View Full Version : Trasmission (Torrents)
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Transmission/icon.gif
Transmission has been built from the ground up to be a lightweight, yet powerful BitTorrent client. Its simple, intuitive interface is designed to integrate tightly with whatever computing environment you choose to use. Transmission strikes a balance between providing useful functionality without feature bloat. Furthermore, it is free for anyone to use or modify.
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Transmission/33s99m.png
Free
Download (http://transmission.m0k.org/download.php)
Sem dúvida, um dos melhores clients de torrents, bastante simples mas com todas as features necessárias.
Ricardo.RPL
22-06-2007, 14:14
Depois de experimentar uma grande quantidade de cliente de BitTorrent, este foi o que achei mais prático, simples e eficiente :D. Recomendado a todos vivamente!
Alternativa/complemento:
Bittyrant
http://bittyrant.cs.washington.edu/
O Transmission é simples e pratico, de momento uso o Azereus.
o Azureus tb é bom, acho-o bem melhor que qualquer outro.
MacDicas
22-06-2007, 20:12
o Azureus tb é bom, acho-o bem melhor que qualquer outro.
Pois, mas o Transmission tema vantagem de ser escrito em cocoa e portanto consumir menos recursos que o Azureus, que é escrito em Java e por isso muito mais pesado.
mas o Azureus tem plug ins,tem definições mais avançadas no que toca a connecções.
o que por vezes permite melhores velocidades.
E nao é assim tao pesado. As aplicaçoes java so demoram mais ao abrir. Ocupa 30 meghas de ram acho eu que era. (já nao uso ha meses, a oni cortou os torrents)
Catacang
23-06-2007, 00:57
O Transmission é o meu software de torrents favorito, muito leve e rápido, em termos de interface tem tudo o que faz falta e no entanto mantém a simplicidade.
Infelizmente há serviços que exigem o uso de clientes específicos de torrent pelo que o transmission é geralmente deixado de fora dos clientes autorizados, e aí o Azureus acaba por se tornar obrigatório por ser amplamente aceite por quase todos os serviços que pululam pela internet.
Cumps.
zepedrog
23-06-2007, 00:59
Eu uso o utorrent que é superleve e tem tudo o que é necessário.A feature mais importante é sem dúvida ser standalone.
Eu uso o utorrent que é superleve e tem tudo o que é necessário.A feature mais importante é sem dúvida ser standalone.
For Wine, Windows 95 (Winsock2), 98/ME, NT/2000, XP and above.
Estás na área dos macs caso não tenhas reparado.
TIMETODOIT
23-06-2007, 01:17
Transmission all the way!
Existe uma forma de fazer apps pa mac, simples directo e BONITO... e ai está ele!
O azureus... nahhhh ja gostei! E apenas queria uma feature que aprecio, que é o poder escolher no torrent que ficheiros quero sacar! Em vez de sacar TUDO o que la veem!
De resto... viva o transmission
Testem este (http://www.xtorrentp2p.com/), ou então este (http://www.bitrocket.org/).
Acho que já experimentei todos os que existem! Usei o Azureus quando era a aplicação exigída pelo BTuga mas, não gosto do Azureus, é pesado e é feio como quase todas as aplicações desenvolvidas em Java.
Também uso de momento o Transmission, pela sua simplicidade e eficiência.
No VersionTracker (http://www.versiontracker.com/macosx/), MacUpdate (http://www.macupdate.com/index.php?os=macosx) ou Softpedia (http://mac.softpedia.com/) encontram quase tudo o que há de clientes e servidores de Torrents.
bruno_therion
25-06-2007, 16:51
mas o Azureus tem plug ins,tem definições mais avançadas no que toca a connecções.
o que por vezes permite melhores velocidades.
E nao é assim tao pesado. As aplicaçoes java so demoram mais ao abrir. Ocupa 30 meghas de ram acho eu que era. (já nao uso ha meses, a oni cortou os torrents)
Como assim? A oni cortou os torrents? Explica-te... Não tava a par dessa
Como assim? A oni cortou os torrents? Explica-te... Não tava a par dessa
Vai à parte dos ISP's do forum Techzone e lá tens uma thread gigantesca a explicar isso.
