View Full Version : Compiz Fusion

HecKel
21-06-2007, 13:59
Bem..., parece que o Compiz se fundiu com o Beryl dando origem ao Compiz Fusion :)

Mais informações aqui: http://forums.opencompositing.org/viewtopic.php?f=4&t=825&sid=7d85e7a217dc56a17d9a7162b8453184

abraços, HecKel

VuDu
21-06-2007, 14:24
http://beryl-project.org/

Important News - please read!

Beryl and Compiz (at least the plugins part of compiz) are now merging, in the hope of a better future. No name has been decided yet but there's a vote going on (http://tinyurl.com/3bx9oj). The forums are currently at http://www.opencompositing.org (http://www.opencompositing.org/) and everyone currently using Beryl should check it in the next days or weeks to find information about the new merged project (setup instructions, etc) when they are available.

Thanks.

Vamos ver o que vai sair daqui...

VuDu
21-06-2007, 15:09
Eu ainda vou usando o metacity, porque o bug dos drivers da nVidia tiram-me a pika para usar o Beryl/Compiz.
Seja como for, espero que isto sejam boas noticias, porque o Beryl andava a tornar-se em sinonimo de bugs.

ruimoura
21-06-2007, 15:10
No meu velhinho aspire 2000 o compiz é 5 estrelas, nunca lhe vi um gaguejar :D e tenho o cancro das gráficas, a verdadeira 9200 mobile...

O compiz funciona bem, óbvio ... Este novo já não é bem assim :) (tenho uma ATI 9000 mobile)

ruimoura
21-06-2007, 16:05
A mim funciona tudo :)

A mim funciona tudo, menos o refresh das janelas :( ... Já estou a pedir ajuda no forum, mas pelos vistos nunca tinham visto nada do género :|

ruimoura
21-06-2007, 18:23
Já tenho esta porcaria a funcionar. No "Compiz-Icon" desliguei a opção "Compiz Options -- Loose Binding" e as janelas já fazem o refresh correctamente.

Já perguntei no fórum o que esta opção fazia mas ainda não me responderam ... Agora estes efeitos .. omg ... O reflexo do cubo e do expose é brutal !

Update: pelos vistos há mais pesosas com o meu problema. A tal opção que eu desliguei só é necessária, em princípio, para quem usar o XGL, e aparentemente causa problemas em algumas placas se estiver activado com o AIGLX. Fica a nota.

madskaddie
21-06-2007, 20:02
No meu velhinho aspire 2000 o compiz é 5 estrelas, nunca lhe vi um gaguejar :D e tenho o cancro das gráficas, a verdadeira 9200 mobile...

LOLOL... é porque não experimentaste o sabor da ATI XPRESS 200M ;) Vá lá... agora já não é tão mau (o fglrx já dá 3D mas também continua mau como o raio)... mas tu tens drivers opensource (não??) e eu não ... :(

rjtd
21-06-2007, 22:18
http://www.youtube.com/watch?v=E4Fbk52Mk1w#5tbH4y-dXQE
http://www.youtube.com/watch?v=WvVA7_TsHBE&mode=related&search=
8|

zoidberg
21-06-2007, 22:48
http://www.youtube.com/watch?v=pG8pWXprnaw&mode=related&search=

mais um link, vejam a partir do minuto 4 ( lowfat ) mt cool :)

edit: afinal é uma aplicação a parte que usa o aiglx beryl

mais 1 video :
http://www.youtube.com/watch?v=B595KCi_Fgc

Nuno19
22-06-2007, 01:23
Já tenho esta porcaria a funcionar. No "Compiz-Icon" desliguei a opção "Compiz Options -- Loose Binding" e as janelas já fazem o refresh correctamente.

Já perguntei no fórum o que esta opção fazia mas ainda não me responderam ... Agora estes efeitos .. omg ... O reflexo do cubo e do expose é brutal !

Update: pelos vistos há mais pesosas com o meu problema. A tal opção que eu desliguei só é necessária, em princípio, para quem usar o XGL, e aparentemente causa problemas em algumas placas se estiver activado com o AIGLX. Fica a nota.

instalei no ubuntu, e acontece-me a cena das janelas brancas, mas não encontro nada com essa opção, podias-me dizer onde está?

ruimoura
22-06-2007, 01:25
instalei no ubuntu, e acontece-me a cena das janelas brancas, mas não encontro nada com essa opção, podias-me dizer onde está?

Instalas-te o compiz-icon? Se não instalas-te, instala, inicia-o, e depois no ícone clicas como botão direito e tens lá a tal opção de que eu falei.

ruimoura
22-06-2007, 12:35
boas,

acabei de instalar o compiz fusion no ubuntu feisty pelo seguinte tutorial (http://forums.opencompositing.org/viewtopic.php?f=51&t=758&p=5416&hilit=feisty+fawn#p5416)

Tudo funciona excepto:
- water effect
- Não tenho alguns plugins como o "Expo", "Ring Switcher"
- Não consigo seleccionar as janelas para fazer o group no " group and tab windows".

Alguem me consegue ajudar? :)

Os plugins que te faltam fazem parte do "plugins extra", ou no ubuntu acho que lhe chamam "unsuported" ou alguma coisa do género. No tutorial que referis-te falam disso (plugins-extra) ...

O water effect depende da tua placa gráfica. Que placa tens?

O group and tab tem que ser activado nas opções. Já o fizes-te? Aconselho a instalares o compiz-icon (também está referenciado no tal tutorial) para acederes facilmente às opções.

zoidberg
22-06-2007, 12:48
hmm, vou tentar instalar os plugins à mão ( http://gitweb.beryl-project.org/?o=age ).
A gráfica é uma radeon mobility 9000
O group tab está activado , eu n sei é como seleccionar as janelas :\

instalei o expo :
git clone git://anongit.opencompositing.org/fusion/plugins/expo

e agora ? como o carrego?

ruimoura
22-06-2007, 12:54
hmm, vou tentar instalar os plugins à mão ( http://gitweb.beryl-project.org/?o=age ).
A gráfica é uma radeon mobility 9000
O group tab está activado , eu n sei é como seleccionar as janelas :\

Nas opções do group tab tens lá os keybinds (atalhos) que podes usar.
A tua placa é a minha placa :) ... No water effect :)

zoidberg
22-06-2007, 13:14
conseguiste colocar o expo? eu já o "clonei" do git mas n sei como carrega-lo :\
nos atalhos aparece-me disabled na cena de seleccionar :s

ruimoura
22-06-2007, 13:41
vou tentar instalar isso tb hhehehehhe!!!
O Sinhor Rui Moura;) e que podia fazer um tutzinho como fez pro beryl no fedora hheheheh:joker:
já agora recomendam tirar o beryl antes de tentar meter.me neste aventura.

Pá, eu instalei tudo por repositório. Nada de compilações, desta vez, estou a ficar perguiçoso :)

Convém limpar o sistema de qualquer vestígio do beryl, porque vai haver conflitos (desinstalar o beryl e apagar os ficheiros .berylqqcoisa na home).

Se tiverem ubuntu há já vários repositórios para isto (do trevino, por exemplo). Para fedora não sei como está a coisa, mas pelo que li também está um repositório para breve.

Eu agora é só mesmo ArchLinux ;)

conseguiste colocar o expo? eu já o "clonei" do git mas n sei como carrega-lo :\
nos atalhos aparece-me disabled na cena de seleccionar :s

Pá, eu só tive que activar o Expo no compiz manager, e depois é Super+e (super é a tecla com a janela do windows).

zoidberg
22-06-2007, 14:53
eu deixei o beryl e n tive problemas :)
apenas retirei o emerald e o emerald-themes pois davam barraca ( está tudo explicado no tutorial que segui ).

Será que agora posso meter o repo e instalar sem qq problema?

zoidberg
22-06-2007, 15:05
eu já instalei e parece-me estável até agora ( mas tb so tou a usar desde a hora do almoço )
epa..
instalei pelos repos do trevino e não tá lá o expo!!!

http://www.compiz.org/Compiz_and_Copmiz_Fusion_GIT_Ubuntu_Repository

GRRR! já instalei de 2 maneiras diferentes... meter o Expo é que tá quieto :\

ruimoura
22-06-2007, 15:27
eu já instalei e parece-me estável até agora ( mas tb so tou a usar desde a hora do almoço )
epa..
instalei pelos repos do trevino e não tá lá o expo!!!

http://www.compiz.org/Compiz_and_Copmiz_Fusion_GIT_Ubuntu_Repository

GRRR! já instalei de 2 maneiras diferentes... meter o Expo é que tá quieto :\

:( ... No meu já vinha tudo instalado :(

ruimoura
22-06-2007, 15:32
pois.. :( será possivel que n dá para por o expo no feisty?

dar tem que dar, que já vi vídeos no youtube do feisty a usar isso ... Alguém mais com ubuntu que se chegue à frente :|

Ps: quando disse que tinha que se desinstalar o beryl queria referir-me de facto ao emerald, tal como disses-te.

iGama
22-06-2007, 16:06
Instala os pacotes dos plugins: ( Isto ta nos repositorios do Trevino )

sudo apt-get install compiz-fusion-*

ruimoura
22-06-2007, 16:16
ja fiz isso :\ nao me aparece o raio do plugin em lado nenhum :S

igama, como é que instalaste? pelos repos?

http://img512.imageshack.us/img512/7824/capturaecrarl2.png

Não o tens aqui nesta secção, como eu?

Neo4
22-06-2007, 16:16
Que drivers usam voces para terem o beryl a dar direito numa ATI? eu uso as da ATI com o XGL e é so problemas... a escrever com o xgl nao aparecem os acentos fica tipo : ´a `a ~a... e a correr algumas aplicaçoes aquilo distorçe o ecra todo jogos e isso...
isto sem falar k o xlg corre em cima do gnome ou la o que é e penso que deve ser por isso que ocorrem estes problemas.
espero que agora o beryl e o compiz tragam suporte a graficas ATI de origem...

zoidberg
22-06-2007, 16:27

nop, so tenho 6 plugins na secção desktop :
Show desktop
Desktop Cube
Clone Output
Fade to desktop
desktop plane
rotate cube
:(

ruimoura
22-06-2007, 16:31
Que drivers usam voces para terem o beryl a dar direito numa ATI? eu uso as da ATI com o XGL e é so problemas... a escrever com o xgl nao aparecem os acentos fica tipo : ´a `a ~a... e a correr algumas aplicaçoes aquilo distorçe o ecra todo jogos e isso...
isto sem falar k o xlg corre em cima do gnome ou la o que é e penso que deve ser por isso que ocorrem estes problemas.
espero que agora o beryl e o compiz tragam suporte a graficas ATI de origem...

Dude, mas que confusão ...
Ponto 1 -- os drivers da ATI (os proprietários, ou fglrx) não suportam AIGLX. Quem tem placas mais antigas pode usar os drivers livres (que já vêm na maioria das distros) e pode utilizar o Beryl ou o Compiz (ou agora, o Compiz Fusion, que o Beryl e Compiz deixam de existir) com o AIGLX, senão só instalando o XGL, para quem tiver os drivers proprietários da ATI, com os problemas que daí vêm ...

Ponto 2 -- Quem tem que suportar aqui alguma coisa é a ATI, não o contrário, como disses-te ... Eu tenho uma placa ATI e funciona tudo na boa, mas como já disse, é mais antiga, e funciona bem com os drivers livres. Enquanto a ATI não suportar o AIGLX, temos pena ...

