View Full Version : Eng. Electrotécnica vs. Eng. Informática

Strapa
25-07-2007, 17:27
A menos duma semana da fase de candidaturas vejo-me algo indeciso entre as duas engenharias.

Por um lado, informática atrai-me mais por ser um curso mais orientado para o raciocínio lógico, mas por outro fico um bocado de pé atrás por não ter a componente de hardware.

Além disso, como já alguém me disse, um electrotécnico consegue fazer parte do que o informático faz, mas o contrário já não é verdade.
Talvez o que me faz ter receio em relação em informática é ser mais limitativo e específico do que electrotécnica e consequentemente poder reduzir as perspectivas de emprego.

Por isso, venho pedir as vossas opiniões.

Qual consideram mais interessante/motivador? Qual consideram mais seguro em termos de empregabilidade?

legerdemain
25-07-2007, 17:34
mas porque é que estes tópicos estão na secção de programação?

xtr3me
25-07-2007, 17:37
Isso não é assim tão linear.

É verdade que Electro tem cadeiras com base de programação, enquanto que em Informática não há cadeiras com base de electrónica. A única coisa de hardware que damos é Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores.

A única coisa que um gajo de electro consegue fazer que um informático também faz, é programar. Mesmo assim, como é óbvio, terá de aprofundar os conhecimentos que trás da faculdade (tal como o informático).

A questão é que a Eng. Informática em portugal é vista como um curso de onde saem programadores e isso não é verdade. A programação é o ponto base de início de carreira, mas depois há a evolução natural.

Tens de perceber o que gostas mais e o que queres ser no futuro. Acho que empresas puramente de Electro em portugal não tens muitas, por isso o mais provável é acabares por te desviar um pouco no futuro e trabalhar mais em áreas adjacentes.

EDIT: ia perguntar o que está perguntado no post acima ... vem um pouco ao encontro do que eu disse. Informática não é só programar ;)

Strapa
25-07-2007, 17:37
mas porque é que estes tópicos estão na secção de programação?

Programação pareceu-me a secção menos desadequada entre todas, além de que, como disseste, estes tópicos estão na secção de programação.

Baderous
25-07-2007, 17:46
Eu, em Eng. Informática, já tive Sistemas Digitais e Electrónica. Mas isso é porque ainda está em andamento o processo de Bolonha no meu curso e, portanto, essas cadeiras ainda existem. Para o ano já não existem.

Strapa
25-07-2007, 17:59
Isso não é assim tão linear.

É verdade que Electro tem cadeiras com base de programação, enquanto que em Informática não há cadeiras com base de electrónica. A única coisa de hardware que damos é Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores.

A única coisa que um gajo de electro consegue fazer que um informático também faz, é programar. Mesmo assim, como é óbvio, terá de aprofundar os conhecimentos que trás da faculdade (tal como o informático).

A questão é que a Eng. Informática em portugal é vista como um curso de onde saem programadores e isso não é verdade. A programação é o ponto base de início de carreira, mas depois há a evolução natural.

Que mais podes fazer para além de programação?

Tens de perceber o que gostas mais e o que queres ser no futuro. Acho que empresas puramente de Electro em portugal não tens muitas, por isso o mais provável é acabares por te desviar um pouco no futuro e trabalhar mais em áreas adjacentes.

O meu objectivo, com qualquer uma das engenharias, não é ter uma ocupação que tenha directamente a ver com elas, mas sim ter um bom curso de base que me deixe bem preparado para o que quer que venha a decidir ser ou que oportunidades me surjam.

A minha indecisão passa muito por aí. Embora ache que Informática tenha mais a ver comigo, a sensação com que fico é que não é um curso tão abrangente e por isso mais restritivo.

xtr3me
25-07-2007, 18:01
Que mais podes fazer para além de programação?

A programação é apenas o ponto de partida.

Administração e gestão de sistemas, Consultor na área de Sistemas de Informação, Consultor de IT, Gestor de Projectos, etc etc.

Tanta coisa que podes fazer e que nem sempre terá a ver com programação directamente. Claro que é inevitável passar por essa fase e dominar programação, mas não penses que um Eng. Informático passa uma vida a programar ;)

timber
25-07-2007, 19:41
A própria Engenharia Electrotécnica tem várias vertentes que têm diversidade suficiente para nem concorrerem entre si.

Presumo que estando a comparar Eng Elect com Eng Inf estejas a analisar a versão de Sistemas e Electrónicos e Computadores que é (mais nome menos nome) um dos ramos típicos do cursos de Eng Elect e o mais próximo de Eng Inf, não?

JuSt_Me_AnD_yOu
25-07-2007, 20:13
Eu ate ao 12º estive no tecnologico de informatica e quando fui para a universidade optei por electro.
Pessoalmente acho um curso um pouco mais interessante mais isso como e normal ja vai dos gostos de cada pessoa.
A verdade é que são cursos um pouco diferentes. Em electro tens mais matematica e fisica do que em informatica. Tambem se quiseres electro podes sempre tirar o mestrado em computadores que te aproxima um pouco de informatica.

TuxBoss
25-07-2007, 20:54
Eu tenho o curso de Eng. Informática.
Aconselho-te a ires para Electro. Todas as competências que adquires em Eng Informática, facilmente as adquires por ti próprio.
Electro tens um mundo com muitas mais oportunidades. Além de que em 95% das vezes pedem nos currículos "Eng. Informática ou Electrotécnica" para posições supostamente só de "informáticos".

xtr3me
25-07-2007, 21:01
Aconselho-te a ires para Electro. Todas as competências que adquires em Eng Informática, facilmente as adquires por ti próprio.
Electro tens um mundo com muitas mais oportunidades. Além de que em 95% das vezes pedem nos currículos "Eng. Informática ou Electrotécnica" para posições supostamente só de "informáticos".

Se todas as competências que ganhas em informática facilmente adquires por ti próprio, não sei porque é que há cursos ...

Sinceramente não percebi essa afirmação, mas já agora, diz-me só, onde é que tiraste o curso?

SoundSurfer
25-07-2007, 21:16

Isso é um bocado generalista demais...

Como em qualquer curso na área, sais com a capacidade de aprender... mas as bases são o que depois irão distinguir os "melhores" dos "medianos".

llclg3
25-07-2007, 22:04
Olhem eu passei para o 10º, e escolhi um curso profissional de informática mas com o objectivo de ir para a universidade, ou politécnico, acham que eu fiz bem? Terei que mudar a matrícula para um curso cientifico técnologico?

Já agora queria seguir eng.informática..

Strapa
25-07-2007, 23:46
A própria Engenharia Electrotécnica tem várias vertentes que têm diversidade suficiente para nem concorrerem entre si.

Presumo que estando a comparar Eng Elect com Eng Inf estejas a analisar a versão de Sistemas e Electrónicos e Computadores que é (mais nome menos nome) um dos ramos típicos do cursos de Eng Elect e o mais próximo de Eng Inf, não?

Em comparação estão o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MIEEC (http://www.fe.up.pt/si/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=MIEEC)) e o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC (http://www.fe.up.pt/si/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=MIEIC)), ambos na FEUP.

No MIEEC, no final do 1º ano escolhe-se uma de 3 áreas.

