View Full Version : O enigma da antena!

DT_fan
20-07-2007, 02:30
Boas!
Recentemente comprei um router (SMC WBR14-N2) para colocar net na casa toda! Acontece que na divisão onde mais queria ter net... ela não chega lá (tenho o router numa divisão do 2ºpiso e a net não chega a uma divisão na cave)!!! O router que comprei até traz umas antenas porreiras (3 antenas de 4dbi) mas uma única parede divide o "sem sinal" de um sinal de cerca de 35%! O que eu gostava mesmo era de ter um sinal bastante forte na cave... tipo entre 80% - 100%!
Pelo que pesquisei tenho duas alternativas: ou uma antena nova ou um repetidor! Questões:
- Se acham que a melhor solução é o repetidor; tem que ser da mesma marca do router?
- Se acham que a melhor solução é uma antena; tem que ser da mesma marca do router?; A que encontrei com melhor relação preço/quantidade de dbi foi esta (http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=PT_PRT&cid=94&scid=101&pid=1346 por 58.90€); Será que esta antena de 11dbi funciona bem e é uma boa alternativa para o meu problema? É que mesmo sendo grande a diferença de dbi (de 4 para 11) tenho receio de a comprar e depois ir ver e o sinal continuar a não chegar...

Obrigado, cumprimentos

TosteX
20-07-2007, 14:49
O computador é um portátil ou um desktop? Se for um desktop, podes optar por pôr lá uma antena melhor.

jpsfs
20-07-2007, 14:53
Um repetidor é uma coisa mais viável e assim tb melhora o desempenho da rede noutros locais.

Para mim era essa a opção.

Cumpz jpsfs

underworld
20-07-2007, 14:56
tinha 1 problema desse tipo e feito parvo fui comprar 1 antena de 6dbi, ficou igual

comprei 1 AP (de marca diferente do router) e já consigo ter net pela casa toda

DT_fan
20-07-2007, 15:19
Obrigado pessoal! Bem, sendo assim acho que vou optar pelo repetidor... mas AP é o mesmo que um repetidor? Pelo que compreendi pode ser de marca diferente do router... alguém me aconselha algum?

Obrigado novamente!

underworld
20-07-2007, 16:05
Obrigado pessoal! Bem, sendo assim acho que vou optar pelo repetidor... mas AP é o mesmo que um repetidor? Pelo que compreendi pode ser de marca diferente do router... alguém me aconselha algum?

eu comprei um da conceptronic que era o mais barato que havia na chip7, acho que na altura até estava em promoção e funka bem

SoundSurfer
20-07-2007, 16:26
Já experiemntaste a apontar a antena "para baixo"?

zero-cool
20-07-2007, 16:54
O sinal da antena é tipo um "donut". Tenta apontar o donut para essa secção da casa, isto é, não coloques as pontas viradas para a divisão.

Um repetidor faz-te bem esse trabalho. Em minha casa, para ter internet de um andar para o outro, preciso de um repetidor, e tenho antenas de 10dBi em todas elas, embora a potência entre as antenas quase não se faça sentir na ligação AP-portátil.
Quanto à marca, às vezes um "sem marca" é o melhor.. pelo menos é a experiência que tenho. Todavia, cuidado com os D-Link e Belkin: mutios modelos só são compatíveis com a mesma marca, por mais incrivel que pareça! (o protocolo deveria ser igual!)

Abraços,

DT_fan
20-07-2007, 19:34
Antes demais obrigado pela ajuda!

O sinal da antena é tipo um "donut". Tenta apontar o donut para essa secção da casa, isto é, não coloques as pontas viradas para a divisão.
Mas estando o router pousado em posição normal, esse "donut" desenvolve-se na horizontal ou na vertical?

O meu router tem a norma N, logo devo procurar um repetidor que também aceite essa norma certo? Ou são todos iguais? É que procurei no site na SMC (marca do meu router) e não encontrei nada que dissesse ser um repetidor... para além de routers apenas encontrei Access Points! Mas access points não são a mesma coisa que repetidores certo?

Obrigado!

underworld
20-07-2007, 19:49
para além de routers apenas encontrei Access Points! Mas access points não são a mesma coisa que repetidores certo?

são, são os AP

casser
21-07-2007, 18:30
Mas estando o router pousado em posição normal, esse "donut" desenvolve-se na horizontal ou na vertical?

Horizontal.