Ponto 3 -- não sei se já reparas-te que aqui ninguém está a falar no Beryl. O beryl deixou de ser desenvolvido, assim como o compiz, passando os dois projectos a ser só um, o Compiz Fusion (está no título da thread ...)

nop, so tenho 6 plugins na secção desktop :
Show desktop
Desktop Cube
Clone Output
Fade to desktop
desktop plane
rotate cube

Isso quer dizer exactamente que te faltam os plugins extra ...

Nuno19
22-06-2007, 16:38
Instala os pacotes dos plugins: ( Isto ta nos repositorios do Trevino )

sudo apt-get install compiz-fusion-*

iGama, instalaste pelos repos do Trevino? eu instalei por lá e não encontro o package que o ruimoura falou, o compiz-icon, que dá para resolver o problema das janelas brancas :S

ruimoura
22-06-2007, 16:41
eu tenho o pacote "compiz-fusion-plugins-extra" instalado ...

será que como instalei primeiro pelo metodo do git, agora os pacotes n funcam?

É gajo para teres aí uma bela confusão de pacotes ...

ruimoura
22-06-2007, 16:48
sabes como é que funciona o git?, n percebo nada disto mas penso que seja algo como sacar os plugins por compilar depois temos de compilar tudo.
como é que retiro tudo para começar de novo?
os pacotes do compiz ainda vai la na boa com o apt-get, o resto n sei.
vou apagar a pasta compiz a ver se isto n estoira :P

Instalado à unha dá sempre uma bela confusão de pastas, e para apagar só mesmo à mão ... Não sei bem como isso funciona, com o git. Eu tinha isto a funcionar tão bem que prometi a mim mesmo que não me ia meter em compilações. Tenho sorte pq no dia seguinte ao lançamento do compcomm (agora compiz fusion) já tinha um repositório disponível para Arch ...

zoidberg
22-06-2007, 17:07
fizeste tu senao bem..
devia ter instalado isto dos repos antes de me por em aventuras com o git que nem sei o que faz :\
apaguei a pasta do compiz que estava na home ( tutorial do git )
e desinstalei os pacotes todos

agora tou a instalar pelos repos , vamos ver

edit: tudo na mesma.. aparentemente instalar pelo git, mm que remova os pacotes e apague a pasta compiz isto funciona na mesma :S (sem o expo claro ).
como é que removo o que instalei pelo git?

ruimoura
22-06-2007, 17:39
ruimoura, podias dizer que tutorial, ou o método que usaste para Arch? Já agora o repositório também dava jeito :P

Adicionas o repositório ao teu /etc/pacman.conf
[compiz-fusion]
Server = http://arch.nesl247.org/compiz-fusion/i686

Depois faz pacman -Ss compiz para veres os pacotes que estão no repositório campiz fusion, e instalas. Instala também o emerald e o emerald-themes. Convém desinstalar primeiro o emerald e o emerald-themes se já o tiveres instalado (com o beryl, p ex.). Convém também desinstalar o beryl (sudo pacman -R beryl).

Ps: eu tenho o sudo activado, por isso é que meto sempre sudo antes dos comandos.

Black_Gamer
22-06-2007, 18:37
Adicionas o repositório ao teu /etc/pacman.conf

Depois faz pacman -Ss compiz para veres os pacotes que estão no repositório campiz fusion, e instalas. Instala também o emerald e o emerald-themes. Convém desinstalar primeiro o emerald e o emerald-themes se já o tiveres instalado (com o beryl, p ex.). Convém também desinstalar o beryl (sudo pacman -R beryl).

Ps: eu tenho o sudo activado, por isso é que meto sempre sudo antes dos comandos.
Obrigado ;) Mas só mesmo assim naquela, por acaso o fglrx suporta a extensao GLX_texture_from_pixmap ? É que quando tento carregar o compiz, da erro e diz que a extensão falta... Bonito... Mais valia era estar quietinho :|

Edit: Já percebi que não... Então quer dizer que compiz com fglrx, tá quieto?

ruimoura
22-06-2007, 18:48
Obrigado ;) Mas só mesmo assim naquela, por acaso o fglrx suporta a extensao GLX_texture_from_pixmap ? É que quando tento carregar o compiz, da erro e diz que a extensão falta... Bonito... Mais valia era estar quietinho :|

Edit: Já percebi que não... Então quer dizer que compiz com fglrx, tá quieto?

Só com o XGL :'(

iGama
22-06-2007, 18:59
Pronto para quem quer instalar em Ubuntu, aranjaram-me o guia para o guiaubuntupt.

Agradeçam a Gifty.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compiz-Fusion

Já me convenceu o projecto, está bem mais fluido ( no meu sistema ) a comparar com o Beryl ou Compiz (stables)

ruimoura
22-06-2007, 19:24
Pronto para quem quer instalar em Ubuntu, aranjaram-me o guia para o guiaubuntupt.

Agradeçam a Gifty.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compiz-Fusion

Já me convenceu o projecto, está bem mais fluido ( no meu sistema ) a comparar com o Beryl ou Compiz (stables)

Falta aí o compiz-icon, para o system tray, para não teres que andar a correr as cenas com esses comandos manhosos (funciona como o beryl-manager)

Black_Gamer
22-06-2007, 19:37
Ok... De facto mais valia estar quietinho e ficar como estava. Passa-se o seguinte, anteriormente a usar XGL+fglrx tinha tentado usar o driver open-source da ati com o aiglx, mas quando tentava abrir o beryl, ficava sem os rebordos das janelas e reiniciava-me o X de imediato. Ok, então decidi tentar a opçao dos drivers proprietarios com XGL e de facto as coisas funcionavam com o beryl. Agora quando tento instalar o compiz, dava-me aquele erro fanhoso, e entao pensei, la vai de trocar para radeon outra vez com aiglx e pode ser que a coisa funcione, mas estava enganado. Voltei as definiçoes antigas desinstalando os pacotes fgrlx e fglrx-utils, reinstalei o xf86-video-ati e o libgl-dri e repondo o xorg.conf de backup que tinha por aqui. O mais engraçado é que agora mesmo com tudo bem configurado o glxinfo | grep direct diz-me que não tenho direct rendering e esta a usar Mesa. Agora gostava era de perceber porque, será que alguém me pode ajudar? Sei não propriamente a thread indicada, mas como o problema derivou da instalação do compiz, postei aqui.
Obrigado desde ja

Edit -> Fixed

ruimoura
22-06-2007, 19:42
Rui, limitaste-te a adicionar o server e a -Ss'ar os nomes dos pacotes ou arranjaste algum "guia" para seguir de referencia?
Queria experimentar isso, mas não quero ter muito trabalho e quero, ao mesmo tempo, saber (ou que me digam) o que estou a fazer. :P

Adicionei o repositório e depois foi só -Ss'ar os pacotes, só para não instalar nada que pertença ao compiz antigo (existem uns pacotes do compiz antigo nos repositórios). É só mesmo instalar :)

sudo pacman -S compiz-git
sudo pacman -S compiz-fusion-plugins-main-git
sudo pacman -S compiz-icon-git
sudo pacman -S compiz-fusion-plugins-extra-git
sudo pacman -S ccsm-git
sudo pacman -S emerald emerald-themes

Acho que foi tudo. Instalei quase um a um que era para não fazer merda. Antes desinstalei o bryl, o emerald e apaguei as definições de ambos.

iGama
22-06-2007, 19:45
Pois ruimoura ai é que está o problema, falta o compiz-icon no GIT dos pacotes para Ubuntu.

ruimoura
22-06-2007, 20:11
Ok... já agora... e fazeres um sudo su, não? :P

É do hábito :sad1:

Pois ruimoura ai é que está o problema, falta o compiz-icon no GIT dos pacotes para Ubuntu.

Ahh não sabia ... weird ...

VuDu
22-06-2007, 20:25
É suposto o emerald precisar do beryl-core? :S

ruimoura
22-06-2007, 20:31
É suposto o emerald precisar do beryl-core? :S

Dude, fui eu que te enganei :(

É emerald-git e emerald-themes-git

Black_Gamer
22-06-2007, 21:08
Como ponho o compiz fusion a iniciar com o sistema ?
Vais ao menu do gnome, depois Preferencias -> Sessoes. Em aplicaçoes de arranque carregas em Novo, em nome poes Compiz e em Comando poes compiz-icon. ;)

VuDu
23-06-2007, 00:42
Fiche... se arrancar o compiz-icon o pc mata-se. Só mexe o rato... o resto fica completamente morto, nem teclado, nem ecrã.. nada :| Se correr o compiz-manager, já parece correr tudo bem...

Como já não tou habituado a usar o Beryl, acho que não me vou preocupar muito com isso...

songoku
23-06-2007, 04:43
Continuo sem puder minimizar/fechar as janelas :x Acho que não tenho o compiz-icon e n sei como instalar :x Alguem me dá uma ajuda ? :(

tou como tu... dá me um erro quando tento correr o compiz icon e tambem nao tenho os butoes de minimizar fechar e restaurar :'(

souto
23-06-2007, 10:51
O único problema que tenho é quando inicio sessão... O splash screen fica lá e só desaparece passado bastante tempo e não consigo fazer mais nada, parece que bloqueia. As janelas ficam sem margens...

ruimoura
23-06-2007, 14:39
Isto está mesmo esquesito agora :s Estou a correr o emerald mas com efeitos do compiz o.O Que grande confusão que isto anda.. vou desintalar tudo do compiz e fazer tudo de raiz ...

O emerald é só um decorador de janelas (window borders) ...

jmra
23-06-2007, 18:42
Boas,
devo ter feito tanta asneirola com os drivers da minha 9600Pro 256mb que agora tenho a seguinte mensagem Fatal: Failed test: texture_from_pixmap support
Checks indicate that it's impossible to start compiz on your system.quando corro:
rm -fR ~/.beryl*
rm -fR ~/.emerald*
rm -fR ~/.compiz*
compiz --replace &:'(

VuDu
23-06-2007, 20:06
Alguma vez deu com essas drivers? Eu palpito que precisas das proprietary drivers.

jmra
23-06-2007, 20:20
Nunca deu porque nunca tinha instalado anda semelhante, mas como andei a testar drivers há uns tempos não sei afinal o que tenho instalado

songoku
24-06-2007, 02:16
Eheh graças ao compiz consegui desactivar a sincronização vertical :D Agora no benhmark do proprio compiz tenho 260fps sem jogar claro :)

(continuo a nao conseguir pôr esta merda a minimzar/maximizar etc... só msm correndo o emerald :()

EDIT: A sincronização vertrical kd desactivada puxa 100% pelo proc :o parece-me k só vou desligar kd for pra jogar ..
EDIT2: Agora está tudo a funcionar, mas a barra de minimzar/maximizar etc.. ficou vermelha e não consigo mudar, mesmo quando vou a sistema>preferências>tema ... Já vi que é do Compiz, pois encontrei o decorador de janelas no seu settings manager, mas nao tem lá nada para alterar a côr ... Desactivando esse plugin fico mesmo sem puder maximizar etc... Isto está estranho, não ?

como é q arranjaste a cena do minimizar? continuo ainda a nao ter os butoes :(

ruimoura
24-06-2007, 11:11
yah tou com os mesmo problem dos butoes...>(

estou neste momento a usar 6600 gt...

têm que usar o emerald, dudes ... Sem o emerald não funciona lá muito bem ...

