View Full Version : Melhor Linguagem

Anubite
27-07-2007, 16:24
Boas pessoal
eu gostaria de saber a vossa opiniao sobre a melhor linguagem de programação para quem nunca viu esse tipo de linguagem a frente.

bgd

xtr3me
27-07-2007, 16:35
Não gosto muito de responder assim, mas esta questão já foi debatida tantas vezes que basta usares a procura no fórum para encontrares montes de tópicos onde se fala sobre isso.

Se leres bem o fórum de programação até és capaz de nem precisar da pesquisa.

Anubite
27-07-2007, 16:38
:opeço desculpa

xtr3me
27-07-2007, 16:45
Só assim de repente para ires lendo (mas se procurares tens mais ... o search está lá para isso):

http://techzonept.com/showthread.php?t=155334
http://techzonept.com/showthread.php?t=162730
http://techzonept.com/showthread.php?t=166480

Boas leituras

CoolMaster
27-07-2007, 17:03
O mais facil talvez seja mesmo PHP, no entanto não acho que seja a mais aconselhada. Talvez o Pascal e o C é sempre importante, e não venham dizer que não! :002:

Eu posso falar da minha experiência.
Começo em 99:
- HTML (que não é programação, mas pronto);
- mirc scripting (haha, é uma linguagem má, no entanto eu gostava daquilo e permitiu-me ficar com conceitos de muita coisa, desde a logica toda, até a construção de windows e dialogs (GUI), a sockets, etc etc, foi importante até);
- TCL (onde desenvolvia scripts para o eggdrop) e PHP (mas os sites que ia construindo para publicar os meus trabalhos e documentos);
- Shell scripting (bash);
- C (a minha linguagem preferida);
- SQL;

Isto foi de 99 até 2002-2003 algumas dessas linguagens ainda uso hoje (de momento trabalho como web developer numa empresa do ramo).

De 2003 para ca meti-me em:
- Python;
- Pascal;
- Javascript;
- Java, Perl, Scheme, Ada, Cobol, VB6 (andei a brincar durante uns tempos);

E neste momento estou a continuar a aprender Java que tinha deixado algures em 2004.

Pode parece que quem se dedica a tanta coisa acaba por não ser muito bom em 1 ou 2 em especifico, e é verdade, por isso é que grande parte das que estão aí foram apenas "fases", como por exemplo o TCL e o Perl que me deram um background interessante em muita coisa no entanto já não deve valer a pena se aprender TCL.

Considero-me um bom programador, e tenho facilidades em aprender novas linguagens e dou graças a todo o background que tive para trás, mesmo que hoje em dia já nem use 1/3 dessas linguagens.

In a nutshell:
Convém te dedicares a uma ou duas linguagens em especifico durante um periodo longo, no entanto deves ir experimentando novas coisas nem que seja durante umas semanas só para te abrir novas perspectivas.

O meu conselho para te dedicares a serie durante longos anos é (a ordem interessa):

- Pascal (não percas muito tempo nesta, uns meses chegam para adquirires bases fortes, se não quiseres mesmo podes passar para o C que não faz mal);
- C e/ou C++;
- Python e/ou PHP;
- Java e/ou C#;
- Perl, Scheme;

É obvio que isto é a minha opinião com base na minha experiência, não significa que seja uma verdade absoluta nem quer dizer que vai resultar contigo.

Boa sorte

Anubite
27-07-2007, 17:06
O mais facil talvez seja mesmo PHP, no entanto não acho que seja a mais aconselhada. Talvez o Pascal e o C é sempre importante, e não venham dizer que não! :002:

Eu posso falar da minha experiência.
Começo em 99:
- HTML (que não é programação, mas pronto);
- mirc scripting (haha, é uma linguagem má, no entanto eu gostava daquilo e permitiu-me ficar com conceitos de muita coisa, desde a logica toda, até a construção de windows e dialogs (GUI), a sockets, etc etc, foi importante até);
- TCL (onde desenvolvia scripts para o eggdrop) e PHP (mas os sites que ia construindo para publicar os meus trabalhos e documentos);
- Shell scripting (bash);
- C (a minha linguagem preferida);
- SQL;

Isto foi de 99 até 2002-2003 algumas dessas linguagens ainda uso hoje (de momento trabalho como web developer numa empresa do ramo).

