View Full Version : Oh não, fiquei sem X! E agora?
No seguimento da avalanche de posts que se registam por este forum fora sobre este tema, achei por bem fazer um tópico que reuna toda a informação no sentido de ajudar os utilizadores que se deparam com uma CLI e não sabem o que fazer. Comecemos então.
A maneira mais facil de conseguir resolver situações deste genero é ter uma cópia funcional do xorg.conf como backup. E se o tivermos, poupamos algum tempo.
Imaginando que a cópia se chama xorgbackup.conf e que esta situada na pasta /etc/X11, executamos o seguinte comando, em modo su:
cp /etc/X11/xorgbackup.conf /etc/X11/xorg.confE pronto, se a cópia estiver realmente funcional, basta iniciar, e já terão X. Simples, hem?
startx
Mas, e se eu não tenho backup do X?
Ok, acontece, mas vai dar um bocadinho mais de trabalho. Mas a verdade é que temos mais soluções. Vou só deixar duas sugestões, que em principio resultarão na maioria esmagadora dos casos.
Solução 1 - Editar o xorg.conf
Esta é uma solução generica. Funcionará em todos os casos que possuem o X.Org Server.
A solução passa por, simplesmente, editar o xorg.conf. Para isso vamos usar o duocromático terminal que tivemos por presente quando ligamos o PC. Executemos então o seguinte código, again, em modo su:
nano /etc/X11/xorg.confÉ-nos apresentada uma serie de linhas que, neste momento, é totalmente irrelevante. Interessa-nos apenas a seguinte parte:
Graphics device section
(...)
Driver "o que quer que esteja aqui"O que se vai fazer é simplesmente substituir "o que quer que esteja aqui" por "vesa". Os vesa são uns drivers genéricos que funcionarão com qualquer placa.
Agora, guardem e iniciem. Devem já ter X.
Solução 2 - dpkg-reconfigure xserver-xorg
Eu tenho de admitir, gosto bem mais desta solução. Apesar de ser mais complexa e de ser um pouco "matar um rato com um tanque de guerra", podemos logo defenir coisas como a resolução, a depth, o Refresh Rate, and so on. Obviamente, esta solução não é global, precisam de ter o dpkg instalado. Isto acontece no caso do Debian e em distros Debian-based (Ubuntu e por ai fora).
O primeiro e passo é fazer, mais uma vez em su:
dpkg-reconfigure xserver-xorg
A primeira coisa que tem que fazer é escolher os drivers apropriados. Sim, advinharam, são os vesa.
Os restantes passos são faceis de preencher caso se leiam as descrições bem*. E muitos deles, são opcionais.
Descrevo só um caso caricato: executei este processo no Debian e no Ubuntu. Enquanto que no Debian todo o meu hardware (modelo, identificador da placa e até o proprio monitor) eram detectados sem espinhas, no Ubuntu não. É caso para perguntar qual é melhor. :D
Já tenho X. E agora?
E agora? Ora bem. Se já tem tudo nos conformes, e não precisam de aceleração gráfica, tejam é quietinhos com o xorg.conf. Não vale a pena mexer.
No caso de quererem a dita, tem que instalar os drivers apropriados para a vossa placa. Isso é outra história. Como voces até já sabem recuperar o X, podem ir sem medo :D
esquiso, és um porreiro, aceitas doações?
Com todo o gosto, basta enviar uma PM a pedir NIB, morada ou paypal. Tenho todo o gosto em atender-vos :D obviamente, é uma brincadeira ihihihi
* - só uma chamada de atenção para uma opção que por vezes pode dar bronca, que é a opção dos framebuffers. Apesar de estar bem lá explicito, acho por bem referir isto.
A segunda cena convém referir que é apenas para Debian based (ubuntu and stuff)... Se eu fizesse isso no gentoo não saía daí ;)
A verdade é que cada dita cuja distribuição mãe tem a sua maneira de resolver esta questão do X...
Só não deixo a maneira de como fazer em gentoo pq não me lembro do comando ( aprendi as minhas custas a fazer sempre um backup dos files principais de configurações, no meu caso resolv.conf xorg.conf make.conf, etc...)
tb pode ajudar ver os erros que aparecem nos logs:
cat /var/log/Xorg.0.log | grep "(EE)"
Existem mais maneiras para configurar o xorg.conf automaticamente:
Xorg -configure (X maiusculo)
nvidia-xconfig (so para quem tem nvidias claro)
c3l5o, olha lê-me isto bem. Vês que está lá expresso que isto funciona apenas em sistemas Debian-based ;)
A ideia do guia foi mesmo safar pessoas que por alguma razão ficam sem X e tem pouca experiencia. E normalmente, que usa Gentoo já deve ter conhecimentos suficientes para fazer isto quase do olhos fechados :P
Em relação aos restantes, obrigado pelas dicas.
