View Full Version : Techzone Wiki - Sugestão
methanex 02-08-2007, 03:40 Ultimamente tenho estado a pensar numa ideia para este fórum...
Este fórum podia ter uma enciclopédia tipo Wikipédia para o pessoal poder consultar informações.
Não sei se com isso vai mexer muito neste fórum, mas eu tenho o conhecimento de sites que já têm um "Wikipédia próprio" com questões e dúvidas para o outro pessoal de fora poder ver.
Na minha opinião, seria bom que este fórum tivesse um Wikipédia próprio. O pessoal inscrito neste fórum (só os power members) é que podiam deixar o seu contributo ou informação essencial para os outros verem, desde que não sejam contributos inúteis ou ofensivos.
Espero que estejam a entender.
Koncaman 02-08-2007, 09:36 parece-me uma ideia porreira...
so não sei é se existe disponibilidade para avançar com conteudos para um projecto desse tipo...
o forum tem muita informação, mas é preciso adaptar as coisas ao contexto...
anamnesies 02-08-2007, 10:13 :003: parece-me uma óptima ideia! Nas threads há sempre um ou dois posts muito informativos que deviam ficar para a posterioridade, e um wiki era uma óptima maneira de organizar isso.
amjpereira 02-08-2007, 10:19 Isso ou então um search, apesar deste ultimo devolver alguns resultados que não convêm, mas para isso tens sempre os post's em Sticky, post colocados por users que foram aprovados por membros da administração e ou moderação como sendo informação útil e colocados em destaque em cada sub-forum. Por isso acho que neste caso não valerá muito criar um "techzone wikipedia".
Sem mais nada a acrescentar
Fou-Lu
Era um projecto engraçado, pelo menos para livrar as variadas secções dos stickies, que já ocupam um espaço considerável.
Cumprimentos.
É um projecto interessante e ambicioso, mas como já foi referido, requer muita disponibilidade e dedicação por parte do staff, e levaria eventualmente a um aumento de colaboradores, pelo que duvido que seja sustentável.
Koncaman 02-08-2007, 14:03 Isso ou então um search, apesar deste ultimo devolver alguns resultados que não convêm, mas para isso tens sempre os post's em Sticky, post colocados por users que foram aprovados por membros da administração e ou moderação como sendo informação útil e colocados em destaque em cada sub-forum. Por isso acho que neste caso não valerá muito criar um "techzone wikipedia".
Sem mais nada a acrescentar
Fou-Lu
é certo que o nosso search (http://www.techzonept.com/search.php), não funciona com palavras de 3 ou menos letras, mas pelo menos temos um search... o proprio google também permite encontrar varias coisas neste forum... não percebi a ideia.
A ideia do wiki é bastante boa mesmo, mas impraticável a meu ver, não seria necessários apenas alguns colaboradores mas sim bastantes colaboradores, pelo menos um em cada quadro.
Threads boas, felizmente, até aparecem com alguma regularidade, e com mais regularidade ainda aparecem bons posts que ficam perdidos pelo meio de threads menos importantes e teria todo o interesse centralizar essas informações, mas isso é quase um trabalho a fulltime, não é um simples mover de threads ou outros tipos de moderação que um fórum possibilita.
Com um fórum tão grande, julgo que a ideia é impossível de realizar. Já foi criado o quadro dos Tutoriais para centralizar threads boas e importantes, com um wiki criado este quadro deixaria de ter sentido.
Mais realço, que para quem já está familiarizado com este ambiente (da techzone), dificilmente irá usar um wiki para pesquisar seja o que for, e quem é novo, dificilmente se vai dar ao trabalho de ir ao wiki procurar antes de abrir thread a postar, isto já é um problema crónico de todos os fóruns, postar antes de pensar.
Sinceramente acho que o resultado final vai ser um wiki muito bom com pouca procura, ou seja, desperdício de recursos.
HecKel
A meu ver temos informação muito importante e preciosa aqui no forum. Se fosse possível organiza-la numa "wikipedia" seria muito bom para todos.
Sox (http://www.techzonept.com/member.php?u=26540) isso não está em questão, é evidente que é uma excelente ideia. Agora tu disponibilizarias-te para organizar essa informação? Percorreres todas as threads do fórum e ver o que é realmente importante, organizar toda a redundância que um fórum possibilita, filtrar a informação importante de cada post/thread, etc e tal?
Eu não. O trabalho que iria exigir tal organização é mesmo muito grande, e sinceramente não compensa, pois não seria dado o devido uso.
HecKel
lammer.pt 02-08-2007, 23:26 E porque começar com o arquivo gigantesco? Porque não começar pelo mais facil, e fazer a wiki com as coisas mais recentes (estou a pensar em resoluções de problemas, tutorials, etc) e com o tempo apanhar os temas mais antigos (ou eventualmente apanha-los com a sua repetição no forum)
parece-me uma ideia interessante :) mas como foi referido pelo Konkaman, rodaco e HecKel é necessária muita gente com disponibilidade para um projecto destes...nada como testar as águas e ver a desão do pessoal ;)
lammer.pt 02-08-2007, 23:34 Mas se cada vez que alguem fizer um tutorial o meter lá, ou cada vez que se apresenta uma app no sub-forum apple, a wiki vai certamente crecer (ao seu próprio ritmo, claro, não se pode querer compilar todo o forum numa wiki de uma vez!)
Analisando com mais calma, começo a ver que é um projecto que, a longo prazo, poderá converger para variadíssimas áreas, já que o fórum lida com bastantes temas. A única forma de tornar isto realizável seria permitir todos os utilizadores deste fórum ter permissões para edição, criação de artigos, etc. Partindo desse princípio, e supondo que existe boa fé da maioria dos utilizadores deste fórum (o que me parece verdade), a consulta e edição da wiki provavelmente tornar-se-ia um procedimento rotineiro para um utilizador regular deste fórum, e uma referência a nível nacional de repositório de conhecimento informático/tecnológico.
eu estaria interessado em ajudar!!!:)
Sox (http://www.techzonept.com/member.php?u=26540) isso não está em questão, é evidente que é uma excelente ideia. Agora tu disponibilizarias-te para organizar essa informação? Percorreres todas as threads do fórum e ver o que é realmente importante, organizar toda a redundância que um fórum possibilita, filtrar a informação importante de cada post/thread, etc e tal?
Eu não. O trabalho que iria exigir tal organização é mesmo muito grande, e sinceramente não compensa, pois não seria dado o devido uso.