De 2003 para ca meti-me em:
- Python;
- Pascal;
- Javascript;
- Java, Perl, Scheme, Ada, Cobol, VB6 (andei a brincar durante uns tempos);

E neste momento estou a continuar a aprender Java que tinha deixado algures em 2004.

Pode parece que quem se dedica a tanta coisa acaba por não ser muito bom em 1 ou 2 em especifico, e é verdade, por isso é que grande parte das que estão aí foram apenas "fases", como por exemplo o TCL e o Perl que me deram um background interessante em muita coisa no entanto já não deve valer a pena se aprender TCL.

Considero-me um bom programador, e tenho facilidades em aprender novas linguagens e dou graças a todo o background que tive para trás, mesmo que hoje em dia já nem use 1/3 dessas linguagens.

In a nutshell:
Convém te dedicares a uma ou duas linguagens em especifico durante um periodo longo, no entanto deves ir experimentando novas coisas nem que seja durante umas semanas só para te abrir novas perspectivas.

O meu conselho para te dedicares a serie durante longos anos é (a ordem interessa):

- Pascal (não percas muito tempo nesta, uns meses chegam para adquirires bases fortes, se não quiseres mesmo podes passar para o C que não faz mal);
- C e/ou C++;
- Python e/ou PHP;
- Java e/ou C#;
- Perl, Scheme;

É obvio que isto é a minha opinião com base na minha experiência, não significa que seja uma verdade absoluta nem quer dizer que vai resultar contigo.

Boa sorte

quando começaste tinhas que idade??
tavas a estudar programaçao??

CoolMaster
27-07-2007, 17:29
@ Anubite

Hmm... eu ainda sou novo hehe, neste momento tenho quase 24, comecei com cerca de 16 anos.
Nunca estudei programação a nivel escolar, sempre fui auto-didacta. Não quis ir para a universidade (se calhar foi um erro), por isso acabei por sair do secundário e ir para uma profissional num curso de informática, só mesmo para ter algo formal para apresentar no cv que se enquadrasse na área da informática.

Como os conhecimentos não trazem trabalho em Portugal, estou a pensar em tirar uns certificados. Isto porque um gajo até pode estar mais que apto para uma função mas se isso não estiver escrito nas tuas habilitações a pessoa que te entrevista pode pensar "ok, dizes que sabes.. mas onde é que esta algo que o comprove?", é claro que podes sempre colmatar isso com os projectos individuais (e tambem profissionais) que foste fazendo ao longo dos anos.. mas as vezes não chega. Existe muita gente com dificuldades em entender que um não licenciado pode estar tão ou mais capacitado que um licenciado.
A questão dos certificados é importante porque tambem pode abrir novas portas para sair de Portugal mais facilmente, e se calhar até é isso que vou fazer... neste momento estou a trabalhar numa empresa de informática (programação, design, internet), sou web developer (PHP, javascript, HTML, SQL), as vezes lá desenrasco um pouco o pessoal na administração de servidores e tambem ja fiz aí uns BASHzitos mas pronto... isto para dizer que é facil encontrares em UK funções identicas a ganharem 30000 libras por ano, o que é muito, mas muito mais que aqui. Torna-se desmotivante trabalhar em Portugal se pensarmos que há pessoal a ganhar muito bem noutros paises e na maior parte dos casos nem sequer pedem licenciados, ou sabes ou não sabes.

Peço desculpa pelo testamento, esta tambem é uma caracteristica minha... faço testamentos chatos, quando começo a escrever não paro... :lol:

Anubite
27-07-2007, 17:44
@ Anubite

Hmm... eu ainda sou novo hehe, neste momento tenho quase 24, comecei com cerca de 16 anos.
Nunca estudei programação a nivel escolar, sempre fui auto-didacta. Não quis ir para a universidade (se calhar foi um erro), por isso acabei por sair do secundário e ir para uma profissional num curso de informática, só mesmo para ter algo formal para apresentar no cv que se enquadrasse na área da informática.