Essquiso não era intenção tar feito picuinhas mas tb há muita gente que usa Suse e Fedora e tanto quanto sei aquilo tb não se aplica... :P
Fica bem e acho que foi uma boa ideia, podias era ter complementado mais um pouco só isso... ;)
Mas mais vale incompleto que nunca o fazer...
Mas estas a referir-te a que? Agora fiquei confuso.
Estas a referir-te ao facto de o dpkg ser apenas para sistemas Debian-based? Isso esta lá dito, bem expresso.
Completar mais, estou aberto a sugestões, obviamente ;)
Eu não percebo onde está a confusão. O método é generalizado. É fazer backup do xorg e se alguma coisa correr mal restaurá-lo.
What's the problem?
O método alternativo, o esquiso diz lá que é para distros debian based.
Não percebo porquê tanta confusão.
Não é confusão mas qualquer pessoa pode vir aqui qdo já é tarde demais e sabe lá um novato quais as distros debian-based...
Nem eu as sei todas... A unico ponto a que queria chegar é que com alguma pesquisa e contribuição dos users das variadas distros esta thread podia tornar-se muito util para poupar tempo aqueles que já fizeram asneira...
Inclusivamente acho que deveria ser posta em stickie visto ja haver por aí algumas threads que procuram resoluções para este problema e dessa forma pode-se tentar impedir a criação de mais...
Não estou a tentar arranjar confusão nem nada do género, nunca o faria por algo positivo para toda a gente, mas tal como deixei passar essa do deban-based outros poderão também fazê-lo...
Não estou a tentar arranjar confusão nem nada do género, nunca o faria por algo positivo para toda a gente, mas tal como deixei passar essa do deban-based outros poderão também fazê-lo...
Não é isso que eu estou a dizer c3l5o.
Eu sei que tu só chamaste a atenção e bem para o facto da parte do dpkg ser apenas para distros debian based, mas se o pessoal ler bem está lá tudo explicado.
Não me interpretes mal ;)
De qualquer maneira, eu só estava realçar a solução genérica que é: fazer o backup do xorg.conf depois de se ter tudo decente.
either way, também sou a favor do sticky.
Boas,
Pessoal ontem tentei instalar o ubuntu no meu PC DESKTOP já que no portatil está a bombar sem problemas...
Qual não é o meu espanto quando detecto que a resolução maxima é 1024, sendo a minha placa uma Geforce 8400GS achei deveras estranho...
Tentei então instalar as drivers da nvidia que constam do site da nvidia...
Primeiro apareceu a informação que não havia drivers pré compiladas para o meu kernel, e para compilar faltavam libc headers
Após algumas busca na net procedi a alterações e consegui compilar as drivers...
Quando espera que tudo já estivesse a bombar quando vou a entrar no gnome ele dá um erro no X...
alguém passou por uma situação como esta?
Oh não, fiquei sem X! E agora? (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178804)
Vê isto, pode ser que ajude.
HecKel
Se ainda não conseguíste instalar a gráfica tenta com o envy.
Abraço
viskonde
09-08-2007, 17:51
stick nisso
quando eu andava a iniciar me em ubuntu , ficar sem X era um stress :D
Já esta sticky: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=115660 :)
eu procurei na lista de placas suportadas pelo envy e não está lá a placa... alguma outra alternativa?
wildmetal
10-08-2007, 09:26
Pergunta de noob, como é que se faz o backup do xorg.conf? :lol:
É que isso já me aconteceu e a maneira que eu achei para resolver foi uma instalação nova desta vez do mint 3.0 antes tinha o ubuntu 7.04 .
Sempre teve 1 aspecto positivo experimentei outra distro :lol:
Cumps
Basta:
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorgbackup.conf
Para fazeres o backup disso é tão fácil como copiar o ficheiro ;)
É fazeres de uma destas duas maneiras:
su
(pass do root)
cp /etc/X11/xorg.conf /directoria para onde queres o backup (tem atenção as maiúsculas e minúsculas)
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /directoria para onde queres o backup
Esta ultima não funciona de origem em todas as distros e por mim não funcionava em nenhuma... O sudo é uma coisa perigosa de se ter e concerteza um ponto fraco na segurança do sistema operativo... Mas é essa a sua função ;)
Espero ter ajudado...
EDIT: Só ganhaste porque eu quiz fazer um testamento :p
wildmetal
10-08-2007, 09:35
Bem eu pensava que era preciso algum comando especifico para se fazer o backup assim fui pelo explorer e copiei para outra directoria, mais simples do que eu pensava pena não saber disto há mais tempo :D
Mas esse comando é para substituir o backup pelo actual o que eu não sei fazer é mesmo o backup.