X-virus
24-06-2007, 13:08
já deu hehehehehe!!!! meti um tick no window decoration e voila apareceu:joker:
agora esta-me a faltar o akeles efeitos do fogo nos menus....:002:

VuDu
24-06-2007, 14:35
Juras? Voces queres ter "windows decorations" sem ter um Windows decorator activado :|

ruimoura
24-06-2007, 17:29
Para o pessoal do Ubuntu:

Isso funciona melhor que o compiz que vem de raiz no Feisty?
É que os desktop effects são uma boa porcaria pelo menos no meu.
Vale a pena mudar?
Thanks

O Compiz Fusion é uma evolução do Beryl, com todos os efeitos que te possas lembrar. Não tem nada a ver com a simplicidade do "Desktop Effects" que já vem de origem (que era o Compiz simples)... Claro que não é tão leve nem estável (teoricamente)

souto
24-06-2007, 17:37
O Compiz Fusion é uma evolução do Beryl, com todos os efeitos que te possas lembrar. Não tem nada a ver com a simplicidade do "Desktop Effects" que já vem de origem (que era o Compiz simples)... Claro que não é tão leve nem estável (teoricamente)

E na minha placa noto um maior grau de fluidez. Nota-se consideravelmente.

ruimoura
24-06-2007, 19:15
e o para o emerald o que é preciso fazer?

compliz fusion parece estar mais leve e fluido!

pelo menus no a8js com ubuntu 7.04

Instalar emerald-git e emerald themes-git (ou algo com nome parecido)

Acelarado
24-06-2007, 20:03
não consegui... os unicos pacotes que aparecem eram os emerald e emerald-themes.

entretanto mandei o xorg.conf ao ar :mad:

tenho o backup mas como faço a troca?

noob where!

hellaxe
24-06-2007, 21:37
$sudo mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.oquequiseres
$sudo mv /etc/X11/oteubackup /etc/X11/xorg.conf

Basta isto.

EDIT: parti do principio que tinhas o backup na dirextoria do X11

ruimoura
26-06-2007, 11:22
Ja tou com isto a funcionar, mas tenho um problemazito. No Beryl ele tinha um workspace para cada face do cubo, à maneira de ao girar o cubo o Workspace switcher do gnome-panel também acompanhava. Agora ele usa apenas o primeiro workspace e o cubo gira dentro dos workspaces, ou seja, tenho 4 workspaces na mesma, mas com 4 faces cada :|
Como eu não vejo o que está atrás do monitor, convinha que fica-se uma face por workspace :D

Acho que toda a gente tem esse problema. Ainda não perdi tempo a ver a solução, mas no fórum oficial deve haver por lá qq coisa ...

rjtd
26-06-2007, 11:23
Ja tou com isto a funcionar, mas tenho um problemazito. No Beryl ele tinha um workspace para cada face do cubo, à maneira de ao girar o cubo o Workspace switcher do gnome-panel também acompanhava. Agora ele usa apenas o primeiro workspace e o cubo gira dentro dos workspaces, ou seja, tenho 4 workspaces na mesma, mas com 4 faces cada :|
Como eu não vejo o que está atrás do monitor, convinha que fica-se uma face por workspace :D

Também tenho o mesmo problema >(

ruimoura
26-06-2007, 12:37
Eu andei a ver nas definições do compiz manager e se meter assim como na imagem os diferentes workspaces já funcionam correctamente (meti 1 no número de desktops):

http://img520.imageshack.us/img520/387/capturaecraky2.png

Experimentem e digam se funcionou.

muddymind
26-06-2007, 12:43
O q eu fazia para resolver o prob era carregar como botão direito no selector de workspace, editar os workspaces e escolher apenas 1... Este irá conter todos os 4 workspaces...

ruimoura
26-06-2007, 12:46
O q eu fazia para resolver o prob era carregar como botão direito no selector de workspace, editar os workspaces e escolher apenas 1... Este irá conter todos os 4 workspaces...

Mas isso estarias a editar os workspaces do Gnome, não do Compiz ... Os workspaces do Compiz são sobrepostos aos do Gnome, e por isso existe esta confusão com isto tudo.
A ver se arranjam isto melhor, que no beryl estava a funcionar bem (assim também funciona bem, depois da alteração que eu referi, mas antes funcionava logo)

ruimoura
26-06-2007, 12:54
Exacto... Mas ao fazer o q eu disse, deixa de haver ambiguidade e funca quase 5* (apenas perdemos a possibilidade de mover janelas directamente para um workspace carregando com o botão direito na barra de tarefas... mas podemos smp arrasta-las)

O q é estranho é q numa das primeiras versões do compiz isto não acontecia... apenas começou a acontecer há +\- 1 ano para ca...

[]

Sim, verdade. A ver se arranjam isto para não ser tão confuso ...

DanK
26-06-2007, 14:34
Eu alterei logo isso mal instalei ... Fiz hoje updates ao compiz manager, core, plugins a libs etc ... não noto diferenças, mas tbm nao fiz reboot ainda nem reiniciei o X.

arpinacio
26-06-2007, 16:26
alguém me explica como ponho o emerald a trabalhar?? é que o tal emerald-git não está no repositório...

e o emerald que está é o do beryl :(

VuDu
26-06-2007, 17:20
A solução do muddymind parece ser a única verdadeira solução, uma vez que o compiz parece ignorar os Workspaces do Gnome. Por mais que se mexa no Compiz-settings, as alterações afectam apenas o primeiro Workspace (do Gnome).
E como me aconteceu à pouco, se eu tiver mais do que um workspace no Gnome e clickar num que não o primeiro vou ter um Cubo noutra dimensão sem paineis, sem nada, só com o meu GkrellM que nunca me abandona, mas que nessa altura se mostrou bastante inútil. :|

ruimoura
26-06-2007, 17:42
Eu meto Horizontal size = 4 e o vertical number e Number of Desktops = 1 e tá a andar de mota. É como funciona melhor. Na imagem acima não tinha o vertical size = 1 mas é como fica melhor, e era como tinha no beryl. A cena é que quando se desliga e volta a ligar tem que se ir mudar outra vez pq ele parece esquecer a definição. Weird ... Enfim, uns bugs mínimos ...

ruimoura
26-06-2007, 18:09
Dude... faz o que ele disse. Mudas os settings do Gnome e fica como o Beryl ficava.
É assim que é suposto ficar.
Eu também tive os settings que tu tens e não estava como era suposto. Agora está em modos e enquanto não o bug não for corrigido, vou deixar assim.

Same shit :) ... vai dar ao mesmo, por um lado ou pelo outro, agora reparo, se bem que mudando pelas definições do gnome é bem mais simples. ... Ok ... Esperemos por melhor solução :)

ruimoura
27-06-2007, 13:19
bem agora algo completamente diferente...

(já resolvi a cena do emerald, para quem quiser é por a arrancar o emerald no session manager com emerald --replace)

com o beryl antes quando se pegava na barra de titulo de uma janela que estivesse maximizada aquilo criava um efeito giro como se a janela estivesse presa com pins nos cantos, e se se pegasse nos cantos dava para ver o que estava por trás... agora não consigo ter isso a funcionar

alguém me explica se é bug ou se é alguma opção que não tenho posta??

já agora a cena das janelas em "3D" quando se roda o cubo ainda não está implementada correcto??

Isso de pegar nas janelas está meio estranho. Se for no canto superior eesquerdo da janela maximizada funciona sempre, nos outros cantos e no meio das barras não. Para funcionar sempre tem que se carregar no alt ao mesmo tempo. Suponho que seja uma questão usabilidade.

Quanto ao efeito 3d na vista de cubo o plugin respectivo não vem por default, mas não sei se foi só retirado do pacote normal ou se foi mesmo retirado de todo.

Acelarado
27-06-2007, 23:14
$sudo mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.oquequiseres
$sudo mv /etc/X11/oteubackup /etc/X11/xorg.conf
Basta isto.

EDIT: parti do principio que tinhas o backup na dirextoria do X11

bem agora algo completamente diferente...

(já resolvi a cena do emerald, para quem quiser é por a arrancar o emerald no session manager com emerald --replace)

E pronto tenho tudo funcional!

Thanks hellaxe e arpinacio
:)

arpinacio
27-06-2007, 23:16
Sempre às ordens...

Já agora para que quiser fazer aquele efeito Dodge (aquela coisa gira das janelas andarem a saltar umas por cima das outras feitas doidas) e não souber, o efeito é no Animations --> Focus depois ai escolhem o Dodge...

ruimoura
02-07-2007, 11:02
Boas,

Vejam lá se percebem o que se tá a passar aqui.

Tenho ubuntu 7.04, uma ATI 9700 128mb (mobility) e inicialmente consegui por o compiz-fusion a funcionar com os drivers de origem AIGLX. Instalei pelos repos e depois corri:

compiz --replace -c emerald &
e tava quase tudo a funcionar, menos os videos que ficavam a preto. Quando mexia na janela ele às x's aparecia e ficava, mas n tava lá mt bom. Sempre que rodava o cubo ficava preto e tinha que mexer na janela pra ficar bom. O vlc em fullscreen ficava preto semi-transparente a ver-se o bg. Decidi então por os drivers proprietários da ATI.

Segui este tutorial:

http://dicasubuntubr.wordpress.com/2007/06/30/tutorial-de-instalacao-de-uma-atixglcompiz-fusion/

Correu td bem até fazer restart e tentar entrar na sessão acabadinha de criar do XGL. Deu-me um erro marado.

/etc/gdm/PreSession/Default: Registering your session with wtmp and utmp
/etc/gdm/PreSession/Default: running /usr/X11R6/bin/sessreg -a -w /var/log/wtmp -u /var/run/utmp -x "/var/lib/gdm/ :0.Xservers" -h ""-l" :0" "o meu username"
/etc/gdm/Xsession: Beginning session setup...
/usr/local/bin/startxgl.sh: 2:Xgl: not found
cut: the delimiter must be a single character
Try 'cut --help' for more information
xauth: (arg v):1: key contains odd number of non-hex character
couldn't exec -exit-with-session: No such file or directory
Esta é a minha configuração do startxgl.sh

#!/bin/sh
Xgl :1 -fullscreen -ac -accel xv:pbuffer -accel glx:pbuffer &
DISPLAY=:1
cookie=”$(xauth -i nextract - :0 | cut -d ‘ ‘ -f 9)”
xauth -i add :1 . “$cookie”
exec dbus-launch –exit-with-session gnome-session
Quando tento entrar na sessão ele entra e sai logo dando um erro marado. Excusado será dizer que na sessão do gnome agora n funciona nada do compiz, nem correndo o outro tal comando que antes me tinha solucionado o problema.

Alguém tem ideias?

Desde já agradeço.

Se tinhas isso a funcionar com o AIGLX re os drivers livres, deixa-me dizer-te que fizes-te uma bela de uma borrada ao meteres os drivers da ATI, mas tu é que sabes. As questões de vídeo têm a ver com o driver utilizado. Se usares o Mplayer (e no vlc acho q tb dá para mudar) basta ir ás opções e mudar o driver vídeo para X11, e os vídeos já acompanham o 3d do desktop.

