View Full Version : S.T.A.L.K.E.R. - shuttering

Romani48
03-08-2007, 21:39
Boas pessoal

então é assim hoje emprestaram me o STALKER.. pensava que ia chegar jogar e na boa..

e até ja tinha visto no sysreqlab que o meu pc dava na boa, e só não passava no teste do recomended porque ele pede o E6400, grande coisa visto ter o meu E4300 a 3Ghz..

porém entro no jogo e deparo me com o primeiro percalço .. lentissimo a carregar.. é normal durar uns 3 minutos ou mais a carregar?

Depois entra no jogo.. pah tudo bem.. rápido e tudo.. até que chego ao exterior..
fica tudo paralisado.. e eu penso.. será temperaturas altas e isto bloqueou? mas passado uns segundos a resposta foi um ligeiro movimento..

então esteve assim um minuto, e depois voltou a dar rápido... o jogo está com as definições no máximo (1024x768 sem filtros).. vou diminuir. porém acho estranho porque dá rapido mas os loadings são lentissimos.

isto é normal?

Pure Anarchy
03-08-2007, 21:53
O problema é por causa da memória, tem havido diversas queixas do género. Se tiveres menos de 1,5/2gbs de memória acontece isso, principalmente se tiveres a usar os renderes de DX9 (full/static dynamic lighting), independentemente do CPU, placa gráfica e afins.

Aproveita também para instalar os últimos patches que melhoram ligeiramente a optimização do jogo, mas se não adicionares mais memória vais continuar a ter esses problemas.

igordafonseca
03-08-2007, 22:13
Pois é , o jogo é um glutão de recursos.
Além dos patches experimenta o comando -noprefetch no atalho, no meu caso reduziu muito os loadings e os "tremeliques".

Romani48
03-08-2007, 22:14
hmm.. também já me soava a isso... começa a ser o ponto em que vou ter mesmo de comprar a ram.. eu não queria era gastar muito dinheiro (até tenho uma thread de compra) e ja tenho uma ou outra proposta.. mas o dinheiro não aperta e se puder comprar o mais barato seria o melhor..

quanto a patchs estão a ser instalados ;)

blueomega
03-08-2007, 22:21
mas pra um core duo esta lento

eu com um opteron 144 stock, 7800GT e 2GB de ram corro a 1280*1024 com muitas coisas no maximo (corto na relva, aa, algumas sombras e detalhes)

Romani48
03-08-2007, 23:10
lento? nao..

o jogo ta rapido.. os loadings e quando passo de uma area para outra, tipo interior para exterior demora uma eternidade!

de resto dá sempre rápido ;)

e tu tb tens 2Gb

xpure
04-08-2007, 04:46
Isso não tem nada a ver com memórias ou problemas de cpu isso é uma opção ingame que tens que mudar vai á procura onde diz dinamic shadows e mete static shadows, é um bug do jogo em vista ""DIZEM ELES AO MENOS "", mas acho que o teu problema é esse para mim aumentou-me de 7fps para 200 fps.

Experimenta e diz se resultou o workaround.

Abraço

Pure Anarchy
04-08-2007, 05:01
Um bug do jogo no Vista? Pelo perfil dele, ele tem XP. Mas de qualquer maneira, no Vista há um problema semelhante, em que ocorre um 'crash' por falta de memória.

Volto a dizer que o problema neste caso é por causa da memória, eu cheguei a fazer a experiência, portanto sei o que estou a dizer. Podes experimentar mudar o modo de full dynamic lighting para static lighting, mas assim o jogo passa a usar DX8 rendering, ficando bastante mais pobre visualmente. Tendo em conta o teu sistema, não se justifica.

Tens aqui um guia para optimizares o jogo, caso não possas/queiras acrescentar + RAM ao teu PC. http://www.tweakguides.com/STALKER_3.html

Romani48
04-08-2007, 12:46
Ram já estou a procura... sinceramente não estava a pensar gastar mais dinheiro com o PC apesar de que já há um tempo que estou para comprar mais um 1GB... tenho propostas de 35€ mas sinceramente se pudesse ser menos era o melhor..

enfim.. vou ler esse guia.. é que é frustante o tempo de loading.

mad marshall
04-08-2007, 13:19
Acho estranho eu só tenho 1gb e um misero pentuim d e nao tenho nenhun problemas de loading.

Cage57
04-08-2007, 13:24
Eu ate no meu athlon 64 nao tive problemas com loadings, opa mas prontos eu tbm nao jogo com altas resuloções nm filtros.

