View Full Version : DirectX 10.1 info

Zar0n
31-07-2007, 14:36
Aki ficam as novidade do novo Dx 10.1

Direct3D 10.1 Tech Preview

Direct3D 10.1 is an incremental, side-by-side update to Direct3D 10.0 that provides a series of new rendering features that will be available in an upcoming generation of graphics hardware.

* TextureCube Arrays which are dynamically indexable in shader code.
* An updated shader model (shader model 4.1).
* The ability to select the MSAA sample pattern for a resource from a palette of patterns, and retrieve the corresponding sample positions.
* The ability to render to block-compressed textures.
* More flexibility with respect to copying of resources.
* Support for blending on all unorm and snorm formats.

This tech preview provides an early look at these features and the handful of new APIs that support them. The August 2007 Direct3D 10.1 Tech Preview requires the Windows Vista SP1 Beta which will be available to MSDN subscribers once it is publicly released.

XAudio2 Beta: New Cross-Platform Audio API

The August release includes Beta 1 of XAudio2. XAudio2 is a new cross-platform audio API (Windows and Xbox 360) that is based on the Xbox 360 XAudio API. XAudio2 is a low-level audio signal processing library for Windows XP and Windows Vista providing a fully modern audio pipeline, including:

* Multi-channel and surround-sound support with full per-channel volume and mapping control.
* Programmable, cross-platform DSP effects framework.
* Per-voice filtering, arbitrary submixing, and multi-rate processing.
* Multicore optimized, non-blocking API design.
* Pluggable and generalized 3D spatialization support, with a full-featured implementation provided by the independent X3DAudio math library.

XAudio2 is designed to be the game-audio API that will replace DirectSound.

O novo Dx vai trazer mais controlo do AA, a ideia é todos os modos suportados pela placa ficarem disponíveis em todos os jogos, para alem de trazer novas opções.
Novidade tb é o novo audio API XAudio2, dps do novo API no video iniciado na Xbox 360 vem tb o audio, pelo menos os ports devem ser mais facilitados, vamos ver se tb tem menos overhead que o actual.

Para já faz parte do Vista SP1, n parece ser mt difícil fazer modificações aos GPU's DX 10.0 actuais para suportar o novo DX 10.1

Mais info. (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=529f03be-1339-48c4-bd5a-8506e5acf571&DisplayLang=en)

S1nnless
31-07-2007, 15:00
Para já faz parte do Vista SP1, n parece ser mt difícil fazer modificações aos GPU's DX 10.0 actuais para suportar o novo DX 10.1

Será que só com novos drivers chega-se lá?

mael
31-07-2007, 15:37
Com tantos jogos que suportam DX10 *cof só 3 cof* , isto vai ser uma maravilha.

Spiderman
31-07-2007, 16:01
desde que o desempenho seja melhor do que o que se anda a ver actualmente, é bem vindo

DO2
01-08-2007, 00:35
O DX10 ainda não tem anda já andao no 10.1

Pelo menos as gráficas de DX10 vão poder fazer o update para 10.1 n vão?

DMH
01-08-2007, 00:39
Pelo que percebi sim;)

JordanTheOne
01-08-2007, 12:06
Quando está previsto o SP1 para o Vista?

fly_away
01-08-2007, 12:15

a resposta a essa pergunta é o que milhões de pessoas estão à espera... quer para ver se o dx10 realmente alivia recursos do sistema (se o vista ficar mais leve) quer para muita gente passar do xp pró vista...

zh3ng
01-08-2007, 12:20

SP1 Para Windows Vista...A Partir de Fevereiro !

A versão final do primeiro Service Pack para o Windows Vista foi finalmente confirmado de forma oficial, contudo a empresa de Redmond apenas adiantou que só deverá ser depois de Fevereiro de 2008.

Apesar desta informação ser demasiado vaga para os utilizadores deste sistema operativo, é esperado que o lançamento do SP1 para o Vista seja feito só após o lançamento do Windows Server 2008, que têm data agendada para o final de Fevereiro, assim é possivel que o Windows Vista receba a primeira grande actualização entre Fevereiro e Junho de 2008.

Para já uma coisa parece ser certa, a primeira versão pública do SP1 deverá surgir em Novembro.

Wintech (http://www.wintech.com.pt/content/view/572/)

Akaruz
01-08-2007, 17:29
O DX10 ainda não tem anda já andao no 10.1

Pelo menos as gráficas de DX10 vão poder fazer o update para 10.1 n vão?

Acho que vais xuxar no dedo mesmo

According to Microsoft, "Direct3D 10.1 is an incremental, side-by-side update to Direct3D 10.0 that provides a series of new rendering features that will be available in an upcoming generation of graphics hardware

k3ys3r
01-08-2007, 17:51
Algo me diz que daqui a uns tempos vamos ter muitas placas gráficas DX10 na secção de vendas.

Scarecrow
01-08-2007, 21:32
What?

Vai sair o DX10.1 e as gráficas DX10 actuais não vão suportar isso??

Então o marketing todo do DX10 é ainda mais maléfico do que eu julgava.. e se depois tiverem vontade de fazer um DX 10.2? Temos que comprar gráficas novas outra vez :D ??

Algo me diz que vou passar a ser um fanboy de DX9..

Cumps

metralha761
01-08-2007, 21:40
ou um OpenGL fanboy :P

[_Rafeiro_]
01-08-2007, 22:54
Eu estou a pensar comprar um novo computador no final deste mes.. sendo assim, não vale a pena comprar uma 8800 GTS agora, compra-se uma gama mais baixa, e depois quando sair este novo DX compro uma gráfica de geito, não? O que recomendam? (O orçamento é limitado, e dar metade do orçamento para uma 8800GTS e depois não servir para os novos jogos não queria muito!! 8| Penso que vou comprar ou daquelas gamas mais baixas (a 100-130e ou numa dx 9 e depois investir numa "a sério" para o ano.. quando houver mais noticias e certezas!) mas que acham?

