View Full Version : Canon EOS 40D

Páginas : 1 [2]

Rui Marto
16-05-2008, 08:23
Essa lente é boa se quiseres alguma versatilidade. No entanto a Tamron 17-50 2.8 é mais nítida e mais luminosa (apesar de um pouco mais cara).

NFM
16-05-2008, 08:40
Compensa então comprar o pack com a EFs 17-85 IS ??

Fica 210€ mais caro...

è melhor gastar os 210€ nesta lente ou comprar outra melhor em segunda mão ou assim?

Obrigado mais uma vez:cool:
Estou também indeciso em comprar este pack ou o corpo apenas, para depois, aí sim, investir em
boas lentes.

Essa lente é boa se quiseres alguma versatilidade. No entanto a Tamron 17-50 2.8 é mais nítida e mais luminosa (apesar de um pouco mais cara).
Eu hoje, se tiver tempo, vou a uma loja cá em Ponta Delgada que é representante da Canon e vou saber melhor os preços das lentes. E claro, vou tentar a minha sorte em relação a esta Tamron e à de 90mm f/2.8, pode ser que tenham também. :P

mundano
17-05-2008, 18:58
Em contrapartida, a profundidade de campo destas lentes é bastante reduzida. Ou seja, se usares a lente a 1.4 ou 1.8 para tirar uma foto a alguém, se estiver outra pessoa logo atrás, não consegues focar as duas.

Falas como se fosse um defeito...

Com estas lentes podes ter um DOF curto, ou longo... Com uma lente 18-55 que nos 50 mm tem como abertura máxima F/5.6 estás sempre obrigado a profundidades de campro grandes.

NFM
17-05-2008, 19:01
Acho que vou mesmo "esquecer" esta máquina e aproveitar a campanha do Super Pack da 400D, que está a 500 e tal euros. :)
Que caramba... indecisão.. daqui a 24h ou pego na 400D ou então nesta, se me passar do juízo. XD

Rui Marto
20-05-2008, 23:10
Falas como se fosse um defeito...

Não é um defeito, nada que se pareça, mas com 1.4 já se começa a entrar em profundidades de campo muito curtas, que por vezes podem não dar lá muito jeito. Nunca usei nenhuma para fazer um retrato, por exemplo, mas já me disseram que mais que 2.8 começa a ser um DOF muito curto para retratos.

NFM
27-05-2008, 12:14
Bem, eu sou suspeito porque tenho uma 40D, e vim de uma D80! :D Mudei porque queria Canon, e porque gosto mais dela a nível ergonómico. Com este corpo, pensar em trocar só mesmo daqui a uns belos anos! Convém salientar que apenas comprei uma 40D, porque consegui um excelente preço (ao preço da D80 nova).

Eu estou mais ao contrário... gostava era de saltar da Canon para a Nikon... mas apostei em Canon, não me quero desfazer da Canon e investir em Nikon...

c3l5o
27-05-2008, 18:48
Não é um defeito, nada que se pareça, mas com 1.4 já se começa a entrar em profundidades de campo muito curtas, que por vezes podem não dar lá muito jeito. Nunca usei nenhuma para fazer um retrato, por exemplo, mas já me disseram que mais que 2.8 começa a ser um DOF muito curto para retratos.

O DoF varia consoante outros factores como a distância ao objecto e a distância focal se não estou em erro... Por isso a abertura é só mais um desses factores... :/

Rui Marto
27-05-2008, 18:56
O DoF varia consoante outros factores como a distância ao objecto e a distância focal se não estou em erro... Por isso a abertura é só mais um desses factores... :/

Sim. Neste caso a focal é fixa (50mm), por isso só te resta a distância ao objecto. Mas com 50mm, se estiveres a fotografar algo em particular, não vais estar muito longe. Num retrato, por exemplo, estás aí a uns 2m da pessoa, se tanto, por isso o DoF vai ser mesmo muito curto...
Mas note-se que não é um defeito, até porque só se usa o 1.4 se quisermos. E a luminosidade é muito bem vinda em várias situações.

jmmsmm
27-05-2008, 19:04
Sim. Neste caso a focal é fixa (50mm), por isso só te resta a distância ao objecto. Mas com 50mm, se estiveres a fotografar algo em particular, não vais estar muito longe. Num retrato, por exemplo, estás aí a uns 2m da pessoa, se tanto, por isso o DoF vai ser mesmo muito curto...
Mas note-se que não é um defeito, até porque só se usa o 1.4 se quisermos. E a luminosidade é muito bem vinda em várias situações.

eu acho estas lentes verdadeiramente excepcionais...:)
tanto a 50mm f/1.4 como a f/1.8, ambas são as companheiras ideais para bons retratos...
a começar no DOF controlável e versátil e a acabar nas cores produzidas, contrastes e luminosidade...enfim... muito boas mesmo...

xtr3me
28-05-2008, 22:18
Essa 50mm MKII (f/1.8) tá-me a deixar com água na boca (pelas fotos que já vi tiradas com ela ...)

c3l5o
30-05-2008, 01:21
Eu tb ando que nem um cão a ver de uma 50mm f/1.8 no meu caso para a Nikon, mas tá dificil no mercado dos usados, quem tem não se quer ver livre delas, agora as f/1.4 andam ai aos pontapés, mas essas em €/qualidade que procuro já não compensam para mim...

