View Full Version : Querida, não sei que mac comprar !
Ok, ganhei coragem para entrar num mundo novo mas não sei o que comprar.Acredito que esta seja a dúvida mais batida nos switchers (aka novos utilizadores mac).
Bem, alegrem-se aqueles que pensam que é uma tarefa complicada, porque não é. A Apple não gosta de complicar (90% das vezes) como tal, a escolha de um mac faz-se respondendo a 2 ou 3 perguntas. Isto é possível, porque não há assim tantos macs por onde possam escolher, e sobretudo, porque estes estão bem separados em gamas/categorias.
Preciso de um computador portátil (entenda-se por portátil: computador+ecrã) ?
Se a resposta é sim, então só podem ir para o MacBook ou para o MacBook Pro ou MacBook Air .
Se a resposta é não, então só podem ir para o Mac Mini, para o iMac, ou para o Mac Pro.
Se quiser um portátil, qual devo comprar ?
Depende do que se quer fazer com o mesmo. A Apple divide os portáteis em 3 gamas distintas. O MacBook e o MacBook Pro e o MAcbook Air. O MacBook é o modelo mais acessível.
http://images.apple.com/macbookpro/images/specs_15display20080226.jpg http://images.apple.com/macbookpro/images/specs_17display20080226.jpg
O MacBook Pro foi pensado para trabalho (design/vídeo/música), portanto se não vão usar o portátil para esses fins, podem (e devem) ficar-se pelo MacBook. Há no entanto outra coisa que vos pode fazer escolher o MacBook Pro. Os jogos. Se quiserem jogar ("a sério"), têm de ir para a versão Pro, já que a gráfica partilhada do MacBook não serve de muito neste campo.
Os preços começam nos 1799€ e acabam nos 2499€.
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/http://images.apple.com/macbookair/images/specs_display20080115.jpg
O MacBook AIR foi pensado na mobilidade extrema. Se precisas de um computador para andar sempre contigo, onde valorizas mais peso do que desempenho, e sendo que já tens outro computador principal, esta pode ser a tua opção. "Faltam-lhe" uma data de coisas, mas para alguns, isto é a mais valia do equipamento pois simplifica processos de decisão, e por outro lado optimiza a conectividade wireless.
Os preços começam nos 1699€ e acabam nos 2389€ mas com um disco SSD.
http://images.apple.com/macbook/images/specs_display20080226.jpg
O MacBook foi pensado para o utilizador comum. Aquele que apenas quer navegar na net; editar uns filmes e umas fotos do filho, etc. A gráfica não dá para grandes aventuras (a nível de jogos e/ou trabalho com OpenGL), mas em tudo o resto chega e sobra! Se querem apenas programar, fazer web development, ou web design, o MacBook chega (o uso da gráfica nestes casos é mínima).
Os preços começam nos 999€ e acabam nos 1399€.
Em jeito de resumo:
Pouco dinheiro > MacBook
Mobilidade extrema > MacBook Air
Jogar em condições > MacBook Pro
Editar uns textos, navegar na net, tratar umas imagens, etc > MacBook/Macbook Air
Mexer (a sério) com as Pro Apps (Photoshop, FinalCut, Motion, etc) > MacBook Pro
Web Design, Programação e afins > MacBook ou MacBook Pro
Não quero um portátil. Que mac escolho ?
Again, é fácil. Se for para trabalho (a sério) podem ir para o iMac ou para o MacPro (o MacPro é o mais aconselhado!). Se for para lazer ou para trabalho mais leve, ou vão para o Mac Mini ou para o iMac.
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/macmini.jpg
O Mac Mini foi feito a pensar nos utilizadores que querem um mac (extremamente) pequeno e/ou tenham um monitor que queiram manter. Portanto, se têm um monitor que querem manter optem pelo Mac Mini. A gráfica não vos deixará jogar nas melhores condições, mas se querem apenas programar, web design, web development, o Mac Mini chega. Podem também dar outros usos ao Mac Mini.... desde pequeno servidor, a media center.
Os preços começam nos 499€ e acabam nos 699€.http://images.apple.com/imac/specs/images/display_imac20080429.jpg
O iMac como viram em cima, tanto pode servir para lazer, como para trabalho... o que é bom para pequenos profissionais. A grande vantagem (e desvantagem para alguns) é o facto do computador estar "colado" ao monitor... ou seja, quando compram um iMac estão invariavelmente a comprar também um monitor. É o melhor exemplo da filosofia Apple, onde tudo está integrado (literalmente :p). Os preços variam consoante o tamanho do monitor.
Os preços começam nos 999€ (17'') e acabam nos 1920€ (24'').http://www.techzonept.com/mod/apple_world/macpro.jpg
O Mac Pro é uma máquina para profissionais. Não há muito para dizer... se precisam de potência, o Mac Pro é o indicado.
Os preços começam nos 2499€ e acabam onde o vosso budget deixar.Em jeito de resumo:
Se têm um monitor que querem manter > Mac Mini
Se têm pouco dinheiro > Mac Mini / iMac (o mais barato)
Se querem uma máquina para lazer > Mac Mini / iMac
Se querem uma máquina para trabalho (até um certo nível) > iMac
Se querem uma máquina para trabalho "pesado" > Mac Pro
Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro
Se querem um mac expansível > Mac Pro
Finito. Foi complicado escolher um mac ? duvido :)
zoidberg 04-07-2007, 09:06 bom post :)
caraguatatuba 04-07-2007, 09:45 kidloco, mais suscinto, impossível, até a minha pessoa conseguiste tirar dúvidas que tinha, no caso de comprar um mac (ainda não comprei por falta do "tempo", utilizo meu pc com + de 5 anos, que ou mal ou bem, para meu trabalho dá e sobra, o que por um lado é mal, pois a esposa impede de ter uma nova máquina...)
:kfold:
Só tenho um reparo a fazer nos preços que puseste. Ok, puseste os preços da Apple, mas há mais barato.
Sim, está óptimo. No entanto, há dias alguém disse neste fórum que o Mac Mini é o Mac dos pobres... ok, eu não disse nada, porque como se dizia no meu tempo: "ser pobre não é vício nem é motivo de vergonha". Agora dizerem que o Mac Mini é um computador de lazer, não adequado para quem trabalha a sério, é que... vá lá que isto funciona com nome de utilizador anónimo se não lá estavam a meter-se com a minha reputação de trabalhador.
Arnie_Marta 04-07-2007, 12:26 Lixado é uma pessoa querer um macbook com uma gráfica boa e não ter.
kidloco, "bom trrabalho" :D
No caso do Macbook, considero-o também como ferramenta de trabalho (não-pesado em hardware), dado que a minha área não precisa de recursos exigentes em hardware e tenho colegas possuidores de MacBook's, assim como Powerbooks e um ou outro iBook pelo meio.
Por momentos, olho para a torre que tenho aqui ao lado e penso:
"Isto se fosse um mac mini teria mais espaço"
Depois olho para o meu CRT de 17" e respectivas colunas e penso outra vez:
"Isto sem a torre, sem colunas e só com um monitor mais fino e com tudo integrado, seria a cereja no bolo."
Depois...acordo com os pés assentes na Terra. :-D
Como não tempo t€mpo para isso e também tenho gente em casa habituada apenas "à concorrência populista" (embora pus o meu pai a mexer uma ou outra vez no ambiente gráfico do linux em KDE), não considero por agora a compra de um mac.
Pois, de facto a designação "lazer" é um pouco limitante. O Mac mini e o Macbook são a gama baixa da apple, mas também a única com preços competitivos em termos de mercado (não quero entrar em conversas sobre tudo o que um Mac trás a mais, só estou a falar de dimensão de carteiras) e concordo que se diga que são direccionados para o lazer, mas na maioria dos casos podem também ser excelentes ferramentas de trabalho. A maioria das pessoas que compram um computador para trabalhar não vão fazer tratamento de vídeo profissional, etc. Acho que se deveria fazer essa distinção, entre trabalho de alto desempenho e trabalho comum.
A única limitação do MacBook é a gráfica e os trabalhos que precisam de gráfica não são assim tantos (acho eu).
Basta ver que um gamer compra um MacBook Pro e uma pessoa que só queira um portátil para trabalhar muitas vezes acaba por ir para o MacBook... Lazer para muitos significa jogos (e filmes e internet e música).
Acho que se deveria referir também que o MacBook tem 13'', que é claramente uma grande vantagem para muitas pessoas. Quem não conhecer e ler o post parece que o MacBook é o MacBook Pro, noutra cor e com menos specs.
Dei uma de MacBook fanboy:x2:
EDIT: Não deixa de ser um excelente post, muito útil para evitar a invasão dos aspirantes a switchers e/ou curiosos!
Lazer é também fazer uns filmes da família, e editar umas fotos. Isso como é óbvio o Mac Mini e o MacBook conseguem fazer. Coisas mais a sério já é mais complicado.