HecKel
Da mesma forma que existem moderadores e colaboradores (que até na NL participam activamente), poderiam ser seleccionados voluntários para essa tarefa. A falta de disponibilidade nunca foi problema, tendo em conta o universo de users aqui da TZ.
Com tempo, sem pressas, acho que poderia ser uma ideia viável. Percebo porque pensas que não seria dado o devido uso, mas isso seria algo a longo prazo, pois demoraria a estar incrementado e demoraria a ser divulgado.
Demoraria também a ganharmos o habito de usar essa feature mas depois de percebidas as vantagens não tenho dúvida que seria algo bastante usado.
Da mesma forma que existem moderadores e colaboradores (que até na NL participam activamente), poderiam ser seleccionados voluntários para essa tarefa. A falta de disponibilidade nunca foi problema, tendo em conta o universo de users aqui da TZ.
Com tempo, sem pressas, acho que poderia ser uma ideia viável. Percebo porque pensas que não seria dado o devido uso, mas isso seria algo a longo prazo, pois demoraria a estar incrementado e demoraria a ser divulgado.
Demoraria também a ganharmos o habito de usar essa feature mas depois de percebidas as vantagens não tenho dúvida que seria algo bastante usado.
eu concordo
e como disse antes eu estou disposto a ajudar!!:):)
Sox (http://www.techzonept.com/member.php?u=26540), talvez eu esteja a ser céptico demais, até concordo que estou a fechar-me demasiado na minha opinião, mas um wiki é uma ferramenta mesmo muito poderosa, no entanto precisa de estar sempre actualizado.
Olhem o caso do iGama e do Wiki dele, está constantemente a actualizar o mesmo, e é algo de um tema mais restrito, este seria algo mesmo muito abrangente.
E vejam a redundância de informação que existe, uma mais completa que outra, uns posts completam outros. Seria necessária uma manutenção mesmo grande, mesmo que seguindo a sugestão do lammer.pt (http://www.techzonept.com/member.php?u=8084) de começar pelo fim, pelos post que vão aparecendo.
Nem mesmo um moderador consegue controlar tantos reposts e afins, grande parte das threads bloqueadas por repost é devido a report de utilizadores ou posts a indicar o mesmo, agora imagina evitar esse redundância num wiki? Claro que uma boa estrutura do wiki evita esses problemas, mas depois tens os casos de temas mais ambiguos, que tanto encaixam numa área como noutra, é meio caminho andado para a redundância. E redundância é meio caminho andado para incompatibilidade de informação (uma mais actualizada do que outra).
A ideia de deixar o wiki aberto a qualquer um é uma boa solução, aliás, é essa a filosofia principal de um wiki, e de facto evitava tanto trabalho..., mas aí perdia-se a fiabilidade da informação, mais uma vez alguém teria de ir verificar todos os conteúdos e verificar se a informação disponibilizada é de facto útil ou correcta. Nem mesmo um moderador faz isto num fórum, a própria discussão que um fórum possibilita evita um moderador de se preocupar com isto, ou seja, desta forma os moderadores do wiki teriam a dupla preocupação de manter a fiabilidade da informação e de a ter devidamente organizada.
O único ponto positivo que consigo encontrar sobre esta sugestão, é o próprio wiki. Mas não podemos descartar toda a manutenção que o mesmo exige. Isto se querem um wiki digno de ter a etiqueta da techzone.
Desculpem se o meu cepticismo incomoda alguém...
HecKel
Romani48 03-08-2007, 14:55 acho a ideia interessante.. mas como iria ser organizado, em termos de conteudo digo? seriam posts soltos? ou divididos por certos temas?
Um projecto desta magnitude tem os seus riscos. Mas penso que as vantagens dele os cobrem.
Embora reconheça que o HecKel tem razão, principalmente devido a redundância de informação, já que há temas intrinsecamente relacionados e que não podem ser univocamente classificados.
Mas vejo isso como um pequeno mal para uma boa causa. Penso que é pouco correcto partir do pressuposto de que toda a informação colocada nesta wiki seria errada. E é algo para ser construido com tempo e espero que com a contribuição de todos.
Penso que a Techzone tem os utilizadores com conhecimento necessário para realizar algo desta magnitude. E não esperaria que tal fosse feito sem qualquer tipo de risco.
Por outro lado, provavelmente deixaria de lado todos os assuntos "instáveis", passíveis de mudança a curto prazo. Por exemplo, a secção de novidades de Hardware, em que existe grande teor especulativo.
Cumprimentos.
Bem eu estaria disponivel para ajudar, no que toca a redes, segurança de redes, wifi, etc, já que é o meu trabalho do dia a dia não me importo de contribuir um pouco para uma comunidade que já tanto contribuiu para o meu conhecimento no mundo informático.
Tambem posso colaborar em uma secção de Sistemas operativos Windows e Linux...
De resto acho a ideia FENOMENAL e GENIAL...
Seria de valor avançar... e seria um grande desafio para toda a comunidade TechzonePT.
A ideia da Wiki é muito interessante mesmo. Eu próprio ando aqui ás voltas a ver se consigo ter uma Wiki no Desktop e parece que finalmente vou conseguir:)
Há vários problemas como já se referiu aqui em varidadissimos posts.
Numa situação ideal abria-se a todos os membros a edição da wiki e passaria a ser um projecto de todos. No entanto, não acho isso possível. teria que ser sempre algo feito por uma minoria. Já tivemos problemas com users antes, vamos continuar a ter no futuro e um user poderia apagar tudo o que lhe apetece-se em 5 minutos. Dai o trabalho ter que ser repartido por um número reduzido de pessoas.
A legibilidade de uma wiki é realmente óptima. Tenho uma experiência moderada da wiki do Portugal@Folding que podem ver aqui (http://portugalfolding.org/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal).
O problema que vejo, e temos cá pessoas que podem ajudar nisso, é a integração do vbulletin com uma Wiki. Pessoalmente não sei o que é preciso. A mim faz-me sentido termos uma página de entrada que seria um portal - tantas vezes adiado -, com o forum como temos e uma Wiki. Penso que com o servidor novo (que está para breve) teriamos condições para isso tudo mas é preciso pensar em todas estas situações. Eu pelo que vejo (e o pessoal da programação que diga de sua justiça, o Drupal (http://drupal.org/) seria uma boa opção para um portal que poderia ter noticias que seria no fundo o primeiro post de uma thread.
