View Full Version : Gestão de Memória

mpLopes
07-07-2007, 02:08
Já há algum tempo que era para colocar esta questão neste (grandioso) fórum, uma vez que com o passar do tempo já me apercebi que passam por cá alguns (senão mesmo bastantes) entendidos nestas matérias :)

A questão é simples: tenho um Macbook 1.83 com 512MB de RAM!É pouca RAM é certo. Contudo, parece-me "caricato" no mínimo o facto de ligar o Macbook (ligar mesmo, não é retirar do sleep) e apenas com a airport ligada, sem qualquer aplicação em funcionamento (edit: quicksilver arranca automaticamente), abrir o monitor de actividade e este indicar-me que tenho apenas 6MB de memória livres!
Tal como mostra a imagem (http://img522.imageshack.us/my.php?image=imagem1rc3.png).

Isto é normal?!Se sim, porquê que isto acontece?

Cumprimentos.

Rui_Carlos
07-07-2007, 12:13
no meu powerbook isso não acontecia (mas também já ouvi no fórum que os Intel precisam de mais RAM).

abc
07-07-2007, 13:08
A memória inactiva está em stand-by à espera de ser usada e é como se fosse livre. A diferença é que o Mac OS tem um sistema qualquer que aloca a RAM de acordo com previsões do uso que lhe vai dar. E essa é a memória inactiva.

mpLopes
07-07-2007, 17:37
A memória inactiva está em stand-by à espera de ser usada e é como se fosse livre. A diferença é que o Mac OS tem um sistema qualquer que aloca a RAM de acordo com previsões do uso que lhe vai dar. E essa é a memória inactiva.

A verdade é que, nesta situação, fica realmente lento.
Por vezes, encontro ainda um processo de seu nome "update_prebindin" que "come" literalmente o mac todo.

Isto será resolvido incluindo mais RAM?ou esse sistema de alocação de memória vai ter sempre a memória toda "ocupada"?

RaaR
07-07-2007, 18:45
A verdade é que, nesta situação, fica realmente lento.
Por vezes, encontro ainda um processo de seu nome "update_prebindin" que "come" literalmente o mac todo.

Isto será resolvido incluindo mais RAM?ou esse sistema de alocação de memória vai ter sempre a memória toda "ocupada"?

O sistema de alocação de memória usado no Mac OS X é muito bom. Se sentes o computador lento com 512MB (o que é perfeitamente natural), colocar mais RAM vai resolver o problema.

Para mais informação, espreita este artigo:
A detailed look at memory usage in OS X (http://www.macosxhints.com/article.php?story=20010613140025184).

abuso
08-07-2007, 11:42
Aqui vai mais um artigo: http://sg80bab.blogspot.com/2007/03/is-my-mac-using-too-much-memory.html

Rui_Carlos
08-07-2007, 14:23
isso de o mac estar lento com 512Mb de RAM de certeza que não é normal, a menos que tenhas aplicações "pesadas" a correr. estive quase 1 ano com 512Mb no meu powerbook e só quando usava o Eclipse é que começava a ter problema (razão pela qual aumentei a RAM), de resto, não havia problemas de maior.

mpLopes
08-07-2007, 15:46
isso de o mac estar lento com 512Mb de RAM de certeza que não é normal, a menos que tenhas aplicações "pesadas" a correr. estive quase 1 ano com 512Mb no meu powerbook e só quando usava o Eclipse é que começava a ter problema (razão pela qual aumentei a RAM), de resto, não havia problemas de maior.

Tal como referi no post de abertura, aquele print foi tirado com o mac acabado de ligar, sem nada aberto (a não ser o quicksilver em execução), e o monitor de actividade.

Realmente gostava de perceber este sistema de alocação de memória. Vou tentar deitar um olho nesses artigos, a ver o que dizem.

RaaR
08-07-2007, 19:45
Vendo a imagem deixada no primeiro post, parece-me que se o computador está lento, não é por falta de memória. Há 123MB disponíveis para programas (lendo um dos artigos aprenderás que a memória inactiva também está disponível), o que não é mau num computador com 512MB de RAM. A lentidão poderá ser por o Quicksilver estar a indexar ficheiros. Esta questão seria mais facilmente analisada se o Quicksilver, que faz MUITA coisa, não estivesse a correr.

*****************resposta a flamebait****

Demiurgo
09-07-2007, 09:08
Meus caros,

Poucas picardias e segundos sentidos sff.

LowPro
09-07-2007, 09:26
no meu powerbook isso não acontecia (mas também já ouvi no fórum que os Intel precisam de mais RAM).
Não se esqueçam que nos Macbooks e nos Mac Minis (Intel) a gráfica rouba 64MB à RAM e quem só tem 512 fica com 448,ora se 512 já é pouco 448 ainda menos é...

Macs com CPU INTEL, só com 1 giga ou mais de RAM é que darão um rendimento porreiro