Claro que conseguem sempre trabalhar com qualquer um dos macs... mas não posso ser assim tão "vago". Claro que se for para trabalho que não precise de gráfica (programação por exemplo), a gamas "baixas" da Apple chegam. Vou rectificar o tipo de trabalho... assim não têm mais dúvidas.
blastarr 04-07-2007, 15:02 Lazer é também fazer uns filmes da família, e editar umas fotos. Isso como é óbvio o Mac Mini e o MacBook conseguem fazer. Coisas mais a sério já é mais complicado.
Claro que conseguem sempre trabalhar com qualquer um dos macs... mas não posso ser assim tão "vago". Claro que se for para trabalho que não precise de gráfica (programação por exemplo), a gamas "baixas" da Apple chegam. Vou rectificar o tipo de trabalho... assim não têm mais dúvidas.
Jogar também não é lazer ? :004:
Apartir do momento em que eu tenho o parâmetro "jogar", não. :)
O que eu noto de negativo no mac mini é quando tento fazer edição de video no Imovie. Conseguir ate consigo mas aquilo esgasga-se a toda a hora...
Bom post. Mas uma questão de quem não utiliza mac... a opção "Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro" é viável? já existe catálogo de jogos bons para mac?
Ainda não existe muito... vai mudar no entanto. Mas podes sempre instalar o Windows pelo Bootcamp e jogares como jogarias num pc "normal".
NINJA1200 04-07-2007, 15:37 Estarei muito errado se disser que quem quiser jogar tem de ter um PC?
blastarr 04-07-2007, 15:39 Apartir do momento em que eu tenho o parâmetro "jogar", não. :)
Editar para "jogar em condições" depois de eu apontar a discrepância é batota. :P
E mesmo assim, comprar um portátil ou um iMac para jogar em bootcamp por aquele preço é ridículo.
PC's com aquele nível de performance em jogos são muito mais baratos.
Só alterei coisas no mac mini/macbook... estás equivocado.
Quanto a jogar por Bootcamp, não é ridículo... é simplesmente uma opção. O que interessa aqui não é se há pcs com o mesmo nível de performance mas muito mais baratos, mas sim se há macs muito mais baratos com o mesmo nível de performance.
Estarei muito errado se disser que quem quiser jogar tem de ter um PC?
Há jogos para mac. Embora não sejam muitos (comparados com o pc) num futuro próximo essa mesma biblioteca irá aumentar, muito por causa da EA e da ID que vão passar a desenvolver para mac. Todos os outros jogos que não existam para mac, podes correr através do Bootcamp.
Mas se queres uma máquina apenas e só para jogar, qualquer pc é melhor compra.
Bom post!
Por vezes as pessoas compram e gastam carradas de Euros em equipamentos que pura simplesmente nao precisam nem nunca vao usar as capacidades da maquina! Acho que esse post ajudara basante na decisao! =)
Era fixe pegares num pormenor que o Meje referiu e por os tamanhos dos ecras (como tem no iMac) para os macbook [pro].
*clap*clap*
Rui_Carlos 04-07-2007, 18:16 [...] já que a gráfica dedicada do MacBook não serve de muito neste campo.
gráfica dedicada?
*** MODERADO
Relativamente aos jogos, parece que a coisa está a melhorar, a EA foi a primeira a dar um passo importante, pode ser que outros a sigam. Com o mercado a crescer para a apple, outras marcas poderão ficar interessadas. No entanto, para jogar, windows é o ideal, nada que seja obstáculo para um Mac!
gráfica dedicada?
Upps :p
Bom Post...Mas mesmo assim fkei com umas duvidazitas pekeninas lool
Tenho um PC e cada vez que abro a pagina da apple apetece-me deitar este trambolho e o windows ao lixo...Kero migrar para mac e as minhas necessidades adequam-se mais ao MBP mas o k falha aki é o $$$.
Basicamente uso o PC para:
- Photoshop
- Illustrator
- Flash
- Fireworks
- Premiere e Soundbooth (de vez em quando)
- Office
- 3ds max
- E de vez em quando um FM e um PES
A pergunta é: será que um macBook com 1gb de RAM (minimo) ou com 2gb se porta bem?
Só se deve "engasgar" no 3ds max... e no PES certamente que não poderás jogar com o máximo da qualidade.
ps: julgo que a gráfica tem um papel importante no 3D... mas sabes que não há 3ds pra mac certo ?
De qualquer maneira, kid, não sei se te lembras que eu tenho o 3D Studio Max no meu Mac, a correr em Parallels. E funciona na boa.
Rui Batista
Sim... mas a nível de performance não deve ser o ideal... digo eu.
Ideal talvez não, mas que dá para usar, dá.
Bem, mas também não acho que o 3D Studio Max seja a melhor opção ;)
Rui Batista
Que nivel de performance estao a falar?? No tempo de render?
Eu não acho que seja assim tão lento (vejam este pequeno video de exemplo que fiz agora mesmo).
http://www.ruimac.com/movies/max01.mov
De qualquer modo, se quiserem que faça um teste, enviem-me um ficheiro .max para eu fazer um render.
Rui Batista
n ta nada lento muito pelo contrario...Fiquei sem duvidas!!
Kero um maaaaaac!!
Kidloco, devias mencionar que num mini os 512 MB de RAM base não dão para nada... é o único modelo que ainda vem com essa memória de fábrica (excluindo o iMac mais barato), o que, para um switcher, acho muito pouco.
Quando tinha 512 MB aqui bastava abrir o iPhoto (que na altura não tinha as fotos que tem agora...) para ficar tudo muito mais lento... e estou a falar de um iMac, que não tem uma gráfica que "rouba" RAM, ficando ainda menos disponível para o sistema.
De resto, nada a apontar, boa iniciativa... agora os switchers não têm que se queixar ;)
Mas hoje em dia 512 de ram é pouco para qualquer computador.
O meu PC tem 512 de ram e aquilo por vezes já enerva!
Rui_Carlos 05-07-2007, 23:46 Mas hoje em dia 512 de ram é pouco para qualquer computador.
O meu PC tem 512 de ram e aquilo por vezes já enerva!
o meu pc tem 512Mb e só quando ponho o VMWare a correr é que não chega, de resto, até com o Eclipse aquilo aguenta.
NINJA1200 06-07-2007, 00:14 Só alterei coisas no mac mini/macbook... estás equivocado.
Quanto a jogar por Bootcamp, não é ridículo... é simplesmente uma opção. O que interessa aqui não é se há pcs com o mesmo nível de performance mas muito mais baratos, mas sim se há macs muito mais baratos com o mesmo nível de performance.
Há jogos para mac. Embora não sejam muitos (comparados com o pc) num futuro próximo essa mesma biblioteca irá aumentar, muito por causa da EA e da ID que vão passar a desenvolver para mac. Todos os outros jogos que não existam para mac, podes correr através do Bootcamp.
Mas se queres uma máquina apenas e só para jogar, qualquer pc é melhor compra.
Antes de mais, obrigado pela info.
Confesso que pensei várias vezes em comprar um Mac, mas existem situações que me fazem torcer o nariz.
Não sou grande gamer, no entanto sempre gostei da facilidade/acessibilidade em conseguir/trocar/instalar/montar software ou hardware num PC, pois posso estar redondamente errado, mas num mac já não será bem assim. Regra geral tudo é mais caro e de mais difícil acesso.
Não me soa bem poder comprar uma máquina nova e depois ter de usar o bootcam para uma grande parte do software.
Falaste em cima em algumas softwares houses que vão passar a desenvolver jogos para mac, mas a Apple já cá anda há mais tempo que a Microsoft, bolas! e só agora é que se lembraram dos mac?
Dá que pensar de facto.
Enfim, quanto mais não seja pelo design, não há dúvida que os Mac apaixonam muita gente, e quanto a isso não há que contornar. É mesmo um argumento de peso. Eu, por exemplo, adoraria ter um iMac de 24pol, pois é absolutamente lindo!
Nunca houve muita vontade de produzir jogos para Mac por uma simples questão de lucros. Quem compra um Mac, é para trabalhar. Já os gamers são bem capazes de montar um PC só para isso. Portanto, quantos potenciais clientes "gamers" existiam na plataforma Mac e quantos potenciais clientes "gamers" existiam na plataforma PC? Era só fazer as contas para perceber qual seria o mercado mais rentável.
Agora, há cada vez mais Mac users (o fenómeno Switcher existe apenas do lado PC para o lado Mac :)) e também é mais fácil fazer duas versões do mesmo jogo para plataformas diferentes, uma vez que o processador agora é quase o mesmo para ambos. Tirando as diferenças das rotinas de toolbox de cada sistema, o core code do jogo é o mesmo.
Trocar/instalar/montar/desinstalar software no Mac é muito, mas mesmo muito mais fácil que no Windows.
E que tipo de hardware podias estar a pensar substituir no Mac?
Rui Batista
[PT]latrine 06-07-2007, 19:39 Rui... nao é bem assim como dizes...
Hoje sim, mas é mais pelo motivo inverso... Há montes de fmaílias que só têm mac em para trabalho pois não gostam de pcs, e depois veem-se "obrigados" a comprar consolas...
As software houses só abandonaram o mac simplesmente porque exigia uma programaç\ao específica por causa do power pc, não possui o directX (open GL é só para gráficos, e directx é total, som, imagem, interfaces, inputs, etc...