Do problema em questão não te posso ajudar, porque tento manter-me o mais longe possível do XGL :)

Hash_Gordon
02-07-2007, 11:12
Se tinhas isso a funcionar com o AIGLX re os drivers livres, deixa-me dizer-te que fizes-te uma bela de uma borrada ao meteres os drivers da ATI, mas tu é que sabes. As questões de vídeo têm a ver com o driver utilizado. Se usares o Mplayer (e no vlc acho q tb dá para mudar) basta ir ás opções e mudar o driver vídeo para X11, e os vídeos já acompanham o 3d do desktop.

Hum, n sabia disso. Bem, n faz mal, reinstalo o ubuntu pela 9827834x e desta x n ponho os drivers da ATI. Apenas o fiz, porque se vires no link que deixei relativo ao tutorial que usei pra instalar eles dizem que com os drivers da ATI o video já aparece bem.

Existirá alguma forma de fazer um "ponto de restauro" antes de andar a trafulhar o sistema de forma a que depois possa voltar atrás?

De qualquer forma vou tentar primeiro desabilitar os drivers da ATI e "tentar" pôr isto como tava. Se der barraca então instalo de novo.

Obrigado pela ajuda, essa dica do driver vídeo X11 era o que me faltava para ficar satisfeito com o sistema. Ah, isso e pôr o leitor de cartões de memória a funcionar. É estranho porque no ubuntu 6.06 e no 6.10 funcionava perfeitamente e no 7.04 simplesmente n reconhece. Alguém sabe uma solução para isto? O meu leitor de cartões é um ENE Technology Inc CB710 Memory Card Reader.

EDIT:
Assim que tirei o driver proprietário da ATI ficou logo a funcionar. Nunca pensei dizer isto, mas ATI sucks :|
Entretanto mudei o renderer do VLC pro X11 e o video já bomba nice :D

Thanks rui, és o patrão :D

Hash_Gordon
03-07-2007, 01:59
LOl... reinstalar Linux.. omg, o ppl deve de pensar que tá a trabalhar em windows..
dude.. se instalaste essa cáca proprietaria, desinstalas e voltas a instalar as drivers opensource :|
formatar por causa dum errito..enfim

opah, mas alguém te perguntou alguma coisa? :joker:

Se fosse em windows de certeza que n o formatava por uma cagada destas. Porque sei o que faço. No linux a situação por vezes é diferente, pois n domino a cena.

Epah eu reinstalo qd sei que n csg reverter todas as alterações que fiz. Como sou perfeccionista, prefiro começar de novo e fazer tudo como deve ser. Mas se tivesses lido o meu post com atenção tinhas visto que eu limitei-me a remover o driver proprietário e apagar a cagada das sessions e ficou impecável. :) Mas aconteceu inúmeras vezes dar cabo da instalação ao ponto de ser mais rápido instalar de novo do que andar a fazer debugging duma cena que n percebo.

Se sabes muito, parabéns. No entanto os teus comentários em nada contribuem para a minha felicidade. Podias fazer como outros membros que em x de mandar bitaites fazem críticas constructivas e apresentam soluções. O pessoal está aqui para se ajudar. ;)

Barroso, vê lá se apareces mais no lfs. O pessoal farta-se de falar de ti e penso que teríamos muita coisa boa a aprender ctg.

Cumps

EDIT:
Surgiu-me aqui mais um pequeno problema. Embora o vídeo do VLC agora apareça correctamente após ter posto o renderer X11, a performance do vídeo em full-screen deixa muito a desejar. Os filmes aparecem pixelizados e lentos. Há alguma coisa a fazer para contornar o problema? Já agora, quando mexo nas janelas elas ficam ligeiramente transparentes. Quando o vídeo do VLC está em full-screen fica também um pouco transparente. Como posso tirar isso? Já andei a explorar as opções do emerald e do compiz-fusion e não houve nada que eu fizesse que resolvesse o problema. Tenho a impressão que se resolvesse isso também solucionaria o problema da performance má do vídeo em full-screen, pois uma coisa é fazer o rendering em cima dum fundo preto, outra coisa é ter um vídeo semi-transparente.

Desde já agradeço.

EDIT2:
Já resolvi o problema da transparência, mas apenas provisoriamente. Descobri nos fóruns do ubuntu que usando ALT+mousewheel dá para mudar a opacidade das janelas. Mas cada vez que abro um filme, tenho que fazer isso e não é mt prático. Como poderei alterar isto permanentemente? Não encontro essa informação em lado nenhum.

Já agora, talvez n seja o sítio melhor para perguntar acerca disto, mas já que gostaria de manter o compiz-fusion, aqui vai: Como é que posso habilitar o TV-out de forma a poder ver filmes na TV? Nos fóruns do ubuntu falam em usar o fglrx :| Mas isso seria retroceder no progresso que estou a ter em conseguir uma experiência "perfeita" de linux.

ruimoura
03-07-2007, 10:38
Já agora, talvez n seja o sítio melhor para perguntar acerca disto, mas já que gostaria de manter o compiz-fusion, aqui vai: Como é que posso habilitar o TV-out de forma a poder ver filmes na TV? Nos fóruns do ubuntu falam em usar o fglrx :| Mas isso seria retroceder no progresso que estou a ter em conseguir uma experiência "perfeita" de linux.

Tv-out só com drivers oficiais da ATI, e não é garantido :) ... Bem vindo ao maravilhoso mundo da ATI ...

coubacias
14-07-2007, 10:13
o problema dos efeitos esta resolvido!!mas é sempre preciso iniciar o compiz knt s liga o pc,ou ha maneira dele iniciar automaticamente??
é k no meu,smp k ligo o pc,tenho d iniciar o compiz!!

obrigado

crazy-rap
14-07-2007, 10:38
System » Preferences » Sessions and add:

compiz --replace

;)

coubacias
14-07-2007, 20:43
boas!!peço desculpas por tar sempre a xatear,mas quando rodo o cubo ele roda,muda d face mas nao muda de ambiente,ou seja todas faces do cubo sao o msm ambiente!!
nao m sabem dizer como resolver esta situação?
cumps e obrigado

VuDu
14-07-2007, 22:29
Clickas no Workspace switcher do painel do gnome, e mudas o numero de workspaces para 1.

nasic
23-07-2007, 12:15
boas!
Tenho o compiz fusion instalado, mas tou com duvidas o que devo inicializar com o Ubuntu.
Neste momento tenho esta linha
compiz --replace
Mas demora bastante tempo a arrancar, é normal? Tenho tb aquele icone instalado, cm faço para correr no startup?

Outro problema que tenho é que n consigo fazer os efeitos de rodar o cubo, nem o expo. Penso que seja devido ao facto de so ter um workspace.

Obrigado

EDIT: já resolvi o expo, rodar o cubo e o prob dos workspaces.
Continuo sem saber a melhor maneira de iniciar o compiz fusion com o ubuntu.
Agora tenho outra duvida:
Queria tirar aqueles efeitos quando movo uma janela, como posso fazer isso?

CyberOps
28-07-2007, 23:38
alguem sabe como adicionar tipo um atalho para executar o compiz nos acessorios, tipo como acontece com o bery?

VuDu
29-07-2007, 02:19
Se usas gnome: Botão direito no "menu" e "Edit Menu" ou então na consola "alacarte"
podes sempre usar o compiz-icon ;)

nasic
02-08-2007, 02:34
Boas alguem me sabe dizer cm posso tirar akele efeito de "arrastamento" quando movo uma janela no desktop?e ja agora o efeito que "cola" as janelas nos limites do ecran. Acho estes efeitos desnecessarios.

Obrigado

Metro
03-08-2007, 21:30
Fiz enable do Desktop effects e agora ficquei com o terminal branco e perdi o botão de fechar, maximizar e minimizar de todas as janelas.
Queria recuperar isso e depois saber como instalo mesmo o Compiz-fusion.
Já estou destreinado disto :D

nasic
04-08-2007, 00:08
Boas. Estou com um problema no Compiz-Fusion.

Quando uso o botão do meio do rato isto em vez de me apresentar um cubo, apresenta um painel com duas faces e apenas troca entre os dois ambientes de trabalho normais. Como é que ponho o cubo? Os efeitos do cubo nas preferências estão ligados.
Isso deve acontecer-te pk tens apenas 2 desktops. Se tiveres 3 aparece um triangulo e o cubo aparece apenas com 4 (no minimo). Vai às configurações do compiz e no geral aumenta o numero de desktops. Não te esqueças de passar para apenas 1 desktop no painel da gnome, pois so assim tens diferentes desktops.

Heron
04-08-2007, 01:07
PS: Eu para arranque automático fui a sessions e coloquei: rm -fR ~/.beryl* | rm -fR ~/.emerald* | rm -fR ~/.compiz*
Não sei se é o mais correcto, mas no tuturial que eu segui eram os 3 comandos que me eram apresentados como forma de iniciar o Compiz-Fusion. (Também não sei se é com | que se separa os comandos por isso se estiver mal avisem).

O que esses comandos fazem é apagar todas as pastas e ficheiros começados por .beryl, .emerald e .compiz no home.
E os comandos separam-se com um && (and). O | chama-se pipe, e serve para direccionar o output do comando á esquerda do pipe para o input do comando á direita.

manji
12-08-2007, 20:42
Neste ultimo update quando faço fullscreen no VLC, as barras superior e inferior ficam a ver-se... mas não incomoda muito :f

Metro
12-08-2007, 20:53
Não sei se já viram este tutorial: http://fosswire.com/2007/08/11/compizfusion-updated-guide-for-ubuntu-704/
Parece bom.

iGama
12-08-2007, 23:07
então isso é a mm coisa que usando os repositórios do Trevino, qual a diferença para esses?

Hipnoted
14-08-2007, 19:15
Saiu a primeira realease (0.5.2). Para mais informação:

http://smspillaz.wordpress.com/2007/08/13/compiz-fusion-our-first-release-052/

Nabais
14-08-2007, 20:10
nao encontro como instalar essa versao

Ainda é uma versão de testes. A 1ª versão estável será a 0.6.0. Esta tem os pacotes para instalar, mas não cria menus, nem atalhos, nada. É necessário correr manualmente, além de vários erros que dá. Aconselho a esperar pela versão estável, ou usar apenas em ambientes de teste.

VuDu
16-08-2007, 15:12
Boas,
Como é que faço aparecer a barra de titulo por favor alguem me explique porque estou a dar em doido.Precisas de instalar e fazer tudo como deve de ser :P
Segue os tutoriais que aqui falaram e se fizeres tudo como lá diz, não tens esse problema.

||Red_Evil||
17-08-2007, 02:44
bem tenho que quebra de fps (glxgears) com o compiz-fusion activo, desligado tenho na ordem dos 3700, ligado passa para 1700fps.

VuDu
17-08-2007, 14:13
Normal... isto porque são os 2 concorrentes :)

VuDu
17-08-2007, 21:17
Boas,
Já instalei o compiz-fusion e ao que parece tá tudo bem só queria que me ensinassem como por as janelas a fecharem-se com efeito de fogo e por uma imagem atrás do cubo.

cumps,
rkixa
Procura nas opções.
Dá para definir varios efeitos para varios "acontecimentos" tipo fechar, maximizar, minimizar, restore, etc...