Como os conhecimentos não trazem trabalho em Portugal, estou a pensar em tirar uns certificados. Isto porque um gajo até pode estar mais que apto para uma função mas se isso não estiver escrito nas tuas habilitações a pessoa que te entrevista pode pensar "ok, dizes que sabes.. mas onde é que esta algo que o comprove?", é claro que podes sempre colmatar isso com os projectos individuais (e tambem profissionais) que foste fazendo ao longo dos anos.. mas as vezes não chega. Existe muita gente com dificuldades em entender que um não licenciado pode estar tão ou mais capacitado que um licenciado.
A questão dos certificados é importante porque tambem pode abrir novas portas para sair de Portugal mais facilmente, e se calhar até é isso que vou fazer... neste momento estou a trabalhar numa empresa de informática (programação, design, internet), sou web developer (PHP, javascript, HTML, SQL), as vezes lá desenrasco um pouco o pessoal na administração de servidores e tambem ja fiz aí uns BASHzitos mas pronto... isto para dizer que é facil encontrares em UK funções identicas a ganharem 30000 libras por ano, o que é muito, mas muito mais que aqui. Torna-se desmotivante trabalhar em Portugal se pensarmos que há pessoal a ganhar muito bem noutros paises e na maior parte dos casos nem sequer pedem licenciados, ou sabes ou não sabes.

Peço desculpa pelo testamento, esta tambem é uma caracteristica minha... faço testamentos chatos, quando começo a escrever não paro... :lol:

entao nunca tiveste aulas de programação e mesmo assim conseguiste perceber bem??

vitorrusso
27-07-2007, 18:01
Pascal mas se quizeres ja ter umas bases mt rigas C

CoolMaster
27-07-2007, 18:28
Sim! Pela simples razão que é impossivel alguem te ensinar a programar, podem-te ensinar uma linguagem e os seus segredos mas a programar ninguem te ensina! Não existe melhor forma de aprender que ser-se auto-didacta porque te obriga a procurar conhecimento em vez de ele te ser dado e entrar num ouvido e sair pelo outro... e isto aplica-se a quase todas as areas.

Anubite
27-07-2007, 21:30
Sim! Pela simples razão que é impossivel alguem te ensinar a programar, podem-te ensinar uma linguagem e os seus segredos mas a programar ninguem te ensina! Não existe melhor forma de aprender que ser-se auto-didacta porque te obriga a procurar conhecimento em vez de ele te ser dado e entrar num ouvido e sair pelo outro... e isto aplica-se a quase todas as areas.

dsclp a estupidez
mas o k e auto-didacta??

xtr3me
27-07-2007, 21:33
dsclp a estupidez
mas o k e auto-didacta??

É uma pessoa que se ensina a si mesmo.

Anubite
27-07-2007, 21:35
ha
e tu aprendeste em toturials e assim?

CoolMaster
27-07-2007, 22:09
Sim, claro.. lendo livros, tuturiais, vendo programas, foruns, artigos e principalmente praticando.

legerdemain
27-07-2007, 22:17
Boas pessoal
eu gostaria de saber a vossa opiniao sobre a melhor linguagem de programação para quem nunca viu esse tipo de linguagem a frente.

bgd

prolog

programaçao logica >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> tretas imperativas

Anubite
28-07-2007, 12:46
prolog

programaçao logica >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> tretas imperativas

programaçao logica??

Anubite
28-07-2007, 19:19
para programar em pascal
é no MSDOS certo?

HecKel
28-07-2007, 22:57
Pode não ser. Existem vários IDEs para pascal, vê a thread em sticky.

@thread, desculpem mas acho a pergunta inicial parva. Isso seria o mesmo que perguntar qual o melhor idioma, a resposta nem sequer existe.

Cada linguagem tem pontos mais fortes e outros mais fracos, umas são mais orientadas a um estilo de problemas, outras a outro estilo.

As respostas a esta pergunta não são baseadas em conhecimento de qualidade, mas sim em conhecimento de necessidade pessoal. Existem tantas linguagens de programação que é complicado conhecer todas, e só conhecendo todas se tem credibilidade para se poder afirmar que X é a melhor linguagem de programação.

HecKel

greven
29-07-2007, 03:52
Hoje em dia, sem dúvida, C... sempre C. Aqui vais aprender a pensar e programar.

Depois...