Além disso a estrutura aberta do mundo wintel permitia muito mais cedo aos clientes finais comprarem as máquinas com a potencia suficiente para aproveitar as novas capacidades gráficas do directox o u mesmo opengl... e o mac raramente tinha palacas de vído topode gama ouentrava nas corridas de desempenho... e isso permitia `s software houses desemvolver jogos "menos optimizados" pois sabiam que na net haveria sempre uma exposição do máximo de desempenho.,.. e o resto que se lixe....
No entanto mesmo o mercado dos pcs para a joga já "morreu" uma mão cheia de vezes... e no fim, salvo os hits de cada consola, continua a ser a melhor plataforma para jogos de sempre!!! e volta a dar a volta por cima e a superiorizar-se a tudo e todos... :) exctametne por causa da modularidade e universalidade da dualidade wintelinside.
Atenção que grande parte dos jogos que foram anunciados vão ser suportados no Cider (EA) que é tipo emulador de windows... por isso não esperem mega desempenhos....
o meu pc tem 512Mb e só quando ponho o VMWare a correr é que não chega, de resto, até com o Eclipse aquilo aguenta.
Pois mas o XP não é assim tão "picky" com a RAM como o OS X/Vista. Eles precisam de muito espaço para correr... quando fiz o upgrade para 1 GB ao meu iMac, foi como "soltar a fera". E quando meter 2 GB, vai ser "soltar a fera, parte 2!" :P
Também vi no teu "My system" que tens um Linux aí, mas digo-te que o Fedora a correr no meu Wintel não se queixava da memória (e tinha 256). Era mais do processador, especialmente quando estava a compilar as sources das aplicações que eu precisava! :)
joefaria 21-07-2007, 11:46 Excelente post. Parabéns:)
Em termos de jogos foi referido que o MacBook nao deveria ser utilizdo...
Mas o meu MacBook preto, serve bem para os dois jogos que gosto mais... FM (ok eu sei qu não componente 3D mas é pesado em termos de RAM)
E para o World of warcraft (Não é um jogo com grandes detalhes gráficos mas existem cenários imensos para processar) que com 2Gb de ram se aguenta com as definições gráficas quase ao máximo nuns 30-37fps em Ironforge cheia de gente ou no Eye of the Storm cheio (quem joga sabe do que falo).
NOTA: recomendo que usem uma placa de arrefeciemnto, a não ser que queiram estrelar ovos na parte inferior do MacBook
[PT]latrine 24-07-2007, 14:34 Sim.. sem dúvida... eu jogo diariamente ao Eve-Online no meu macbook via bootcamp sem problema, e com um bom frame rate... não é um jogo muito "emocionante" graficamente na maioria das situações, mas até é bem pesadito no que toca à iluminação...
Severed Hand 26-07-2007, 22:22 Só queria colocar um pormenor que saiu na macworld de Junho onde foi feita uma avaliação de vários modelos mac, comparando-os entre si, e onde curiosamente os iMac têm uma posição de destaque. Os MacPro são obviamente os macs com melhor classificação, seguidos pelos vários modelos de iMac, seguindo-se os macbook pro, macbook e por fim os mac mini. Sei que já não são os modelos mais actualizados mas dá pa ter uma ideia. Falta ver agora os novos modelos dos macbook pro, os novos iMac que tão para vir e etc.
Os resultados das speedmarks (não sei quais os parâmetros dos testes) foram:
Mac Pro Intel Xeon Dual-Core 2.66 - resultado de 299
iMac 24"/20" Core 2 Duo 2.16 - resultado de 245
iMac 17" Core 2 Duo 2.0 - resultado de 232
Macbook pro 15"4 Core 2 Duo 2.33 - resultado de 226
Macbook pro 17" Core 2 Duo 2.33 - resultado de 211
Macbook pro 15"4 Core 2 Duo 2.16 - resultado de 209
iMac 17" Core 2 Duo 1.83 - resultado de 202
Macbook 13" Core 2 Duo 2.0 White - resultado de 178
Macbook 13" Core 2 Duo 2.0 Black - resultado de 173
Macbook 13" Core 2 Duo 1.83 White - resultado de 168
Mac Mini 1.83 - resultado de 165
Mac Mini 1.66 - resultado de 152
Macbook 13" Core 2 Duo 2.0 White - resultado de 178
Macbook 13" Core 2 Duo 2.0 Black - resultado de 173
Mas que sentido é que isto faz?
iMac 17" Core 2 Duo 2.0 - resultado de 232
Macbook pro 15"4 Core 2 Duo 2.16 - resultado de 209
Isto é que não faz sentido nenhum. Que raio de benchmarks são essas? Não tens aí o link disso?
[PT]latrine 27-07-2007, 10:21 sobre MBPro Vs Imac poderá ter a ver com a velocidade do disco ou ausencia de preocupações com consumo do Imac que mantém sempre o processador em "best effort"...
Agora do preto para o branco... é que acho estranho... só se o disco do preto por ser maior, abrandar um pouco o seu acesso e influenciar "ceteris paribus" o desempenho global da máquina...
O preto é mais caro. Não é lógico ? ;)
Severed Hand 27-07-2007, 16:25 peço desculpa, enganei-me a passar os dados, o preto é que marca 178. Quanto ao iMAc (relativamente ao MbP) concordo com o [PT]latrine (http://www.techzonept.com/member.php?u=9055) .... A fonte desta listagem é a revista MAcworld .
Muito bom mesmo adorei este topcio.
Assim ja da para ver o que os Mac dao para fazer e utilizar.
Cumps.
DarkApple 05-08-2007, 19:51 Muito bom mesmo adorei este topcio.
Assim ja da para ver o que os Mac dao para fazer e utilizar.
Cumps.
Não me digas que te vais converter?
Eu 'dou para os dois lados' mac e windows :D
Não me digas que te vais converter?
Eu 'dou para os dois lados' mac e windows :D
Ah estou a pensar comprar um Mac sem duvida.
Vamos la a ver como me dou com isso.
Cumps.
Se/quando o fizeres, fala de tua justiça no thread "És um switcher? Fala de tua justiça." que fica aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=176375
Rui Batista
diogovans 08-08-2007, 09:35 Pelo que reparei os preços do MacBook Pro deste tópico estão errados, começa nos 1899€ e acaba nos 2699€
P.S: Neste momento estou um pouco indeciso entre MBP e os novos iMac, vou esperar um tempo para meditar mais sobre o assunto...
@kidloco, sai um update ;)
Coloco aqui uma questao ja varias vezes referidas mas que nunca tem resposta:
qual a diferença de performance entre um MBP com o C2D 2.2 e com a 8600m GT de 128mb e o MBP com o C2D 2.4 com a de 256MB?
ha ppl aqui que possa postar resultados em 3dmark06? ou outro bench?
cumps
Coloco aqui uma questao ja varias vezes referidas mas que nunca tem resposta:
qual a diferença de performance entre um MBP com o C2D 2.2 e com a 8600m GT de 128mb e o MBP com o C2D 2.4 com a de 256MB?
cumps
Tenho exactamente a mesma dúvida...
Btw alguém sabe quanto tempo deve demorar o Leopard a chegar a Portugal? Eu sei que ele sai em Outubro será que cá sai ao mesmo tempo?
cumps
sói um pormenor no site da apple não se pode encomendar mac's pro por mais de 10 mil € :)
Borracha2 10-09-2007, 17:42 Coloco aqui uma questao ja varias vezes referidas mas que nunca tem resposta:
cumps
Pois eu também queria saber isso.
Zed_Blade 10-09-2007, 18:38 Ora bem.. Mesmo assim fiquei com uma duvida (duas na realidade que vão dar em uma só). Digamos que não tenho dinheiro para o MacBook Pro (não tenho mesmo lol) mas que ainda assim tenho que utilizar o Photoshop para fazer uns cartazes (faço muitos) mas isso são trabalhos leves já que não uso funcionalidades avançadas. O MacBook aguenta-se bem?
A outra é, gosto de brincar com programas de edição audio. Fazer umas gravações da minha banda, editar, fazer umas batidas, ligar as guitarras directamente ao PC ou a mesa de mistura etc.. O MacBook aguenta-se? Não sou muito de jogar e o que jogo tem que inevitavelmente funcionar no meu portátil actual (ver My System). Acho que até a gráfica do MacBook se aguenta melhor que o meu não?
Ficou um bocado confuso mas são duvidas que tenho mesmo que ver respondidas pois estou prestes a comprar portatil novo mas não sei se opto por Compal (custom made) ou MacBook (fascinam-me desde há muitos anos mas lá em casa só se usa a concorrência, e no meu caso também linux).
Cumps.
Ora bem.. Mesmo assim fiquei com uma duvida (duas na realidade que vão dar em uma só). Digamos que não tenho dinheiro para o MacBook Pro (não tenho mesmo lol) mas que ainda assim tenho que utilizar o Photoshop para fazer uns cartazes (faço muitos) mas isso são trabalhos leves já que não uso funcionalidades avançadas. O MacBook aguenta-se bem?