O Curso assenta numa área de formação comum que dá origem a três percursos formativos distintos (majors):
Telecomunicações
Automação
EnergiaEm princípio, a que se relaciona mais com Informática será Telecomunicações, e a ir por Electrotécnica, seria essa a área a escolher.

Pois, como já disse, o meu receio passa muito por aí. Nunca se sabe o dia de amanhã e empregos qualificados são cada vez mais difíceis de se obterem.
Daí que ter uma formação de base mais abrangente possa evitar certas complicações no futuro.

Olhem eu passei para o 10º, e escolhi um curso profissional de informática mas com o objectivo de ir para a universidade, ou politécnico, acham que eu fiz bem? Terei que mudar a matrícula para um curso cientifico técnologico?

Já agora queria seguir eng.informática..

Se o curso profissional te der equivalência ao 12º ano e fizeres os exames nacionais das específicas, não vejo razão para mudares.

xtr3me
25-07-2007, 23:47
Nenhum dos dois cursos te vai "limitar as oportunidades".

Escolhe o curso pela área que gostas mais ;)

Frosticwaver2
25-07-2007, 23:58
rapaz com engenharia informatica podes trabalhar em inumeras coisas...redes..hardware..software...bases de dados...sei la..hoje em dia qual eh o trabalho que não utilize computadores...além disso lol se o computador for "ao Ar" nao tens problemas pois sabes arranjalo..logo n precisas de um electricista XD enfim que coisas estupidas lol
em relaçao a empregamento tem boa taxa pralém de que programar engloba quase tudo à tua volta se reparares akilo automatico e bonito tem programaçao por tras....redes dá muito dinheiro nos tempos de hoje e tem grande procura pelas empresas etc..bases de dados por empresas quer todo o tipo de trabalhos que o necessitem....robotica tbm eh bacano..fazes o trabalho quase td com a ajuda de um engenheiro mecanico e pront ...n ficas tao mal assim ^^
esta é a minha opinião até agora e sonho ser engenheiro informático...corrijam-me se falhei!
tou no décimo ano apenas esta eh a minha visao passei agr pro decimo primeiro =P tecnologiko d informatica
boa sorte ;)

HiGhVoIcE
26-07-2007, 00:27
Em comparação estão o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MIEEC (http://www.fe.up.pt/si/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=MIEEC)) e o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC (http://www.fe.up.pt/si/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=MIEIC)), ambos na FEUP.

No MIEEC, no final do 1º ano escolhe-se uma de 3 áreas.

Em princípio, a que se relaciona mais com Informática será Telecomunicações, e a ir por Electrotécnica, seria essa a área a escolher.

O timber tirou o curso no IST e tem razão no que diz, cá em vez desses 3 ramos opcionais temos 5 ramos principais e 6 ramos secundários, são eles:

- computadores (está, sem dúvida, mais perto de eng. informática)
- electrónica
- energia
- sistemas, decisão e controlo
- telecomunicações

Como ramo secundário, temos estas 5 opções mais uma recém criada "Biologia Computacional".

Curriculo aqui (https://fenix.ist.utl.pt/publico/degreeSite/showDegreeCurricularPlanBolonha.faces?degreeID=153&degreeCurricularPlanID=438&executionPeriodOID=86&organizeBy=groups&showRules=false&hideCourses=false).

Como podes ver, todas as áreas são suficientemente parecidas para partilhar 1 ou 2 cadeiras entre si mas também são suficientemente diferentes umas das outras devido à grande diversidade de cadeiras leccionadas em cada área

TuxBoss
26-07-2007, 19:28
Se todas as competências que ganhas em informática facilmente adquires por ti próprio, não sei porque é que há cursos ...

Sinceramente não percebi essa afirmação, mas já agora, diz-me só, onde é que tiraste o curso?
Eu disse "a maioria", não disse todas.

Mas facilmente se tira isso a limpo. Basta veres o esmagador número de gajos que contribuiram para a evolução das ferramentas informáticas e vês que muitos vêm de outras áreas.

Já quanto ás outras áreas, boa sorte em arranjares exemplos inversos.

A verdade é que ao nível do mercado a maioria dos informáticos ou vão para programadores, para um SI ou para consultoria.

A verdade é que com o desenvolvimento da informática a maioria das competências que eram exclusividade dos informáticos estão acessíveis há maioria das pessoas. E com o futuro a informática vai-se transformar ainda mais numa ferramenta acessível a todos.

Eu trabalho na área de dados (de uma maneira mais simplificada redes) e sabes quantos informáticos fora eu há no meu departamento? 0...Quando andava em entrevistas nesta área contavam-se pelos dedos de uma mão os eng informáticos que lá apareciam.
Sabes qual era a licenciatura da esmagadora maioria dos gajos que lá estavam não sabes? Yup, that's right, electro.

A verdade é que os cursos de eng. informática de Portugal são cursos de "Ciências da Computação", a única visão que se tem das coisas é sob o ponto de vista da programação. Garanto-te que se perguntares a 1000 informáticos se sabem o que é um par de cobre ou a configuração da RJ-45, mais de 95% ficam a coçar a cabeça. E no entanto é das porras mais básicas de redes.

JuSt_Me_AnD_yOu
27-07-2007, 01:02
rapaz com engenharia informatica podes trabalhar em inumeras coisas...redes..hardware..software...bases de dados...sei la..hoje em dia qual eh o trabalho que não utilize computadores...além disso lol se o computador for "ao Ar" nao tens problemas pois sabes arranjalo..logo n precisas de um electricista XD enfim que coisas estupidas lol
em relaçao a empregamento tem boa taxa pralém de que programar engloba quase tudo à tua volta se reparares akilo automatico e bonito tem programaçao por tras....redes dá muito dinheiro nos tempos de hoje e tem grande procura pelas empresas etc..bases de dados por empresas quer todo o tipo de trabalhos que o necessitem....robotica tbm eh bacano..fazes o trabalho quase td com a ajuda de um engenheiro mecanico e pront ...n ficas tao mal assim ^^
esta é a minha opinião até agora e sonho ser engenheiro informático...corrijam-me se falhei!
tou no décimo ano apenas esta eh a minha visao passei agr pro decimo primeiro =P tecnologiko d informatica
boa sorte ;)

Se fosse a ti vi a melhor as competências de um Eng. Electrotécnico porque dos exemplos que deste maior parte podem ser feitos por um Eng. Electrotécnico.
A brilhante teoria que muita gente tem que um Eng Electro não passa de um electricista deixa me assim um bocado 8| ...
Em MIEEC na FCT-UC tens os seguintes ramos:

Automação
Telecomunicações
Computadores
Energia

O que irá mais perto de Eng informática será o de computadores onde poderás desenvolver, por exemplo, sistemas embebidos.

Podes sempre depois tentar fazer como eu ando a pensar. Tirar MIEEC e depois fazer MEI que são mais 2 anos.

xtr3me
27-07-2007, 02:22
Eu disse "a maioria", não disse todas.

Mas facilmente se tira isso a limpo. Basta veres o esmagador número de gajos que contribuiram para a evolução das ferramentas informáticas e vês que muitos vêm de outras áreas.

Já quanto ás outras áreas, boa sorte em arranjares exemplos inversos.