Ter primes é outra coisa, tanto que penso comprar um conjunto de primes antes de investir em Zooms mais a séria...
Então as primes de 85mm para retratos são mesmo mel :)

xtr3me
30-05-2008, 12:53
Eu tb ando que nem um cão a ver de uma 50mm f/1.8 no meu caso para a Nikon, mas tá dificil no mercado dos usados, quem tem não se quer ver livre delas, agora as f/1.4 andam ai aos pontapés, mas essas em €/qualidade que procuro já não compensam para mim...

Ter primes é outra coisa, tanto que penso comprar um conjunto de primes antes de investir em Zooms mais a séria...
Então as primes de 85mm para retratos são mesmo mel :)

Pois. A Canon f/1.4 também se vê, mas é mais esticada.

Sem dúvida que esta f/1.8 será a primeira lente que vou comprar. A relação preço/qualidade (então em usados ...) é fantástica e dá para fazer coisas bem engraçadas.

Zooms, só mais lá para a frente :D

jmmsmm
30-05-2008, 13:28
A sigma também tem primes boazinhas...:)
Quem estiver interessado em adquirir uma, tem aqui alternativas viáveis...

NFM
30-05-2008, 14:50
Estou a pensar adquirir a Sigma 105mm de que tanto falam, ao invés da Tamron 90mm, sempre são 15mm de zoom, acham que vale a pena, ou a Tamron já é suficientemente boa para Macros?

Agora tento convencer o meu pai em comprar 40D com kit relativamente completo, porque sai muito mais caro comprar agora a lente Macro e depois investir na máquina e outros acessórios. :confused:
Os preços dessas duas estão à volta dos 500 e tal euros, certo? (a Tamron 90mm, penso que está a 490€)

OldMan
30-05-2008, 21:28
Este (http://Blepharopsis.deviantart.com/gallery/#_featured) é um dos meus fotógrafos favoritos, e usa uma canon 100mm f2.8 MACRO USM (penso que seja esta (http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&pesquisa=1&txtpesquisa=+100mm&marca=&categorias=&produto_id=1033&indice=3&oldlimit=10))

jmmsmm
30-05-2008, 21:43
Estou a pensar adquirir a Sigma 105mm de que tanto falam, ao invés da Tamron 90mm, sempre são 15mm de zoom, acham que vale a pena, ou a Tamron já é suficientemente boa para Macros?

Agora tento convencer o meu pai em comprar 40D com kit relativamente completo, porque sai muito mais caro comprar agora a lente Macro e depois investir na máquina e outros acessórios. :confused:
Os preços dessas duas estão à volta dos 500 e tal euros, certo? (a Tamron 90mm, penso que está a 490€)

não compensa comprar por cá...
na digiwowo a tamron está a 369€ e a sigma a 398€...
tens também a tokina 100 f/2.8 que está a um muito bom preço também... 357€:)

Este (http://Blepharopsis.deviantart.com/gallery/#_featured) é um dos meus fotógrafos favoritos, e usa uma canon 100mm f2.8 MACRO USM (penso que seja esta (http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&pesquisa=1&txtpesquisa=+100mm&marca=&categorias=&produto_id=1033&indice=3&oldlimit=10))

pelas análises que tenho lido, a canon é a melhor realmente... mas não fica muito à frente das outras 3... e a relação preço/qualidade não é das melhores...

NFM
30-05-2008, 22:53
Woww... que qualidade.. e até que é bem barata, se é essa mesma.8|

não compensa comprar por cá...
na digiwowo a tamron está a 369€ e a sigma a 398€...
tens também a tokina 100 f/2.8 que está a um muito bom preço também... 357€:)

pelas análises que tenho lido, a canon é a melhor realmente... mas não fica muito à frente das outras 3... e a relação preço/qualidade não é das melhores...

Achas que essa da Canon está barata demais? Ou falas da relação qualidade/preço das outras 3?

jmmsmm
30-05-2008, 23:01
a canon não está barata demais... acho que por menos 100€ aproximadamente, qualquer uma das outras 3 lentes macro oferece uma qualidade bem proxima da da canon...
mas claro, a canon 100mm macro é optima...:)

NFM
30-05-2008, 23:04
a canon não está barata demais... acho que por menos 100€ aproximadamente, qualquer uma das outras 3 lentes macro oferece uma qualidade bem proxima da da canon...
mas claro, a canon 100mm macro é optima...:)
Acho que a avançar para uma lente... irei para uma de 100m ou 105mm da Sigma. :D
Porque a de 90mm da Tamron, penso que é curta. :P

Rui Marto
01-06-2008, 04:41
Estou a pensar adquirir a Sigma 105mm de que tanto falam, ao invés da Tamron 90mm, sempre são 15mm de zoom

Bem... Nunca digas a ninguém que disseste uma barbaridade dessas! :004:
Lentes prime NÃO TÊM ZOOM! lolol

Anyway, acho que por 100€, numa lente desse preço, mais vale ir para a Canon. Mas se for para a Tamron, também se fica muito bem servido e poupam-se 100€. lol

Todas elas têm uma qualidade/preço muito boa, por isso, é quase fechar os olhos e comprar uma. Mas eu comprava a Canon.