C# / Java (Prefiro C# por diversas razões).

PHP e SQL.

Datwo
29-07-2007, 16:18
Assembly :wah:

Agora a sério, pra começar Python é bastante bom, ganhas bons hábitos de programação devido ao modo como as coisas devem ser feitas e é bastante simples.
Mais tarde, aprende C que é de longe a melhor.

legerdemain
29-07-2007, 16:20

tens que dizer qual é a arquitectura alvo

RISCthefutski :rox:

Anubite
29-07-2007, 16:20

Agora a sério, pra começar Python é bastante bom, ganhas bons hábitos de programação devido ao modo como as coisas devem ser feitas e é bastante simples.
Mais tarde, aprende C que é de longe a melhor.

ja tou a ficar confuso
uns dizem pascal, outros c, outros python
nem sei kual eide escolher

Datwo
29-07-2007, 16:28
ja tou a ficar confuso

Pascal nos dias de hoje não tem grande sentido, é uma linguagem com uma estrutura demasiado rígida e ultrapassada. Python já te permite uma maior liberdade em termos estruturais que facilita a aprendizagem da programação.

Vai para Python que não te arrependes.

btw, se puderes coloca as userbars da sig em grupos de dois que como está agora dá cabo do layout do forum...

HecKel
29-07-2007, 16:28
Experimenta leres o meu post que vais perceber rapidamente porque raio existem tantas opiniões diferentes.

Não existe a melhor linguagem. Existem sim, algumas linguagens que se realçam em determinadas áreas.

HecKel

Anubite
29-07-2007, 16:30
btw, se puderes coloca as userbars da sig em grupos de dois que como está agora dá cabo do layout do forum...

tas a flr para mim?

El_UnO
29-07-2007, 16:31
ja tou a ficar confuso

A minha primeira linguagem foi pascal, mas hoje em dia começar com pascal faz cada vez menos sentido...isso era no tempo em que as linguagens ultra-estruturadas e cheias de pormenores estavam na moda :P

Eu recomendo python ou então um derivado de Lisp (Scheme :D ).

Começares com C é meio caminho para perderes mais tempo a perceber sintaxe da linguagem e menos tempo a aprender a programar, imho :)

legerdemain
29-07-2007, 16:32
ja tou a ficar confuso

epah, puto (já utilizei os meus recursos de stal.. er, internet detective para ver a tua idade, Rafael)

como o Heckel já disse, não há uma "melhor linguagem universal"
cada linguagem tem as suas características e são melhores para um dado contexto

se queres começar a dar uns toques, vai ler uns tutoriais de, por exemplo, javascript, onde o entry-level é baixo (não só em termos de programação per se, mas também a nível da configuração das ferramentas que precisas - um browser, lol)

stfuski

Anubite
29-07-2007, 16:34
epah, puto (já utilizei os meus recursos de stal.. er, internet detective para ver a tua idade, Rafael)

como o Heckel já disse, não há uma "melhor linguagem universal"
cada linguagem tem as suas características e são melhores para um dado contexto

se queres começar a dar uns toques, vai ler uns tutoriais de, por exemplo, javascript, onde o entry-level é baixo (não só em termos de programação per se, mas também a nível da configuração das ferramentas que precisas - um browser, lol)
stfuski

qualquer pessoa pode ver a minha idade
e ja agr
n sou assim tao puto

Datwo
29-07-2007, 16:37
tas a flr para mim?

sim, trata lá disso da sig sff

Anubite
29-07-2007, 16:38
sim, trata lá disso da sig sff

n percebi o k keres :lol:

podes ser mais especifico?

Datwo
29-07-2007, 16:41
n percebi o k keres :lol:

podes ser mais especifico?

tás a ver as userbars da tua sig? ora na horizontal elas ocupam um espaço superior ao permitido pelas regras, por isso coloca-as e grupos de dois, duas em cima e duas em baixo.

legerdemain
29-07-2007, 16:44
tás a ver as userbars da tua sig? ora na horizontal elas ocupam um espaço superior ao permitido pelas regras, por isso coloca-as e grupos de dois, duas em cima e duas em baixo.

http://i11.tinypic.com/4pvaa9w.jpg

Anubite
29-07-2007, 16:44
done

CoolMaster
29-07-2007, 20:54
Começares com C é meio caminho para perderes mais tempo a perceber sintaxe da linguagem e menos tempo a aprender a programar, imho :)

É precisamente o contrário! A semantica e sintaxe do C é bastante simples e directa. Pode complicar é em gestão de memoria dinâmica, pointers e todas os outras coisas mais low level... no entanto é precisamente isso que te da uma perspectiva de como as coisas realmente funcionam, melhor do que isso só mesmo assembly hehe, mas isso já é demasiado low level.

