View Full Version : Intel acusada de racismo
Um anúncio promocional da Intel causou polémica, levando a gigante norte-americana a pedir desculpas públicas.
A Intel lançou uma campanha publicitária destinada a promover o processador Intel Core 2 Duo. Na imagem viam-se vários corredores negros, preparados para iniciarem uma corrida. Ou seja, encontram-se dobrados... perante um elemento de raça branca, que assume a forma de patrão.
Ora bem... não foi necessário muito tempo para que o referido anúncio fosse acusado de conotações racistas.
A Intel retirou-o de imediato, lançando um comunicado no qual admitiu o erro.
“Infelizmente, este anúncio, onde são usados atletas afro-americanos, não conseguiu passar a mensagem por nós pretendida, mostrando ser culturalmente insensível e insultuoso.”
Para verem o centro de toda a polémica, cliquem no link em baixo colocado:
Ver imagens (http://gameover.sapo.pt/media.html?article=34390&show=images)
sera que as pessoas nao sabem falar em mais nada sem ser racismo? se a empres "y" faz isto e racista se a "X" faz aquilo tambem o é.
confesso que neste caso possa haver mesmo racismo.
Yggdrasil 04-08-2007, 00:41 Isto está a atingir proporções ridículas...a partir do momento em que existe um conteúdo retirado devido a pressões de uma parte do público que o achou "ofensivo" (o que é relativo, lembrem-se) desencadeia-se uma corrente incontrolável.
Infelizmente, parece que motivações políticas continuam a fazer interferência em áreas onde não são chamadas e não me parece que desapareçam tão depressa, pelo contrário, a tendência é para se manterem e crescerem. Por sua vez, as empresas em causa fazem tudo para não ver a sua imagem prejudicada e são muito capazes de realizar auto-censura (a pior forma de censura possível) e colocarem-se de joelhos em público para salvaguardar a sua imagem - um pouco contraditório, já que quem quer dar uma boa imagem não faz coisas dessas, só está a perder dignidade e o respeito dos outros...
HunterPT 04-08-2007, 00:44 Lol racismo é o novo preto
P.S. para que não entendeu o trocadilho "cor de rosa é o novo preto"
eu axo q nao ha racismo.. os melhores corredores geralmente sao negros, e a maioria das pessoas com computadores sao brancas ou mulatas (n sei cm vao as coisas na india).Há eh generalizaçao, mais nada,pelo menos a meu ver. é q a mensagem do anuncio eh 1 bc subjectiva, pq tb pode haver quem associe a imagem aos escravos negros e o patrao branco.
Yggdrasil 04-08-2007, 00:52 Se tivessem colocado corredores eskimos a polémica seria menor.........e a mensagem enviada seria de que a Intel tem uma prestação tão boa como a dos sprinters eskimos.
oscarolim 04-08-2007, 00:56 Se o gajo fosse preto também seria acusada de racismo por so ter pretos na publicidade.
Yggdrasil 04-08-2007, 00:57 Eu acho que os cátaros estão perigosamente sub-representados na publicidade. Quando é que foi a última vez que viram um cátaro num anúncio, fosse ao que fosse? Ah pois é, estas agências de publicidade são uns paus mandados de Roma, é o que é! :lol:
Se olharem pelo lado racista de que eles falam vêm que esses atletas "são" os transistores e a cabeça do processador que estão a servir (aka escravos) o seu "master" branco.
Mas claro que considero isso um completo absurdo.
Infelizmente há pessoas que nunca mudam.
Yggdrasil 04-08-2007, 01:20 O pessoal que faz estas acusações transborda cinismo por tudo quanto é poro...já com ao Resident Evil 5 foi a mesma coisa, é preciso ser-se alguém muito cínico e com muita má fé para, ao ganhar contacto com qualquer manifestação de cultura contemporânea e de outros tempos (veja-se o Tintin no Congo e a sua retirada da secção infantil das livrarias britânicas por alegações de racismo), fazer uma vistoria por traços de racismo e pegar em qualquer ponto que lhes pareça pouco claro.
São como aqueles advogados que cinicamente pegam numa pequeníssima lacuna para benefício do seu cliente ganancioso.
JohnYamaha 04-08-2007, 01:27 Que exagero... Mas os melhores corredores não são pretos? Se fosse ao contrário aposto que não diziam nada. Já com o Resident Evil 5 é a mesma treta. Isto está a tomar um caminho... enfim.
eles deviam ter evitado a imagem de patrão-empregado; com toda a certeza que eles sabiam que ia dar isto, e pronto correu como eles queriam, já que não existe má publicidade ;) tiveram publicidade extra sem despender ainda mais dinheiro :)
Cada um pode dar a interpretação à coisa. Eu não acho racista. Aliás, vende bem a ideia de que a melhor performance está associada a uma raça.