NFM
01-06-2008, 10:08
Bem... Nunca digas a ninguém que disseste uma barbaridade dessas! :004:
Lentes prime NÃO TÊM ZOOM! lolol

Anyway, acho que por 100€, numa lente desse preço, mais vale ir para a Canon. Mas se for para a Tamron, também se fica muito bem servido e poupam-se 100€. lol

Todas elas têm uma qualidade/preço muito boa, por isso, é quase fechar os olhos e comprar uma. Mas eu comprava a Canon.
LOLOL
"Zoom", porque não me veio a expressão "distância focal", que se calhar é mais correcta. :P
Claro, se é fixa não tem zoom. xD Foi um lapso. :D
LOL

Acho que, a avançar, se calahr passo mesmo para a Canon, que está relativamente barata. :P

Barata
18-07-2008, 02:34
Boas malta.

No inicio desta semana chegou-me uma 40D às mãos. Fiquei contente e tal... mas depois de ter tentado sacar umas fotos com ela, o resultado são fotos mto brancas ou sobre-expostas.

Estou a usar uma sigma 18-200 OS ... e não sei que lhe faça. Já tentei modo automático, prioridade à abertura... tudo... deve haver qualquer coisa que me está a escapar. Se puderem lançar uma ideia do que possa ser, agradeço.

Cumps.

Rui Marto
18-07-2008, 08:09
Verifica em que modo tens o metering.

Barata
18-07-2008, 16:06
Verifica em que modo tens o metering.

Usei o evaluative. Penso ser o mais allrounded de todos.

beckzito
18-07-2008, 18:21
E é. :'(
Não tens mais nada alterado, compensação á exposição +0? ISO muito alto?

strobe
18-07-2008, 18:26
Não tens nenhuma outra lente sem ser a Sigma?

helius
18-07-2008, 18:26
se for como o sistema da Nikon, esse metering é razoável na maioria das situações, no entanto, e se não for obrigatório fotografar de uma forma muita rápida, para mim o spot metering é o melhor..

cumps

Barata
18-07-2008, 19:00
Ok, cá estou eu de volta.

De facto só tenho a sigma.
Não tenho settings alterados. Especialmente esses da compensação de exposição.

Estive a testar e voltou a aparecer-me mais uma queimada.
http://i33.tinypic.com/2lcoi1w.jpg

A olho nu consegue-se ver mais detalhe na chapa de zinco.

Essa foto foi tirada com f6.3 (máximo nos 200mm da lente) a 1/250. Não me lembro do iso, mas este setting está para automático.

Ideias...

Edit: Estou a usar um filtro da Hama... um skylight qualquer coisa

Edit2: Ainda relativo à foto, parece que está um sol de arromba... mas na verdade não está e a chapa não tem um albedo assim tão grande... penso eu.

Edit3: O unico setting alterado que tenho é a renderização de imagem para "Paisagem".

|ferrari|
18-07-2008, 20:07
Tira-lhe o ISO400, mete ISO100, e ajusta uns -1/3 de EV

Barata
18-07-2008, 20:24
Obrigado ferrari.

Estou a ver que isto é mesmo assim... antes de bater uma foto, lá vai ter que se fazer um ajuste nos settings! Agora sim, tenho de ter toda a teoria presente e afinada :lol:

|ferrari|
18-07-2008, 20:58
Não necessariamente, mas tendo o controlo de poder ajustar tudo e mais alguma, acho que se deve aproveitar ;)

timber
18-07-2008, 22:52
Essa situação não é fácil para câmara nenhuma.

O muro é totalmente branco, o fundo é muito escuro com algumas partes negras.

Era preciso um sensor com um alcance dinâmico do outro Mundo.

A câmara tem de optar entre expor para uma coisa ou a outra (estando toda em automático)

|ferrari|
18-07-2008, 23:18
Ainda assim julgo fazendo a medição direccionada ao muro branco, o resultado final saísse outro com melhor aspecto.
A medição seria obviamente através do ponto de focagem, já que é das poucas coisas que se controla no quadradinho verde ;)

Outra alternativa, ao invés da compensação EV's, seria usar a medição pontual, ou mesmo parcial novamente fazendo a exposição ao muro.
Em contrapartida, o fundo ficaria mais escurecido.

jmmsmm
18-07-2008, 23:48
este problema não é de resolução fácil, como disse o timber...

normalmente o problema resolve-se parcialmente com PP... dispara em RAW e tenta recuperar os brancos perdidos...

outra ajuda que nos dá a 40D passa pela activação da prioridade ao tom de destaque...

vai a imagem (F. Pn II: Imagem / Prioridade Tom de Destaque / Activar )

melhora um pouco mas não resolve...

( não adianta alterar o modo de medição... o alto contraste continua sempre presente... se a máquina medir o muro, a imagem fica sub-exposta...)

helius
19-07-2008, 12:19
neste caso, devias claramente usar o spot metering e obter uma boa exposição do muro, claro que o bckground vai ficar sub-exposto mas é preferível. pois dá sempre para recuperares em pós-produção (os queimados não..)

outra opção é tirares duas (ou três) fotos, uma exposta para o primeiro plano outra para o background e depois fazeres um HDR. Nas condições de luz que existem nessa fotografia esta é a única forma de teres tudo exposto correctamente..

cumps

Rui Marto
07-08-2008, 11:45
Alguém já viu o comando Canon LC-5 à venda?