Tenho visto integrações da WIKI com o Drupal. O caso que me recordo de imediato é o site do Ubuntu. Tudo está muito flúido. Nem damos conta onde acaba o Drupal e começa a Wiki.
Mas tb acho que os tutoriais e a análise de hardware são um valor acrescentado para o forum e acaba por ser uma excelente iniciativa.
Para terminar referir que é dificil fazer tudo. Tenho tido essa noção agora mais como administrador. Há coisas que simplesmente demoram imenso tempo e mais vale dar passos pequenos do que passos muito grandes e depois ficarmos a meio.
Neste caso penso que o ideal é uma solução tipo: Portal + Forum + Wiki mas bem pensada desde o princípio porque um dos problemas que pode acontecer se não for bem pensado é que com um update do CMD ou da Wiki algo deixe de funcionar.
Edit: A thread já estava nos backups.
Metro (http://www.techzonept.com/member.php?u=1989), falo de experiência própria, que transformar um fórum em portal nem sempre trás bons resultados. Colocar um fórum de suporte a um portal é uma coisa, agora o contrário é quase como tapar o fórum com um pano.
Muito sinceramente julgo que muitos utilizadores iriam aceder ao link directo para o fórum e nem sequer passar pelo portal, o portal poderia tirar uma certa visibilidade ao fórum.
Sobre o wiki, já dei a minha opinião atrás.
HecKel
Na minha opinião um Wiki seria uma boa ideia e de grande utilidade, desde que fosse bastante bem planeado, por exemplo, tinham que se definir as áreas que iriam ser tratadas para que a informação fosse realmente objectiva, pois existem muitos conteúdos que são sujeitos a interpretações diferentes.
Também não me parece que fosse possível ser aberto a toda a comunidade, pois isso iria resultar em que tivesse que haver um conjunto de pessoas que monitorizasse todos os conteúdos, quer em relação ao conteúdo quer à forma.
Se se conseguissem ultrapassar as dificuldades (que julgo que só se iriam notar no período inicial) este seria sem dúvida um recurso de extrema relevância no panorama nacional.
cumps
methanex 03-08-2007, 23:25 Numa situação ideal abria-se a todos os membros a edição da wiki e passaria a ser um projecto de todos. No entanto, não acho isso possível. teria que ser sempre algo feito por uma minoria. Já tivemos problemas com users antes, vamos continuar a ter no futuro e um user poderia apagar tudo o que lhe apetece-se em 5 minutos. Dai o trabalho ter que ser repartido por um número reduzido de pessoas.A questão também é essa. Há pessoas que se divertem a apagar artigos ou a acrescentar coisas inúteis num determinado artigo. Eu ontem e anteontem andei na Wikipédia a olhar para o histórico de um determinado artigo e havia pessoal não registado que acrescentava coisas estúpidas (ou seja, vandalizavam os artigos) :(
Mas eu sei que vocês conseguem contorná-la, limitando a função "editar" a "power Members" ou a membros escolhidos pela própria equipa TZ. Assim ninguém vandalizava os artigos.
Isso já sao detalhes ;) temos que ir com calma...
Primeiro, ainda é preciso saber se é possível integrar a wiki com o vBulletin, porque se não for, torna-se impraticável. Precisamos de saber se é possível integrar a wiki com o modelo da base de dados que o vBulletin usa, o que permitia o acesso a power members apenas, por exemplo, entre outras coisas.
Cumprimentos.
PS: A ideia do portal não me agrada muito... também pelas razões apontadas.
O portal é uma página de entrada com links para os vários locais / funcionalidades disponíveis. Eu gosto muito do formato "Forum" mas há muitas pessoas que preferem usar portais. É como tudo. Se no portal estiver a indicação do que está de interessante a ser discutido no forum pode ser uma mais valia. Era isso.
Tive a dar uma espreitadela aqui na MediaWiki (http://www.mediawiki.org/wiki/Installation) e:
Notes
...
* MediaWiki can share the database of another web-based application, e.g. phpBB etc.
...
Portanto, só depende de uma avaliação mais aprimorada e aprovação, se for de facto realizável.
Quanto ao portal, era uma medida inteligente matar dois coelhos duma cajadada mas a ideia do portal é algo que não me agrada. "Tapa" o fórum, que é o que *todos* os utilizadores deste fórum estão habituados a ver como primeira página.
Cumprimentos.
Eu na minha opiniao um WIKI seria extraordinario. Encontrei este site por acaso, registrei-me para fazer um post e estou simplesmente fascinado por toda a informaçao que contem.
Como muitos dos utilizadores deste forum, trabalho em informatica/telecomunicaçoes e os conhecimentos que tenho são fiaveis e por vezes importantes.
Torna-se muito dificil para uma pessoa normal (ou ate para alguem como eu com conhecimentos na area) de encontrar informaçao especializada sobre um determinado assunto. Este forum ajuda muito nesse aspecto.
Com um WiKi, um wiki que contivesse a BOA informaçao deste forum, seria grandioso. é um grande projecto que a ser implementado involveria muita gente a aplicar-se quase a 100% apenas para actualizacoes no wiki.
Um wiki a ser implementado - e no começo teria que ser assim - só podia receber post's dos power users. Estes viriam aqui buscar a informaçao valida e importante. Ao longo do tempo o proprio wiki crescia e a sua autonomia seria implementada.
Abrir um wiki ao utilizador normal, principalmente no começo deste, provocaria provavelmente informaçao invalida que retiraria prestigio ao proprio wiki e ao TZ.
Como outros ja disseram, estaria disponivel para colaborar num projecto do genero, tanto com artigos validos e esclarecedores como tambem como editor (se assim fosse necessario).
ps: sim, sou um utilizador relativamente recente (2 dias lol) mas sei do que falo. Provavelmente aqui neste forum contam-se pelos dedos de 1 mao aqueles que percebem tanto de adsl e derivaçoes como eu. (sem estar a gabar-me é claro)
Uma wiki para estar "trancada" a power members nunca seria uma wiki. Isso vai contra o modelo de uma wiki...
online collaboration model and tool that allows any user to edit some content of webpages through a simple browser.
O objectivo de uma wiki é a colaboração de quem acha que pode colaborar. Se eu acho que devo acrescentar algo a um tópico, acrescento. Não tenho que estar à espera que um power member se digne a fazê-lo.
Anyway, ideias há muitas. Falta é gente para as "agarrar pelos cornos".
