PDA

View Full Version : Adium

Páginas : [1] 2

kidloco
19-06-2007, 18:25
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Adium/icon.jpg

Talvez o melhor IM para OS X (suporte para variados protocolos). Só peca pela falta de vídeo (mas para isso temos o iChat ou o Skype).

http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Adium/Adium-Accounts.png

http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Adium/adium2.jpg

Free
Site (http://www.adiumx.com/)

Sox
19-06-2007, 19:38
Eilá... hoje tivemos bonus! Já vamos em dois softwares! :D

Sem dúvida um dos software indispensáveis. A sua grande personalização é fantástica, faz com que o consigamos adaptar a diferentes desktops... dá para todos os gostos!

Faço-te uma correcção. Este não é o melhor IM apenas para o OS X, mas sim para qualquer plataforma! Não há melhor!

kidloco
19-06-2007, 21:23
Eilá... hoje tivemos bonus! Já vamos em dois softwares! :D

Há-de ser para compensar os dias em que não vou conseguir meter nenhum :p

bsod
20-06-2007, 11:49
Pois, o vídeo é que é uma pena... a maior parte das pessoas com quem eu comunico via MSN não faz a mínima ideia do que é o Skype, quanto mais o AOL (via iChat). Enfim...

De qualquer modo, é mesmo o melhor cliente de IM que conheço. Personalizável até dizer chega... e funciona muito bem, mesmo :) Só usei o da MS no início... quando descobri o Adium, não quis mais nada :D

Sox
21-06-2007, 23:41
Adium has been updated. Do you want to allow the new version to access the same keychain items (such as passwords) as the previous version?

The change is permanent....

Don't change Change All

A minha grande questão é a seguinte. Eu percebo inglês, o problema não está aí. O meu problema é que as opções, a quando do update, para manter ou não a keychain não tem lógica.

Não faria um "yes" ou "no" mais sentido aqui? É que escolho sempre "à sorte".

Não me lembro o que escolhi os updates anteriores, hoje fui pela lógica de que "The change is permanent", deduzi que se escolhe-se "Change All" ele não iria permitir o acesso.

Escolhi Don't Change... mas lá tive eu que introduzir a password again...

Que peça me falta neste puzzle para perceber a lógica dele? Alguma ideia?

P.S.: Achei que este post neste tópico não ficava mal... se me enganei, sorry.

Fork
21-06-2007, 23:55
É simples.

Na quando dises change all das permissao a nova versao para usar as mesmas chaves que a versao anterior, ou seja mudas todas as chaves para aceitarem esta nova versao.

No Don't Change é comos e escolheses quais as chaves que teriam permissao para aceitarem esta nova versao.

Mas realmente um Yes/No era mais simples.

desabafo: A porra do mac ja vinha :(

Sox
22-06-2007, 00:02
desabafo: A porra do mac ja vinha :(

Então é por isso, cheguei a pensar "o Fork anda desaparecido...". Estou a ver que evitas vir aqui para não te darem as saudades. Para terminar o offtopic, falta muito para ele chegar?

Obrigado pela explicação, para a próxima já vou acertar... :p

Fork
22-06-2007, 00:59
Foi para a assistencia a duas semanas. Sera que é desta que lhe trocam as ventoinhas? Nao percam o proximo episodio que eu tb nao :lol:

Ando tambem desaparecido por ter trabalhos e exames.

TCB13
24-06-2007, 15:15
alguem me explica como se adiciona smiles neste progrma? é que ele já para ver os smiles das outras pessoas tem que se ir nas propriedades activar mas adionar smiles não sei como se faz alguem me explica?

Rinka
01-07-2007, 18:44
olá a todos, eu tenh um mac á pouco tempo e fiz o download deste programa, e o ficheiro ficou no ambiente de trabalho, e tambem ficou um discozito com o icon do adium, mas sempre que eu desligo o portatil esse disco ja nao está lá e tenho k carregar no ficheiro.. isto é mesmo assim? depois do programa estar instalado eu nao deveria precisar do ficheiro. e ja agora como meto o pato do adium na dock para sempre?

Fork
01-07-2007, 19:19
O ficheiro que faz aparecer o discozinho é uma imagem de disco tamanho mini.
Dentro deste discozinho tens outro ficheiro, com a imagem de um pato em principio, que usas para executar o adium, deves copiar este "pato" para a tua pasta aplicaões. pois sempre que reinicias o Mac ele desmonta os discos todos.