Romani48
04-08-2007, 13:51
ao que me parece já não tem nada a ver com RAM ou sistema... as tantas vou desinstalar o jogo e não aplicar nenhum patch.. é que mesmo com o objects dinamic lightning e com algumas coisas mais no medio o jogo está cheio de lag, os loads demoram um pouco menos tipo call of juarez o que já não me importuna tanto

ou agora experimentar o -noprefetch que só reparei agora.. vou também pedir ao meu primo emprestado 2GB mas sinceramente não me parece de memoria porque segundo a consola o jogo estava apenas a usar 330MB+/- e em 1GB o meu windows só esta a "gastar" 250Mb.. por tanto não seria dai visto ainda ter pelo menos mais 400MB para comer...

kotxmc
04-08-2007, 14:37
de acordo com a informaçao que vejo, tens um disco de 160gbIDE?
é nisso que estás a correr o jogo?
experimenta em qualquer coisa um pouco mais rápida e verás a diferença...
a mim aconteceu-me coisa parecida com outro jogo.

Romani48
04-08-2007, 15:03
até é 120Gb porque 40 estão noutra partição lol

mas sim é IDE..

pah comprar agora um sata, é como a memoria por mim até comprava porque estava a pensar um outro disco para poder por o vista na boa mas neste momento está mau.... vou estudar todas as soluções... mas o disco também só aceleraria os tempos de loading..

Pure Anarchy
04-08-2007, 15:23
Se fores a ver nesse guia que te dei, dão lá várias explicações para a situação. No meu caso, o problema era mesmo com a memória, pois com qualquer dos renderers de DX9 tinha breaks/lag. Assim que adicionei mais 1GB de memória (para ficar com 2GB), já corria com tudo no máximo, incluindo filtros.

kotxmc
04-08-2007, 18:11
até é 120Gb porque 40 estão noutra partição lol

mas sim é IDE..

pah comprar agora um sata, é como a memoria por mim até comprava porque estava a pensar um outro disco para poder por o vista na boa mas neste momento está mau.... vou estudar todas as soluções... mas o disco também só aceleraria os tempos de loading..

entao, mas se nao percebi mal, do que te queixavas era mesmo isso...nao? tempos de loading elevados.
é assim, no teu caso, mais depressa investia num disco um bocado mais rápido (o ideal seria um par para teres raid0) do que em mais ram ou seja o que for...
acredita, quando passei de um ide de 250gb para um array de dois sata2 80gb, esquece... que diferença abismal. até nos gráficos dava para aumentar a resoluçao sem ficar aos soluços (nao foi neste jogo, mas em outros).
a partir daí comecei a dar muito mais importância a um bom disco.
porque se reparares bem, acaba por ser o teu unico "ponto fraco" em todo o sistema, que te pode estar a condicionar o desempenho (excluindo qualquer conflito de software ou assim).

edumicro
04-08-2007, 18:58
ao que me parece já não tem nada a ver com RAM ou sistema... as tantas vou desinstalar o jogo e não aplicar nenhum patch.. é que mesmo com o objects dinamic lightning e com algumas coisas mais no medio o jogo está cheio de lag, os loads demoram um pouco menos tipo call of juarez o que já não me importuna tanto

ou agora experimentar o -noprefetch que só reparei agora.. vou também pedir ao meu primo emprestado 2GB mas sinceramente não me parece de memoria porque segundo a consola o jogo estava apenas a usar 330MB+/- e em 1GB o meu windows só esta a "gastar" 250Mb.. por tanto não seria dai visto ainda ter pelo menos mais 400MB para comer...

Aqui, por incrível que pareça não tenho grande problemas... basta tirar as luzes dinâmicas...:)

cumps

Nirvana91
04-08-2007, 19:19
Aqui, por incrível que pareça não tenho grande problemas... basta tirar as luzes dinâmicas...:)

cumps

No meu XP 2000+ esse jogo dava perfeitamente.... Tempos de loading normais

Quanto ao teu pc é melhorzito que o meu e aqui também corria com as settings todas ao maximo (menos antialiasing)

Romani48
04-08-2007, 20:04
entao, mas se nao percebi mal, do que te queixavas era mesmo isso...nao? tempos de loading elevados.
é assim, no teu caso, mais depressa investia num disco um bocado mais rápido (o ideal seria um par para teres raid0) do que em mais ram ou seja o que for...
acredita, quando passei de um ide de 250gb para um array de dois sata2 80gb, esquece... que diferença abismal. até nos gráficos dava para aumentar a resoluçao sem ficar aos soluços (nao foi neste jogo, mas em outros).
a partir daí comecei a dar muito mais importância a um bom disco.
porque se reparares bem, acaba por ser o teu unico "ponto fraco" em todo o sistema, que te pode estar a condicionar o desempenho (excluindo qualquer conflito de software ou assim).

pois mas não era só os loadings.. é também a lag do jogo..