LFReq
17-08-2007, 21:59
Já descobri o efeito de fogo a fechar as janelas mas tenho 2 problemas, 1º queria a janela a desaparecesse á medida que arde e em vez disso a janela desaparece de repente e só depois e que passa o fogo
, 2º queria a janela a arder de baixo para cima ao invés do que acontece que é a janela arder de cima para baixo.

Agradecia imenso que me ajudassem.

EDIT: 2º problema resolvido ajudem-me no 1º por favor que não sei mesmo como é.

Faz tu um plugin que faça isso :)

E como é que faço isso?

Pergunta um pouco idiota:
- ao instalar o compiz-fusion com o tutorial do guia do ubuntu do iGama temos também a opção de o "ligar" quando queremos ou fica sempre activo.
Pergunto isto porque o "desktop effects", como sabem, é isso mesmo que permite, ligar o compiz quando se quer.
Cumpz

Em principio fica sempre activo e o desktop effects não tem nada haver com o compiz que instalaste acho eu :)

hellaxe
18-08-2007, 20:16
Em principio fica sempre activo e o desktop effects não tem nada haver com o compiz que instalaste acho eu :)

Eu não instalei nada. Já vem de raiz na instalação que se faz.
VuDu dá aí uma dica à minha questão anterior por favor.

VuDu
19-08-2007, 00:06
Gnome? Menu: System -> Preferences -> Session

Neo4
03-09-2007, 03:46
pessoal nao sei s ja foi respondido mas tenho uma duvida... os temas do emerald mudam o aspecto da janela mas so a barra a parte de dentro continua a ter o simbolo do gnome logo calculo que ainda o use... nao da para por so o emerald a gerir a janela e ter um aspecto mais bonito? thanks ;)

VuDu
03-09-2007, 11:49
O emerald altera simplesmente as "window borders", tudo o resto é modificado normalmente nas "Theme Preferences".

Mr.Ice
07-09-2007, 13:54
Boas..
Estou a iniciar-me com Linux, distro UBUNTU 7.04..

Andava a experimentar utilizar o beryl, mas como não corria no meu PC, ficava o ecrã branco tive de o desinstalar..
Removi-o pelo Synaptic..

Só que agora as janelas perderam a Barra de Titulo e não conseguiu po-la a aparecer..
O gestor de janelas não existe, e não sei qual o pacote de dados respectivo..

Podiam ajudar a resolver o problema..

Outra questão, Beryl com uma Riva TNT2 M64 não funciona pois não? Já tentei com os drivers da nvidia, com os do ubuntu e o máximo que consegui foi um ecrã branco quando o activava.

COm os melhores cumprimentos,

esquiso
07-09-2007, 14:05
vai à consola e escreve metacity --replace, para ver se resolve.
Quanto à outra pergunta, tenho sérias dúvidas que dê.

Mr.Ice
07-09-2007, 14:51
thanks...
Resolveu..Obrigado...

Neo4
07-09-2007, 17:22
Boas eu estou a usar o compiz antigamente com xgl e drivers ati e agora estou a experimentar as drivers opensource/aixgl e uma coisa que reparei foi a perda de qualidade quando por exempo ponho o cubo a rodar, as arestas por exemplo nao sao tao direitas e aparecem pixeis brancos as vezes...
estes drivers tem a vantagem do aixgl e de rodar tudo direitinho (com os xgl havia jogos por exemplo que ficavam com as imagens todas distorcidas e tinha que mudar de sessao) mas a perda de qualidade é imensa!
será que tenho alguma coisa mal configurada?

thanks

jpalbuquerque
09-09-2007, 14:19
Boas!
Estou a usar o ubuntu 7.10, tentei instalar o compiz fusion, mas quando faço o compiz -- replace dá-me o seguinte erro :

/usr/bin/compiz.real (core) - Error: dlsym: /usr/lib/compiz/libccp.so: undefined symbol: getCompPluginInfo20070830
/usr/bin/compiz.real (core) - Error: Couldn't load plugin 'ccp'

alguem tem ideia de qual possa ser o problema?
Cumps

EDIT : Ah, o meu sistema tem uma placa gráfica intel, 965 (por isso é que tenho o 7.10, porque o 7.04 não havia maneira de conseguir por o X a funcionar)

VuDu
09-09-2007, 14:29
Não deu erro nenhum durante a instalação nem aparece nenhum outro erro antes desse?
Normalmente se não consegue carregar um plugin é porque ele lá não está, se não lá está é porque te falta instalar alguma coisa ou porque o que instalaste, não ficou bem instalado.

jpalbuquerque
09-09-2007, 14:30
Pelo menos que me tenha apercebido, não, correu tudo normalmente.

VuDu
09-09-2007, 14:32
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=499979
Segundo esse tópico parece ser erro no pacote de instalação.
Se assim for, resta-te esperar um tempito para quem fez o pacote lançar uma nova versão.
Vai fazendo os updates ;)

jpalbuquerque
09-09-2007, 15:16
É estranho, porque se eu iniciar o compiz dá-me o erro, mas consigo ter transparencias nos menus, no entanto fico sem as barras de titulo das janelas, estranho...

VuDu
09-09-2007, 15:18
As "Window decorations" são problemas do emerald. Podes correr o Compiz com o metacity se quiseres.

Net_Holer
10-09-2007, 05:14
Boas... andei a seguir alguns tutoriais para instalar o beryl no meu ubuntu...
mas nao consigo.. quer dizer, esta instalado mas quando o inicio fica tudo branco... se me meter a mexer <as cegas> consigo ver por exemplo um efeito que escolhi que e o fogo para quando se fecha uma janela...

Alguem sabe porque razao nao consigo visualizar nada?

A grafica e uma ATI Radeon X1250 e e' onboard na minha board abit Fatal1ty F i90HD...

Obrigado :)

nasic
10-09-2007, 09:38
Possivelmente será da tua placa. As ATI dão mts dores de cabeça. Mas espera por uma resposta mais detalhada aqui no forum.
já agora instalaste o beryl ou compiz fusion?o segundo é a versão mais recente

VuDu
10-09-2007, 10:50
Em: http://www.beryl-project.org/ : Beryl and Compiz (at least the extra plugins division of compiz) have merged. Please all welcome Compiz Fusion! (...) We hope you will enjoy using Compiz Fusion as much as we enjoyed writing it!

Se calhar era boa ideia tentares com o Compiz-Fusion, uma vez que o Beryl está descontinuado.

Romani48
10-09-2007, 12:17
isto nao se trata de descontinuação.. isso são problemas com as graficas ATI e os drivers

Net_Holer
11-09-2007, 13:44
pois mas e estranho.. porque instalei e tal depois corri o beryl e ficou tudo branco mas esta a funcionar porque se tiver uma janela aberta (nao vejo pk o ecran ta todo branco mas sei que esta aberta lol) e carregar alt + f4 para a fechar aparece o efeito do fogo que escolhi para aparecer quando fecho janelas... mas aparece muito mal, sem qualidade....

Se alguem ja tiver tido o mm problema e ter resolvido diga qq coisa sff :)

Hash_Gordon
14-09-2007, 00:05
Boas pessoal,

No outro dia havia um update do compiz fusion ao que prontamente fiz o download e instalei. Depois de fazer o replace no terminal os efeitos deixaram de funcionar. O cubo n rodava etc.

Hoje instalei um novo update e agora já está tudo a funcionar. O problema é que do nada, quando estou a rodar o cubo, ou a utilizar outro efeito qq do compiz, o ubuntu reinicia-me a sessão sem dar qq erro. Se n carregar o compiz ele n crasha, daí ter a certeza que o problema é do compiz e começou a aparecer com as actualizações.

Estou um bocado à nora, alguém tem alguma ideia do que se esteja a passar?

Tenho o feisty fawn e uma ATI 9700. Se precisarem de mais alguma informação, é só pedirem.

Desde já agradeço a atenção.

Nabais
14-09-2007, 08:04
Experimenta correr o compiz através de consola, pode ser que obtenhas os erros. Ou então faz o output do compiz para um ficheiro de texto, assim, mesmo que o X crashe, sempre podes consultar o ficheiro com a info.

Hash_Gordon
14-09-2007, 14:27
Bem pensado Nabais, vou fazer isso e depois partilho com vocês a informação, caso obtenha algum erro nos logs. Obrigado! :)

EDIT:
Ok, ao correr o compiz pelo terminal fui surpreendido com o que apareceu.

hash@hal9000:~$ compiz --replace
/usr/bin/compiz.real (core) - Warn: Unable to parse XML metadata from file "ccp.xml"
A handler is already registered for the path starting with path[0] = "org"
inotify_add_watch: No such file or directory
/usr/bin/compiz.real (cube) - Warn: Failed to load slide:

Aqui nem corri o emerald pra tentar simplificar, mas obviamente alguma coisa não está bem aqui. Apesar das mensagens de erro, o compiz parece estar a funcionar, mas se começar a usar vários efeitos, ele reinicia a sessão sem qq aviso.

EDIT2:
Bem, tive a googlar e descobri aqui http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3314156 uma possivel solução que seria alterar o backend do compiz. Eu realmente andei lá a mexer e tinha alterado para a 2ª opção. Voltei pró "flat" e aparentemente já não crasha, embora os erros ao iniciar o compiz pelo terminal permaneçam.

Agradeço ao Nabais por me ter apontado na direcção correcta, apesar de ainda não estar 100% convencido que isto está como deve ser. Acho que estes últimos updates do compiz tornaram-no mais instável do que estava anteriormente. Espero que para a próxima versão estas questões de estabilidade já estejam resolvidas.

EDIT3:
O X já n crasha, mas agora tou com problemas de refrescamento da imagem... Cada vez que abro uma janela, tenho que a fechar e voltar a abrir para ver o que ela lá tem. Com o outro backend n tinha este problema, mas o X crashava :|

http://img509.imageshack.us/img509/1144/screenshotvz4.th.png (http://img509.imageshack.us/my.php?image=screenshotvz4.png)

Já não sei o que fazer, alguém tem ideias?

Desde já agradeço.

EDIT4:
Troquei o theme do emerald por outro e já funciona bem :| Devia ser alguma incompatibilidade com o modo de rendering do tema que eu tinha...

Nabais
15-09-2007, 07:59
Fico contente que esteja tudo resolvido :) Fazer esse método já me ajudou muitas vezes a resolver coisas que não têm lógica, se formos a ver apenas o modo gráfico ;)

Um abraço

nuno_nunes
22-10-2007, 20:26
Compiz Fusion 0.6.0

A versão 0.6.0 do Compiz Fusion, o resultado da fusão entre os plugins Compiz Extra e o Beryl, foi oficialmente lançada. Este lançamento deve ser usada com o Compiz 0.6.2.

Nesta nova versão, as maiores novidades parecem ser a actualização das traduções e as correcções dos erros detectados na versão 0.5.2. O download e respectivas instruções de instalação podem ser encontradas aqui (http://wiki.compiz-fusion.org/Get_Compiz_Fusion).

Fonte: webtuga.com

UrbanRider
22-10-2007, 21:23
não actualiza automaticamente?

Heron
22-10-2007, 21:29
não actualiza automaticamente?

Actualiza, quando a nova versão chegar aos repositórios da tua distro. O que pode levar alguns dias ou meses, dependendo de uma série de factores.

Mas acho que é esta a versão que vem com o Ubuntu 7.10, corrijam-se de estiver errado.