Há gente com demasiado tempo livre para andar a criar estas notícias.
o que é que este topico tem a ver com jogos e consolas??devia de estar no humnor e curiosidades..isto é uma autentica piada
A imagem pode parecer um pouco estranha, mas não diria que é racista. As pessoas que inventam estas noticias é que deviam perder a mania do racismo.
Também concordo que foi um mal entendido mas gostava imenso que parassem de usar a expressão "pretos" aqui no fórum era de valor :)
Abraço
A expressão pretos não é pesada.
Depende da interpretação que lhe dás.
Os pretos não te podem chamar branco? Ou preferes que te chamem claro?
Depende fundamentalmente do tom e da intenção com que é dita.
Ya, se eu não posso chamar preto a um preto, então também não admito que ele me chame branco. Preferimos o termo "colour-impaired". :lol:
Tudo depende da forma como se usa o termo, e das intenções da pessoa que proferiu as palavras. :Whatever:
NINJA1200 04-08-2007, 03:52 Também concordo que foi um mal entendido mas gostava imenso que parassem de usar a expressão "pretos" aqui no fórum era de valor :)
Abraço
Mas tem algum mal usar essa palavra por acaso? Não revela nem racismo, nem qualquer outra coisa. Talvez prefiras negros, ou "pessoas de côr", mas acredita que se estivesses a escrever num fórum em que participasse predominantemente africanos, não te iam chamar claro ou "pessoa sem côr", mas sim branco. Perfeitamente normal.
O preconceito está na mente das pessoas.
Esta história faz-me lembrar a questão da palavra "bicha" que as pessoas têm preconceito em usar porque... parece mal e alguém inventou ser sinónimo de homosexual. Mas uma fila, é de carros, de cadeiras, de mesas, e não de pessoas que esperam pela sua vez para ser atendidas. :D
EDIT: E com isto esqueci-me de comentar a imagem. De facto, embora possa imaginar que não foi propositada, por momentos dá para imaginar algo do tipo: "O rei e os seus súbitos". Depois há sempre alguém que distorce totalmente o sentido da coisa, simplesmente pelo facto de serem de côr diferente.
Enfim, a equipa de designers foi um bocado infeliz...
fogo! a EU a fazer a intel pagar coimas, agora isto!
lool!
Cada um fale por si apesar de concordar que é um termo normal de ser usado na falta de amplos recursos linguísticos também é verdade que muitos quando o fazem fazem-no em termos perjurativos.
Mas esqueçam siga ontopic.
Just my 2 cents
Abraço
OMG! Agora não pode aparecer um negro e um branco no mesmo vídeo ou imagem que há logo acusações de racismo.
Isto é a América, onde se manda tudo para tribunal, pelas razões mais estúpidas...
O Mc Donnalds é o exemplo que mais vezes é massacrado e é só irmos a um dos seus franchises para vermos o efeito desses processos. Montes de protecções, etc... Até para fritar batatas os gajos têm que usar uma protecção igual à que se usa para soldar metal.
Este anúncio só tem racismo para quem o procurar. Aparecem atletas, todos iguais (para transmitir a imagem dos vários cores iguais) e são negros, porque é aos atletas negros que associamos a maior performance.
O homem branco aparece como representante da intel, só isso... Quem quer ver ali pretos curvados perante um branco consegue, mas não é isso que lá está.
Anoni Mus 04-08-2007, 11:05 Se nessa imagem ou video aparece um branco e um preto a dar um aperto de mão, aposto que não havia acusações de racismo.
Quanto á imagem, ainda não a vi, mas pelas as palavras referidas, acho que deviam por corredores brancos e pretos e um treinador branco ou preto, neste anuncio compreendo quem o ache racista, mas não no Re5, quer dizer neste sempre estão pretos a susbmeterem-se a um branco.
EDIT: já vi a imagem, compreendo que o treinador seja branco, mas os corredores podiam ser de mais cores.
RACISMO! eles acham que os brancos não conseguem ser corredores!
realmente o departamento de marketing deve ter pensado o que o An1mus disse. os melhores corredores são pretos, enquanto grande parte dos programadores são brancos. Claro que usando essa imagem com uma frase que pode querer dizer: make your workers work harder, não fica lá muito bem. O problema que tiveram com o Resi 5 foi ridicula, porque aquilo não eram pretos eram zombies e daquilo que ouvi até havia um preto ajudar o Chris, mas neste aqui já é mais complicado.