Acho que já experimentei todos os que existem! Usei o Azureus quando era a aplicação exigída pelo BTuga mas, não gosto do Azureus, é pesado e é feio como quase todas as aplicações desenvolvidas em Java.
Também uso de momento o Transmission, pela sua simplicidade e eficiência.
No VersionTracker (http://www.versiontracker.com/macosx/), MacUpdate (http://www.macupdate.com/index.php?os=macosx) ou Softpedia (http://mac.softpedia.com/) encontram quase tudo o que há de clientes e servidores de Torrents.
Agora o btuga tem um programa próprio não é? Acho que não existe versão para mac.
Existir existe, mas é complicadíssimo de instalar! E quem quer os torrents do BTuga?!! Eu dispenso! Apenas mudaram por questões de filtragem dos downloads serem mesmo só nacionais mas, agora os ISPs misturam a fruta toda! :)
Existir existe, mas é complicadíssimo de instalar! E quem quer os torrents do BTuga?!! Eu dispenso! Apenas mudaram por questões de filtragem dos downloads serem mesmo só nacionais mas, agora os ISPs misturam a fruta toda! :)
Já somos dois a dispensar, poucos seeders, o pessoal não cumpre a regra geral que é: "Depois de concluído continuar a seedar"
augusto.ivo
26-06-2007, 13:36
Ainda bem que abriram este post. Tenho uma duvida. Após completar o ficheiro nao se pode mover o file para outra directoria e continuar a "seedar".
Sim uso o transmition e tenho a opção apagar ficheiro original verificada.
bruno_therion
26-06-2007, 16:29
Vai à parte dos ISP's do forum Techzone e lá tens uma thread gigantesca a explicar isso.
Já andei lá a procura e n vi!!! Alguem tem o link directo?
P.S. Desculpem o off topic
Cumprimentos e obrigado
Ainda há o Tomato (http://sarwat.net/bittorrent/). Há uns anos, era o melhor e o minimalismo profundo dá jeito às vezes.
este Transmission permite ao sacar um pack de ficheiros(uma season duma série, por exemplo), definir prioridades para cada um, ou escolher mesmo não sacar alguns?
é que eu sem isso não vivo.. odeio o azureus, mas parece que para Mac(ainda não sou um switcher, mas estou a preparar-me para o ser quando saírem os novos MacBook Pro) não há outro que o faça :|
MacDicas
13-10-2007, 19:34
este Transmission permite ao sacar um pack de ficheiros(uma season duma série, por exemplo), definir prioridades para cada um, ou escolher mesmo não sacar alguns?
é que eu sem isso não vivo.. odeio o azureus, mas parece que para Mac(ainda não sou um switcher, mas estou a preparar-me para o ser quando saírem os novos MacBook Pro) não há outro que o faça :|
Permite ambas. Através do Inspector (clica duas vezes).
http://myskitch.com/androvski/torrent_inspector-20071013-193401.jpg
BTW, já alguém reparou que o Xtorrent é basicamente o Transmission com alguns esteróides? O developer deve ter usado grande parte do código do Transmission...
RC_DeViL
14-10-2007, 02:45
Muito útil. Bom post ;)
Eu uso Trasmission, desde o dia 1. Não vejo razão para mudar. Muito Bom, muito rápido, muito simples, mas com tudo o que é preciso (para mim).
O único senão que tenho visto no transmission é que as vezes esquecome de ligar o disco externo onde guardo os torrents e abro o transmission. Ele dá um erro obvio, e eu mesmo que já estivesse com o download a meio ele recomeça sempre.
Há maneira de contornar?
Foxknight
08-12-2007, 15:06
A mim também me acontece esquecer de ligar o disco externo. Experimenta clicar OK quando te dá o erro, esperar que o disco esteja a funcionar e só depois fazer Resume.
Comigo funciona bem assim :)
Foi precisamente isso que fiz, inclusive fechei o transmission e voltei a abrir...
Ricardo.RPL
08-12-2007, 15:20
O único senão que tenho visto no transmission é que as vezes esquecome de ligar o disco externo onde guardo os torrents e abro o transmission. Ele dá um erro obvio, e eu mesmo que já estivesse com o download a meio ele recomeça sempre.
Há maneira de contornar?
Fazer Recheck Existing Data (no menu Transfers) não resolve o problema?
