PDA

View Full Version : VMware Fusion

Metro
07-08-2007, 15:31
Saiu a versão final do VMware Fusion (http://www.vmware.com/products/fusion/).

Para os que nunca ouviram falar e se estão a questionar o Virtual Fusion é de um modo simples um programa que permite correr um sistema operativo dentro de um outro sistema operativo, ou seja, neste caso têm o OS X e instalando este programa correm Windows, Linux, Solaris dentro do programa. São chamadas máquinas virtuais.

O programa mais conhecido para Mac que já fazia isto é o Parallels (http://www.parallels.com/en/). Eu como utilizador já de à alguns anos do VMware prefiro este último e já vou dizer porquê.

O que trás o VMware perguntam vocês:

Criar máquinas virtuais com facilidade:

E quando se usa a palavra facilidade é mesmo facilidade. O Windows é muito mais simples de instalar do que se o fizerem num PC fisicamente.
No Windows XP instalado no VMware vão conseguir ter a funcionar todo o hardware do Mac. É anunciado que inclusivamente conseguem utilizar hardware que apenas funciona no XP. [Confirmei isso com o meu scanner que não consigo instalar no OS X].

Mas não acaba aqui. Ao criarem uma máquina virtual podem guarda-la e depois correr noutro computador com o VMware.
Também podem fazer o download a partir do site do VMware de centenas de máquinas virtuais já criadas. Podem ver aqui (http://www.vmware.com/appliances/directory/). Seleccionem uma categoria na parte superior para encontrarem aquilo que procuram com mais facilidade. São dezenas e dezenas de VMs.

Voltar atrás no tempo:

É possível "tirarem fotografias do sistema operativo". O que quero dizer com isto? Imaginem que vão instalar um programa apenas para ver como ele funciona mas que não devem querer ficar com ele instalado. Ou então o programa é apenas de demonstração e não vão querer que passado esse tempo de demonstração o programa fique a ocupar espaço. Fazem uma snapshot (é a tal fotografia...) antes de instalar e em qualquer altura podem seleccionar aquele ponto. Basicamente o System Restore do Windows mas com mais classe.

Jogar jogos:

Antes de ficarem entusiasmados dizer que esta opção é experimental e que apenas vão conseguir correr jogos que utilizem Direct X 8.1 ou inferior.

Vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=xF_CoXsXtk4)

Unity:

Esta opção é uma confusão para quem nunca viu. Basicamente podem colocar o Windows a correr de forma transparente. Os programas do Windows abertos integram-se na Dock do OS X. É ter o melhor de dois mundos. O vídeo seguinte vai ajudar a perceber como funciona:).

Video (http://www.youtube.com/watch?v=JIApJMzGzDQ)

Drag and Drop:

Imaginem que querem passar um ficheiro que têm na máquina virtual para o OS X ou vice-versa. Deve ser complicado certo? Apenas precisam de fazer drag and drop do ficheiro. Parece simples certo? A resposta é que é simples.

Vídeo em Inglês acerca do VMware Fusion (http://download3.vmware.com/demos/fusion/VMware_Fusion.html)

Porque prefiro o VMware?

Como em tudo a opinião de cada um é muito subjectiva. No meu caso há duas razões principais.

1º Porque estou habituado a usar o VMware à alguns anos em Windows e é uma transição simples. Utilizei muito tempo para correr o Folding@home numa máquina virtual com o Ubuntu 64 bits. Sim é possível correrem um sistema Operativo 64 bits no VMware mesmo sendo o Sistema Operativo "principal" de 32 bits.

2º Porque no VMware ao contrário do Parallels podem seleccionar utilizar os dois cores (núcleos) se tiverem um PC/Mac com um cpu Dual Core. O Parallels apenas faz uso de um core do cpu. Aliás no OS X tam,bém é frequente ver apenas um core a funcionar o que torna as coisas pouco eficientes a meu ver mas isto é uma opinião muito pouco científica.

Preço:

O VMware não é gratuito. Podem descarregar do site e utilizar durante 30 dias mas depois disso têm que o comprar. Felizmente e isso podemos agradecer ao Parallels o preço é de 79 dólares. Digo isto porque é o preço do Parallels também e porque no Windows é bem mais caro o equivalente ao VMware Fusion. Custa 189 dólares, logo o Fusion pode muito bem ser considerado barato. Aliás aproveito para chatear os Mac users que nunca apontam o preço do software para Mac. Há agradáveis surpresas em termos de preços quando falamos do OS x comparado com Windows. Este é um bom exemplo mas há muitos mais.