A outra é, gosto de brincar com programas de edição audio. Fazer umas gravações da minha banda, editar, fazer umas batidas, ligar as guitarras directamente ao PC ou a mesa de mistura etc.. O MacBook aguenta-se? Não sou muito de jogar e o que jogo tem que inevitavelmente funcionar no meu portátil actual (ver My System). Acho que até a gráfica do MacBook se aguenta melhor que o meu não?
Ficou um bocado confuso mas são duvidas que tenho mesmo que ver respondidas pois estou prestes a comprar portatil novo mas não sei se opto por Compal (custom made) ou MacBook (fascinam-me desde há muitos anos mas lá em casa só se usa a concorrência, e no meu caso também linux).
Cumps.
Eu trabalho na área de design por isso estou habituado a trabalhar com Photoshop, Illustrator, Flash e afins e só posso dizer que com o macbook estou muito bem servido. Mudei ha cerca de uma semana e digo-t que o OSX e muito mais fluído e rápido do que o windows. Para além de te sentires mais inspirado ao mexeres num computador tão bonito.
Quanto a edição áudio faço o básico, trabalhando como soundbooth, mas sempre li que a Apple é lider neste sector.
...Mudei ha cerca de uma semana e digo-t que o OSX e muito mais fluído e rápido do que o windows. Para além de te sentires mais inspirado ao mexeres num computador tão bonito.
Acredita que a maioria não vai perceber isso. Não vão perceber que se consegue produzir mais e melhor porque estamos num ambiente mais agradável.
Claro que, se dissesses que podias escrever melhores romances (ou compor músicas mais belas ou pintar quadros mais lindos, etc) num ambiente de um SPA ou numa bela casa na praia ou na montanha em vez de o fazer no meio de uma estação de metro em hora de ponta ou em pleno campo de futebol durante a final de um mundial, toda a gente iria perceber.
Mas dizer que te sentes "mais inspirado ao mexeres num computador tão bonito" ou que podes produzir melhor num OS que te dá mais prazer e menos preocupações... Mmmmmm, isso já não pode ser. Isso é psicológico, um devaneio de Mac user, uma manifestação de delirium-tremens de um Mac fan-boy ;)
(Aqui entre nós, eu percebo perfeitamente o que queres dizer... mas quem nos acusa de Mac fan-boys não iria compreender ;))
Já agora, a diferença principal entre um MacBook e um MacBook Pro é, fundamentalmente a placa gráfica. No MacBook não tem RAM própria e a que precisa é partilhada com a RAM principal (64 Mb, se não me engano). Portanto, só se vai realmente notar diferença em situações em que a placa gráfica fosse muito requisitada, como por exemplo, em jogos ou em aplicações 3D (no editor, não no render).
Como o Photoshop (e as aplicações de audio), não fazem uso intensivo da placa gráfica, o MacBook é um excelente escolha.
Rui Batista
Romani48 27-09-2007, 17:11 ui ui.. grande post aqui..
ja sei que a minha escolha seria sem duvida o Macbook.. e é o que vai ser dentro de um ano!
Acredita que a maioria não vai perceber isso. Não vão perceber que se consegue produzir mais e melhor porque estamos num ambiente mais agradável.
Claro que, se dissesses que podias escrever melhores romances (ou compor músicas mais belas ou pintar quadros mais lindos, etc) num ambiente de um SPA ou numa bela casa na praia ou na montanha em vez de o fazer no meio de uma estação de metro em hora de ponta ou em pleno campo de futebol durante a final de um mundial, toda a gente iria perceber.
Mas dizer que te sentes "mais inspirado ao mexeres num computador tão bonito" ou que podes produzir melhor num OS que te dá mais prazer e menos preocupações... Mmmmmm, isso já não pode ser. Isso é psicológico, um devaneio de Mac user, uma manifestação de delirium-tremens de um Mac fan-boy ;)
(Aqui entre nós, eu percebo perfeitamente o que queres dizer... mas quem nos acusa de Mac fan-boys não iria compreender ;))
acredita, que eu entendo vos.. e não tenho nenhum mac.. mas ja dei umas voltinhas num.. e.. no meu...:004:
Boas...eu sou medio gamer de pc, que tá farto dos updates, crashes, e variantes do tipo que no mundo dos pcs é tão habitual que já nem vale a pena falar de todos, porque são muitos...para além da lista interminavel de virus que todos os dias saltita nos nossos pcs, sem que o melhor dos melhores antivirus possa fazer nada...
Após, mais um, grave problema no meu pc, neste verão, considerei (e ainda considero e por isso me juntei a vocês!) que a apple é a solução para o meu problema...simples, prático e com um design que arrasa qualquer modelo dos inumeros pcs...
Agora, a minha questão reside em saber uma coisa: como professor de Area Projecto tenho me dedicado, com a ajuda de vários colegas, a fazer uns pequenos filmes com os meus alunos. Para tal ano passado, tive que reforçar a Ram (tenho agora 2 gigas), e consequentemente a placa gráfica, na ilusão de que isso acelaria e evitaria problemas de qualquer tipo na altura crucial de montagem das inumeras cenas...Segundo percebi pelo post do Rui, para fazer isto, o modelo base do MacBook, seria suficiente...
Agora a verdadeira e ultima questão: é mesmo assim?usando o imovie, ou outro programa superior, o modelo base dos MacBooks (naquele magnifico branco!:D) é a resposta as minhas preces?...ou para fazer isto, ainda que a nivel de diversão, terei de optar por um MacBook Pro?
Agradeço desde já as possiveis respostas, e quiça, com a sumula das mesmas, também eu deixarei de ser um pc, e passo a ser "a mac"!:D
Boas!obrigado...entretanto liguei para uma loja mac, que me aconselhou o 2º modelo dos macbooks com um reforço de 1giga (ficando assim com 2 gigas), e que embora não fosse tão fluído como num mac pro, devido a inevitavel ausência da placa gráfica.
Também me foi partilhado pela interlocutora, que existe uma promoção de 10 meses sem juros...
só falta encontrar t$mpo!!!:D
Obrigado pela ajuda.
ruimoura 12-10-2007, 21:56 Boas!obrigado...entretanto liguei para uma loja mac, que me aconselhou o 2º modelo dos macbooks com um reforço de 1giga (ficando assim com 2 gigas), e que embora não fosse tão fluído como num mac pro, devido a inevitavel presença da placa gráfica.
Também me foi partilhado pela interlocutora, que existe uma promoção de 10 meses sem juros...
só falta encontrar t$mpo!!!:D
Obrigado pela ajuda.
Já agora em quanto é que fica esse upgrade da memória, mais coisa menos coisa ?
Boas!Rui, com base no site oficial da apple portugal, fica na ordem dos 160 euros!ficando este modelo na modesta quantia de 1409 euros...contudo como sou professor tenho um desconto, ficando este modelo nos 1317 euros...inda vale a pena ser professor neste país!!!:D
Abraço a todos os macs
Quim_dos_Touros 19-10-2007, 11:23 Quando fiz isso ficou em 200€, fui roubado
1969€ um macbook pro com 2gb ram, cpu 2.2 e placa 128..
2399€ um macbook pro com 2gb ram, cpu 2.4 e placa 256..
valerá a pena mais de 400€ de diferença?
zoidberg 19-10-2007, 13:35 pessoalmente acho que não, mas se queres jogar ou precisas MESMO de potencia vale...
MacCross 16-11-2007, 04:39 Quando tive que tomar a mesma decisão disseram-me:
"Um portátil É a placa gráfica - ainda mais num Mac"
Comentem!
Abraços
PS- Em relação a todo este "thread" devo dizer que tenho sempre dificuldade em "morrer na praia".
O barato ás vezes sai caro!
boas
Ando a procura de um portatil, e ja corri as marcas todas.. mas finalmente decidi-me , é um mAc que vou comprar..
agora.. será um macbook ou um macbook pro?
Quero principalmente para Photoshop, Edição de Audio, Edição de video, e se desse para jogar um joguito de vez em qd nao me importava, UM PES ou um FM!
EM relacao ao MAcbokk de 1300 euros, tinha que lhe meter mais um giga de ram, será que nao vale a pena comprar logo o macbook pro? ou o outro aguenta-se bem a bomboca?
Sao so mais 400 euros, mas uma placa grafica dedicada e mais umas saidas que dao jeito..
abraco
zoidberg 16-11-2007, 15:47 se tens os 400€ extra para dar e vais dar o uso devido à placa gráfica então vai para o pro, um outro motivo ( para mim o mais forte ) é o facto de o monitor do pro não ser glossy ( espelhado )
boas
Ando a procura de um portatil, e ja corri as marcas todas.. mas finalmente decidi-me , é um mAc que vou comprar..
agora.. será um macbook ou um macbook pro?
Quero principalmente para Photoshop, Edição de Audio, Edição de video, e se desse para jogar um joguito de vez em qd nao me importava, UM PES ou um FM!
EM relacao ao MAcbokk de 1300 euros, tinha que lhe meter mais um giga de ram, será que nao vale a pena comprar logo o macbook pro? ou o outro aguenta-se bem a bomboca?
