Oi amigos do forum,
Sou novo no forum, e no ubuntu/linux portanto desculpem-me se a dúvida ja existe em outro tópico.
Tenho ubuntu 7.4 em um hd e
tenho windows XP em outro.
Estou migrando para ubuntu, mas ainda preciso de algumas coisas do windows, portanto gostaria de saber como e o que fazer para no Grub poder escolher entre Linux / Windows.
Gostaria de saber também se os dois HD's precisam estar em master ou slave.
Espero qeu tenham entendido minha pergunta. Obrigado desde já.
AndreAPL
04-07-2007, 18:27
Sim, podes já usei assim alias. Mas sao discos ide's ambos ? e ligas os hdd's normalmente, metendo o que tiver o grub (suponho que o do ubuntu), a fazer boot primeiro.
O Ubuntu é 1 bom ponto de partida. E já agora, tens mesmo necessidade em coisas do windows??
Sim, os dois HDS são IDE.
Eu editei o "/boot/grub menu.lst" com os eguinte código:
title Windows XP
root (hd1,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
apareceu "windows xp" na tela pra dar boot, mas aparece o erro
"error 25: Disk read error"
Não sei o que fazer :'( help
Na verdade a necessidade do windows se da porque outras pessoas usam o mesmo pc. E ainda tem aquele preconceito do linux.
AndreAPL
04-07-2007, 18:49
(inda hoje tive pra bater a 1 director da segurança social por causa do preconceito... mandaram 1 dell á 1 mês, k falei á pouco tempo atras sem sistema, e agora mandaram 1s cd's, com uma imagem criada pelo ghost... enfim)
mas tens ambos como master em canais ide's diferentes ?
Deve ser preciso isto, ou parecido de acordo com os HD dele:
title Windows XP
root (hd1,0)
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Abraço
AndreAPL
04-07-2007, 19:01
Poderá resolver, mas isso normalmente usa-se mais em situações de misturar ide's e sata's.
O HD com ubuntu está como MASTER e o HD do Windows como SLAVE devo deixar os dois como master?
AndreAPL
04-07-2007, 23:20
nao é necessário. Tens é coisas a mais
Por alto:
title Windows XP
rootnoverify (hd1,0)
makeactive
chainloader +1
ou
title WinXP
rootnoverify (hd1,0)
makeactive