Espero que gostem desta apresentação mais do que uma review. É tão simples de utilizar que não há muito que dizer:)

Review em inglês: http://lunapark6.com/vmware-fusion-for-mac-10.html

Comparativo de performance entre o VMware Fusione e o Parallels: http://crave.cnet.com/8301-1_105-9760910-1.html

rasputine
07-08-2007, 15:40
Metro, a apresentação está 5 estrelas... Tanto que se não fosse o facto de ter um PowerBook G4, estava neste momento a descarregar o VMware para experimentar... Muito bom...

Sox
07-08-2007, 16:01
Boa descrição.

Um dia que me veja obrigado a usar o Windows vou certamente optar por esta opção.

lluis
07-08-2007, 16:06
Sou utilizador do Parallels.

Adorei o Unity... o parallels que se cuide!

JedWar
07-08-2007, 16:20
Parabéns pela apresentação!
Já utilizo o VMWare Fusion desde que saiu a versão beta, parece bastante rápido. O seu funcionamento é simples e com boa integração no modo unity.
Praticamente não se nota a diferença quando está a correr, tendo em conta a minha utilização!!! Principalmente depois de desactivar a opção de Diagnostics - enable debugging checks. activei os 2 cores

Tb experimentei o Paralleles, mas era mais lento e o portátil sentia o peso do seu funcionamento.

Metro
07-08-2007, 23:14
Acrescentem ás features a utilização de hardware que não funciona em OS X. Acabei de instalar o scanner (ainda mais rapido do que no XP nativo.
Resolvi mais um problema.

O Drag and drop tb funciona de disco externo formatado em HFS+ directamente para a máquina virtual com o XP.

Metro
08-08-2007, 03:09
Review muito interessante com muitas imagens e dicas avançadas: http://lunapark6.com/vmware-fusion-for-mac-10.html

blastarr
08-08-2007, 04:45
A grande, grande falha do VMware (seja em Windows, OS X ou Linux) -e do Parallels, já agora- é a impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos.
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU.

Creio que só com o DX11 é poderemos ter esse suporte directamente no Windows, mas "fixe" mesmo era que a VMware criasse um driver através do CUDA das Geforce 8 e superiores.
Como o ambiente CUDA corre lado a lado com os drivers DX10 ou OpenGL ICD -este último também em Linux- (e não dentro destes), a performance gráfica seria várias ordens de magnitude mais elevada e o driver poderia ser facilmente modificado na linguagem C, em vez de usar código de máquina complexo para traduzir/emular as calls, como actualmente.

selipequenote
08-08-2007, 09:47
A grande, grande falha do VMware (seja em Windows, OS X ou Linux) -e do Parallels, já agora- é a impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos.
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU.

Creio que só com o DX11 é poderemos ter esse suporte directamente no Windows, mas "fixe" mesmo era que a VMware criasse um driver através do CUDA das Geforce 8 e superiores.
Como o ambiente CUDA corre lado a lado com os drivers DX10 ou OpenGL ICD -este último também em Linux- (e não dentro destes), a performance gráfica seria várias ordens de magnitude mais elevada e o driver poderia ser facilmente modificado na linguagem C, em vez de usar código de máquina complexo para traduzir/emular as calls, como actualmente.

Acho um pouco exagerada (no mínimo) essa afirmação. O utilizador típico de software de "virtualização" não o quer para ver vídeos ou mesmo para correr aplicações com grande peso na componente gráfica.

jatbas
08-08-2007, 10:01
Sempre usei o VMware para trabalho e nunca me deixou ficar mal. O fusion está muito muito bom

[PT]latrine
08-08-2007, 10:02
Depende da aplicação... Há quem use o VMWARE para ter um servidor domésticvo de conteúdos e um espaço virtual para acesso a partir de fora para manter as coisas estanques... e isso já começa a ser carga pesada para soluções de virtualização...

VMWARE é a minha escolha.. já tive o parallels na versão beta, e assim que experimentei o vmware comprei-o (aproveitando o desconto)

muito mais polido, talvez por usarem tempos de beta testing muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais prolongados!

latz

RaaR
08-08-2007, 13:08
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU. (...)

O que queres dizer "impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos"? Eu consigo ver vídeos dentro do VMWare e, ao mesmo tempo, ver vídeos no Mac OS X em que o VMWare está a correr.

Se calhar estou a interpretar-te mal.

Metro
09-08-2007, 00:03
blastarr:

http://img261.imageshack.us/img261/5164/ishot3fh8.jpg

Dá para ver vídeos.

