View Full Version : Ímans permanentes no Macbook
Isto é só uma curiosidade, mas toda a gente sabe que existem dois ímans no topo do macbook para fechar a tampa, agora "descobri" que existe um outro do lado esquerdo, a meio. Ora esse serve para k????
Do outro lado já não tem íman...
Isto é só uma curiosidade, mas toda a gente sabe que existem dois ímans no topo do macbook para fechar a tampa, agora "descobri" que existe um outro do lado esquerdo, a meio. Ora esse serve para k????
Do outro lado já não tem íman...
É para segurar o controlo remoto. :002:
Já me tinha aprecebido de tal facto e descobri para que serve. Dexei-me surpreender-vos!
Quando fecham a tampa do Macbook, ele entra em sleep. Ora, para o computador saber que tem a tampa fechada recorre a esse iman.
Ora façam a experiencia. Agarrem num iman qualquer e encostem-no onde supostamente esse 'iman' do meio iria ficar e vejam o vosso macbook a entrar em sleep! :-D:-D
Ora, para o computador saber que tem a tampa fechada recorre a esse iman.
Então e os de cima não serviriam para o mesmo efeito que estás a dizer? :p
UrbanRider 04-07-2007, 20:18 Já me tinha aprecebido de tal facto e descobri para que serve. Dexei-me surpreender-vos!
Quando fecham a tampa do Macbook, ele entra em sleep. Ora, para o computador saber que tem a tampa fechada recorre a esse iman.
Ora façam a experiencia. Agarrem num iman qualquer e encostem-no onde supostamente esse 'iman' do meio iria ficar e vejam o vosso macbook a entrar em sleep! :-D:-D
A Nitendo DS também faz isso :)
Já me tinha aprecebido de tal facto e descobri para que serve. Dexei-me surpreender-vos!
Também já experimentei e é exactamente para isso. Boa descoberta!
O funcionamento é simples. Ao fechar a tampa o íman gera uma corrente induzida numa bobina que certamente fica por baixo do teclado e zás.... tá lá. Temos um "interruptor" com uma fiabilidade impressionante. :D
Mais uma vez somo surpreendidos pela inteligencia da Apple e pela minha, claro, que descobriu a engenhoca! :-D:-D Nos vulgares computadores (aka Windows) o ecran tem tipo um altinho que toca na parte debaixo e aciona um interruptor. É claro que os imans são muito mais elegantes e discretíssimos!
Mas ainda bem que esses vulgares portáteis têm esse interruptor, assim a gente pode chateá-los e desligar o portátil carregando no botãozinho :lol:
O pessoal tem que se entreter com qualquer coisa... :lol:
Então e os de cima não serviriam para o mesmo efeito que estás a dizer? :p
eu faria exactamente a mesma pergunta.
se já tem uns imans em cima, para que é que é preciso outro?
eu faria exactamente a mesma pergunta.
Obviamente que não podiam ser esses imanes porque nessa zona é onde assentas os braços/pulsos e basta teres uma pulseira ou relógio de metal e pimba! Macbook em sleep!
Teria que ser um metal ferro-magnético. Mas sim era um pouco idiota.
Só uma questão se mexeres o tal metal ele hiberna mas se o retirares liga sozinho ou é preciso ir ao botão?
Obviamente que não podiam ser esses imanes porque nessa zona é onde assentas os braços/pulsos e basta teres uma pulseira ou relógio de metal e pimba! Macbook em sleep!
as tuas pulseiras/relogios são magnéticas?
Já não dá Mitch, o Peidina já marcou o ponto. :joker:
bruno_eg 05-07-2007, 00:05 eu faria exactamente a mesma pergunta.
Pode ser por uma questão de arrumação dos sensores, já que a mboard do Macbook estar no lado esquerdo.
É só cientistas "engenhocas" cá pelo forum :D
No MBP o sistema é o mesmo?
Arnie_Marta 05-07-2007, 00:26 Mais uma vez somo surpreendidos pela inteligencia da Apple e pela minha, claro, que descobriu a engenhoca! :-D:-D Nos vulgares computadores (aka Windows) o ecran tem tipo um altinho que toca na parte debaixo e aciona um interruptor. É claro que os imans são muito mais elegantes e discretíssimos!
Mas o que tem a microsoft com a maneira como a TOSHIBA, SONY, HP, ASUS, TSUNAMI, DELL, PACKARD... etc e tal fazem os seus portateis.
Quando não tens nada contra eles inventas?
Mas o que tem a microsoft com a maneira como a TOSHIBA, SONY, HP, ASUS, TSUNAMI, DELL, PACKARD... etc e tal fazem os seus portateis.
:002:
Azrael84 05-07-2007, 00:31 Mais uma vez somo surpreendidos pela inteligencia da Apple e pela minha, claro, que descobriu a engenhoca! :-D:-D Nos vulgares computadores (aka Windows) o ecran tem tipo um altinho que toca na parte debaixo e aciona um interruptor. É claro que os imans são muito mais elegantes e discretíssimos!
wow, o meu LG (aka windows... not) só tem dois ímanes e também entra em sleep se eu assim definir. Como precisa de um íman a menos quer dizer que a LG é ainda mais inteligente que a apple...