Cumps

Romani48
01-08-2007, 23:22
isto é anedotico.. ainda nem o DX10 é mainstream e já falam de 10.1

enfim.. pelo o que percebo disto tudo o DX10 é afinal um DX9.8 ou 9.9 e o DX10.1 é na verdade o DX10 real sem as falhas que este aparenta ter.. ou ter mesmo..

viskonde
01-08-2007, 23:27
acho e ridiculo, tanto tempo a falar do DX10 para agora sair a perfomance que todos vimos que e uma lastima.. e ainda esse mesmo DX10 nao tem jogos nem utilidade nenhuma e ja falam no update dessa mesma coisa que falaram durante imenso tempo que ia ser revolucionario...

isto claro a confirmar se a incompatibilidade entre 10 e 10.1..

DMH
01-08-2007, 23:28
Como tudo o que é revolucinário é preciso aprimorar o DX10;)

JFV93
01-08-2007, 23:28
fazem nos andar a gastar dinheiro de semana a semana...fonixxxxx la para este mercado negro...

Megasport
01-08-2007, 23:37
Mas as HD2900XT não suportam já esse dx10.1? Eu lembro de ouvir qualquer coisa a respeito disso na altura do lançamento.

bomb
01-08-2007, 23:48
Bem, minha rica 6800GT, parece que fiz a opção correcta em ficar mais um tempito com ela. Assim quando sair este "novo" directx compro uma placa de jeito e aproveito e compro um quad e umas mems ddr 3 que para o ano já devem estar a um preço aceitável :D hehe
As vezes esperar vale a pena, um gajo fica um bocado desactualizado (3 anos lol) mas depois compensa visto estas gerações terem durado muito pouco tempo (o que por um lado e bom, mas por outro :S)

Ricardo C.
02-08-2007, 00:06
Eu cá continua com a 6600GT, era para comprar outras mas mudei de ideias, eles que lançem um dx decente e depois falamos.

s7v7n
02-08-2007, 00:10
Bem a minha 6800 Ultra ainda rende. É por estas e outras do género que hoje não gasto nem penso gastar $$$ em hardware tão cedo. Agora quem quiser andar atrás dos FPS´s mais recentes, tem de investir...

Romani48
02-08-2007, 00:15
mas claro que as actuais DX10 vão dar para DX10.1, porque

1º parece me apenas um update no software, uma melhoração (update) e não um upgrade
2º porque era mau de mais para as marcas de graficas
3º nem preciso de arranjar mais nada..

ja agora se puderem passem la pelo artigo que fiz de DX10 que esta na minha sig e digam de vossa justiça ;)

pcgarrido
02-08-2007, 00:37
Bem acho k as 8800 ja deram o k tenham a dar pelo k li aki :014: http://www.xt-pc.com/viewtopic.php?p=169654&sid=723a900d4da5fda43169f534c6f402a1

viskonde
02-08-2007, 00:43
nao era ssim tao mau :D
vendiam mais uma grafica a cada user que ja comprou uma DX10 actual lol

e o problema e que estamos todos dependentes destas empresas.. se se lembrarem de lancar DX10.2 logo a seguir incompativel, la somos nos obrigados passado uns tempos a comprar...

Akaruz
02-08-2007, 00:52
mas claro que as actuais DX10 vão dar para DX10.1, porque

1º parece me apenas um update no software, uma melhoração (update) e não um upgrade
3º nem preciso de arranjar mais nada..

ja agora se puderem passem la pelo artigo que fiz de DX10 que esta na minha sig e digam de vossa justiça ;)

Tirando o 1º paragrafo da MS , que diz "upcoming generation of graphics hardware."
Temos

An updated shader model (shader model 4.1). ( duvido que seja so software ) e a ultima vez que olhem para uma Gfx nao vi eproms la mas prontos.

Agora se me disserem que x% da nova versao pode ser usado em placas dx10 ai ja acredito

Usando as palavras do OP

O novo Dx vai trazer mais controlo do AA, a ideia é todos os modos suportados pela placa ficarem disponíveis em todos os jogos, para alem de trazer novas opções
err Duvido que seja em algum jogo ja existente ;)

Edit :
errr
da-se o braco a torcer em certos aspectos tal como eu disse em cima e fazendo um quote duma cena antiga so para dar uma ideia

Direct 3D 10 hardware will work with Direct 3D 10.1 even if it won´t be able to exploit all its possibilities. This is also the case for a DX8 GPU with DX9. DX9 GPUs won´t however work with DX10 and D3D 10 games will have to integrate a D3D 9 rendering to support them. MSAA 4x will be required with Direct 3D 10.1 (all of ATI and NVIDIA´s GPUs support it but it isn´t the case of Intel´s products, S3 etc). With this new version of Direct 3D, Microsoft will finally have the possibility to specify in detail the functioning of antialiasing and to give more control to developers. This hasn´t been done yet probably because of a lack of time and to avoid any delay for the release of DirectX 10. Some of the Direct 3D 10 GPUs will possibly support this more than advanced management of antialiasing ).

Romani48
02-08-2007, 01:25

e o problema e que estamos todos dependentes destas empresas.. se se lembrarem de lancar DX10.2 logo a seguir incompativel, la somos nos obrigados passado uns tempos a comprar...

era mau porque a reputação ficava por terra.pode ser que a velha matrox volta se ao mercado do entretenimento :D

DMH
02-08-2007, 01:44

eramos obrigados o caraças;) ficavam lá com elas que isto não é para estar a gozar com o pessoal

Romani48
02-08-2007, 02:03
eramos obrigados o caraças;) ficavam lá com elas que isto não é para estar a gozar com o pessoal

just my point ;)

se formos realmente a trocar de graficas por causa deste DX10, então xauzinho... quem gastou agora 700+€ numa 8800 Ultra está bem tramado.. é dinheiro para o lixo..

StreeTunder
02-08-2007, 02:07
depois é o DX10.2 e DX10.3 e por ai adiante.. 1 grafica nova a cada meia duzia de meses :lol: espero bem que esse DX10.1 q vem em 2008, que de nestas graficas senao vou ficar >(

DMH
02-08-2007, 02:07
just my point ;)

se formos realmente a trocar de graficas por causa deste DX10, então xauzinho... quem gastou agora 700+€ numa 8800 Ultra está bem tramado.. é dinheiro para o lixo..
Mas normalmente quem gasta esse dinheiro numa gráfica não se importa de comprar outra passado uns meses o pior é para quem comprou mid-ends;)

Akaruz
02-08-2007, 02:08
just my point ;)

como disse no ultimo post duvido que o "topo de gama" da Ati e da Nvidia seja afectado muito com estas "mudancas" pode nao ter a 100% mas pelo menos mais de 50% das merdas novas ha-de ter.