OldMan
15-09-2008, 18:01
http://chdk.wikia.com/wiki/40D

Canon EOS 40D movie mode
http://www.youtube.com/watch?v=OlKywUVFJW4

Rui Marto
15-09-2008, 18:05
lol

Bem, a 40D passou a ser a primeira SLR a ser lançada e que pode filmar. :p

kadeR
15-09-2008, 19:27
LOLOLOL nao sei porque cheira-me a fake....
só depois de ver isso com os meus olhos e que acredito, e mesmo se for verdade, acho um atentado ao sensor da maquina. =X

Rui Marto
15-09-2008, 19:28
LOLOLOL nao sei porque cheira-me a fake....
só depois de ver isso com os meus olhos e que acredito, e mesmo se for verdade, acho um atentado ao sensor da maquina. =X

Ora aí está uma das razões pela qual não vou descobrir se é fake ou não. lol

kadeR
15-09-2008, 19:32
enfim, isso tambem fazer videos de 10 secs nao deve fazer mal (isto em condiçoes de duz media) agora mais que isso ja nao me atrevia sequer.

|ferrari|
15-09-2008, 20:22
Ia postar precisamente agora essa info ;)
A mim pareceu-me real.

kryo
15-09-2008, 21:44
"- A tua camara filma?
- Não.
- E deste tu tanto dinheiro por ela."

agora posso dizer que filma!

nao percebo o porque de tentar fazer uma maquina fotografica filmar...

Ipoder
15-09-2008, 21:53
"- A tua camara filma?
- Não.
- E deste tu tanto dinheiro por ela."

É por este tipo de comentários que quando tiver a minha SLR não hei-de dizer a ninguem :D

E depois há sempre a pergunta - Não vejo a imagem no ecrã!! Está avariado ? :002:

Rui Marto
15-09-2008, 22:05
E depois há sempre a pergunta - Não vejo a imagem no ecrã!! Está avariado ? :002:

A mim costumam-me perguntar é como é que se liga.

- Naquele botão em baixo que diz on, off e depois tem um tracinho, mete no tracinho.
- Já meti, mas continua desligada...
- Tira uma foto.
- Ahhhhhhhh.............. Mas ecrã não mostrou nada!

cantara
16-09-2008, 09:10
Se isto for verdade, parece-me bem porreiro... gostei muito da funcionalidade de vídeo da D90. O sensor é que me preocupa. Mas vou esperar antes de tentar alguma coisa! :P

kadeR
16-09-2008, 14:06
lol o sensor e o pior nestes casos. o gajo n deve ter muito amor a maquina decerteza.
o sensor deve aquecer duma maneira brutalissima e decerteza que nao ira durar muito com utilizaçoes deste genero.

Rui Marto
16-09-2008, 14:07
Pah, se até para o liveview eles avisam logo no manual que não é para abusar... Isto no fundo é o mesmo, só por dizer que está a gravar ao mesmo tempo.

Warlord
16-09-2008, 14:59
epah se e com firmware CHDK, se keimar e estiver na garantia do mal o menos :P

pessoalmente nunca senti grande necessidade de gravar videos, na P&S so mm se estivesse bebado e nao atinasse c/ fotografias :D

kadeR
16-09-2008, 16:09
com chdk se akilo pifar n me admirava nada que a canon n desse garantia do material.

Warlord
16-09-2008, 16:17
chdk nao meche no firmware da makina, faz boot directo a partir do cartao de memoria... basta retirar o cartao e fazer reboot para a makina ficar como estava...

kadeR
16-09-2008, 17:38
sim, tabem... mas adiciona "features" nao especificadas para o tipo de sensor... o que pode levar a que a tua maquina dê o berro.
Eles não têm culpa que tu andasses a fazer videozinhos com a maquina onde até eles pedem para ter cuidado com o live view no manual de instruçoes.

Warlord
16-09-2008, 17:55
sim claro, resta saber se conseguem saber k andaste a "brincar" com ela ou simplesmente que o sensor keimou...

dai dizer, a exprimentar k seja dentro da garantia, dps sai-te do bolso :P

Rui Marto
16-09-2008, 19:44
com chdk se akilo pifar n me admirava nada que a canon n desse garantia do material.

A cena é que eles não conseguem saber, visto que ao desligar, a máquina volta ao normal. E aquilo corre do cartão, por isso, à partida, não deixa "vestígios".

kadeR
16-09-2008, 20:10
opa eu penso que eles conseguem ver +/- em que relaçao anda o desgaste do sensor juntamente com o nº de actuações do shutter...
e nao me admirava nada que eles conseguissem ver isso do chdk esteve alguma vez no cartao ou nao, basta uma simples pesquisa na memoria e veem isso.
a maquina trabalha como um disco rigido, mesmo depois de formatado ainda consegues ir la buscar informaçao anteriormente apagada, para isso basta ter os programas certos e ter paciencia.

Warlord
16-09-2008, 20:14
sim, mas a makina guarda algumas coisas internamente as kais so eles teem acesso (por exemplo o numero de disparos), nao sabemos k mais informacao guardam...

mas agora k penso nisto, se o sensor aguenta bulb de minutos, pq nao iria aguentar video? no maximo e o CPU da makina k akece e nao o sensor... digo eu...

kadeR
16-09-2008, 20:23
o sensor em bulb aquece e de que maneira....
e tu utilizas bulb em situaçoes nocturnas ou com falta de luz extrema... agora imagina-se num bulb constante a luz do dia. (da para ver o resultado em fotografia, n da?)