Sao so mais 400 euros, mas uma placa grafica dedicada e mais umas saidas que dao jeito..
abraco
sim, se o dinheiro não for entrave, o MBP de 2.2 vale sempre a pena o salto de 400€
pois, penso dar um x de entrada e depois vfaço um emprestimo, penso que nao será por mais 4 meses de emprestimo (ainda n sei ao certo) que faça diferença, so mesmo qd souber o valor q vou pagar por mês!
Mas o macbook serve para editar video em premiere (ou outro programa de edição de video)
Acham que a gráfica do macbook aguenta bem?? senao sempre são 400 euros...
ou o investimento vai compensar a longo prazo??
abraço
pois, penso dar um x de entrada e depois vfaço um emprestimo, penso que nao será por mais 4 meses de emprestimo (ainda n sei ao certo) que faça diferença, so mesmo qd souber o valor q vou pagar por mês!
Mas o macbook serve para editar video em premiere (ou outro programa de edição de video)
Acham que a gráfica do macbook aguenta bem?? senao sempre são 400 euros...
ou o investimento vai compensar a longo prazo??
abraço
depende. eu acho que se não te importares de dar os 400€ o preço é mesmo a única desvantagem do MBP.
por exemplo:
:arrow: Tem ecrã matte e o Macbook não;
:arrow: É de 15 polegadas e só pesa +200g;
:arrow: Muito, mas muito melhor gráfica que não te deixa ficar mal caso te de na cabeça um dia jogares um joguinho qualquer;
:arrow: 2gb de ram(isto resolve-se no macbook, mas sendo assim tb já não estávamos a falar da diferença de 400€)
:arrow: Apple remote incluído
sei lá.. há bastantes factores que se podem apontar
A diferença de 400 euros e sé se eu comprar memoria para o macbook!
Estou a pensar seriamente investir, e fico a pagar por um anito........
obrigado.....
se o comprar vou aparecer por aqui com mtas duvidas... ehehehe
passar de pc para MAC vai ser como nascer outra vez! ehehehe
abraço
jdmartinho 06-01-2008, 23:58 Tenho que comprar uma máquina nova cá para casa pois o meu PC já tem mais de 4 anos e está a dar as últimas badaladas. Como estou a equacionar comprar um iMac 20'' 2.0GHz gostava de saber a opinião de alguém que tenha um modelo deste género. Em Windows (e também Linux) trabalho na área da informática principalmente em programção (e neste momento nem sei o que se segue), quanto ao uso diário é firefox, thunderbird, iTunes, OpenOffice, Eclipse, uTorrent. Não antevejo grandes problemas a este nível. Quanto a jogar...sou um jogador casual, quer isto dizer que gosto de experimentar uns jogos de vez em quando mas não sou um gamer por excelência nem jogo muito, aquilo que ainda jogo mais, e neste momento vou num intervalo de vários meses é World Of Warcraft. A minha principal preocupação é que por este preço (1200€) compraria um PC muito melhor em termos de hardware, aliás se comprar um PC estou a apontar para um orçamento de 1000€ porque acho que chega perfeitamente. A questão é: daqui a 2 ou 3 anos estarei à rasca para trocar o iMac porque já não me serve as necessidades? É que se calhar um PC por este preço (cpu quad, 2gb ram, gráfica 512mb, etc) dá-me talvez uma maior garantia de longevidade...agradecia opiniões. :)
ruimoura 07-01-2008, 10:28 Tenho que comprar uma máquina nova cá para casa pois o meu PC já tem mais de 4 anos e está a dar as últimas badaladas. Como estou a equacionar comprar um iMac 20'' 2.0GHz gostava de saber a opinião de alguém que tenha um modelo deste género. Em Windows (e também Linux) trabalho na área da informática principalmente em programção (e neste momento nem sei o que se segue), quanto ao uso diário é firefox, thunderbird, iTunes, OpenOffice, Eclipse, uTorrent. Não antevejo grandes problemas a este nível. Quanto a jogar...sou um jogador casual, quer isto dizer que gosto de experimentar uns jogos de vez em quando mas não sou um gamer por excelência nem jogo muito, aquilo que ainda jogo mais, e neste momento vou num intervalo de vários meses é World Of Warcraft. A minha principal preocupação é que por este preço (1200€) compraria um PC muito melhor em termos de hardware, aliás se comprar um PC estou a apontar para um orçamento de 1000€ porque acho que chega perfeitamente. A questão é: daqui a 2 ou 3 anos estarei à rasca para trocar o iMac porque já não me serve as necessidades? É que se calhar um PC por este preço (cpu quad, 2gb ram, gráfica 512mb, etc) dá-me talvez uma maior garantia de longevidade...agradecia opiniões. :)
Dá-te mais longevidade, mais potência, sem dúvida, mas não te dá uma coisa que não tem preço, que é o MacOSX. Se fores comprar o Imac só porque é bonito, mas não vais usar o MacOS, não te vale minimamente a pena estares a gastar esse dinheiro. Pensa assim. De resto, chega e sobra para tudo o que referis-te, e mesmo para uns jogos (com o xp/vista instalados) que não sejam muito muito pesados, porque a ATI 2400 não é uma maravilha :)
jdmartinho 07-01-2008, 16:31 Dá-te mais longevidade, mais potência, sem dúvida, mas não te dá uma coisa que não tem preço, que é o MacOSX. Se fores comprar o Imac só porque é bonito, mas não vais usar o MacOS, não te vale minimamente a pena estares a gastar esse dinheiro. Pensa assim. De resto, chega e sobra para tudo o que referis-te, e mesmo para uns jogos (com o xp/vista instalados) que não sejam muito muito pesados, porque a ATI 2400 não é uma maravilha :)
Obrigado desde já pela resposta, já agora tenho outra dúvida em relação à compatibilidade do Logitech MX Revolution. Comprei-o há pouco tempo, estou a adorar o rato mas infelizmente o software SetPoint da Logitech para o controlar é muito mau (quem tem ratos Logitech deve saber do que estou a falar) e para o conseguir usar como deve ser (leia-se fazer com que o SetPoint me detecte o rato) tive que andar para trás no tempo e sacar a versão 3.01 para Windows (neste momento vai na 4.24). A Logitech oferece software para o rato para o MacOS X (Logitech Control Center) só queria saber se alguém tem experiência com ratos Logitech em Mac e se é a barraca que se vê nos PC's...
Para mac o software merdoso da Logitech não é problema, há o USB Overdrive (http://www.usboverdrive.com/USBOverdrive/News.html) que funciona às mil maravilhas :)
jdmartinho 08-01-2008, 21:12 thx ainda hj saquei a nova versao do setpoint para windows para testar se resolvia os problemas mas continua na mesma que as mais recentes.
o setpoint para o meu v470 no windows não funciona com nenhuma versão.. num mac já experimentei com o usb overdrive e foi fácil fácil
jdmartinho 09-01-2008, 19:16 Pois tenho andado a reunir informação sobre o mac, ver se todo o software que uso se existe igual ou equivalente e também em relação ao hardware que potencialidades tem (e a tal história das compatibilidades) e estou tentado. A ver se para a semana arranjo tempo para ir ver o bicho ao vivo nalgum lado e ver se dá para mexer nele antes de fazer a decisão final. Obrigado pelas opiniões mais uma vez.
Boas!
Ja agora Kidloco, excelente topico deu para me ajudar a decidir ;)
Tenho umas duvidas que são as seguintes:
- Ja uso o Flash a algum tempo a traz, mas actualmente estou a trabalhar mais intencivamente nele, o que queria saber e se o Flash corre bem nos Macs a nivel de compatibilidades, e se eu fize-se cambios entre os ficheiros que faço no PC e nos que faria no Mac corriam bem ou existem incompatibilidades entre trabalhar nos dois ???
- Os software da Adobe[Photoshop, Dreamweaver, Premiere, After Effects, Audition] rulam bem no Mac, e a nivel de compatibilidades entre trabalhar em PC/MAC mais uma vez corre tudo bem ou existe incompatibilidades
- O CorelDraw tem alguma versão para MAC ??
- É fiavel fazer o BootCamp ??
- Os Mac´s cracham muito ou têm muitos problemas de incompabilidades ???
- Para fazer aquele tipo de trabalho que referi em cima o MacBook com 2 GB chega ?? e que os Macbooks Pro são muito caros :p
cumps e obrigado pela vossa atenção porque tem mesmo muitas duvidas nesta possivel mudança ;)
jdmartinho 19-01-2008, 00:04 Eu decidi-me e comprei o meu primeiro mac hj, após as primeiras 4 horas de uso só tenho coisas boas a dizer, e realmente para o meu rato logitech foi uma maravilha simplesmente ligar, instalar o LCC e ver tudo a funcionar...depois do que passei para o meter a funcionar em windows...quando tiver mais feedback prometo colocar um post na thread dos switchers ;)
bomba_braga 19-01-2008, 11:32 Eu decidi-me e comprei o meu primeiro mac hj, após as primeiras 4 horas de uso só tenho coisas boas a dizer, e realmente para o meu rato logitech foi uma maravilha simplesmente ligar, instalar o LCC e ver tudo a funcionar...depois do que passei para o meter a funcionar em windows...quando tiver mais feedback prometo colocar um post na thread dos switchers ;)
Não encontro a thread dos switchers. Onde está?