A verdade é que ao nível do mercado a maioria dos informáticos ou vão para programadores, para um SI ou para consultoria.

A verdade é que com o desenvolvimento da informática a maioria das competências que eram exclusividade dos informáticos estão acessíveis há maioria das pessoas. E com o futuro a informática vai-se transformar ainda mais numa ferramenta acessível a todos.

Eu trabalho na área de dados (de uma maneira mais simplificada redes) e sabes quantos informáticos fora eu há no meu departamento? 0...Quando andava em entrevistas nesta área contavam-se pelos dedos de uma mão os eng informáticos que lá apareciam.
Sabes qual era a licenciatura da esmagadora maioria dos gajos que lá estavam não sabes? Yup, that's right, electro.

A verdade é que os cursos de eng. informática de Portugal são cursos de "Ciências da Computação", a única visão que se tem das coisas é sob o ponto de vista da programação. Garanto-te que se perguntares a 1000 informáticos se sabem o que é um par de cobre ou a configuração da RJ-45, mais de 95% ficam a coçar a cabeça. E no entanto é das porras mais básicas de redes.

Não concordo muito com o teu ponto de vista até porque nem todos os ramos de electro se aproximam da informática, mas ...

You've got a point em algumas coisas que dizes.

No entanto, tens gajos de electro a fazer trabalho de informático se estivermos a falar de programação ou alguma coisa de redes, agora áreas como administração de sistemas, consultoria IT, sistemas de informação, etc é mais complicado.

Também tens de perceber que informática é um curso relativamente novo, quando comparado com os restantes, por isso é que aínda é comum quando há pedidos cargos ligados a informática, aínda aparecer eng. electrotécnica ... porque até há bem pouco tempo era a única onde se falava de programação, computadores, etc.

Strapa
27-07-2007, 02:27
boa sorte ;)

Bem, por acaso a ideia que tenho é um bocado contrária à tua. O meu pai é Eng. Electrotécnico e costuma brincar a dizer que no que toca a hardware o informático sabe carregar no botão de ligar do computador e pouco mais (e ele incentiva-me a ir por Eng. Informática). :002:

O timber tirou o curso no IST e tem razão no que diz, cá em vez desses 3 ramos opcionais temos 5 ramos principais e 6 ramos secundários, são eles:

- computadores (está, sem dúvida, mais perto de eng. informática)
- electrónica
- energia
- sistemas, decisão e controlo
- telecomunicações

Como ramo secundário, temos estas 5 opções mais uma recém criada "Biologia Computacional".

Curriculo aqui (https://fenix.ist.utl.pt/publico/degreeSite/showDegreeCurricularPlanBolonha.faces?degreeID=153&degreeCurricularPlanID=438&executionPeriodOID=86&organizeBy=groups&showRules=false&hideCourses=false).

Como podes ver, todas as áreas são suficientemente parecidas para partilhar 1 ou 2 cadeiras entre si mas também são suficientemente diferentes umas das outras devido à grande diversidade de cadeiras leccionadas em cada área

Estou a ver que o IST tem mais vertentes do que a FEUP em Electrotécnica. Tenho pena que não tenha nada que se relacione com Biologia Computacional, soa interessante. A FEUP tem desde o ano passado Bioengenharia, mas é um curso de médias excessivamente altas por ter um numerus clausus relativamente baixo, além de que me parece uma alternativa a quem acaba por não entrar em Medicina. Aliás, acho que é o único curso da FEUP com maioria feminina.

De qualquer forma não equaciono o IST, porque vivo no Porto.

Em última análise, terá mesmo de ser essa a motivação. :)

xtr3me
27-07-2007, 02:33
Strapa, eu também sou do porto e ando no IST.

Obviamente que também ficas bem servido na FEUP, mas não excluas hipóteses só por serem longe de casa (a não ser que não tenhas mesmo possibilidades financeiras de o fazer).

Saír de casa quando se vai para a faculdade é uma boa maneira de te preparares para o mundo real. Tens de economizar as mesadas, tratar da casa, da roupa, ganhares ALGUMA independência.

No início é complicado ser-se estudante deslocado, mas é uma boa maneira de crescer ;)

HecKel
27-07-2007, 02:49
Por que raio não falaste em fazer a comida? Tou a ver que contigo é só Macs :P

De facto, a distância só deveria entrar na equação quando o factor económico tem um peso relevante, de resto a preferência pessoal deveria vir à frente, seja Universidade ou Politécnico.

Eu sou aluno deslocado, não muito (70kms), mas sou. Chego a ficar 1 mês sem ir a casa, parece pouco, mas para quem mora tão perto é o suficiente para ouvir ralhar pelo telefone :P

A experiência é fabulosa, e é garantidamente uma forma de crescer ;)

Quanto ao curso em si, volto a referir que a preferência pessoal é o mais importante. Eu nunca me conseguia ver num curso de Electrotécnica. Se vão pela empregabilidade ou ordenado..., mais vale Civil, está na moda :P

HecKel

xtr3me
27-07-2007, 02:59
Por que raio não falaste em fazer a comida? Tou a ver que contigo é só Macs :P

De facto, a distância só deveria entrar na equação quando o factor económico tem um peso relevante, de resto a preferência pessoal deveria vir à frente, seja Universidade ou Politécnico.

Eu sou aluno deslocado, não muito (70kms), mas sou. Chego a ficar 1 mês sem ir a casa, parece pouco, mas para quem mora tão perto é o suficiente para ouvir ralhar pelo telefone :P

A experiência é fabulosa, e é garantidamente uma forma de crescer ;)

Quanto ao curso em si, volto a referir que a preferência pessoal é o mais importante. Eu nunca me conseguia ver num curso de Electrotécnica. Se vão pela empregabilidade ou ordenado..., mais vale Civil, está na moda :P

HecKel

Lol. Acho que enjoei de macs nos primeiros anos :lol:

Agora a sério, tenho um mac perto da faculdade (aliás 2), mas só lá vou mesmo quando fico até tarde na faculdade por causa de projectos e tou apertado de tempo (vamos lá só para despachar rápido), mas normalmente almoço na cantina da faculdade e janto em casa.

Mas todos os universitários conhecem bem os macdonalds das redondezas. :-D:-D

Não falei na comida porque já cozinhava quando estava em casa dos pais :P Gosto de cozinhar, por isso tornou-se hábito, mas sim, tenho colegas que passam por ... uh .. dificuldades por causa disso hehe.

Quanto ao tempo sem ir a casa é outro factor. No início é complicado. Eu ia a casa de 15 em 15 dias, mesmo por causa disso, aínda me estava a habituar, mas depois, para além de ficar muito caro, comecei a ter mais stresses com projectos, alguns exames aos fins de semana (sábado de manhã) e pronto ... depois entretanto também me habituei e agora vou de mês a mês só para ver os pais e os amigos e às vezes nem isso. Aínda agora fiquei 2 meses e meio sem ir a casa.

Depois também é preciso ter sorte com quem se partilha a casa. Se for pessoal em condições é muito melhor. E se forem todos deslocados e andarem no mesmo ano e curso, é uma boa maneira de se apoiarem uns aos outros. Mas isso é raro acontecer. Nem que seja porque depois uns chumbam e outros passam :P

Strapa
27-07-2007, 03:31
Strapa, eu também sou do porto e ando no IST.