:cwm27:
Obviamente que as minhas pulseiras e relogios não são magnéticos. A questão é, os imanes estão no ecran e também na parte debaixo. Se eu aproximo um metal não magnetizado a um dos imanes é atraido na mesma, logo, faz efeito. Se eu aproximo um relógio do iman da parte debaixo este faz efeito como se fosse o outro iman do ecran.
Agora perguntam vocês porque é que não põem só imanes num dos lados e do outro apenas colocam metal? Ficava o problema resolvido mas a força de atração era mais piquena e o Macbook andava a abrir-se (salvo seja) a toda a hora.
912735738 05-07-2007, 00:58 Não é uma descoberta assim tão grande, desde os Icy iBooks que isso é assim. Aiai..
Obviamente que as minhas pulseiras e relogios não são magnéticos. A questão é, os imanes estão no ecran e também na parte debaixo. Se eu aproximo um metal não magnetizado a um dos imanes é atraido na mesma, logo, faz efeito. Se eu aproximo um relógio do iman da parte debaixo este faz efeito como se fosse o outro iman do ecran.
Na parte de baixo não tem iman, se colocares um clip no ecrã o clip fica agarrado, mas se passares com o clip na parte do teclado ele não é atraído, nem o macbook entra em sleep, no entanto se aproxima um iman já entra. Ou seja, em baixo não há imans, não havendo esse problema de entrar em sleep por causa de uma pulseira ou relógio.
Digam-me lá. Se abrir ele volta à vida automaticamente?
912735738 05-07-2007, 01:31 Digam-me lá. Se abrir ele volta à vida automaticamente?
Sim.
Quando levantamos o monitor ele acorda. Deverá fazer o mesmo neste processo de utilizar o íman.
É engraçado. É uma aplicação quase igual à experiência da lei geral de indução do Faraday (tirando a pequenas diferença deste ter um íman permanente em vez duma bobine ligada a uma bateria)
Basicamente para haver indução tem de haver variação do fluxo magnético o que se consegue nos transitórios de abertura e fecho do circuito magnético.
zoidberg 05-07-2007, 01:35 Mas o que tem a microsoft com a maneira como a TOSHIBA, SONY, HP, ASUS, TSUNAMI, DELL, PACKARD... etc e tal fazem os seus portateis.
está a ver se retira o premio do mais anti-microsoft ao peidina :002:
Quando levantamos o monitor ele acorda. Deverá fazer o mesmo neste processo de utilizar o íman.
Havia um truque qq de colocar um iman para contrariar o efeito do que existe para colocar automaticamente em sleep antes de haver aplicações como o sleepless nos ibooks ( nunca experimentei ).
Peguei num pequeno altifalante que tinha para aqui de um antigo e obsoleto Wintel e passando o iman pelo suposto sensor magnetico por baixo do "teclado" o macbook entra de facto em sleep. Se o voltares a passar pelo mesmo, boomb, o gajo acorda. Felizmente o sensor nao e' sensivel a pequenos campos pois poderiamos correr o risco de acordar os nossos Macbooks sempre que entrassemos numa loja. :D
zoidberg 05-07-2007, 01:44 experimentem colocar um iman daqueles do frigorifico para "contrariar" o efeito do outro a ver se o mac entra à mesma em sleep, já agora estou curioso para saber se esse truque dos ibooks funciona :)
É mesmo uma aplicação muito catita duma das leis mais bonitas da Física (para o meu gosto pelo menos :D)
está a ver se retira o premio do mais anti-microsoft ao peidina :002:
Havia um truque qq de colocar um iman para contrariar o efeito do que existe para colocar automaticamente em sleep antes de haver aplicações como o sleepless nos ibooks ( nunca experimentei ).
Talvez aqueles pequenas "fitas" magneticas que se "colam" aos frigorificos possa fazer isso mas duvido. O 'iman do macbook e' fortito.
Deve ser um bocadito de Neodímio boro
São caritos mas tem a maior densidade de campo do mercado
No meu caso, o meu relógio tem íman na bracelete para prender...(e o magnetismo dele é forte até)
dragao-azul 05-07-2007, 02:03 Peguei num pequeno altifalante que tinha para aqui de um antigo e obsoleto Wintel e passando o iman pelo suposto sensor magnetico por baixo do "teclado" o macbook entra de facto em sleep. Se o voltares a passar pelo mesmo, boomb, o gajo acorda. Felizmente o sensor nao e' sensivel a pequenos campos pois poderiamos correr o risco de acordar os nossos Macbooks sempre que entrassemos numa loja. :D
Eu fiz a experiência com um iman de disco rígido (tao forte ou ainda mais forte que o do macbook), mas penso que explicaste uma coisa mal: o macbook está em sleep enquanto la tens o íman em cima (tal como acontece com o ecrã, quando o fechas) quando tiras de lá o íman ele acorda. Não é a "passar" por lá, mas sim a deixar ficar lá o íman. ;)
;)
Eu fiz a experiência com um iman de disco rígido (tao forte ou ainda mais forte que o do macbook), mas penso que explicaste uma coisa mal: o macbook está em sleep enquanto la tens o íman em cima (tal como acontece com o ecrã, quando o fechas) quando tiras de lá o íman ele acorda. Não é a "passar" por lá, mas sim a deixar ficar lá o íman. ;)
;)
Talvez porque estejas a usar um íman muito forte pois nos discos rígidos é usado o Neodímio. No meu caso bastou "passar por lá". Nestas coisas o que interessa é a variação do campo magnético.
|