Rui Marto
16-09-2008, 20:24
opa eu penso que eles conseguem ver +/- em que relaçao anda o desgaste do sensor juntamente com o nº de actuações do shutter...
e nao me admirava nada que eles conseguissem ver isso do chdk esteve alguma vez no cartao ou nao, basta uma simples pesquisa na memoria e veem isso.
a maquina trabalha como um disco rigido, mesmo depois de formatado ainda consegues ir la buscar informaçao anteriormente apagada, para isso basta ter os programas certos e ter paciencia.

Opah, podes dizer que fazes muito uso do live-view. Eles dizem para não abusar, mas definem abusar? Não...

Quanto ao cartão, epah, isso não vai com a máquina. Fica bem guardadinho na gaveta. :002:

kadeR
16-09-2008, 20:34
Opah, podes dizer que fazes muito uso do live-view. Eles dizem para não abusar, mas definem abusar? Não...

Quanto ao cartão, epah, isso não vai com a máquina. Fica bem guardadinho na gaveta. :002:

lol opa acredito que sim, mas é sempre aquela coisa, eu preferia nao arriscar.
conhecendo as coisas de hoje como conheço, preferia-me ficar quietinho xD

Rui Marto
16-09-2008, 21:06
Tu e eu. lol Por isso eu já disse lá atrás, que era daquelas coisas que não iria descobrir se é fake ou não.

|ferrari|
16-09-2008, 21:52
Creio que nos serviços da Canon seja possível descobrir.
No modo fotografia, regista 001, 002, 00x...
No modo liveview, regista 101, 102, 10x...
No modo video, regista, 010, 020, 030, 0x0...

Creio que fica tudo gravado no registo, da mesma forma que só nos serviço a contagem do shutter é possível com fiabilidade.

LuCk
18-09-2008, 17:28
Pessoal hoje fui limpar o lcd da minha 40D, e reparei que existem partículas de pó por de traz do vidro que protege o LCD. Não era suposto a 40D estar selada para evitar estes problemas?

Mais alguém sofre deste mal?

A maquina nem 1 mês tem ainda. Será motivo para trocar? Obrigado.

Rui Marto
18-09-2008, 17:44
Por acaso não és a primeira pessoa a queixar-se disso, já o tinha visto noutras máquinas. Eu não tenho esse problema, mas não me parece que te troquem a máquina por isso.

LuCk
18-09-2008, 18:41
É um bocado incomodativo. Vou tentar tirar uma foto para verem do que falo.

Penso que devem trocar, é só dizer que nao estou satizfeito. lol

Warlord
18-09-2008, 19:27
nao seria preferivel mais perto do final da garantia mandar "reparar"?

kadeR
18-09-2008, 20:04
isso nao deve ser da selagem...
isso provavelmente deve ser do sistema de limpeza do sensor que ao libertar as particulas, nao as apanha a todas na fita e elas ficam a solta na maquina.

strobe
18-09-2008, 20:08
isso nao deve ser da selagem...
isso provavelmente deve ser do sistema de limpeza do sensor que ao libertar as particulas, nao as apanha a todas na fita e elas ficam a solta na maquina.

Xi... grande viagem que fazem essas partículas de pó... Não seria mais fácil entrarem pela porta do cartão? Mas ainda bem que a minha máquina não tem sistema de limpeza do sensor! :D

kadeR
18-09-2008, 20:16
a porta do cartao é selada axo eu...
pelo menos na minha é.

strobe
18-09-2008, 20:17
É selada quando está fechada, mas quando abre pode entrar alguma coisa lá para dentro, não?

jorgebighit
18-09-2008, 20:19
Quanto esta bina tiver a 300€ compro uma LOL

kadeR
18-09-2008, 20:23
mesmo la dentro axo k tb e selada... opa n sei =X

Rui Marto
18-09-2008, 21:09
Bem o pó, nas vossas máquinas, deve ser um "frequent flyer" não? Desde a ranhura do cartão, ao sensor, até ir parar ao ecrã... lol

Kader nenhuma porta é selada por dentro. Aquilo tem que ter lá contactos expostos, para ligar ao cartão.

kadeR
18-09-2008, 21:18
Kader nenhuma porta é selada por dentro. Aquilo tem que ter lá contactos expostos, para ligar ao cartão.

sim? o que isso impede de ser selado? nunca enfias-te um fio de metal por uma borracha?
calma, n tou a dizer que ela é selada ai, tou a dizer que é possivel.
agora se tu o dizes que nao é, prontos duvida tirada. =)

Warlord
18-09-2008, 21:30
axo mais provavel o po entrar pela ranhura entre o plastico do corpo e o ecran lcd do k por kk outro desses sitios mirambolantes k vcs dizem ;)

Rui Marto
18-09-2008, 21:31
sim? o que isso impede de ser selado? nunca enfias-te um fio de metal por uma borracha?
calma, n tou a dizer que ela é selada ai, tou a dizer que é possivel.
agora se tu o dizes que nao é, prontos duvida tirada. =)

Isso não tem interesse. É selada porque não entra água mais para dentro, mas não deixa de se avariar se entrar água. É como ligares um cabo USB ao teu PC e mandares a outra ponta para dentro de água. O PC não se molha, mas...

|ferrari|
18-09-2008, 22:57
Eu ainda não acredito que vocês estão a discutir o trajecto do pó :D

kadeR
18-09-2008, 23:27
Eu ainda não acredito que vocês estão a discutir o trajecto do pó :D

hahahahaha xD
opa que se lixe o pó... desde que nao fique no sensor =O

LuCk
19-09-2008, 14:48
O pó entra pela ranhura entre a maquina e o vidro que protege o LCD.

