View Full Version : Propostas para modelo racional de rede de Telecoms em PT

[PT]latrine
10-07-2007, 11:31
Muitos dizem que a rede foi mal vendida à PT

Outros dizem que não se devia ter sequer privatizado a PT

Mais defendem que o controlo do estado sobre toda a qualquer rede devia ser total.

E tu? defendes o quê como modelo optimo para uma rede de telecoms moderna e desenvolvida em PT?

VAmos lá pessoal... Ninguém está satisfeito com o que temos... por isso... até pode sair daqui um estudo ou referência para algusn trabalhos de MBA de PPL do forum :)

Nabais
10-07-2007, 13:57
Eu considero que a PT soube aproveitar o negócio, ficando com a rede analógica fixa que o estado tinha, ficando também com o leque de clientes existentes. Posteriormente, a PT soube melhorar a rede, desde adicionar mais sistemas, mais centrais, mais linhas, mais formatos de linhas, desde RDIS, passando por fibra óptica, entre outras, transformando assim o seu serviço na gigantesca empresa que é hoje.

Não considero que tenham feito alguma ilegalidade nesse sentido, apenas aproveitaram e tiveram visão e investimento.

Hoje em dia têm tecnologias novas, como o Meo, que penso ser uma excelente inovação tecnológica, quem sabe o início de muita coisa... O futuro passa por todos os serviços serem separados, como por exemplo, um cliente pode ter telefone duma entidade, internet de outra e TV de outra, disso não haja dúvida. Até os engenheiros e técnicos de todos os ISP's dizem isso, a tendência é definitivamente essa.

Podemos não ter o melhor serviço do mundo, em Portugal, mas para lá caminhamos. Em Espanha, por exemplo, o IPTV está agora em estudo e testes...

rml
10-07-2007, 15:43
Eu considero que a PT soube aproveitar o negócio, ficando com a rede analógica fixa que o estado tinha, ficando também com o leque de clientes existentes. Posteriormente, a PT soube melhorar a rede, desde adicionar mais sistemas, mais centrais, mais linhas, mais formatos de linhas, desde RDIS, passando por fibra óptica, entre outras, transformando assim o seu serviço na gigantesca empresa que é hoje.

Não considero que tenham feito alguma ilegalidade nesse sentido, apenas aproveitaram e tiveram visão e investimento.

Hoje em dia têm tecnologias novas, como o Meo, que penso ser uma excelente inovação tecnológica, quem sabe o início de muita coisa... O futuro passa por todos os serviços serem separados, como por exemplo, um cliente pode ter telefone duma entidade, internet de outra e TV de outra, disso não haja dúvida. Até os engenheiros e técnicos de todos os ISP's dizem isso, a tendência é definitivamente essa.

Podemos não ter o melhor serviço do mundo, em Portugal, mas para lá caminhamos. Em Espanha, por exemplo, o IPTV está agora em estudo e testes...

Dizes tu que em Espanha o IPTV está em estudo e em testes??
Deves saber de Espanha como eu sei do Zimbabwe, eheh!!
Então o que é o imagenio da telefonica,Jazztelia da Jazztel e SuperBanda Tv da Superbanda??
http://www.adslzone.net/comparativa-tv-adsl.html
E eles que sempre tiveram tráfego total ilimitado e tarifa única no acesso via modem onde não chega o ADSL??
E já tem há algum tempo o DVB-T e em Portugal ainda vai a concurso??
Os espanhois têm satélites próprios(HispaSat) onde a tvcabo tem o pacote digital via satélite, até a Turquia tem satélites de comunicações próprios, e Portugal nada!!
E já tem canais HDTV via satélite há já algum tempo e nós só agora começamos!!

rml
10-07-2007, 15:48
Portanto para melhoria das telecomunicações em Portugal o Estado devia sair do grupo PT de forma a não defender interesses da PT para benificio de ambos, além disso tal como existe a REN(Rede Eléctrica Nacional) na electricidade deveria existir uma RTN(Rede Telefónica Nacional) sendo esse organismo responsável das cablagens e locais de instalação de centrais em Portugal de forma a garantir uma melhor isenção nas telecomunicações, essa RTN deveria ser do Estado ou então de privados que não fazem parte de qualquer operador de telecomunicações.

Neptune
10-07-2007, 15:50
Sim, não há dúvida de que estamos no bom caminho em relação às telecomunicações.

É preciso não esquecer que a PT levou o ADSL em Portugal a uma cobertura a 100%, sendo o quarto país no mundo a fazê-lo (é preciso ter em conta que os outros países que a atingiram anteriormente têm uma área muito menor).
Por isso, apesar de todas as queixas que para aí andam de distâncias à central e de velocidades baixas, ainda têm de se dar por muito contentes, já que pelo menos têm ADSL. Certamente preferem ter 1 mega ou 2 do que andarem a arrastar-se nos 56K.

Tor
10-07-2007, 15:54
Em resposta à pergunta.

Pela minha parte gostaria de ver uma rede gerida como o MB, podia ser publica ou privada (caso do MB).
Participada pelos empresas utilizadoras em partes iguais (não proporcionais ao seu peso) mais uma cota para o estado. ( em vez da goldem share da pt)

Claro que a Anacom tinha de a manter debaixo de olho, o mesmo que a a caixa geral de depositos faz no MB (ou já andariamos a pagar taxa e mais taxas)

Nabais
10-07-2007, 16:12
Dizes tu que em Espanha o IPTV está em estudo e em testes??
Deves saber de Espanha como eu sei do Zimbabwe, eheh!!
Então o que é o imagenio da telefonica,Jazztelia da Jazztel e SuperBanda Tv da Superbanda??
http://www.adslzone.net/comparativa-tv-adsl.html
E eles que sempre tiveram tráfego total ilimitado e tarifa única no acesso via modem onde não chega o ADSL??
E já tem há algum tempo o DVB-T e em Portugal ainda vai a concurso??
Os espanhois têm satélites próprios(HispaSat) onde a tvcabo tem o pacote digital via satélite, até a Turquia tem satélites de comunicações próprios, e Portugal nada!!
E já tem canais HDTV via satélite há já algum tempo e nós só agora começamos!!

Expliquei-me mal. O que eu quis dizer foi que a tecnologia que a PT utiliza para o IPTV é que está em estudo em Espanha. A tecnologia que a PT tem no Meo, só há 3 países no mundo a usar, até ao momento. É uma tecnologia recente e mais avançada.

O que já existe em muitos lados é o Triple Play, mas isso não é IPTV como o Meo tem, são tecnologias diferentes.

Espero ter-me feito entender agora.

Abraço

[PT]latrine
10-07-2007, 16:13
Bom começo...

1- Há que definir o modelo de ownership da rede/redes

Existem já duas/três grandes redes públicas/Privadas com ligações ao estado:
BRISA
REN
PT

A) Junta-se tudo ficando um único prestador de serviços de wholesale para toda e qualquer entidade que queria comercializar serviços de telefonia, que não tem como objectivo a maximização do lucro, mas sim a eficiência do mercado...

Parece-me natural que se queira manter isto controlado sob um a única entidade, é aquilo que se pode considerar um "Monopólio Natural"

1) Haveria lugar a indemenizações a estas instituições ou fazia-se à moda antiga expropriando-se a "preço de custo"?
2) Era uma empresa pública ou privada com capital público? (teria que sr esclarecido por causa da incompatibilidades com o objectivo do "não" lucro.

B) Obrigatoriedade de Serviço público... quem é o front-end comercial para estas necessidades?
ou seja quem cobra e quem vende estas necessidades?

Respostas a off-topics------------------------------------------------
- A PT tem/gere um satélite Nacional... o POSAT ;) - um Pii de 6 segundos por dia, a emitir em contínuo à mais de 10 anos, criado e construído em solo nacional :) - Exemplo total de irracionalidade económica e afastamento das universidades do tecido empresarial Português!
- A TVCABO emite sinal digital por satélite à mais de 10 anos e creio que já tem canais de alta definição nessa oferta, Atenção que ninguém está cá para ter isto ou aquilo, mas sim para porpocionar os serviços da forma mais competente...ainda que seja alugar capacidade em equipamentos externos... (mas não acompanho isto)
- A licença da DVB-T já esteve atribuída a uma entidade privada que não soube o que fazer com ela...e a PT teve em Lisboa 3 emissores de DVB-T a trabalhar em sobreposição à rede analógica (demonstrador tecnológico único a nível mundial), usando as mesmas antenas, isto em 1999... na altura do concurso... e foi afastada na secretaria apra dar lugar a um operador concorrente...