O C a nivel de sintaxe e semantica é a base de muitas outras linguagens: C++, C#, Java, PHP. Falo a nivel das estruturas de controlo (if-then-else, switch) , operadores, repetição (loops: for, while, do..while), declaração de variaveis e todo o low level (para o caso do C++).

Anubite
30-07-2007, 09:12
acho que vou tentar em python
mas no 10º ano, é o pascal k se aprende certo?

CoolMaster
30-07-2007, 09:50
acho que vou tentar em python
mas no 10º ano, é o pascal k se aprende certo?

Normalmente é. Força com python então, ficas bem servido e a documentação do python.org é fixe.

Anubite
30-07-2007, 09:55
só preciso do programador ou preciso tb de algum compilador como para o pascal??

CoolMaster
30-07-2007, 10:22
só preciso do programador ou preciso tb de algum compilador como para o pascal??

Quando falas em programador deves estar a falar de um IDE, bem.. existem alguns que te podem facilitar a vida em Python, no entanto qualquer editor de texto te serve para escrever o código. A unica coisa essencial que vejo para um editor de texto é ter highlight.. de resto é como preferires, nunca usei nenhum em especial para Python.

Quanto a parte do compilador.. o python é uma linguagem interpretada, logo necessitas de um interpretador de python. No python.org tens tudo que precisas, vai la e perde algum tempo a ver o que é necessário.. lá tambem encontras manuais, tuturiais e muito mais...

Anubite
30-07-2007, 12:04
Quando falas em programador deves estar a falar de um IDE, bem.. existem alguns que te podem facilitar a vida em Python, no entanto qualquer editor de texto te serve para escrever o código. A unica coisa essencial que vejo para um editor de texto é ter highlight.. de resto é como preferires, nunca usei nenhum em especial para Python.

Quanto a parte do compilador.. o python é uma linguagem interpretada, logo necessitas de um interpretador de python. No python.org tens tudo que precisas, vai la e perde algum tempo a ver o que é necessário.. lá tambem encontras manuais, tuturiais e muito mais...

o k é um highlight???

ja agr posso escrever os codigos no bloco de notas ou no word?

P.S. dsclp a estupidez

joaopj
30-07-2007, 13:25
Para mim, sem dúvidas é o Python.... Quem já exprimentou sabe o que eu estou a dizer, é a mais simples, mais prática, recomendo-a muito para principiantes... Mas no entanto eu uso mais PHP para as páginas da web porque os hosts de graça não costumam providenciar Python loool...
O Google usa Python nas páginas deles !!!

CoolMaster
30-07-2007, 14:15
o k é um highlight???

ja agr posso escrever os codigos no bloco de notas ou no word?

P.S. dsclp a estupidez

No bloco de notas sim, no word não recomendo.

Highlight é meter certas palavras chave da linguagem a uma determinada cor, torna-se mais facil a leitura do código.
Se não sabes o que usar e estiveres em windows recomendo o context.cx

Anubite
30-07-2007, 14:41
No bloco de notas sim, no word não recomendo.

Highlight é meter certas palavras chave da linguagem a uma determinada cor, torna-se mais facil a leitura do código.
Se não sabes o que usar e estiveres em windows recomendo o context.cx

o k e o context.cx??

HecKel
30-07-2007, 14:47
Anubite (http://www.techzonept.com/member.php?u=67086), para algumas perguntas tipo essa existe o google. Nem sequer vou dizer-te o que isso é pois é logo o primeiro resultado que aparece.

Gosto mais do Notepad++ para programar apenas com highlight, nunca usei o context.cx.

HecKel

CoolMaster
30-07-2007, 15:09
Então, se estavamos a falar de editores para programar é obvio que o context é um editor...

