software applications designed to extend and degrade the visual computing experience. Detonator ASS provides up to a 3000% increase in 3D graphics performance in real-world gaming benchmarks, and works with the entire line of NVIDIA GPUs - from the brand new GeForce FX GPUs, all the way back to the five-year-old TNT GPUs.

"NVIDIA?s ASS is the key driver of developer and review site loyalty," stated Dan Vivoli, executive vice president of marketing at NVIDIA. "With our new ASS, websites and developers who have been afraid to cross us and our legal department have new justification for the whoring we expect them to do. With the new Detonator ASS drivers, the GeForce FX 5800 doesn't just suck ass, it sucks ASS."

Along with the increase in rendering performance, Detonator ASS delivers decreased anisotropic filtering, taking NVIDIA GPUs to lower and truly inaccurate levels of image quality. Based on feedback received from industry "pundits," NVIDIA?s ASS delivers blurrier, yet fewer accurately rendered textures, resulting in a less vibrant gaming and desktop experience.

"Along with a considerable performance bump in key applications, NVIDIA takes great strides in the image quality department with Detonator ASS," said Kyle Bennett, editor in chief of HardOCP (www.hardocp.com). "Like I could tell anyways - Brent does all of this **** anyways. BTW Brian where's my check? I've got a million graphs to change, users to ban, and threads to lock and I don't have time to actually review this ****."

Included with the Detonator ASS is a complete suite of NVIDIA software applications, including:

nView 2.0 multi-display technology - an exciting tool which allows us to spread ASS on two monitors, not just one.
NVRotate technology - enabling ASS rotation on today?s advanced flat panel displays.
NVKeystone technology - allowing for real-time ASS correction on portable projectors and heads-up displays
Digital Vibrator Control (DVC) 3.0 technology - allowing users to adjust their ASS vibrator properties from either the Display Properties panel or an attractive and convenient text-based blue screen.

NEW NVIDIA TECHNOLOGIES

NVIDIA architecture - since our historic agreement with Futuremark was announced last week, NVIDIA has developed several new driver subarchitectures for using the now idle capabilities of our cards. NVIDIA proudly announces NVIDIA - NVIDIA Decides It All. Since NVIDIA - not developers - is the ultimate arbiter of what gets rendered to a user's screen, NVIDIA has implemented an AI system in the new Detonator ASS drivers whereby the ASS decides what gets rendered. Here's a preview from the ASS' rendering of 3DMark03's Nature scene:
http://www.netrox.net/~dkshah/FuturemarknVidia1.gif

Notes: 1) The turtle. The ASS has determined the turtle is the cutest part of the whole scene and ignores all other objects. In fact, the ASS likes the turtle so much it renders two of them.
2) The water. There is none. The ASS has determined turtles like water, so if you see a turtle you should use your imagination to see the water that's probably around the turtle, unless you're blind or retarded (*see legal counsel's note below)
3) The sky. There is none. The turtle's outside. Use your imagination, unless you're blind or retarded (*see legal counsel's note below)
4) F*** you Finn Boys - The ASS likes this better than the FPS panel.
5) The NVIDIA and Futuremark logos aren't stuck to the turtles - They don't HAVE to be stuck to the turtles. You got the point, didn't you?
6) The NVIDIA turtle screwing the Futuremark turtle - The ASS renders reality whether you like it or not
7) Dawn - The ASS loves Dawn, and Dawn loves ASS. The ASS would rather see Dawn than some lame butterfly. Besides, with NVIDIA's exciting new NVerify technology (see below) users can see a nude Dawn and the turtles in a 3-way. Plus, the possibilities with Dawn's bisexual sister Dusk are endless.

NVERIFY TECHNOLOGY

Since NVIDIA (the technology) has total control over what the user sees, NVIDIA (the corporation) has implemented an exciting new technology called NVerify. Using a credit card and an 128-bit unsecured server, NVerify will attempt to verify if a user is over 18. If true, ASS can render objects totally nude and with customizable genitalia. The NVerify Developer Pages will be up shortly, but below are a few of the new extensions developers can use to make suggestions to the ASS (though the ASS has the final say):

NV_texture_titties_<size> where size = 12yrold, earlybloomer, bigguns, pamela_lee, pornstar, or any integer between 50 and 99 representing cup size
NV_texture_titties_<shape> where shape = natural, bigandfake, or pamela_lee (same as bigandfake)
NV_texture_titties_nipples_<size> where size = dime, penny, nickel, quarter, halfdollar, saucers, stretchedbysurgery

For the female and gay audience, here are a few of the male ASS extensions:

NV_texture_penis_<size> where size = baby, kiddie, normal, ronjeremy, longdongsilver, ohmygoshicantgetmymoutharoundthat, or any integer between 18 and 99 representing inches
NV_texture_penis_nutsack_<size> where size = baby, kiddie, normal, onehunglow, floordraggers, or any integer between 18 and 99 representing diameter

NVerify represents a truly unique experience that's unavailable in the gaming industry. Once a user sees a fuzzy NVIDIA American nutsack, they'll never go back to any neat, accurately rendered Canadian nutsacks.