Obviamente que também ficas bem servido na FEUP, mas não excluas hipóteses só por serem longe de casa (a não ser que não tenhas mesmo possibilidades financeiras de o fazer).

Saír de casa quando se vai para a faculdade é uma boa maneira de te preparares para o mundo real. Tens de economizar as mesadas, tratar da casa, da roupa, ganhares ALGUMA independência.

No início é complicado ser-se estudante deslocado, mas é uma boa maneira de crescer ;)

A geografia não é totalmente determinante mas de qualquer modo, como dizes, acho que também ficarei bem servido na FEUP. Já era uma ideia meia fixa que tinha há alguns anos. Além de que a minha irmã é prof. assistente em Civil e sempre pode ser mais fácil arranjar lá lugar para estacionar. :-D

Já agora pergunto, porque é que optaste pelo IST em vez duma faculdade cá no Porto?

xtr3me
27-07-2007, 03:36
A geografia não é totalmente determinante mas de qualquer modo, como dizes, acho que também ficarei bem servido na FEUP. Já era uma ideia meia fixa que tinha há alguns anos. Além de que a minha irmã é prof. assistente em Civil e sempre pode ser mais fácil arranjar lá lugar para estacionar. :-D

Já agora pergunto, porque é que optaste pelo IST em vez duma faculdade cá no Porto?

Primeiro porque quis saír de casa. Ver como era viver sem estar sempre à volta dos pais. Custou, tanto para mim como para eles (até porque o meu outro irmão também está fora de casa), mesmo em termos económicos pesa mais, mas eu acho que vai compensar porque apesar de tudo, as grandes empresas na minha área (informática) estão todas aqui e era-me mais fácil fazer contactos aqui.

Depois, pesou também o nome que o Técnico aínda tem no mundo empresarial. Quer queiramos quer não, aínda o tem e mesmo estando as outras faculdades num nível muito bom também (minho, aveiro, porto, nova, coímbra), o IST tem alto nome na praça.

Outra coisa boa, que não é muito boa é o ritmo de trabalho. Aqui tem-se uma carga de trabalho completamente diferente. Eu não sabia disso antes de vir, se calhar até tinha ponderado mais, mas apesar de ter penado uns quantos anos, acho que não há nenhum trabalho que me vá meter medo, isto é, com a quantidade de trabalho que já tive, não me parece que vá ter problemas em adaptar-me ao mercado de trabalho.

Foi uma escolha que podia ter corrido mal, mas eu quis arriscar e os meus pais também apoiaram. Só tenho pena em termos de mais algum sacrifício que tiveram de fazer, mas eu aínda vou a tempo de os recompensar pelo investimento que fizeram em mim ;)

sabena
27-07-2007, 04:26
Olá, não sei se te ajuda, segue aqui o link para leres:

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectrotecnicos.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/enginformatico.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectronica.htm

Realmente, tem também a ver com conhecimentos de matemática e também questão de gosto.

Sabena

Finkel
27-07-2007, 07:05

Tiraste o curso na independente? :P

Derf_15
27-07-2007, 16:03
BoaS..
É assim eu este ano passei para o 10º mas fui para o cientifico humanistico em vez do tecnológico de informática..Tava muito indeciso mas nao sei se escolhi bem. Eu quero seguir engenheiro de informática.Fiz bem ir para um curso cientifico ou deveria ir para o tecnológico de informática.? (eu quero seguir para a faculdade)

2ª dúvida: E como eu quando chegar á faculdade não quero ficar a "olhar para os outros" decidi aprender a programar mas nao tenho base nenhuma em programação e pelo que pesquisei a linguagem C é muito usada.. Até comprei um livro e já estive a pesquisar manuais..mas tou a achar um pouco dificíl.
Queria saber se fiz uma boa aposta?Se deveria aprender alguma outra linguagem antes?

3ºdúvida : como eu quero ir para engenheiro de informática. Queria começar a aprender mais sobre o pc, para alem de programçao o k me recomendam a aprender?(ex:hardware,redes..etc)

Quero ser bom naquilo que faço ! =D

Nao sei se tou a escrever no sitio certo,mas se tiver a postar no sitio errado peço desculpa é que sou novo aqui.

Agradecia se alguem respondesse ..

Obrigado.
Bom trabalho!

(já melhorei um pouco texto, mas daqui para a frente eu vou escrever melhor, obrigado pela atenção)

HecKel
27-07-2007, 16:09
É pá..., desculpa a frontalidade, mas a primeira coisa que deverias tentar aprender, é a escrever o mais próximo do correcto possível.

Algumas das tuas expressões são complicadas de decifrar, isto para não falar nos pontapés na gramática.

Agora sobre a tua questão, conheço ainda bastantes pessoas que foram para o curso de Engenharia Informática vindos do Cientifico, dificuldades vão sempre ter, não foram preparados devidamente, e não basta apenas aprender uma linguagem de programação, isso é como aprender a conduzir sem saber meter mudanças. Lá que andas, andas...

Ir para o Tecnológico de Informática, tenho ideia que agora está bastante mais organizado e prepara-te melhor para a Faculdade, mas não é requisito.

HecKel

Finkel
27-07-2007, 20:21
BoaS..é assim eu este ano passei para o decimo ano mas fui para o cientifico humanistico em vex do de tecnologico de informatika..tava bue indeciso mas nao sei se escolhi bem .eu kero seguir eng de informatica .fiz bem ir para um curso cientifico ou deveria ir para o tecnologico de infor.? (eu kero seguir para a faculdade)

2ª duvida: e como eu knd xegar á faculdade nao kero ficar a "ohar para os outros" decidi aprender a programar mas nao tenho base nehuma em programçao e pelo k peskisei a linguagem C é mt usada..ate comprei um livro e ja tive a peskisar manuais..mas tou a axar um pouco dificil..e keria saber se fiz uma boa aposta?Se deveria aprender alguma outra linguagem antes?

3ºduvida : como eu kero ir para eng de infor. keria comexar a prender mais sobre o pc, para alem de programçao o k me recomendam a aprender?(ex:hardware,redes..etc)

Quero ser bom nakilo k faço ! =D

Nao sei se tou a postar no sitio certo,mas se tiver a postar no sitio errado peço desculpa é ke sou novo aki.

Obrigado.
Bom trabalho!

Ainda bem que queres ir para informática, já que português não é claramente o teu forte...

Eu aprendi a programar com Pascal mas já é um bocado fóssil. No IST a primeira que te ensinam é Scheme, mas não sei até que ponto é a melhor. Também podes tentar Visual Basic.

Derf_15
27-07-2007, 20:29
ya..têm razão eu vou melhor a linguagem.
Mas tipo se eu for para um curso de cientifico depois secalhar é melhor por causa dos exames no 12º . Porque se eu for para o tecnologico depois é mais dificil estudar para os exames já que a matematica é diferente.
continuo á espera de opiniões do meu post anterior.

Obrigado !