Rinka
01-07-2007, 20:47
Obrigado fork.. já estou a perceber como isto funciona..

Xapilolala
01-07-2007, 23:09
Desculpem estar a perguntar isto aqui, mas há também o Adium para Linux? Já procurei mas só encontrei referência a OS X, e como o Sox disse " Faço-te uma correcção. Este não é o melhor IM apenas para o OS X, mas sim para qualquer plataforma! Não há melhor!" ...

Fork
01-07-2007, 23:15
Pois é mesmo só para OSX. Ja varis pedidos foram feitos nos forums do adium, mas o que os developers dizem é: "è open Source peguem nela e adaptem ao que quiserem, nós nao vamos fazer uma versao linux", mais ou menos isto ;)

Por acaso gostava d eo ter no linux, mas o pidgin é a base do adium.

yures_pt
02-07-2007, 13:04
alguem me explica como se adiciona smiles neste progrma? é que ele já para ver os smiles das outras pessoas tem que se ir nas propriedades activar mas adionar smiles não sei como se faz alguem me explica?

Eu também gostava muito de saber como se faz!! Se alguem souber que ajude sff :p thks

bruno_eg
03-07-2007, 18:04
A minha grande questão é a seguinte. Eu percebo inglês, o problema não está aí. O meu problema é que as opções, a quando do update, para manter ou não a keychain não tem lógica.

Não faria um "yes" ou "no" mais sentido aqui? É que escolho sempre "à sorte".

Não me lembro o que escolhi os updates anteriores, hoje fui pela lógica de que "The change is permanent", deduzi que se escolhe-se "Change All" ele não iria permitir o acesso.

Escolhi Don't Change... mas lá tive eu que introduzir a password again...

Que peça me falta neste puzzle para perceber a lógica dele? Alguma ideia?

P.S.: Achei que este post neste tópico não ficava mal... se me enganei, sorry.

Faz parte da politica de como a Apple sugere que se façam os menus. A primeira vista o yes/no é mais simples, a ideia de colocar os "verbos" é para os apreçados terem uma ideia rápida do que se trata mesmo sem ler o "corpo" da mensagem, coisa que com o yes/no és obrigado a ler para ter uma decisão correcta.

Sox
03-07-2007, 18:12
Desculpem estar a perguntar isto aqui, mas há também o Adium para Linux? Já procurei mas só encontrei referência a OS X, e como o Sox disse " Faço-te uma correcção. Este não é o melhor IM apenas para o OS X, mas sim para qualquer plataforma! Não há melhor!" ...

Quando disse isso, pretendia realçar que o Adium é o melhor IM's quando comparado com os outros IM's existentes (nas três plataformas).

Faz parte da politica de como a Apple sugere que se façam os menus. A primeira vista o yes/no é mais simples, a ideia de colocar os "verbos" é para os apreçados terem uma ideia rápida do que se trata mesmo sem ler o "corpo" da mensagem, coisa que com o yes/no és obrigado a ler para ter uma decisão correcta.

Não consigo compreender essa lógica, pois a mim só me baralha (como já referi...).

bruno_eg
04-07-2007, 17:49
Concordo que no caso desta caixa de mensagem em particular a escolha não é feliz e não deve ser o único caso.
No geral acho que é uma boa abordagem.
Desculpem o offtopic.

freerevan
16-07-2007, 02:06
alguem sabe como por a mostrar as mensagens dos contactos do msn? aquela mensagem que vem a frente do nick...mensagem pessoal...

xplode_me
17-07-2007, 19:15
Penso que ainda nao podes freerevan. Isso é um "problema" com a biblioteca que o adium usa, a do pidgin - libpurple - que ainda não tem essa funcionalidade.

Embora ja exista um branch no monotone do pidgin com esse código, ainda nao foi incluido na biblioteca, logo o adium nao deve fazer uso dele....

freerevan
17-07-2007, 19:59
Obrigado ;)

zitrop
21-07-2007, 00:03
alguem me pode explicar sff como é que faco para mudar a fonte no adium??

nao consigo tornar a mudanca permanente(so funciona a 1ra frase) e a cor nem na primeira frase funciona :(

edit: e para que são aqueles icones que aparecem na parte de cima no menu para mudar a fonte no adium?? sao tres pequeninos, não aparece descrição

thks

TFonseca
25-07-2007, 00:40
Pelo que conheço usando o adium com conta da msn as taxas de transferencia de ficheiros sao mto baixas, alguem sabe algum truque para contrariar isso?