Desconhecia, da próxima vez que me acontecer vou-me lembrar disto ;)
GettinBetter
08-12-2007, 16:14
o meu anda com problemas.... entrou num infinite loop em que faz o download do torrent várias vezes... ou seja, faz o download normalmente e quando chega aos 100% volta aos 0% e assim sucessivamente :mad: sabem o que se passa?
Abraços
lebigmac
08-12-2007, 17:51
o meu 0.95 tambem andava com problemas, instalei o 0.82... muito melhor!
anda toda a gente com problemas: http://transmission.m0k.org/forum/viewtopic.php?t=3165
transmission 0.82 (http://download.m0k.org/transmission/files/Transmission-0.82.dmg)
micromegas
08-12-2007, 20:49
Esta nove versão do transmission é uma treta. Eu aqui em casa tenho meo e o imac está ligado ao router/gateway por wireless; se com versão anterior já às vezes a net caía com esta última pura e simplesmente fico sem televisão, net e telefone quando abro o transmission! O router passa-se.:P Alguém me pode dizer onde encontrar a versão anterior?
diogovans
08-12-2007, 22:55
Eu continuo a sacar tudo do meu pc, nã sei porquê eu meto para o Transmission sacar da 1 ás 9 da manhã e ele não liga... continua a sacar
Prefiro o Utorrent do Windows
micromegas
08-12-2007, 22:59
tens aqui as versoes todas: http://download.m0k.org/transmission/files/
Gracias muchacho
:cool:
GettinBetter
10-12-2007, 13:33
obrigado lebigmac :-)
Fazer Recheck Existing Data (no menu Transfers) não resolve o problema?
Acabei de testar isso e não fez nada... começou do zero.
MacDicas
03-01-2008, 12:20
Mais alguém anda a testar a versão 1.0 Test Release 5? Muito porreira :)
ruimoura
03-01-2008, 15:48
Mais alguém anda a testar a versão 1.0 Test Release 5? Muito porreira :)
Não uso porque no ... hummm ... (não se pode dizer o nome) não aceitam versões beta, mas gostava de tentar com outros trackers.
se é um tracker podes dizer.. todos os trackers estão cheiinhos de conteúdo legal :)
ruimoura
03-01-2008, 18:45
se é um tracker podes dizer.. todos os trackers estão cheiinhos de conteúdo legal :)
Já caí nesse "erro", ou ingenuidade, vá, e o resultado foi uma chatice. Compreendo que queiram proteger o forum cortando o mal mesmo pela raíz, literalmente. Claro que se fizeres uma pesquisa pelo nome de vários trackers conhecidos aqui no forum vais ter inúmeras threads, mas eu compreendo que não se pode estar sempre em cima das coisas. Já lá vai e aqui não é para falar nisso, agora.
Ontopic: Queria ver se dava para usar (ter instaladas) duas versões do transmission em simultâneo, mas não me cheira ...
Tuaregue
03-01-2008, 19:39
Ontopic: Queria ver se dava para usar (ter instaladas) duas versões do transmission em simultâneo, mas não me cheira ...
porque não? Na tua home cria uma pasta chamada Applications e mete lá o software que queres testar. Aqui resulta com vários softwares, o problema é quando os profiles das aplicações são incompatíveis ai esquece, mas se forem compatíveis é muito porreiro. E se tiveres a tua conta sem direitos de admin então ainda é melhor porque a aplicação nunca ganha direitos de admin e assim não faz estragos.
ruimoura
03-01-2008, 19:50
porque não? Na tua home cria uma pasta chamada Applications e mete lá o software que queres testar. Aqui resulta com vários softwares, o problema é quando os profiles das aplicações são incompatíveis ai esquece, mas se forem compatíveis é muito porreiro. E se tiveres a tua conta sem direitos de admin então ainda é melhor porque a aplicação nunca ganha direitos de admin e assim não faz estragos.
Vou tentar, então. Merci :)
MacDicas
06-01-2008, 19:33
Saiu a versão 1.0. Há mais alguém com problemas de lentidão (estamos a falar de torrents com muitos seeders)?
ruimoura
06-01-2008, 19:45
Saiu a versão 1.0. Há mais alguém com problemas de lentidão (estamos a falar de torrents com muitos seeders)?