Quad
27-07-2007, 21:02
BoaS..
É assim eu este ano passei para o 10º mas fui para o cientifico humanistico em vez do tecnológico de informática..Tava muito indeciso mas nao sei se escolhi bem. Eu quero seguir engenheiro de informática.Fiz bem ir para um curso cientifico ou deveria ir para o tecnológico de informática.? (eu quero seguir para a faculdade)

2ª dúvida: E como eu quando chegar á faculdade não quero ficar a "olhar para os outros" decidi aprender a programar mas nao tenho base nenhuma em programação e pelo que pesquisei a linguagem C é muito usada.. Até comprei um livro e já estive a pesquisar manuais..mas tou a achar um pouco dificíl.
Queria saber se fiz uma boa aposta?Se deveria aprender alguma outra linguagem antes?

3ºdúvida : como eu quero ir para engenheiro de informática. Queria começar a aprender mais sobre o pc, para alem de programçao o k me recomendam a aprender?(ex:hardware,redes..etc)

Nao sei se tou a escrever no sitio certo,mas se tiver a postar no sitio errado peço desculpa é que sou novo aqui.

Obrigado.
Bom trabalho!

(já melhorei um pouco texto, mas daqui para a frente eu vou escrever melhor, obrigado pela atenção)

Boas,

Não sei como é este novo programa do tecnológico de informática mas o antigo parece-me que era muito rígido. Não te podias inscrever em provas de ingresso que não fossem do programa (Penso eu).
Como ainda és muito novo e a vida dá muitas voltas talvez o programa geral seja melhor. Afinal de contas quando acabares o 12º podes estar farto de computadores e querer ir para outra coisa qualquer e tanto o programa de informática como o outro podem não ter as cadeiras que tu precisas.
Mas como o ensino secundário foi reformulado aconselho-te a informares-te melhor na tua escola.
Boa sorte.

Mr Esteves
27-07-2007, 21:04
também estive (e ainda estou) com um problema parecido, e aconselho-te um que se chama electrotécnica e computação vê as cadeiras deste curso e ainda as cadeiras opcionais penso que agrupara ambas as coisas dos dois cursos (não tudo obviamente)

john
27-07-2007, 21:09
A menos duma semana da fase de candidaturas vejo-me algo indeciso entre as duas engenharias.

Por um lado, informática atrai-me mais por ser um curso mais orientado para o raciocínio lógico, mas por outro fico um bocado de pé atrás por não ter a componente de hardware.

Além disso, como já alguém me disse, um electrotécnico consegue fazer parte do que o informático faz, mas o contrário já não é verdade.
Talvez o que me faz ter receio em relação em informática é ser mais limitativo e específico do que electrotécnica e consequentemente poder reduzir as perspectivas de emprego.

Por isso, venho pedir as vossas opiniões.

Qual consideram mais interessante/motivador? Qual consideram mais seguro em termos de empregabilidade?

Eu tirei Eng. Informatica no ISEL e tive muito hardware relacionado com computadores, 4 ou 5 cadeiras de microprocessadores, análise de circuitos e por ai. Até acho que foi demais. Agora com Bolonha acho que isso é tudo opcional. Não percebi muito bem o que queres dizer come sse "hardware".

Se alguem te disse que um eng. electrotenico consegue fazer o que um eng. inf. faz enganaram-te, tal como o contrário também é verdade. Talvez alguma programação mais alto nivel que se dá nos primeiros semestres que são parecidos. De resto não tou a ver ser administrador de redes, ou de base de dados, ou arquitecto de software ou tanta coisa.

Tu é que tens de ver do que gostas mais, vê o plano curricular das cadeiras e não os nomes, são cursos diferentes.

Em termos de emprego eng. informática ha muita procura, mesmo muita, pelo menos em Lisboa.

Finkel
28-07-2007, 09:38
É também de não esquecer que já estamos em bolonha. Podes sempre ir para informática e depois tirares a especialização numa vertente mais virada para o hardware, ou vice versa.

Mr Esteves
28-07-2007, 10:37
@Strapa qual é a tua média de candidatura??

AwakE
28-07-2007, 12:35
Por um lado, informática atrai-me mais por ser um curso mais orientado para o raciocínio lógico

Errado. Se escolheres o ramo de telecomunicações em Electro tens um número de cadeiras brutal em que nem ves hardware, é só matemática e fisica aplicada.

darkeyes
28-07-2007, 12:59
BoaS..

Obrigado.
Bom trabalho!

1º A escolha entre um curso tecnológico e um curso geral é sem dúvida onde te queres preparar melhor para a faculdade. Passo a explicar, num curso tecnologico a matemática e FSQ que vais ter será B, enquanto que no geral terás A, logo ai na faculdade qq engenharia teras de levar com matematica e fisica à brava, portanto nessa area iras um pouco melhor preparado, pois num tecnologico aquela matemática e fisica até mete dó.. :S A vantagem dos tecnologicos é que te abre as portas para as cadeiras realemente relacionadas com informatica/electro, preparaste melhor para cadeiras especificas mas será mais complicado com as matemáticas e fisicas. Se o teu programa for da mesma reforma que o meu, o estágio e a PAT (projecto de aptidao tecnologica, que te vai dar um trabalhao descumunal) vao calhar na mesma altura dos exames.. vai ser muitoooooo complicado de consiliares tudo, falo por experiencia propria, mas isso tb se resolve, basta nao deixares o projecto atrasar muito.

AwakE
28-07-2007, 13:12
A vantagem dos tecnologicos é que te abre as portas para as cadeiras realemente relacionadas com informatica/electro, preparaste melhor para cadeiras especificas mas será mais complicado com as matemáticas e fisicas.

Mas como nos cursos de electro e informática (especialmente electro) vais ter maioritariamente fisica e matematica nos primeiros anos, ires mal preparado a essas disciplinas pode implicar que nunca ves sequer as outras...

Daniel Maia
28-07-2007, 13:44
Eu também estava indeciso como tu no 10º e optei por electrónica.

Vou agora para o 12º e estou a gostar bastante. Agora no 12º vou fazer estágio e vai ser a doer.

Não estou nada arrependido...

cumps

xtr3me
28-07-2007, 13:45
Mas como nos cursos de electro e informática (especialmente electro) vais ter maioritariamente fisica e matematica nos primeiros anos, ires mal preparado a essas disciplinas pode implicar que nunca ves sequer as outras...

Física e Matemática são as cadeiras base de todos os cursos de engenharia. Os 2 primeiros anos estão cheios delas :P

ifrias
30-07-2007, 03:23
Ui ... aqui está um tópico que pode dar pano para mangas. Não gosto de engenheiros electrotécnicos ... cheiram mal dos pés !!! LOL Fora de brincadeira : São áreas bem definidas ... Não espero que um engenheiro electrotécnico desenvolva uma base de dados empresarial usando tecnologia ORACLE nem espero que um Engenheiro Informático se ponha a experimentar com circuitos integrados, microprocessadores, and the list goes on ... Supostamente o conjunto de ambos os técnicos é que permite desenvolver projectos robustos ... Informáticos batem código e electrotécnicos desenvolvem a parte fisica do sistema . Agora se as empresas portuguesas são gulosas e querem que um trolha se torne médico .... aí já é outra história ...

Strapa
30-07-2007, 23:29
@Strapa qual é a tua média de candidatura??