Sabe-se la se a Ati e a Nvidia ja nao sabiam disto e tem qq coisa escondida na manga , agora 100% funcional duvido mesmo , ha merdas que e software agoras outras cenas e a nivel de hardware , no dia que tivermos graficas totalmente programaveis ai eu acredito )

E ja agora nao sabem quando sai ;) ja que e "so" para a MSDN a beta , logo err se sair la para o Natal nem e assim tao mau ;)

Romani48
02-08-2007, 02:59
como disse no ultimo post duvido que o "topo de gama" da Ati e da Nvidia seja afectado muito com estas "mudancas" pode nao ter a 100% mas pelo menos mais de 50% das merdas novas ha-de ter.

e? mas afecta.. e alem do mais se não acontecer nas topo de gama não acontece nos mid-range que são tudo o mesmo chipset.. alias os mid-range até podem ser considerados relativamente melhores.. sempre têm descodificação de video..
estraga é o bus, mas se não acontecer numas NAO acontece nas outras

Sabe-se la se a Ati e a Nvidia ja nao sabiam disto e tem qq coisa escondida na manga , agora 100% funcional duvido mesmo , ha merdas que e software agoras outras cenas e a nivel de hardware , no dia que tivermos graficas totalmente programaveis ai eu acredito )
e temos! faz um search.. encontras a placa grafica open source ;)

E ja agora nao sabem quando sai ;) ja que e "so" para a MSDN a beta , logo err se sair la para o Natal nem e assim tao mau ;)

não sai para o natal.. a beta sairá apenas para fevereiro
a final para junho ou julho...

Akaruz
02-08-2007, 04:10
ehe Romani , sobre a placa open source , oki devia ter dito antes , em Mainstream :P (

er quando disse Natal , era em relacao a err ser epoca de compras e sim se for com essas datas nao tou a ver o mal de ser so em placas novas ;)

Romani48
02-08-2007, 15:17
pois nessas datas também me parece que não é nada mau (agora esta a falar uma pessoa sem sono, contrariamente a ontem :p)

e se no natal já temos as series 9 da nvida ..

Zar0n
02-08-2007, 17:19
É a velha táctica de milking the cow com o DX 10.1

Realmente pode ser um problema nos IGP's já k nem sempre têm as mesmas capacidades dos GPU dedicados, para alem de isto necessitar no mínimo de update de drivers.
E a Intel n gosta de gastar mt recursos em drivers para IGP.

Mas a ideia era criar um modo em k o controlo do AA passava para o DX e caso surgi-se um novo modo com update de drivers ficava disponível em tds os jogos.
Isso tb ia implicar um update nos jogos actuais, claro k n sei se isso sempre vai ser implementado mas sem duvida k era mt melhor para o utilizador.

Quanto ao patch no vista, a verdade é k mt das empresas n tocam no vista até surgir o SP1.
Algumas das features do vista n estão a funcionar bem como por ex. as tecnologias associadas com cache em flash, tb há problemas na velocidade de cópia data, assim como optimizações na gestão da ram.
Tlx isso apresse a M$ a manda-lo cá para fora mais cedo.

Romani48
02-08-2007, 17:57
mais cedo?? lol o SP1 ja foi adiado.. deste ano para o proximo

UnknownName
02-08-2007, 18:01
Eu comprei a 2600 XT e não estou mesmo nada preocupado com o DX 10.1, isto é completamente normal. Daqui a dias vão ver a Geforce 8900 GTX e a ATI 3000 XT a suportar DX 11 e o windows vista SE com DX 11.:lol::lol::lol::lol:

Crusher
02-08-2007, 18:12
Cheira um pouco como foi do DX8 para o DX8.1

Winjer
02-08-2007, 18:51
Cheira um pouco como foi do DX8 para o DX8.1

Mas na altura houve uma certa polémica por causa do Unreal Tournament 2003 apenas suportar pixel shaders 1.1 ou 1.4
Como as Geforce 3 e 4 apenas suportavam PS 1.1 a nVidia veio logo protestar que estava a ser prejudicada por não haver um render path que usasse PS 1.3, especialmente quando as ATI 8500 suportavam PS1.4

Crusher
02-08-2007, 19:30
Em PS1.3 não haveria qualquer ganho. A vantagem do PS1.4 presente na ATI 8500, no UT2003 seria renderizar as texturas em menos ciclos de relógio assim como em outros jogos que usavam e abusavam mais da multitextura.

O Doom3 era outro exemplo... se bem que a GF4Ti continuavam a ser mais rápidas apesar de gastarem mais recursos do que a 8500 em certos cálculos.

RenatoFaria
02-08-2007, 19:46
desde que melhorem os graficos é na boa.. nao me chateio de andar a comprar graficas novas!

DMH
02-08-2007, 20:42
desde que melhorem os graficos é na boa.. nao me chateio de andar a comprar graficas novas!
Infelizmente para mim e mais pessoas não posso dizer o mesmo;)

Winjer
02-08-2007, 21:30
Em PS1.3 não haveria qualquer ganho. A vantagem do PS1.4 presente na ATI 8500, no UT2003 seria renderizar as texturas em menos ciclos de relógio assim como em outros jogos que usavam e abusavam mais da multitextura.

O Doom3 era outro exemplo... se bem que a GF4Ti continuavam a ser mais rápidas apesar de gastarem mais recursos do que a 8500 em certos cálculos.

Pois, mas a nVidia dizia que o UT2003 devia ter um path para 1.3 senão prejudicava o desempenho nas suas placas.

StreeTunder
02-08-2007, 21:37

nao deves ter que fazer ao dinheiro...

raVemjr
02-08-2007, 21:53

Tecnicamente não és "obrigado"...basta haver um pequeno boicote se isto continuar assim e a ver se eles mudam ideias ou nao :D

Kruder
02-08-2007, 22:03
Quer dizer que se isso for verdade, de precisarmos de placas novas para suportar o directx 10.1, todo o pssl que investiu em placas de topo, vai arder??!! E provavelmente os preços das placas que só suportem (se isto for assim) directx 10.0, vêm por aí abaixo...
Isto de não suportarem só pode ser mentira :002:

AkumaOwn
02-08-2007, 22:19

Deves andar cheio de dinheiro se quiseres podes me dar não me importo nada.