JedWar
09-08-2007, 00:14
Pelo que vejo, os botões de Full Screen e do Unity são diferentes dos meus, essa versão é já a final comprada ou trial??
Além de que tens uma fartura de usb...

blastarr
09-08-2007, 00:18
blastarr:

http://img261.imageshack.us/img261/5164/ishot3fh8.jpg

Dá para ver vídeos.

Experimenta um DVD (MPEG 2) ou H.264 (MPEG 4).
Eu não tenho o Fusion, mas sim o VMware Workstation 6.0 ACE a correr no Windows Vista Business x64.
Se calhar é isso.
E na versão 5 não dava mesmo.

edit
Esqueçam. No VM 6.0 ACE também dá para ver vídeos.
H.264 (HD):

http://img458.imageshack.us/img458/3171/27773806gp8.jpg (http://imageshack.us)
Shot at 2007-08-09

RaaR
09-08-2007, 00:27
Pelo que vejo, os botões de Full Screen e do Unity são diferentes dos meus, essa versão é já a final comprada ou trial??

Eu tenho a versão final e tem aquele aspecto. Ser comprada ou trial não faz diferença porque são iguais (exceptuando na licença).

E sim, ele tem ali um monte de USBs. :D

Metro
09-08-2007, 00:33

Já reponderam à primeira parte.
Qto aos USBs. Isto não é um Mac para meninas é para trabalhar a sério:D O Scanner funca é o que interessava mesmo.

blastard:
Qto tiver aqui algum DVD já experimento mas lá está. Essas coisas guardo para fazer nativamente. O XP está ali apenas para o básico que cada vez é menos. O Scanner é mesmo uma das coisas para o qual preciso do XP. Podem perguntar pq raio não compro outro scanner e resolvo o problema. Porque este tem alimentador o que é brutal. Enquanto ele durar não quero outro.

blastarr
09-08-2007, 00:55
Já reponderam à primeira parte.
Qto aos USBs. Isto não é um Mac para meninas é para trabalhar a sério:D O Scanner funca é o que interessava mesmo.

blastard:
Qto tiver aqui algum DVD já experimento mas lá está. Essas coisas guardo para fazer nativamente. O XP está ali apenas para o básico que cada vez é menos. O Scanner é mesmo uma das coisas para o qual preciso do XP. Podem perguntar pq raio não compro outro scanner e resolvo o problema. Porque este tem alimentador o que é brutal. Enquanto ele durar não quero outro.

A Metro :205:: já agora qual é o modelo do scanner ?

Metro
09-08-2007, 01:06
HP ScanJet 7400C

Tenho os drivers para a versão do OS X ate ao 10.1. A HP agora quer 15 dolares pelos drivers para as versões seguintes do OS X.

Já agora estou fartinho de ver o arco-íris no OS X hoje. Se ao menos houvesse um Mac com um Quad-core Q6600 :D

JedWar
09-08-2007, 01:21
Ora versão já actualizada... ainda tinha a anterior, abri e avisou-me logo da nova!

Os meus botões antigos tinham este aspecto:
http://img528.imageshack.us/img528/3377/imagem2my7.png (http://imageshack.us)

Metro
09-08-2007, 02:53
Deves ter ficado com o mesmo serial que tinhas pelo que deve durar pouco mais de uma semana. Com o que eles dão ficas com mais um mês. Depois disso tens que pagar pelo programa. Para mim vale o que custa até ao último cêntimo.

RaaR
09-08-2007, 03:02
Deves ter ficado com o mesmo serial que tinhas pelo que deve durar pouco mais de uma semana. Com o que eles dão ficas com mais um mês. Depois disso tens que pagar pelo programa. Para mim vale o que custa até ao último cêntimo.

Para mim também valeu bem o preço.

Por motivos que nem vou sequer explicar (porque valorizo o vosso tempo), as impressoras no meu local de trabalho não lidam bem com Mac OS X. O VMWare permite-me não ter de colocar PDFs na rede e ir ao computador de um colega imprimir; só esses minutos poupados já valem os 70 euros.

Além disso, claro, há sempre a hipótese de correr qualquer coisa mais específica que seja só para Windows.

A alternativa gratuita seria dual-boot mas isso não é prático. Durante anos tive GNU/Linux e Windows XP no mesmo computador. Quando um dia decidi ir a Windows ver o que por lá tinha, reparei, pela data de um ficheiro na desktop, que tinham passado dois anos e meio sem fazer boot ao XP.

Demiurgo
09-08-2007, 12:14
Já agora estou fartinho de ver o arco-íris no OS X hoje.

Chama o boi pelos nomes...spinning beachball, spinning beachball :-D.

Metro
09-08-2007, 12:17
Chama o boi pelos nomes...spinning beachball, spinning beachball :-D.

