View Full Version : Pergunta sobre conceito do Linux e suas distros

DO2
06-07-2007, 17:29
Boas Techzone.

Tenho aqui uma pergunta rápida para fazer. Uma das razões pelo qual o Linux é conhecido é por ser Freeware, ou seja, grátis basta sacar e instalar, pode-se modificar e utilizar para fazer as nossas distros. Tanto quanto sei é isto. O Linux é quase como uma base para toda uma série de software free e open.

Hoje em dia é possível ir ao site de uma distro e fazer o download da mesma. Muitas vezes tem várias versões como Server, Desktop e afins. Até já ouvi dizer que se pode pedir aos donos da distro para nos enviarem um CD para instalar, caso não nos seja possível fazer o download.

Ao vasculhar o site da Fnac, vou à secção de Linux e vejo distros de Linux, OpenSUSE, Caixa Mágica e outros a preços exorbitantes. Distros que existem para download no próprio site.

Agora pergunto-vos: A Fnac não está a infringir nada ou a ir contra os próprios princípios do Linux ao colocar tais preços sobre o seu software? Afinal como é que isto funciona?

Obrigado :P

Morais
06-07-2007, 17:32
Varias distribuições de Linux tem vários tipos de pacotes (a Mandriva até abusa neles, chega a ser pior que os Windows), tens a versão gratuita dos mesmos tipo OpenSuse, Mandriva Free Edition e afins. As diferenças encontram-se ao nível de software não GNU, como certos drivers, codecs e programas em si e no suporte técnico, este inexistente nas versões gratuitas.

esquiso
06-07-2007, 17:48
Em relação à pergunta, não. Tu pode pegar num CD de Ubuntu e vende-lo por 100000000€.
No caso da Fnac, penso que o que eles vendem não é a distro em si mas sim o suporte.

E só umas correcções (:D):
A denominação correcta para o Sistema Operativo é GNU/Linux.
O GNU/Linux é free, sim senhora. Mas acima de tudo, é Open Source
O Linux, como kernel, não é base de nenhum software, apenas a base de um Sistema Operativo.
Todo o que seja baseado em Linux não pode ser apenas free, tem que ser Open Source, devido à licensa sob a qual esta o Linux.

slack_guy
06-07-2007, 18:19
As diferenças entre distribuições Linux incidem não sobre os pacotes que trazem, mas sobre as modificações que cada distro faz a esses pacotes - a começar pelo Kernel Linux.
Por isso é que tens bugs em alguns pacotes numa distro e não tens esses bugs noutra distro. Depende da 'patchadela' que cada distro dá ao software original.

Além disso, para tentarem tornar o sistema mais amigável - seja lá isso o que for - algumas desenvolvem os seus próprios programas para gestão e configuração do software e da máquina.

Uma outra diferença é referente à organização dos ficheiros de arranque: SysV (fedora, suse, etc) ou BSD (slackware, archlinux(?), etc).

De referir ainda as diferenças entre as formas de instalação que cada distro apresenta: umas que permitem seleccionar pacotes individualmente, outras que despejam tudo, outras que despejam o mínimo e outras que nem sim nem não; umas que têm o instalador apenas em inglês e outras em vários idiomas.

Se queres saber o que é o Linux, atrave-te a instalar uma distro - uma qualquer, porque o mais certo é acabares por instalar e desinstalar distros até - ao fim de uns meses - acentares numa.

À medida que fores aprofundando os conhecimentos em Linux vais ver que aprendes mais sobre informática do que todos os anos em que usaste windows (supondo que usas windows).

int
06-07-2007, 18:25
Em relação à pergunta, não. Tu pode pegar num CD de Ubuntu e vende-lo por 100000000€.
Desde que não seja os CDs que mandas vir do site do Ubuntu de graça. Esses não podem mesmo serem vendidos, só de graça.

CR_
06-07-2007, 18:45
"Free as in free speech, not as in free beer." ;)

esquiso
06-07-2007, 19:01
Desde que não seja os CDs que mandas vir do site do Ubuntu de graça. Esses não podem mesmo serem vendidos, só de graça.

Tens a certeza? Tinha mesmo a ideia que se podia fazer isso. Alias, as capas dos cd's não dizem nada em contrario.

slack_guy
06-07-2007, 19:15
Só podes distribuir (vender ou dar) se incluires o source de todos os programas. Se os CDs que referes trazem os sources, não vejo onde esteja a limitação. Mas admito que esteja enganado, nunca vi um CD do Ubuntu.

Conde
06-07-2007, 23:29
Por vezes veem-se distros a venda, mesmo as que se encontram grátis na net. Por exemplo, podes encontrar o Mandriva à venda, porque o vendem? Porque pagas a embalagem toda "pipi", um manual e ainda tens suporte incluído, de resto é identico ao que encontras no site para download.

lothar_m
06-07-2007, 23:51
Boas Techzone.
Ao vasculhar o site da Fnac, vou à secção de Linux e vejo distros de Linux, OpenSUSE, Caixa Mágica e outros a preços exorbitantes. Distros que existem para download no próprio site.

Agora pergunto-vos: A Fnac não está a infringir nada ou a ir contra os próprios princípios do Linux ao colocar tais preços sobre o seu software? Afinal como é que isto funciona?

Nos casos em que existem empresas por tras de uma distro (red hat, novell, mandriva, red linux, etc) essas empresas tentam financiar-se pela venda de suporte e assistencia aos clientes e/ou venda de versões "especiais" do seu software. Essas versões, geralmente voltadas para clientes empresariais incluem software não gratuito (vem me à memoria o star office da sun).

PrOdG
07-07-2007, 01:21
Todo o que seja baseado em Linux não pode ser apenas free, tem que ser Open Source, devido à licensa sob a qual esta o Linux.
Se eu estou a perceber esta frase ("Tudo o que seja baseado em Linux" é uma construção algo esquisita) então o que dizes está errado. Há bastante software proprietário (closed source) para Linux.

esquiso
07-07-2007, 01:23
Se eu estou a perceber esta frase ("Tudo o que seja baseado em Linux" é uma construção algo esquisita) então o que dizes está errado. Há bastante software proprietário (closed source) para Linux.

Tens razão, lido pela 2ª vez fica um bocado mal.

O que eu queria dizer era que tudo o que contiver partes do código do Linux, tem que ser Open Source.