Andei a ver pela net e parece que o mesmo acontece em algumas poucas cameras, logo em principio será um problema de fabrico (defeito?).

Hoje vou à fnac e vou levar a maquina para ver o que me dizem.

Warlord
19-09-2008, 14:50
axo mais provavel o po entrar pela ranhura entre o plastico do corpo e o ecran lcd do k por kk outro desses sitios mirambolantes k vcs dizem ;):009:

Luis Dinis
30-10-2008, 00:34
Canon 40D + Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 USM IS => por 875€ é bom preço ???

Rui Marto
30-10-2008, 00:55
Só mesmo se fizeres questão de uma lente tão versátil. A 40D custa 700€ e por 175€ tens melhores opções para lentes. A 18-55 IS consegue ser melhor que essa.

Luis Dinis
30-10-2008, 04:16
Só mesmo se fizeres questão de uma lente tão versátil. A 40D custa 700€ e por 175€ tens melhores opções para lentes. A 18-55 IS consegue ser melhor que essa.

Na tua opinião qual seria a lente para comprar para esta (versatil) uma 55-250 ou nem por isso ??

Rui Marto
30-10-2008, 10:01
66-260? O que é que queres fazer?

Warlord
30-10-2008, 10:24
epah depende do teu estilo de fotografia, mas uma lente c wide-angle 55 e como andares com uma P&S com o zoom em 4x.

Rui Marto
30-10-2008, 10:43
Exacto. 55mm num corpo APS-C são 82mm 35efl, portanto é quase como andar sempre com o zoom no máximo, comparado com muitas P&S.

ruimoura
30-10-2008, 14:59
A grande review à 50D -- http://www.dpreview.com/reviews/canoneos50d/

O resultado não foi muito famoso, mas quem está dentro disto saberia que ia ser algo do género (bem, eu esperava por isto).

Considering the disadvantages that come with higher pixel densities such as diffraction issues, increased sensitivity towards camera shake, reduced dynamic range, reduced high ISO performance and the need to store, move and process larger amounts of data, one could be forgiven for coming to the conclusion that at this point the megapixel race should probably stop. One consequence of this is that the 50% increase in pixel count over the 40D results in only a marginal amount of extra detail. We're by no means saying the 50Ds image quality is bad but it's simply not significantly better than the ten megapixel 40D. In some areas such as dynamic range and high ISO performance it's actually worse and that simply makes you wonder if the EOS 50D could have been an (even) better camera if its sensor had a slightly more moderate resolution.

The EOS 50D has to stand its ground in a highly competitive bracket of the DSLR market. It is currently almost $500 more expensive than the 40D, almost $500 more expensive than the Nikon D90 and for an extra $100 you can bag yourself a Nikon D300. Looking at the specification differences between the EOS 40D and our test candidate it appears you pay quite a premium for the 50D's extra megapixels and as we've found out during this review you don't get an awful lot of extra image quality for your money. The Canon EOS 50D still earns itself our highest reward but considering its price point and our slight concerns about its pixel-packed sensor, it only does so by a whisker.

Rui Marto
30-10-2008, 16:45
Já se esperava uma coisa do género... Eles acham que se paga bem pelos "extras" da 50D, mas se formos a ver a 50D é uma 40D mais o que lhe faltava para realmente competir com a D300. O seu maior problema foi não ter saído ao mesmo tempo, coisa que talvez lhe permitisse ter uma diferença de preços maior. Actualmente a D300 é pouco mais cara, mas também pouco melhor (vale pelo AF e possibilidade de vir a fazer 8fps).

edumad
30-10-2008, 18:54
Enquanto o preco nao cair ou nao sair um firmware update ou coisa do genero para melhorar os jpegs pelo menos, parece-me que a 40D e um negocio melhor.
Em termos de resolucao parece-me realmente decepcionante...

Rui Marto
30-10-2008, 19:12
Olha que a 40D em JPEG também não é nenhuma artista.

Luis Dinis
02-11-2008, 22:19
Aquela já era o que dizem desta configuração:

Canon EOS 40D
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6
Canon EF 75-300mm f/4.0-5.6 III USM
SanDisk 4GB CompactFlash Card Extreme IV

Obrigado

kadeR
02-11-2008, 22:54
fraquinha...

Rui Marto
02-11-2008, 22:55
As lentes são bastante fracas. Acabas por ficar com um corpo de gama superior e o proveito que tiras disso é pouco ou nenhum.

A meu ver é uma configuração muito fraca.

|ferrari|
03-11-2008, 00:44
Até acho que perdes rendimento.
A exigência desse corpo é superior, pede lentes melhores, não só no campo racional mas também em factores intrinsecos, a nivel IQ obviamente.
A nivel de features, controlo, velocidade, é uma vantagem

kryo
03-11-2008, 16:04
posso aferir a essa 75-300, pois tenho uma, exactamente com esse corpo.