Preferia não conhecer que ela existe mas ok :D.

Tu vai teorizar sobre o fake Steve porque só meteste água.:-D

Metro
19-08-2007, 17:36
Comparativo de performance entre o VMware Fusione e o Parallels: http://crave.cnet.com/8301-1_105-9760910-1.html

Acabei de me lembrar que apenas tenho usado o VMware para mostrar aos amigos que tb tenho o Windows instalado.
Se me conseguisse esquecer que o Ubuntu existe seria um mundo perfeito:)

jogregopy
14-09-2007, 18:40
ppl tenho o VMware fusion no meu MAC e tenho uma dúvida! Tenho o windows XP instalado! Consigo por a correr o windows xp sem qualquer problema... Gostava de saber é se existe alguma maneira de passar de um SO para o outro (ambos em fullscreen) atraves de uma combinação qualker de Teclas...É que cada vez que experimento as opções passo de fullscreen do windows XP para o OSX com o windows numa janela pekena...

Metro
15-09-2007, 06:42
A sequência de teclas para colocar em full screen é Alt + Commmand + Enter ou Ctrl + Cmd + Enter nunca me lembro.

Quem tem dual display tem o que pedem ;) Um SO num e o outro SO no outro.

mpLopes
19-09-2007, 23:34
Uma pequena questão:

O unity é altamente! Mas era ainda melhor se fosse possível não ter a aplicação VMware Fusion na dock. Isso é possível?

bruno_eg
20-09-2007, 09:46
Acho que não é. E qual seria a utilidade?

mpLopes
20-09-2007, 12:27
Acho que não é. E qual seria a utilidade?

O Unity serve para utilizar-mos os programas da máquina virtual como se fossem aplicativos do mac os x. Ficam apenas na dock os aplicativos e aparentemente não fica nenhuma máquina virtual ligada! Ora, isto era mais conseguido se o ícone do VMware não estivesse na dock, se fosse possível ocultá-lo da dock quando se utiliza o unity ou qualquer coisa do género.

MacDicas
20-09-2007, 12:42
Sim, é possível utilizando este (http://homepage.mac.com/fahrenba/programs/dockless/dockless.html) programa.

bruno_eg
21-09-2007, 21:21
O Unity serve para utilizar-mos os programas da máquina virtual como se fossem aplicativos do mac os x. Ficam apenas na dock os aplicativos e aparentemente não fica nenhuma máquina virtual ligada! Ora, isto era mais conseguido se o ícone do VMware não estivesse na dock, se fosse possível ocultá-lo da dock quando se utiliza o unity ou qualquer coisa do género.

Percebi a tua ideia, mas só será apenas uma questão estética, porque todas as janelas de aplicações abertas da maquina virtual vão ter a barra em cima do VMWare, e acho que nisso não há volta a dar.

RaaR
21-09-2007, 23:55
o parallels (http://www.parallels.com/products/desktop/) faz isso cria um ícone na dock para cada programa da maquina virtual a ser usado.

O Fusion também, a pergunta aqui era como fazer com que o ícone da aplicação VMWare Fusion desaparecesse.

mpLopes
22-09-2007, 00:30
o parallels (http://www.parallels.com/products/desktop/) faz isso cria um ícone na dock para cada programa da maquina virtual a ser usado.

Pois.. Mas não trabalhas com essa aplicação como se fosse tipo uma aplicação do Mac.
Por exemplo: com o Fusion e essa funcionalidade do unity, consegues fazer F9 e ver a aplicação windows, como se fosse uma aplicação Mac, aparentando que o sistema operativo windows não está a funcionar.
Por este motivo, parece-me que era boa ideia, utilizando o unity, o VMware Fusion desaparecer da dock, já que não faz lá nada..

Daniel Duque
23-09-2007, 19:36
Dúvida:
-Tenho o Windows XP instalado e gostava de saber se posso instalar aqui o VMWare depois o Mac OS X no meu PC. :P Até é capaz de ser uma pergunta muito estúpida mas estou a perguntar porque me disseram que dava. :)

Fork
23-09-2007, 19:48
Tenho uma pergunta. è possivel o VMware fusion usar a instalação do boot camp?

Ricardo.RPL
23-09-2007, 21:28

Tem lá essa opção, mas do pouco que mexi, atrofiou um bocado, não cheguei a perceber bem porquê.