No meu XP 2000+ esse jogo dava perfeitamente.... Tempos de loading normais

Quanto ao teu pc é melhorzito que o meu e aqui também corria com as settings todas ao maximo (menos antialiasing)

pois uma coisa que ele teima em por é o antialiasing.. sempre que entro dentro do jogo lá está ele selecionado.. apesar de nos proprios drivers da nvidia estar desligado...
ja agora era no XP ou no Vista?

porém alguma coisa está mal.. com tanto jogo que experimentei aqui nunca vi nada tão mau assim... sinceramente é que mesmo com qualidades nos minimos o jogo de ves em quando lá se engasga..

e ja corri aqui lost planet até em DX10, e outros jogos como COD2, Tomb raider Anniversary, Hitman Blood Money, Call Of Juarez, Oblivion.. tudo me corre no máximo 5* até com o Anisotropic a 16x e este está a dar lhe.. por amor de deus.. eu vou mas é mandar isto com o *******....>(>(

edumicro
04-08-2007, 23:37

pois uma coisa que ele teima em por é o antialiasing.. sempre que entro dentro do jogo lá está ele selecionado.. apesar de nos proprios drivers da nvidia estar desligado...

porém alguma coisa está mal.. com tanto jogo que experimentei aqui nunca vi nada tão mau assim... sinceramente é que mesmo com qualidades nos minimos o jogo de ves em quando lá se engasga..

e ja corri aqui lost planet até em DX10, e outros jogos como COD2, Tomb raider Anniversary, Hitman Blood Money, Call Of Juarez, Oblivion.. tudo me corre no máximo 5* até com o Anisotropic a 16x e este está a dar lhe.. por amor de deus.. eu vou mas é mandar isto com o *******....>(>(

Tiveste azar, mas olha que STALKER não é um jogo do outro mundo! :002: Não fiques preocupado... continua a jogar HL2... :004:

Romani48
04-08-2007, 23:55
Tiveste azar, mas olha que STALKER não é um jogo do outro mundo! :002: Não fiques preocupado... continua a jogar HL2... :004:

pelo o que vi também fiquei um bocado triste.. pensava ser melhor.. pelo o que esse meu colega que me emprestou, cujo sistema nao é muito diferente do meu, o jogo era altamente..

bah, realemente so nao reinstalo HL2 porque ja o passei 2x :p

Pure Anarchy
04-08-2007, 23:59

Volto a dizer que o problema deve ser o que mencionei, o S.T.A.L.K.E.R. também era o único jogo que não me corria com tudo no máximo quando só tinha 1GB de memória a 667mhz, assim que acrescentei outro módulo nunca mais deu problemas.

O tal guia que referi http://www.tweakguides.com/STALKER_10.html, fala disso. Tens aqui uma quote: "One of STALKER's annoyances is the way in which there are regular loading pauses/stuttering as you wander The Zone. You can reduce this by lowering your Textures Detail setting (See In-Game Settings section), however regardless of your settings it will still occur as different areas are loading up once you enter them. The extent to which you'll get this stutter depends on how much RAM you have, and how fast your hard drives are, as well as your Windows hard drive and memory management-related settings."

Também usei esse jogo para benchmark noutros PCs e as conclusões foram semelhantes.

KOKAS
05-08-2007, 00:15
qual o patch mais recente e melhor pro stalker??ou tenho de os isntalar a todos??onde os arranjar?'cumps

xpure
05-08-2007, 01:26
Epa e que tal se tirasses o dinamic lightning ja tentaste isso eu não disse para meter dinamic lightning só nos objectos disse tira eu também tenho dois gigas de ram e o jogo andava nos 7 frames é uma bosta de jogo é o que é :)

Rest my case

Abraço.

Romani48
05-08-2007, 02:09
Volto a dizer que o problema deve ser o que mencionei, o S.T.A.L.K.E.R. também era o único jogo que não me corria com tudo no máximo quando só tinha 1GB de memória a 667mhz, assim que acrescentei outro módulo nunca mais deu problemas.

