View Full Version : Problemas constantes no macbook?
Bom dia a todos!
Eu estou a pensar comprar um macbook em Setembro, não pela "fantástica" gráfica que este traz (uma partilhada fraquinha de 64) ou pelo "grande" disco que este traz (80gb), mas pela fiabilidade mítica que sempre ouvi dizer uma Mac possuirem, pelo excepcional design, pela autonomia (supostamente um maximo de 6h), por ser de 13.3", etc etc. Ou seja, estava disposto a abdicar de uma grafica potente, de mais disco, etc, para ter uma "maczinho" bonito e fiável......a questão que se coloca,e que me tem posto de pé atras em mudar das plataformas normais para mac, é que tenho pesquisado mt e lido em sites estrangeiros que os mac desde que mudaram o país em que fazem o assemblemente, os problemas tem sido constantes...talvez constantes demais para ser aceitável à luz da fama da apple: desde mac´s que fazer reboot sozinhos, ventoinhas que fazem ruídos, outras n refrigeram os mac decentemente levando-os a aquecerem demais, a assistência por xs é muito demorada (duas semanas ou 15 dias), monitores que se desligam sozinhos, programas que se iniciam ou terminam sozinhos..... (ver por exemplo em http://www.macintouch.com/readerrepo...html#17may2006 (http://www.macintouch.com/readerreports/macbook/topic4265.html#17may2006))
Eu estava mesmo muito inclinado para mudar para um mac mas isto que tenho lido esta-me a deixar um pouco apreensivo, porque se estou a abdicar de "potencia" por fiabilidade e elegância, n acho estes erros admissíveis numa companhia que se hj sobrevive é graças à sua fama de alta fiabilidade.
O que acham disto? Agradicia que me esclarecessem
Muito obrigado e um abraço.
http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/statusicon/user_online.gif http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/misc/progress.gif http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/buttons/edit.gif (http://www.btuga.info/editpost.php?do=editpost&p=940710)
Bom dia a todos!
Eu estou a pensar comprar um macbook em Setembro, não pela "fantástica" gráfica que este traz (uma partilhada fraquinha de 64) ou pelo "grande" disco que este traz (80gb), mas pela fiabilidade mítica que sempre ouvi dizer uma Mac possuirem, pelo excepcional design, pela autonomia (supostamente um maximo de 6h), por ser de 13.3", etc etc. Ou seja, estava disposto a abdicar de uma grafica potente, de mais disco, etc, para ter uma "maczinho" bonito e fiável......a questão que se coloca,e que me tem posto de pé atras em mudar das plataformas normais para mac, é que tenho pesquisado mt e lido em sites estrangeiros que os mac desde que mudaram o país em que fazem o assemblemente, os problemas tem sido constantes...talvez constantes demais para ser aceitável à luz da fama da apple: desde mac´s que fazer reboot sozinhos, ventoinhas que fazem ruídos, outras n refrigeram os mac decentemente levando-os a aquecerem demais, a assistência por xs é muito demorada (duas semanas ou 15 dias), monitores que se desligam sozinhos, programas que se iniciam ou terminam sozinhos..... (ver por exemplo em http://www.macintouch.com/readerrepo...html#17may2006 (http://www.macintouch.com/readerreports/macbook/topic4265.html#17may2006))
Eu estava mesmo muito inclinado para mudar para um mac mas isto que tenho lido esta-me a deixar um pouco apreensivo, porque se estou a abdicar de "potencia" por fiabilidade e elegância, n acho estes erros admissíveis numa companhia que se hj sobrevive é graças à sua fama de alta fiabilidade.
O que acham disto? Agradicia que me esclarecessem
Muito obrigado e um abraço.
http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/statusicon/user_online.gif http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/misc/progress.gif http://pwp.netcabo.pt/0167994701/btuga/buttons/edit.gif (http://www.btuga.info/editpost.php?do=editpost&p=940710)
Esses problemazinhos que viste por aí são da versão CD dos Macbook. As novas versões C2D já vêm com isso tudo solucionado.
Peidina, tens alguma certeza no que disseste ?
Abraço
Esses problemazinhos que viste por aí são da versão CD dos Macbook. As novas versões C2D já vêm com isso tudo solucionado.
Problemazinhos? que bruto eufemismo.... ;(
O com a nova versão C2D tb corrigiram a qualidade do serviço de apoio tecnico? :p
O problema de quem quer comprar um mac é pesquisar "demais" antes de o fazer. Quando vais pesquisar na net para procurar problemas nos portateis mac, é precisamente isso que vais encontrar: pessoas com problemas no mac! no entanto ficarias surpreendido como a percentagem de pessoas com problemas é pequena, comparada com a percentagem de pessoas satisfeitas. É como tudo, podes ter azar e o que comprares vir com algum problema, seja mac ou pc.