Este Tópico não se destina a dizer bem nem mal... mas sim a propor configurações alternativas. Ao fim de cada dia tentarei actualizar o post inicial, até deixar de ter tópicos relevantes :)

nipnip
10-07-2007, 18:35
Expliquei-me mal. O que eu quis dizer foi que a tecnologia que a PT utiliza para o IPTV é que está em estudo em Espanha. A tecnologia que a PT tem no Meo, só há 3 países no mundo a usar, até ao momento. É uma tecnologia recente e mais avançada.

O que já existe em muitos lados é o Triple Play, mas isso não é IPTV como o Meo tem, são tecnologias diferentes.

Espero ter-me feito entender agora.

Abraço

deves delirar... por exemplo a componente de televisão no clix é iptv.... e tão melhor que por exemplo permite teres 3 tv's enquanto o meo só permite 2... agora que digas que a box para a tv do meo é bem melhor isso sim

nipnip
10-07-2007, 18:36
latrine;1800337']Bom começo...

BRISA
REN
PT

A) Junta-se tudo ficando um único prestador de serviços de wholesale para toda e qualquer entidade que queria comercializar serviços de telefonia, que não tem como objectivo a maximização do lucro, mas sim a eficiência do mercado...

Parece-me natural que se queira manter isto controlado sob um a única entidade, é aquilo que se pode considerar um "Monopólio Natural"

1) Haveria lugar a indemenizações a estas instituições ou fazia-se à moda antiga expropriando-se a "preço de custo"?
2) Era uma empresa pública ou privada com capital público? (teria que sr esclarecido por causa da incompatibilidades com o objectivo do "não" lucro.

B) Obrigatoriedade de Serviço público... quem é o front-end comercial para estas necessidades?

- A PT tem/gere um satélite Nacional... o POSAT ;) - um Pii de 6 segundos por dia, a emitir em contínuo à mais de 10 anos, criado e construído em solo nacional :) - Exemplo total de irracionalidade económica e afastamento das universidades do tecido empresarial Português!
- A TVCABO emite sinal digital por satélite à mais de 10 anos e creio que já tem canais de alta definição nessa oferta, Atenção que ninguém está cá para ter isto ou aquilo, mas sim para porpocionar os serviços da forma mais competente...ainda que seja alugar capacidade em equipamentos externos... (mas não acompanho isto)
- A licença da DVB-T já esteve atribuída a uma entidade privada que não soube o que fazer com ela...e a PT teve em Lisboa 3 emissores de DVB-T a trabalhar em sobreposição à rede analógica (demonstrador tecnológico único a nível mundial), usando as mesmas antenas, isto em 1999... na altura do concurso... e foi afastada na secretaria apra dar lugar a um operador concorrente...

Este Tópico não se destina a dizer bem nem mal... mas sim a propor configurações alternativas. Ao fim de cada dia tentarei actualizar o post inicial, até deixar de ter tópicos relevantes :)

a TvCabo com HD na emissão satélite?? só se for em sonhos...

quanto ao POSAT na altura teve toda a lógica pois Portugal ainda não fazia parte da ESA... agora é muito mais útil participar-mos em projectos maiores com componentes específicas...
E sim o POSAT foi um excelente exemplo de parcerias estado/privados/universidades... de momento é da EFACEC e gerido pela Marconi... sendo apenas utilizado por uma ONG norte-americana

Nabais
10-07-2007, 18:45
deves delirar... por exemplo a componente de televisão no clix é iptv.... e tão melhor que por exemplo permite teres 3 tv's enquanto o meo só permite 2... agora que digas que a box para a tv do meo é bem melhor isso sim

Ou não percebes nada do assunto, ou sou eu que não me sei explicar. Eu por acaso referi-me às boxes e à parte do cliente? Eu disse a tecnologia em si!!!! O Clix não tem a tecnologia que o Meo tem, quem lhes dera ter. A tecnologia que o Meo utiliza é uma tecnologia muito recente, muito superior à usada pelo Clix. O que dá ou não para o cliente depende dos DSLAM's, da sua velocidade, etc. Em breve, quando isso for também alterado pela PT, a tecnologia irá usar toda a sua capacidade.

A tecnologia, não me refiro à gateway, à ligação de rede com as boxes, às boxes, nada disso. Refiro-me ao sistema que está por trás disso tudo, os sistemas que permitem que isso chegue aos clientes. Só por ser IPTV, não quer dizer que seja igual a outro ISP que tenha IPTV. O nome é o mesmo, mas a tecnologia é inovadora e com enormes capacidades.

Percebeste desta vez?

nipnip
10-07-2007, 18:51
latrine;1800337']Bom começo...

BRISA
REN
PT

Ou não percebes nada do assunto, ou sou eu que não me sei explicar. Eu por acaso referi-me às boxes e à parte do cliente? Eu disse a tecnologia em si!!!! O Clix não tem a tecnologia que o Meo tem, quem lhes dera ter. A tecnologia que o Meo utiliza é uma tecnologia muito recente, muito superior à usada pelo Clix. O que dá ou não para o cliente depende dos DSLAM's, da sua velocidade, etc. Em breve, quando isso for também alterado pela PT, a tecnologia irá usar toda a sua capacidade.

A tecnologia, não me refiro à gateway, à ligação de rede com as boxes, às boxes, nada disso. Refiro-me ao sistema que está por trás disso tudo, os sistemas que permitem que isso chegue aos clientes. Só por ser IPTV, não quer dizer que seja igual a outro ISP que tenha IPTV. O nome é o mesmo, mas a tecnologia é inovadora e com enormes capacidades.

Percebeste desta vez?

tas a referirte ao VDSL?? que reduz ainda mais o alcance da tecnologia de alte velocidade??? se te disser que essa tecnologia por exemplo a quem tiver a mais de 1,5KM tem no máximo uma acesso de 13mbps?

Nabais
10-07-2007, 18:57
Não, refiro-me aos equipamentos, à estrutura, etc.

De qualquer forma, essa situação da distância da central, já está a ser resolvida, com a instalação de Pico-DSLAM's, que está a ser feita gradualmente. Assim cada pessoa fica sempre a uma distância mais curta das ditas centrais, pois o Pico-DSLAM funciona como um repetidor, assim o sinal chega ao local tal como se a central fosse ali mesmo. Esses Pico-DSLAM's são instalados nas caixas que existem da PT, daquelas que existem nas ruas. Irão ser instalados em zonas estratégicas, conforme a necessidade.

nipnip
10-07-2007, 19:02

De qualquer forma, essa situação da distância da central, já está a ser resolvida, com a instalação de Pico-DSLAM's, que está a ser feita gradualmente. Assim cada pessoa fica sempre a uma distância mais curta das ditas centrais, pois o Pico-DSLAM funciona como um repetidor, assim o sinal chega ao local tal como se a central fosse ali mesmo. Esses Pico-DSLAM's são instalados nas caixas que existem da PT, daquelas que existem nas ruas. Irão ser instalados em zonas estratégicas, conforme a necessidade.

esses pico-DSLAM só levam velocidadades até 8 megas... ups

e para dar esses mesmo 8 megas só pode ter um cliente ligado a ele... visto que suporta até 8 clientes (apenas) cheira-me que os 8 megas vão continuar a ser miragem para muita gente (mas é um desenvolvimento importante qt mais não seja já toda gente consegue ter 1 ou 2 megas no mínimo)

[PT]latrine
10-07-2007, 19:39
Atenção.. não descambem... estamos a falar de modelos de rede...

Vamos tentar responder às questões...

OFF TOPICS---------------------------
Acerca da tecnologia, o Nabais tem razão.. não se preocupem só com o acesso mas sim com tudo o que está por trás... Servidores, gateways, box, tanto em nível de capacidade de armazenamento (VoD), Programação (EPG navegável e utilizável), em capacidade de transmissão (e.g. zapping imediato) como em escalabilidade (10.000 adesões num mês).Isto é que é o IPTV... se vai em ADSL ou se vai em VDSL ou em fibra, para o caso é "irrelevante" em termos de Qos desde que chegue ao clietne com nomínimo 8 Mbps...