LowPro
25-07-2007, 00:52
Pelo que conheço usando o adium com conta da msn as taxas de transferencia de ficheiros sao mto baixas, alguem sabe algum truque para contrariar isso?
Eu no meu não noto lentidão...pelo contrário, para mim o Adium é o cliente de IM que mais rapidamente transfere ficheiros :P

anamnesies
25-07-2007, 15:01
Pois, o vídeo é que é uma pena... a maior parte das pessoas com quem eu comunico via MSN não faz a mínima ideia do que é o Skype, quanto mais o AOL (via iChat). Enfim...

De qualquer modo, é mesmo o melhor cliente de IM que conheço. Personalizável até dizer chega... e funciona muito bem, mesmo :) Só usei o da MS no início... quando descobri o Adium, não quis mais nada :D

O aMsn para Mac tem funções de webcam também. Ainda não percebi é se funciona com a iSight, mas pelo menos receber video já consegui.

Peidina
25-07-2007, 15:34
O aMsn para Mac tem funções de webcam também. Ainda não percebi é se funciona com a iSight, mas pelo menos receber video já consegui.
Funciona sim, com a iSigth mal e porcamente.

LowPro
25-07-2007, 15:46
o aMsn não "chupa" a RAM quase toda? Pelo menos no meu com 1GB de RAM é lento em comparação com todos os outros Clientes de IM, um amigo meu, com um Mac Mini Intel também com 1GB de RAM, queixa-se do mesmo...lentidão com o aMsn :P

anamnesies
25-07-2007, 17:16
o aMsn não "chupa" a RAM quase toda? Pelo menos no meu com 1GB de RAM é lento em comparação com todos os outros Clientes de IM, um amigo meu, com um Mac Mini Intel também com 1GB de RAM, queixa-se do mesmo...lentidão com o aMsn :P

Penso que sim, além de ser feio à brava a nível de interface. No entanto, para video usando o protocolo MSN foi o único que consegui encontrar na altura :p

augusto.ivo
19-08-2007, 17:39
hoje tirei o dia pa arrumar o meu mac (e pa postar duvidas)

No adium acontece-me que ha contactos que nao os vejo mas se ligar o M$ messenger tao online. outros que vejo mas nao consigo comunicar com eles, o adium diz k tao offline... Existe solução? que tenho mal configurado?

Outra coisa aborrecida é k, talvez por usar o adium, qd faco log in num windows com o live messenger os contactos tao fora dos grupos. haverá solucao?

Eu ate gosto do programa mas estes dois detalhes...

Fork
19-08-2007, 17:43
Isso acontece-te na UM? Se sim usa a versão 0.89. Deve resolver.

augusto.ivo
19-08-2007, 21:09
Isso acontece-te na UM? Se sim usa a versão 0.89. Deve resolver.

Nepia tou na holanda a estagiar. Tenho a versão 1.1.1

Fork
19-08-2007, 21:21
tenta com a 0.89 na mesma.

engcris
20-08-2007, 10:23
Olé :)

Concordo com o que foi dito desde o início desta Threat. O adium é excelente... Mas já agora gostaria de expor um problema que me surgiu desde ontem.
O Adium liga mas a qualquer mensagem que mando aos meus contactos surge "Could not send; a connection error occurred.", ou seja o contacto são recebe o que eu digo.
E presumo que eles (os contactos) tb não consigam comunicar comigo, visto que tb ninguém me fala.

Só mais umas notas:
- A minha irmã também tem o adium com a mesma versão e conexão que eu e tudo funciona bem
- Tenho o estado em "Available"
- O MSN funciona perfeitamente

Mr. Brightside
20-08-2007, 10:36

Concordo com o que foi dito desde o início desta Threat. O adium é excelente... Mas já agora gostaria de expor um problema que me surgiu desde ontem.
O Adium liga mas a qualquer mensagem que mando aos meus contactos surge "Could not send; a connection error occurred.", ou seja o contacto são recebe o que eu digo.
E presumo que eles (os contactos) tb não consigam comunicar comigo, visto que tb ninguém me fala.