Eu comprei, e estou bastante satisfeito e nunca na vida tenciono comprar portatil de outra marca.
Se um Mac dá problemas todas a gente fala, se não der, ninguém fala. Se pensarmos em carros, se um fiat dá problemas ninguém diz nada, se um ferrari dá problema, faz capas de revistas. É por isso que ouves falar muito de problemas. Existe uma certa "mistica" (chamem-lhe o que quiserem) à volta dos Mac. Se um Mac dá problema, toda a gente fala.
Pelo que sei os Primeiros MacBooks deram problemas, bastantes até. As novas versões não sei de nada de anormal. Tenho 2 amigos com MacBooks (eu tb tenho) e um deles tratava muito mal do bicho, deixou-o cair algumas vezes, já tinha a tampa torta, etc... Ao fim de um ano (acho eu) o MacBook começou a desligar-se de vez em quando. Ele levou à assistencia e em 2 ou 3 semanas meteram-lhe uma board nova e uma bateria nova.
O meu e o da minha amiga não tiveram qualquer problema. Só conheço 3. Fica o relato (imparcial).
Mas só compra quem quer e a esmagadora maioria que comprou um Mac só pergunta porque não o fez mais cedo...
Falando por mim. Tenho um Macbook preto que uso diariamente. Todos os dias sai da secretária para passear ás minhas costas e não tem qq problema. Espero que a sorte se mantenha.
Os últimos dois Asus que "ajudei" a comprar tiveram problemas. Um HP e um LG não tiveram qq problema.
Experimenta procurar pelas avarias de outras marcas...
A Acer por exemplo tem a assistencia técnica entupida com portáteis, se bem que é em espanha e abrange também o nosso Portugal, mas mesmo assim aquilo tá entupido com tanto portatil para assistência.
A própria mercedes tem avarias...
Enquanto existirem humanos haverá sempre erros. Portanto compra lá o Mac sem medo nenhum :) Vais ver que não queres outra coisa
Era bom que assim fosse. O macbook preto C2D que me saiu na rifa mais valia ter ficado na prateleira.
Começou por dar o famoso e vulgar problema da bateria não reconhecida. Reclamação e lá vem a nova bateria, uma semana de espera. Tudo na mesma...
Depois de um momento para o outro simplesmente era impossível por o gajo em sleep, porque depois não ligava, era uma carga de trabalhos para o fazer voltar à vida e, passado uns dias, até para o simplesmente ligar não era trabalho fácil... Toca a reclamar novamente e, já vão três semanas de espera...
Os tempos de qualidade da apple já eram, a nível de construção e mesmo de materiais exteriores podem continuar impecáveis, mas infelizmente a nível de hardware já não se pode dizer o mesmo. É que são problemas a mais e, de 5 ou 6 amigos meus que têm macbooks (pro) só um é que se safou de problemas. É que a mim não me interessam estatísticas de outras marcas, interessa-me aquilo que eu e as pessoas com que eu me relaciono passam com os portáteis que temos, que nesta altura por coincidência são da Apple.
Os tempos de qualidade da apple já eram, a nível de construção e mesmo de materiais exteriores podem continuar impecáveis, mas infelizmente a nível de hardware já não se pode dizer o mesmo. É que são problemas a mais e, de 5 ou 6 amigos meus que têm macbooks (pro) só um é que se safou de problemas. É que a mim não me interessam estatísticas de outras marcas, interessa-me aquilo que eu e as pessoas com que eu me relaciono passam com os portáteis que temos, que nesta altura por coincidência são da Apple.
Mas para o caso dele interessam as estatisticas de outras marcas, porque ele quer trocar das outras marcas para Mac. Sobre o antigamente, se dizes que davam menos problemas, eu vou acreditar, pois não tenho conhecimentos do "antigamente".
Suponho que esses 5 ou 6 tenham as versões mais recentes e não as iniciais, que, como já se referiu, vinham de facto com bastantes problemas. Caso contrário, essa estatistica das pessoas com quem te relacionas é no minimo... anormal.