O serviço suporta as televisões que "quizerem", mas como é lógico estimou-se os 8 Mbs como capacidade máxima para se ter o serviço com qualidade e isso faz 3,25 por canal creio que em h.264X2 canais e 2 Mbps disponíveis para a net ao mesmo tempo.

Uma pessoa que tenha possibilidade de ter 24 Mbps em ADSL2+ pode em teoria ter 7 televisões ligadas em simultaneo e ainda ter espaço para net.

NipNip-> Quanto às áreas cobertas com picodslams... não vês a Novis a ofercer serviço sequer a uma TV nas areas cobertas, ou sequer a vender ADSL activamente nessas areas certo?

nipnip
10-07-2007, 19:49
esqueceste-te de dizer que no caso de ver um canal hd e apenas teres 8 megas... ficas basicamente com 2 megas disponiveis... nem um canal consegues ver...

a novis e outras que tais limitam-se a prestar os serviços que podem fazê-lo bem em vez de andarem a inventar serviços assim assim... mas isto já não tem nada a ver com o tópico

J[PT]
10-07-2007, 20:01
tas a referirte ao VDSL?? que reduz ainda mais o alcance da tecnologia de alte velocidade??? se te disser que essa tecnologia por exemplo a quem tiver a mais de 1,5KM tem no máximo uma acesso de 13mbps?

Estás errado... e muito... pois a tecnologia já em testes da PT baseia-se numa revisão própria do VDSL esta tecnologia é pioneira no mundo, em desenvolvimento conjunto com a cisco systens e a infineon tech. com apoio da Microsoft , grande parte do projecto nasceu no SET em Aveiro.

Por acaso estou bem por dentro da coisa já que fiz parte de algum do desenvolvimento.

mas chega de off-topic

J[PT]
10-07-2007, 20:04
Quanto ao IPTV, no edificio da PT em Coimbra, temos lá um serviço instalado (unico na cidade), e posso dizervos que a velocidade de sincronismo é de 24Mbps sendo que com as duas "box's" ligadas desce para os 16~17Mbps.

Abraços pessoal.

nipnip
10-07-2007, 20:16
Estás errado... e muito... pois a tecnologia já em testes da PT baseia-se numa revisão própria do VDSL esta tecnologia é pioneira no mundo, em desenvolvimento conjunto com a cisco sistens e a infineon tech. com apoio da Microsoft , grande parte do projecto nasceu no SET em Aveiro.

Por acaso estou bem por dentro da coisa já que fiz parte de algum do desenvolvimento.

mas chega de off-topic

o VDSL2 que tu dizes resolver o problema das distância não resolve... apenas duplica o débito em relação ao VDSL

Odin
10-07-2007, 20:26
Odin... Sim, cometi algumas imprecisões mas foi para não baralhar o leitor :)...

Todos os operadores tiveram acesso a fundos comunitários.. o QCA 2 e QCA3 estavam lá para promover o investimento em infraestruturas... A REN que o diga que fez exactamente o mesmo, passando Fibras opticas por onde queria e lhe apetecia, tal como a Brisa...

e não baralhei os conceitos, apenas tentei simplificar... Rede digital de Comutação refere-se exactamente aos comutadores digitais EWSD, S12 e ELD (totalmente made in Portugal mas que não acompanharam a evolução dos concorrentes, e mais uma vez eram promovidos para locais remotos tal como os Micro e pico DSLAms são hoje). A comunicação é analógica entre o telefone e a central mas é depois convertida em digital e trafegada em 0s e 1s - explicação à martelo)

Não é convertida em 0s e 1s, é pcm, a sinalização é que é por pacotes em SS7.

Rede Digital de Integração de Serviços (RDIS) diz respeito a uma rede 100% digital...

Depende do que quer dizer 100% digital, se formos picuinhas a voz continua a ser pcm.

O RDIS foi uma tentativa de ter dados a velocidades aceitáveis e um caminho para a banda larga, não evoluiu por uma série de razões.

E passo a explicar porque é que a RDIS na Alemanha foi um buraco enorme... e cá não vingou no residencial, que no empresarial está bem e de saúde...
1- Equipamentos mais caros, tanto de central como terminal - Tanto telefones como routers e afins exactamente por causa de um menor efeito universal de rede .. Só mesmo na Alemanha é que vingou, e muito porque a DT teve que montar a rede do Leste toda do zero.

????

2- Funcionalidades extra "totalmente" replicadas ao nível dos comutadores digitais "normais"
????
3- Ganhos de qualidade de voz de passar para os 64 kbs por canal são mínimos
4- Em PT "Ninguém" quer ter duas linhas em casa especialmente pagando por isso (exigência da ANACOM)
????
5- Gastos extraordinariamente mais elevados na instalação de equipamentos como por exemplo ADSL (exigindo deslocação do técnico) por causa de...

O RDIS ou ISDN foi concebido muito antes do ADSL, por isso ????

6- Dificuldade de passar a ideia que o NT (network terminator) é do operador e que para trás disso não se mexe... (e é o local onde se tinha que meter os filtros para ADSL e ficava dentro da casa do cliente)

Odin... "nenhum" operador quer montar rede... não quando tem a ORALL e o unbundle ao preço que estão... pelo menos para clientes residenciais... Por isso é que para mim, o melhor operador alternativo que está neste momento no mercado é a TVTEL...

Jogada de marketing sem impacto no nosso cenário, por enquanto.

o serviço habitual normal não é grande coisa, mas a visão de jogo que o futuro está na fibra, sim... e que eu saiba passar fibra não está limitado por nada, tanto que todos os operadores se dedicaram a instalar aneis de fibra ainda por cima sobrepostos, por LIsboa Inteira... mais um exemplo de racionalidade económica...

Está limitado sim senhor, caso um operador queira p.ex passa cabo na conduta que liga um prédio à rede, tem de pedir autorização ao incumbente, que pode atrasar o processo porque lhe apetece. Além de ter que pagar um aluguer, sobre uma conduta que foi o construtor que a fez e entregou, por obrigação à PT, a maioria dos Km de condutas foram feitas assim!

A rede de Fibra que existe em Lisboa, é diferente. Foi um conjunto de operadores que se juntou e criou as infraestruturas. A fibra é barata, caro é contruir condutas em cidades.
Quanto ao ICP se vires bem as coisas a maioria do pessoal que foi para o ICP era pessoal que tinha ódio de morte da TLP e Telecom por terem sido arredados de cargos administrativos aquando da fusão... por isso é que não percebo estas acusações... se eram conhecidos uns dos outros?!?! claro que sim... mais ninguém mexia em telecoms no pais como é que não haviam de ter sido todos colegas? até a maioria dos operadores veio buscar malta à PT a pagar-lhe duas e ttrês vezes mais... (mais um exemplo de racionalidade económica, talvez desculpavel pois estava-se na altura da euforia da as dot.com)

Desculpem o Offtopic, mas vir dizer mal da empresa que lançou um dos serviços mais avançados de IPTV do mundo ( é a 3ªa a usar a tecnologia),

Quantos fabricantes queres que te entreguem uma box com as mesmas funcionalidades do meo? VOD já não é a new wave (em Portugal é claro), agora é o IMS. Já agora tirando o HDD, qual a inovação em relação à Clix?

e que ainda por cima pelo que tenho ouvido dizer, funcionou à primeiram, o que é raro em Portugal :) ... no post referente ao mesmo serviço... acho um pouco de mau gosto.
.Over and out. -> discussão poderá continuar Aqui nesta thread agora aberta (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1799451#post1799451) que isto é bom de discutir pois vê-se que a juventude não está de todo perdida..

[[]]'s

J[PT]
10-07-2007, 20:53
o VDSL2 que tu dizes resolver o problema das distância não resolve... apenas duplica o débito em relação ao VDSL

Calma... mas lês em algum sitio do que eu escrevi VDSL2? VDSL2 já é uma norma implementada... por isso revê o que acabas-te de escrever... pois eu nunca falei em momento algum em VDSL2 falei numa tecnologia derivada do VDSL

Nabais
10-07-2007, 21:00
esses pico-DSLAM só levam velocidadades até 8 megas... ups

e para dar esses mesmo 8 megas só pode ter um cliente ligado a ele... visto que suporta até 8 clientes (apenas) cheira-me que os 8 megas vão continuar a ser miragem para muita gente (mas é um desenvolvimento importante qt mais não seja já toda gente consegue ter 1 ou 2 megas no mínimo)

Mais uma vez estás enganado. Os Pico-DSLAM's dão para vários clientes, mas em vez de dar para alguns milhares, como um DSLAM, dá para algumas dezenas, o que chega por exemplo para umas ruas. Além disso, suporta velocidades tão boas quanto as velocidades que se atingem ao estar ligado a uma central próxima.

esqueceste-te de dizer que no caso de ver um canal hd e apenas teres 8 megas... ficas basicamente com 2 megas disponiveis... nem um canal consegues ver...

