View Full Version : [Dúvida Complexa] Mover Ubuntu 100% para outra partição

SpiKe.Blck
19-07-2007, 00:39
Boas.

Peço desculpa por esta dúvida complexa. Tenho dois discos no CPU um SATA e um IDE. Utilizo (utilizava) o disco IDE para o Windows e o SATA para arrumar tralha. Como era noob no Linux criei uma partição no SATA onde instalei o Ubuntu. Isto já foi há um mês e só fui ao Windows 2 vezes.

Agora criei uma partição no disco IDE e quero mover integralmente o Ubuntu para essa partição. Como já perdi quase todo o meu tempo livre, entre estudo para exames e namorada, a configurar o bicho, não queria ter de recomeçar de novo.

Sei que existem programas para backup, mas existe algum que faças um backup integral?

Obrigado pelas sugestões.

Abraço,

VuDu
19-07-2007, 00:41
cp -R / /mnt/nova/partição/
não? :D
E depois editar o menu.lst ;)
não sei se funcionará... mas assim de repente não tou a ver porque não :P

oscarolim
19-07-2007, 00:47
e alterar tambem o ficheiro das montagens automaticas para os novos caminhos.
provavelmente no primeiro arranque vai dar erros de mount, mas isso inicias com um bootcd do ubuntu e alteras a config depois de saberes os caminhos de cada partiçao.

RaaR
19-07-2007, 03:25
cp -R / /mnt/nova/partição/
não? :D
E depois editar o menu.lst ;)
não sei se funcionará... mas assim de repente não tou a ver porque não :P

Precisamente isto mas tendo o cuidado de excluir o próprio /mnt/nova/ de se copiar para si mesmo e, depois, espreitar o /etc/fstab que também poderá precisar de uns ajustes.

hellaxe
19-07-2007, 12:21
Que tal um ghost da partição em causa?!!
Claro que depois terias de fazer os acertos devidos no menu.lst para esse disco.
Faças o que fizeres não apagues logo a partição de origem para depois se houver problemas teres sempre onde te "agarrares".
De qualquer das formas pode haver também alguns pequenos problemas no fstab já que está a montar partições do sata e depois vai ter de montar as do ide mas resolves editando o ficheiro e acertando tudo.
É um bom exercício:x2:

SpiKe.Blck
19-07-2007, 14:42
Obrigado pelas respostas. Pelo que disseram é um bom exercício para as férias que se avizinham.

Abraço.

madskaddie
19-07-2007, 21:16
Mesmo que apagues a partiação original, don't worry: LiveCD + chroot ajudam muito a safar asneiras ;)