Zed_Blade 19-01-2008, 21:28 Não encontro a thread dos switchers. Onde está?
Eu abri uma para expor as minhas duvidas e falar sobre o switch propriamente dito. A primeira parte fiz, a segunda (shame on me) ainda não.
Podem aproveitar a minha para expor todas as vossas duvidas no switch :)
Procura por "Switch PC to Mac" ou algo parecido. Estava na parte das dúvidas se não me engano. ;)
ruimoura 21-01-2008, 13:07 Boas!
Ja agora Kidloco, excelente topico deu para me ajudar a decidir ;)
Tenho umas duvidas que são as seguintes:
- Ja uso o Flash a algum tempo a traz, mas actualmente estou a trabalhar mais intencivamente nele, o que queria saber e se o Flash corre bem nos Macs a nivel de compatibilidades, e se eu fize-se cambios entre os ficheiros que faço no PC e nos que faria no Mac corriam bem ou existem incompatibilidades entre trabalhar nos dois ???
- Os software da Adobe[Photoshop, Dreamweaver, Premiere, After Effects, Audition] rulam bem no Mac, e a nivel de compatibilidades entre trabalhar em PC/MAC mais uma vez corre tudo bem ou existe incompatibilidades
- Para fazer aquele tipo de trabalho que referi em cima o MacBook com 2 GB chega ?? e que os Macbooks Pro são muito caros :p
cumps e obrigado pela vossa atenção porque tem mesmo muitas duvidas nesta possivel mudança ;)
Eu não sou o kidloco, mas vá ...
Os programas da Adobe (suite CS3) existem em versão nativa para Mac, portanto funcionam tão bem ou melhor que no windows.
Já respondi acima. Incompatibilidades têm a ver com formatos de ficheiros, não com os programas.
A última versão para Mac é a 11.
Sim, 100%.
Raramente encravam ou crasham. Quanto a incompatibilidades, tens que explicar ao que te referes.
Com 2GB chega. Ficas com uma máquina muito boa.
Raramente encravam ou crasham. Quanto a incompatibilidades, tens que explicar ao que te referes.
Antes de mais obrigado pela colaboração ruimoura ;) (não fiz quote ao post tudo, por so fiz quote ao que tinha duvidas).
Eu quando me referi a incompatibilidades, é se a nivel de ligações de discos externos, pen, impressoras, scanners (estes tipo de perifericos) se são compativeis com MAC ou têm problemas de incompatibilidade.
E outra de questão de incompatibilidade era se eu trabalhar no Flash num PC, e depois usar o ficheiro FLA (que estou a trabalhar) e continuar esse trabalho no Flash no MAC, ele não tinha ou não nenhum problema de incompatibilidade (por ter sido iniciado o ficheiro em PC ou vice-versa) ???
cumps e obs ;)
castelo_14_427 27-01-2008, 14:47 Uma coisa... Eu gosto de trabalhar com o Ulead Photo Express, ha alguma versao para mac'?
Uma coisa... Eu gosto de trabalhar com o Ulead Photo Express, ha alguma versao para mac'?
o iphoto faz isso tudo..e para algo mais avançado photoshop
Tudo tudo não sei se faz... De qualquer maneira podes ler mais sobre o iPhoto aqui (http://www.apple.com/ilife/iphoto/)
Bom post! Muito útil.
Se bem que nao concordo que se deva comprar um mac com o principal intuito de jogar. Mac, quer se queira quer nao, simplesmente nao se adequa as necessidades de um jogador "a tempo inteiro".
Cumps.
calamity 10-03-2008, 18:02 Bom post! Muito útil.
Se bem que nao concordo que se deva comprar um mac com o principal intuito de jogar. Mac, quer se queira quer nao, simplesmente nao se adequa as necessidades de um jogador "a tempo inteiro".
Cumps.
A fama dele não é essa, tens razão. Mas já viste os vídeos no youtube de pessoal a jogar crysis e UT 3 no MBP? Acho que ultimamente os Macs têm evoluído nesse aspecto.
bem... eu tenho um macBook dos brancos com 2.2 GHZ de processador.. e com apenas 1 Gb de ram... ui... trabalha k se farta... a questão que se coloca aki é k mac é um bom computador para quem trabalha em artes graficas... neste caso, imac ou macbook pro seriam as melhores escolhas... se preferires por um portatil vai pro mac book pro...
mas se o pc k keres é apenas para uso normal, macbook é mto bom mesmo... e brankinho é digamos k fofo... xD
fika bem
hug:lol:
Pessoal, depois de ter lido este topico e ter pesquisado sobre os MAC´s fiquei com imensas duvidas e queria por algumas questões a vocês.
O meu PC já anda aqui por casa faz 3 anos mas já começa a dar as ultimas badaladas e então tou a pensar em comprar um novo e disseram-me que os MAC`S eram muito bons principalmente para trabalhar com edição de imagem e video e 3D que é para o que uso mais.
Gosto tb de jogar uns jogos e só não jogo mais por causa da universidade e trabalho que me tira muito tempo.
A minha questão quanto aos jogos é se posso jogar um jogo qualquer á vontade e com boa performance num MAC?
Tou ansioso que o GTA IV saia para computador e queria desfrutar bem desse jogo.
QUanto a trabalho costumo trabalhar com:
Premiere Pro
After Effects
Photoshop
Flash
Dreamweaver
3ds MAX
Reparei que nos MAC´s da minha universidade, não possuem o 3ds Max e é um software que faço questão de evoluir e trabalhar mais com ele ou seja, é parte essencial na questão. Tenho que instalar o BootCamp para que o pudesse usar ou basta instalar no MAc que já corre tal como corre num PC?
Tenho tb o CS3 Master Collection que tal como já referi, trabalho muito com os programas da Adobe. Para MAC existe alguma versão ou a que tenho aqui no PC dá para usar no MAC?
Tb ando á procura dum portátil mas que seja só para trabalhar com os programas mencionados acima, não é para jogar. Basta um MacBook ou tenho que ir para o MacBook Pro?
calamity 15-03-2008, 20:39 Jogos no Mac depende do Mac e também dos jogos, consequentemente. Como já referi, tenho amigos com Crysis e COD 4 em MacBookPro's a correr na perfeição. Se for num Macbook já não dá. Assim, num Mac Pro devem funcionar tal como no MBP, no iMac não faço a mínima que tal se comportam e num MacMini não dão quase de certeza! Mas como queres um computador para edição de imagem e 3d, certamente que não vais escolher um MacMini :)
O 3dsMax só há para Windows, tens que instalar este SO pelo Bootcamp.
A comprares um portátil, para esse fim, aconselho o MacBookPro. É o que eu tenho e comprei-o exactamente para poder fazer edição de imagem/renderização e trabalhar com CAD à vontade.
Então com o Bootcamp resolvo o problema de alguns programas poderem correr no MAC?
E ao instalar o Bootcamp posso escolher quando quero voltar para o MAC OS e vice versa?
O Bootcamp basicamente permite-te fazer dualboot, isto é, ao ligares o Mac ou escolhes o OS X ou o Windows.
calamity 15-03-2008, 23:37 O Bootcamp basicamente permite-te fazer dualboot, isto é, ao ligares o Mac ou escolhes o OS X ou o Windows.
É isto basicamente. Para não teres que reiniciar o computador sempre que queres mudar de SO intalas um Parallels ou VMWare, que te abrem o Windows numa nova janela (como se se tratasse de uma aplicação) enquanto correr o OS X, mas consome mais RAM.
Então isso é bom.
Quanto á RAM 1GB chega ou terei que procurar um PC que tenha 2GB ?
È a tal questão de conseguir jogar jogos e trabalhar com edição de video...será que 1Gb num MAC chega bem?
calamity 16-03-2008, 00:15 Hm talvez 2 Gb seja mais seguro. Eu tenho 2 Gb no meu MBP, para já chegam :) No futuro pondero comprar dois DIMM's de 2 Gb para ficar com 4 Gb (aquilo vem com as duas slots ocupadas por DIMM's de 1 Gb cada)
fsousa.fsousa 02-04-2008, 12:33 Eu gostava de ver esta thread actualizada no primeiro post com o MacBook Air.
Estive com um nas mão à pouco tempo, e fiquei muito tentado a comprar.
Esse esquema de Parallels ou VMWare para instalar o windows é simples ou requer uma certa experiencia em macs?
estou ingressando nesse mundo também, sou arquiteto e o que mais uso é o autocad e 3dsmax, não posso abandona-los pelo menos por enquanto. Encomendei um macbookpro e já sei que terei que fazer esse esquema, por isso estou me adiantando e tetando aprender desde já!
agradeço a resposta.
Decrypter 26-04-2008, 15:49 Esse esquema de Parallels ou VMWare para instalar o windows é simples ou requer uma certa experiencia em macs?
estou ingressando nesse mundo também, sou arquiteto e o que mais uso é o autocad e 3dsmax, não posso abandona-los pelo menos por enquanto. Encomendei um macbookpro e já sei que terei que fazer esse esquema, por isso estou me adiantando e tetando aprender desde já!
agradeço a resposta.
