View Full Version : iPod comprado nos EUA. Garantia?

whitex
27-06-2007, 09:15
Boas!

Há cerca de 1 ano atrás trouxeram-me um iPod Video 30Gb dos EUA. Funcionou impecavelmente... até agora. Há cerca de 2 semanas, os auscultadores começaram a falhar, só funcionando 1 (o direito). Sei que o problema não é dos auscultadores, já que com outros sucede exactamente o mesmo. Para ajudar à festa, começaram a surgir dois riscos estranhos no ecrã, que aumentam de dia para dia.

Tenho que o mandar arranjar, mas deparo-me com dois problemas: não faço a mínima ideia se tenho garantia aqui em Portugal; caso não tenha não sei onde o ponha a arranjar, já que vivo em Coimbra o representante da Apple em Portugal é em Lisboa. O que sugerem que faça?

Demiurgo
27-06-2007, 09:57
Garantia (mundial) de um ano. E tens de mostrar a factura de compra.

Em Coimbra não sei quem te poderá tratar do assunto.

whitex
27-06-2007, 21:01
Garantia mundial de 1 ano, isso é bom. Onde aconselham a dirigir-me em Lisboa para tratar disso?

De qualquer modo, é um ano a partir da data da compra, certo?

Sox
27-06-2007, 21:04
De qualquer modo, é um ano a partir da data da compra, certo?

Qual seria a outra alternativa? Um ano a partir de quando?

Quanto ao sítio, deves te aí por Coimbra algum centro de assistência Apple, é só procurares.

dartinax
28-06-2007, 13:54
Viva!

Cá em Coimbra tens um centro de assistência na Solum, ao lado do estádio. Checka isto (http://www.apple.com.pt/por/suporte/) para mais informações ;)

Pelo sim pelo não, eu ia ao das Amoreiras em Lisboa. Pelo que tenho ouvido/lido, a assistência é impecável.

Um abraço

Sox
28-06-2007, 14:15
Viva!

Cá em Coimbra tens um centro de assistência na Solum, ao lado do estádio. Checka isto (http://www.apple.com.pt/por/suporte/) para mais informações ;)

Pelo sim pelo não, eu ia ao das Amoreiras em Lisboa. Pelo que tenho ouvido/lido, a assistência é impecável.

Um abraço

Argh! Ir de Coimbra a Lisboa apenas para ir mandar um iPod para agarantia? lol.

Peidina
28-06-2007, 15:16
Argh! Ir de Coimbra a Lisboa apenas para ir mandar um iPod para agarantia? lol.
Claro, no Apple Center das Amoreiras a assistência é optima. Lá a de Coimbra deve ser rasca e Coimbra não deve ser assim tão longe de Lisboa e com uma assistência mesmo fora de série como a do Apple Center das Amoreiras, compensa completamente!

Sox
28-06-2007, 15:32
Claro, no Apple Center das Amoreiras a assistência é optima. Lá a de Coimbra deve ser rasca e Coimbra não deve ser assim tão longe de Lisboa e com uma assistência mesmo fora de série como a do Apple Center das Amoreiras, compensa completamente!

Não deve ser assim tão longe de Lisboa? Não sabes onde é Coimbra? Tipo... 200km para lá, mais 200 para cá ... +/- 400km? Não é longe?

Achas que compensa a despesa de gasolina e portagens para ir a um local que faz o que os outros fazem?

Peidina
28-06-2007, 21:50
Não deve ser assim tão longe de Lisboa? Não sabes onde é Coimbra? Tipo... 200km para lá, mais 200 para cá ... +/- 400km? Não é longe?

Achas que compensa a despesa de gasolina e portagens para ir a um local que faz o que os outros fazem?
Que os outros fazem, é como quem diz. O Apple Center das Amoreiras tem um atendimento exepcional onde não se encontra em mais lado nenhum. Um serviço e um atendimento que é do melhor que há. Compensa claramente vir de Coimbra a Lisboa!!!!