Só mais umas notas:
- A minha irmã também tem o adium com a mesma versão e conexão que eu e tudo funciona bem
- Tenho o estado em "Available"
- O MSN funciona perfeitamente
Isso às vezes são problemas nos servidores e não têm nada a ver com o cliente. Já uma vez me aconteceu isso e tentei ligar no WebMessenger e até no telemóvel e o problema continuava.

Fork
20-08-2007, 12:12
Ela estava aonde? E tu?

Na UM eu tenho problemas com as versões acima da 1.0 (ainda não testei com esta nova), na um com a 1.0, mostra-me os contactos online, mas quando lhes mando uma mensagem diz que estão offline. Usei a 0.89 e funcionou.

tugaware
20-08-2007, 18:55
eu tiv a ler na pagina do adium que se uma pessoa n o conectasse por http ele ja dava direito. o problema e que eu sem ser por http não m consigo ligar>(
Já tentei td. Abrir as portas do reuter, ir ao hotmail a ver se as defeniçoes podiam estar mal, mudar a porta. Se alguem souber mais alguma soluçao que post sff.

Fork
20-08-2007, 18:57
Na UM(e-U)? Sor por HTTP (pelo menos na UM)

tugaware
20-08-2007, 19:22
Eu tou em casa e não sei pk n consigo. vou abrir um topico nas duvidas nem seker kom o mercury messenger nem com o da ms consigo ligarm ao msn. so conseguia atraves de http e e k no meu pc tenho o msn a funcionar direito.

Fork
20-08-2007, 19:25
deve ser de alguma configuração que tenhas, deixa lá qqer coisa. (Duvidas)

augusto.ivo
21-08-2007, 12:36
tenta com a 0.89 na mesma.

Nao sei qual foi a primeira versao que usei do adium mas sempre tive o problema dos contactos e de nao conseguir falar com alguns contactos.

comunicar ctg conseguem mas dps nao da pa responder, aparece o erro outra vez.

deve ser de alguma configuração que tenhas, deixa lá qqer coisa. (Duvidas)

Pois mas nao sei o k tenho mal configurado. Ja abri post nas duvidas mas nada de respostas. Tenho de pesquisar o forum do adium ou algo no estrangeiro qd tiver tempo.

diogovans
24-08-2007, 12:32
Estou num macbook, e utilizo o Adium, mas há coisas que ainda não consegui por a funcionar como queria:
- Quando uma pessoa se liga faz um som, acho que é o growl a funcionar mas queria que me avisse sem fazer o barulho
- Na minha lista de contactos aparece letra maior e por cima o mail de cada contacto mas por baixo do mail é que aparece o nick, eu queria inverter isto, ter o mail por baixo a uma letra menos destacante

Por agora é tudo espero que me possam ajudar:)

Rubix
24-08-2007, 13:39
- Na minha lista de contactos aparece letra maior e por cima o mail de cada contacto mas por baixo do mail é que aparece o nick, eu queria inverter isto, ter o mail por baixo a uma letra menos destacante

Penso que o que queres está em:

View >> Contact Name Format >> Alias

Esta é a opção que eu tenho activa. Aparecem os nomes dos meus contactos em vez dos endereços de mail.

diogovans
24-08-2007, 13:57
Não sei porquê já tinha tentado isso mas não muda:confused:

freerevan
24-08-2007, 16:59
Para o msn do windows ( :( ) ha um programa q avisa sempre q alguem abre ou fecha a nossa janela, sera q ha algo assim para o adium?

Mr. Brightside
24-08-2007, 17:00
Para o msn do windows ( :( ) ha um programa q avisa sempre q alguem abre ou fecha a nossa janela, sera q ha algo assim para o adium?
Esse programa deixou de funcionar há muito devido a alterações no protocolo.

freerevan
24-08-2007, 17:06
Eu tenho um a funcionar..mas tas a falar q nao funciona para win ou o do adium em mac?