Ou estou errado?
Cumps
O comando é o mesmo para as duas coisas. Depende é da ordem em que passas os argumentos ao cp.
O cp funciona assim:
cp ficheiro_origem ficheiro_destino
Ou seja, se quiseres fazer backup do xorg, pões o xorg.conf como primeiro argumento e o nome do backup (xorgbackup.conf, por exemplo) como segundo arguemento.
Se quiseres restaurar o backup é ao contrário (xorgbackup.conf como primeiro argumento e xorg.conf como segundo).
EDIT: quando não perceberes bem um comando faz, no terminal:
man nome_do_comando
wildmetal
10-08-2007, 09:43
Eu fiz a copia pelo explorer gráfico, esta cópia assim tb serve não?
E o comando cp é o o equivalente ao copy do DOS?
É que o meu problema em linux é que não sei os comandos equivalentes de DOS para linux senão não me chateava muito não ter ambiente gráfico :-D
Cumps
Sim, a cópia também funciona pela parte gráfica, mas convém saberes restaurar a cópia pelo terminal, porque se ficares sem o xorg e precisares de o restaurar é porque muito provavelmente ficaste sem X (ambiente gráfico).
Quanto aos comandos: http://www.reallylinux.com/docs/basic.shtml
e lê os stickies (ninguém lê o os stickies que estão ali por alguma coisa):
- http://techzonept.com/showthread.php?t=175758
- http://techzonept.com/showthread.php?t=99624
Isto é apenas o básico. Se procurares no google encontras coisas melhores e mais completas e, quando quiseres saber mais sobre um comando tens o man como te indiquei acima.
wildmetal
10-08-2007, 09:54
Obrigado pela explicação xtr3me.
Tenho que dar uma vista de olhos nisso para ver se fico mais há vontade com os comandos do linux.
Mas porque é que o ambiente gráfico ás vezes vai ao "ar"?
É o ressultado de coisas que se instalam no linux?
É que eu não me lembro de ter feito nada no meu só usei o windows que tenho instalado em dual boot e quando fui para entrar no linux só tinha linha de comandos e só consegui ir ao ambiente gráfico entrando pela parte de restauro do linux e mesmo assim tinha que escrever startx para ir para o ambiente gráfico só que não tinha quase drivers nenhuns instalados e para fazer cópias dos meus documentos foi uma dor de cabeça.
Por isso agora tenho o meu windows com fat 32 para poder copiar as coisas de linux há vontade para lá no caso de voltar a ter problemas :lol:
Cumps
Obrigado pela explicação xtr3me.
Tenho que dar uma vista de olhos nisso para ver se fico mais há vontade com os comandos do linux.
Mas porque é que o ambiente gráfico ás vezes vai ao "ar"?
É o ressultado de coisas que se instalam no linux?
É que eu não me lembro de ter feito nada no meu só usei o windows que tenho instalado em dual boot e quando fui para entrar no linux só tinha linha de comandos e só consegui ir ao ambiente gráfico entrando pela parte de restauro do linux e mesmo assim tinha que escrever startx para ir para o ambiente gráfico só que não tinha quase drivers nenhuns instalados e para fazer cópias dos meus documentos foi uma dor de cabeça.
Por isso agora tenho o meu windows com fat 32 para poder copiar as coisas de linux há vontade para lá no caso de voltar a ter problemas :lol:
Cumps
Deves ter instalado qualquer update ou programa que marou o X. Normalmente acontece quando se mexe nos drivers da gráfica, p.e.
De qualquer maneira, agora já sabes corrigir caso venhas a ter problemas ;)
wildmwtal, por acaso andas a trabalhar nisso em root?
wildmetal
11-08-2007, 10:06
Acho que não porque eu entro com uma conta de user normal e quando quero instalar algum programa tenho que meter a password de admin.
Mas como eu ainda sou noob em linux não faço a minima ideia do que aconteceu, porque eu já não instalava nada no linux há 1 tempo, a única coisa que fiz foi usar o windows por causa dum programa e depois quando voltei ao linux já não entrava no ambiente gráfica nem aparecia a janela para fazer o login do user.
Cumps
Mas fazias o login pela linha de comandos certo? não usavas o user chamado root pois não?
bem pessoal eu estou com o mesmo problema,mas nao consigo fazer nada dakilo,acho que vou e instalar outra vez o linux,uma pergunta,mexer no xorg,na parte do rato tera feito com que o meu x tenha ido ao ar?é que não percebo..os drivers da grafica ja estavam direitinhos,dava impecavel,so fiz as acutalizacoes que o ubuntu me pediu e depois de uns codecs..