Por algum motivo quem tem 8Mbps não pode ver canais HD................ Um canal HD ocupa quase 7Mbps.

a novis e outras que tais limitam-se a prestar os serviços que podem fazê-lo bem em vez de andarem a inventar serviços assim assim... mas isto já não tem nada a ver com o tópico

A verdade é que o serviço do Clix está no melhor que alguma vez poderá dar... o da PT está a 1/10 do que poderá dar, e neste momento é tão bom ou melhor que o da Clix... acho que isso diz tudo...

nipnip
10-07-2007, 21:26
Mais uma vez estás enganado. Os Pico-DSLAM's dão para vários clientes, mas em vez de dar para alguns milhares, como um DSLAM, dá para algumas dezenas, o que chega por exemplo para umas ruas. Além disso, suporta velocidades tão boas quanto as velocidades que se atingem ao estar ligado a uma central próxima.

Os Pico-DSLAM só dão para 8 utilizadores... senão coloca onde diz o contrário... e não não chegam nunca por exemplo aos 24Mb... 8 Mb é o máximo aliás o que é assumido e dito pela PT publicamente

Por algum motivo quem tem 8Mbps não pode ver canais HD................ Um canal HD ocupa quase 7Mbps.

Então para que raio a PT inventou um serviço (MEO) com canais HD se só dão 8 megas de velocidade no pacote?

A verdade é que o serviço do Clix está no melhor que alguma vez poderá dar... o da PT está a 1/10 do que poderá dar, e neste momento é tão bom ou melhor que o da Clix... acho que isso diz tudo...

Tás a partir do príncipio que a CLIX não vai evoluir... e deixa que te diga mas em evolução a Clix tem andado bem a frente da PT..

:)

MrRCS
10-07-2007, 21:31

o que poderá ser usado sao os Micro-DSLAM's

os Pico-DSLAM's tem um backbone muito pequeno, no maximo 4/4 SDSL (sendo que 2/2 sao para alimentar outro Pico-DSLAM) logo nem 8mbps da
e será usado mais para dar 256 ou 512kbps

(isto se os Pico-DSLAM não tiverem sido alterados)

nipnip
10-07-2007, 21:36
o que poderá ser usado sao os Micro-DSLAM's

os Pico-DSLAM's tem um backbone muito pequeno, no maximo 4/4 SDSL (sendo que 2/2 sao para alimentar outro Pico-DSLAM) logo nem 8mbps da
e será usado mais para dar 256 ou 512kbps

(isto se os Pico-DSLAM não tiverem sido alterados)

correctíssimo... não houve qualquer altereção ao Pico-DSLAM desenvolvidos pela PT...

E já agora... a PT ainda nem sequer conseguiu por o actual serviço a funcionar em VDSL quanto mais desenvolver e aplicar uma tecnologia derivada do VDSL (ainda gostava que me dissesem um informação da PT (link onde está publicado) a dizer que estão a trabalhar com outra coisa que não seja o VDSL já standardizado... até Aqui (http://www.revista-empresas.telecom.pt/NoticiasVisualizar.aspx?id=119&tipo=11) a PT diz claramente que é VDSL que prentede usar.

MrRCS
10-07-2007, 21:43
mediaDSLAM

nesse site apenas refere a "tecnologia VDSL" pode ser qualquer uma VDSL1 2 a b c ...

edit:
aqui (http://www.ptinovacao.pt/noticias/2006/096%20100mbits.htm) ou mais no google (http://www.google.pt/search?q=mediaDSLAM)

Neptune
10-07-2007, 21:53
Os Pico-DSLAM só dão para 8 utilizadores... senão coloca onde diz o contrário... e não não chegam nunca por exemplo aos 24Mb... 8 Mb é o máximo aliás o que é assumido e dito pela PT publicamente

Então para que raio a PT inventou um serviço (MEO) com canais HD se só dão 8 megas de velocidade no pacote?

Tás a partir do príncipio que a CLIX não vai evoluir... e deixa que te diga mas em evolução a Clix tem andado bem a frente da PT..

1 - Quem é que te disse que no MEO serão utilizados os picoDSLAM?
Aconselhava-te a leitura deste PDF: http://www.ptinovacao.pt/produtos/netband/f_mediadslam_v2.pdf

2 - Mais uma vez, quem é que te disse que só dão largura de banda de 8 megas? Se procurares no tópico do MEO, irás encontrar posts de clientes MEO em que referem que a sincronização é feita a 16 megas, embora o acesso à Internet esteja limitado a 8 megas mesmo com as box desligadas.

3 - Mas qual evolução? Introduziram ADSL2+ em Portugal. Ponto final. Evoluíram em mais o quê? Em utilizar as centrais dos outros e ainda reclamar?

MrRCS
10-07-2007, 22:01
como sempre irá ser um processo lento

primeiro usando o adsl2+ e depois a passagem para os mediaDSLAM

Neptune
10-07-2007, 22:08
como sempre irá ser um processo lento

primeiro usando o adsl2+ e depois a passagem para os mediaDSLAM

Não me parece que vá ser assim tão lento, quer pelas recentes novidades, quer pelas informações que tenho.

nipnip
10-07-2007, 22:19
Aconselhava-te a leitura deste PDF: http://www.ptinovacao.pt/produtos/netband/f_mediadslam_v2.pdf
sim vão usar mediadslam em conjunto com VDSL2 qual é a novidade? continuo a não haver onde é que eles estão a desenvolver a norma VDSL... estão sim a desenvolver "hardware"

2 - Mais uma vez, quem é que te disse que só dão largura de banda de 8 megas? Se procurares no tópico do MEO, irás encontrar posts de clientes MEO em que referem que a sincronização é feita a 16 megas, embora o acesso à Internet esteja limitado a 8 megas mesmo com as box desligadas.

3 - Mas qual evolução? Introduziram ADSL2+ em Portugal. Ponto final. Evoluíram em mais o quê? Em utilizar as centrais dos outros e ainda reclamar?

são as condições contratuais do serviço... que te interessa sincronizar a 20mb se só tens 8?? é a mesma coisa que sincronizares a 8

começaram por introduzir o adsl2... o adsl2+... os primeiros com iptv sobre cobre... os primeiros com videoondemand/homevideo sobre ip... dos primeiros a nao diferenciarem tráfego... os únicos com chamadas gratuitas para 16 países (rede fixa)... acho que ainda arranjo mais algumas se kiseres

e reclamam das centrais?? só reclamam o que a lei e o contrato que a PT assinou com o estado lhes dá...

Nabais
10-07-2007, 22:22

LOL. O máximo? Então como é que tanta gente tem 16 Mbps? Como é que vários clientes têm 8Mbps dedicados pá net, e o resto da linha para TV? O objectivo é ir até onde a linha der, se der 24Mbps, melhor. Isso é para daqui a meses, no máximo. Tens que aprender a diferença entre a oferta comercial, e a oferta técnica... Comercialmente é uma coisa, na prática pode ter mais, muitos já o têm.

Resposta acima.

Não, estou a partir da certeza que a tecnologia do Clix não permite mais. Ou evoluem a tecnologia e fazem um investimento bastante grande, infelizmente para eles, desta vez sem a ajuda das infraestruturas da PT, pois a PT assegurou-se disso, ou então, em breve ficarão parados no tempo...

Esasa informação não a posso divulgar, por motivos profissionais. Garanto-te que serão, mas não está divulgado já.

Neptune
10-07-2007, 22:25
são as condições contratuais do serviço... que te interessa sincronizar a 20mb se só tens 8?? é a mesma coisa que sincronizares a 8

começaram por introduzir o adsl2... o adsl2+... os primeiros com iptv sobre cobre... os primeiros com videoondemand/homevideo sobre ip... dos primeiros a nao diferenciarem tráfego... os únicos com chamadas gratuitas para 16 países (rede fixa)... acho que ainda arranjo mais algumas se kiseres

Só tens 8 de Net, mas para televisão ficas com 8 reservados (mínimo) e um máximo de 16. Isto há com cada um...