Mr. Brightside
24-08-2007, 17:18
Eu tenho um a funcionar..mas tas a falar q nao funciona para win ou o do adium em mac?
Estou a falar do para Windows. Mas isso é irrelevante para o caso porque eu no Mac uso o aMSN (não consegui habituar-me ao Adium) que têm esta função e eu já fiz a experiência e dá o avido de janela fechada sem que ela seja fechada e quando o contacto volta a falar aparece o aviso de janela aberta.

zecapistolas
24-08-2007, 20:44
Sabem para quando (mais ou menos) vão lançar o Adium com suporte para VideoChat?! :kfold:

cumps :wow:

Fork
24-08-2007, 20:51
Quando vires o Pidgin (antigo gaim) a ter isso quer dizer que não falta muito.

diogovans
24-08-2007, 21:12
Estou num macbook, e utilizo o Adium, mas há coisas que ainda não consegui por a funcionar como queria:
- Quando uma pessoa se liga faz um som, acho que é o growl a funcionar mas queria que me avisse sem fazer o barulho

Por agora é tudo espero que me possam ajudar:)

Ninguém me pode ajudar?

Fork
24-08-2007, 21:37
Tens isso em Portugues ou ingles?

Preferencias do adium -> Events (ou la o que for) -> Visual Notifications.

Já tive o meu assim, não quis perder muito tempo, arrastei pro app Delete e zumba instalei de novo, tá a andar.
Podes tentar arranjar em preferencias do adium -> Apearence -> List Layout ou coisa do genero.

diogovans
25-08-2007, 00:27
Ok obrigado:)

mpLopes
27-08-2007, 14:18
Por estes lados o adium está a falhar muito!

Não permite escrever para ninguém, dá sempre erro!
Nem vejo nada que outras pessoas me escrevem.

Isto depois de dois updates seguidos!Parece-me no mínimo estranho..

Alguém está com o mesmo problema?

Fork
27-08-2007, 14:22
Só na UM. Em casa tem funcionad bem.

mpLopes
27-08-2007, 14:28
Só na UM. Em casa tem funcionad bem.

Não percebo!
Simplesmente não funciona!E colegas com quem tenho falado estão com o mesmo problema!

Acabei de re-instalar a aplicação e mesmo assim nada!

Fork
27-08-2007, 14:37
Eu quis dizer, que a mim só me acntece na UM.

Se queres "tentar" resolver isso podes fazer o seguinte:
Arrastas o adium para o AppDelete (para mandar os files todos embora)
Voltas a instalar o adium, nao comçes já a por skins, vai experimentando assim como está. a ver como te safas.
Se mesmo assim não funcionar experimenta a a versão 1.0.6, se esta não funcionar vai para a 0.89c.

Este é o meu procedimento quando o adium não está a funcionar como quero.

mpLopes
27-08-2007, 14:59
Eu quis dizer, que a mim só me acntece na UM.

Se queres "tentar" resolver isso podes fazer o seguinte:
Arrastas o adium para o AppDelete (para mandar os files todos embora)
Voltas a instalar o adium, nao comçes já a por skins, vai experimentando assim como está. a ver como te safas.
Se mesmo assim não funcionar experimenta a a versão 1.0.6, se esta não funcionar vai para a 0.89c.

Este é o meu procedimento quando o adium não está a funcionar como quero.

Foi a primeira das opções que tomei!
Agora vou tentar a segunda, embora me pareça sempre um bocado "estúpida". Porque saem duas ou terças versões novas que não funcionam, para isso mais valia não as lançarem.. enfim..

Vou tentar..

Ah!Eu percebi o que querias dizer com o post anterior:)

Edit: nada..mesmo com uma versão anterior, 0.89 não funciona.
Aparece sempre: Could not send; a connection error occurred.

Fork
27-08-2007, 15:14
Então isso parece que é culpa da tua ligação...
Ultimamente anda muita gente a queixar-se do MSN. Não sei como resolver

mpLopes
27-08-2007, 19:22
Então isso parece que é culpa da tua ligação...
Ultimamente anda muita gente a queixar-se do MSN. Não sei como resolver

Mas funciona perfeitamente com o Messenger para mac ou com o mercury. Qualquer outro programa serve, menos o adium! pfffff

XituaX
27-08-2007, 22:39
Aparece sempre: Could not send; a connection error occurred.

Exactamente a mensagem que me dá, quer no eMac quer no Macbook desde a última actualização do Adium...

Consigo ver os meus contactos, quem está em linha e quem não está, mas não lhes consigo enviar mensagens, dá exactamente esse erro.