Como eu tenho repetido até à exaustão. A Acer está cheia de portáteis pq em determinada altura toda a gente tinha ACER. Como eu disse atrás de dois ASUS de amigos meus dois tiveram RMA. É preciso ter sorte como em tudo. Eu tive um ACER e nunca tive qq problema.
curioso como ocultas problemas como as rachas que apareceram no TEU macbook :-D
uma pequena pesquisa aqui no fórum dá para encontrar muita gente com problemas.
mentalizem-se disso: os apple são bons computadores, mas dão tantos problemas como os outros. os primeiros macbook ainda davam mais :-D
Era bom que assim fosse. O macbook preto C2D que me saiu na rifa mais valia ter ficado na prateleira.
Começou por dar o famoso e vulgar problema da bateria não reconhecida. Reclamação e lá vem a nova bateria, uma semana de espera. Tudo na mesma...
Depois de um momento para o outro simplesmente era impossível por o gajo em sleep, porque depois não ligava, era uma carga de trabalhos para o fazer voltar à vida e, passado uns dias, até para o simplesmente ligar não era trabalho fácil... Toca a reclamar novamente e, já vão três semanas de espera...
Sao este tipo de experiencias que me desencorajam a comprar um mac ;(
Demiurgo 06-07-2007, 16:21 jatbas,
Vai-nos mantendo actualizados da tua história de horror sff. Efectivamente não é a única :).
Lá está. Tb tenho um e não tenho qualquer problema. É mesmo uma questão de sorte.
Lá está. Tb tenho um e não tenho qualquer problema. É mesmo uma questão de sorte.
Com a grafica de porcaria que tem o macbook, n devia ser uma questao de sorte sair mac bom... se eu for abdicar de uma boa grafica para ter um macbook, é para ter uma peça que n me dÊ problemas, seja bonita, mas acima de tudo sem erros e altamente fiavel....
Abraço
Os 13'' não costumam trazer grandes gráficas (Mac ou não Mac). Julgo que ultimamente têm melhorado um pouco.
Os 13'' não costumam trazer grandes gráficas (Mac ou não Mac). Julgo que ultimamente têm melhorado um pouco.
64mb on board n é grande melhoria...e sim, compro o lg z1 (12.1" com 128 dedicada e 126 partilhada), se quisesse uma boa grafica :(.... mas eu tou a abdicar da grafica para ter qualidade e fiabilidade ao maximo...
64mb on board n é grande melhoria...e sim, compro o lg z1 (12.1" com 128 dedicada e 126 partilhada), se quisesse uma boa grafica :(.... mas eu tou a abdicar da grafica para ter qualidade e fiabilidade ao maximo...
Com melhorias estava a referir-me às outras marcas e não à apple. Há pouco tempo atrás, 13'' da gama de preços do MacBook (os brancos) traziam todos a GMA 950, actualmente já fizeram alguns upgrades, a apple também deve acabar por fazer. Mas são sempre placas fracas. Os megas não são tudo.
Segundo consta a GMA vai até aos 200 e tal megas. Existe uma thread onde se explica isso. 64 megas é o minimo reservado para a placa. De qualquer forma é uma placa fraquissima nos dias de hoje.
Mas querias a gráfica para quê?
Não é história nenhuma de terror, é a realidade, os gajos estão a dar problemas como todas as restantes marcas, não existem milagres, o hardware é comum aos restantes. Isto é como comprar um carro :P é preciso sorte!
Mas na Acer houve um problema com um modelo que não tinha uma boa condução do ar ( dentro do pc), e ao fim de uns meses dava problemas. E como dizem... depende da sorte de cada um, e do tratamento que lhe dão.
Eu tenho um macbook CD, tenho problemas com descoloração ( ainda não o suficiente para me fazer ir á loja ) , já substitui disco e bateria. Apesar de tudo, tenho quase a certeza que o meu próximo computador vai ser Apple. A nível de fiabilidade desiludiu-me, mas de resto não quero outra coisa.
Eu tenho um macbook CD, tenho problemas com descoloração ( ainda não o suficiente para me fazer ir á loja ) , já substitui disco e bateria. Apesar de tudo, tenho quase a certeza que o meu próximo computador vai ser Apple. A nível de fiabilidade desiludiu-me, mas de resto não quero outra coisa.
Pois, mas eu se mudasse de um pc comum para um mac era apenas em busca da mitica fiabilidade mac....
Em relação à grafica, seria apenas para jogos, mas estou disposto a abdicar de joguinhos, para ter uma grafica mais fraca, desde que o mac me traga a fiabilidade que procuro, amigos...
Demiurgo 06-07-2007, 19:48 Não é história nenhuma de terror, é a realidade, os gajos estão a dar problemas como todas as restantes marcas, não existem milagres, o hardware é comum aos restantes. Isto é como comprar um carro :P é preciso sorte!
Qualquer reparação complicada com a Interlog tem o potencial para se transformar rapidamente numa história de horror :D.