NO SARS

Despite the recent Futuremark controversy, NVIDIA is ready and willing to compete toe-to-toe with any company worldwide as equals in a clean, above board manner. The discriminating consumer should also know that NVIDIA is an American company, so you don't have to worry about contracting SARS from drivers that are made in Canada by certain of our competitors. NVIDIA can't confirm this, but it is suspected that one of our in-house testers contracted SARS by installing a Radeon 9800 Pro. Investigation suggests that the Radeon Cats may be a distant relative of Chinese Civet Cats, a known SARS carrier. Remember, NVIDIA's ASS has no SARS!

The NVIDIA Detonator ASS drivers are free of charge, and will available shortly for download at http://www.nvidia.com/drivers.

About NVIDIA

NVIDIA Corporation is a market leader in visual computing technology dedicated to creating products that enhance the interactive experience on consumer and professional computing platforms. It has been in deep doo-doo after the GeForce FX 5800 flopped and ultimately contributed more to noise pollution than the entire fleet of Concordes. Now that nForce2 is about to be *****slapped by KT600 and SiS748, it is becoming desperate. NVIDIA is headquartered in Santa Clara, California and employs more than 1,500 people worldwide. For more information, visit the Company?s Web site at www.nvidia.com.

*Legal counsel note - if you are blind and/or retarded, we apologize and do not mean to demean your handicap. Unless you're Kyle.

CrazyBomber
10-06-2003, 12:01
:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
:009: :009: :009: :009: :009: :009: :009:
:004: :004: :004: :004: :004: :004: :004:
la LLLLLIIIIIIIIINNNNNNNDDDDDDDOOOOOOO!!!!!!! :D

Nemesis11
10-06-2003, 12:24
LOL,

Sem comentários......:D :D

Nemesis11
10-06-2003, 12:49
Já agora, um pouco off-topic ( não muito ).

Parece que temos confirmação por parte da nVidia que a NV40 vais sair ainda este ano.

http://www.geek.com/news/geeknews/2003Jun/bch20030606020308.htm

Quotes interessantes:

"The rep further claimed that the NV40 core would be out by the end of this year, and that it would be an entirely new core"

"He thought that an Opteron/Nforce3/GeForce FX 5900 computer would be an ideal combination for gaming"

Esta ultima quote parece-me bastante interessante a nivel de processadores. A nVidia a pegar num cpu de servidores para o mercado de gamers.

estigma
10-06-2003, 14:13
Opteron?
Então vamos todos de mudar para o Win 64 bits!

O.o

Essa agora deixou-me agua na boca!

Nemesis11
10-06-2003, 14:20
Opteron?
Então vamos todos de mudar para o Win 64 bits!

O.o

Essa agora deixou-me agua na boca!

Se ele já existisse :rolleyes:
SO 64bits só mesmo *nix.

estigma
10-06-2003, 23:38
MS vai lançar o WIN 64 (ou já lançou) para os Opteron.
Foi confirmado já a algum tempo.

ptzs
11-06-2003, 00:21
O xp 64 bit edition já anda por ai ah bastante tempo. Pelo menos na pirataria.

iJFerreira
11-06-2003, 00:32
... sim mas é a versão Itanium.

estigma
11-06-2003, 08:45
Originally posted by iJFerreira
... sim mas é a versão Itanium.

Só existe um processador verdadeiro 64 Bits é o opteron da AMD, a Intel escolheu outro rumo.

Nemesis11
11-06-2003, 08:55
Só existe um processador verdadeiro 64 Bits é o opteron da AMD, a Intel escolheu outro rumo.

?!?!?!
O Itanium é tão 64bits como o Opteron.
A diferença é que o Opteron é x86 e o Itanium não ( apesar de "emular" 32bits x86 ).

Quanto ao suporte da Microsoft ao Opteron. Eles dizem que suportam, mas não se sabe que SO vai ser "convertido" para 64bits x86. Tanto pode ser o 2003 o XP ou só o Longhorn.

Raptor
11-06-2003, 10:24
Tás bem rapaz?

Verdadeiro cpu 64bits é o Itanium! O Opteron é um cpu de 32/64bits...

Nemesis11
11-06-2003, 10:26