Ainda pensei que fosse o estúpido do router a cabrear outra vez, mas pelos vistos é o Adium...

Fork
28-08-2007, 00:06
Não esou a ver qual é o vosso problema. Eu continuo sem nada.

mpLopes
28-08-2007, 00:17
Não esou a ver qual é o vosso problema. Eu continuo sem nada.

Conecta-se.. mostra a lista de contactos..
Quando escreves algo para alguém aparece aquela mensagem de erro que escrevi antes.
Se alguém escreve para ti, simplesmente não vês.

É o que me acontece. Tal como o outro user..
Com o messenger para mac não tenho nenhum problema! (Tirando o facto de ser da M$ e crashar algumas vezes).

XituaX
28-08-2007, 00:44
Parece que para alguns há solução:

http://forums.cocoaforge.com/viewtopic.php?t=15040

Comigo não funciona...

Fork
28-08-2007, 00:52
Experimentas-te as duas soluções que lá tinha?

XituaX
28-08-2007, 01:03
Experimentei o connect via HTTP on e off, apaguei a conta e criei nova, nada. Se desligar o connect via http nem me consigo ligar. Quando consigo ligar, aparece-me a lista de contactos mas não consigo enviar mensagens a ninguém, dá o tal erro, se eles me vêem ou não só consigo confirmar amanhã.

XituaX
28-08-2007, 22:41
Novidades:

Continuo a ter o mesmo erro no Adium.

Instalei o aMSN e nem me consigo ligar.

Instalei o Microsoft Messanger e não me consigo ligar.

Tenho internet a funcionar (carrego páginas, consulto o e-mail pelo Mail), mas houve três alterações recentes e muito próximas umas das outras:
- fiz o último update do Adium
- fiz o último software update do OS
- o Hotmail passou a Windows Live qualquer coisa, e eu fiz a transferência do Hotmail 'clássico' para o tal Windows Live whatever.

Será mesmo do Adium ou MS inaugurou algumas restrições? Quem tem este problema (o erro Could not send; a connection error occurred), para além do update do Adium também fez os outros? Começo a ficar irritado...

Fork
28-08-2007, 23:47
Ja tas todo minado....

Não estou a ver o que te possa ter acontecido, muita gente se queixa do adium, mas liga-se pelo aMSN.

Acho que podes começar a dar alguns detalhes da tua ligação e configuraçoes. Ou então um format e instalar um qqer pra testar (sem configs exoticas).

XituaX
28-08-2007, 23:59
Mais novidades:

No eMac já funciona. Yuppieee!! :-D

O que fiz? voltei a tentar a configuração do http connect e ficou a funcionar. Mas a mesma configuração não funciona no Macbook :(

Note-se que não fiz quaisquer alterações às configurações dos computadores nem ligações, a não ser os anteriormente referidos updates.

E no fórum do Adium, e aqui também, houve mais gente a queixar-se do mesmo.

Vou continuar a tentar e vou dando novidades... se estiverem interessados, of corse :zzz:

Meje
29-08-2007, 00:04
Eu estou com o mesmo problema há 2 dias! Vou instalar alternativas...

EDIT: Instalei o aMSN e o Mercury, inicialmente continuou a dar problemas, mas depois ficou bom. Voltei a entrar no Adium e agora parece que está bom também... Que estranho.

3dhouse
28-10-2007, 14:17
Segundo o blog dos programadores do Adium a versão 2.0, vai ter suporte para videoconferência. O pior é que não se sabe a data de lançamento.

http://www.adiumx.com/blog/2007/10/happy-leopard-day.php

mpLopes
28-10-2007, 18:15
Segundo o blog dos programadores do Adium a versão 2.0, vai ter suporte para videoconferência. O pior é que não se sabe a data de lançamento.

http://www.adiumx.com/blog/2007/10/happy-leopard-day.php

Depois do que vi das novas funcionalidades do iChat, logo quando instalar o Leopard, o adium vai desaparecer da minha lista de aplicativos!

Esperemos que essa nova versão seja realmente muito melhor, porque o adium tem grandes falhas e não é só a videoconferência! A simples criação de um chat é um problema!

Peidina
28-10-2007, 18:28
Depois do que vi das novas funcionalidades do iChat, logo quando instalar o Leopard, o adium vai desaparecer da minha lista de aplicativos!