Pessoal como é agora acham que vale a pena investir num PC? É que neste momento consigo vender o PC que tenho um AMD X2 3.8 (está ai de lado nas minhas specs) por 350€ e tava a pensar comprar este PC..

Nox Fonte Urano 600W SLI
Transcend Dual Channel Kit 2GB DDR-2 PC2-6400
Gigabyte GA-P35C-DS3R
Sapphire HD2900XT 512MB GDDR3 PCI-E
Intel Quad-Core Q6600
Tuniq Tower 120
2x Noiseblocker X1 80mm
Nox Coolbay Basic Cinza
Scythe Kamakaze 120mm Azul

O que acham???

DMH
02-08-2007, 22:20
primeiro este não é o sitio para essa pergunta;) depois essa board para 4-core devias pensar numa melhor;)

igordafonseca
02-08-2007, 22:22
È por estas e por outras parecidas, entenda-se o balurdio que é preciso dar, que me começo a afastar dos jogos no PC
Xulos!! Chupistas!!

Quanto ao DX10 e 10.1 e o caneco....O DX9 ainda vai andar por ai muito e bom tempo, graças em parte ás consolas.

AkumaOwn
02-08-2007, 22:27
primeiro este não é o sitio para essa pergunta;) depois essa board para 4-core devias pensar numa melhor;)

Porque é que dizes isso? Esta motherboard neste momento é a melhor que está no mercado em relação a qualidade/preço e secalhar melhores do que algumas mais caras...

Akaruz
02-08-2007, 22:41
È por estas e por outras parecidas, entenda-se o balurdio que é preciso dar, que me começo a afastar dos jogos no PC
Xulos!! Chupistas!!

Quanto ao DX10 e 10.1 e o caneco....O DX9 ainda vai andar por ai muito e bom tempo, graças em parte ás consolas.

say what ?

explica la essa ultima parte apartir de .....O DX9 ( nao e que nao acredite que ande muito tempo o meu espanto e essa das consolas )

Ja agora ha n ppl a bater mal , mas ne aperceberam que dx10.1 se sair e para o ano , logo como muita boa gente muda de placa grafica como quem muda de camisa ( a cada 6meses compram uma nova )
Nao tou a ver qual e o problema de comprar uma placa dx10.x dx11 daqui a 6meses ou mais

AkumaOwn
02-08-2007, 22:43
say what ?

explica la essa ultima parte apartir de .....O DX9 ( nao e que nao acredite que ande muito tempo o meu espanto e essa das consolas )

Ja agora ha n ppl a bater mal , mas ne aperceberam que dx10.1 se sair e para o ano , logo como muita boa gente muda de placa grafica como quem muda de camisa ( a cada 6meses compram uma nova )
Nao tou a ver qual e o problema de comprar uma placa dx10.x dx11 daqui a 6meses ou mais

Nao tás a ver o problema para ti porque nao sabes o que ades fazer ao dinheiro mas existem pessoas que nao têm tanto dinheiro como tu e que possam trocar de grafica de 6 em 6 meses

Zar0n
02-08-2007, 22:56
Nao tás a ver o problema para ti porque nao sabes o que ades fazer ao dinheiro mas existem pessoas que nao têm tanto dinheiro como tu e que possam trocar de grafica de 6 em 6 meses

Que n gostes das medidas das empresas (microsoft,Intel, etc) tudo bem.

Mas andares a criticar o ppl do forum? Cada um faz o k ker com o seu dinheiro e há maneiras bem piores de o gastar.
Ou seja cada um sabe de si, e n compete a mim ou a ti andar a criticar.

E como foi dito aki n é o sitio indicado para fazeres perguntas sobre a config do teu PC...

AkumaOwn
02-08-2007, 22:59
Que n gostes das medidas das empresas (microsoft,Intel, etc) tudo bem.

Mas andares a criticar o ppl do forum? Cada um faz o k ker com o seu dinheiro e há maneiras bem piores de o gastar.
Ou seja cada um sabe de si, e n compete a mim ou a ti andar a criticar.

E como foi dito aki n é o sitio indicado para fazeres perguntas sobre a config do teu PC...

E eu critiquei o rapaz? Eu disse que ele é que sabe o que ade fazer ao dinheiro isso é uma critica? :S Epah entao desculpa.....

Se tem haver com o topico a minha pergunta porque é que nao a posso fazer? Simplesmente dei um exemplo mas pronto se queres eu vou reformular a pergunta vá só para nao ficares chateado..

Acham que vale a pena investir num PC neste momento?

Akaruz
03-08-2007, 00:15
E eu critiquei o rapaz? Eu disse que ele é que sabe o que ade fazer ao dinheiro isso é uma critica? :S Epah entao desculpa.....

Se tem haver com o topico a minha pergunta porque é que nao a posso fazer? Simplesmente dei um exemplo mas pronto se queres eu vou reformular a pergunta vá só para nao ficares chateado..

Acham que vale a pena investir num PC neste momento?

ehe nao , nao e critica, e uma observacao.

quem me dera ter $$ para andar nestas aventuras ;) o pc que ta no my system e o que eu uso.

Infelizmente vivo sozinho logo o $$ e para contas da casa.

Ja agora a boca de nao vejo prob de comprar uma gfx daqui a 6m ou mais , e para as pessoas que compram cenas pq e o melhor na altura ( duvido que quem compre aquilo espera que a placa dure mais de 1 ano a ser a melhor do mundo )
Conheco muito boa gente que compra placas e passado a novidade ou quando existe uma nova no mercado vende a placa e compra uma nova

sobre investir num pc , depende .. 1 pc para mim tem que dar para o ter a funfar sem problemas durante 2 anos no minimo. ( nao significa que tenha que ser high end , desde que faca o trabalho sem problemas tudo bem )

Alem disso e preciso ver que com o dx10 e dx10.1 e preciso haver jogos que sejam feitos para eles , ate la e outra espera

zh3ng
03-08-2007, 02:43
A Microsoft está já a apresentar algumas funcionalidades do novo DirectX através do DirectX Software Development Pack (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=529f03be-1339-48c4-bd5a-8506e5acf571&DisplayLang=en&displaylang=en) . Segundo revelou a empresa de Redmond, o DirectX 10.1 deverá ser incluido no Service Pack 1 do Windows Vista.