é como teres um motor ferrari numa carroçaria fiat uno. pura e simplesmente não dá. para o preço não e má solução, mas se tens um corpo 40d esperas muito mais da fotografia que fazes. a nível de qualidade de imagem, é muito igual nos dois extremos, pouco sharp, e com pouco contraste, alem de ser uma lente lenta.

atenção, não é que seja uma lente má, porque não o é; apenas se vais para um corpo dessa gama, esperas muito muito mais do resultado final.

a título de exemplo, fotografei este domingo no autódromo do algarve, o SBK. com a 75-300 tirei algumas fotos interessantes, também não sou nenhum especialista, mas acho que consegui uma ou outra foto conseguida. no entanto, vou a ver o resultado final, e fico algo desiludido, porque não sendo uma área em que esteja habituado a fotografar, esforcei-me ao máximo para conseguir um bom resultado, tive lá, a ajustar e a reajustar a máquina, a encostar-me a tudo e mais alguma coisa para evitar a tremideira, a suster a respiração, a tentar encontrar apoios no corpo; vou a ver o resultado final, e embora a foto não esteja má, falta-lhe um bom pedaço de qualidade, de contraste (embora este possa ser ajustado no pós-processamento).
e por isso nunca desejei tanto que fosse janeiro! porque será nesta altura que irei evoluir para uma lente tele canon 70-200 hihi!!

portanto, das duas uma, ou compras esse conjunto para te ambientares, e testares e não sei quê, tento em mente que daqui a menos de seis meses irás dispensar o dinheiro necessário em lentes BOAS para conjugar com o corpo; ou então investes menos no corpo para investir em lentes BOAS.

Warlord
03-11-2008, 16:37
aumenta a velocidade de disparo e fotografa de frente para o objecto, desse modo o deslocamento é menor.

El Gordo
03-11-2008, 16:41
Aquela já era o que dizem desta configuração:

Canon EOS 40D
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6
Canon EF 75-300mm f/4.0-5.6 III USM
SanDisk 4GB CompactFlash Card Extreme IV

Obrigado

Já foi tudo dito..fraquito.....mas quem dera a muitos :-))

Luis Dinis
03-11-2008, 21:25
Obrigado a todos de qualquer maneira

realtravolta
03-11-2008, 21:48
na mediamarket está a 40d, mais a lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 por 777euros, um bom preço.

Rui Marto
03-11-2008, 22:02
na mediamarket está a 40d, mais a lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 por 777euros, um bom preço.

Sem IS?

realtravolta
03-11-2008, 22:08
Sem IS?
com IS.

Rui Marto
03-11-2008, 22:30
com IS.

Ah... Assim yah, bom preço. :)

speedofthesea
03-11-2008, 22:31
È um bom preço mas em termos de lente n vais mt bem servido...

Cumps

Rui Marto
03-11-2008, 22:37
Também por 770€... lol Mas yah, podia ser uma lente melhorzinha.

Warlord
03-11-2008, 23:04
pois, n se pode ter td... mas olha k a 18-70 tb nao e grande espingarda

Rui Marto
03-11-2008, 23:20
A 17-85 IS não é grande coisa, tendo em conta aquilo que custa. Pelo que custa no kit, apesar de sofrer de cantos suaves e distorção a montes, vale pela versatilidade e focagem rápida. Mas continua a não ser grande opção.

Warlord
04-11-2008, 00:14
A 17-85 IS.isso ;)
dizem k a 18-55IS consegue melhores prestacoes (IQ), mas a 17-85 vale o preco (em kit) kanto mais n seja pela versatilidade k referiste.

Rui Marto
04-11-2008, 00:32
dizem k a 18-55IS consegue melhores prestacoes (IQ)

Ao centro julgo que não, mas no geral sim, de certeza. E se contarmos com distorção e aberrações cromáticas, quase que não há dúvidas.

kryo
04-11-2008, 01:34
aumenta a velocidade de disparo e fotografa de frente para o objecto, desse modo o deslocamento é menor.

uma superbike?

Warlord
04-11-2008, 10:26
ate podia ser um F1, se fotografares de frente apanhas pouco movimento. se tiveres na curva final da recta da meta a fotografar de frente para a recta, a unica coisa k muda e o tamanho da mota, k vai aumentando gradualmente a medida k se aproxima, mas e mt mais facil congelar dessa maneira do k estando nas bancadas laterais e tentando fazer 1 panning a medida k a mota passa a 200km/h por ti. geralmente o truke esta em escolher um bom sitio, se keres apanhar a mota de lado vai para uma curva lenta ;)

kryo
04-11-2008, 11:35
sim, porque o pessoal até tem passe de jornalista...

e a questão não está em velocidade de disparo. não é por disparares a velocidades mais ou menos rápidas que a qualidade óptica da lente aumenta

Warlord
04-11-2008, 12:08
olha chapeu, mas isso ja sabias a partida antes de sair de casa, nao e por mexeres na makina k vais conseguir melhor IQ da lente, ou por estar no autodromo ou na rua de casa...

tinha ficado com a sensacao k tinhas problemas por a imagem ter ficado blured, e ai o k disse aplica-se aumentar velocidade de shutter e escolher uma bancada mais apropriada.

Rui Marto
04-11-2008, 14:11
A fotografar de frente, ele ganha um problema muito mais grave. O motor de focagem da lente não acompanha a aproximação da mota.

Warlord
04-11-2008, 14:24
?!?!! kanto segundos demora a moto a fazer a recta da meta? o motor de focagem nao e suficientemente rapido?! epah, axo k sim, mas senao e fazer o normal, prefocagem num ponto, click.

Rui Marto
04-11-2008, 14:37
?!?!! kanto segundos demora a moto a fazer a recta da meta? o motor de focagem nao e suficientemente rapido?! epah, axo k sim, mas senao e fazer o normal, prefocagem num ponto, click.

