View Full Version : Intel acusada de racismo

AJDias
04-08-2007, 00:33
Um anúncio promocional da Intel causou polémica, levando a gigante norte-americana a pedir desculpas públicas.

A Intel lançou uma campanha publicitária destinada a promover o processador Intel Core 2 Duo. Na imagem viam-se vários corredores negros, preparados para iniciarem uma corrida. Ou seja, encontram-se dobrados... perante um elemento de raça branca, que assume a forma de patrão.
Ora bem... não foi necessário muito tempo para que o referido anúncio fosse acusado de conotações racistas.

A Intel retirou-o de imediato, lançando um comunicado no qual admitiu o erro.
“Infelizmente, este anúncio, onde são usados atletas afro-americanos, não conseguiu passar a mensagem por nós pretendida, mostrando ser culturalmente insensível e insultuoso.”
Para verem o centro de toda a polémica, cliquem no link em baixo colocado:
Ver imagens (http://gameover.sapo.pt/media.html?article=34390&show=images)
sera que as pessoas nao sabem falar em mais nada sem ser racismo? se a empres "y" faz isto e racista se a "X" faz aquilo tambem o é.
confesso que neste caso possa haver mesmo racismo.

Yggdrasil
04-08-2007, 00:41
Isto está a atingir proporções ridículas...a partir do momento em que existe um conteúdo retirado devido a pressões de uma parte do público que o achou "ofensivo" (o que é relativo, lembrem-se) desencadeia-se uma corrente incontrolável.

Infelizmente, parece que motivações políticas continuam a fazer interferência em áreas onde não são chamadas e não me parece que desapareçam tão depressa, pelo contrário, a tendência é para se manterem e crescerem. Por sua vez, as empresas em causa fazem tudo para não ver a sua imagem prejudicada e são muito capazes de realizar auto-censura (a pior forma de censura possível) e colocarem-se de joelhos em público para salvaguardar a sua imagem - um pouco contraditório, já que quem quer dar uma boa imagem não faz coisas dessas, só está a perder dignidade e o respeito dos outros...

HunterPT
04-08-2007, 00:44
Lol racismo é o novo preto

P.S. para que não entendeu o trocadilho "cor de rosa é o novo preto"

An1MuS
04-08-2007, 00:46
eu axo q nao ha racismo.. os melhores corredores geralmente sao negros, e a maioria das pessoas com computadores sao brancas ou mulatas (n sei cm vao as coisas na india).Há eh generalizaçao, mais nada,pelo menos a meu ver. é q a mensagem do anuncio eh 1 bc subjectiva, pq tb pode haver quem associe a imagem aos escravos negros e o patrao branco.

Yggdrasil
04-08-2007, 00:52
Se tivessem colocado corredores eskimos a polémica seria menor.........e a mensagem enviada seria de que a Intel tem uma prestação tão boa como a dos sprinters eskimos.

oscarolim
04-08-2007, 00:56
Se o gajo fosse preto também seria acusada de racismo por so ter pretos na publicidade.

Yggdrasil
04-08-2007, 00:57
Eu acho que os cátaros estão perigosamente sub-representados na publicidade. Quando é que foi a última vez que viram um cátaro num anúncio, fosse ao que fosse? Ah pois é, estas agências de publicidade são uns paus mandados de Roma, é o que é! :lol:

lightMC
04-08-2007, 01:13
Se olharem pelo lado racista de que eles falam vêm que esses atletas "são" os transistores e a cabeça do processador que estão a servir (aka escravos) o seu "master" branco.

Mas claro que considero isso um completo absurdo.
Infelizmente há pessoas que nunca mudam.

Yggdrasil
04-08-2007, 01:20
O pessoal que faz estas acusações transborda cinismo por tudo quanto é poro...já com ao Resident Evil 5 foi a mesma coisa, é preciso ser-se alguém muito cínico e com muita má fé para, ao ganhar contacto com qualquer manifestação de cultura contemporânea e de outros tempos (veja-se o Tintin no Congo e a sua retirada da secção infantil das livrarias britânicas por alegações de racismo), fazer uma vistoria por traços de racismo e pegar em qualquer ponto que lhes pareça pouco claro.

São como aqueles advogados que cinicamente pegam numa pequeníssima lacuna para benefício do seu cliente ganancioso.

JohnYamaha
04-08-2007, 01:27
Que exagero... Mas os melhores corredores não são pretos? Se fosse ao contrário aposto que não diziam nada. Já com o Resident Evil 5 é a mesma treta. Isto está a tomar um caminho... enfim.