IPTV sobre cobre? E quantos pessoas é que têm isso a funcionar? É que eu nunca ouvi falar de ninguém com isso a funcionar....
Não diferenciaram tráfego, mas tinham um limite. Antes de eu ter ilimitado, a Telepac dava-me nacional ilimitado e internacional em igual quantidade a esse limite indiferenciado. Agora não têm limites por um suplemente na mensalidade, e vê-se como a rede deles anda :-D

Chamadas para o estrangeiro gratuitas? Isso também eu tenho no telemóvel no pack de empresas. Por essa ordem de ideias foi a Vodafone a primeira a introduzir...

Nabais
10-07-2007, 22:28
IPTV sobre cobre? E quantos pessoas é que têm isso a funcionar? É que eu nunca ouvi falar de ninguém com isso a funcionar....

Errrrrrrrrrr... qualquer cliente Meo tem isso..... Ou achas que usam fibra óptica ou parecido? É uma linha telefónica normal, analógica, feita de cobre.

nipnip
10-07-2007, 22:30
quando se começa a misturar alhos com bugalhos não vale a pena... que tem rede móvel a ver com rede fixa?? se calhar o meo já tem mais clientes que o smartv... lol
e já agora quanto é que a telepac de cobrava? deixa-me adivinhar?? bem mais que a clix...

Nabais
10-07-2007, 22:39
quando se começa a misturar alhos com bugalhos não vale a pena... que tem rede móvel a ver com rede fixa?? se calhar o meo já tem mais clientes que o smartv... lol
e já agora quanto é que a telepac de cobrava? deixa-me adivinhar?? bem mais que a clix...

Em termos de tempo, sim, o Meo tem mais clientes. O serviço tem apenas 10 dias, pois antes disso foi tudo tempo piloto, com algumas dezenas de pessoas. Neste tempo já há algumas centenas de clientes e existem vários milhares de pré-adesões... Dizias?

Que tem a Telepac a ver com o assunto? Quem falou em rede móvel?

nipnip
10-07-2007, 22:46
quem falou na telepac e rede móvel foi o Neptune... era para ele a resposta... esqueci-me do quote...

Sim mas o MEO não vai manter o ritmo de adesões e isso eu aposto

Nabais
10-07-2007, 22:49
Sim mas o MEO não vai manter o ritmo de adesões e isso eu aposto

Tá apostado! Deixa-os só ter o serviço 100% funcional, como é o objectivo deles, com a velocidade alta, verás o pessoal a continuar a aderir! Claro que é irreal ter sempre milhares de pessoas a aderirem em 10 dias, mas verás uma percentagem bem alta a mandar o Clix à fava. O tio Belmiro deve andar a espumar-se, a tentar arranjar alguma solução para o futuro do Clix.

nipnip
10-07-2007, 22:50
Tá apostado! Deixa-os só ter o serviço 100% funcional, como é o objectivo deles, com a velocidade alta, verás o pessoal a continuar a aderir! Claro que é irreal ter sempre milhares de pessoas a aderirem em 10 dias, mas verás uma percentagem bem alta a mandar o Clix à fava. O tio Belmiro deve andar a espumar-se, a tentar arranjar alguma solução para o futuro do Clix.

é bom que espume... tem sido isso que tem feito avançar as telecomunicações em Portugal... a isso chama-se concorrência

jpsfs
10-07-2007, 22:50
É lá pessoal... calma com os cavalos.... lol
Bem, está aqui uma grande confusão, vou ver se consegui explicar alguma coisa, se virem que digo alguma coisa errada digam sff.

SMARTV CLIX

A Clix tem ipTV desde Abril de 2006 usando a plataforma da Alcatel. Foi o primeiro operador a introduzir esta tecnologia em Portugal, se bem que de forma limitada e pouco concisa.
O principal problema do serviço SMARTV é que a largura de banda usada em casa box é subtraída na largura contratada. Por exemplo: se eu tiver o serviço Clix 12mb quando ligar uma box fico com 8mb para net e 4mb para a box, e se ligar mais box's vou subtraindo sucessivamente. Outro problema é a box que a Clix usa. Este equipamento está desactualizado, não tem disco interno e não está a par das mais recentes tecnologias do IpTV.

MEO da Portugal Telecom

Por outro lado a Portugal Telecom (PT) desde há muito tempo que está a estudar esta tecnologia. Penso que quando a Clix a introduziu já a PT estava a estudar tudo isto. O MEO usa a plataforma da Microsoft (uma das mais avançadas do mundo) o que permite ao utilizador uma maior fiabilidade. Com esta plataforma a gateway sincroniza à velocidade máxima da linha, estando a internet limitada aos 8mb mas quando ligar uma box a internet não sofre, mantendo-se à mesma velocidade. Assim a PT esperou pelo momento em que achou que seria mais correcto atacar, contudo acho que devia ter sido disponibilizado para mais de 50% das centrais e não para nichos, como de costume. Por informações fornecidas pelo 'Nabais', a tecnologia da Microsoft ainda não está toda em utilização, pelo que dentro dos próximos meses serão postas em prática mais algumas funcionalidades.
Como sabem, todo o equipamento do MEO é mais recente que o da Clix e assim sendo as suas box's, gateway, e outros são bem mais eficazes e fiáveis do que os da concorrência.

A nível de grelhas de canais penso que são equivalentes. Parece-me que a oferta da PT é mais estruturada e por isso deve vingar no mercado, sobretudo devido ao preço apelativo.
Ambas as versões mostram problemas, desde já não são tão cómodas como o serviço de cabo, que permite a sincronização sem box's em várias tv's. Contudo, eu que na construção da casa já pensei no ipTV, meti tomadas de rede em todos os locais onde tenho televisões, de forma a poder ligar as box's de forma conveniente e simples.
Acho que os operadores de CABO estão claramente para trás neste campo, visto que a sua infraestrutura é recente, e com muito mais por onde crescer. Acho que podem oferecer velocidade de acesso à internet muito mais elevadas e canais HD com fartura.

Espero ter esclarecido quanto às diferenças entre as duas ofertas IpTV.

Quanto ao main subject do tópico, penso que o futuro passa pela criação de algo parecido com a REN. A rede de cobre será a seu tempo substituída por fibra óptica e deixaremos de ter estes problemas do costume, claro que nessa altura já vamos ter outros, mas pronto, é assim que a tecnologia evoluí. Acho que vamos ter a passagem para o IPv6 abrindo ainda mais as possibilidades do mundo das comunicações.
Neste momento penso que o Estado português não está a pensar no futuro. Devia pressionar os operadores para eles avançarem com a fibra para todo o país de forma a atrairmos investimento especializado e de alta qualidade.

Agradecimentos ao Nabais (http://www.techzonept.com/member.php?u=4493) pelo acrescentado.
Desculpem-me o testamento, mas acho que esclareci o que era necessário.

Cumpz jpsfs

nipnip
10-07-2007, 22:53
desculpa lá... mas o que tá dito no site deles de forma clara é que a largura de banda da box da tv é subtraida na velocidade de 8 megas... vejam as FAQ's deles

Nabais
10-07-2007, 22:58
jpsfs, tás errado no que o nipnip disse. O Meo também tem esse problema, a internet fica com menos velocidade, apesar de no futuro, isso será resolvido, quando todos tivemrem mais de 8Mbps, pois 8 serão dedicados para a net. É essa a velocidade máxima que o serviço Meo terá, a da net.

Tirando isso, faltou-te o principal: A diferença brutal de tecnologia do Meo e do Clix. A tecnologia do Meo é imensamente superior e permite avanços enormes, enquanto que o Clix tem essa desvantagem de já estar a usar o máximo do seu serviço, em qualidade. Em breve verão o Meo a aumentar a olhos vistos, a permitir coisas muito inovadoras, como em parte já permite, como pequenos detalhes.

Por exemplo: sabiam que podem estar a ver um canal, sem pôr a gravar, e a box com disco está a gravar desde o momento em que estão a ver o canal? Se fizerem rewind para ver alguma coisa, podem fazê-lo, que a box continua a gravar o que está a dar até ao tempo real? Sabiam que podem ter outros canais em PIP?