É um processo simples ! Se tiveres o SO ( Windows ou Linux ) já instalado pelo bootcamp ele detecta logo a partição e corre automaticamente . Caso não o tenhas , e penso que tanto o Vmware como o Parallels permitem fazer uma instalação do SO e correr numa janela dentro do proprio OS X .
compallo 25-06-2008, 22:39 Boas,
Eu estou a pensar comprar um MacBook Pro e gostava que me dissessem quais as vantagens e desvantagens de mandar vir um MacBook Pro dos EUA.
Não queria estar a abrir um tópico só para isto, por isso deixo esta minha dúvida aqui.
Agradeço desde já uma resposta.
fiquem bem :)
Boas,
Eu estou a pensar comprar um MacBook Pro e gostava que me dissessem quais as vantagens e desvantagens de mandar vir um MacBook Pro dos EUA.
Não queria estar a abrir um tópico só para isto, por isso deixo esta minha dúvida aqui.
pagas impostos na alfandega :x2:
Zed_Blade 26-06-2008, 16:09 pagas impostos na alfandega :x2:
e tens garantia de apenas um ano, mais a diferença de configuração do teclado.. Assim de repente é o que me lembro..
Wolfhound 26-06-2008, 17:55 Os meus parabéns. Excelente tópico.
Cumprimentos.
Boas,
Resumindo o que os meus colegas de fórum disseram: Não há vantagens de maior que compense a compra fora de Portugal (em especifico fora da U.E.).
Só o facto da perde de 1 ano de garantia é cá um tombo.
Arkanius 29-06-2008, 21:24 Alguem sabe se o MacBook chega para alguem que va ingressar no curso de Engenharia Civil? Que tipo de aplicaçoes e que vou precisar, etc?
Tava a pensar no MacBook Pro, mas acho que nao vou precisar daquela carga toda (Em termos de potencia e KG nas costas) para o meu curso.
Alguem sabe se o MacBook chega para alguem que va ingressar no curso de Engenharia Civil? Que tipo de aplicaçoes e que vou precisar, etc?
Tava a pensar no MacBook Pro, mas acho que nao vou precisar daquela carga toda (Em termos de potencia e KG nas costas) para o meu curso.
eu acho que tu, mais que ninguém vais precisar de usar programas pesados, leia-se autocad e afins... claro que só correm em windows mas eu mesmo que dou pouco uso ao autocad vejo que um mac book pro é essencial para isso...
já vi autocad a correr em Mac Book e ele começava a brecar um pouco quando já se tinha um ficheiro muito grande...
Arkanius 29-06-2008, 21:51 Mas AutoCad e mais processador do que outra coisa qualquer. (Acho eu)
Alem disso, queria o portatil mais para dar o apoio quando estivesse na Universidade. E depois em casa, a maquina principal faria os trabalhos "pesados" (O PC e um Quad Core com 8800 GT e 4GB de RAM)
Mas AutoCad e mais processador do que outra coisa qualquer. (Acho eu)
Alem disso, queria o portatil mais para dar o apoio quando estivesse na Universidade. E depois em casa, a maquina principal faria os trabalhos "pesados" (O PC e um Quad Core com 8800 GT e 4GB de RAM)
é cpu é ram é placa gráfica, aquilo o autocad é uma alegria xd :P :002::002:
:lol::lol::lol:
além disso por exemplo, se vires um imac e um mac book pro a correr o autocad com as mesmas características na maquina o imac corre-o melhor...
o mesmo acontece do macbook po mac book pro... mas tu é que sabes :arrow::arrow:
Arkanius 29-06-2008, 22:07 Era so mesmo pela portabilidade e pelo apoio na faculdade. Em casa tinha a maquina principal.
E que por exemplo, usei Blender no meu VAIO este ano para fazer modelos 3D e isto ficava um bocado esquesito mas o portatil esta a dar os berros, tem 512 de RAM e o processador ja viu melhores eras.
Mas obrigado pelo conselho, ainda me vou ter que decidir
Romani48 01-07-2008, 02:47 cpu e ram.. é que vais precisar desse autocad..
a unica cosia que notas é talvez uma quebra na qualidade de imagem em termos de 3D... mas penso que é o menor dos teus problemas
cpu e ram.. é que vais precisar desse autocad..
a unica cosia que notas é talvez uma quebra na qualidade de imagem em termos de 3D... mas penso que é o menor dos teus problemas
uma boa placa grafica ajuda nos gráficos...
Falta ai o Macbook Air! lol
O meu sonho é que estivesse só a venda a caixa do mac book pro! é tao lindo mas tão estupidamente caro!
Vou continuar a sonhar:zzz:
cUMPS;)
E actualizar a thread de acordo com os preços actuais? :p
(Só para os menos actualizados.)
E actualizar a thread com os preços actuais :p?
sir_atmc 13-07-2008, 21:08 Vejo no site da Apple que o Macbook Pro tem uma bateria que permite durar mais tempo do que o Macbook. Isto é realmente verdade? Estou em dúvidas se compro um pc + Macbook, ou apenas um Macbook Pro. Uma das coisas que preciso é um portátil que dure bastante tempo com bateria. Portanto, Macbook ou Macbook Pro?
Vejo no site da Apple que o Macbook Pro tem uma bateria que permite durar mais tempo do que o Macbook. Isto é realmente verdade? Estou em dúvidas se compro um pc + Macbook, ou apenas um Macbook Pro. Uma das coisas que preciso é um portátil que dure bastante tempo com bateria. Portanto, Macbook ou Macbook Pro?
Yep, é verdade. Mas as diferenças não são muito significativas. Depende muito do tipo de aplicações que usas, claro.
A bateria de um macbook dura um pouco mais que a de um Macbook Pro.
O ideal em termos de eficiência no trabalho é teres apenas um computador, e se possível com qualidade.
O melhor é mesmo um MBP e em caso de necessidade, um ecrã de maiores dimensões à parte.
[PT]latrine 17-07-2008, 11:13 Actualizado com MB AIR e preços no momento!
sir_atmc 19-07-2008, 01:53 Onde diz Mobilidade Extrema deveria ser Macbook Air e não Macbook Pro :P
micromegas 19-07-2008, 19:07 Não consigo visualiza a foto do air.
Era fixe uma foto do imac actual.
Bom trabalho.
zoidberg 22-07-2008, 22:14 actualizado :)
Misshiva 04-08-2008, 13:18 É muito dificil fazer um bootcamp para o windows?
Watermelon 04-08-2008, 17:17 Não, é muito simples. Será algo como isto (http://labnol.blogspot.com/2006/04/boot-camp-tutorial-install-windows-xp.html).
Misshiva 04-08-2008, 17:33 Muito obrigada pela resposta :)
Estou mesmo a pensar comprar um mac, mas ainda tenho algumas duvidas.
Vou ter uma cadeira que é preciso usar o autocad para fazer projectos, e pelo que tenho lido tenho que fazer um boot camp.
A minha outra dúvida é se o mac de 13'' vai ser muito pequeno para esses projectos.
Watermelon 04-08-2008, 17:40 Muito obrigada pela resposta :)
Estou mesmo a pensar comprar um mac, mas ainda tenho algumas duvidas.
Vou ter uma cadeira que é preciso usar o autocad para fazer projectos, e pelo que tenho lido tenho que fazer um boot camp.
A minha outra dúvida é se o mac de 13'' vai ser muito pequeno para esses projectos.
Eu diria que para qualquer trabalho 3D convinha comprar um MacBook Pro. O MacBook não se deve aguentar muito bem com esse tipo de trabalho. Já agora, agradeço que coloques as tuas dúvidas num tópico à parte, nesta secção :).
Misshiva 04-08-2008, 18:01 Obrigada e desculpa lá, vou procurar um tópico onde as possa colocar :)
Tópico muito interessante, parabéns.
Eu já trabalhei com Mac, mas neste momento trabalho com computadores Windows, contudo estou seriamente a pensar em mudar-me para ambiente Mac, pelo menos a 50%, isto é, irei brevemente comprar um iMac com monitor de 24" Intel e vou ter que instalar o XP. Porquê?
Porque todos os programas que tenho são Windows e para os comprar novamente custa muitos euros, só o Office é quase 700 euros e nem quero pensar no Photoshop.
A minha àrea de trabalho é Web Design, gestão de comunidades online, gestão de conteúdos online e Webmaster e para mim o mais importante e que preciso num computador é estabilidade e desempenho, a Apple dá-me isso tudo.
zoidberg 08-08-2008, 17:54 Tópico muito interessante, parabéns.
Eu já trabalhei com Mac, mas neste momento trabalho com computadores Windows, contudo estou seriamente a pensar em mudar-me para ambiente Mac, pelo menos a 50%, isto é, irei brevemente comprar um iMac com monitor de 24" Intel e vou ter que instalar o XP. Porquê?
Porque todos os programas que tenho são Windows e para os comprar novamente custa muitos euros, só o Office é quase 700 euros e nem quero pensar no Photoshop.
