View Full Version : Duvidas sobre SO que nao sejam Windows

Kristian0
09-07-2007, 10:23
Boas, posso considerar que de SO de Windows percebo alguma coisa.
Mas quando chego a esta secção deparo-me com o desconhecido.
Caixa Magica, Unix, Mac OX, Ubuntu.... ( E outros mais que eu devo desconhecer)
JÁ ouvi falar que alguns destes SO's são freeware.
Quais as vantagens e desvantagens face ao Windows?
O objectivo deste poste é EU e OUTROS com as mesmas duvidas que as minhas (porque tenho contacto com gente aqui do fórum que também tem duvidas sobre isto.Nem sei se esta é a secção certa porque o que eu queria era mesmo falar de todos os SO's disponíveis para consumo, pagos ou não.
Esclareçam

Se não for a secção certa mudem

AndreAPL
09-07-2007, 10:55
Nesta secção apenas se trata sistemas Linux (/Unix e BSD, porventura).
Aconselha-se a ler a FAQ Gnu/Linux (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=124080), existe para alguma coisa.

slack_guy
09-07-2007, 10:56
As diferenças são várias.
Por exemplo, para quem usa exclusivamente Windows é frequente dizer que o Linux é freeware - software gratuito - em vez de Free Software - Software Livre.

A diferença é abismal, embora não pareça: enquanto que freeware é quase sempre software fechado (não podes modificar o código fonte), Free/Open Software é sempre software livre/aberto (podes ver, modificar e distribuir o código fonte).

A diferença, neste aspecto, não está no preço, está na liberdade que te é dada para fazeres o que quiseres - até um certo ponto - com o código fonte.

Para quem usa software proprietário, este é um dos conceitos mais difíceis de apreender. Embora, hoje em dia, com o Firefox e openoffice disponíveis para windows, alguma rapaziada vá percebendo que existe mais mundo além do sistema operativo do bill gates.

As outras diferenças - não há vírus, maior estabilidade (consoante a distribuição adoptada), menores requisitos de hardware, gestão mais eficiente de memória, drivers proprietários mal feitos ou inexistentes, menos jogos, etc, deixo para outros comentarem.