Esperemos que essa nova versão seja realmente muito melhor, porque o adium tem grandes falhas e não é só a videoconferência! A simples criação de um chat é um problema!

E com o iChat, por ventura podes usar a conta do hotmail??? Hmmmm....

MacDicas
28-10-2007, 19:57
E com o iChat, por ventura podes usar a conta do hotmail??? Hmmmm....
Penso que através do protocolo Jabber seja possível :)

Tuaregue
28-10-2007, 20:14
Penso que através do protocolo Jabber seja possível :)
mas e video? é que nem todos os servidores de jabber tem suporte para video e som, e nem todos o dão suporte para video e som ao msn.

Peidina
28-10-2007, 20:21
mas e video? é que nem todos os servidores de jabber tem suporte para video e som, e nem todos o dão suporte para video e som ao msn.

Ora nem mais, é um autêntico berbicacho!

mpLopes
29-10-2007, 16:20
Ora nem mais, é um autêntico berbicacho!

No meu caso a intenção não é mudar de adium para ichat por causa da videoconferência! Isso a mim não me faz falta nenhuma.

É resolver todos os problemas que tenho com o adium!
Por exemplo, para criar um chat com mais do que dois elementos, é um problema!

Sirikazy
29-10-2007, 18:14
FINALMENTE!!!!

Agora é esperar que de para VC entre varios protocolos, isso é que era!

bsod
31-10-2007, 20:07
Era bom que o iChat trouxesse suporte nativo para MSN, ai isso é que era... estar a ter que me ligar pelo Jabber por vezes dá chatice, e não é muito fácil :(. O Adium nem tem dado problemas, funciona perfeitamente em casa, e na faculdade (onde me ligo à net pela rede eduroam). E não sei que problema é esse de chats com mais que uma pessoa - já fiz imensos e nunca tive qualquer chatice!

O suporte para vídeo do Adium é porreiro, mas eu já uso o Skype a toda a hora... além de que os contactos MSN com os quais faço videoconferência, também usam Skype... portanto não há espiga ;).

As "mariquices" do Leopard quanto a videoconferencia são bastante interessantes, e era porreiro se aquilo estivesse sob um framework que a Apple pudesse ceder a developers. Assim, programas como o Skype, o Adium, ... podiam usar aqueles efeitos. Mas isso seria pedir demais, ou não? :rolleyes:

mpLopes
31-10-2007, 21:51
E não sei que problema é esse de chats com mais que uma pessoa - já fiz imensos e nunca tive qualquer chatice!

Consegues fazer facilmente um chat com 3 pessoas, se estiverem as 3 no adium?

Caricato no mímino.. tenho necessidade de fazer isso todos os dias e por vezes é bastante complicado!

No Leopard nem sequer instalei o adium!!

gajo nú
03-11-2007, 20:27
O suporte para vídeo do Adium é porreiro, mas eu já uso o Skype a toda a hora... além de que os contactos MSN com os quais faço videoconferência, também usam Skype... portanto não há espiga ;).

Quanto ao multichat estou de acordo contigo... Também não encontro problema algum, agora o suporte de vídeo deves estar baralhado ou drogado... Escolhe.

lammer.pt
04-11-2007, 14:28
Ninguém tem o binário do 1.2svn ? tentei compilar ontem mas quando o uso diz que não tenho suporte SSL :(

MacDicas
04-11-2007, 14:54
Ninguém tem o binário do 1.2svn ? tentei compilar ontem mas quando o uso diz que não tenho suporte SSL :(
Compilaste na última versão do Xcode, certo?

lammer.pt
04-11-2007, 16:52
sim, o problema é que não consegui compilar pela consola e tive que ir pelo xcode..

LowPro
10-11-2007, 21:22
Boas notícias para os utilizadores do Adium.Agora através de um plugin podemos ter Video Chat no nosso "pato" hehehe
instalem ****ISTO**** (http://www.adiumxtras.com/index.php?a=xtras&xtra_id=4959), leiam as instruções ;)
O Video chat é feito em flash dentro do browser de internet.

P0RN5T4R
23-11-2007, 11:29
Boas,
Alguem me consegue explicar porque é que no meu Adium há dois grupos de contactos que estão constantemente a trocar de posição? :001:

Tipo o grupo X ta em cima e o Y por baixo, do nada trocam e depois trocam again and so on....