Na altura dei umas pequenas ajudas na wiki do chupa-mos. Minimas mesmo, mas ela foi crescendo imenso. Se tiverem a pensar em começar, podem ir começando "slowly", aposto que pessoas como o blastarr, enriqueceriam muito a wiki com bons textos.
Uma wiki tem as suas limitações. Não é interactiva como o formato forum. A informação está lá sem dúvida mas não está direccionada para a dúvida de A ou B. O modelo "Forum" tem as suas vantagens também. A informação que temos aqui no forum tb nunca está perdida. Admito que o search não seja perfeito mas não é assim tão complicado encontrar as coisas.
Abrir a edição a todos os power members é algo complicado a meu ver. E tenham presente os recursos necessários para tudo isto. A Techzone com uma Wiki ficaria a usar ainda mais recursos. Tenho receio que fosse pedir um pouco demais. Temos que ter um crescimento sustentado. Esta é uma enorme preocupação que temos que ter sempre.
Já agora começando pelo princípio. Integração do vbulletin com uma Wiki alguém tem alguma informação?
Romani48 04-08-2007, 14:24 hmm seguindo a dica do kidloco.. penso que seria uma ideia:
Há possibilidade de uma moderação mais passiva da wiki?
ou seja, abria se a wiki a todos.. porém um grupo restrito tinha os poderes para redefenir o que tinha sido introduzido, ou se possivel para "banir" um determinado user da edição da wiki, e posteriormente, quem sabe, do forum.
quanto ao portal não era uma má ideia..
ainda a pouco tempo algum pessoal se juntou e cria mos um forum + portal dedicado ao Windows Tweaking e por acaso cria-mos um estilo assim
portal (drupal) + forum (phpBB)
o portal tem as ideias essenciais do forum e um ponto de partida, é quase como por exemplo que deram do ubuntu, onde nas paginas do portal tem o básico que é necessário saber, mas o forum complementa isso
claro que depois há a questão, pois a TZ é um forum enorme.. e neste caso penso que seria o portal a complementar o forum do que o inverso..
só se no proprio portal pudessemos criar uma ligação com o forum em que mostrasse os ultimos posts tipo RSS Feeds ou então os mais recentes de cada area e depois alguns post interessantes, e/ou poderia se nomear o post da semana e/ou mes...
assim era outro factor de incentivação de participação activa e correcta..
Penso que alguém poderá confirmar esta informação, pois não tenho a certeza.
As wikis possuem um sistema de histórico; mesmo que algum utilizador malicioso começasse a apagar artigos, poderiam ser facilmente restaurados. Portanto, penso que o "medo" de deixar qualquer utilizador editar artigos acaba por ser infundado.
Romani48 04-08-2007, 14:59 mesmo que isso não se confirme poderia se instaurar um sistema da backup não?
mesmo que isso não se confirme poderia se instaurar um sistema da backup não?
Ser possível é... Sustentável é que já não me parece. O servidor já engasga todo quando faz os backups só do fórum... Com uma wiki era o fim :x2:
Mas penso que a própria wiki tem um sistema de histórico, já vou investigar isso.
PS: Sobre a confiabilidade dos dados (http://en.wikipedia.org/wiki/Wiki) numa wiki, no próprio site da MediaWiki:
Trustworthiness
Critics of open-source wiki systems argue that these systems could be easily tampered with; while proponents argue that the community of users can catch malicious content and correct it.[2] Lars Aronsson, a data systems specialist, summarizes the controversy as follows:
"Most people, when they first learn about the wiki concept, assume that a website that can be edited by anybody would soon be rendered useless by destructive input. It sounds like offering free spray cans next to a grey concrete wall. The only likely outcome would be ugly graffiti and simple tagging, and many artistic efforts would not be long lived. Still, it seems to work very well."
PS2: Vandalismo (http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Vandalism)
Parece-me ser facilmente recuperável :) Basta ler as instrucções.
Next :P
Quanto ao servidor está a ser tratado penso que vamos deixar de ter problemas. O problema é mais arranjarmos membros para tomarem conta da WIKI e antes disso conseguirmos integrar as 3 coisas. Este é o verdadeiro problema. Portal + Forum + Wiki tudo a complementar-se. Partilho a opinião do Romani quanto ao portal. É um complemento e não o contrário. Normalmente é ao contrário. Não faz sentido aqui na Techzone que um Portal passa-se a ser mais importante que o Forum. A ideia de ser como no Ubuntu agrada-me sem duvida.
Mas precisavamos de ter alguém que dominasse a fundo drupal + vbulletin + wiki e conseguir ter tudo a funcionar e à prova do futuro, ou seja, fazer as coisas de forma a que pudesse ter updates no futuro sem problemas.
Scarecrow 04-08-2007, 19:04 Tipo eu não tou a compreender bem a cena toda.
Querem fazer uma wiki a partir dos posts que existem no fórum?? Ou criar uma wiki e o pessoal aqui do fórum ia fazendo artigos?
Se for a opção B, porque é que simplesmente não se vai adicionado artigos à wikipedia portuguesa??
Cumps
Um portal a completar o fórum já é uma conversa diferente, e isso teria mais lógica.
Agora a questão, como se iria comportar esse portal? Ao entrar para o link da techzone conseguiria ver logo os quadros ou teria de aceder aos mesmos através de um outro link?
Sobre o drupal, salvo erro nem é necessário grandes domínios, acho que existe mesmo suporte para integração com o vBulletin.
HecKel
não sei se isto vai ajudar mas aqui vai:
eu tinha um colega que tem o portal-pt.com não se se chegaram a conhecer.
quando clicávamos no link ia ter ao portal e depois tinha lá um botão a dizer "Fórum" e nós clicávamos e ai iria ter ao fórum.
não sei se estão a perceber a ideia:p
acho que aqui na techzone poderia ser igual
É exactamente isso que eu detesto :P
Isso seria um portal com um fórum por trás, eu registei-me num fórum por ser um fórum ;)
Agora um portal cujo index é o fórum e tem mais algumas categorias extra e uteis, isso já acho que é algo a ponderar.
HecKel
Romani48 04-08-2007, 20:13 Agora um portal cujo index é o fórum e tem mais algumas categorias extra e uteis, isso já acho que é algo a ponderar.