Para além do Direct3D actualizado e onde vai estar presente o Shadel Model 4.1, tecnologia que vai permitir tirar melhor partido das tecnologias implementadas nas placas gráficas mais recentes.
Outro dos componentes do DirectX que vai ser actualizado é o DirectSound que por sua vez será substituido por uma nova tecnologia de audio, o XAudio2, uma tecnologia que está igualmente presente na consola da Microsoft, a XBox 360, de forma a permitir um maior realisto sonoro e com melhores efeitos.

Wintech (http://www.wintech.com.pt/content/view/602/)

Akaruz
03-08-2007, 02:54
zh3ng desculpa la mas o que e que esse post acrescenta ao 1º ( que ta em ingles )? ;)

espero que nao seja

features that will be available in an upcoming generation of graphics hardware

tecnologia que vai permitir tirar melhor partido das tecnologias implementadas nas placas gráficas mais recentes.

e que essa traducao nao tem nada a haver.

Xikinho90
03-08-2007, 03:06
Acho que isso em ingles quer dizer... somos uns chupitas e voces se quiserem já vão ter de mandar as vossas graficas de 700 euros pó lixo, pois nós lançamos uma coisa mais recente e consequentemente vêm ai graficas mais recentes que vos vão permitir atingir mais 1 fps em todos os jogos...

bah.. estas coisas das graficas andam mais rapido do que eu, eu para já tenho uma 6200 e se comprar será uma 7900 DX10 inda vai ter de esperar para entrar aqui dentro..

Akaruz
03-08-2007, 03:24
mas sera que o povo nao entende que isto so sai para o ano

como alguem disse a beta tinha sido adiada , logo depois da beta ate sair e limar as arestas vai mais algum tempo

There will be a Windows Vista service pack and our current expectation is that a beta will be made available sometime this year

url se quiserem ler = http://bink.nu/Article10554.bink

depois tem que haver jogos , que utilizem as novas features e placas graficas.

Alem disso que eu saiba a Nvidia e a Ati nao lancam so 1 placa por ano ;)

Quem da 700 euros por uma placa logo que saia para o mercado e pq pode ou roubou :P ( pq gosta de ter "o melhor" ) alem disso e preciso mexer no mercado , nao pode parar ;) ( A MS precisa de fazer render o seu peixe e deixar as outras empresas tb fazer render o peixe deles )

voltando ao dx10.1 eu so espero que a cena de AA para todos os jogos nao seja tipo mais carga para o cpu

dread2
03-08-2007, 10:00
O mais provavel é as gráficas que sairam para DX10 não serem compativeis com DX10.1, mas espero q não seja verdade lol

http://news.softpedia.com/news/ATI-039-s-R700-to-support-DirectX-10-1-55321.shtml

zh3ng
03-08-2007, 11:29
http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_12big.jpg

http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_21big.jpg

http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_30big.jpg

http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_39big.jpg
http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_42big.jpg

http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_41big.jpg

http://www.4gamer.net/news/image/2006.05/20060527001140_48big.jpg

4Gamer (http://www.4gamer.net/news.php?url=/news/history/2006.05/20060527001140detail.html)

DJ_PAPA
03-08-2007, 11:32
Nos slides diz update de software e hardware. Por isso para ter DX_10.1 vai ser necessario comprar uma grafica ja preparada a nivel de hardware para o DX_10.1

VuDu
03-08-2007, 11:33
Épa, mas qual é a novidade?
Como já aqui disseram, há aqui pessoal que não "bate bem"!
Isto acontece regularmente em todas as industrias, material novo, novas tecnologias, bla bla...
Basta ver o exemplo do D3D 8 -> 9 e 9 -> 10.

Usem os neuronios, deixem de vir para forums "chorar".

Só compra placas novas simplesmente porque suporta mais "X e Y" quem quer e pode.
Para quem não quer ou não pode o mundo não acaba. Sim, nos novos jogos que sairão não vao poder ligar todos os efeitos, ou terão um rendimento exageradamente baixo se os ligarem... e quê?
É o que acontece e sempre aconteceu a quem compra gráficas de gama média/baixa, seja qual for a tecnologia que suportam!

Bem pior andava o pessoal que comprou uma GeForce4 MX que pensava que tinha uma "GeForce4" mas que passado um ano ficou de braços cruzados a ver as só GeForce4 Ti's corriam os jogos novos :)

CLPDJ
03-08-2007, 11:41
kundo comprei a minha g4mx case me mato ao ver as g4ti a correr os jogos e eu nao :D vou comprar agoea um 8800ultra e ja sei k janeiro fevereiro vou ter d mudar de vga... mas o menos ate la tou bem :D ja agora parabens VuDu ;)

VuDu
03-08-2007, 11:51
HeHe, thanks!

Lá está, quem pode comprar 2 graficas em menos de um ano, passa ao lado destas "guerritas".
E eu "predigo" que a 8800U ainda se vai aguentar muuuuuito bem em Fevereiro08 e que muito provavelmente vais aguentar mais tempo com ela, até aparecer a 2ª geração de graficas D3D10.1 e quando já houver aqui um tópico de pessoal a chorar com a chegada do D3D10.2.
:lol:

tda
03-08-2007, 12:18
O pessoal habituou-se mal (ou bem :D) à longevidade do 9.
Por isso agora queixam-se que o 10 apenas vai durar 1 ano.
Mas sejamos francos, para quem tem muitos euros para gastar numa gráfica frequentemente pouca diferença faz, e para quem não tem o mais lógico talvez seja passar de 9 para 10.1 directamente.