Além disso, é o que já foi dito no topico, como as velocidades, entre outras diferenças tecnológicas que o futuro nos dirá. Apenas vos digo que o Meo é o serviço mais avançado e que não há serviço no momento que lhe chegue aos calcanhares.

PS: Não, não sou vendedor nem tenho nada a ver com adesões ou isso :lol: Apenas falo do que vi e testei.

jpsfs
10-07-2007, 23:00
desculpa lá... mas o que tá dito no site deles de forma clara é que a largura de banda da box da tv é subtraida na velocidade de 8 megas... vejam as FAQ's deles

Pois de facto é o que eles dizem, mas para já não é assim que as coisas se estão a processar, como podes constatar pelo tópico sobre o MEO. Sendo assim, não sei o que vos diga, mas acho que a PT irá corrigir o que está no site.

Cumpz jpsfs

nipnip
10-07-2007, 23:00
e achas que a clix vai ficar a olhar só? e sabias que essa do PIP, do rewind em directo são características da box e não do meo em si?

Nabais
10-07-2007, 23:03
Pois de facto é o que eles dizem, mas para já não é assim que as coisas se estão a processar, como podes constatar pelo tópico sobre o MEO. Sendo assim, não sei o que vos diga, mas acho que a PT irá corrigir o que está no site.

Mais uma vez, estás errado. Neste momento já se verifica isso. Mais tarde é que se irá deixar de verificar.

e achas que a clix vai ficar a olhar só? e sabias que essa do PIP, do rewind em directo são características da box e não do meo em si?

Errado. A box permite-o, porque a tecnologia o permite. Se a tecnologia não o permitir, a box bem que pode permitir, que não seria possível, pois a tecnologia é que permite que seja enviado um stream mais pequeno só para o PIP e que esse rewind seja feito em tempo real, sem falhas.

nipnip
10-07-2007, 23:08
e o adsl2+ usado pela clix não permite esse stream?? quanto a mim isso parece-me uma questão de hardware no utilizador final apenas... e o rewind e feito usando o disco rigido da box... as informações vão sendo armazenadas e depois são disponibilizadas... se tu kiseres ver o que se passou há 10 segundo atrás no futebol essas imagens são lidas do disco não do stream...

jpsfs
10-07-2007, 23:08
jpsfs, tás errado no que o nipnip disse. O Meo também tem esse problema, a internet fica com menos velocidade, apesar de no futuro, isso será resolvido, quando todos tivemrem mais de 8Mbps, pois 8 serão dedicados para a net. É essa a velocidade máxima que o serviço Meo terá, a da net.

Tirando isso, faltou-te o principal: A diferença brutal de tecnologia do Meo e do Clix. A tecnologia do Meo é imensamente superior e permite avanços enormes, enquanto que o Clix tem essa desvantagem de já estar a usar o máximo do seu serviço, em qualidade. Em breve verão o Meo a aumentar a olhos vistos, a permitir coisas muito inovadoras, como em parte já permite, como pequenos detalhes.

Por exemplo: sabiam que podem estar a ver um canal, sem pôr a gravar, e a box com disco está a gravar desde o momento em que estão a ver o canal? Se fizerem rewind para ver alguma coisa, podem fazê-lo, que a box continua a gravar o que está a dar até ao tempo real? Sabiam que podem ter outros canais em PIP?

Além disso, é o que já foi dito no topico, como as velocidades, entre outras diferenças tecnológicas que o futuro nos dirá. Apenas vos digo que o Meo é o serviço mais avançado e que não há serviço no momento que lhe chegue aos calcanhares.

PS: Não, não sou vendedor nem tenho nada a ver com adesões ou isso :lol: Apenas falo do que vi e testei.

Já acrescentei algumas das coisas k falaste ao tópico de cima, espero que assim dê uma ideia melhor que o ppl nao tenho k ler tudo d uma vez. Lol

Obrigado e cumpz
jpsfs

Nabais
10-07-2007, 23:11
e o adsl2+ usado pela clix não permite esse stream?? quanto a mim isso parece-me uma questão de hardware no utilizador final apenas... e o rewind e feito usando o disco rigido da box... as informações vão sendo armazenadas e depois são disponibilizadas... se tu kiseres ver o que se passou há 10 segundo atrás no futebol essas imagens são lidas do disco não do stream...

Claro que depende do equipamento final também, mas se a plataforma não o permitir, a box até pode saber transformar ferro em ouro, que não vai acontecer nada. O IPTV do Clix não permite isso, tanto nas boxes como na plataforma.

nipnip
10-07-2007, 23:14
de facto não sabia que não havia essa possibilidade... se bem que eu ache que o rewind é possível basta o clix querer (já o permite no homevideo)... quanto ao PIP de facto acredito que não seja possível

Nabais
10-07-2007, 23:18
de facto não sabia que não havia essa possibilidade... se bem que eu ache que o rewind é possível basta o clix querer (já o permite no homevideo)... quanto ao PIP de facto acredito que não seja possível

Sim, mas essa é a diferença. Homevideo é uma coisa. o Meo também tem o VoD e lá faz o mesmo. Mas isso qualquer TV sempre fez. O que o Meo faz e mais nenhuma consegue nem conseguirá a não ser que mude a plataforma e as boxes, é fazer rewind, pausa, etc, mesmo na TV em si, enquanto vez um canal qualquer.

nipnip
10-07-2007, 23:20
Sim, mas essa é a diferença. Homevideo é uma coisa. o Meo também tem o VoD e lá faz o mesmo. Mas isso qualquer TV sempre fez. O que o Meo faz e mais nenhuma consegue nem conseguirá a não ser que mude a plataforma e as boxes, é fazer rewind, pausa, etc, mesmo na TV em si, enquanto vez um canal qualquer.

isso é possível... eu faço isso no pc com uma placa de tv que custou meia duzia de trocos e uma antena terrestre... é tudo questão de hardware no utilizador final apenas....
por exemplo no meo se estiveres a ver a rtp1 e mudares para a rtp2 e tentares fazer um rewind para 10 minutos atrás na rtp2 não dá pois não?

Nabais
10-07-2007, 23:44
isso é possível... eu faço isso no pc com uma placa de tv que custou meia duzia de trocos e uma antena terrestre... é tudo questão de hardware no utilizador final apenas....
por exemplo no meo se estiveres a ver a rtp1 e mudares para a rtp2 e tentares fazer um rewind para 10 minutos atrás na rtp2 não dá pois não?

Posso-te garantir que não é uma questão de hardware final. Não achas que, se fosse, o Clix já teria lançado boxes a fazer isso? Experimenta mandar um mail para lá a perguntar isso, se quiseres.

Só dá para fazer rewind desde que estás a ver o canal em questão. Se mudaste de canal há 5 segundos, só podes gravar esses 5 segundos. Se estiveres lá há 1h, podes fazer rewind e fast forward nessa hora toda.

nipnip
10-07-2007, 23:46
então isso é uma questão de hardware apenas... aposto a cabeça...

Nabais
10-07-2007, 23:49
então isso é uma questão de hardware apenas... aposto a cabeça...

Não apostes. Não queria entrar em detalhes, mas há uma equipamento, na plataforma, chamado Branch. A box ordena ao Branch para lhe enviar um stream e é a esse Branch que vai buscar o stream actualizado enquanto fazes rewind, pause, etc. Sem esse Branch, que o Clix não tem, não há essa funcionalidade. O Clix apenas tem o servidor normal de Stream. O Branch é um complemento ao mesmo, que permite fazer essas coisas.

Não entrarei em mais detalhes sobre o assunto, por motivos profissionais.

nipnip
11-07-2007, 00:24
até pode ser... mas é perfeitamente possível executar isso apenas com hardware no cliente final....

Odin
11-07-2007, 02:55
A principal diferença e mais cara de mudar ninguem falou:

MPEG2 e MPEG4

O resto são serviços relativamente fáceis de implementar.

O TiVo está numa classe à parte, baseia-se em "inteligência artificial", que através de todos os user's, ao seu uso e ao nosso próprio aprende o que gostamos e grava sozinho e dá-nos a opção de visualizar quando chegamos a casa, se não virmos apaga e volta a gravar.
(dourei a pilula porque na realidade é um pouco mais simples)

A PT está a terminar de colocar fibra em quase todos os armários de rua, com isso o problema do VDSL2 será resolvido, julgo que terão que disponibilizar esta infraestrutura a todos os operadores.

