View Full Version : Criar intranet
iGMBroken 27-07-2007, 18:42 boas, eu gostaria de criar um servidor interno para de forma assim publica trabalhos para todo o pessoal da rede poder ver.
por exemplo tenho sites aqui no pc da empresa e quero que todos os outros vejam...
existe algum programa que faça isso sem ter de criar um servidor de paginas web em linux ?
cumprimentos
msdevweb 28-07-2007, 00:05 Instalas um servidor no teu pc, como é apenas para a intranet, nao necessitas de ir mais longe... uma simples instalação do apache web server resolve-te isso num instante. :)
cumps
Como já disseram tens o Apache para Windows também.
E tens o IIS que vem com o XP.
Esta questão também me interessa, como é que se acede ao servidor sem ser pelo IP?
com um endereço, que configurações é que é preciso fazer?
Não percebo nada de DNS, alguém quer dar umas luzes?
Creio que primeiro ele precisa de criar uma pasta partilha e acessível aos outros computadores da rede.
Para testar sites e afins uso o EasyPHP :)
msdevweb 28-07-2007, 14:51 Esta questão também me interessa, como é que se acede ao servidor sem ser pelo IP?
com um endereço, que configurações é que é preciso fazer?
Não percebo nada de DNS, alguém quer dar umas luzes?
Creio que primeiro ele precisa de criar uma pasta partilha e acessível aos outros computadores da rede.
Para acederes a um servidor sem ser pelo ip, tens que ter o "nome do serviço/servidor" registado num servidor DNS. Quando introduzes por exemplo www.google.com o teu browser pede ao teu provedor de serviços de internet essa informação "www.google.com" o sistema do teu fornecedor de internet "conecta-se" a um servidor DNS para procurar www.google.com e se encontrar redireciona-te para o ip do site www.google.com, se o nome www.google.com nao estiver no servidor DNS, o serviço do teu fornecessor de internet retorna falha de pagina, ou seja, pagina nao encontrada.
Dá para perceber? se não, dá uma vista de olhos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DNS
E no caso acima, nao é preciso partilhar pasta nenhum, nem convem... senão podem alterar-lhe o "site" que ele disponibliza.
O ideal será instalar o apache, colocar o site na pasta htdocs, e para acederem ao site a partir da rede, basta colocarem o ip do pc dele. Caso queira que a intranet aceda atravez de um nome em vez do ip, aí ja terá que trabalhar tambem com um servidor DNS. (local).
cumps.
nunofdsilva 04-09-2007, 20:42 Boas...
Ag na empresa tb me pediram para instalar o fedora 6 num pc e meter la o apache...mas nao percebo puto dakilo! alguém tem para ai uns links interessantes que podia passar?
Brigadão!....
Instalar o Fedora 6 numa maquina e correr um servidor apache na mesma?
Se nem sabes direito o nome da distribuição a tarefa pode ser complicada.
nunofdsilva 04-09-2007, 22:32 Podias era ser um POUQUINHO mais simpático! Bastava um pouquinho BEM PEQUENINO!!!!....
mas obrigado à mesma Moralez
Não me dirigi da melhor forma, peço desculpa.
O Fedora 6 é uma distribuição relativamente user-friendly, não chega ao ponto do Suse, que é demasiado user-friendly, mas, isso, como deu para ver pela minha expressão, chega a ser algo bom.
Normalmente, na instalação de uma versão server ou uma que possibilite tal papel, a opção de ser configurado como servidor apache é algo bastante inicial (é das primeiras coisas que o Debian Sarge pergunta, por exemplo).
Numa maquina virgem, a instalação do Fedora não irá apresentar nenhum problema, apenas irá fazer mais perguntas que a comum instalação de um SO Windows (especialmente se for o Vista que mal faz perguntas).
Agora, configurar o Apache em si, beats me.
Mas o próprio Fedora inclui mais do que documentação adequada.
Não deverá existir nenhuma dificuldade em se informar acerca disso.
nunofdsilva 04-09-2007, 23:47 moralez, nao leves a mal mas enviei-te uma MP...
gostava que me dessses umas luzes se possível...
|
|