Demiurgo
23-09-2007, 22:10
Dúvida:
-Tenho o Windows XP instalado e gostava de saber se posso instalar aqui o VMWare depois o Mac OS X no meu PC. :P Até é capaz de ser uma pergunta muito estúpida mas estou a perguntar porque me disseram que dava. :)

Não.

bruno_eg
24-09-2007, 09:21

Pode sim.

stuzender
26-09-2007, 02:38
Tenho o VMWare Fusion instalado no meu MBP, a correr WinXPSP2 a partir da partição do Bootcamp, e é impecável!

Apenas utilizo dois programas de Windows - o Rhinoceros e o AutoCAD - e através do Fusion correm perfeitamente e sem slowdowns dentro do OSX!

Só tenho a dizer bem do Fusion, ao contrário do Parallels que é a maior banhada que anda por aí!!!!!

:004:

Tuaregue
28-09-2007, 22:33
Só tenho a dizer bem do Fusion, ao contrário do Parallels que é a maior banhada que anda por aí!!!!!

:004:

Eu achei o Fusion mais lento que o Parallels. MacBook c2d com 1GB de RAM. Porreiro era o poder-se importar máquinas virtuais do fusion para o parallels e vice-versa.

stuzender
29-09-2007, 00:46
Eu achei o Fusion mais lento que o Parallels. MacBook c2d com 1GB de RAM. Porreiro era o poder-se importar máquinas virtuais do fusion para o parallels e vice-versa.

Pá... instala o Win por bootcamp, e abres aquilo tanto no Fusion como no Parallels. Sei que o Fusion também importa as máquinas virtuais do Parallels, penso eu de que!

Anyway, tanto no meu iMac CoreDuo 1.8Ghz 2GB RAM, como no meu MBP Core2Duo 2.22Ghz 2GB RAM, o Fusion corre bem melhor que o Parallels. Geralmente faço a modelação toda no Rhino pelo Fusion, e só corro o Windows pelo Bootcamp quando necessito fazer o rendering!!

Metro
29-09-2007, 00:48
O segredo são os 2GB de RAM. Com 2GB o Mac fica logo outra coisa.

nulio
15-11-2007, 01:58
Várias perguntas sobre este programa.

Esta um pouco parva, é preciso à mesma instalar windows e dá muito work? Se mudar para Mac é mesmo para fugir às chatices do windows, no entanto deve haver um ou outro programa levezinho que vou precisar de correr com windows (já que os mais pesados já encontrei alternativas).

Dá muito work instalar, também precisa de drivers e de instalar muita coisa? Até agora o único programa (http://www.magicworkstation.com/) que uso que não tem alternativa é algo leve que precisa de ir buscar uns gigas de imagens ao disco, de se ligar à net pa updates e ligar a outros users por ip.

E já agora não há nada freeware que funcione minimamente bem que emule programas de windows?

Cumps

Tuaregue
15-11-2007, 09:43
O segredo são os 2GB de RAM. Com 2GB o Mac fica logo outra coisa.
E como tens razão, é outra coisa. Ter os dois SO a trabalhar lado a lado como se nada fosse.

Metro
15-11-2007, 14:58
Várias perguntas sobre este programa.

Esta um pouco parva, é preciso à mesma instalar windows e dá muito work? Se mudar para Mac é mesmo para fugir às chatices do windows, no entanto deve haver um ou outro programa levezinho que vou precisar de correr com windows (já que os mais pesados já encontrei alternativas).

Dá muito work instalar, também precisa de drivers e de instalar muita coisa? Até agora o único programa (http://www.magicworkstation.com/) que uso que não tem alternativa é algo leve que precisa de ir buscar uns gigas de imagens ao disco, de se ligar à net pa updates e ligar a outros users por ip.

E já agora não há nada freeware que funcione minimamente bem que emule programas de windows?

Cumps

Instalar o XP no VMware Fusion é uma brincadeira de crianças.
Além disso fazes drag and drop de dentro do XP para o OS X e vice-versa.
Se tiveres algum periférico que não funciona com o OS X no problem. O XP dentro do VMware consegue usar o periférico.

Agora precisas de ter RAM. 1GB esquece. Parece um arrastão espanhol. 2GB é bom mas mais do que isso é que era perfeito.

nulio
15-11-2007, 22:49
Instalar o XP no VMware Fusion é uma brincadeira de crianças.
Além disso fazes drag and drop de dentro do XP para o OS X e vice-versa.
Se tiveres algum periférico que não funciona com o OS X no problem. O XP dentro do VMware consegue usar o periférico.

Agora precisas de ter RAM. 1GB esquece. Parece um arrastão espanhol. 2GB é bom mas mais do que isso é que era perfeito.