Qualquer coisa entre 14,8 e 15,0; ainda estou à espera da ficha ENES e de saber o resultado da reapreciação do exame de Matemática.

Eu tirei Eng. Informatica no ISEL e tive muito hardware relacionado com computadores, 4 ou 5 cadeiras de microprocessadores, análise de circuitos e por ai. Até acho que foi demais. Agora com Bolonha acho que isso é tudo opcional. Não percebi muito bem o que queres dizer come sse "hardware".

Se alguem te disse que um eng. electrotenico consegue fazer o que um eng. inf. faz enganaram-te, tal como o contrário também é verdade. Talvez alguma programação mais alto nivel que se dá nos primeiros semestres que são parecidos. De resto não tou a ver ser administrador de redes, ou de base de dados, ou arquitecto de software ou tanta coisa.

Tu é que tens de ver do que gostas mais, vê o plano curricular das cadeiras e não os nomes, são cursos diferentes.

Em termos de emprego eng. informática ha muita procura, mesmo muita, pelo menos em Lisboa.

Entendo, mas de qualquer forma sendo o ISEL parte do politécnico, a forma de leccionar será, suponho, mais prática e menos teórica. No plano de estudos (http://www.fe.up.pt/si/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=450) da FEUP não vejo muitas cadeiras que se relacionem directamente com hardware.

Olá, não sei se te ajuda, segue aqui o link para leres:

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectrotecnicos.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/enginformatico.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectronica.htm

Realmente, tem também a ver com conhecimentos de matemática e também questão de gosto.

Sabena

Bons links, obrigado. :)

llclg3
30-07-2007, 23:52

Qual é que escolheste?
É que é assim se eu for para electrónica, ou informatica estes 3 anos (10º, 11º, 12º) eu só irei ter mat B e fisica e química B o que depois nos exames vai ser mais dificil ter uma boa média a estas disciplinas!!
Pelo que me disseram é que é muito dificil entrar para a universide apartir desses cursos profissionais!

xtr3me
31-07-2007, 01:49
Qual é que escolheste?
É que é assim se eu for para electrónica, ou informatica estes 3 anos (10º, 11º, 12º) eu só irei ter mat B e fisica e química B o que depois nos exames vai ser mais dificil ter uma boa média a estas disciplinas!!
Pelo que me disseram é que é muito dificil entrar para a universide apartir desses cursos profissionais!

Eu escolhi informática, no IST. Se tudo correr bem acabo mestrado para o ano.

Se é mais difícil, isso é bom. Assim tens de começar a dar já o litro e depois se calhar não estranhas tanto quando chegares à faculdade.

É que uma das coisas que mais dificuldades criam é a transição para o primeiro ano de faculdade. O ritmo de trabalho é completamente diferente.

Em relação à área, eu não sou do novo currículo, por isso o paralelismo não se pode estabelecer (porque isto agora está diferente por causa das novas específicas exigidas por bolonha).

llclg3
31-07-2007, 09:02
pois mas se eu for para um curso profissional e mais facil e se eu for para um curso cientifico e muito mais dificil passar, e de ter boas notas...
Obrigado pela resposta

Mr Esteves
31-07-2007, 20:56
Qualquer coisa entre 14,8 e 15,0; ainda estou à espera da ficha ENES e de saber o resultado da reapreciação do exame de Matemática.

Bem sempre é mais alta que a minha que se for para o IST é só de 13,5, mas se for para a nova já sobe um ou dois valores só espero é que as vagas não fiquem todas ocupadas pois estou com medo de não entrar

john
31-07-2007, 22:34
Entendo, mas de qualquer forma sendo o ISEL parte do politécnico, a forma de leccionar será, suponho, mais prática e menos teórica. No plano de estudos (http://www.fe.up.pt/si/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=450) da FEUP não vejo muitas cadeiras que se relacionem directamente com hardware.

Sim, acho que metes mais a mão na "massa", mas se queres que te diga, acho que eram mais os engs. que estavam à vontade enssa área. Mas também acho bem, não vejo um gajo ser Eng. Inf. sem nunca ter estudado a arquitectura interna de um processador, o instruction set, as estruturas de hardware, assim como desenvolver em C++ e integrar com assembly.

Eu estudei algumas arquitecturas e microprocessadores diferentes, estilo o 8088, o 16-bit 8086 que é o pai da arquitectura x86 usada hoje. Arquitectura ARM que é usada em PDAs. Acho que são matérias interessantes mas não se vê emprego nesssas áreas como em software.

Também fica a informação que o ISEL vai passar a integrar a Universidade de Lisboa, que não tem nenhuma faculdade de engenharia, pois o IST pertence à Universidade Técnica de Lisboa. Não acho isso muito relevante, importa é a qualidade do ensino e os conteúdos que são leccionados.

Em relação à discussão do vir do tecnológico ou do geral, eu vim do geral e foi um desastre total no primeiro ano, tudo era chinês. O pessoal que veio do tecnológico também não se safavam muito bem, mas já tinham ouvido falar de um algoritmo e sabiam o que era um AND ou um XOR.... :007:

xtr3me
31-07-2007, 22:36
Em relação à discussão do vir do tecnológico ou do geral, eu vim do geral e foi um desastre total no primeiro ano, tudo era chinês. O pessoal que veio do tecnológico também não se safavam muito bem, mas já tinham ouvido falar de um algoritmo e sabiam o que era um AND ou um XOR.... :007:

Eu fui do geral e não tive assim muitos problemas ... tive de fazer algum esforço, mas nada de outro mundo considerando o esforço que o IST nos obriga a fazer :lol:

llclg3
31-07-2007, 22:52
eu tenho um primo que ta a tirar eng.informatica e ele teve a estudar algoritmos....
Mas eu acho que prefiro a geral porque o meu maior problem e mesmo mat e fq nao tanto como algoritmia que ja ando a aprender e ja ouvi falar na var etc..

HecKel
31-07-2007, 23:14
Se fores para uma engenharia, seja ela qual for, vais ter bastante matemática. Se pensas que vais fugir às matemáticas no secundário, alerto-te já que isso até te vai ser prejudicial para entrar numa engenharia, visto que 99% das engenharias têm como específica Matemática.

HecKel

llclg3
31-07-2007, 23:19
nao pelo contrário eu quero matemática A, hoje em dia é que existe MAT A, e MAT B e sucessivamente em FQ. Se eu for para o 10 ano e escolher o curso profissional de informatica so vou ter MAT B, se eu for para ciencias tecnologicas vou ter mat A o que acho que me irá facilitar muito a vida na universidade!! A parte dos algoritmos estuda-se em casa depois da-se uns toques no inicio na universidade e siga que e caminho!!

kanguru
31-07-2007, 23:32
olhem que a matemática da universidade pouco ou nada tem a ver com a do 12º. Pelo menos eu senti isso. Por outro lado nunca se pode ignorar a matemática do 12º que é para ir aquecendo os motores :D

Eu estudo eng electrotecnica (finalista), tb estive indeciso entre os dois cursos e não estou arrependido. Hoje não me via em eng informática, e apesar de as cadeiras de computadores que tive até me ter safado melhor que as outras, não me vejo a fazer daquilo vida (nunca se sabe né).