Uma pergunta meio offtopic..eu ao instalar de novo o ubuntu vou apagar a/as instalacoes anteriores right?outra cena...tenho o grub no dsico com windows,se um dia formatar o windows,vai tudo a vida do grub?abc
Boas,
Pessoal tive uns problemas com os drivers da gráfica e lixou-me a resolução do ecran...
Já modifikei o Xorg.conf colocando as resoluções correctas o que acontece é que depois no gnome na aplicação para modificar a resolução não aparece 1600x1200 que é umas das que coloquei no xorg alguém sabe como posso corrigir isto??
Já tentei de tudo instalar os drivers da nvidia (os normais e os beta), já tentei pelo automatix e nada funciona.
Tudo parece correr bem quando o x é lançado dá erro!
Para voltar a arrancar tenho de colocar o driver em "nv" ou "vesa"...
Mas desta forma não consigo correr nada em gl nem o beryl...
Alguém tem uma situação semelhante? ou alguém que tenha a placa já pos a bombar?
erro do log do xorg:
(II) Setting vga for screen 0.
(**) NVIDIA(0): Depth 24, (--) framebuffer bpp 32
(==) NVIDIA(0): RGB weight 888
(==) NVIDIA(0): Default visual is TrueColor
(==) NVIDIA(0): Using gamma correction (1.0, 1.0, 1.0)
(**) NVIDIA(0): Enabling RENDER acceleration
(II) NVIDIA(0): Support for GLX with the Damage and Composite X extensions is
(II) NVIDIA(0): enabled.
(EE) NVIDIA(0): Failed to initialize the NVIDIA kernel module! Please ensure
(EE) NVIDIA(0): that there is a supported NVIDIA GPU in this system, and
(EE) NVIDIA(0): that the NVIDIA device files have been created properly.
(EE) NVIDIA(0): Please consult the NVIDIA README for details.
(EE) NVIDIA(0): *** Aborting ***
(II) UnloadModule: "nvidia"
(II) UnloadModule: "ramdac"
(II) UnloadModule: "wfb"
(II) UnloadModule: "fb"
(EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.
Fatal server error:
no screens found
Se leres com atenção o log do X, vês: (EE) NVIDIA(0): Please consult the NVIDIA README for details.
Ok, vamos lá ver o que diz o README da nvidia:
My X server fails to start, and my X log file contains the error:
(EE) NVIDIA(0): Failed to load the NVIDIA kernel module!
The X driver will abort with this error message if the NVIDIA kernel module fails to load. If you receive this error, you should check the output of dmesg for kernel error messages and/or attempt to load the kernel module explicitly with modprobe nvidia. If unresolved symbols are reported, then the kernel module was most likely built against a Linux kernel source tree (or kernel headers) for a kernel revision or configuration that doesn't match the running kernel.
You can specify the location of the kernel source tree (or headers) when you install the NVIDIA driver using the --kernel-source-path command line option (see sh NVIDIA-Linux-x86-100.14.11-pkg1.run --advanced-options for details).
Old versions of the module-init-tools include modprobe binaries that report an error when instructed to load a module that's already loaded into the kernel. Please upgrade your module-init-tools if you receive an error message to this effect.
The X server reads /proc/sys/kernel/modprobe to determine the path to the modprobe utility and falls back to /sbin/modprobe if the file doesn't exist. Please make sure that this path is valid and refers to a modprobe binary compatible with the Linux kernel running on your system.
The "LoadKernelModule" X driver option can be used to change the default behavior and disable kernel module auto-loading.
Eu pergunto simplesmente: a instalação correu sem erros? Tens os headers instalados?
blastarr
12-08-2007, 03:16
Porque não instalam o Envy (http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.9.7-0ubuntu6_all.deb) primeiro, antes de tentar "hacks" pouco fiáveis ?
Ele deixa-te tudo certinho no que toca a instalar o driver mais recente da Nvidia ou da ATI, não percebo o drama...
blastarr, ele diz que supostamente o envy não suporta a placa dele. Apesar de eu não saber bem como isso ser possivel, visto que o Envy é apenas um processo automatizado de instalação de drivers recentes para as placas Nvidia e ATI. whatever.
A verdade é que o Envy nem sempre deixa sempre tudo certinho, já foram algumas pessoas que disseram que não conseguiram instalar via envy, ou que lhes traziam problemas.
E já agora, que hacks pouco fiaveis foram referidos aqui?
blastarr
12-08-2007, 03:35
blastarr, ele diz que supostamente o envy não suporta a placa dele. Apesar de eu não saber bem como isso ser possivel, visto que o Envy é apenas um processo automatizado de instalação de drivers recentes para as placas Nvidia e ATI. whatever.
A verdade é que o Envy nem sempre deixa sempre tudo certinho, já foram algumas pessoas que disseram que não conseguiram instalar via envy, ou que lhes traziam problemas.