Valerá a pena 4 gigas de memória num macbook? O sistema tira partido disso? O photoshop agradecia se calhar. O VMware Fusion pede assim tanto? Mesmo para programas leves a "correr nele"?
Por curiosidade, pode-se depois aumentar a memória partilhada que a gráfica vai buscar?

Cumps

g4j0
15-11-2007, 23:18
não , n tira.
deixa-te estar com 1+1 ou então compra uma placa de 2 ficando com 2 + 1 , e assim quando o SO aproveitar 4Gb, é só uma placa que compras.

(3Gb acho que já tira partido)

Tuaregue
16-11-2007, 09:28
não , n tira.
deixa-te estar com 1+1 ou então compra uma placa de 2 ficando com 2 + 1 , e assim quando o SO aproveitar 4Gb, é só uma placa que compras.

(3Gb acho que já tira partido)

os novos(santa qualquer coisa) já tiram proveito dos 4gb, os antigos o máximo são 3gb, e o problema não é do SO, mas sim do chipset que não consegue mapear os 4 gb.

chino
08-12-2007, 04:18
os novos(santa qualquer coisa) já tiram proveito dos 4gb, os antigos o máximo são 3gb, e o problema não é do SO, mas sim do chipset que não consegue mapear os 4 gb.

Santa Rosa xD

s e 7 e n
14-12-2007, 19:47
Tenho usado o vmware fusion a uns tempos, para correr uns programas windows only que precisava de usar.
Agora hoje apeteceu-me ir jogar um bocado LFS, so que aquilo estava a correr a cerca de 3fps....
Fui tentar instalar os drivers da grafica, mas como esta pelo vmware, o windows reconhece a grafica com sendo uma VMware SVGA II.

Alguem sabe como resolver isto....

Metro
14-12-2007, 21:03
O VMware não consegue usar a gráfica do PC. Não esperes maravilhas. Jogos antigos ainda pode ser que consigas jogar. Não me lembro mas acho que suporta direct X 8.1 apenas.

Para jogares usa o Bootcamp e instala o XP. Ai sim vais usar a gráfica.

ruimoura
15-12-2007, 15:21
O VMware não consegue usar a gráfica do PC. Não esperes maravilhas. Jogos antigos ainda pode ser que consigas jogar. Não me lembro mas acho que suporta direct X 8.1 apenas.

Para jogares usa o Bootcamp e instala o XP. Ai sim vais usar a gráfica.

A última versão já suporta DX 9.0, mas ainda muito beta ...

Daniel Duque
16-12-2007, 00:27
O jornal aqui da terra, A Voz de Ermesinde, publicou um artigo minimamente giro sobre o VMWare, intitulado de: Usando o Windows XP dentro de uma estação virtual no sistema operativo Linux (http://www.avozdeermesinde.com/noticia.asp?idEdicao=130&id=4195&idSeccao=1188&Action=noticia)

djorge
04-04-2008, 00:56
Viva, tenho um MacBook Pro a correr o VMware fusion com Win XP Sp2 e por vezes necessito do visual studio que corre lindamente na VM. O meu problema é que não consigo utilizar teclas tão fundamentais como [ , ], { e }. Alguém sabe a solução para este problema? Que grande chatice!!

Já consegui achar o [ e ]. Basta premir fn+ctrl+option 8 ou 9. Faltam as chavetas...

Metro
04-04-2008, 01:06
Vê aqui se ajuda: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=116895

Mr. Brightside
04-04-2008, 08:59
Viva, tenho um MacBook Pro a correr o VMware fusion com Win XP Sp2 e por vezes necessito do visual studio que corre lindamente na VM. O meu problema é que não consigo utilizar teclas tão fundamentais como [ , ], { e }. Alguém sabe a solução para este problema? Que grande chatice!!

Já consegui achar o [ e ]. Basta premir fn+ctrl+option 8 ou 9. Faltam as chavetas...
O AltGr fica mapeado no Enter. ;)

djorge
04-04-2008, 10:42
Metro e Mr. Brightside, obrigado pelas dicas. Assim que chegue a casa vou experimentar. È que à bocado (antes de ler os vossos posts) andei no XP dp VMWare a tentar mudar os settings do codepage mas o windows bloqueou com aquela mensagem "Saving you settings" e vi-me obrigado a terminar o processo de forma bruta. E quando tentei arrancar a VM do xp, o VMWare apresentou uma mensagem a dizer que a config file do vmware estava bloqueada!! Se calhar vou ter que reinstalar o windows.....

Ainda consegui achar uma forma de fazer o { com as teclas fn+ctrl+option 7 faltando agora apenas a outra chaveta. Mas vou experimentar mais logo e depois dou noticias. Obrigado!