Fuadass
04-08-2007, 02:21
eles deviam ter evitado a imagem de patrão-empregado; com toda a certeza que eles sabiam que ia dar isto, e pronto correu como eles queriam, já que não existe má publicidade ;) tiveram publicidade extra sem despender ainda mais dinheiro :)

MaLok0
04-08-2007, 02:50
Cada um pode dar a interpretação à coisa. Eu não acho racista. Aliás, vende bem a ideia de que a melhor performance está associada a uma raça.
Há gente com demasiado tempo livre para andar a criar estas notícias.

KOKAS
04-08-2007, 02:58
o que é que este topico tem a ver com jogos e consolas??devia de estar no humnor e curiosidades..isto é uma autentica piada

Jogador
04-08-2007, 03:09
A imagem pode parecer um pouco estranha, mas não diria que é racista. As pessoas que inventam estas noticias é que deviam perder a mania do racismo.

xpure
04-08-2007, 03:23
Também concordo que foi um mal entendido mas gostava imenso que parassem de usar a expressão "pretos" aqui no fórum era de valor :)

Abraço

MaLok0
04-08-2007, 03:28
A expressão pretos não é pesada.
Depende da interpretação que lhe dás.
Os pretos não te podem chamar branco? Ou preferes que te chamem claro?
Depende fundamentalmente do tom e da intenção com que é dita.

Demio
04-08-2007, 03:41
Ya, se eu não posso chamar preto a um preto, então também não admito que ele me chame branco. Preferimos o termo "colour-impaired". :lol:

Tudo depende da forma como se usa o termo, e das intenções da pessoa que proferiu as palavras. :Whatever:

NINJA1200
04-08-2007, 03:52
Também concordo que foi um mal entendido mas gostava imenso que parassem de usar a expressão "pretos" aqui no fórum era de valor :)

Abraço

Mas tem algum mal usar essa palavra por acaso? Não revela nem racismo, nem qualquer outra coisa. Talvez prefiras negros, ou "pessoas de côr", mas acredita que se estivesses a escrever num fórum em que participasse predominantemente africanos, não te iam chamar claro ou "pessoa sem côr", mas sim branco. Perfeitamente normal.
O preconceito está na mente das pessoas.

Esta história faz-me lembrar a questão da palavra "bicha" que as pessoas têm preconceito em usar porque... parece mal e alguém inventou ser sinónimo de homosexual. Mas uma fila, é de carros, de cadeiras, de mesas, e não de pessoas que esperam pela sua vez para ser atendidas. :D

EDIT: E com isto esqueci-me de comentar a imagem. De facto, embora possa imaginar que não foi propositada, por momentos dá para imaginar algo do tipo: "O rei e os seus súbitos". Depois há sempre alguém que distorce totalmente o sentido da coisa, simplesmente pelo facto de serem de côr diferente.
Enfim, a equipa de designers foi um bocado infeliz...

Xmeagol
04-08-2007, 04:36
fogo! a EU a fazer a intel pagar coimas, agora isto!

lool!

xpure
04-08-2007, 04:41
Cada um fale por si apesar de concordar que é um termo normal de ser usado na falta de amplos recursos linguísticos também é verdade que muitos quando o fazem fazem-no em termos perjurativos.

Mas esqueçam siga ontopic.

Just my 2 cents

Abraço

Winjer
04-08-2007, 10:11
OMG! Agora não pode aparecer um negro e um branco no mesmo vídeo ou imagem que há logo acusações de racismo.

xef
04-08-2007, 10:52
Isto é a América, onde se manda tudo para tribunal, pelas razões mais estúpidas...

O Mc Donnalds é o exemplo que mais vezes é massacrado e é só irmos a um dos seus franchises para vermos o efeito desses processos. Montes de protecções, etc... Até para fritar batatas os gajos têm que usar uma protecção igual à que se usa para soldar metal.

Este anúncio só tem racismo para quem o procurar. Aparecem atletas, todos iguais (para transmitir a imagem dos vários cores iguais) e são negros, porque é aos atletas negros que associamos a maior performance.

O homem branco aparece como representante da intel, só isso... Quem quer ver ali pretos curvados perante um branco consegue, mas não é isso que lá está.

Anoni Mus
04-08-2007, 11:05
Se nessa imagem ou video aparece um branco e um preto a dar um aperto de mão, aposto que não havia acusações de racismo.

Quanto á imagem, ainda não a vi, mas pelas as palavras referidas, acho que deviam por corredores brancos e pretos e um treinador branco ou preto, neste anuncio compreendo quem o ache racista, mas não no Re5, quer dizer neste sempre estão pretos a susbmeterem-se a um branco.

EDIT: já vi a imagem, compreendo que o treinador seja branco, mas os corredores podiam ser de mais cores.