E já agora, que hacks pouco fiaveis foram referidos aqui?
Incompatibilidades na escolha das libc para fazer o rebuild.
Por acaso aínda ontem instalei o Envy num Ubuntu 64bit e funcionou às mil maravilhas.
Fez o download automático dos Forceware 100.14.11 (64bit), instalou e configurou-os logo. Até o Full GPU scaling funciona correctamente em janelas de vídeo, tal como os Desktop Effects.
Segundo a Nvidia, os 100.14.11 (no meu caso, estou a ler a lista da versão 64bit, mas os 32bit devem ser iguais) suportam (http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/100.14.11/README/appendix-a.html) todas as Geforce 8 actualmente no mercado, por isso a 8400 GS dele já deve ser suportada.
||Red_Evil||
12-08-2007, 11:05
copia o teu xorg para aqui sff
pessoal o envy resolveu o problema ;)
boas , primeiro acho que deves dizer se instalaste as drivers para a placa , e também dizer qual a marca da placa e também podes editar com um editor qualquer o /etc/X11/xorg.conf para podermos ver qual é o problema , o que me parece que ou instalas-te mal ou esqueceste-te de colocar no xorg.conf nvidia para nvidia ou fglrx pra as ati, isto claro se tiveres a usar as drivers proprietárias .
até+
ckt1g3r
wildmetal
13-08-2007, 09:35
Mas fazias o login pela linha de comandos certo? não usavas o user chamado root pois não?
Eu fazia o login pelo ambiente gráfico do ubuntu 7.04 com o user que eu tinha feito se bem que a password de admin e do user serem a mesma.
Quando tive problemas nem a esse ecran de login o ubuntu chegava.
Cumps
estava a tentar instalar uns drivers da nvidia e consegui chegar aos 100% e apareceu a mensagem a dizer que tinha instalado os drivers com sucesso.
mas quando reiniciei o pc nao consegui aceder ao X server. alguem me pode ajudar?
#nano /etc/X11/xorg.conf
Encontras a secção device, e ai mudas o driver para o que estiver lá (vesa ou nv) por nvidia.
Depois, startx.
Vê se resulta.
Senão, usa o dpkg-reconifgure xserver-xorg, no 1º passo escolhe nvidia, depois diz que sim à auto-detecção de hardware, e praticamente é next next next :)
tentei o primeiro passo e ja tinha NVIDIA onde indicas-te, devia ter feito um backup ao ficheiro mas esqueci-me.
tentei o segundo metodo mas nao correu muito bem e acabei por perder o ficheiro de a pouco. como e que eu sei a localizacao da minha placa grafica?
Muitos desses passos são opcionais, podes passar à frente. Mas a verdade é que eu escolhi para ele me detectar o meu hardware aqui no Debian, e ele detectou.
Outra coisa que pode ajudar: vê o /var/log/Xorg.0.log e vê a parte onde dá erros (EE).
Quando tiveres isso resolvido, instala o Envy.
Da ultima vez que tive problemas com o X, foi só fazer envy na consola e seleccionar para instalar os drivers da nvidia.. Ele configura logo tudo, é uma mais valia em caso de stress.
PS: se fizeres "ls" a /etc/X11/, não tens nenhum backup do xorg.conf? Os setups costumam fazer.
devo ter. vou ja ver isso
tinha la alguns backups mas para minha surpresa nao resolveu nada.
na Grub seleccionei ubuntu (recovery mode) e depois de entrar na pasta fiz
# cp xorg.conf.bak xorg.conf
fiz alguma coisa mal?
se eu instalar os drivers da grafica correctamente aquilo volta a funcionar ou e preciso mais alguma coisa?
Mas qual é o problema? É difícil ajudar sem saber qual é o erro.
quando carrego o ubuntu, depois do boot screan aparece uma mensagem em fundo azul a dizer que houve um erro com o x server e nao e possivel iniciar em modo grafico
estou a usar o ubuntu 7.04 32bits
Sim, isso está-te a avisar que ocorreu um erro. Também deve de aparecer a perguntar se desejas ver o log detalhado ou algo parecido.
Nesse log vais notar que aparecem uns (II) e (EE), os (EE) são os erros, são esses que te interessa resolver.
Dude, a forma mais rapida é.
alt f1 e entra por consola
corre o envy, instala o driver e ele "Patcha" o X
reboot e deve estar bom
tinha la alguns backups mas para minha surpresa nao resolveu nada.
na Grub seleccionei ubuntu (recovery mode) e depois de entrar na pasta fiz
# cp xorg.conf.bak xorg.conf
fiz alguma coisa mal?