E realmente o Heckel tem razão, o google é amigo.. e é isso que tens que ter em conta, se queres aprendera programar tens que andar as "cabeçadas" para tentar descobrir possiveis problemas e soluções, seja através de pesquisa seja através de experimentação.. essa é a filosofia número 1 :-D

Heckel, para coisas pequenas o context é fixe. Eu é que nunca experimentei o notepad++ heheh.

Anubite
30-07-2007, 19:04
:redface::redface::redface::redface:
a partir de agora vou começar a usar o google

ENIGMATIC18
02-08-2007, 15:09
No meio de tantas opiniões diferentes qual das linguagens entre C e C++ sera melhor para começar a programar?
Também é preciso aprender algoritimia?

CoolMaster
02-08-2007, 15:18
@ ENIGMATIC18

É obvio que sim, sem algoritmos não fazes nada... vai desde coisas simples como tomar decisões do genero: "ultrupasso o carro?", se sim "acelero" a coisas muito mais complexas.

Quanto a C ou C++, eu aconselho C.. C++ pega num paradigma OOP, o que para um iniciante pode complicar um pouco. É certo que é possivel fazer programas em C++ sem OOP, mas isso vai ser quase como programar em C... QUASE! É obvio que existem outras linguagens tambem OOP que se falaram aqui e se recomendam a iniciantes, como por exemplo Python e PHP, no entanto a abordagem destas linguagens a esses conceitos torna mais simples aprender. Se calhar para quem nunca teve experiência em OOP e quiser aprender é mais facil pegar em Python ou PHP, em vez do C++, Java ou C# (para citar as mais faladas).

Anubite
02-08-2007, 15:36
desculpem e pergunta mas o que é algoritmia???

P.S. estou a perguntar porque no sitio onde estou é arriscado ir ao google:lol:

ENIGMATIC18
02-08-2007, 15:38
@ ENIGMATIC18

É obvio que sim, sem algoritmos não fazes nada... vai desde coisas simples como tomar decisões do genero: "ultrupasso o carro?", se sim "acelero" a coisas muito mais complexas.

Quanto a C ou C++, eu aconselho C.. C++ pega num paradigma OOP, o que para um iniciante pode complicar um pouco. É certo que é possivel fazer programas em C++ sem OOP, mas isso vai ser quase como programar em C... QUASE! É obvio que existem outras linguagens tambem OOP que se falaram aqui e se recomendam a iniciantes, como por exemplo Python e PHP, no entanto a abordagem destas linguagens a esses conceitos torna mais simples aprender. Se calhar para quem nunca teve experiência em OOP e quiser aprender é mais facil pegar em Python ou PHP, em vez do C++, Java ou C# (para citar as mais faladas).
E posso começar então por estudar algoritimia e C certo?

ENIGMATIC18
02-08-2007, 15:46
Ou não queres procurar?

Anubite
02-08-2007, 15:47
é um pouco dos dois :joker::joker::joker::joker:

mas podem me dizer?

souto
02-08-2007, 15:48
desculpem e pergunta mas o que é algoritmia???

P.S. estou a perguntar porque no sitio onde estou é arriscado ir ao google:lol:

Um algoritmo é um procedimento para atingir um objectivo. Por exemplo, um algoritmo para cozinhar uma omolete: ir buscar a frigideira, ir buscar um par de ovos..., etc.

Cumprimentos.

HecKel
02-08-2007, 15:52
Algoritmia é o estudo dos comportamentos das tarefas, é a sequência de tarefas a serem realizadas, a forma como estas devem ser realizadas e quando estas devem ser realizadas.

Este conjunto de tarefas designa-se por Algoritmo. Podes comparar um Algoritmo a um Protocolo, um conjunto de Regras.

Há coisas que existe um algoritmo concreto, para outras nem por isso, mas supostamente tudo pode ser provado matematicamente, e se pode ser provado matematicamente é sinónimo de que existe um algoritmo que a define.

Por exemplo, para abrires um programa segues uma determinada sequência (já tão intuitiva que nem sequer pensas nela), desde ligares o pc até ao duplo clique no icone. Isto pode ser chamado de algoritmo.

Espero não te ter baralhado mais, mas podes sempre ir à wikipedia perguntar.