TDA

Romani48
03-08-2007, 12:22
kundo comprei a minha g4mx case me mato ao ver as g4ti a correr os jogos e eu nao :D vou comprar agoea um 8800ultra e ja sei k janeiro fevereiro vou ter d mudar de vga... mas o menos ate la tou bem :D ja agora parabens VuDu ;)

mas saiu te o euro milhões ou que? :D

sinceramente até nem me parece nada mais agora (ao contrário do que quando surgiu o post)

isto matematicamente ainda é mais claro!

se o vista saiu em Janeiro (PT) e só agora começamos a ver jogos DX10 isto dá 6 meses até o DX10 se começar a instalar

se o SP1 do vista só chega para o ano, e segundo sei em Fevereiro ou Março se não for adiado mais um pouco, leva me a acreditar que só cerca no mínimo de 4 meses depois o DX10.1 irá começar a ser standard..

porém tenho quase a certeza que uns meses depois surge o DX11, por tanto a minha aposta é quem tiver placas DX10 manter-se com elas, é so mudar para uma DX11 compilant como, penso, as R700

CLPDJ
03-08-2007, 12:36
tas com umas ideas mt corractas acho eu... la po sp1 e k deve de aparecer o api dx10.1...

btw: nao nao me saiu o euro milhoes ;) trabalho duro (+14h por dia) para ter certas "regalias"... um abraço

botelhorui
03-08-2007, 19:38
mas saiu te o euro milhões ou que? :D

sinceramente até nem me parece nada mais agora (ao contrário do que quando surgiu o post)

isto matematicamente ainda é mais claro!

se o vista saiu em Janeiro (PT) e só agora começamos a ver jogos DX10 isto dá 6 meses até o DX10 se começar a instalar

se o SP1 do vista só chega para o ano, e segundo sei em Fevereiro ou Março se não for adiado mais um pouco, leva me a acreditar que só cerca no mínimo de 4 meses depois o DX10.1 irá começar a ser standard..

porém tenho quase a certeza que uns meses depois surge o DX11, por tanto a minha aposta é quem tiver placas DX10 manter-se com elas, é so mudar para uma DX11 compilant como, penso, as R700

DX11 LOL essa é nova... em 2009 ja ha isso? OMG :O

Romani48
03-08-2007, 23:14
DX11 LOL essa é nova... em 2009 ja ha isso? OMG :O

err.. qual é o espanto? vai a zona do hardware novidades

Ricardo C.
04-08-2007, 00:02
Qualquer dia saem DX todas as semanas, eles devem pensar que todos são ricos e podem andar a trocar de pc de ano a ano ou de 6 em 6 meses.

Enfim.

lightMC
04-08-2007, 00:19
Qualquer dia saem DX todas as semanas, eles devem pensar que todos são ricos e podem andar a trocar de pc de ano a ano ou de 6 em 6 meses.

Enfim.

Precisas de jogar com todos os efeitos ligados e de última geração? ainda por cima mal existem jogos dx10....

Ricardo C.
04-08-2007, 00:30
Eu não me estava a referir a efeitos mas sim á saida destes DX tão rapida, nem se quer da tempo para fazer uma coisa como deve ser e optmizada.

lightMC
04-08-2007, 00:48
Eu não me estava a referir a efeitos mas sim á saida destes DX tão rapida, nem se quer da tempo para fazer uma coisa como deve ser e optmizada.

Refereste a jogos quando dizes optimizada?

É normal que estejam sempre a sair novos até porque o directx10 pelos vistos, tem muitas modificações em relação ao anterior, e que por isso precise de melhoramentos.

VuDu
04-08-2007, 01:35
O pessoal devia de se informar melhor...
O Dx9 tinha uma nova versão lançada a cada 2 meses e mesmo o "9" arrastou-se por 9.0, 9.0a, 9.0b e 9.0c.
É indiferente o número que lhe dão, se existem avanços significativos, que sejam tomados e que não sejam travados porque existem "pedintes" de países quase desenvolvidos que não têm poder de compra para ter estar sempre actualizados.

s7v7n
04-08-2007, 02:16
Na minha modesta opinião, o problema está em quem desenvolve os jogos, pois há certas funcionalidades que são completamente dispensaveis num jogo.

Isto é uma/varias industrias que têm de ganhar $$$. Já la vi o tempo em que os jogos eram desenvolvidos com o conceito de ocupar recursos medios e optimizados para as tecnologias existentes, de forma a qq um ter possibilidade de os jogar.

Hoje pensa-se em desenvolver um jogo com as tecnologias que estão para vir, o que termina na compra de graficas xpto quando no fim, a maioria retira os eztras para ganhar fps´s. Go figure!

Romani48
04-08-2007, 15:07
1º o DX não é só utilizado em jogos..
2º Voces pensam que o DX10 é novo, mas não se esqueçam que as empresas produtoras de jogos já têm o Development Kit a muito tempo por isso para nós o avanço parece rápido
3º Todas as plcadas DX10 suportaram DX10.1 um ou outro efeito poderá depois ser processado por software mas nao invalida a compatibilidade, caso contrario não se chamaria 10.1 mas 11 ;)

Zar0n
04-08-2007, 16:11
3º Todas as plcadas DX10 suportaram DX10.1 um ou outro efeito poderá depois ser processado por software mas nao invalida a compatibilidade, caso contrario não se chamaria 10.1 mas 11 ;)

Isso n é verdade, se há mudanças no PS pode n ser possivel so por update de drivers/dx

E quanto ao nome isso n quer dizer nada, já no passado tiveste versões do DX que necessitavam de update por parte do hardware.

No caso do DX 10.1 ainda n há garantias é esperar para ver como se desenrola, mas posso te dizer k se for pela vontade da Nvidia/ATI n vão ser compatíveis.

Romani48
04-08-2007, 16:49
é verdade sim senhora tu é que não me percebeste.. o que eu estou a dizer é que qualquer jogo DX10.1 vai ser jogavel em graficas DX10...

e se acontecer o contrario seria muito mau ao nivel da imagem das empresas junto dos consumidores..

Zar0n
04-08-2007, 16:56
é verdade sim senhora tu é que não me percebeste.. o que eu estou a dizer é que qualquer jogo DX10.1 vai ser jogavel em graficas DX10...

Claro k vai ser, mas vai correr em modo DX10 e n DX10.1
(caso n sejam possivel fazer update por SW)

Aliás kk jogo nos proximos anos vais poder correr com grafica DX9/10/10.1

...e se acontecer o contrario seria muito mau ao nivel da imagem das empresas junto dos consumidores..