Se não tivessemos num tempo em que grande partes deles ainda sofrem de ideias de preseguição, anuncios como estes teem de ser feitos com cuidado
Claramente racismo, então não se vê logo? O que a Intel quis mesmo era rebaixar os pretos, e não publicitar a marca. Aliás, vê-se logo pelo exemplo de pretos que escolheram, corredores é sem margem de dúvida sinónimo de escravos.
Eu acho que estes nunca vão ficar contentes. Se não aparecem em lado nenhum "Omg racismo". Se aparecem "Omg racismo o branco é maior que o preto no anúncio" "Omg o branco está do lado direito" "Omg o branco é 2cm maior"
Enfim...
JohnYamaha 04-08-2007, 13:12 Qual é o mal de chamar preto a uma pessoa que o é (ou negra vá). Também me chamam branco e que eu saiba não sou dessa cor. Gostam é de arranjar sempre qualquer coisinha pá confusão, mas os verdadeiros racistas são eles. O anuncio não tem nada de mal e tal como o NoNick disse, qualquer coisa serve para nos chamarem de racistas. Enfim.
Já deu para ver que há por aqui muita gente discriminadora.
Lá por o ser humano ter várias cores (vermelho, amarelo, preto, branco) acho que fica bastante mal tar a descriminar qualquer uma das partes usando o nome da cor.
Mas isto há-de ser um problema que vai durar muito até as mentalidades se alterarem completamente.
Já deu para ver que há por aqui muita gente discriminadora.
Lá por o ser humano ter várias cores (vermelho, amarelo, preto, branco) acho que fica bastante mal tar a descriminar qualquer uma das partes usando o nome da cor.
Mas isto há-de ser um problema que vai durar muito até as mentalidades se alterarem completamente.
que queres que diga? "usar pessoas de cor como os subordinados no anuncio foi má ideia", e eu não tenho cor? ok "usar aquelas pessoas como os subordinados no anuncio foi má ideia", mas isto soa como se eu tivesse algo contra exactamente aquelas pessoas, e aind a por cima acho mais racista.... eu não sei como é. "usar afro-americanos como os subordinados no anuncio foi má ideia" mas será que são americanos? e será que vieram da africa?
ah e depois, eles andam o tempo todo a chamarem-se niggers e black e tal e não há problema, mas quando algum branco aparece a dizer isso está logo tudo horrorizado.
bem deixemos isto agora
ToTTenTranz 04-08-2007, 14:41 Também concordo que foi um mal entendido mas gostava imenso que parassem de usar a expressão "pretos" aqui no fórum era de valor :)
Abraço
Preto é o nome de uma cor.
Negro vem do latim "Necro", que significa "morto". Os primeiros a chamar os pretos de "negros" foram os espanhóis durante a escravatura.
Portanto eu vou continuar a chamar pretos aos pretos e brancos aos brancos. São nomes de cores e cada um tem a sua.
Não vou dar-lhes o nome depreciativo "negro" que era usado com desdém durante a escravatura, e que ainda por cima significa "cor de morto".
R3d_D3v1l_ 04-08-2007, 14:50 Esta conversa de racismo já enjoa...
Nos EUA, ninguém pode chamar de «nigga» aos pretos mas eles nunca se fartam de usar essa palavra...
xernobyl 04-08-2007, 15:55 Também podiam processar a Netcabo por ter feito anuncios em que o preto era claramente racialmente superior à velha branca...:-D
Desde quando é que preto é côr de morto?! Acho que os mortos ficam brancos!!!
Nunca deves ter visto um preto morto!
Pallad1um 04-08-2007, 18:20 Oh não outro filme acerca de suposto racismo. O que tinha piada era se o gajo que teve a ideia dos corredores fosse preto... aliás, visto de outra forma, temos ali um branco sem fazer nenhum e 4 pretos prontos a trabalhar - para mim dá a ideia que os brancos são preguiçosos e os pretos é que fazem o trabalho, mas ninguém vê as coisas por este prisma; há que ver sempre tudo pelo pior lado...
HunterPT 04-08-2007, 18:25 Um anuncio tão genial estragado por uma cambada de otários já agora o branco é um empregado os pretos são o PC para quem não entendeu o anuncio.
Pallad1um 04-08-2007, 21:02 Um anuncio tão genial estragado por uma cambada de otários já agora o branco é um empregado os pretos são o PC para quem não entendeu o anuncio.