Por aqui tudo ok, excepto os icones merdosos e o facto de não me detectar o "TCP incoming port" :sad:
[PC]Räzzo
06-01-2008, 19:59
Realmente, em termos de aspecto pioraram o programa
Boas, alguém me pode dizer os melhores sítios para fazer downloads só nacionais ?!?
Cumprimentos
ruimoura
07-01-2008, 19:12
Boas, alguém me pode dizer os melhores sítios para fazer downloads só nacionais ?!?
Cumprimentos
Tens aqui -- http://www.techzonept.com/showthread.php?t=173792
jdmartinho
08-01-2008, 10:24
Esta nove versão do transmission é uma treta. Eu aqui em casa tenho meo e o imac está ligado ao router/gateway por wireless; se com versão anterior já às vezes a net caía com esta última pura e simplesmente fico sem televisão, net e telefone quando abro o transmission! O router passa-se.:P Alguém me pode dizer onde encontrar a versão anterior?
Eu acho que o teu problema não tem a ver com o transmission porque eu tenho Meo e no portatil com XP tambem tenho problemas de ficar com a imagem da tv parada quando saco pelo uTorrent, inclusive antes de assinar o serviço já um amigo meu me tinha dito que tinha este problema também, no caso dele fica mesmo sem sinal na tv e telefone. Anyway long story short, o problema foi confirmado pelos gajos do Meo e se queres mais informações talvez ali ao lado na secção dos ISP's :)
Boas, comecei a usar o Transmission visto que a minha Airport Extreme ter problemas de ligação com o Azureus... Noto diferença em termos de velocidade de download, este é muito mais lento nestes... Qts seeders costumam por em cada ligação, visto que de standard só estão 75? :S
Boas pessoal, dá para ter o transmission apenas no disco externo? Ou seja para além de sacar as coisas para o disco externo o programa estar mesmo apenas no disco externo e não no mac.
Cumps
ruimoura
29-01-2008, 16:47
Boas pessoal, dá para ter o transmission apenas no disco externo? Ou seja para além de sacar as coisas para o disco externo o programa estar mesmo apenas no disco externo e não no mac.
Cumps
Penso que sim, até podes fazer isso com a maioria das apps, desde que não instalem ficheiros adicionais no sistema ...
Se alguém pudesse testar era muito fixe.
Isto porque como mal tenho usado o meu desktop, só está mesmo a guardar documentos e a sacar coisas de vez em quando... Passaria o disco para uma caixa externa e fazia exactamente o mesmo.
Cumps
ruimoura
29-01-2008, 17:14
Se alguém pudesse testar era muito fixe.
Isto porque como mal tenho usado o meu desktop, só está mesmo a guardar documentos e a sacar coisas de vez em quando... Passaria o disco para uma caixa externa e fazia exactamente o mesmo.
Cumps
Testei com uma versão antiga (0.82) e funcionou bem. Ela foi buscar os downloads e settings da que eu tenho nas apps, mas se não estiver lá nada funciona normalmente.
Testei com uma versão antiga (0.82) e funcionou bem. Ela foi buscar os downloads e settings da que eu tenho nas apps, mas se não estiver lá nada funciona normalmente.
Se calhar é desta que me desfaço do desktop, vamos ver.
kalisteniu
01-02-2008, 17:18
Aconselham este em vez do Azureus?
Pretendo um programa para usar com torrent que atinja boas velocidades...
Obrigado
MacDicas
01-02-2008, 18:54
Obrigado
Definitivamente. Não te vais arrepender.
rantamplan
03-02-2008, 19:29
Desculpem mas tenho uma dúvida a respeito do Transmission.
Sucede que estou a fazer um download mas ele crashou a meio e não consigo resumi-lo. Ou seja, não consigo sacar mais nada, está a zero.
Alguém sabe como resolver isto?
Obrigado
a velocidade com que fazes downloads tem mais a ver com o torrent em si ou o sitio onde o vais buscar do que propriamente com o programa que utilizas, no entanto o azureus tendo mais opções de configuração pode ser possivel encontrar alguma configuração que maximiza a velocidade de download, mas não de forma muito relevante.
cumps
Já experimentei o programa e até estou a gostar embora esteja um pouco estranho.
Sempre que faço About Transmission ele não me mostra nada. Weird, assim não consigo ver a versão do mesmo.