A minha àrea de trabalho é Web Design, gestão de comunidades online, gestão de conteúdos online e Webmaster e para mim o mais importante e que preciso num computador é estabilidade e desempenho, a Apple dá-me isso tudo.
A Apple dá-te isso tudo no OSX :) se vais usar maioritáriamente o Windows XP deves ponderar bem a tua escolha.
Se é para ires "migrando" as tuas coisas todas para de futuro usares 90% OSX então aí sim penso que seja uma excelente opção :) caso contrário vais pagar mais apenas por um hardware com um case e look mais bonito que um pc normal e teres os mesmos problemas no windows.
mas ...
Força ;)
Sim, será para fazer a emigração. Em linux eu consigo substituir o photoshop pelo wimp e o Office pelo OpenOffice sem problemas. Em Mac ainda não conheço programas que me permitem emigrar de vez.
joefaria 10-08-2008, 23:12 Sim, será para fazer a emigração. Em linux eu consigo substituir o photoshop pelo wimp e o Office pelo OpenOffice sem problemas. Em Mac ainda não conheço programas que me permitem emigrar de vez.
Em mac podes utilizar o photoshop ou o Gimp para imagens, e o openoffice, neoofice ou microsoft office para processamento de texto.
Para mac tens sempre alternativa, só mudam os nomes...
Pessoal fala-se de novos macbooks para setembro e imac para quando o refresh?
cyber_scully 26-08-2008, 03:00 Em mac podes utilizar o photoshop ou o Gimp para imagens, e o openoffice, neoofice ou microsoft office para processamento de texto.
Para mac tens sempre alternativa, só mudam os nomes...
Também há o pack iWork (Pages+Keynote+Numbers) que custa 70€ sendo portanto mais vantajoso que o Office:mac que se fica por volta dos 130€ (se não me engano).
RotivManu 28-08-2008, 19:23 boa tarde a todos!!! sou novo neste forum!!
para ja gostava de vos perguntar 1 coisa:
tenho 1 PC desktop bastante actualizado e 1 Sony VAIO (um dos primeiros com 2 core)...
estes dias tenho pensado em trocar o VAIO por outro portatil! vejo o Macbook Air e fico doido!! mas as caracteristicas nao sao por ai alem!!
apenas preciso do portatil para trabalhos escolares, photoshop e net.. muita net..
a pergunta é: sera k vale mesmo a pena gastar tanto plo macbook air?! tendo em conta que para jogar posso usar o PC ou a PS3 e tenho tambem alguma curiosidade em mudar de ares!! (nunca usei o MAC)...
so mais uma coisa possivelmente no caso de comprar o Macbook air, vou ter que instalar tambem o windows.. axam que nao se torna pesado de mais 2 sist. operativos num portatil com estas caracteristicas?!
obrigado a todos
cumps
Watermelon 28-08-2008, 20:52 boa tarde a todos!!! sou novo neste forum!!
para ja gostava de vos perguntar 1 coisa:
tenho 1 PC desktop bastante actualizado e 1 Sony VAIO (um dos primeiros com 2 core)...
estes dias tenho pensado em trocar o VAIO por outro portatil! vejo o Macbook Air e fico doido!! mas as caracteristicas nao sao por ai alem!!
apenas preciso do portatil para trabalhos escolares, photoshop e net.. muita net..
a pergunta é: sera k vale mesmo a pena gastar tanto plo macbook air?! tendo em conta que para jogar posso usar o PC ou a PS3 e tenho tambem alguma curiosidade em mudar de ares!! (nunca usei o MAC)...
so mais uma coisa possivelmente no caso de comprar o Macbook air, vou ter que instalar tambem o windows.. axam que nao se torna pesado de mais 2 sist. operativos num portatil com estas caracteristicas?!
obrigado a todos
cumps
Não vale a pena, a não ser que necessites muita mobilidade, como está referido no primeiro post. Compra um MacBook que ficas mais bem servido em termos de características e ainda poupas uns trocos :).
RotivManu 28-08-2008, 23:59 Não vale a pena, a não ser que necessites muita mobilidade, como está referido no primeiro post. Compra um MacBook que ficas mais bem servido em termos de características e ainda poupas uns trocos :).
é assim.. o que eu questiono é o facto de ter 1 disco tao pequeno!! pois em principio nao vou querer jogar com ele!! apenas trabalhar!!
suponho que seja impossível aumentar o tamanho de armazenamento!!!
sinceramente estou mais inclinado para o MBA, tambem pelo factor estético! mobilidade!!
Jammin @ 29-08-2008, 00:07 é assim.. o que eu questiono é o facto de ter 1 disco tao pequeno!! pois em principio nao vou querer jogar com ele!! apenas trabalhar!!
sinceramente estou mais inclinado para o MBA, tambem pelo factor estético! mobilidade!!
Já ouviste falar em disco externo? =/
RotivManu 29-08-2008, 00:15 Já ouviste falar em disco externo? =/
eiiii... digamos que sou 1 bocado distraído!! agora estupido nao sou!!
é obvio que sei o que é!!
estava a falar internamente! mas ja vi que nao!
obrigado na mesma!!!
Decrypter 29-08-2008, 15:59 eiiii... digamos que sou 1 bocado distraído!! agora estupido nao sou!!
é obvio que sei o que é!!
estava a falar internamente! mas ja vi que nao!
obrigado na mesma!!!
Já viste mal, aconselho-te a ver isto (http://www.youtube.com/watch?v=-SSaqgvPw6M)
Watermelon 29-08-2008, 18:12 é assim.. o que eu questiono é o facto de ter 1 disco tao pequeno!! pois em principio nao vou querer jogar com ele!! apenas trabalhar!!
Se tens o dinheiro, força. Mas continuo a achar que o MacBook é a tua melhor opção. É um computador bem mais versátil e continua a ser bastante móvel. Se não vais estar constantemente a viajar e andar de um lado para o outro, não vejo que haja necessidade de ter um ultra-portátil. E é errado escolher um computador em função do factor "coolness". Claro que a estética também é importante (é um ícone da Apple), mas não deixa de ser algo secundário.
Cumps.
Angel_of_Death 31-08-2008, 22:16 Boas! Eu estava a pensar em comprar uma mac portavel mas um baratucho. Nada de grande maquina. Qual o que me aconselham? E o CS 1.6 finciona no mac xD?
Boas! Eu estava a pensar em comprar uma mac portavel mas um baratucho. Nada de grande maquina. Qual o que me aconselham? E o CS 1.6 finciona no mac xD?
mac barato... por 1200€ compras um imac excelente...
Com o Crossover poder correr o CS 1.6 ou o Source na boa como se tivesses num PC...
Se quiseres saber mais clica no botão falar comigo lá em baixo. :D
Angel_of_Death 31-08-2008, 22:29 Deculpa la o link nao da nada no meu PC. E nao ha mais barato que isso xD?
sir_atmc 08-09-2008, 02:23 Estou quase decidido a comprar um Macbook, no entanto surgiu-me uma dúvida. Ando em engenharia informática, e este ano vou ter uma cadeira ligada à computação gráfica com o seguinte programa:
Esta disciplina tem por objectivo principal dar experiência prática em vários assuntos tratados teoricamente em outras disciplinas, através da realização de trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces e de Sistemas Operativos. Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização.
Síntese de imagem:
Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas
Interface Pessoa-Máquina:
Funcionalidade e usabilidade
Gestão de eventos e interacção com utilizador
Construção de interfaces GUI
Sistemas Operativos:
Comunicações
Sincronização
Pelo que sei a actual gráfica do macbook não suporta opengl, mas com certeza que a placa gráfica do novo já suporta. Também não acredito que seja preciso nível de processamento por aí além. portanto, pergunto a alguém da area se o Macbook se safa bem. É só por causa de 1 ou 2 cadeiras que ainda não me decidi.
Rui_Carlos 08-09-2008, 13:15 Pelo que sei a actual gráfica do macbook não suporta opengl [...]
Tens a certeza? Conheço que tenha feito trabalhos de computação gráfica em iBooks...
sir_atmc 08-09-2008, 13:17 Tens a certeza? Conheço que tenha feito trabalhos de computação gráfica em iBooks...
Pois, estive a pesquisar e afinal parece-me que não é bem assim. Tinham-me falado que não suportava OpenGl 2.0 por hardware, mas que dava sempre para trabalhar com ele. Mas pelo que estive a ver no P@P a placa gráfica não deve ser um entrave, portanto estou quase decidido.
Boas, eu estou muito interessado em adquirir um macbook, e estou indeciso em um macbook e um mbp (a sua funcionalidade vai ser principalmente para trabalhar, photoshop e afins). Já estou um bocado dentro do mundo apple (No meu trabalho, uso um G5). Entre os dois, estou mais inclinado para o mbp, mas se o macbook já der para o que eu quero, optava pelo macbook, pois também poupo mais uns trocos.
O que vocês aconselham ?
Para photoshop tela de 13.3" é muito pequena.
zoidberg 18-09-2008, 13:38 Para photoshop tela de 13.3" é muito pequena.
não só o tamanho da tela como o painel é inferior, no mbp pode escolher o acabamento matte ao invés do glossy para mais fiabilidade de cor
|
|