Yep, eu sei :), mas para quem não entenda nada de computadores a minha ideia até não está mal :-D.
Vamos ver as coisas por outro prisma.
a Intel são os Brancos, os Dominantes.
a AMD são os Pretos, os mais rapidos, e mais fortes, mas mais massacrados
Vamos ver as coisas por outro prisma.
a Intel são os Brancos, os Dominantes.
a AMD são os Pretos, os mais rapidos, e mais fortes, mas mais massacrados
a ultima vez que tive AMD arrependi-me. só tive problemas... já não me lembro que problemas tive :P
a AMD é underrated.
têm coisas muitas boas, eu que o diga.
ja tenho um AMD Athlon 64 X2 5200+ Dual-Core, com OC, que é a maravilha
HunterPT 05-08-2007, 02:15 AMD nesta geração não é underrated é mesmo inferior aos core 2 duo na geração anterior sim era muito superior.
AMD nesta geração não é underrated é mesmo inferior aos core 2 duo na geração anterior sim era muito superior.
A AMD ainda nem lançou os concorrentes dos C2D... Os X2 já exisitam no tempo dos centrinos.
IntoxicateD 05-08-2007, 04:12 Hoje em dia vê-se racismo em tudo o que é lado. Aliás, o facto de haver poucos frigoríficos pretos, é uma afronta á fome em África! Com isso, a Worten/Singer/whatever querem fazer transparecer que só os (frigoríficos) brancos é q podem ter comida! Que vergonha!
HunterPT 05-08-2007, 04:29 A AMD ainda nem lançou os concorrentes dos C2D... Os X2 já exisitam no tempo dos centrinos.
Tendo em conta que já começaram a sair os quad core eu diria que a resposta deles aos core 2 duo fica pelos X2.
os Quad Core da AMD é muito melhor que os da intel, nem se compara
DarTaKaum 05-08-2007, 12:29 Que estupidez. É tudo que tenho a dizer.
os Quad Core da AMD é muito melhor que os da intel, nem se compara
1- Eu não vejo isso há muito tempo, mas como sabes? Fonte?
2- Os quad Cores da AMD, ao contrário dos X2, foram lançados muito depois. É bom que sejam melhores, e muito melhores, dado que a empresa não está em posição para esbanjar...
HunterPT 05-08-2007, 21:50 A AMD já lançou os rivais ao quad core da intel? É que ainda não vi nada disso à venda.
a arquitectura é muito melhor, praticamente nao tem latencia
tem L3 cache e tudo :l, eu vi uma apresentação deles, ta muito jeitoso
HunterPT 06-08-2007, 19:05 Quando eles chegarem ao mercado falamos pois é depois de eles serem realmente testados pelas pessoas em clocks e tudo mais é que se vê o quão bom eles são.
Blackdoor 06-08-2007, 23:23 Puura estupidez, quando eu vi essa foto disse: "WTF?, como é que pode ser considerado racismo".
Comecam a inventar cenas na cabeça e dps é o que dá
skinnedpt 07-08-2007, 04:31 será que não perceberam que isto é markting?
o objectivo dos markteers da intel era este mesmo dar uma picadinha de racismo para terem publicidade gratuita e todos falarem disto. O mesmo se passou com o resident evil...
Toda a gente fala disto em todos os fóruns, aparece nos sites de jogos e conclusão? Publicidae global sem custar quase nada.
Essas suspostas instituições anti-racismo muitas vezes são pagas para levantar poeira. Não é preciso ser economista para perceber isto, bastar lerem um pouco. Isto também se pssas com os antivirus em que as próprias empresas criam/mandam criar virus.
HunterPT 07-08-2007, 06:19 será que não perceberam que isto é markting?
o objectivo dos markteers da intel era este mesmo dar uma picadinha de racismo para terem publicidade gratuita e todos falarem disto. O mesmo se passou com o resident evil...
Toda a gente fala disto em todos os fóruns, aparece nos sites de jogos e conclusão? Publicidae global sem custar quase nada.
Essas suspostas instituições anti-racismo muitas vezes são pagas para levantar poeira. Não é preciso ser economista para perceber isto, bastar lerem um pouco. Isto também se pssas com os antivirus em que as próprias empresas criam/mandam criar virus.
O da intel ainda posso acredito um bocado agora o RE é assim pois é o sitio onde o jogo se passa duvido que eles tenham feito a historia toda do jogo a pensar neste tipo de marketing especialmente porque quem acaba por conhecer este tipo de coisas já são jogadores que sabem da existência do jogo.
|
|