Qualquer reparação complicada com a Interlog tem o potencial para se transformar rapidamente numa história de horror :D.
Isso é mesmo verdade? entao no fim, problemas com o mac sao uma porcaria para resolver por causa do mau atendimento e serviços pos venda da interlog?
Pois, mas eu se mudasse de um pc comum para um mac era apenas em busca da mitica fiabilidade mac....
Em relação à grafica, seria apenas para jogos, mas estou disposto a abdicar de joguinhos, para ter uma grafica mais fraca, desde que o mac me traga a fiabilidade que procuro, amigos...
Se não é pelo OS X então fica quieto. Não mudes.
Sim o problema em Portugal é a Interlog.
Demiurgo 06-07-2007, 21:02 Se não é pelo OS X então fica quieto. Não mudes.
Não diria melhor, especialmente a última afirmação :D.
Se é para jogos, há outras alternativas na concorrência.
E sobre a fiabilidade, não há marcas fiáveis. O factor sorte é determinante.
Só a título de exemplo.
Tenho um Compaq Presario em casa que ao fim de quase 7 anos está a funcionar direito (com a excepção da bateria que f***u-se). No entanto, já li relatos do pessoal que teve problemas com Compaq's.
Na Acer, enquanto uns têm problemas (e mais uns quantos horror movies), outros têm o seu Acer a bombar.
Na Asus, idem...
Na Toshiba, idem aspas...
Na HP, idem aspas aspas...
E podia estar aqui até amanhã a falar só sobre isto.
Lá diz o velho ditado: "O seguro morreu de velho."
E quem não sabe se quer ou não adquirir um mac, esta frase do senhor Metro diz tudo:
DarkApple 06-07-2007, 22:11 Isso é mesmo verdade? entao no fim, problemas com o mac sao uma porcaria para resolver por causa do mau atendimento e serviços pos venda da interlog?
Sim,mas podes ter sorte. :D
Eu quando comprar compro na fnac com a lei dos 30 dias.
Não se iludam, portáteis acer é material de má qualidade, não comparem com outras marcas boas ou menos más.
Sobre a assistência. Só conheço um caso em que um amigo meu recorreu a assistência porque o macbook desligava sozinho (também era um pouco mal tratado, já tinha dado umas quedas) e foi à assistência e meteram board e bateria nova em 3 semanas. Julgo que já não estava no primeiro ano de garantia. Foi nas amoreiras que o meu amigo foi.
Sei de relatos aqui do fórum de más esperiancia, mas ajudem-me aqui.. foram uns 6 em 120? Atirei uns numeros para o ar... Estarei muito longe da verdade? Não faço mesmo ideia, queria ouvir a vossa ideia...
O pessoal só usa mac pelo OS? N é pela qualidade e fiabilidade da maquina? Õ.Õ
O Key point here é que há alternativas, em termos de hardware, bem melhores em outras marcas e com preços mais em conta. Logo se vão comprar um macbook para lhe meter windows. Só pode ser burrice.
O windows nunca irá utilizar o hardware de um macbook a 100% comparando com o OSX que foi optimizado para tal.
Sim, geralmente quem compra um Mac é mais pelo sistema operativo, e um pouco também pela sua beleza.
Se fores comprar um Mac só pela máquina, vais perder dinheiro, existem desktops/laptops melhor servidos em hardware (é a realidade).
Tenho o meu MacBook Pro CD há 15 meses. Anda TODOS os dias comigo numa mochila, de trás para a frente. Está ligado, nunca menos de 8 horas por dia (costuma estar bem mais).
Poblemas? Nenhum.
Já é o meu terceiro portátil (quanto a Macs desktop, já perdi a conta).
Problemas com os meus portáteis? Posso apontar alguns...
O meu G3 (primeiro portátil) precisou de mudar de ecran... após eu lhe ter entornado um copo de chá em cima.
O meu G4 precisou de mudar de bateria... após dois anos de uso e mais de 600 ciclos de carregamento.
Portanto, posso afirmar que é uma questão de sorte.
Agora há também o facto de que se tratam de máquinas, com peças que aquecem em funcionamento, e ainda por cima com algumas peças móveis no interior. São feitas em série e, apesar de passarem por testes de fiabilidade e qualidade, é claro que não são perfeitas e muito menos infalíveis.
A fiabilidade Mac continua, para mim, a ser superior à dos "PC" (coloco entre parênteses, já sabem porquê).