O tal guia que referi http://www.tweakguides.com/STALKER_10.html, fala disso. Tens aqui uma quote: "One of STALKER's annoyances is the way in which there are regular loading pauses/stuttering as you wander The Zone. You can reduce this by lowering your Textures Detail setting (See In-Game Settings section), however regardless of your settings it will still occur as different areas are loading up once you enter them. The extent to which you'll get this stutter depends on how much RAM you have, and how fast your hard drives are, as well as your Windows hard drive and memory management-related settings."

Também usei esse jogo para benchmark noutros PCs e as conclusões foram semelhantes.

pois já reparei é que o jogo ta sempre a gravar.. olho para o canto inferior direito e o icon da disquete ta sempre a aparecer de uns 30 em 30 seg...
já agora a ram ta a 750Mhz :D

mas já estou a ver se trato da RAM..

quem quiser trocar por um amd 3800+ diga :D se a ram for mais "barata" é fazer acerto

Epa e que tal se tirasses o dinamic lightning ja tentaste isso eu não disse para meter dinamic lightning só nos objectos disse tira eu também tenho dois gigas de ram e o jogo andava nos 7 frames é uma bosta de jogo é o que é :)

Rest my case

Abraço.

ja fiz isso e nada

Romani48
05-08-2007, 14:35
pah desculpem mas é inadmissivel.. baixei os graficos, e os efeitos tudo para medio.. e... ficou tudo branco.. (alias cheio de defeitos em branco) então pensei que deveria ser a grafica a fazer das suas e reiniciei

meti no medio baixo, ou baixo alto.. e ficou já mais jogavel.. mas.. passado um bocado lá veio o lag (pouco mas notavel) e depois reparei que o jogo esta sempre a guardar (pelo menos o icon da disquete está sempre a piscar no canto inferior direito.

Isto já não é problema de RAM... hoje sou capaz de o reinstalar e jogar sem patchs a ver como fica.. depois digo algo

edumicro
05-08-2007, 22:54
pah desculpem mas é inadmissivel.. baixei os graficos, e os efeitos tudo para medio.. e... ficou tudo branco.. (alias cheio de defeitos em branco) então pensei que deveria ser a grafica a fazer das suas e reiniciei

meti no medio baixo, ou baixo alto.. e ficou já mais jogavel.. mas.. passado um bocado lá veio o lag (pouco mas notavel) e depois reparei que o jogo esta sempre a guardar (pelo menos o icon da disquete está sempre a piscar no canto inferior direito.

Isto já não é problema de RAM... hoje sou capaz de o reinstalar e jogar sem patchs a ver como fica.. depois digo algo

PROBLEMA - GRÁFICA: Bosta de gráfica que tu tens.:002: Trocas por uma x1950 Pro e resolves o problema. :)

PROBLEMA - RAM: Mete mais umas memórias DDR2 PC6400 ... 2x1GB Dual Channel... :004:

Acho que assim conseguirás jogar em condições... :x2:

Romani48
05-08-2007, 23:30
pois pois.. e aqueles que têm AMD Athlons single cores skt 939, só 1Gb e 7300GT correm melhor o jogo que eu que tenho um C2D a 3Ghz, uma 8600GT que mais um pouco e estava como uma GTS não consigo.. é bem

e alem do mais até no minimo e a 640*480 da mal... e até o dirt jogo quase no máximo.. o COJ e COD2, TR:A e H:BM corre tudo no máximo, com AF a 16x e AA a 2x e este não dá.. sim sim pois pois..

quanto a grafica se quiseres trocar estas a vontade...
a memoria se alguem quiser trocar por um 3800+ skt AM2 também diga alguma coisa, mas claro com acerto monetario pois ele está avaliado em 50/60€....

edumicro
06-08-2007, 00:16
pois pois.. e aqueles que têm AMD Athlons single cores skt 939, só 1Gb e 7300GT correm melhor o jogo que eu que tenho um C2D a 3Ghz, uma 8600GT que mais um pouco e estava como uma GTS não consigo.. é bem

e alem do mais até no minimo e a 640*480 da mal... e até o dirt jogo quase no máximo.. o COJ e COD2, TR:A e H:BM corre tudo no máximo, com AF a 16x e AA a 2x e este não dá.. sim sim pois pois..

quanto a grafica se quiseres trocar estas a vontade...
a memoria se alguem quiser trocar por um 3800+ skt AM2 também diga alguma coisa, mas claro com acerto monetario pois ele está avaliado em 50/60€....

LoL. é caso para dizer, VIVES DE AZAR...