Acho que a melhor forma de uma pessoa escolher é ver o curriculo, procurar na net o que é são aqueles temas que aparecem nas cadeiras para se perceber o que é se vai lá aprender. Tenho um colega que esteve no meu curso e dps mudou para eng informática porque não se adaptou às nossas cadeiras e agora está a safar-se bem. Depende do gosto/vocação de cada um.

HecKel
31-07-2007, 23:36
Atenção que eu falei apenas como específica, não falei sobre as dificuldades depois..., é que são matemáticas bastante distintas. Mas para poder entrar numa engenharia terá de fazer sempre o exame de Matemática.

Sobre as Matemáticas A e B..., é pá..., isto já mudou bué, nem sei como funciona isso agora.

HecKel

llclg3
01-08-2007, 00:26
é assim mat B é o básico e a mat A é a que sai nos exames, é a mais complexa.

JuSt_Me_AnD_yOu
01-08-2007, 12:57
Isso na escolha das matematicas no secundario, mesmo não sabendo o que se da, acho que é igual ao litro. O que vais dar na faculdade em cursos de engenharia pouco ou nada terá haver. Logo que no secundario des derivadas ta andar.

HecKel
01-08-2007, 14:55
Não leste os posts acima, pois não?

O que se fala é do exame de acesso, não se fala da matéria em si. Se o exame de acesso fosse culinária, falávamos da disciplina de culinária, e não da matéria da mesma. Já foi dito várias vezes que a Matemática de secundário pouco importa na universidade, são apenas as bases para a mesma. Claro que sem essa Matemática as dificuldades são acrescidas, mas nada de significativo. Vai ser difícil de qualquer das formas :P

HecKel

Strapa
01-08-2007, 15:26
Atenção que eu falei apenas como específica, não falei sobre as dificuldades depois..., é que são matemáticas bastante distintas. Mas para poder entrar numa engenharia terá de fazer sempre o exame de Matemática.

Sobre as Matemáticas A e B..., é pá..., isto já mudou bué, nem sei como funciona isso agora.

HecKel

Para efeitos de acesso ao ensino superior, os exames de Matemática A e B são equivalentes - o que eu considero estúpido, mas enfim.

llclg3
01-08-2007, 15:39
imagina eu ainda nao sei o qe vou dar mas tenho uma ideia... imagina que na B so dás equações de 3º e 4º grau, enquanto que na A dá-se equações até ao grau 10º e depois aparece-te no exame uma equação de 8º grau e lixa-se... depois a nota no exame é fraquinha e quer ter boas notas para entrar na faculdade e lixa-se de novo porque não fazia a minima ideia do que era aquilo-...-

timber
01-08-2007, 15:45
Quer dizer que o exame é igual para a duas? Menos mau

Mas era mais justo a faculdade escolher a prova que queria e haver um exame para cada e pronto.

Strapa
01-08-2007, 15:55
Quer dizer que o exame é igual para a duas? Menos mau

Mas era mais justo a faculdade escolher a prova que queria e haver um exame para cada e pronto.

Nãão, os exames são completamente diferentes, a matéria leccionada também o é. Mas para uma faculdade que exige matemática como específica, tanto faz o aluno candidatar-se com o exame de A ou B, coisa que vem trazer ainda mais desigualdade a um sistema que já de si é pouco justo.

llclg3
01-08-2007, 16:13
mas não existe exame A nem B.... e tudo igual.

warai
01-08-2007, 16:17
Acho a criação destes tópicos tão injustificada. Vejam o currículo dos cursos. Se for preciso vão até às faculdades falar com os coordenadores se conseguirem e escusam de criar tópicos propícios a flame wars ;).

Strapa
01-08-2007, 16:31
mas não existe exame A nem B.... e tudo igual.

http://exames.org/enes/2007/2/635-1.pdf

http://exames.org/enes/2007/2/735.pdf

El_UnO
01-08-2007, 16:48

Deixa-me ver se eu entendi: temos dois exames diferentes, de duas disciplinas diferentes (em que a B parece-me ridícula), e no entanto ambas são aceitas para a mesma coisa?? (leia-se, cursos que peçam "Matemática").

Acho isso muito estranho, para além de ser uma injustiça do camandro :P

HecKel
01-08-2007, 16:51
É a mesma injustiça de quem vem/vinha do tecnológico e do Geral..., via pessoal entrar com grandes notas para a faculdade, para onde queria porque vinham do Geral e segundo os mesmos, era mais fácil..., no tecnológico de informática, regra geral, a média era sempre mais baixa..., mas nós estamos mais preparados para o curso...

Não percebo porque raio existem vários ramos no secundário se não existe qualquer tipo de preferência pelo menos quando se entra na faculdade, é desperdício de tempo e recursos.

HecKel

llclg3
01-08-2007, 16:57
hoje em dia e diferete no geral é mais dificil...

llclg3
01-08-2007, 17:00

Tens razão nao fazia a minima ideia... mas muito obrigado... entao no natal ja sei vou mudar para um curso tecnológico... talvez para electrónica pois é o que tem vagas la na prof. herculano de carvalho... (ja agora, ja alguem andou la?? e fixe???

El_UnO
01-08-2007, 17:01
É a mesma injustiça de quem vem/vinha do tecnológico e do Geral..., via pessoal entrar com grandes notas para a faculdade, para onde queria porque vinham do Geral e segundo os mesmos, era mais fácil..., no tecnológico de informática, regra geral, a média era sempre mais baixa..., mas nós estamos mais preparados para o curso...

Por acaso tenho a ideia contrária....sempre me disseram que o Geral era mais difícil mas preparava melhor as pessoas para o acesso á faculdade, enquanto que o tecnológico era mais específico mas depois para o exame nacional não eram tão bem preparados :P

Epa...mas ao menos o exame nacional era igual para toda a gente, nesse aspecto quem se candidatava tinha uma prova de acesso que tinha que fazer e que punha todos (supostamente) em igualdade de circunstâncias. Agora dizem-me que existem duas provas, uma de uma disciplina facilitada e outra da disciplina parecida com a Matemática antiga, e dizem-me que no final valem o mesmo?? Ou o ensino em Portugal bateu mesmo no fundo ou então estou a ver mal a coisa :S

timber
01-08-2007, 17:12
No meu curso o Geral era considerado mais difícil principalmente porque tinha Química e outras cadeiras genéricas que necessitavam de estudo e geralmente baixavam a nota do secundário.

xtr3me
01-08-2007, 17:15
Ou o ensino em Portugal bateu mesmo no fundo

Isso não é possível, pela simples razão que isto é como o universo, é infinito.

Então, quando tu pensas que não podemos descer mais baixo, eis que a imaginação dos nossos governantes nos leva a um novo mínimo.

O nosso ensino é vergonhoso e esta situação só o vem confirmar.

Que palhaçada. Acham que ao meter mais gente na faculdade aumentam a qualidade do ensino e não percebem que é ao contrário. Deviam ser mais exigentes, para o ensino ter mais qualidade, para os profissionais serem mais competentes no futuro.

Enfim ... sorry pelo off-topic, mas esta merda irrita.