Rom@
07-11-2007, 12:44
Boas pessoa.
Sou novo no mundo Linux e estou com um problema.
Depois de um dois dias a utilizar o Ubuntu 7.10 o compiz fusion deixou de funcionar. Não consigo seleccionar o opção custom para configurar os efeitos e também não me deixa alterar o número de áreas de trabalho. Para ajudar à festa também me apareceu a uma barra preta, na horizontal, na parte debaixo do ecrã.
Anteriormente utilizava o Mandriva one 2008 e tinha problemas semelhantes o que me leva a pensar que pode ser da gráfica,(Asus 7300le). Já verifiquei se o cd tinha falhas mas esta tudo bem, já instalei o Ubuntu por duas vezes e o problema continua.
Sugestões.....

esquiso
07-11-2007, 14:43
Suponho que tenhas as drivers da grafica bem instaladas.
Sugestões? Bem, tenta lá reinstalar o compiz. Será algo deste tipo:
sudo aptitude purge compiz (ou lá como se chama o pacote)
sudo aptitude install compiz (idem)
Mas com as informações que nós dás, não estou a ver o que pode ser :|

Rom@
07-11-2007, 15:22
Suponho que tenhas as drivers da grafica bem instaladas.
Sugestões? Bem, tenta lá reinstalar o compiz. Será algo deste tipo:
sudo aptitude purge compiz (ou lá como se chama o pacote)
sudo aptitude install compiz (idem)Mas com as informações que nós dás, não estou a ver o que pode ser :|
Já consegui desinstalar mas agora não consigo instalar. Aparece a seguinte mensagem: E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

Quanto ao driver da gráfica penso que esta bem instalado, porque quando vou gestor de controladores restritos aparece-me que ele esta em uso.

esquiso
07-11-2007, 15:24
estas a fazer com o sudo antes? ;)

Rom@
07-11-2007, 15:38
estas a fazer com o sudo antes? ;)
Sim estou.
Mas aquela cena de não dar para mudar o numero de áreas de trabalho continua, apenas dá para mudar se eu meter «normal» nos efeitos visuais, mas se o fizer fico com a tal barra preta no ecrã.

Salvador_
07-11-2007, 15:42
tenta fazer o seguinte...vai ao synaptic e desinstala tudo o q tem a ver com compiz mas faz desinstalaçao completa (para remover os ficheiros configuração) reinicia... volta ao synaptic e volta a instalar o compiz... em principio deve funcionar isso tambem me aconteceu apos um update e isso funcionou...

iGama
07-11-2007, 17:01
Rom@ qual a tua gráfica já agora?

Rom@
07-11-2007, 17:44
tenta fazer o seguinte...vai ao synaptic e desinstala tudo o q tem a ver com compiz mas faz desinstalaçao completa (para remover os ficheiros configuração) reinicia... volta ao synaptic e volta a instalar o compiz... em principio deve funcionar isso tambem me aconteceu apos um update e isso funcionou...
Continua tudo na mesma. Vou tentar com outra distro.
Respondendo ao iGama a minha gráfica é uma nvidia 7300le

nasic
07-11-2007, 18:59
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)

Essa mensagem n será por estares a executar o comando (sudo ...) ao mesmo tempo com o synaptic aberto?

Rom@
07-11-2007, 19:09
Essa mensagem n será por estares a executar o comando (sudo ...) ao mesmo tempo com o synaptic aberto?
Quando executei este comando não tinha o synaptic aberto.
Começo a ficar com falta de ideia para resolver o problema.

esquiso
07-11-2007, 20:39

Um esclarecimento:

caso isto fosse verdade, não aparecia

E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)

mas sim

E: Could not get lock /var/lib/dpkg/lock - open (11 Resource temporarily unavailable)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

Rom@:
Tens isto

Option "AddARGBGLXVisuals" "true"

na secção do Screen?

Rom@
07-11-2007, 23:37
Estas a falar no menu screens and graphics, se sim não encontrei la nada.
Quanto ao resto eu não queria ser teimoso mas é mesmo aquela mensagem que aparece mesmo com o gestor de pacotes synaptic fechado. Hoje já não tenho muito tempo senão fazia tudo de novo e se fosse preciso metia imagens para confirmar a veracidade das minhas afirmações.
Na minha opinião isto deve ser uma incompatibilidade de hardware complicada demais para eu resolver, por enquanto, ate estar mais á vontade com SO Linux.
Vou experimentar outra distro diferente e esperar que o problema não continue.
Obrigado a todos pela ajuda.http://www.techzonept.com/images/icons/icon13.gif
Cumps

alp81
08-11-2007, 20:07
Amigos,

Acabo de instalar o ubuntu 7.10! :D
Sou novo nestas andanças do Linux. De qualquer forma já vi o compiz fusion a mexer e gostaria de instalá-lo.

Mas não sei bem o que fazer. Aparentemente, já vem com o ubuntu 7.10. Mas no System -> Preferences -> Appearance -> Visual Effects só tenho 3 opções:
- None: que está por defeito seleccionada
- Normal
- Extra

Tentei mudar para Extra ou Normal e aparece a seguinte mensagem de erro:
"The Composite extension is not available."

Alguém me pode ajudar?!

Muito obrigado.

PS: Já agora a minha placa gráfica é uma ATI Mobility Radeon X1600.

iGama
08-11-2007, 20:30
O problema é a tua gráfica. Os drivers que veem de base no Ubuntu não suportam o Compiz.

Para poderes usar o Compiz tens de instalar os novos drivers. Para isso usa o Envy (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Envy) é uma aplicação que te instala a última versão dos drivers sem teres de te preocupar.

Ainda não funciona a 100%, pois estes são os 1º drivers que suportam o Compiz, por isso os próximos deveram corrigir os problemas que haja nesta versão do driver.

Good luck

alp81
08-11-2007, 20:49
Hmm ok!

O ubuntu queixou-se dos drivers e disse que ia instalar uns restricted. E eu tudo bem.

De qualquer maneira já instalei o Envy, que está a sacar os drivers.

Digam-me mais uma coisa. Eu já li em foruns que é preciso desinstalar tudo do compiz que vem com o ubuntu e instalar depois de novo. É verdade?

Cumprimentos.

Muito obrigado pela ajuda!!

iGama
08-11-2007, 20:52
Nopes, não é preciso. O Envy instala os drivers, reinicias e estas pronto a usar o Compiz.

alp81
08-11-2007, 20:57
Epá... isto não correu bem.

Agora abri o Firefox e a janela está no canto superior esquerdo e nao tenho maneira de a movimentar no desktop, ou redimensionar :S

Aliás, cada janela que abro fica no canto superior esquerdo, sobreposta a anterior.

O Envy n se portou lá mto bem :(

iGama
08-11-2007, 21:18
Epá... isto não correu bem.

Agora abri o Firefox e a janela está no canto superior esquerdo e nao tenho maneira de a movimentar no desktop, ou redimensionar :S

Aliás, cada janela que abro fica no canto superior esquerdo, sobreposta a anterior.

O Envy n se portou lá mto bem :(

Corre os seguintes comandos :
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xvreinicia o X e ve se ja da.

(PS: reiniciaste n reiniciaste?

alp81
08-11-2007, 21:19
Sou noob no linux, mas não tanto :)

Sim reiniciei.

vou correr os comandos. o que fazem?!

alp81
09-11-2007, 18:07
Meus caros,

Instalei o kubuntu. Tudo correu bem.

Instalei o Compiz Fusion. Também correu bem.
O menu do advanced desktop settings está activo. Já activei algumas coisas.
Mas a verdade é que não surte qualquer efeito.
Alguém sabe o porquê?

Cumprimentos e obrigado.

neonl
09-11-2007, 18:10
Tenta ser um bocado mais específico.

Às vezes activamos coisas que parece que não têm efeito mas afinal têm.

Não descarto a possibilidade de haver mesmo algum problema, mas não tenho experiência com o Xfce (a bem dizer tb não tenho muita com o Compiz).

Cumprimentos.

alp81
09-11-2007, 18:17
Bom... activei o Desktop Cube, o Rotate Cube, o brun nas animações de janelas...

mas não faz nada :(

neonl
09-11-2007, 18:39
Ok...

Então olha, se não tens problemas com o Inglês ve isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=232883).

Ao que parece a instalação e configuração do compiz no Xfce tem umas nuances.

Cumpz. Se for útil a informação diz. Se não for... Diz também para vermos se podemos ajudar mais.

vtxr
09-11-2007, 19:12
system > preferences > apearece > visual efects, nessa parte tens o check em costume?

petersaints
09-11-2007, 19:25
Ok...

Então olha, se não tens problemas com o Inglês ve isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=232883).

Ao que parece a instalação e configuração do compiz no Xfce tem umas nuances.

Cumpz. Se for útil a informação diz. Se não for... Diz também para vermos se podemos ajudar mais.
neonl estás a fazer confusão... ele está em Kubuntu não em Xubuntu.

alp81
09-11-2007, 19:56
system > preferences > apearece > visual efects, nessa parte tens o check em costume?

eu não tenho isso organizado assim.

é kubuntu e não ubuntu.

será portanto
Kubuntu -> settings -> advanced desktop effects settings

petersaints
09-11-2007, 19:58
Isso cheira-me a problema no xorg.conf

Qual é a tua gráfica?

alp81
09-11-2007, 20:01
ati mobility radeon x1600

instalei os restricted drivers...

petersaints
09-11-2007, 20:09
Esquece não dá... Isso com esses drivers se der é com XGL de fundo... Eu como nunca configurei uma ATI com XGL (só tenho uma ATI há coisa de um mês e não uso os drivers do repositório do Ubuntu).

Os novos fgrlx 8.42.3 (que não estão nos repositórios do Ubuntu) já suportam a aceleração por AIGLX em vez de XGL, que é muito melhor e mais fácil de configurar (a NVIDIA já suporta há bastante mais tempo). Se queres um guia de como instalar esses tens aqui:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=ATI_fglrx_8.42.3

Atenção que isto é para Ubuntu por isso onde vires gedit usa por exemplo kwrite... claro que podes sempre instalar e correr o gedit no Kubuntu mas não vale a pena ;)

alp81
09-11-2007, 20:22
Tenho receido de fazer isso, uma vez que antes do kubuntu instalei o ubuntu e a coisa nao correu nada bem por causa dos drivers da grafica.

Instalei esses drivers e o SO ficou marado. Não tinha qq controlo nas janelas, q estavam bloqueadas no canto superior esquerdo do ecra.

petersaints
09-11-2007, 20:24
Na minha Mobility HD2600 correu tudo bem... mas de momento não tenho mais sugestões para conseguires ter Compiz... mas concerteza que há pessoas que percebem muito mais do assunto que eu ;) Sou um simples curioso ainda :P

neonl
09-11-2007, 20:46
neonl estás a fazer confusão... ele está em Kubuntu não em Xubuntu.

eiish... da primeira vez "convenci-me" que era Xubuntu e não pensei mais no assunto. Sorry pela "não ajuda"

alp81
09-11-2007, 21:14
Na minha Mobility HD2600 correu tudo bem... mas de momento não tenho mais sugestões para conseguires ter Compiz... mas concerteza que há pessoas que percebem muito mais do assunto que eu ;) Sou um simples curioso ainda :P

Arrisquei e aparentemente instalou tudo bem... (tenho o controlo sobre as janelas :))
Mas continuo sem Compiz!!:(

petersaints
09-11-2007, 23:57
O sem o Compiz eu ja sei qual é o problema
LoL eu tive o mesmo mas esqueci-me que o tinha tido

Há uma gralha no guia

onde está quase no fim

WHITELIST=”nvidia intel ati radeon i810 fglrx”

deve ser

WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 fglrx"

É que as aspas são diferentes e assim o Compiz não fica com a informação certa que se deve deixar activar nesses drivers todos, entre eles o fglrx ;)

Cumps!

alp81
10-11-2007, 00:17
Obrigado.