Eu aqui tb tenho casos estranhos...:x2:
Consigo jogara o CoJ razoavelmente bem com praticamente tudo no very high incluindo filtros... já o Test Drive Unlimited é uma desgraça,, nem no minimo, nem com uma res de 640x480:lol:

rsss>(

Romani48
06-08-2007, 01:03
lol o TDU é outro.. quer dizer dá me a 100% tudo na boa.. mas o jogo tem mais bugs que sei lá o que.. de vez em quando fica tudo lixado.. com bocados do mapa a serem puxados sabe se la para onde.. o ecra a piscar, depois ponho o refresh rate a 60 e volto a por a 75 ou ponho a 800x600 e volto a por na resolução que quero e em 90% das vezes volta ao normal.. enfim.. também não é um jogo que aprecie muito..

mas deve ser bruxaria.. o jogo é da mesma pessoa que me emprestou o stalker..
o mais coiso daqui é que ainda por cima são originais.. se fossem piratas até nem me espantava muito.. com más gravações ou afins.. mas não...

enfim..

mooving on..

nada como os joguinhos antigos..

edumicro
06-08-2007, 12:01
lol o TDU é outro.. quer dizer dá me a 100% tudo na boa.. mas o jogo tem mais bugs que sei lá o que.. de vez em quando fica tudo lixado.. com bocados do mapa a serem puxados sabe se la para onde.. o ecra a piscar, depois ponho o refresh rate a 60 e volto a por a 75 ou ponho a 800x600 e volto a por na resolução que quero e em 90% das vezes volta ao normal.. enfim.. também não é um jogo que aprecie muito..

mas deve ser bruxaria.. o jogo é da mesma pessoa que me emprestou o stalker..
o mais coiso daqui é que ainda por cima são originais.. se fossem piratas até nem me espantava muito.. com más gravações ou afins.. mas não...

enfim..

mooving on..

nada como os joguinhos antigos..
Sem dúvida.. o que me espanta é que para a **** da ATARI lançar um patch, foi preciso a cimunidade TDU, refilar e refilar, e implorar e implorar por um patch (mesmo assim não saiu nada de jeito)...>(

Quanto ao STALKER, é um jogo que podia ser muito melhor para os anos de desenvolvimento que teve. (podia ser melhor programado) :)

cumps

Romani48
08-08-2007, 23:17
Se fores a ver nesse guia que te dei, dão lá várias explicações para a situação. No meu caso, o problema era mesmo com a memória, pois com qualquer dos renderers de DX9 tinha breaks/lag. Assim que adicionei mais 1GB de memória (para ficar com 2GB), já corria com tudo no máximo, incluindo filtros.

um bombom para ti..

arranjei os 2Gb... umas mushkin EM2

e o jogo meu deus.. parecua que tinha comprado um PC Novo :D

mas ja agora OBG a todos ;)

Pure Anarchy
09-08-2007, 01:17
Tal como eu te tinha dito :)

edumicro
11-08-2007, 14:54
um bombom para ti..

arranjei os 2Gb... umas mushkin EM2

e o jogo meu deus.. parecua que tinha comprado um PC Novo :D

mas ja agora OBG a todos ;)

Então, agora já não deves ter problemas... O S.T.A.L.K.E.R é como o BF2, só com 2GB...:x2:

Molecular
07-05-2008, 23:06
O STALKER e um bocado coisa com a gestao de memoria e com as graficas,varia muito de sistema pa sistema.
Eu com um P4E @ 3.57ghz 1.5 gigas d ram e uma HD2600 Pro 512DDR2 e no XP o gajo corre muita bem.
É como digo,varia muito.Tenta por num disco diferente do disco do sitema

PoolMania
07-05-2008, 23:48
Nem todos os jogos correm bem em dual core ou Quad.
Este é um deles mas o ultimo patch melhora muito as coisas.
Creio que usando software dá para desactivar um dos cores mas não tenho a certeza.

Se eu jogar o jogo sem qualquer patch nota-se os lags..... com o ultimo patch fica fluidinho.
No Vista o tempo de carregamento é mais longo que no xp.

Molecular
12-05-2008, 23:03
Nem todos os jogos correm bem em dual core ou Quad.
Este é um deles mas o ultimo patch melhora muito as coisas.
Creio que usando software dá para desactivar um dos cores mas não tenho a certeza.

Se eu jogar o jogo sem qualquer patch nota-se os lags..... com o ultimo patch fica fluidinho.
No Vista o tempo de carregamento é mais longo que no xp.
Sim tambem ja ouvi falar sobre isso.
Vou falar com o namorado da minha mana que é engenheiro informatico e depois posto aqui algo
off topic posso usar esta assinatura?