HecKel
era mais ou menos isso que eu penso
Agora a questão, como se iria comportar esse portal? Ao entrar para o link da techzone conseguiria ver logo os quadros ou teria de aceder aos mesmos através de um outro link?
exacto, mas se desse era criar uma lista de RSS de cada area e colocar no portal assim ao entrar no portal havia um "descair" automatico para o forum, não ficando uma pessoa "presa" por lá..
quase, mas melhor do que por exemplo o driverheaven.. mas em que mostrasse não os topicos mais relevantes mas os mais recentes de cada area.. depois entao entravamos no forum e ai poderia mos ver tudo
Chopstick 03-09-2007, 05:38 Acho que deviam fazer isso de pôr uma página dedicada á techzone na wiki
Eu posso ajudar no que for preciso :)
Boa noite.
Mais um para ajudar no que for preciso, sem duvida uma grande ideia sem duvida que irá dar muito trabalho, mas em contra-partida será uma WIKI com vastíssima informação e bem mais simples de se achar :)
Nada como testar para ver se realmente valerá a pena.
cump's.
Luisakamotor 08-09-2007, 12:38 Acho a ideia da Wiki excelente.
Vi o exemplo da Wiki da Portugal@Folding...na qual participei "assim muito por alto". Está lá "tudo" ou quase tudo, que é necessário saber ou aprender sobre o folding.
Se pegarmos nesse exemplo, e se de facto, tiver a mesma funcionalidade ou melhor ainda, podemos ter algo de muito útil para quem anda de passagem ou mesmo para aqueles users que gostam de ver apenas o essencial (sem "palha").
Para mim, a Wiki ou o suposto portal, deve ser um complemento à TZN. Acho que deveria ser baseada em tutoriais, review's, notícias...mas não vejo nada além disso...porque já temos o fórum.
Se a Wiki for para a frente...os RSS's, bem implementados ( por cada tipo de tema ) vão dar bastante jeito, pelo menos para quem não tem muito tempo para vir ao fórum, como eu! :D
É de ideias destas que precisamos! :D
Na minha opinião, a TZN é dos "lugares" da net, que pode estar "perto" da perfeição, ainda que um pouco longe sempre que existem ideias que poderão melhorar ainda mais esta segunda casa para muita gente.
Cumps ;)
Se há uma wikipedia portuguesa, é do interesse de todos não criar mais wikis. O objectivo é haver uma "enciclopédia global" e não várias enciclopédias espalhadas pela net.
Se há uma wikipedia portuguesa, é do interesse de todos não criar mais wikis. O objectivo é haver uma "enciclopédia global" e não várias enciclopédias espalhadas pela net.
Acho o mesmo...
amjpereira 09-09-2007, 21:58 Para mim, a Wiki ou o suposto portal, deve ser um complemento à TZN. Acho que deveria ser baseada em tutoriais, review's, notícias...mas não vejo nada além disso...porque já temos o fórum.
Para isso fechava-se o fórum, já que no suposto Wiki estas a incluir quase tudo que se faz neste fórum, o Wiki caso seja implementado, e continuo a achar que não o será, porque simplesmente não é necessário, será basicamente uma uniao de toda a informação util do forum nao info's news, e um portal todo "pipi".
Temos o search, temos os stickies e temos os sub-foruns correctos para cada assunto, porque complicar o que é simples?
É isso e fechar todas as threads abertas por membros recentes em que o assunto ja tenha sido falado/debatido noutro local.
Acho que estar a a carregar ainda mais um fórum que por vezes dá alguns problemas a abrir algumas threads iria estragar ainda mais o que demorou tanto a criar.
Em vez do Wiki ficaria melhor quem sabe( e não, não é uma proposta, nem ideia é apenas a opinião) um "Sub-Forum" onde fossem colocadas todas as threads stickie e threads que os moderadores e outros utilizadores achassem de grande utilidade, pelo que se tal fosse feito seria apenas a thread em si fechada apenas com a informação sem que os outros utilizadores pudessem alterar ou comentar mantendo asssim a integridade da thread em questão.
Wiki pode ser feito? Sim
Deve ser feito? Não
E o que acontece se o fizerem? Supostamente nada! se for colocado como um extra(link a apontar para o wiki em que sera necessario user e pass da techzone para aceder)
Conclusão? Se os moderadores acharem que pode ser implementado/ é um projecto com viabilidade e "futuro", resta saber a opinião dos users abrindo quem sabe uma poll, la porque eu seja do contra não quer dizer que os outros o sejam, pelo que a maioria ditará o caminho a seguir.
O maior problema é integrar uma WIKI e em 2º lugar quem actualizar.
Mas antes disso penso que devemos explorar mais o vBulletin que tem uma série de opções que pode facilitar muitas. Uma das que conheci recentemente é termos o primeiro post de uma thread a aparecer sempre no princípio da página independentemente do núemros de páginas que a thread tenha. Para tutoriais ou guias de programas por exemplo facilita imenso. É só um exemplo.
Penso que é preferível canalizar os esforços para fazer o forum ainda melhor do que dividir entre forum e wiki. Outro exemplo é se conseguirmos melhorar o search também já facilitava as coisas e tornava a necessidade ou vantagem da Wiki menor.
O maior problema é integrar uma WIKI e em 2º lugar quem actualizar.
Mas antes disso penso que devemos explorar mais o vBulletin que tem uma série de opções que pode facilitar muitas. Uma das que conheci recentemente é termos o primeiro post de uma thread a aparecer sempre no princípio da página independentemente do núemros de páginas que a thread tenha. Para tutoriais ou guias de programas por exemplo facilita imenso. É só um exemplo.
Penso que é preferível canalizar os esforços para fazer o forum ainda melhor do que dividir entre forum e wiki. Outro exemplo é se conseguirmos melhorar o search também já facilitava as coisas e tornava a necessidade ou vantagem da Wiki menor.
Colocar o 1.º post em todas as páginas não é uma feature por default do vBulletin, implica alteração do código.
A ideia de uma wiki agrada-me sobretudo porque considero que a Techzone é a fonte de muito conhecimento que se encontra por vezes disperso pelo fórum, uma wiki seria uma forma de a) evitar que se perguntem as coisas evzes sem conta quando já há respostas e b) permitir que esse conhecimento esteja reunido num local e que seja consistentemente enriquecido.
Para já temos outras prioridades e não é possível avançar com uma wiki de imediato no entanto é algo que não deverá ser desconsiderado a meu ver.