Mas continuo na mesma situação :S

É preciso fazer mais algum comando??

eu ainda fiz compiz --replace& e a coisa quase que funcionou.

Fiquei com o ecrã branco e dava para girar o "cubo", sendo que só havia uma face do dito cubo :(

Salvador_
10-11-2007, 00:29
entao se ja deu pa virar ja tens tudo... se queres ficar mesmo com o cubo tens q ir ao background ou as preferencias onde escolhes o wallpaper que n m lembro onde eh no KDE e depois escolhes 4 Ambientes de trabalho e ja ficas com o cubo... eu sinceramente n gosto do cubo prefiro o Expo e o Wall Plugin... tenho 4 ambinetes de trabalho a mesma assim com o expo vejo logo todos os ambientes enquanto que cubo tenho q o virar...sim e tal eh giro mas farta lol ;)

tenta brincar com o CCSM altera coisas de cada vez e vai verificando o que fazem nos efeitos porque as descricoes nao sao muito especificas...eu aprendi assim e ja sei configurar o compiz todo... tenho 2 semanas de Linux na minha vida por isso dificil nao e' acredita

alp81
10-11-2007, 01:01
Epá... o problema é que fico com o ecrã branco! :S

ou seja... nao vejo nada!

ah.. e tenho 4 ambientes de trabalho.

Algo está mal :(

jmike72
12-11-2007, 14:29
Boas.

Não consigo por o Compiz a funcionar no Fedora 8. Ao tentar o compiz-manager obtenho o seguinte:

Checking for Xgl: Xlib: extension "XVideo" missing on display ":0.0".
xvinfo: No X-Video Extension on :0.0
not present.
xset q doesn't reveal the location of the log file. Using fallback /var/log/Xorg.0.log
Detected PCI ID for VGA: 01:00.0 0300: 1002:9581 (prog-if 00 [VGA])
Checking for texture_from_pixmap: not present.
Trying again with indirect rendering:
Checking for texture_from_pixmap: not present.
SKIP_CHECKS is yes, so continuing despite problems.
Checking for nVidia: not present.
Checking for FBConfig: present.
Checking for Xgl: Xlib: extension "XVideo" missing on display ":0.0".
xvinfo: No X-Video Extension on :0.0 not present.
Starting emerald
/usr/bin/compiz (core) - Fatal: No sync extension
Xlib: extension "SHAPE" missing on display ":0.0".

Tenho os drivers ATI 8.42.3 bem instalados e o fglrxinfo e o glxinfo não reportam nenhum erro. O glxinfo diz ter aceleração 3D e tudo. O meu xorg.conf está como se segue:

# Xorg configuration created by livna-config-display

Section "ServerLayout"
Identifier "single head configuration"
Screen 0 "Screen0" 0 0
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
InputDevice "Synaptics" "CorePointer"
EndSection

Section "Module"
Load "i2c”
Load "bitmap”
Load "ddc”
Load "dbe”
Load "dri”
Load "extmod”
Load "freetype”
Load "glx"
Load "int10"
Load "type”
Load "vbe”
EndSection

Section "Files"
ModulePath "/usr/lib64/xorg/modules"
EndSection

Section "ServerFlags"
Option "AIGLX" "on"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Keyboard0"
Driver "kbd"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics"
Driver "synaptics"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "Emulate3Buttons" "yes"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Monitor0"
ModelName "LCD Panel 1280x800"
HorizSync 31.5 - 50.0
VertRefresh 56.0 - 65.0
Option "dpms"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Videocard0"
Driver "fglrx"
Option "OpenGLOverlay" "off"
Option "VideoOverlay" "on"
Option "UseFastTLS" "0"
Option "BlockSignalsOnLock" "on"
Option "ForceGenericCPU" "off"
Option "KernelModuleParm" "locked-userpages=0"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Videocard0"
Monitor "Monitor0"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 24
EndSubSection
EndSection

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

Onde está o problema? Como por o compiz a funcionar no Fedora?

Miguel

hellaxe
19-11-2007, 17:58
Não me crucifiquem:D:D:D:D
Já li muita informação mas quanto mais leio mais dúvidas tenho.
Quero experimentar isto no meu portátil que tem a bela placa da ATI Radeon Mobility M7 (7500 rv200).
Instalei este fim de semana o Gutsy e não me deixou alterar nada no visual effects.
Já está instalado o driver ati e pelo que está aqui (https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver#head-de8fa92c38d23a0a45d2ac513a4e5bb85ac9e919) não é preciso fazer mais nada a não ser instalar o compiz-settings-manager como diz aqui (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compiz-Fusion#Compiz_Fusion_no_Ubuntu_7.10_.22Gutsy_Gibbo n).

Ora eu já li no ubuntuforums que era preciso o driver "radeon" em vez do "ati".
Também já li que era preciso instalar o xserver-xgl.
Por isso tenho as minhas dúvidas.

EDIT: Já sei qual era o problema. A resolução máxima é de 1024x1024. Como estou a usar 1400x1050 não funcionava. A 1024 fica uma porcaria vou ficar sem compiz por aqui.

INFO (http://wiki.compiz-fusion.org/ATI_with_AIGLX)

X-virus
07-12-2007, 16:55
alguem sabe onde fica a cena para meter o efeito fogo nos menus em beryl?

JTorres
07-12-2007, 21:10

Estive a ver um videos no youtube sobre o compiz que me despertou logo a curiosidade.
O problema é que nao consigo utiliza-lo!:(
Esta coisa do compiz (da imagem) que está em Sistema->Preferencias, nao abre! (nao percebo por quê)!

Nos 'Efeitos Visuais':
http://img155.imageshack.us/img155/6066/capturaecra2wy5.th.png (http://img155.imageshack.us/my.php?image=capturaecra2wy5.png)
selecciono a ultima opçao, mas depois de clicar em ficar ele passa para a 3ª opçao.

O que é que posso fazer para resolver este problema??

JTorres
08-12-2007, 11:56
Andei a tentar resolver o problema do atalho (compizconfig settings manager) em Sistema->Preferencias, que nao abre. Andei a pequisar pelos forum e a desinstalar e instalar novamente com diferentes indicaçoes, mas o problema mantem-se!:(

Nao poderá ser da grafica? tenho uma geforce 6600 256mb.

No ubuntu 7.10 para ter estes efeitos nao era so necessario instalar "Advanced Desktop Effects Settings (ccsm)" com o "Adicionar Remover Programas"??

Alguem me pode ajudar??

m4r10_PL
09-12-2007, 14:47
desde que instalei o compiz no ubuntu 7.10 que nao me deixa por mais de 2 ambientes de trabalho... alguem sabe como posso ajeitar isto?? é que assim nao posso utilizar o cubo nem ter mais de 2 ambientes de trabalho...

VuDu
09-12-2007, 15:39
Alguém tem problemas com a barra de titulo das janelas?
A mim, com alguma frequência, a barra de titulo fica como se a janela não tivesse "focus" mas continua tudo normalmente, se minimizar/restore, fica a funcionar bem outra vez.

arpinacio
09-12-2007, 16:01
Assim naquela da estatistica, mais alguém tem um problema bem parvo, que é:

Quando faço um resize de uma janela pegando assim nas laterais ou na barra de titulo, aquilo passa-se por completo, fica ultra lento e nem dá para fazer nada.

Se usar o CTRL+ALT+BCKSPACE para sair da sessao, e depois se tentar entrar de novo, ele dá um erro e sai de novo...

VuDu
09-12-2007, 16:27
Eu também, às vezes, ao arrastar uma janela para o canto superior esquerdo ou a maximizar, ela passa-se.
O canto superior esquerdo da janela "encosta" ao canto do ecrã, depois "encosta" ao gnome-panel e assim sucessivamente.
Ou seja, percorre aquele centímetro de altura do gnome-panel para cima e para baixo muitas vezes por segundo.
Dá um efeito super-psicadélico e igualmente incomodo.

JTorres
09-12-2007, 22:48
Já consegui meter o compiz fusion a funcionar!;)

Mas agora tenho uma duvida!
Como é que activo uns efeitos que sao flocos de neve a cair? como neste video (http://youtube.com/watch?v=bYsxaMyFV2Y).

jmike72
14-12-2007, 19:13
Boas.

Ontem decidi desinstalar os drivers da ATI 7.11 e instalar os que se encontram nos repositórios livna. Desta forma quando houver actualizações, ele faz automaticamente.

O problema é que agora o compiz só trabalha à 2ª!!! Tenho nas definições da sessão para ele arrancar o fusion-icon, mas este arranca mas sem decorações das janelas! Tenho de fechar o fusion-icon e executa-lo da consola para isto funcionar.

O que é que se passa aqui para isto deixar de funcionar assim de um dia para o outro!

Miguel

JTorres
15-12-2007, 10:15
Boas.

Ontem decidi desinstalar os drivers da ATI 7.11 e instalar os que se encontram nos repositórios livna. Desta forma quando houver actualizações, ele faz automaticamente.

O problema é que agora o compiz só trabalha à 2ª!!! Tenho nas definições da sessão para ele arrancar o fusion-icon, mas este arranca mas sem decorações das janelas! Tenho de fechar o fusion-icon e executa-lo da consola para isto funcionar.

O que é que se passa aqui para isto deixar de funcionar assim de um dia para o outro!

Miguel

exprimenta desinstalar e instalar novamente o compiz com Adicionar/Remover Programas

jmike72
15-12-2007, 12:19
exprimenta desinstalar e instalar novamente o compiz com Adicionar/Remover Programas

Já tinha experimentado e nada. Apaguei tudo o que era ficheiro de configuração mas isto não vai lá. Só funciona executando pela consola!

Miguel

JFoX
15-12-2007, 19:42
ja tive o compiz a funcionar no kde mas quando desligava o pc akela animacao de por o exra a cizento em vez de fazer isso apenas punha o exrã prento.
Tinha tb diversos bugs nomeadamente o windows decorator crashava com uma frequencia do caraças
a minha placa e uma nvidia go 7300 com drivers instalados atravez do envi

Nomearod
15-12-2007, 20:54
Alguém sabe por onde anda a opção de meter a nevar? Não a encontro no Compiz Fusion mas existia antes.

flsantos
15-12-2007, 22:21
Pois o meu tá a funcionar sem problemas em Ubuntu 7.10 com os drivers proprietários da ATI e com o AWN. Anteriormente no Sabayon ele bloqueava muito.

InforMed
15-12-2007, 23:01
Assim naquela da estatistica, mais alguém tem um problema bem parvo, que é:

Quando faço um resize de uma janela pegando assim nas laterais ou na barra de titulo, aquilo passa-se por completo, fica ultra lento e nem dá para fazer nada.

Se usar o CTRL+ALT+BCKSPACE para sair da sessao, e depois se tentar entrar de novo, ele dá um erro e sai de novo...

Olá!