Se é verdade que, a nível de hardware, marcas como a Sony, a Compac ou a Toshiba estejam ao mesmo nível que a Apple (apesar de não tão bonitos... bem, os Vaio são quase tão bonitos), a nivel de software, a Apple está anos-luz à frente em termos de fiabilidade (e não só).
Bem, anos-luz não digo, mas talvez meses-luz ;)
Rui Batista
Tenho o meu MacBook Pro CD há 15 meses. Anda TODOS os dias comigo numa mochila, de trás para a frente. Está ligado, nunca menos de 8 horas por dia (costuma estar bem mais).
Poblemas? Nenhum.
Já é o meu terceiro portátil (quanto a Macs desktop, já perdi a conta).
Problemas com os meus portáteis? Posso apontar alguns...
O meu G3 (primeiro portátil) precisou de mudar de ecran... após eu lhe ter entornado um copo de chá em cima.
O meu G4 precisou de mudar de bateria... após dois anos de uso e mais de 600 ciclos de carregamento.
Portanto, posso afirmar que é uma questão de sorte.
Agora há também o facto de que se tratam de máquinas, com peças que aquecem em funcionamento, e ainda por cima com algumas peças móveis no interior. São feitas em série e, apesar de passarem por testes de fiabilidade e qualidade, é claro que não são perfeitas e muito menos infalíveis.
A fiabilidade Mac continua, para mim, a ser superior à dos "PC" (coloco entre parênteses, já sabem porquê).
Se é verdade que, a nível de hardware, marcas como a Sony, a Compac ou a Toshiba estejam ao mesmo nível que a Apple (apesar de não tão bonitos... bem, os Vaio são quase tão bonitos), a nivel de software, a Apple está anos-luz à frente em termos de fiabilidade (e não só).
Bem, anos-luz não digo, mas talvez meses-luz ;)
Rui Batista
Obrigado, rui! Foste extremamente exclarecedor.
Eu nc disse que se comprasse um mac era para mudar para o windows, apenas estou com duvidas (penso eu normais) qd se vai comprar uma peça nova tao cara, especialmente qd se muda de plataforma... mas muito obrigado na mm pela ajuda que me estao a dar :) estou a aprender muito
Catacang 07-07-2007, 10:45 Na minha opinião tem muito a ver com as expectativas muito altas que as pessoas têm de certas marcas.
Eu considero os Macs de boa qualidade, tenho dois em casa (um Mini e um iMac) e ambos saíram bem, entre amigos tenho vários Macbooks C2D e todos eles se tem portado bastante bem, um prof. meu voltou do Macbook preto que tinha para um Powerbook G4 mas foi porque o Macbook levou um banho por cima e pelos vistos é alérgico à água...
Agora o problema tem a ver com as elevadas expectativas que alguém leva de uma máquina, e que, enquanto "máquina" pode avariar.
Eu comprei o meu portátil actual (um Sony Vaio) há quase 3 anos atrás, com base no "mito" da fiabilidade e qualidade, e se bem que em muitos aspectos não me desiludiu, a bateria neste momento ainda nem três anos tem e já só tem 38% da capacidade inicial (se bem que até compreendo, por outro lado a autonomia que eles anunciam durou poucos meses enquanto não entrou na espiral de "viciamento") e o monitor, razão pela qual o comprei (14", 1400x1050) neste momento tem "mais luz" em baixo e está muito mais escuro em cima, dois minutos a pesquisar no forum internacional dos Vaios e surpresa das surpresas, não é defeito, é feitio, todos os ecrans daquele modelo ficam assim, defeito de concepção da backlight.
Estou desiludido? Um pouco talvez, mas voltava a comprar porque ainda esta semana na biblioteca, o transformador de um HP Compaq mandou tamanho estouro que assustou meia biblioteca, e não foi pico de corrente, o meu estava ligado ao lado e continua vivo...
A diferença é que colegas meus tiveram defeitos em Asus comprados novos mas consideram "normal" porque é um Asus, se fosse um Sony ou um Apple era grave, agora como é um Asus "desculpa-se".
O problema é que são Asus que custam o mesmo que muitos Macbooks e Vaio (1000 e tal €€€) - lá está, a imagem de marca não os levou a levar grandes expectativas...
Se alguém vê o MacOS X a crashar, txiii que vergonha crashou, claro que todos os Windows que conheço volta e meia mandou um bluescreen ou crasham qualquer coisa, mas aí é normal - outra vez, é uma questão de expectativas!
Mas como alguém disse, se não for pelo OS X, não compres um Mac, compra um pc normal que mesmo que dê problemas vais achar "mais normal" que se for um Mac a dá-los...
Just my 2 cents..
Cumps.
|
|