Quando vou ao general info dum torrent a nova janela aparece completamente marada e não consigo aumentar a altura da mesma, apenas a largura. pic1 (http://img144.imageshack.us/img144/9213/picture13oh5.png) pic2 (http://img212.imageshack.us/img212/2179/picture14jk6.png)
Porque será?
Cumps
T_Reis05
16-02-2008, 01:02
instala e desinstala, ja me aconteceu isso, e foi o que fiz lol. Abraços
O Transmission cmg anda-se a passar.
Simplesmente não saca.
Instalei o Leopard à 1 semana, e nao sei porque, ja estou arrependido!!
Ja o aMule nao funciona no Leopard :x
Tava a user o uTorrent com o CrossOver, mas isto o dissipador começou logo a fazer alto barulho, é sinal que tá a puxar muito.
Apaga o ficheiro de configuração. Notar que isto vai resetar o programa. Mas mesmo os torrents inacabados, podes adicioná-los que ele reconhece os ficheiros parcialmente terminados.
Apaga o ficheiro de configuração. Notar que isto vai resetar o programa. Mas mesmo os torrents inacabados, podes adicioná-los que ele reconhece os ficheiros parcialmente terminados.
Nada feito, tá igual.
Meti o Azureus :s
Jorjante
22-04-2008, 22:22
Olá,
Tenho um IMAC ...e faço os downloads quer do site netcabo, quer do site da clix a 1,6MB constantes as vezes 1,3MB ... (tenho ligação 18MB da netcabo).... nos outros sites é conforme 700 etc etc.... o problema está com os torrents... tenho o transmission para mac e ele saca-me os ficheiros a 5 .. 6 kbps, mas para fazer uploads chega aos 60kb ... já tentei trocar de programa mas está tudo igual....
O que devo e posso fazer??
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Decrypter
22-04-2008, 23:02
Olá,
Tenho um IMAC ...e faço os downloads quer do site netcabo, quer do site da clix a 1,6MB constantes as vezes 1,3MB ... (tenho ligação 18MB da netcabo).... nos outros sites é conforme 700 etc etc.... o problema está com os torrents... tenho o transmission para mac e ele saca-me os ficheiros a 5 .. 6 kbps, mas para fazer uploads chega aos 60kb ... já tentei trocar de programa mas está tudo igual....
O que devo e posso fazer??
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Tens as portas do router abertas para o teu pc e/ou programa ?
Jorjante
23-04-2008, 00:33
pois... não faço ideia... sou um 0 a estas cenas de wireless e portas etc etc.... manjo +- de td menos de redes lol :( tou desgraçado lol
Já ouviste falar de Traffic Shapping ?
Jorjante
23-04-2008, 12:19
Já ouviste falar de Traffic Shapping ?
nao faço ideia o q eh isso.... :( ... tive a ver nos forum da netcabo... e só a netcabo é que tem este problema??
eu mudei à 1 mes de casa... e na outra tinha clix 24Mb e sacava de torrents a 700, 800KBps o q realmente era mt bom.... agora com netcabo 18MB saco a 10kbps fdx... tenho amigos meus q teem necabo e sacam até mt bem ... so pode ser do wireless... mas n manjo nada... como faço?
magelight
23-04-2008, 12:47
nao faço ideia o q eh isso.... :( ... tive a ver nos forum da netcabo... e só a netcabo é que tem este problema??
eu mudei à 1 mes de casa... e na outra tinha clix 24Mb e sacava de torrents a 700, 800KBps o q realmente era mt bom.... agora com netcabo 18MB saco a 10kbps fdx... tenho amigos meus q teem necabo e sacam até mt bem ... so pode ser do wireless... mas n manjo nada... como faço?
Qual é o teu router/modem?
Jorjante
23-04-2008, 13:55
Qual é o teu router/modem?
tenho o modem da netcabo... thomson e dp tenho ligado ao wireless Linksys WRT54GC
A netcabo tem traffic shapping muito agressivo nos torrents ... isso já toda a gente sabe. Não é culpa do router nem do modem ...
Jorjante
23-04-2008, 14:46
A netcabo tem traffic shapping muito agressivo nos torrents ... isso já toda a gente sabe. Não é culpa do router nem do modem ...
tou fdd entao...
vou cancelar o contrato entao lol... e meto clix novamente lol... q dizem?
magelight
23-04-2008, 17:38
tou fdd entao...
vou cancelar o contrato entao lol... e meto clix novamente lol... q dizem?