Xapilolala
28-06-2007, 22:34
Não consigo compreender essa tua obsessão!

theforbidden1
28-06-2007, 22:40
Ás tantas ficava-te mais em conta comprares uns phones novos em vez de andares com as garantias para traz e para a frente. Alguém sabe quanto custam uns phones novos da apple?

cerca de 12 euros no ebay (já com portes vindos de UK)
http://cgi.ebay.co.uk/Official-iPod-ear-phones-earphones-headphones-UK_W0QQitemZ290130443753QQihZ019QQcategoryZ112529Q QrdZ1QQcmdZViewItem

gajo nú
28-06-2007, 22:41
Gasolina + Portagens + Refeições + Tempo Gasto = Comprar um iPod nano.

lammer.pt
29-06-2007, 04:32
Ás tantas ficava-te mais em conta comprares uns phones novos em vez de andares com as garantias para traz e para a frente. Alguém sabe quanto custam uns phones novos da apple?

cerca de 12 euros no ebay (já com portes vindos de UK)
http://cgi.ebay.co.uk/Official-iPod-ear-phones-earphones-headphones-UK_W0QQitemZ290130443753QQihZ019QQcategoryZ112529Q QrdZ1QQcmdZViewItem

Era preciso chegares tu para ele perceber q bastava comprar uns phones novos, né?

Se leres TUDO, ele diz q já experimentou e o problema é mesmo na saida de som do ipod.. *g*

majo-san
29-06-2007, 05:19
Também existe Apple no Porto, mas nunca lá fui nem sei como é a assistência.APPLE CENTER PORTO
Mac Zone Apple Center

Av. Boavista Nº 3251
Edifício Oceanus
4100-138 - PORTO
Tel: 226 16 50 40http://www.apple.com.pt/por/apple/ondecomprar/applecenter.html

De Coimbra ao Porto de comboio anda à volta dos 20 e poucos euros, mais metro e autocarro até à Boavista mais €2, estes preços incluem ida e volta. Agora depende de que zona de Coimbra és, não sei se fica próximo ou longe da estação, seria mais uma despesa. Faz as contas e vê se compensa.

Pikeno
29-06-2007, 12:32
Então mas isso não se pode enviar por correio ou transportadora para o centro de assistência, fique ele em Lisboa ou no Porto (caso não exista em Coimbra)?

Cumps

Green Lion
29-06-2007, 17:35
É um pouco offtopic, mas cá vai.

Em caso de avaria num portátil Apple como é esta em relação à garantia? Manda uma transportadora recolher o portátil em casa ou é o cliente que tem de ir a um centro de assistência?

Tenho um Asus e caso este avarie (na garantia) é mandada uma transportadora recolhê-lo, como estou nos Açores é impensável que seja de outra forma. Portanto, pergunto, a Apple faz o mesmo, certo?

Pikeno
29-06-2007, 17:40
Mesmo que eles não facultem a recolha do equipamento, ficará mais barato enviar por correios ou transportadora (acompanhado da factura e de uma carta a explicar o problema), do que se deslocar uma "carrada" de kms e depois ter custos com deslocações, refeições, dia perdido, etc.

Nada que um breve telefonema para um centro de assistência, não clarifique.

Cumps

o santo
29-06-2007, 18:04
Boas

Vou só responder a esta pergunta, que não me pareceu tao descabida quanto isso e muitas pessoas andam mal informadas.

"whitex
De qualquer modo, é um ano a partir da data da compra, certo?"
"Sox
Qual seria a outra alternativa? Um ano a partir de quando?"

Trabalhei até ha bem pouco tempo num fabricante de telemoveis e posso vos dizer q por lei existem duas maneiras de um cliente accionar a garantia de um produto, ou com a factura (prova de compra) ou pela data de fabrico desse produto, claro q pela segunda possibilidade existe o risco de o produto estar na prateleira ha 2 anos e já não ter direito a garantia, por isso se falar sempre da factura. Outro aspecto relevante é que nem todos os acessórios de um produto têm 24 meses de garantia...

Falo do tipo de actividade onde trabalhei, não estou deste modo a afirmar que esta pratica aplica-se a todo o equipamento electrónico.

whitex
29-06-2007, 18:59
Jazus, que filme que para aqui vai.

Em primeiro lugar, e respondendo ao "sox": estava em dúvida se se aplica a um iPod comprado fora o mesmo regime que um "cá dentro". Pensei que nestes casos verificassem a "idade" do aparelho de maneira diferente, como a partir do momento da activação, por exemplo. Isto nem me parece assim tão descabido, já que uma "factura do estrangeiro" parece-me algo um pouco... duvidoso para fazer prova de alguma coisa. Mas ainda bem que assim é, só trás vantagens. Ou melhor, traria, já que o meu tem mais de 1 ano.