O problema Português mais uma vez é só ter dois operadores com fiber to the corner, PT e Cabovisão, com reais possíbilidades de aumentar muito o débito ou levar a fibra a casa do cliente (falo de redes com alguma dimensão).

[[]]'s

J[PT]
11-07-2007, 03:32
correctíssimo... não houve qualquer altereção ao Pico-DSLAM desenvolvidos pela PT...

E já agora... a PT ainda nem sequer conseguiu por o actual serviço a funcionar em VDSL quanto mais desenvolver e aplicar uma tecnologia derivada do VDSL (ainda gostava que me dissesem um informação da PT (link onde está publicado) a dizer que estão a trabalhar com outra coisa que não seja o VDSL já standardizado... até Aqui (http://www.revista-empresas.telecom.pt/NoticiasVisualizar.aspx?id=119&tipo=11) a PT diz claramente que é VDSL que prentede usar.

Sinceramente, achas que testes e desenvolvimento saem logo assim sem mais nem menos para o exterior... para vocês tem logo de existir links a divulgar entre outros...

A única coisa que posso afirmar é que temos testes de 100Mbps a 2820Metros do Headhend no canal descendente sobre um par de cobre de 6mm do vulgar POTS.

hyujin
11-07-2007, 11:15
Portanto para melhoria das telecomunicações em Portugal o Estado devia sair do grupo PT de forma a não defender interesses da PT para benificio de ambos, além disso tal como existe a REN(Rede Eléctrica Nacional) na electricidade deveria existir uma RTN(Rede Telefónica Nacional) sendo esse organismo responsável das cablagens e locais de instalação de centrais em Portugal de forma a garantir uma melhor isenção nas telecomunicações, essa RTN deveria ser do Estado ou então de privados que não fazem parte de qualquer operador de telecomunicações.

Estou 100% de acordo contigo,

Só lhe dava o nome de REDE de TELECOMUNICAÇÕES NACIONAL.

Só assim recuperávamos o atraso brutal, que temos em relação aos nossos parceiros da EU.

O Barroso à custa disto, tramou os consumidores. A PT deve ter-lhe agradecido.
Que jogada!

[PT]latrine
11-07-2007, 11:48
Obrigado hyujin por voltares ao tópico... e deixo uma pergunta adicional a ver se voltam ao tópico...

- Se era detida em partes iguais por privados que não tinham nada a ver com telecoms, qual o incentivo para investir na rede quando ela dá lucro como está? Isso não iria atrasar "mais ainda" o desenvolvimento nacional?

- Se em alternativa era detida pelos operadores em partes iguais, todos investiam na empresa em partes iguais? a Tvtel teria capacidade para acompnhar um deployment de ADSL em todo o país?

- E já agora... Já viram concorrência na rede electrica? apesar de anunciarem este modelo como o melhor? E as redes das outras empresas públicas? eram reunidas sob a alçada da mesma instituição?

----------OFF topics--------------------

Rede de comutação digital é mesmo 100% digital entre comutadores... entre o telefone e a central é analógico, na cetral faz-se conversão para digital por amostragem e é TODA 0 e 1 tal como a sinalização que é gerada. (podes estar a confundir entre rede de comutação por circuitos e pacotes, mas a RDIS também é por circuitos)

A RDIS é 100% digital pois a digitalização da comunicação ocorre no equipamento terminal (por isso não podes usar os mesmo equipamentos) ou em TA (terminal adapters) onde podes ligar terminais antigos.

Em 90% dos casos em que o cliente residencial tinha RDIS optou pela migração para analógico, por causa das questões que eu levantei (funcionalidades identificação do número chamador, chamada em espera, call waitnign reencaminhamento, todas as ocisas qu qa RDIS apregoava como vantagens foram replicadas para a rede "normal" com um preço muito mais barato... Daí eu dizer que os investimentos em RDIS terem sido um erro estratégico (mas está descansado... já fui um defensor acérrimo da RDIS)... foi assim mais ou menos como o ATM... era a centésima quinquagésima maravilha do mundo, mas por causa do seu preço e da massificação do Ehternet e IP perdeu toda a sua vantagem.

Já agora quanto a soluções de TV eu digo-vos qual é o futuro...

A fase II já existiu num projecto da TV Cabo que não me lembro o nome, ainda a NOVIS andava a pensar o que fazer para adquirir cleintes na voz. Este produto assentava na emissão em broadcast por sinal CATV e no IP para a meta-informação. Era possível numa emissão clicar em anúncios, sendo levado para páginas da net, costumizar publicidade com base no padrão do utilizador, enviar e-mails, chats, tudo. O problema deste produto é que a box era cara demais, e ninguém via utilidade para aquelas coisas na tv...e eu sinceramente continuo sem ver, mas o marketing assim o dita.

A fase IIb que virá aí é a emissão suportada em DVB-T (que graças ao concorrente que teve a licença parada durante 6 anos continua a ser uma miragem quando a PT já tinha emissores instalados e a funcionar... falem de "atrasos" impostos pelo incumbete) e o retorno/meta informação via ADSL tudo concentrado numa BOX que é receptora de DVB-T e tem capacidade de processametno para colocar esta informação adicional no ecrã...É que não se esqueçam que o IP não é uma tecnologia de broadcasting... não é, nunca foi e nunca será... sendo possível fazer streams, apenas assegurado por larguras de banda suficientemente largas para não ter falhas....

É por este pormenor que acho que a fixação dos 8 Mbps como necessidade e velocidade comunicada é uma excelente jogada da PT ao contrário da SMART TV que não impõe qualquer restrição... é que se teres uma quebra quando fazes um download é rasca, experimenta teres esta quebra quando o <insert your club here> está para marcar um penalti....

As capacidades do MEO são um misto da box como o nipnip disse e da infraestrutura como o Nabais disse.
AS vulgares capacidades de pausa, rewind, ou mesmo gravar enquanto se vê outro canal dependem unica e exclusivametne do disco rígido da BOX, que como o exemplo Dinamarquês provou, é a peça chave da venda do serviço em massa, ao contrário da aposta da Smart TV que apostou na divulgação do que já existia... mais uma vez uma falta de visão brutal, e assemelha-se ao Sms como erro de programação de sucesso. Se é para ser um serviço inovador tem que ser mesmo inovador... não é oferecer a mesma coisa por caminhos diferentes, caminhos esses a que o cliente é totalmente indiferente... acabaram por ficar apenas com clientes descontentes do serviço da TV por cabo que poior que tudo são clietnes formtemente reclamadores...

Existem no entanto algumas capacidades da plataforma que a nem com um computador normal com uma placa de captura consegues fazer, isto quando se fala no reino do IPTV e são eles o PiP em que um stream da emissão é codificado em tempo real numa dimensão muito mais reduzida para ser enviada enquanto se vê outro canal, e o Zapping instantâneo... não há nada mais irritante do que ficar à espera que a tv mude de canal quando temos o 70X7 na televisão :) e Isto a Alcatel nem a Siemens conseguiam oferecer... que foram também testadas amplamente pela PT como é obvio

The_Unknown
11-07-2007, 11:58
Agora não têm limites por um suplemente na mensalidade, e vê-se como a rede deles anda :-D.

Já que mandaste uma bujarda dessas sem nexo, comprova.

Espera, deve ser nos speedtests que fica a perder.. ou então algum problema esporádico..

azurit3
11-07-2007, 13:09
Concordo plenamente com uma REN das telecomunicações.
O pais tinha ficado melhor se tivesse continuado em regime de concessão,
Agora os políticos que arranjem a maneira mais barata de comprar de volta.

latrine;1802963']- Se era detida em partes iguais por privados que não tinham nada a ver com telecoms, qual o incentivo para investir na rede quando ela dá lucro como está? Isso não iria atrasar "mais ainda" o desenvolvimento nacional?

- Se em alternativa era detida pelos operadores em partes iguais, todos investiam na empresa em partes iguais? a Tvtel teria capacidade para acompnhar um deployment de ADSL em todo o país?

- E já agora... Já viram concorrência na rede electrica? apesar de anunciarem este modelo como o melhor? E as redes das outras empresas públicas? eram reunidas sob a alçada da mesma instituição?
Para mim devia ser uma empresa privada, com capitais públicos, que teria receitas dos ISP's com preços por central e por número de utilizadores nessa central, para incentivar as centrais menos apetecíveis. Também teria financiamento do Estado(exemplo: plano tecnológico) e possivelmente da Europa.