Eu uso clix e não tenho problemas...
Não assinaste um contrato de fidelidade de 1 ano ? ...
Jorjante
24-04-2008, 01:42
Não assinaste um contrato de fidelidade de 1 ano ? ...
nop... so transferi de uma casa pa a outra... o contrato ficou o mm!
apesar de eu ter clix na outra casa, tinha tb netcabo mas speed use.. so pagava qd usava por isso tava com contrato... agora eh q mudei de casa e alterei o tarifario de speed use pa 18MB ...
magelight
24-04-2008, 12:04
nop... so transferi de uma casa pa a outra... o contrato ficou o mm!
apesar de eu ter clix na outra casa, tinha tb netcabo mas speed use.. so pagava qd usava por isso tava com contrato... agora eh q mudei de casa e alterei o tarifario de speed use pa 18MB ...
Se mudares parta clix e fizeres muitos downloads põe 4mb e happy hour (24h)! Ficas a pagar aproximadamente 26€ (19€ internet + 7.50€ happy hour).
[Acho eu]
Se mudares parta clix e fizeres muitos downloads põe 4mb e happy hour (24h)! Ficas a pagar aproximadamente 26€ (19€ internet + 7.50€ happy hour).
[Acho eu]
Na Clix por 29€ ficas com um serviço de 12MB, downloads ilimitados, chamadas gratuitas à noite.
Mas isto já é offtopic, se alguém quiser mais infos é só mandar PM ;)
Decrypter
26-04-2008, 16:03
Não se queixem dos vossos ISP's que eu tou pior ^^
Rais parta a sapo . Tou a pagar o tarifário de 8mb e tenho apenas 2mb porque, segundo eles, a minha linha apenas suporta 3mb.
Quanto ao transmission, ainda não me consegui converter totalmente para o seu uso . De quando a quando ainda uso o Azureus .
Bem, eu depois de muitas tentativas frustradas ao tentar instalar o Deluge, acabei por me converter para outro tipo de downloads (http) uma vez que o transmission está muito bem feito, tem as opções mais importante, é leve, é estável mas as velocidades são/eram muito más.
É uma pena que o deluge ainda seja necessário instalar através do MacPorts, ter uma série de outros pacotes correctamente instalados e rezar um pouco para que a sua instalação acabe e corra sem problemas. Caso contrário seria o melhor cliente de torrents para Mac, como o é para windows mesmo não sendo perfeito, uma vez que é originalmente criado para Linux.
Encarnado
28-04-2008, 21:00
Eu não tenho problemas com o transmission e consigo taxas de transferencia bem alta.
Basta saber o que "tirar".
Sapeido a 4Mbit e PowerMac G4/400 :)
Tuaregue
28-04-2008, 22:29
Eu não tenho problemas com o transmission e consigo taxas de transferencia bem alta.
Basta saber o que "tirar".
Sapeido a 4Mbit e PowerMac G4/400 :)
Ora nem mais, ja saquei a 200kb como já andei nos 60kb só tive que procurar melhor e encontrar o que queria com mais "ligações". Este pessoal pensa que é so sacar o torrent que já está ao maximo.
Óbvio que sei do que estou a falar, não tirem conclusões sem conhecimento de causa.
Comparo as velocidades usando o mesmo torrent primeiro no Transmission e depois no WinXP através do VMWare Fusion.
Quer em ligações com traffic shaping ou sem ele, as velocidades são sempre melhores no Deluge. Para além disso quando usava torrents era sempre através do torrent leech onde as velocidades vão bem além do que as nossas ligações em Portugal permitem.
Era o que faltava vir aqui ao tópico mandar bitaites para o ar.
Por acaso aqui no Transmission tenho andado sempre no máximo. Mas é por mais kb ou menos kb que te vais preocupar e ligar a VM do janelas só para sacar Torrents ? :D
Como em casa tenho TS bem puxado para os 50kbps na ligação de 18Mega da netcabo, o Deluge era a única salvação, ía até aos 1.3mbps em qualquer hora do dia. No entanto agora converti-me para outros downloads e já atinjo 2.1mbps ;) .
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.