A ideia de uma wiki agrada-me sobretudo porque considero que a Techzone é a fonte de muito conhecimento que se encontra por vezes disperso pelo fórum, uma wiki seria uma forma de a) evitar que se perguntem as coisas evzes sem conta quando já há respostas e b) permitir que esse conhecimento esteja reunido num local e que seja consistentemente enriquecido.
Mas se as pessoas a) não usam o search e o google, partindo logo para a abertura de uma thread e b) não sabem ler os stickys, o que garante que essas mesmas pessoas vão sequer olhar para a wiki e pesquisar lá? O que garante que essas mesmas pessoas não vão agir exactamente da mesma maneira? A wiki teria de ter uma tal relevancia sobre o fórum, que as pessoas quase que eram obrigadas a ir lá, atirando o forum para 2º plano.
Em relação ao teu ponto b), a informação também esta toda reunida no fórum, basta saber mais uma vez, utilizar o search. E se o search do vBulletin E o do Google falham, o que dizer do search da wiki/index da wiki?
Posto isto, não sou a favor de uma wiki, acho que a solução passaria por educar as pessoas (um pouco como se faz agora, com as "bocas" que se mandam nos tópicos) a utilizar os recursos que tem a disposição (stickys e search).
Mas se as pessoas a) não usam o search e o google, partindo logo para a abertura de uma thread e b) não sabem ler os stickys, o que garante que essas mesmas pessoas vão sequer olhar para a wiki e pesquisar lá?
Seria aí que entraria o portal.
O que garante que essas mesmas pessoas não vão agir exactamente da mesma maneira? A wiki teria de ter uma tal relevancia sobre o fórum, que as pessoas quase que eram obrigadas a ir lá, atirando o forum para 2º plano.
Em relação ao teu ponto b), a informação também esta toda reunida no fórum, basta saber mais uma vez, utilizar o search. E se o search do vBulletin E o do Google falham, o que dizer do search da wiki/index da wiki?
Nada garante que não ajam da mesma forma. Mas mais uma vez, se tivermos um portal, pode existir um search global que mostre hits tanto na wiki como no fórum. Como tanto um como outro estariam "tapados" pelo portal, talvez o search tivesse mais destaque :)
Cumprimentos.
Ponto 1)
Eu ando na Techzonept.com, o maior fórum de tecnologias de Portugal, e não na Techzonept.com, o portal-que-esconde-um-fórum-enorme-e-uma-wiki-por-tras. Sinceramente, não gosto.
Ponto 2)
O que me "garante" é que elas já agem assim.
Ponto 1)
Eu ando na Techzonept.com, o maior fórum de tecnologias de Portugal, e não na Techzonept.com, o portal-que-esconde-um-fórum-enorme-e-uma-wiki-por-tras. Sinceramente, não gosto.
Aí está a razão pela qual eu não gosto muito da ideia do Portal nem da Wiki. Se fizerem um portal com um endereço diferente do fórum até nem me faz grande comichão a ideia, se quiserem pôr o fórum "atrás" do Portal aí já não gosto muito.
Mas pelo que li do que o Metro escreveu há uns posts atrás, o que foi falado não foi um portal com um fórum, mas sim um fórum com portal. E isto já muda bastante as coisas.
A meu ver é essencial dar outro destaque às threads do quadro dos Artigos e Tutorais e aos artigos da TZN, a meu ver estão subaproveitados, e é algo com bastante potencial. Se desse para dar destaque a estas threads na comunidade, julgo que só teríamos a ganhar, e claro, que isso implicasse o mínimo de alterações possível no template actual da techzone.
Sobre o wiki, por mais estranho que pareça concordo a 100% com o esquiso, se os utilizadores não usam a ferramenta de pesquisa, muito menos vão usar um wiki. Para mim é desperdício de recursos.
HecKel
Pessoalmente, continuo a achar que isso são pequenos males para uma grande causa. Quem conhece assim o fórum, com certeza que o vai continuar a conhecer tal como é :)
E, sejamos honestos, ninguém usa o search porque a informação não está minimamente organizada. Desde títulos de threads mal escritos, a spam e offtopic. Mas entendo o vosso ponto de vista. Do meu, continuo a ver um grande projecto, uma wiki portuguesa sobre tecnologia. A primeira, e provavelmente, a que teria mais potencial.
tal como disse estou pronto para ajudar:)
lothar_m 11-09-2007, 13:55 Penso que alguém poderá confirmar esta informação, pois não tenho a certeza.
As wikis possuem um sistema de histórico; mesmo que algum utilizador malicioso começasse a apagar artigos, poderiam ser facilmente restaurados. Portanto, penso que o "medo" de deixar qualquer utilizador editar artigos acaba por ser infundado.
é correcto. pelo menos no caso da mediawiki é assim.
Demiurgo 11-09-2007, 14:44 Se há uma wikipedia portuguesa, é do interesse de todos não criar mais wikis. O objectivo é haver uma "enciclopédia global" e não várias enciclopédias espalhadas pela net.
Deve ter sido por isso que eles apagaram o artigo sobre a história da TZ por "irrelevante" de acordo com alguns gurus de bancos pesqueiros de moçambique e rádio-amadores.
Acho bem mais interessante criarmos o nosso proprio wiki, controlado por nós do que estarmos a encher o bandulho à wikipedia portuguesa, "governada" por brasucas.
Deve ter sido por isso que eles apagaram o artigo sobre a história da TZ por "irrelevante" de acordo com alguns gurus de bancos pesqueiros de moçambique e rádio-amadores.
Isso já não sei, mas se até isto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_bomba) consegue estar na wiki...
Acho bem mais interessante criarmos o nosso proprio wiki, controlado por nós do que estarmos a encher o bandulho à wikipedia portuguesa, "governada" por brasucas.
Criar uma wiki é extremamente complicado. Vocês não fazem ideia do que é começar uma wiki do ZERO.
Tenho andado a brincar com Wikis nos últimos tempos e se acho simples é mesmo criar e actualizar uma Wiki.
Claro que é simples introduzir texto.. o complicado é teres a noção do que vai ser link interno ou não. Sempre que crias uma entrada, tens de perceber o que vai dar um bom artigo (tens de criar link interno mesmo não existindo entrada).
Se escreves AMD, tens de ter a noção que aquilo vai dar uma entrada possivelmente escrita por outra pessoa. Se escreves computador, idem.
Metro (http://www.techzonept.com/member.php?u=1989), desculpa-me mas sou de opinão contrária. Eu sei bem que o Folding tem wiki, e de facto o wiki do folding tem utilidade, no entanto quem o usa com maior frequência é pessoal que nem sequer está registado na Techzone.