Quanto ao resto llclg3, tanto podes ir por um caminho como por outro. Como disse, eu na altura em que vim para a faculdade vim do curso geral e apesar de ter de trabalhar mais um pouquinho, não senti assim grandes dificuldades. A exigência da faculdade já te dará um ritmo tal, que se tiveres de fazer mais um esforçozinho verás que é mínimo.

llclg3
01-08-2007, 17:22
sim porque no inicio o mais dificil acho que é a Matemática no inicio na univ...

xtr3me
01-08-2007, 17:24
sim porque no inicio o mais dificil acho que é a Matemática no inicio na univ...

Não é assim tão simples.
A diferença na exigência e no ritmo de trabalho é tão grande, que vais notar a diferença. Vais ter muito mais trabalho (a algumas cadeiras mais do que a outras como é óbvio), mas acima de tudo vais ter outra exigência por parte dos professores naquilo que fazes. Por isso é que muito boa gente de muito boas médias chega à faculdade e fica chocado com as notas que tira.

Na faculdade, não há cá a história de levar os meninos ao colo.

Pelo menos falo do que sei do IST. ;)

Strapa
01-08-2007, 17:29
Deixa-me ver se eu entendi: temos dois exames diferentes, de duas disciplinas diferentes (em que a B parece-me ridícula), e no entanto ambas são aceitas para a mesma coisa?? (leia-se, cursos que peçam "Matemática").

Acho isso muito estranho, para além de ser uma injustiça do camandro :P

Correctíssimo, não estás a ver mal a questão - é mesmo assim que funciona. Podes confirmar em http://www.acessoensinosuperior.pt/pdfs/tabB_guia.pdf (Matemática é o 16).
Mas isto tem outra consequência engraçada, que é permitir que um aluno do agrupamento de Artes, por exemplo, que nunca tenha tido contacto com Física ou outra disciplina semelhante possa entrar numa Engenharia exactamente nas mesmas condições em que um aluno do Científico-Natural entra.

O sistema de acesso ao ensino superior português está cheio de falhas e, na minha opinião, esta nem sequer é a mais grave.

Tens razão nao fazia a minima ideia... mas muito obrigado... entao no natal ja sei vou mudar para um curso tecnológico... talvez para electrónica pois é o que tem vagas la na prof. herculano de carvalho... (ja agora, ja alguem andou la?? e fixe???

Tem cuidado, não vá a faculdade a que quiseres concorrer exigir Físico-Química como específica que (pelo menos fiquei com essa ideia) não faz parte dos tecnológicos.

Que palhaçada. Acham que ao meter mais gente na faculdade aumentam a qualidade do ensino e não percebem que é ao contrário. Deviam ser mais exigentes, para o ensino ter mais qualidade, para os profissionais serem mais competentes no futuro.

A ideia parece estar a ser mesmo essa.

Por exemplo, a FEUP, que sempre teve Matemática e Física como específicas na maioria dos cursos, este ano permite concorrer a Electrotecnia, Informática e Industrial e Gestão com Matemática e Físico-Química ou Matemática e Português.

Suspeito que um dos grandes motivos desta alteração, foi o facto de no ano passado terem tido vagas sobrantes em Electrotecnia, coisa que na FEUP não acontecia há uns bons anos, penso eu. Dá a impressão que o objectivo é entupir as faculdades com alunos, a ver se o Estado não deixa de injectar fundos.

timber
01-08-2007, 17:30
Não é só a exigência (que no fundo não é tão diferente, existe uma matéria a saber e depois existe avaliação). A matéria naturalmente é mais difícil mas a diferença não é nada do outro mundo.

Para mim a principal diferença para o aluno recém chegado é ao nível do apoio e proximidade. No secundário a matéria dos "testes" está sempre muito próxima do que se dá nas aulas, o professor conhece toda a gente, a nota desenvolve-se ao longo do ano, as pessoas vão aprendendo a martelo mesmo que não queiram (com exercícios na aula, com faltas, etc...) e portanto é mais fácil ter sucesso.

No ensino superior as aulas teóricas são "inúteis" e não se vai, as práticas é só para ir lá passar pro caderno, o exame é depois do Natal num período longínquo e amanhã é o rali das tascas (acontecimento realmente importante) e depois chega o dia não se percebe nada "daquilo", não há o caderno com a papa toda feita para estudar e pronto ... bem vindo ao clube...

xtr3me
01-08-2007, 17:35
Não é só a exigência (que no fundo não é tão diferente, existe uma matéria a saber e depois existe avaliação). A matéria naturalmente é mais difícil mas a diferença não é nada do outro mundo.

Para mim a principal diferença para o aluno recém chegado é ao nível do apoio e proximidade. No secundário a matéria dos "testes" está sempre muito próxima do que se dá nas aulas, o professor conhece toda a gente, a nota desenvolve-se ao longo do ano, as pessoas vão aprendendo a martelo mesmo que não queiram (com exercícios na aula, com faltas, etc...) e portanto é mais fácil ter sucesso.

No ensino superior as aulas teóricas são "inúteis" e não se vai, as práticas é só para ir lá passar pro caderno, o exame é depois do Natal num período longínquo e amanhã é o rali das tascas (acontecimento realmente importante) e depois chega o dia não se percebe nada "daquilo", não há o caderno com a papa toda feita para estudar e pronto ... bem vindo ao clube...

Depende.

Posso-te dizer que já tive testes em que tinha 0 em certas perguntas por me ter enganado em cálculos intermédios ou por me ter esquecido de um pass e no secundário se calhar tinha tido cotação muito próximo da total porque "o raciocínio estava certo".

Mas o que referes é verdade. Aqui, só passa quem realmente quer. O professor tem interesse em que os alunos aprendam, mas se estes não fizerem por isso, os profs não vão andar a fazer a papinha aos meninos.

timber
01-08-2007, 17:45
Depende.

Posso-te dizer que já tive testes em que tinha 0 em certas perguntas por me ter enganado em cálculos intermédios ou por me ter esquecido de um pass e no secundário se calhar tinha tido cotação muito próximo da total porque "o raciocínio estava certo".

Mas o que referes é verdade. Aqui, só passa quem realmente quer. O professor tem interesse em que os alunos aprendam, mas se estes não fizerem por isso, os profs não vão andar a fazer a papinha aos meninos.
Isso também ter a ver com o que referi da proximidade. O professor do secundário conhece o aluno, sabe instintivamente se ele realmente fez aquilo bem ou não. Se se enganar no resultado e tiver o raciocínio certo se calhar ainda lhe dá a cotação praticamente completa.

xtr3me
01-08-2007, 17:47
Isso também ter a ver com o que referi da proximidade. O professor do secundário conhece o aluno, sabe instintivamente se ele realmente fez aquilo bem ou não. Se se enganar no resultado e tiver o raciocínio certo se calhar ainda lhe dá a cotação praticamente completa.

True.

Eu costumo dizer que a partir do momento em que entrei na faculdade o meu nome passou a ser igual ao meu número mecanográfico (número de aluno)

:lol:

timber
01-08-2007, 17:49
43866 reporting in

llclg3
01-08-2007, 18:03
LOL, eu não estou a dizer o contrario, mas sim que no meu ver o que é mais importante ter e bases em mat, e fq antes de ir pa univ....

Pelo que vejo acho que escolhi bem o curso...

Mas digam-me alguem daqui ja andou na prof.herculao de carvalho??