Mr. Brightside
04-04-2008, 10:44
Ainda consegui achar uma forma de fazer o { com as teclas fn+ctrl+option 7 faltando agora apenas a outra chaveta. Mas vou experimentar mais logo e depois dou noticias. Obrigado!

fn+ctrl+option+0?

djorge
04-04-2008, 12:30
Experimentei essa combinação que por lógica deveria funcionar mas não funcionou para minha surpresa.

Mr. Brightside
04-04-2008, 12:31
Experimentei essa combinação que por lógica deveria funcionar mas não funcionou para minha surpresa.
Então usa o Enter como se fosse o AltGr. Pelo menos comigo funciona. ;)

djorge
04-04-2008, 12:33

Isso é que é rapidez!!

ok, vou experimentar assim que chegue a casa. Depois mando feedback. Obrigado!

djorge
04-04-2008, 12:45

Estava aqui a pensar. O enter não é uma tecla "silenciosa" como o Ctr, fn, atl que não produzem output quando premidas.
Quando fazes "Enter +7" não é produzido nenhuma quebra de linha? Está-me a fazer confusão!!

Mr. Brightside
04-04-2008, 12:48
Estava aqui a pensar. O enter não é uma tecla "silenciosa" como o Ctr, fn, atl que não produzem output quando premidas.
Quando fazes "Enter +7" não é produzido nenhuma quebra de linha? Está-me a fazer confusão!!
Eu também tenho o Windows instalado em VMWare Fusion e o AltGR fica mapeado no Enter.

Eu acho é que estás a confundir Enter (Entre o Command da direita e as setas) com Return (Entre o Delete e o Shift da direita). São coisas diferentes. ;)

djorge
04-04-2008, 14:20
Eu também tenho o Windows instalado em VMWare Fusion e o AltGR fica mapeado no Enter.

Eu acho é que estás a confundir Enter (Entre o Command da direita e as setas) com Return (Entre o Delete e o Shift da direita). São coisas diferentes. ;)

Pois, estou a perceber, mas é que o meu macbook pro é dos novos penryn que tem um novo layout (mas em português) de teclas e essa tecla foi retirada.
http://macmagazine.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/26-teclado-novo.jpg]

O teu teclado deve ser este
http://macmagazine.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/26-teclado-antigo.jpg

:005:

Mr. Brightside
04-04-2008, 14:25
Pois, estou a perceber, mas é que o meu macbook pro é dos novos penryn que tem um novo layout (mas em português) de teclas e essa tecla foi retirada.
http://macmagazine.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/26-teclado-novo.jpg]

O teu teclado deve ser este
http://macmagazine.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/26-teclado-antigo.jpg

:005:
Pois, o meu é desses antigos...

Sendo assim, acho que podes tentar usar o DVD do Leopard e instalar os drivers do Boot Camp no Windows.

djorge
04-04-2008, 14:30
Pois, o meu é desses antigos...

Sendo assim, acho que podes tentar usar o DVD do Leopard e instalar os drivers do Boot Camp no Windows.

Eu já tenho o bootcamp com os drivers instalados. A minha VM do XP foi criada a partir da partição windows do bootcamp.

Mas ainda me falta tentar a solução do Metro.

djorge
04-04-2008, 21:56
Vê aqui se ajuda: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=116895

Funciona perfeitamente. Maravilha!! Obrigado!:001:

djorge
06-04-2008, 19:46
Funciona perfeitamente. Maravilha!! Obrigado!:001:

Funciona perfeitamente no notepad!!! Porque raio no visual studio continuo com o mesmo problema em que Ctrl-Alt-0 não faz o "}". Muito estranho!! Não faz sentido ou faz?

djorge
06-04-2008, 20:35
Funciona perfeitamente no notepad!!! Porque raio no visual studio continuo com o mesmo problema em que Ctrl-Alt-0 não faz o "}". Muito estranho!! Não faz sentido ou faz?

Já resolvi o problema. No VS2005 o Ctrl-Alt-0 é um shortcut global pelo que foi só retirá-lo na customização do teclado. :001::001:

djorge
09-04-2008, 17:38
Viva,
Tenho Fusion instalado e não consigo aceder às partilhas de outro computador da rede!!
Tenho a opção de NAT activada.
Em bootcamp não tenho qualquer problema em aceder às partilhas.

Alguém por aqui com este problema?

djorge
09-04-2008, 18:29
Viva,
Tenho Fusion instalado e não consigo aceder às partilhas de outro computador da rede!!
Tenho a opção de NAT activada.
Em bootcamp não tenho qualquer problema em aceder às partilhas.

Alguém por aqui com este problema?