Eu faria$ sudo mv xorg.conf.bak xorg.conf
Faz
sudo rm xorg.conf
sudo mv xorg.conf.bak xorg.conf
Eu por acaso gostava de saber porque é que se for eu a instalar os drivers da nVidia fazendo o download através do site deles não funciona mas se instalar pelo envy já funcionam, deve fazer alguma coisa extra que o envy faz mas ainda não descobri o que é.
Dude, a forma mais rapida é.
alt f1 e entra por consola
corre o envy, instala o driver e ele "Patcha" o X
reboot e deve estar bom
a nao ser que isso ja venha com o ubuntu nao tenho instalado.
entrei pelo recovery mode, faz alguma diferenca?
Tens razão knap divia ter apagado o xorg.conf que estava ou então:
sudo mv xorg.conf xorg.conf.velho
e quanto a parte de ter entrado pelo recovery, faz alguma diferenca?
daqui a bocado ja testo isso tudo, aogra estou a fazer um backup a outra particao que tenho de formatar
Estive aqui a fazer uns testes e a forma como disseste está correcta, a minha não está mal mas aquele primeiro passo não é necessário. ;)
gatohumano
07-09-2007, 15:49
tb podes entrar no modo de recuperação e reconfigurar o xorg sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
tb podes entrar no modo de recuperação e reconfigurar o xorg sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Se leres a thread, isso já foi sugerido lá em cima, e é realmente o caminho mais facil. Mas as pessoas gostam de complicar o que é simples :P
a nao ser que isso ja venha com o ubuntu nao tenho instalado.
entrei pelo recovery mode, faz alguma diferenca?
basta apt-get install envy
ja tens varias sugestoes aqui na thread :)
mas apara isso tenh que me ligar a rede wireless. pelo modo grafico ligava-se automaticamente, sem ser pelo modo grafico faz alguma diferenca?
outra coisa, qual e a diferenca entre
apt-get install e aptitude install?
nesses dois comandos em especial, nenhuma.
Mas o aptitude é um front-end, imho, melhor que o apt.get, pois gere melhor as dependencias.
Btw, o envy não esta nos repos, segundo o packages.ubuntu.com.
nao? hmm
a mim da-me
apt-get install envy
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
envy is already the newest version.
assumi que tava nos repros
Não. provavelmente, algum repo extra que tens :)
E também perguntei a um tipo que usa Ubuntu, e ele confirma: o envy não esta nos repos :)
ok, ta clarificado
se calhar para poupar tempo faz o dowload noutro pc ou qq coisa asim para uma pen e copia para o linux que tem o problema
Eu continuo a dizer, ainda ninguém sabe qual é o problema! Toda a gente tem solução e ninguém sabe o que está mal!
Eu curtia que o problema fosse algo tipo "could not find module nvudia" só para me rir desta ultima página de puro SPAM.
Bem é a minha primeira vez a tentar linux e estou há três dias a tentar por isto a funcionar direito, pensava que era minimamente inteligente mas sinceramente esta minha aventura pelo mundo do linux está-me a tirar um pouco da minha auto-estima! :005:
Ora bem, feito fino, ontem à noite fui à opção de propriedades de visualização e meti aquilo na terceira opção que supostamente iria melhorar os gráficos, dar mais eye candy, pediu-me para sacar os drivers da nvidia os novos e depois deu erro a meio! Quando eu vi que isto aconteceu pensei, bem estou lixado, quando fizer reboot vou ter problemas de visualização. Conclusao aconteceu isso mesmo hoje assim que cheguei ao menu de entrada estava feito em metade do monitor e dividido e 4!
Entrei por safemode e esperava que fosse como no winxp uma low resolucao mas com sistema grafico, mas deu-me só acesso à consola penso eu! Ora bem andei à procura de como reverter os drivers que instalei para os iniciais, e nao tive muita sorte, estou há duas horas no google a procurar e sem muita sorte.
Eu adorei o aspecto do ubuntu e a filosofia e estou mesmo a tentar aprender, mas para um utilizador de windows desde que se lembra de usar computadores é de facto ou pouco complicado. Já consegui com sucesso instalar o wireless da linksys, instalar o bittorrent e mais algumas coisas giras. Mas para fazer coisas simples que fazia no windows parece q estou sempre a encontrar problemas... Como tentar instalar codecs precisa de mais repositorios nao sei de quê... Oh god! Mas eu não desisto. Quero mesmo tentar aprender a mexer decentemente com isto.
Vocês podem-me ajudar a dizer como reverter em "safe mode" os drivers de video para os "vesa" acho que que é isto. E perdoem-me a lenga lenga toda, mas tinha de fazer um vent à minha fustração! lol
Às vezes, um search/leitura dos stickys por aqui também ajuda muito :)
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178804, é a unica maneira.