Quantos metros tem a recta da meta? E qual é a velocidade de uma mota nessa recta?

À partida não deve ser. Repara que a fotografar de frente é quando a distância da mota a ti varia mais rápido. É que se for chega-se a um ponto "USM para quê?".

A 250Km/h um veículo faz 70m num segundo. Quando a lente começar a mexer, já a mota está noutro ponto bem mais perto.

SideWalker
04-11-2008, 14:37
O problema não é o tempo que demora a fazer a recta, é a distancia que percorre por segundo. Num intante está no plano focal, no intante a seguir ja não está. Isso é um problema até a fotografar pessoas a correr de frente, imagina uma mota...

Warlord
04-11-2008, 15:16
pre-focus then...

apenas estou a dizer o k li em livros, se nao ficar sharp de frente na travagem para uma curva lenta entao nao sei...

corrijam-me se estiver enganado, mas se tiverem no final da recta a focar algo no inicio da recta ou no meio da recta a lente nao vai estar em ambos os casos a focar em infinito?

Paulosgal
04-11-2008, 15:22
Acho que depende da abertura e da distância focal.

No caso da lente ser uma tele, a dificuldade em focar ainda vai ser maior.

Rui Marto
04-11-2008, 16:05
corrijam-me se estiver enganado, mas se tiverem no final da recta a focar algo no inicio da recta ou no meio da recta a lente nao vai estar em ambos os casos a focar em infinito?

Nop... Por acaso aqui há tempos reparei nisso. Se focar uma coisa a dezenas de metros ou a centenas, ela anda ali muito próximo do infinito mas não chega lá.

Warlord
04-11-2008, 16:17
sim, mas a diferenca e mt pouca, o motor nao anda mt...

PS: por mais longe k foque (ate a lua :P) nenhuma das minhas lentes fica no maximo ("infinito"), existe sempre 1 folga.

kryo
04-11-2008, 23:46
depois desta aventura no autodromo do algarve, fiquei com muito mais respeito pelo Bekaspro e pelo pessoal que anda nos desportos motorizados.

tentar focar uma superbike... jasus... entao o F1, ui, foi tudo ao lado lol.

warlord, o que estás a dizer nao é a melhor solução, de frente. deves fotografar de lado, sempre em paralelo, pois aí a distancia ao objecto é (teoricamente) sempre a mesma, daí que não seja necessário andares sempre a focar, perdes menos tempo.
tens é que acompanhar o movimento lateral do objecto; e aí é que a porca torce o rabo: como são objectos com a mania que andam depressa, são literalmente 2 ou três segundos em que os tens sob a mira.

e depois é naquela, se a velocidade de disparo for muito alta, congelas o objecto, fica feio, sem movimento; se disparas muito devagar, só apanhas o fundo, porque a mota ou o carro, népia. lol é complicado, bastante complicado.

Rui Marto
04-11-2008, 23:51
Chama-se "Panning shot" e é a solução para os teus problemas. ;)

Metes a máquina em Tv e 1/250 (para coisas dessas deve ser suficientemente lento) e vais acompanhando o objecto em Continuous Focus desde longe. Quando ele entrar na "zona de disparo" começas a metralhar com os 6.5fps até encher o buffer. Tenta que o ponto de focagem não saia da frente do veículo ou da cabeça do piloto.

Warlord
04-11-2008, 23:51
de lado tem de ser mm com panning, e ai mais k tecnica (k e "simples") e preciso muita pratica e de nd te serve encostar seja ao que for :P

Rui Marto
04-11-2008, 23:53
de lado tem de ser mm com panning, e ai mais k tecnica (k e "simples") e preciso muita pratica e de nd te serve encostar seja ao que for :P

Serve sim. Podes meter a mão em cima do muro e apoiar a lente nela, tipo taco de snooker, para garantires que ela só mexe na horizontal. Isso ou um monopé.

adolfo dias
04-11-2008, 23:53
AF-C

kryo
04-11-2008, 23:54
Chama-se "Panning shot" e é a solução para os teus problemas. ;)

Metes a máquina em Tv e 1/250 (para coisas dessas deve ser suficientemente lento) e vais acompanhando o objecto em Ai Focus desde longe. Quando ele entrar na "zona de disparo" começas a metralhar com os 6.5fps até encher o buffer. Tenta que o ponto de focagem não saia da frente do veículo ou da cabeça do piloto.

1/500 po F1 lol
sim, basicamente é isso.

warlord, o encostar é para a tremideira, à falta de monopé lol.
mas gostava mesmo de uma nova experiencia, desta vez com a futura lente e tripé, para ver a diferença.
porque sempre é menos uma coisa em que pensar. digo eu.

Warlord
05-11-2008, 00:05
tremes mt mesmo a fazer panning? :( e k tentar estar kieto numa posicao e mais sujeito a tremidela do k estando a efectuar um movimento...

kryo
05-11-2008, 00:39
tremes mt mesmo a fazer panning? :( e k tentar estar kieto numa posicao e mais sujeito a tremidela do k estando a efectuar um movimento...

sim. noto muito acima dos 100/150. estou melhor, verdade seja dita, bem melhor, porque antes jasus...

Luis Dinis
08-11-2008, 19:44
Para quem quiser comprar baterias:

BP-511 - 1100 Disparos s/ Flash
BP-511A - 1390 Disparos s/ Flash
BP-512 - 1100 Disparos s/ Flash
BP-514 - 1390 Disparos s/ Flash