View Full Version : Ubuntu, NTFS e FAT32

Net_Holer
17-07-2007, 00:59
Sei que existem tutoriais na net sobre isso e talvez ate aqui no forum mas neste momento nao tenho mesmo tempo para procurar.
Se alguem poder me ajudar facilitava-me muito lol

Bom... eu tou a usar ubuntu 7 e queria saber como faço para poder escrever nas minhas partições, uma em NTFS e outra em FAT32. Ja fiz isto ha uns tempos numa outra versao do ubuntu e aconteçeu uma coisa que nao quero que aconteça agora... ou seja o linux ao poder escrever nas particoes do windows mudou os nomes de todos os ficheiros com acentos e etc deve ser devido ao charset... sei que demorei seculos a por tudo de novo como deve de ser.

Resumindo:
Quero por o meu ubuntu 7 a escrever numa partição NTFS e noutra FAT32 sem que ele por ele próprio mude o nome dos ficheiros com acentos para caracteres ilegiveis. Ou seja que o nome dos ficheiros permaneça tal e qual!

Obrigado desde já!

Romani48
17-07-2007, 03:02
search: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1627547&highlight=ntfs#post1627547

Para instalar o ntfs3g é só instalar o pacote ntfs-config : sudo apt-get install ntfs-config e está no menu -> System Tools -> Ntfs

Se houver algum problema , é so fazer um checkdisk com o windows para resolver os problemas e ja ta.

Net_Holer
18-07-2007, 01:19
hmm ok obrigado vou instalar mais logo... e quanto a questão de mudar-me o nome dos ficheiros... será que já não vai aconteçer? É que renomear-me os ficheiros com acentos e isso seria um caos tenho 100 e tal gygas de dados e depois mudar 1 a 1 ja tao a imaginar...

Obrigado

VuDu
18-07-2007, 10:57
Se isso aconteceu, é porque fizeste alguma coisa de errado.
Já instalei o ntfs-3g em varios 7.04 e foi simplesmente, instalar e usar. Sem problemas ;)

Já tive problemas em FAT32 com o charset, mas bastou mudar na fstab o charset para ele mostrar os caracteres correctamente. ;) Que eu saiba ele não te mexe nos ficheiros, pode é lêr-lhes o nome mal, mas daí a escrever o nome deles mal, só se tu alterares os ficheiros e guardares as alterações.