E já agora, www.guiaubuntupt.org
Bem vindo. Não te desejo boa sorte, porque não vais precisar :)
Desculpa a minha ignorância de facto tens tudo muito bem explicado e consegui resolver atraves dos comandos no safe-mode:
Code:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
and select the nvidia driver and your desired resolution.
After reconfiguration is complete, do:-
Code:
sudo startx
E prontos já entrei, agora que o server está online, o server dos guias, vou tentar por isto direitinho! Muito obrigado e desculpa por qualquer problema! Espero vir a ultrapassar estas dificuldades iniciais já que considero muito mais bonito e funcional este SO.
Obrigado, lock please!
PS: Quinze minutos depois deste problema descobri a razão de todos os meus outros problemas! Não tinha activado o download automaticos de repositorios sejam eles de que tipo sejam, as fontes das aplicações as dependencies. Agora estou a correr já com os drivers da nvidia instalados tudo direitinho e estou simplesmente a amar. De facto tinhas razão nao vou precisar de muita sorte! Parece mesmo ser simples.
Me happy! :D
Tenho um sony vaio e quando tento instalar o ubuntu ou o fedora não faz o startX para iniciar a instalação do fedora nem o live cd do ubuntu
Fedora:
http://www.hdd.pt//thumbs//1047553385DSC04106.JPG (http://www.hdd.pt/imagens/1047553385DSC04106.JPG)
Ubuntu:
http://www.hdd.pt//thumbs//1309674948DSC04104.JPG (http://www.hdd.pt/imagens/1309674948DSC04104.JPG)
Necessito mesmo de ajuda para meter o linux a bombar neste pc
Consegues fazer login em modo CLI ?
Se sim, vai a /etc/x11/xorg.conf e diz o que te aparece lá. Ou tira foto à parte do Driver e onde aparece as resoluções.
Edit (1 min dp):
O google ajudou-me, lê isto:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3823517
Consegues fazer login em modo CLI ?
Se sim, vai a /etc/x11/xorg.conf e diz o que te aparece lá. Ou tira foto à parte do Driver e onde aparece as resoluções.
Edit (1 min dp):
O google ajudou-me, lê isto:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3823517
Modo CLI? k é isso?
Erm ... Command Line Interface ? :D
Terminal ...
Texto ...
Há quanto tempo Madril!!!!!!!!!:D
Ele está a tentar instalar através dos live cd's não é verdade????
Experimenta com o cd alternate do Ubuntu.
Já agora a gráfica é uma ATI não?
Há quanto tempo Madril!!!!!!!!!:D
Ele está a tentar instalar através dos live cd's não é verdade????
Experimenta com o cd alternate do Ubuntu.
Já agora a gráfica é uma ATI não?
É uma ATI X2300
xorg.conf
Section "Device"
identifier "Generic Video Card"
Driver "vesa"
BusID "PCI:1:0:0"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-70
VertRefresh 50-160
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "Generic Video Card"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
EndSection
Tens as imagens trocadas, a de baixo é que é do Fedora.
No Ubuntu quando isso arrancar carregas em CTRL+ALT+F1 e escreves
/etc/init.d/gdm stop
nano /etc/X11/xorg.conf
e alteras o driver da placa gráfica de ati para vesa, depois é só fazer
/etc/init.d/gdm start
Edit: Esse xorg.conf é o do livecd? Se for já está em vesa. O melhor então é instalares por modo de texto (alternate cd no Ubuntu).
Dark Kaeser
12-03-2008, 12:25
Ora boas,
como devem imaginar o post é sobre o meu X que foi com os porcos...
Tenho o Ubuntu 7.04 e estava a usar a gráfica onboard até que ontem me lembrei de instalar uma X850pro e aqui começou o problema.
Instalei as drivers da ATI manualmente seguindo os seguintes passos de um tutorial (Method 2:install drivers manually):
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Feisty_Installation_Guide
sudo bash ati-driver-installer-8-3-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/feistydepois
sudo bash ati-driver-installer-8-3-x86.x86_64.run --install e aquilo instalou tudo direitinho, mas esqueci-me de realizar este passo:
Blacklist old fglrx module from linux-restricted-modules:
Note: You only need to do this if you've installed the driver from Method 2 above. As ubuntu's linux-restricted-modules package includes the fglrx module from an old driver version (8.28.8), we have to blacklist this module to make sure the new kernel module which is needed by the new driver will be used instead.