Respondendo à malta que me planeou viagens a Lisboa (lol): é óbvio que não me vou dirigir a Lisboa de propósito para isso. Já falei por mail com uma loja com boas referências (até aqui no forum) e foram bastante prestáveis; penso que até o posso enviar por correio. Em todo o caso, tenho sempre pessoas que me podem tratar disso lá. Ah, e foi precisamente por já ter experimentado os centros Apple aqui de Coimbra que decidi procurar outros. Acreditem que maior incompetência é impossível. Claro que "Fazem o que os outros fazem". Podem é demorar 3 meses, cobrar uma barbaridade e falar contigo como se te estivessem a fazer um grande favor... De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

Demiurgo
29-06-2007, 19:14
Ah, e foi precisamente por já ter experimentado os centros Apple aqui de Coimbra que decidi procurar outros. Acreditem que maior incompetência é impossível. Claro que "Fazem o que os outros fazem". Podem é demorar 3 meses, cobrar uma barbaridade e falar contigo como se te estivessem a fazer um grande favor... De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

:-D Estás mesmo por fora da qualidade da assistência técnica dos produtos que vão parar à Interlog :D

whitex
30-06-2007, 03:59
:-D Estás mesmo por fora da qualidade da assistência técnica dos produtos que vão parar à Interlog :D

Não, Demiurgo. Não estou. Aqui há uns tempos tive um problema no iBook que exigiu reparação na Interlog. Deu para reparar que a incompetência é generalizada. Mas tenho que fazer justiça: passaram dois dias entre o momento em que me puseram ao telefone com o responsável do serviço técnico e o momento em que recebi o iBook reparado. Cálculo que se estivesse à espera que a loja cá de Coimbra se importasse ainda estaria à espera dele.

Peidina
01-07-2007, 01:41
Não, Demiurgo. Não estou. Aqui há uns tempos tive um problema no iBook que exigiu reparação na Interlog. Deu para reparar que a incompetência é generalizada. Mas tenho que fazer justiça: passaram dois dias entre o momento em que me puseram ao telefone com o responsável do serviço técnico e o momento em que recebi o iBook reparado. Cálculo que se estivesse à espera que a loja cá de Coimbra se importasse ainda estaria à espera dele.
Há quanto tempo é que isso foi? É que desde que à uns tempos para cá a Interlog anda super competente.

whitex
04-07-2007, 17:32
Já foi há uns bons 6/7 meses. Mas não me parece que ande mais competente, já que estou há 3 dias à espera que respondam para a loja onde o vou arranjar quanto custa o arranjo...

alexmartin
06-07-2007, 21:58
Não, Demiurgo. Não estou. Aqui há uns tempos tive um problema no iBook que exigiu reparação na Interlog. Deu para reparar que a incompetência é generalizada.

Detesto ter que fazer publicidade, mas eu só compro na Fnac. Qualquer problema e levas um novo para casa. Não te podes é esquecer de guardar a caixa num canto, senão sopa...

]-noBOdy-[
07-07-2007, 00:19
essa situação do "se houver algum problema levas novo para casa" só está a criar problemas ao mercado e, em particular, às marcas. Nos telemóveis, 89% dos casos os telefones não têm qualquer problema...enfim, vícios...

Entrando ontopic, a fnac não é o melhor exemplo de profissionalismo...

alexmartin
08-07-2007, 12:37
essa situação do "se houver algum problema levas novo para casa" só está a criar problemas ao mercado e, em particular, às marcas. Nos telemóveis, 89% dos casos os telefones não têm qualquer problema...enfim, vícios...

Entrando ontopic, a fnac não é o melhor exemplo de profissionalismo...

Sim, é verdade, naqueles casos em que as pessoas devolvem só por devolver. Para além do mais, já comprei lá um telemóvel que até fotografias tinha de clientes e empregados. Tinha estado em exposição e já estava em mau estado. É incrível como é possível fazerem uma coisa dessas, mas eu não preciso de conselhos técnicos, só preciso de levar para casa uma coisa em condições - e eles trocam sem pestanejar, tenha ou não tenha problemas. Se estivesse dependente dos conselhos das pessoas que me querem vender alguma coisa estava bem lixado. Para isso, entre outras coisas, inventaram uma coisa chamada Web.