É bastante mais fácil abrir uma thread e perguntar, mesmo que leve bocas por não usar o search, do que ter trabalho a tentar localizar algo.
Mas criar e manter um wiki até é fácil, quando os conteúdos são estáticos ou têm uma actualização bastante ocasional, neste caso não seria isso que iria acontecer, falamos de um wiki de tecnologia e a tecnologia é algo que todos os dias aparece algo novo e algo é actualizado, não falamos de poucos conteúdos, falamos de algo numa dimensão bastante mais elevada.
Alguém disse que seria o primeiro wiki totalmente português, sobre tecnologia em geral é capaz de ser verdade, no entanto existem bastantes wikis e de dimensões até consideráveis e portugueses, eu mesmo faço parte de uma comunidade e estamos a desenvolver um wiki, neste momento estamos em reformulação do mesmo e sei bem do que falo quando digo que não é fácil. O wiki de que falo é exclusivamente sobre Programação, e já dá o trabalho que dá, até mesmo aqui na comunidade é usado um wiki com grande frequência mesmo, o wiki do iGama sobre Ubuntu (http://www.guiaubuntupt.org/), e também é um wiki especifico.
Para se fazer algo, que se faça em condições, dar apenas suporte sem dar conteúdos não é nada, e para dar conteúdos é preciso mesmo muito trabalho, não basta saber mexer com as ferramentas de um wiki, é preciso dar-lhe conteúdo.
Ninguém coloca em causa a usabilidade de um wiki, mas sim o que lá meter, e como gerir isso, isso sim dá muito trabalho.
HecKel
Claro que é simples introduzir texto.. o complicado é teres a noção do que vai ser link interno ou não. Sempre que crias uma entrada, tens de perceber o que vai dar um bom artigo (tens de criar link interno mesmo não existindo entrada).
Se escreves AMD, tens de ter a noção que aquilo vai dar uma entrada possivelmente escrita por outra pessoa. Se escreves computador, idem.
Esse é o problema das Wiki em colaboração que não tem sido a minha experiência.
A minha opinião era de potenciar o forum que pode ser potenciado sem wikis. O problema é que nós não somos nada organizados. Por isso é que se perde muita informação útil.
Um bom exemplo:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=164386
esta thread seria excelente se continua-se a ser actualizada. Seria o repositório de todos os programas. Os users encontrariam tudo direitinho. O problema é actualizar. Mais ainda. Nos moldes do forum apenas pode ser actualizado por quem a criou, moderadores e colaboradores. Todos os outros users mesmo que queiram não o podem fazer. Numa Wiki este problema não se colocava.
O forum dos tutoriais e reviews isto tb se aplica que nem uma luva.
Como resolvem isto? :)
Metro (http://www.techzonept.com/member.php?u=1989), desculpa-me mas sou de opinão contrária. Eu sei bem que o Folding tem wiki, e de facto o wiki do folding tem utilidade, no entanto quem o usa com maior frequência é pessoal que nem sequer está registado na Techzone.
É bastante mais fácil abrir uma thread e perguntar, mesmo que leve bocas por não usar o search, do que ter trabalho a tentar localizar algo.
Mas criar e manter um wiki até é fácil, quando os conteúdos são estáticos ou têm uma actualização bastante ocasional, neste caso não seria isso que iria acontecer, falamos de um wiki de tecnologia e a tecnologia é algo que todos os dias aparece algo novo e algo é actualizado, não falamos de poucos conteúdos, falamos de algo numa dimensão bastante mais elevada.
Alguém disse que seria o primeiro wiki totalmente português, sobre tecnologia em geral é capaz de ser verdade, no entanto existem bastantes wikis e de dimensões até consideráveis e portugueses, eu mesmo faço parte de uma comunidade e estamos a desenvolver um wiki, neste momento estamos em reformulação do mesmo e sei bem do que falo quando digo que não é fácil. O wiki de que falo é exclusivamente sobre Programação, e já dá o trabalho que dá, até mesmo aqui na comunidade é usado um wiki com grande frequência mesmo, o wiki do iGama sobre Ubuntu (http://www.guiaubuntupt.org/), e também é um wiki especifico.
Para se fazer algo, que se faça em condições, dar apenas suporte sem dar conteúdos não é nada, e para dar conteúdos é preciso mesmo muito trabalho, não basta saber mexer com as ferramentas de um wiki, é preciso dar-lhe conteúdo.
Ninguém coloca em causa a usabilidade de um wiki, mas sim o que lá meter, e como gerir isso, isso sim dá muito trabalho.
HecKel
Como já disse nem estava a falar da Wiki do Folding que criamos no site. Era mesmo de uma que fiz para mim. Está na net mas é privada. É só de coisas a nível profissional. Um dia destes já faço um post acerca disso.
Concordo que dá trabalho mas com um plano de acção pode ser simplificado. No entanto reafirmo que prefiro usar o vBulletin para tudo. Se conseguissemos ter mais threads daquelas que dei o exemplo com guia para tudo era mais simples para todos.
Bem sei que me vão dizer que o search do forum não é o melhor e eu concordo. Isso facilitava as coisas.
As voltas que tenho dado á cabeça é como é que poderiamos melhorar a colaboração aqui no forum de forma a melhorar a organização.
Um sub-forum com permissões de escrita e edição para todos os Power Members e depois de cozinharem as threads movê-las para o local certo? Será que funcionava? Nem sei se é possível fazer isto no Vbulletin. Mas pode-se investigar.
Edit:
O problema é que neste último caso não temos hipotese de ver quem editou o quê e quando, ou seja um histórico.
Tb se podia dar o caso de dois users estarem a editar a mesma coisa...
Um bom exemplo:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=164386
esta thread seria excelente se continua-se a ser actualizada. Seria o repositório de todos os programas. Os users encontrariam tudo direitinho. O problema é actualizar. Mais ainda. Nos moldes do forum apenas pode ser actualizado por quem a criou, moderadores e colaboradores. Todos os outros users mesmo que queiram não o podem fazer. Numa Wiki este problema não se colocava.
O forum dos tutoriais e reviews isto tb se aplica que nem uma luva.
Como resolvem isto? :)
Tens duas opções:
O VB ter uma flag "especial" para as threads, que daria permissões de escrita a certo grupo de users (Power Members no vosso caso)
Os moderadores da zona actualizarem eles os posts
A mania de que é preciso moderadores para criar conteudo útil é algo que nunca percebi.