HecKel

ENIGMATIC18
02-08-2007, 16:20
HecKel quais os compiladores que me aconcelhas a usar no WINDOWS e no LINUX?
já fiz o download do Dev-C++ mas nao sei se é realmente bom porque ainda nao conheço suas funcionalidades mas nao me parece ser mau.

HecKel
02-08-2007, 16:24
Windows, o Dev-C++ parece-me boa aposta, GNU/Linux gcc para mim é o ideal ;) Ou falas em IDEs?

HecKel

CoolMaster
02-08-2007, 16:27
Windows, o Dev-C++ parece-me boa aposta, GNU/Linux gcc para mim é o ideal ;) Ou falas em IDEs?

HecKel

Olha que o dev-c++ não é um compilador, é apenas um IDE..., se bem me lembro ele usa um port do gcc para windows.

ENIGMATIC18
02-08-2007, 16:28
IDE´s e compiladores nao é a mesma coisa?

El_UnO
02-08-2007, 16:30
IDE´s e compiladores nao é a mesma coisa?

Nope, um IDE é um ambiente integrado completo que faz quase tudo (compilação, edição de código, controlo de versões, debug, etc). Um compilador serve só para transformares um ficheiro de texto em código máquina e só faz a parte da compilação e linkagem.

HecKel
02-08-2007, 16:31
Não.

O Dev-C++, tal como o CoolMaster (http://www.techzonept.com/member.php?u=65468) disse, tem um compilador, mas não é um compilador. Daí dizer que era uma boa opção.

IDE é o ambiente, Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_de_Desenvolvimento_Integrado), compilador é o que faz a tradução do código para linguagem máquina. (isto dito de forma curta e grossa)

HecKel

EDIT: hoje ando lento a escrever :P Tudo se antecipa :P

ENIGMATIC18
02-08-2007, 16:34
Então o que seria melhor o Dev-C++ ou um IDE?

El_UnO
02-08-2007, 16:38
Então o que seria melhor o Dev-C++ ou um IDE?

O Dev-C++ é um IDE :P

As ferramentas não é o mais importante, pelo menos para começar. Eu acho melhor uma pessoa começar com um editor simples e compilar na linha de comandos, IDEs tens tempo para utiliza-los, para além de que não queres ficar dependente de uma ferramenta única pois não? ;)

ENIGMATIC18
02-08-2007, 16:40
Claro que nao.
Mas entao aonde e que eu poderei editar codigos e de seguida compilar e executar?

ENIGMATIC18
02-08-2007, 17:00
Algum de voces conhece este livro?
Linguagem C Autor: Luis Damas

HecKel
02-08-2007, 17:37
ENIGMATIC18 (http://www.techzonept.com/member.php?u=67930), estás a fugir uma beca do tema da thread, se tens dúvidas relacionadas com a thread, força, faz as tuas questões aqui, senão mais vale abrires uma nova thread.

No que respeita às tuas últimas questões, uma procura por este quadro e encontras várias respostas ao que queres, nomeadamente a tua questão sobre o Damas.

Sobre a parte do editar o código e compilar, faz o que o El_UnO (http://www.techzonept.com/member.php?u=3608) recomendou, usa um editor de texto normal e sem formatação (Word fica já excluido), recomendo-te o Notepad++, além de ter sintaxe highlight é um editor de texto simples e sem grandes tecnologias. Para compilares, usa a consola ;)

HecKel

ENIGMATIC18
02-08-2007, 17:59
ENIGMATIC18 (http://www.techzonept.com/member.php?u=67930), estás a fugir uma beca do tema da thread, se tens dúvidas relacionadas com a thread, força, faz as tuas questões aqui, senão mais vale abrires uma nova thread.

No que respeita às tuas últimas questões, uma procura por este quadro e encontras várias respostas ao que queres, nomeadamente a tua questão sobre o Damas.

Sobre a parte do editar o código e compilar, faz o que o El_UnO (http://www.techzonept.com/member.php?u=3608) recomendou, usa um editor de texto normal e sem formatação (Word fica já excluido), recomendo-te o Notepad++, além de ter sintaxe highlight é um editor de texto simples e sem grandes tecnologias. Para compilares, usa a consola ;)

HecKel
Desculpa la.
Entao nada de Dev-C++ nem nada disso? So editores simples como o Notepad++?
Mas é um bom livro para aprender esta linguagem?