Pois a M$ pode-se dar a esse luxo, n te esqueças k forçou o DX10 no vista, aliás até forçou certos jogos k nem são DX10 no vista (halo 2) como tal n esperes mt deles.

igordafonseca
04-08-2007, 16:57
Um factor condicionante na adopção em massa do DX10, é como foi dito, as consolas.
São poucos os estúdios que criam jogos só para PC, e ao fazê-los multiplataformas tem que se assegurar da sua compatibilidade.
Logo, consolas DX9....

possessed
04-08-2007, 17:07
tou a ver que o dx10 devia de ter sido como o dx4, nunca apareceu.

só quero é q haja melhorias na performance, pois os jogos já trazem tanto eye candy que nem chegamos a notar se desligarmos algumas opções. Enquanto der para jogar decentemente vou ficar com a minha 8800gts, e se correr como a x850pro, só mudo qd trocar de board que tenha pcie2

Romani48
04-08-2007, 17:36
Pois a M$ pode-se dar a esse luxo, n te esqueças k forçou o DX10 no vista, aliás até forçou certos jogos k nem são DX10 no vista (halo 2) como tal n esperes mt deles.

por acaso foi só mesmo o halo 2
Mas a diferença é que as produtoras nunca irão fazer isso se não iam perder clientes.. por que nem toda a gente pode/sabe mudar graficas de tao pouco em pouco tempo..

e também HALO2 para PC é uma tristeza..

Zar0n
04-08-2007, 17:44
por acaso foi só mesmo o halo 2

nop, tb tens o ShadowRun.

e também HALO2 para PC é uma tristeza..

Triste é lançar a ver. para PC passado um eternidade, e forçá-lo ao vista.
N tenciono comprar nenhum dos Halo para PC, é a minha maneira de protestar contra as politicas da M$.

Romani48
04-08-2007, 20:23
nop, tb tens o ShadowRun. a não sabia ;)

Triste é lançar a ver. para PC passado um eternidade, e forçá-lo ao vista.
N tenciono comprar nenhum dos Halo para PC, é a minha maneira de protestar contra as politicas da M$.

pois era isso que eu queria dizer.. a situação é triste..

UnknownName
04-08-2007, 20:31
Alguém me sabe dizer onde arranjo o Call of juares DX10? é que nunca vi mesmo lol por incrível que pareça só vi na NET (screens), isto é algum patch adicional? cumpz

Romani48
04-08-2007, 22:00
Alguém me sabe dizer onde arranjo o Call of juares DX10? é que nunca vi mesmo lol por incrível que pareça só vi na NET (screens), isto é algum patch adicional? cumpz

ao que parece, e porque até ja criei uma thread, ou há uma versão mesmo DX10 mas sinceramente nunca vi em portugal..

o que tu ves na net são printscreens do benchmark DX10

mascarilha
09-08-2007, 19:24
Vole shoots foot with 10.1 upgrade

DX10 hardware is already obsolete

REPRESENTATIVES from the almighty Vole have been speaking at Siggraph over the last few days, and what they've said hasn't exactly lowered the blood pressure of many attendees.

Microserfs were there to espouse the greatness of DirectX 10.1, the next revision to the DX graphics spec, which is due to arrive with Windows Vista SP1.

Here's the thing. DX10 hardware - such as the GeForce 8800 or the Radeon 2900 - won't work with the new 10.1 features. The 0.1 revision requires completely new hardware for support, thus royally cheesing off many gamers who paid top whack for their new hardware over the last few months on the basis of future game compatibility.

But these gamers shouldn't fret too much - 10.1 adds virtually nothing that they will care about and, more to the point, adds almost nothing that developers are likely to care about. The spec revision basically makes a number of things that are optional in DX10 compulsory under the new standard - such as 32-bit floating point filtering, as opposed to the 16-bit current. 4xAA is a compulsory standard to support in 10.1, whereas graphics vendors can pick and choose their anti-aliasing support currently.

We suspect that the spec is likely to be ill-received. Not only does it require brand new hardware, immediately creating a miniscule sub-set of DX10 owners, but it also requires Vista SP1, and also requires developer implementation.

With developers struggling to justify including DX10 features in their games (see the recent comments by John Carmack and Mark Rein), they're going to be about as likely to further limit their product's market as they are to start developing NES games again. This is especially true given the incredibly limited benefits 10.1 is bringing to the party.

Simply put - if you're a developer, why bother with 10.1? Answers on a postcard, please. µ

http://uk.theinquirer.net/?article=41577

cumps

Melga
09-08-2007, 20:03
theinquirer no seu "melhor" .... mas alguêm ainda liga o que essas bestas de esse site diz?:-D

agora que vai sair 10.1, o 10.0 já é bom .... sempre a mesma cena lol

DO2
09-08-2007, 20:18
With developers struggling to justify including DX10 features in their games (see the recent comments by John Carmack and Mark Rein), they're going to be about as likely to further limit their product's market as they are to start developing NES games again. This is especially true given the incredibly limited benefits 10.1 is bringing to the party.

Alguém podia indicar o artigo do Carmack onde ele fala sobre isso?

Scarecrow
09-08-2007, 21:46

Alguém podia indicar o artigo do Carmack onde ele fala sobre isso?

Só se for isto..

Bad news for Microsoft though - Rage won't be DX10. "There's no DX10 feature that's going to be driven in Rage," Carmack said in his keynote.

http://uk.theinquirer.net/?article=41481

Cumps

mascarilha
09-08-2007, 23:39
theinquirer no seu "melhor" .... mas alguêm ainda liga o que essas bestas de esse site diz?:-D

agora que vai sair 10.1, o 10.0 já é bom .... sempre a mesma cena lol

eles nao dizem que o dx10.0 é que é bom ou simplesmente que é bom , dizem que as graficas actuais dx10 nao correrm o dx10.1 (algo que ja se ouve falar algum tempo)

cumps

Zar0n
10-08-2007, 00:26
Realmente é um pouco triste ter hardware DX10 e só agr é k começam a sair jogos já n é o top of the range.

Bodygard
10-08-2007, 01:00
Realmente é um pouco triste ter hardware DX10 e só agr é k começam a sair jogos já n é o top of the range.

Exacto, muito se falou que comprar hardware dx10 para jogar jogos dx10, ainda não valia a pena porque quando saíssem "a sério", já havia material melhor.

Ricardo C.
10-08-2007, 10:22
Quem comprou placas gráficas dx10 pelos vistos vai ficar a arder.

José Alberto
10-08-2007, 10:43
E tenham em conta que as novas placas "full Dx10.1" vão ser PCIe 2.0.

fly_away
10-08-2007, 10:55
Quem comprou placas gráficas dx10 pelos vistos vai ficar a arder.

a arder com q? com pormenores tecnicos do 10.1 que em nada irão influenciar o uso dos jogos? tipo... quem tem uma GTX vai jogar na boa o que sair dx10... não me venham cá com cantorias...
que outras placas melhores vão sair, já se sabe, e depois? sempre foi assim...

acham que quem tem uma gtx/ultra/2900xt vai ficar a arder? com o quê? a arder estão aqueles que compraram dx10 mid range que nem corre dx10 sem ser em slideshow..