A solução é a seguinte:

Compiz Settings Manager - Redimensionar a janela (no meu é o ultimo plugin) - Default Resize Mode ----- Coloca NORMAL!!!!!

Comigo resolveu o problema!

JFoX
15-12-2007, 23:50
ja tive o compiz a funcionar no kde mas quando desligava o pc akela animacao de por o exra a cizento em vez de fazer isso apenas punha o exrã prento.
Tinha tb diversos bugs nomeadamente o windows decorator crashava com uma frequencia do caraças
a minha placa e uma nvidia go 7300 com drivers instalados atravez do envi

ninguem me safa?

ttpires
16-12-2007, 19:23
É o seguinte... eu instalei o ubuntu 7.10

instalei as drivers de aceleraçao da grafica e depois fui a consola pesquisei na net e instalei o CompizConfig Settings manager...

só que a partir daí os efeitos deixaram de funcionar e quando carrego la para por os efeitos ele nao abre ... como posso desinstalar e voltar a instalar d novo??

casdio
16-12-2007, 20:10
Já agora, se um atalho é Super+T, que teclas pressiono?

JKL22
16-12-2007, 20:11
Já agora, se um atalho é Super+T, que teclas pressiono?

A tecla Super e a tecla T?!

casdio
16-12-2007, 20:21
A tecla Super e a tecla T?!
Qual é a super?
:sad:

esquiso
16-12-2007, 20:29
Penso que seja a tecla do Windows.

arpinacio
16-12-2007, 21:27
Olá!

A solução é a seguinte:

Compiz Settings Manager - Redimensionar a janela (no meu é o ultimo plugin) - Default Resize Mode ----- Coloca NORMAL!!!!!

Comigo resolveu o problema!

Alguém que me entenda =P

Deveras agradecido :003:

jmike72
16-12-2007, 22:13

Alguma ajuda para resolver este problema? Já tentei de tudo, desde desinstalar o compiz, apagar todas as configurações e nada funciona.

Miguel

Cisne_Negro
23-01-2008, 13:21
Alguém me sabe dizer como deixar as janelas transparentes (e não só a barra superior)? :wow:

sike
24-01-2008, 03:42
Um dúvida, isto não funciona com Intel GMA 950 ?

coubacias
01-02-2008, 12:10
boas a todos!

instalei o ubuntu 7.10 a pc tempo,e agora estou a tentar instalar o compiz-fusion, mas pa ixo é preciso instalar os drivers da placa grafica.eu tnh uma geforce 8600gs,so k nao encontro drivers pa ixo!!e tb tou com dificuldades pa instalar o compiz fusion!!lol
(sou novato no mundo do linux)

desde ja agradeco a voxa ajuda.

cumps

esquiso
01-02-2008, 14:20
boas a todos!

instalei o ubuntu 7.10 a pc tempo,e agora estou a tentar instalar o compiz-fusion, mas pa ixo é preciso instalar os drivers da placa grafica.eu tnh uma geforce 8600gs,so k nao encontro drivers pa ixo!!e tb tou com dificuldades pa instalar o compiz fusion!!lol

cumps

Agradecia imenso que deixasses essa tua maneira de escrever. Há quem não goste pelo fórum.
Já andaste pela parte dos restricted drivers? Ele deixa-te tudo a funcionar. Podes também tentar o Envy :)
Depois, é só instalar o compiz.

m00s
01-02-2008, 15:17
boas a todos!

cumps

ja leste o tópico desde o inicio?

coubacias
04-02-2008, 19:26
boas a todos!!

continuo com problemas em relação ao compiz-fusion!!os drivers da placa grafica tao instalados,mas knd vou a activar os efeitos graficos akilo fica a pensar e volta a por os efeitos na opção desligada,e knd inicio o compiz (pelo icone) desaparecem m as barras das janelas.para resolver exa situação das barras corro o seguinte comando :
sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals

(é o k ta escrito no guia ubuntu!)

se m pudrm ajudar!!

desde ja agradeco a todos.

cumps.

jpvf
06-02-2008, 13:47
Olá pessoal. Ainda sou muito verde nestas coisas e hoje tentei instalar o compiz no ubuntu. A coisa deu buraco e já o desinstalei (acho eu). Mas agora não consigo ter os efeitos que o ubuntu já trás activos... Diz-me sempre que não estão disponíveis e que não dá. Isto aconteceu depois de ter feito aquilo do "replace --compiz" ou algo parecido.... Há alguma maneira de colocar isto como estava antes? :sad: Fazer uma espécie de "restore"?

cumps

esquiso
06-02-2008, 13:54
compiz --replace? :)
Não te dá uma razão para isso acontecer? Provavelmente foi porque não devias ter desinstalado o compiz :) Instala e tenta activar os efeitos que o Ubuntu traz por defeito outra vez.

jpvf
06-02-2008, 14:01
compiz --replace? :)
Não te dá uma razão para isso acontecer? Provavelmente foi porque não devias ter desinstalado o compiz :) Instala e tenta activar os efeitos que o Ubuntu traz por defeito outra vez.

Quando fiz o tal "replace" ele terminou a sessão... e achei que seria normal mas quando voltei a entrar fui às opções reparei que ele estava com os efeitos mais básicos e que qualquer uma das opções com efeitos, sejam as que o ubuntu já trás, seja a que o compiz acrescenta, nenhuma dava... Então fui ao "adicionar/remover programas" e desinstalei o compiz. O problema é que com esta brincadeira toda nunca mais consegui por os efeitos que o Ubuntu trás por defeito. Quando tento ele fica algum tempo a pensar e depois diz "Desktop effects could not be enabled".

Não dá para voltar a trás? A sério, não queria ter que instalar isto tudo de novo, já foi uma trabalheira para conseguir colocar isto a dar neste portátil sem drive de cd's... :005:

obrigado pela atenção.

coubacias
08-02-2008, 14:25
boas!

no meu pc tnh o gnome e o kde instalados.no gnome o compiz-fusion funca bem,mas no kde,nao consigo rodar o cubo!!tnh tds as definições bem configuradas pa rodar o cubo(axo eu lol),mas na consigo!sera k alguem m sabe explicar o pk??

abraço e obrigado!

zananar
15-02-2008, 02:16
Boas andei a ver no forum e não encontrei nada parecido com o que me acontece.
Eu instalei os drivers proprietarios da ATI no meu mandriva 2008 depois disso fui para activar o compiz-fusion e reparei que a opção xgl nao esta activa e se usar o suporte nativo fico sem a barra superir das janelas e nenhum dos efeitos 3d funciona.

kripton2007
17-02-2008, 10:50
Pessoal...

eu não sei s isto ja foi falado aki no forum, mas mesmo assim aki fica a dúvida: como é k instalo o Compiz-Fusion no Kubuntu 7.10???

Respondam pfv...

Cumps

iGama
17-02-2008, 14:48
O Compiz-Fusion já vem instalado no K/Ubuntu 7.10, é só activares.

Não sei onde está essa opção no Kubuntu, mas procura por Efeitos Gráficos nos menus e é isso.

Pachec0
07-07-2008, 18:39
Bem pessoal, desculpem o desenterranço.

Sou novo em Linux e ainda um pouco verde... Instalei o Ubuntu 8.04, sabem me indicar um bom tutorial para instalar o compiz?

esquiso
07-07-2008, 22:34
Como podes ler no post acima do teu, o Compiz já vem instalado nas versões mais recentes do Ubuntu, basta activares.

Pachec0
08-07-2008, 11:59
Eu activei mas só tenho os efeitos básicos. Nada de cubos e isso. LOL
É que nem consigo executá lo:S

Checking for Xgl: not present.
Detected PCI ID for VGA: 01:00.0 0300: 10de:0600 (rev a2) (prog-if 00 [VGA controller])
Checking for texture_from_pixmap: present.
Checking for non power of two support: present.
Checking for Composite extension: present.
Error: API mismatch: the NVIDIA kernel module has version 173.14.05,
but this NVIDIA driver component has version 173.14.09. Please make
sure that the kernel module and all NVIDIA driver components
have the same version.
NVIDIA: Direct rendering failed; attempting indirect rendering.
Comparing resolution (1024x768) to maximum 3D texture size (8192): Passed.
Checking for nVidia: present.
Checking for FBConfig: Error: API mismatch: the NVIDIA kernel module has version 173.14.05,
have the same version.
present.
Checking for Xgl: not present.
Error: API mismatch: the NVIDIA kernel module has version 173.14.05,
have the same version.
/usr/bin/compiz.real (video) - Warn: No 8 bit GLX pixmap format, disabling YV12 image format
GConf backend: There is an unsupported value at path /apps/compiz/plugins/scale/allscreens/options/initiate_edge. Settings from this path won't be read. Try to remove that value so that operation can continue properly.

Se escrever compiz na consola aparece me isto.

Cumps,
Pachec0

iGama
08-07-2008, 14:08
é preciso instalar o pacote 'compizconfig-settings-manager' para poderes configurar o compiz.

Vais a Administração Preferências -> Aparência -> Efeitos -> Customizar

Pachec0
08-07-2008, 17:54
Sim só depois reparei que era preciso instalar esse pacote. Já tá a bombar. Thanks;)

EDIT: Tá a bombar mas ainda não tenho cubo. Como defino no gnome para ter só uma área de trabalho??? Eu tento por 4 no compiz mas não deixa alterar.

EDIT: Já consegui.

Ice_Devil
10-07-2008, 01:52
Boas pessoal...

O que se passa é o seguinte:

Instalei o Compiz-fusion no meu Ubuntu 8.04 e tudo funcionou perfeitamente. Mas agora que instalei uma nova theme as janelas já não se fecham com efeitos... o Desktop cube funciona e tudo só as janelas é que ja não se fecham com as chamas e tal...

Quem souber o que se passa ajude-me por favor que o Compiz so mete pinta com a animaçao de fechar as janelas lol

carlos_cfr7
10-07-2008, 15:03
Boas andei a ver no forum e não encontrei nada parecido com o que me acontece.
Eu instalei os drivers proprietarios da ATI no meu mandriva 2008 depois disso fui para activar o compiz-fusion e reparei que a opção xgl nao esta activa e se usar o suporte nativo fico sem a barra superir das janelas e nenhum dos efeitos 3d funciona.

o mandriva 2008 vem com o compiz-fusion a funcionar, mesmo com placas ATI. no meu portatil foi istalar o mandriva e tava a bombar.. com o debian patinei um bocado ate ver as janelinhas gelatinosas e transparentes. mas vai ao repositorio instalar todas as plugins do compiz.

sobre os drivers, eu uso os do repositorio do mandriva.. n vou buscar nada fora..
e estou a gostar muito deste distro

brunomjs
17-07-2008, 19:20
boas pessoal. estou com problemas no compiz. alguns plugins não estão a funcionar eu selecciono o plugin (ex: screen saver) e ele simplesmente o desativa logo. não acontece com todos. alguem sabe o porque? eu uso o ubuntu 8.04
obg

neonl
18-07-2008, 21:58
boas pessoal. estou com problemas no compiz. alguns plugins não estão a funcionar eu selecciono o plugin (ex: screen saver) e ele simplesmente o desativa logo. não acontece com todos. alguem sabe o porque? eu uso o ubuntu 8.04
obg

Talvez porque não são suportados pela tua gráfica ou pelos drivers dela?

AndreAPL
18-07-2008, 23:43
boas pess