AragTey
02-08-2007, 18:08
Desculpa la.
Entao nada de Dev-C++ nem nada disso? So editores simples como o Notepad++?
Mas é um bom livro para aprender esta linguagem?

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=63520

ENIGMATIC18
02-08-2007, 18:36
Mas os livros citados no link que me mandas-te sao relacionados com a linguagem C

HecKel
02-08-2007, 18:38
Mas os livros citados no link que me mandas-te sao relacionados com a linguagem C

Algum de voces conhece este livro?
Linguagem C Autor: Luis Damas

Agora deixaste-me baralhado..., não é o que querias?

Já agora, faz o que te digo, abre uma thread nova ou procura uma com o teu assunto, isto já mudou de tal forma de assunto que o pessoal já deixou de discutir o tema da thread. É uma beca falta de respeito para com o autor da thread mudar assim o tema da discussão.

HecKel

ENIGMATIC18
02-08-2007, 18:41

Já agora, faz o que te digo, abre uma thread nova ou procura uma com o teu assunto, isto já mudou de tal forma de assunto que o pessoal já deixou de discutir o tema da thread. É uma beca falta de respeito para com o autor da thread mudar assim o tema da discussão.

HecKel
ok, eu abro uma thread com este assunto.

Anubite
02-08-2007, 18:55

HecKel

HecKel
não te preocupes que eu não me ofendo:-D:-D
já agora
sabem algum site de torrents onde posso arranjar livros sobre programação??

HecKel
02-08-2007, 19:05
HecKel
sabem algum site de torrents onde posso arranjar livros sobre programação??
Depende, se forem gratuitos, arranjas facilmente e até te indico um ou dois (salvo erro até estão na thread em sticky neste quadro), se tiverem direitos de autor vai contra as regras deste fórum, como tal nenhum link te irá ser facultado.

HecKel

Anubite
02-08-2007, 19:08
Depende, se forem gratuitos, arranjas facilmente e até te indico um ou dois (salvo erro até estão na thread em sticky neste quadro), se tiverem direitos de autor vai contra as regras deste fórum, como tal nenhum link te irá ser facultado.

HecKel

diz me ai
sff

HecKel
02-08-2007, 19:12
http://mindview.net/Books
http://www.computer-books.us/

Acho que estes dois já te dão uma boa ajuda ;)

HecKel

Anubite
02-08-2007, 19:18
bgd
ja agr diz me uma coisa
como e k ficaste "colaborador TZN"??

HecKel
02-08-2007, 19:25
Isto vai mesmo fora do tópico, mas como tenho interesse em responder-te :P Aqui vai :D

É assim, este cargo apenas serve para ajudar na elaboração da TZN, e é um cargo ao alcance de qualquer utilizador, desde que o mesmo justifique a necessidade do mesmo.

Por exemplo, eu não sou o único colaborado TZN, o esquiso também é, e no caso dele ele ainda participou bastante na TZN como powermember antes de ter este cargo, fartou-se de dar dicas, sugerir threads para destaques e afins. Mostrou interesse e durante algum tempo ainda.

Toda a ajuda é bem vinda, e não é só com destaques e dicas que pode ser dada, artigos originais e do próprio utilizador são uma forma de ajudar, no entanto isto não implica que seja acesso directo a este cargo.

No meu caso em concreto, já ando na TZN desde que a mesma ainda só era uma ideia, fui Colaborador da Techzone e por 2 meses tive de me ausentar devido aos exames, agora voltei para o cargo de Colaborador TZN. Faço de tudo um pouco dentro da TZN ;)

Se estiveres interessado em ajudar, podes sempre entrar em contacto com qualquer um dos membros da TZN, eu, esquiso, alph, ou qualquer elemento do staff da techzone.

Obrigado pelo interesse ;)

HecKel

Anubite
02-08-2007, 19:37
eu gostaria
mas n sei se consigo
so tenho 14 anos
e perciso ter que idade?

ja agr a TZN não é techzone?

Datwo
02-08-2007, 21:09
eu gostaria