Tjda
10-08-2007, 11:12
So espero que não haja muita diferença entre o DX10.1 e o actual

Bodygard
10-08-2007, 12:28
a arder com q? com pormenores tecnicos do 10.1 que em nada irão influenciar o uso dos jogos? tipo... quem tem uma GTX vai jogar na boa o que sair dx10... não me venham cá com cantorias...
que outras placas melhores vão sair, já se sabe, e depois? sempre foi assim...

acham que quem tem uma gtx/ultra/2900xt vai ficar a arder? com o quê? a arder estão aqueles que compraram dx10 mid range que nem corre dx10 sem ser em slideshow..

Certo, e achas que se venderam mais placas high end ou mid range?
Pois...

Placas high end têm uma expressão muitooooooo pequena nas vendas. O high end serve bem às marcas é para reclamarem o "trono" da performance porque isso ajuda bastante no que vende mais: low range e mid range.

Romani48
11-08-2007, 00:10
So espero que não haja muita diferença entre o DX10.1 e o actual

o DX10 só irá aparecer totalmente quando surgir o 11....

ainda não há, ou se houver é um ou dois, jogos com DX10 de raiz.. quanto mais 10.1

é quase como afirmarem que já por terem sido divulgadas algumas specs do PCI-E 3 (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1899731#post1899731), o 1 e o 2 já não fazem sentido, quando os jogos nem fazem total partido do bus de 16x, onde sli de dual8x é igual ao de dual16x...

StreeTunder
11-08-2007, 00:41
o DX10 só irá aparecer totalmente quando surgir o 11....

ainda não há, ou se houver é um ou dois, jogos com DX10 de raiz.. quanto mais 10.1

é quase como afirmarem que já por terem sido divulgadas algumas specs do PCI-E 3 (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1899731#post1899731), o 1 e o 2 já não fazem sentido, quando os jogos nem fazem total partido do bus de 16x, onde sli de dual8x é igual ao de dual16x...

bem falado :)

ciberg
11-08-2007, 01:36
Quem tem placas DX10 continuará a usufruir delas durante muito tempo, as alterações não são tão significativas e até que sejam adoptadas pelos programadores de jogos ainda vai demorar muito tempo, até pela pequena (não existente) base de utilizadores (Vista SP1 (ainda nem saiu) + Placa DX10.1 (que também não saiu nenhuma ainda)) por isso não se preocupem.

wolf[pt]
11-08-2007, 14:21
andam rumores k as 9800gtx serao compativeis com o d10.1

Romani48
11-08-2007, 18:47
;1900602']andam rumores k as 9800gtx serao compativeis com o d10.1

pelo que li algures até poderiam ser compativeis com Dx11

shadowhedgehog
13-08-2007, 21:24
Eu acho isto tudo uma autêntica "mariquice" da microsoft, se me permitem a expressão.

1- Por este andar a PS3/XBOX 360/WII não serve de nada porque gráficamente está muito atrasada..
2- Desculpem lá, mas olhem-me bem para os gráficos do Crysis ou até do Lost Planet e digam-me.. é preciso mais?
3- Já que a microsoft quer andar nas horas com os Directxizes ao menos que haja compatibilidade entres eles porque só por uma coisinha vamos ter de mudar e mudar e mudar...
4- Se entre o DirectX 9 e o 10 notasse pouca diferença (para mim mais a base de texturas[tirando as sombras que para mim foi o que mais evoluiu e mesmo assim já tou a falar em mariquices]) agora imaginem entre 10 e 10.1... acham que compensa mudar? Pois também me parece que não...
5- Eles que metam é o jogos menos pesados que nós ficamos muito contentes.

Eu no meu caso vou continuar com a minha 6200SE Turbocache.. Inda queria eu comprar uma gráfica agora...
Querem todos um conselho? Não mudem nada... deixem os jogos sair e tal não joguem! Depois compram uma gráfica recente e jogam os jogos que são compativeis!
É o que tou a fazer! Já tenho uns 20 jogos pa jogar! (Desde Doom3 até Lost Planet)

Não ando aqui a encher o "cú" a golozos do tipo Gates!

StreeTunder
15-08-2007, 14:32
DX10.1 DOES Work with This Gen DX10 Cards

Microsoft's Sam Glassenberg told Next-Gen in a phone interview, "DX10.1 fully supports DX10 hardware. No hardware support is being removed....It's strictly a superset. It's basically an update to DX10 that extends the hardware functionality slightly."

He said that the update is similar to what Microsoft did with DX9. "We did make updates to [DX9] that extended the supported feature set.

"All the hardware is still supported, all the games still run, all the features are still there, we've just simply extended the feature set and the lifetime of the API," he said.

http://www.next-gen.biz/index.php?option=com_content&task=view&id=6824&Itemid=2

Megasport
15-08-2007, 14:37
Assim sim, já é falar.:D

VuDu
15-08-2007, 15:09
Épa, mas precisaram dessa "intervista" telefonica para perceber isso?
LOL Não sabem ler? O Dx9 é um superset do 8, o 10 do 9 e por aí adiante... que é que esta intervista "telefonica" veio adicionar de novo? :|

PoolMania
12-09-2007, 22:54
Voltando ao assunto deste tópico: As séries 8 da Nvidia não são possíveis de terem suporte de directx 10.1 com algum upgrade de firmware?

MATRA
12-09-2007, 23:21
Por este andar a PS3/XBOX 360/WII não serve de nada porque gráficamente está muito atrasada..

E irão ficar, tal como tantas antes delas.

Desculpem lá, mas olhem-me bem para os gráficos do Crysis ou até do Lost Planet e digam-me.. é preciso mais?

Isso disse eu a 1º vez que vi o Quake na minha Voodoo. E depois disso o glide desapareceu.

Não é uma questão de precisar... é evolução, sempre será assim.

Claro que pode n ser necessário o DX10.1 por enquanto, mas também não foram todas as actuaçizações do DX8 e 9 na sua altura. No entanto todas trouxeram algo de novo.