Ubuntu/Gnome users type in:
gksu gedit /etc/default/linux-restricted-modules-commonAdd "fglrx" to the line "DISABLED_MODULES"
File: /etc/default/linux-restricted-modules-common
DISABLED_MODULES="fglrx"Claro que quando reinicei apareceu o tal aviso a dizer que não conseguia iniciar o X, tentei reiniciar e fazendo CTRL+ALT+F1 e depois:
schroeder@Nikos:~$ gksu gedit /etc/default//linux-restricted-modules-commonmas aparece este aviso:
(gksu:5514):Gtk-WARNING **:cannot open displayAlguém sabe se dá para dar a volta por aqui ou terá mesmo de se editar o xorg.config e alterar as dirvers de "ATI" para "Vesa".
Claro que dá esse erro. Tás a tentar iniciar uma aplicação gráfica (gedit) quando não tens o X a correr. É o mesmo que querer correr um scritp de uma qualquer linguagem de programação sem ter o "interpretador" instalado.
Tenta substituir o gedit por nano :)
Dark Kaeser
12-03-2008, 15:09
Claro que dá esse erro. Tás a tentar iniciar uma aplicação gráfica (gedit) quando não tens o X a correr. É o mesmo que querer correr um scritp de uma qualquer linguagem de programação sem ter o "interpretador" instalado.
Tenta substituir o gedit por nano :)
dá isto
(gksu:5580):Gtk-WARNING **:cannot open display
esquiso, já agora achas que fazendo upgrade para a versão 8.04 resolveria a situação ou é melhor seguir os passos que o [knat] descreve?
Então substitui o gksu por sudo e insere a tua password de utilizador :)
Dark Kaeser
13-03-2008, 21:33
Então substitui o gksu por sudo e insere a tua password de utilizador :)
Isto não está fácil, desse modo diz que não foi especificado um ficheiro...
(como sou maçarico fiquei mais ou menos na mesma)
pelo que percebi a instrução dada tem de ser
gedit [opção] [ficheiro]
Mas pelo que andei a googlar o "gedit" é um editor de texto, e aquele "gksu" é um frontend para o su e o sudo, pelo que já entendi pelo menos essa tua sugestão.
Mas estive a procurar no Ubuntu forums e encontrei isto:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente
eles aqui fazem primeiro o blacklist ao Fglrx e só depois instalam os drivers Ati.
Já nem sei como dar a volta a isto...
Isto não está fácil, desse modo diz que não foi especificado um ficheiro...
(como sou maçarico fiquei mais ou menos na mesma)
pelo que percebi a instrução dada tem de ser
Mas pelo que andei a googlar o "gedit" é um editor de texto, e aquele "gksu" é um frontend para o su e o sudo, pelo que já entendi pelo menos essa tua sugestão.
Mas estive a procurar no Ubuntu forums e encontrei isto:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente
eles aqui fazem primeiro o blacklist ao Fglrx e só depois instalam os drivers Ati.
Já nem sei como dar a volta a isto...
Tu só podes usar o gedit e o gksu depois de teres o X a correr, como ainda não tens usa o nano em vez do gedit e o sudo em vez do gksu.
Dark Kaeser
14-03-2008, 18:34
Tu só podes usar o gedit e o gksu depois de teres o X a correr, como ainda não tens usa o nano em vez do gedit e o sudo em vez do gksu.
Ok, Heron já entendi e consegui abrir o editor, mas só não percebi é como aquilo lá dentro funciona.
Ora presumo que alterando o nano, seja depois necessário gravar, ora no fundo do ecrã a opção seria ^O e depois sair ^X
ora acontece que introduzindo a opção no terminal e ENTER, aparentemente não acontece nada.
O ^ naquele caso significa Ctrl.
Seria então Ctrl + O para gravar e Ctrl + X para sair.
Dark Kaeser
14-03-2008, 22:54
O ^ naquele caso significa Ctrl.
Seria então Ctrl + O para gravar e Ctrl + X para sair.
Duuh! :joker: Quem não sabe é como quem não vê.
OK, eu provavelmente devia era matar-me, mas enfim...
Obrigado Heron e esquiso já está resolvido.
Foi editar o DISABLED_MODULES="fglrx" depois fiz § sudo startx
mas o X mesmo assim não arrancava, e após alguma insistência naquilo e de tentar editar o xorg.conf, sem sucesso diga-se, fez-se luz neste cérebro:
dava um erro que dizia qq coisa parecida com isto: "no vesa compatible hardware detected"
e então fiz algo que estava no fim da página do ubuntu
xorg.conf
The aticonfig --initial command will not update the xorg.conf file if it already has a "fglrx" Device section. However, you may force aticonfig to generate default Monitor, Device, and Screen sections with the following command:
sudo aticonfig --force --initial
e voilá apareceu a página de login do Ubuntu, apenas apareceu um aviso a dizer
que estava a ser usado um driver proprietário, mas reiniciei outra vez e está
tudo nos conformes...
Mais uma vez obrigado pela paciência.
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.