Crrash
04-08-2007, 11:16
RACISMO! eles acham que os brancos não conseguem ser corredores!

realmente o departamento de marketing deve ter pensado o que o An1mus disse. os melhores corredores são pretos, enquanto grande parte dos programadores são brancos. Claro que usando essa imagem com uma frase que pode querer dizer: make your workers work harder, não fica lá muito bem. O problema que tiveram com o Resi 5 foi ridicula, porque aquilo não eram pretos eram zombies e daquilo que ouvi até havia um preto ajudar o Chris, mas neste aqui já é mais complicado.

Se não tivessemos num tempo em que grande partes deles ainda sofrem de ideias de preseguição, anuncios como estes teem de ser feitos com cuidado

NoNick
04-08-2007, 12:36
Claramente racismo, então não se vê logo? O que a Intel quis mesmo era rebaixar os pretos, e não publicitar a marca. Aliás, vê-se logo pelo exemplo de pretos que escolheram, corredores é sem margem de dúvida sinónimo de escravos.

Eu acho que estes nunca vão ficar contentes. Se não aparecem em lado nenhum "Omg racismo". Se aparecem "Omg racismo o branco é maior que o preto no anúncio" "Omg o branco está do lado direito" "Omg o branco é 2cm maior"
Enfim...

JohnYamaha
04-08-2007, 13:12
Qual é o mal de chamar preto a uma pessoa que o é (ou negra vá). Também me chamam branco e que eu saiba não sou dessa cor. Gostam é de arranjar sempre qualquer coisinha pá confusão, mas os verdadeiros racistas são eles. O anuncio não tem nada de mal e tal como o NoNick disse, qualquer coisa serve para nos chamarem de racistas. Enfim.

warai
04-08-2007, 13:19
Já deu para ver que há por aqui muita gente discriminadora.
Lá por o ser humano ter várias cores (vermelho, amarelo, preto, branco) acho que fica bastante mal tar a descriminar qualquer uma das partes usando o nome da cor.
Mas isto há-de ser um problema que vai durar muito até as mentalidades se alterarem completamente.

Crrash
04-08-2007, 13:56
Já deu para ver que há por aqui muita gente discriminadora.
Lá por o ser humano ter várias cores (vermelho, amarelo, preto, branco) acho que fica bastante mal tar a descriminar qualquer uma das partes usando o nome da cor.
Mas isto há-de ser um problema que vai durar muito até as mentalidades se alterarem completamente.
que queres que diga? "usar pessoas de cor como os subordinados no anuncio foi má ideia", e eu não tenho cor? ok "usar aquelas pessoas como os subordinados no anuncio foi má ideia", mas isto soa como se eu tivesse algo contra exactamente aquelas pessoas, e aind a por cima acho mais racista.... eu não sei como é. "usar afro-americanos como os subordinados no anuncio foi má ideia" mas será que são americanos? e será que vieram da africa?

ah e depois, eles andam o tempo todo a chamarem-se niggers e black e tal e não há problema, mas quando algum branco aparece a dizer isso está logo tudo horrorizado.

bem deixemos isto agora

ToTTenTranz
04-08-2007, 14:41

Abraço

Preto é o nome de uma cor.
Negro vem do latim "Necro", que significa "morto". Os primeiros a chamar os pretos de "negros" foram os espanhóis durante a escravatura.

Portanto eu vou continuar a chamar pretos aos pretos e brancos aos brancos. São nomes de cores e cada um tem a sua.
Não vou dar-lhes o nome depreciativo "negro" que era usado com desdém durante a escravatura, e que ainda por cima significa "cor de morto".

R3d_D3v1l_
04-08-2007, 14:50
Esta conversa de racismo já enjoa...

Nos EUA, ninguém pode chamar de «nigga» aos pretos mas eles nunca se fartam de usar essa palavra...

xernobyl
04-08-2007, 15:55
Também podiam processar a Netcabo por ter feito anuncios em que o preto era claramente racialmente superior à velha branca...:-D

Desde quando é que preto é côr de morto?! Acho que os mortos ficam brancos!!!

xef
04-08-2007, 15:58
Nunca deves ter visto um preto morto!

Pallad1um
04-08-2007, 18:20
Oh não outro filme acerca de suposto racismo. O que tinha piada era se o gajo que teve a ideia dos corredores fosse preto... aliás, visto de outra forma, temos ali um branco sem fazer nenhum e 4 pretos prontos a trabalhar - para mim dá a ideia que os brancos são preguiçosos e os pretos é que fazem o trabalho, mas ninguém vê as coisas por este prisma; há que ver sempre tudo pelo pior lado...

HunterPT
04-08-2007, 18:25
Um anuncio tão genial estragado por uma cambada de otários já agora o branco é um empregado os pretos são o PC para quem não entendeu o anuncio.

Pallad1um
04-08-2007, 21:02
Um anuncio tão genial estragado por uma cambada de otários já agora o branco é um empregado os pretos são o PC para quem não entendeu o anuncio.

Yep, eu sei :), mas para quem não entenda nada de computadores a minha ideia até não está mal :-D.