Na electricidade a liberalização foi à pouco, e se não me engano é só a nível Ibérico, por isso não existe concorrência suficiente.
Que filme de terror a EDP ser empresa privada sem capitais públicos e adquirir a REN.

Outra ideia que tive, era fazer centrais de telecomunicações e eléctricas paredes meias, e juntar a gestão numa empresa chamada Redes Nacionais(RN).
Quando se fizesse alguma nova estrada, a RN metia dois tubos para os fios eléctricos e para os fios de telecomunicações(telefónico e coaxial).

[PT]latrine
11-07-2007, 14:04
Boa dica... infazível mas muito prática... de novo a racionalidade económica e o monopólio natural a vir ao de cima...

Já agora porque não obrigar As camaras municipais a fazer condutas multi-tarefa quando fazem qualquer tipode obra na via pública? pelo menos poupava-se o custo de estar a esburacar o alcatrão recente uma semana depois de posto só porque a licença chegou atrasada :)

azurit3
11-07-2007, 15:41
latrine;1803341']Boa dica... infazível mas muito prática... de novo a racionalidade económica e o monopólio natural a vir ao de cima...
Estás-te a referir á ideia da Redes Nacionais(RN)?
Eu não tinha medo de monopólio na gestão da rede nacional, pelo contrario até gostava,
onde nós precisamos de concorrência é nas empresas que iriam utilizar essa rede.

A rede ficava melhor estruturada e em última analise os consumidores iriam ter menos entraves à concorrência.

Olha o caso da PT e da sua gestão da rede telefónica, que prejudica todos os concorrentes e consumidores.
A PT até admite que poderá ser multada pela Concorrência por abuso de posição dominante (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1298500).

Quanto à concorrência não vejo problema, quanto à racionalidade económica: para não haver a expectativa de lucro, deveria ser uma empresa pública, que investia tudo o que recebia em novas infraestruturas e despesas operacionais.

Impossible is nothing

Odin
11-07-2007, 17:10
----------OFF topics--------------------

Rede de comutação digital é mesmo 100% digital entre comutadores... entre o telefone e a central é analógico, na cetral faz-se conversão para digital por amostragem e é TODA 0 e 1 tal como a sinalização que é gerada. (podes estar a confundir entre rede de comutação por circuitos e pacotes, mas a RDIS também é por circuitos)

A RDIS é 100% digital pois a digitalização da comunicação ocorre no equipamento terminal (por isso não podes usar os mesmo equipamentos) ou em TA (terminal adapters) onde podes ligar terminais antigos.

Em 90% dos casos em que o cliente residencial tinha RDIS optou pela migração para analógico, por causa das questões que eu levantei (funcionalidades identificação do número chamador, chamada em espera, call waitnign reencaminhamento, todas as ocisas qu qa RDIS apregoava como vantagens foram replicadas para a rede "normal" com um preço muito mais barato... Daí eu dizer que os investimentos em RDIS terem sido um erro estratégico (mas está descansado... já fui um defensor acérrimo da RDIS)... foi assim mais ou menos como o ATM... era a centésima quinquagésima maravilha do mundo, mas por causa do seu preço e da massificação do Ehternet e IP perdeu toda a sua vantagem.

SS7 ou sinalização 7 é o que é usado entre comutadores ou a rede core de comutação e é comutação de circuitos pura e dura e é pcm (pulse code modulation). Só a sinalização é que é pacotes, não vou mais teimar, se quiseres faz umas pesquisas. O RDIS está morto, é mais que óbvio, nunca disse o contrário. Agora o SS7 não, é o mais usado em operadores sérios pela segurança e fiabilidade. Mesmo com VoIp o SS7 continua lá na stack de SIP-T(embora aqui a comutação já seja por pacotes).

Já agora quanto a soluções de TV eu digo-vos qual é o futuro...

A fase II já existiu num projecto da TV Cabo que não me lembro o nome, ainda a NOVIS andava a pensar o que fazer para adquirir cleintes na voz. Este produto assentava na emissão em broadcast por sinal CATV e no IP para a meta-informação. Era possível numa emissão clicar em anúncios, sendo levado para páginas da net, costumizar publicidade com base no padrão do utilizador, enviar e-mails, chats, tudo. O problema deste produto é que a box era cara demais, e ninguém via utilidade para aquelas coisas na tv...e eu sinceramente continuo sem ver, mas o marketing assim o dita.

Foi o que eu disse, isso é IMS (IP Multimédia Subsystem) com a diferença que com o IMS a inteligência está no core da rede e não na box, o que é mais fiável e mais barato de implementar. É tambem mais fácil de criar unified Message de verdade e a convêrgencia de todas as redes de dados voz e televisão. Já existem 3 operadores cá em Portugal que podem lançar já estes serviços, embora um não tenha a TV e outro não tem a componente móvel.

[[]]'s

[PT]latrine
11-07-2007, 18:03
azurit3

O problema é que o desenho de uma rede electrica não é de todo semelhante ao de uma rede de telcos... irias estar a prejudicar o correcto desenho tanto de uma como de outra... POr isso é que disse que a ideia seria boa.. mas impraticavel.

além disso isso funcionaria correctamente para novas áreas, mas o que se assiste a uma concentração demográfica nos centros urbanos e esses ja têm rede passada...

---------------------OFF topics-----------------------
Devemos estar a falar em níveis diferentes do modelo ISO...

Concordo com o que disseste quando à SS7 e nem está em questão, tendo sido a única coisa que realmente funciona entre os vários fornecedores... o que resta do modelo TMN... mas desde sempre que me venderam que a "mensagem" na comutação digital era transformada em zeros e uns e comutada neste formato... claro que a layer de transporte no velhinho PDH ou em SDH ja´é um outro nível se é pulse ou time já não me interessa. :) a mensagem continua a ser em zeros e uns.

Sim o princípio está lá, o IMS é um nome "recente" puxado mais à baila pelo 3g e redes móveis, mas sim... teoricamente estás lá!... só que este piloto da tvcabo já tem para cima de 6-7 anos :)

Purex
11-07-2007, 18:24
Por acaso fui cliente da ITV - TV interactiva ( TV Cabo ) há uns anos atrás. Era uma granda box, o interface era da Microsoft. Além do comando, também nos era dado um teclado sem fios. A Box foi trocada umas 3 vezes. Havia salas de jogos, chat, compras-on-line, VOD, disco rígido e tinha net gratuita na TV. Isso é que era interessante: uma box, que dps nos permitia navegar com um browser na tv sem restrições nem limites de tráfego e sem mensalidade extra...até havia uma opção para enviar SMS á pala para TMN. Podiámos inclusivé, por exemplo na altura dos Big Brothers, fazer a votação dos concorrentes pela box, pq aquilo tinha menus interactivos exclusivos para cada programa. Mas era um sistema mto instável, apesar de ter carradas de opções...é pena não ter vingado...

Cumps !

[PT]latrine
12-07-2007, 11:18
Exactamente... era esse o modelo de televisão...

Como não foram produzidos os conteúdos necessários, excepto pela tvcabo, a MS repensou a sua estratégia e focalizou a sua iniciativa nos media no IP TV... ou seja... o MEO é a iTV2... com menos funcionalidades, mas mais orientadas às massas... simples para usar simplesmente...

O engraçado é que a versão da itv era pensada para ecrãs CRT normais e os conteúdos não apareceram pois tinham que seguir directrizes muito fortes na sua configuração base... hoje em dia com os TFTs já s epodem ver os sites da web no seu formato normal...

-----------oF toppics--------

Estava ali na casa de banho e lembrei-me que tens toda a razão... a comutação digital aplica-se apenas ao nível da "inteligência" da comutação, o resto continua a ser pcm... no entanto a gestão faz-se a um nível electrónico/digital :)... sorry, my bad.. isto de ser economista acaba por deturpar um pouco as coisas :)

Odin
12-07-2007, 11:32
Ok,

Já agora é modelo OSI e não ISO.

[[]]'s

azurit3
13-07-2007, 14:12
latrine;1804194']O problema é que o desenho de uma rede electrica não é de todo semelhante ao de uma rede de telcos... irias estar a prejudicar o correcto desenho tanto de uma como de outra...
Já alguém fez um estudo sobre isso?

MrRCS
13-07-2007, 15:29
o mais provável é haver outro spin-off dentro da PT