Depois de dar uma vista de olhos neste artigo http://communities.vmware.com/docs/DOC-2527, mudei para bridge e já funciona decentemente.

eLias
26-04-2008, 17:27
Pessoal, alguém sabe se é possível alterar o tamanho do disco virtual?
Mesmo com a Maq. Virtual totalmente desligada as opções no disco estão sempre a cinza, não podendo ser alterado.

Metro
06-05-2008, 11:50
A beta 1 da versão 2.0 mete medo: http://www.youtube.com/watch?v=WgjQd1gtkKM

ruimoura
06-05-2008, 11:53
A beta 1 da versão 2.0 mete medo: http://www.youtube.com/watch?v=WgjQd1gtkKM

True. Já a tenho aqui a bombar. É a melhor coisa desde a bica e os pastéis de nata :D

Tuaregue
06-05-2008, 19:46
True. Já a tenho aqui a bombar. É a melhor coisa desde a bica e os pastéis de nata :D

Que a a bica é capaz de ser, mas que os pasteis de nata? Não sei, não.

Mas essa coisa da beta 1, está a portar-se bem?

ruimoura
06-05-2008, 19:49
Que a a bica é capaz de ser, mas que os pasteis de nata? Não sei, não.

Mas essa coisa da beta 1, está a portar-se bem?

Com o xp funciona que nem ginjas ...

Decrypter
06-05-2008, 20:42
OH MY GOD !
Vi o vídeo e é espectacular .. Vai ser brutal :)
Alguém sabe mais ao menos quando sai a final ? Ou ainda podemos esperar mais beta's ?
Cumps

Demiurgo
08-05-2008, 12:39
Com o xp funciona que nem ginjas ...

E como é que funciona com jogos? Já tem suporte experimental para DirectX 9. Sinto falta de alguns frags no True Combat Elite :D.

ruimoura
08-05-2008, 12:47
E como é que funciona com jogos? Já tem suporte experimental para DirectX 9. Sinto falta de alguns frags no True Combat Elite :D.

Tenho um Macbook ... Alguém com um MBP que experimente :(

Lcarmo
08-05-2008, 14:53
Eu estou a usar o Paralles, até acho bastante competente. Quais são as vantagens do VMWare? Posso experimentar no MBP mas estou com uns trabalhos pendentes e não posso mudar já sem saber se de facto compensa para o que quero....

Metro
08-05-2008, 20:58
É mais rápido, podes configurar para usar os dois cores do CPU coisa que não podes fazer no Parallels.

Tuaregue
08-05-2008, 21:09
Eu estou a usar o Paralles, até acho bastante competente. Quais são as vantagens do VMWare? Posso experimentar no MBP mas estou com uns trabalhos pendentes e não posso mudar já sem saber se de facto compensa para o que quero....

Esta beta importa as imagens do Parallels, por isso podes testar o VMWare, tb possibilita usares os dois cores, entre outras coisas.

3dhouse
08-05-2008, 21:25
Alguem ja conseguiu rodar o 3ds max no parallels com um macbook? Eu não consigo, nem me aparece o menu de configurar o Open GL

Lcarmo
08-05-2008, 22:26
É mais rápido, podes configurar para usar os dois cores do CPU coisa que não podes fazer no Parallels.

Esta beta importa as imagens do Parallels, por isso podes testar o VMWare, tb possibilita usares os dois cores, entre outras coisas.

Não sabia desses pormenores. Vou testar...

Obrigado

hail
18-05-2008, 12:01
Boas!

Eu queria apagar windows virtual do VMware Fusion, mas queira apagar da melhor maneira.

Como faço?

Ao apagar o VMware, o windows virtual apaga-se e o espaço virtual é restaurado?

shello
18-05-2008, 12:06
O "espaço virtual" (disco virtual) é apenas um ficheiro (.vmwarevm) criado pelo VMWare.
Quando mandas apagar uma VM, provavelmente apareece-te uma opção "Move to Trash". É essa que deves escolher.
Caso não apareça, se mantiveste o caminho default para criar a VM, ela estará em ~/Documents/Virtual Machines/ com o nome que lhe deste. Basta apagar esse ficheiro.

hail
19-05-2008, 15:36
O "espaço virtual" (disco virtual) é apenas um ficheiro (.vmwarevm) criado pelo VMWare.
Quando mandas apagar uma VM, provavelmente apareece-te uma opção "Move to Trash". É essa que deves escolher.
Caso não apareça, se mantiveste o caminho default para criar a VM, ela estará em ~/Documents/Virtual Machines/ com o nome que lhe deste. Basta apagar esse ficheiro.

Obrigado!

:)