Xmeagol
04-08-2007, 21:40
Vamos ver as coisas por outro prisma.

a Intel são os Brancos, os Dominantes.
a AMD são os Pretos, os mais rapidos, e mais fortes, mas mais massacrados

Crrash
04-08-2007, 21:45
Vamos ver as coisas por outro prisma.

a Intel são os Brancos, os Dominantes.
a AMD são os Pretos, os mais rapidos, e mais fortes, mas mais massacrados
a ultima vez que tive AMD arrependi-me. só tive problemas... já não me lembro que problemas tive :P

Xmeagol
04-08-2007, 21:47
a AMD é underrated.

têm coisas muitas boas, eu que o diga.

ja tenho um AMD Athlon 64 X2 5200+ Dual-Core, com OC, que é a maravilha

HunterPT
05-08-2007, 02:15
AMD nesta geração não é underrated é mesmo inferior aos core 2 duo na geração anterior sim era muito superior.

_Nikon_
05-08-2007, 02:24
AMD nesta geração não é underrated é mesmo inferior aos core 2 duo na geração anterior sim era muito superior.

A AMD ainda nem lançou os concorrentes dos C2D... Os X2 já exisitam no tempo dos centrinos.

IntoxicateD
05-08-2007, 04:12
Hoje em dia vê-se racismo em tudo o que é lado. Aliás, o facto de haver poucos frigoríficos pretos, é uma afronta á fome em África! Com isso, a Worten/Singer/whatever querem fazer transparecer que só os (frigoríficos) brancos é q podem ter comida! Que vergonha!

HunterPT
05-08-2007, 04:29
A AMD ainda nem lançou os concorrentes dos C2D... Os X2 já exisitam no tempo dos centrinos.

Tendo em conta que já começaram a sair os quad core eu diria que a resposta deles aos core 2 duo fica pelos X2.

Xmeagol
05-08-2007, 11:24
os Quad Core da AMD é muito melhor que os da intel, nem se compara

DarTaKaum
05-08-2007, 12:29
Que estupidez. É tudo que tenho a dizer.

raVemjr
05-08-2007, 12:32
os Quad Core da AMD é muito melhor que os da intel, nem se compara

1- Eu não vejo isso há muito tempo, mas como sabes? Fonte?
2- Os quad Cores da AMD, ao contrário dos X2, foram lançados muito depois. É bom que sejam melhores, e muito melhores, dado que a empresa não está em posição para esbanjar...

HunterPT
05-08-2007, 21:50
A AMD já lançou os rivais ao quad core da intel? É que ainda não vi nada disso à venda.

Xmeagol
06-08-2007, 12:29
a arquitectura é muito melhor, praticamente nao tem latencia

tem L3 cache e tudo :l, eu vi uma apresentação deles, ta muito jeitoso

HunterPT
06-08-2007, 19:05
Quando eles chegarem ao mercado falamos pois é depois de eles serem realmente testados pelas pessoas em clocks e tudo mais é que se vê o quão bom eles são.

Blackdoor
06-08-2007, 23:23
Puura estupidez, quando eu vi essa foto disse: "WTF?, como é que pode ser considerado racismo".

Comecam a inventar cenas na cabeça e dps é o que dá

skinnedpt
07-08-2007, 04:31
será que não perceberam que isto é markting?
o objectivo dos markteers da intel era este mesmo dar uma picadinha de racismo para terem publicidade gratuita e todos falarem disto. O mesmo se passou com o resident evil...
Toda a gente fala disto em todos os fóruns, aparece nos sites de jogos e conclusão? Publicidae global sem custar quase nada.
Essas suspostas instituições anti-racismo muitas vezes são pagas para levantar poeira. Não é preciso ser economista para perceber isto, bastar lerem um pouco. Isto também se pssas com os antivirus em que as próprias empresas criam/mandam criar virus.

HunterPT
07-08-2007, 06:19
será que não perceberam que isto é markting?
o objectivo dos markteers da intel era este mesmo dar uma picadinha de racismo para terem publicidade gratuita e todos falarem disto. O mesmo se passou com o resident evil...
Toda a gente fala disto em todos os fóruns, aparece nos sites de jogos e conclusão? Publicidae global sem custar quase nada.
Essas suspostas instituições anti-racismo muitas vezes são pagas para levantar poeira. Não é preciso ser economista para perceber isto, bastar lerem um pouco. Isto também se pssas com os antivirus em que as próprias empresas criam/mandam criar virus.

O da intel ainda posso acredito um bocado agora o RE é assim pois é o sitio onde o jogo se passa duvido que eles tenham feito a historia toda do jogo a pensar neste tipo de marketing especialmente porque quem acaba por conhecer este tipo de coisas já são jogadores que sabem da existência do jogo.