Nunca fui moderador no Forum Linux e nunca precisei de qualquer poder acima de Power member para criar as threads e tutoriais que fiz do Ubuntu.
A minha ideia é que os users sejam o mais participativos possíveis independentemente dos cargos. Para criar threads apenas é preciso ser registado. A partir dai tudo é possível :)
A mania de que é preciso moderadores para criar conteudo útil é algo que nunca percebi.
Não é preciso, mas convém. Quem te diz que de hoje para amanhã não me dá na cabeça e eu apago todas as minhas threads ? ou passo a deixar de actualizar as threads (que é o que aconteceu nesse caso) ? ou por outras razões externas deixo de poder editar as threads ?
É do vosso interesse ser um moderador a tomar conta desse tipo de threads.
Nunca fui moderador no Forum Linux e nunca precisei de qualquer poder acima de Power member para criar as threads e tutoriais que fiz do Ubuntu.
Eu também enquanto utilizador (antes de ser moderador) não tive problemas. Depois do que se passou, é óbvio que já tenho problemas.
A minha ideia é que os users sejam o mais participativos possíveis independentemente dos cargos. Para criar threads apenas é preciso ser registado. A partir dai tudo é possível :)
Mas isso acontece. Creio que pegaste na thread errada :p
Continuo a achar que não é preciso ser-se moderador para o que quer que seja. Mas isso sou eu :)
Recuperar uma thread é simples. Pode sempre recorrer-se aos backups. Não é por ai.
Recuperar uma thread é simples.
Por acaso não é :002:
Mas mesmo que conseguisses recuperar a thread, isso seria incorrecto. Se um utilizador criou uma thread, também tem o direito de a apagar quando achar. Agora se me perguntares "achas correcto um user apagar as threads dele ?" eu vou-te dizer que não... como é óbvio. Mas não podes (ou não deves) fazer nada se isso acontecer... deves apenas respeitar a decisão do utilizador... a mesma que respeitaste quando ele abriu a thread.
Como te disse, essas threads devem ser mantidas por moderadores ou alguém ligado à administração do fórum. É o que acontece numa wiki (embora não pareça) e é o que tem de acontecer num fórum.
Como te disse, essas threads devem ser mantidas por moderadores ou alguém ligado à administração do fórum.
Concordo plenamente com isso, por essa razão acho que seria importante ser aumentado o número de colaboradores no fórum.
Até porque me parece que com o número de moderadores que temos neste momento para o volume de posts criados diariamente no fórum é quase impossível estes manterem esse tipo de threads actualizadas (estou, como é óbvio, a falar de threads de "arquivo"/índice) e ao mesmo tempo conseguirem fazer o trabalho de moderação "pura" e continuarem a participar activamente no fórum.
Por acaso discordo. Para fazer merda, tanto um utilizador como um moderador fazem, não é por ser staff que deixa de ser humano. E concordo com o Metro quando diz que não é necessário ter-se poderes para fazer algo útil.
Já falei com o shello no msn e fiz-lhe uma proposta provisória de uma alternativa a isto (está bastante mal cozinhado, nem sequer a vou apresentar ao staff), a ideia de um sistema fora do vBulletin é algo que simplesmente me repudia..., não consigo imaginar qualquer utilidade no mesmo numa comunidade como esta.
Tal como já disse há uns posts atrás, o quadro dos Tutoriais está subaproveitado, e tem um potencial enorme que não é utilizado na comunidade. Não é que este quadro seja mais do que os outros, mas foi um quadro criado com o intuito de centralizar BOAS threads e threads úteis, no entanto para que tem servido na techzone? Para o mesmo que um wiki, quem não sabe em vez de procurar abre thread e pergunta. Este quadro tem mesmo muito potencial e poderia ser explorado nestas ideias de portal, dá para aproveitar este trabalho dos utilizadores e divulgar mais os conteúdos deste quadro pela comunidade, com isto incentivando a participação no mesmo (isto já é esperança parva).
@Metro, quando falei no wiki do Folding foi apenas como exemplo pois sei que conheces bem o caso (bem melhor que eu), não quis fazer qualquer tipo de acusação, apenas optei por usar um exemplo fácil de explicar um ponto de vista.
HecKel
Boas,
Vim desenterrar esta thread pois ao ler esta thread (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=298384) lembrei-me que uma wiki era muito bom para organizar a informação.
Afinal alguém voltou a pensar nisto?
A ideia não seria criar artigos iguais às threads do furum mas sim uma versão organizada da mesma informação. Quem a organiza e quem "modera"? Todos nós, tal como na Wikipédia (claro que uns mais que outros).
Assim tanto os posts no forum como os artigos da wiki podiam ter "referencias cruzadas".
Já se voltou a pensar nisto e agora, com a ideia do portal, a wiki deixa de fazer muito sentido.
O portal apesar de não ser tão flexível como uma wiki já permite uma categorização da informação, informação essa seleccionada a dedo.
A wiki é uma ideia excelente mas levanta alguns problemas grandes (ao longo desta thread estão alguns), infelizmente.
Acho que no fim vamos ficar com algo porreiro :)
Já se voltou a pensar nisto e agora, com a ideia do portal, a wiki deixa de fazer muito sentido.
O portal apesar de não ser tão flexível como uma wiki já permite uma categorização da informação, informação essa seleccionada a dedo.
A wiki é uma ideia excelente mas levanta alguns problemas grandes (ao longo desta thread estão alguns), infelizmente.
Acho que no fim vamos ficar com algo porreiro :)
Sim, só me lembrei duma wiki pois gosto muito do conceito devido à sua flexibilidade. Pelos vistos já alguém se tinha lembrado do mesmo.
Quanto ao portal, como a edição do mesmo será reservada está sempre a dar trabalho aos mesmos. E como comunidade, seria interessante que todos participassem directamente. Quanto aos problemas, sei que eles existem mas acho que não seria por aí. O exemplo da wikipédia é perfeito para demonstrar como é possivel ter um site colaborativo à escala global sem ter "metade" da pupulação a moderar.
Exacto IcePick um wiki "obriga" de certa forma uma participação de grande parte da comunidade sobre os mais diversos artigos/temas além de bastante informativo, o único senão é mesmo e como tu dizes-te "metade moderar" o que faz com que o bom senso esteja em 1º lugar o que nem sempre é fácil contudo é questão de se experimentar.. :)
cump's.
|
|