Madril
23-11-2007, 15:38
Nunca tive esse problema.
Mas, mesmo antes de ser Macuser, numerei os grupos na ordem que eu queria, por exemplo: 1 - VIP, 2 - Gajas boas. 3 - Mac Users., 4 - Escumalha windows.

(Aquilo foi só um exemplo com uma flame dissimulada :P)

LuCk
04-12-2007, 22:16
Pessoal tou com um problema no adium, as velocidades de transferencia sao sempre muito baixas :(
Alguem sabe o que se passa?

Abraço

aclaud
04-12-2007, 23:49
Nunca cheguei aos 3Mb de download também não sei porquê.

LuCk
04-12-2007, 23:52
3MB ? Eu nao passo dos 10kb/s, tanto em upload como em download.
E a minha ligação é de 8MB :F

Catacang
05-12-2007, 11:23
Pessoal tou com um problema no adium, as velocidades de transferencia sao sempre muito baixas :(
Alguem sabe o que se passa?

Abraço

Em que protocolo?
Se a velocidade é lenta nas transferências de ficheiros entre utilizadores da rede MSN, tal lentidão deve-se ao facto da libpurple onde assenta o Adium não ter implementado a transferência de ficheiros directamente entre dois utilizadores, pelo que o ficheiro passa sempre pelos servidores da Microsoft, o que atrasa o processo.

Cumps.

LuCk
05-12-2007, 15:17
Sim estou me a referir ao msn, então mas não há maneira de contornar a situação? Torna-se bastante chato :(

Catacang
05-12-2007, 18:59
Sim estou me a referir ao msn, então mas não há maneira de contornar a situação? Torna-se bastante chato :(

No Adium para já não tens solução, os ficheiros que enviares passam pelos servidores da MS em vez de ser uma ligação directa ao destinatário, como o protocolo do MSN é fechado, neste campo ainda não houve reverse engeneering para implementar essa feature no Adium.
A única alternativa é usares o MSN Messenger para Mac da própria Microsoft, esse como é obvio tem essa característica devidamente implementada...

Cumps.

Edit: Já agora fica aqui a entrada da FAQ do Adium sobre este tema:

Why is MSN file transfer so slow?

MSN file transfers in the protocol supported by libpurple go through the Microsoft server. They are therefore very reliable but also quite slow. MSN7 and other MSN clients support a direct person-to-person transfer as is used in AIM, which is not yet supported by libpurple.

The libpurple developers are working on supporting a much newer version (P14) of the MSN protocol. This will include support for direct file transfers. We don't know when this will make it into an Adium release.

[PC]Räzzo
23-12-2007, 19:47
Alguem já conseguiu fazer videoconferencia com o adium?
Falaram num plugin qq, mas nao encontrei. já saiu?

OldMan
23-12-2007, 19:50
Ao que consta irá ser possível na próxima versão.

Xkorp
23-12-2007, 19:51
Com o MeBeam? É que o adium por si só não tem...

Nunca testei, só o trabalho dessas cenas manhosas.. Prefiro esperar por algo oficial (não que me faça falta).

[PC]Räzzo
23-12-2007, 19:51
Mas então o post 84 é falso, certo?

Mr. Brightside
23-12-2007, 19:55
Já testei o MeBeam e funciona. :)

g4j0
23-12-2007, 19:59
Räzzo;2344076']Mas então o post 84 é falso, certo?

não. é possível vídeo no adium, mas é preciso coisices manhosas para isso. Built-in no Adium ainda não, mas está para breve

Madril
28-12-2007, 11:09
Não se fiem é muito na videoconferencia com protocolos fechados .. tipo MSN ... Já que o tio Bill tem a mania de fechar os protocolos e o zé povinho non-M$ lá tem que fazer reverse engineering para poder falar com o pessoal que só conhece MSN.

TCB13
28-12-2007, 13:51
Não se fiem é muito na videoconferencia com protocolos fechados .. tipo MSN ... Já que o tio Bill tem a mania de fechar os protocolos e o zé povinho non-M$ lá tem que fazer reverse engineering para poder falar com o pessoal que só conhece MSN.

bem dita essa xd :009::003::rolleyes::P:007:

TCB13
28-12-2007, 14:05

www.mediafire.com ---> Solução grátis para pores os ficheiros temporariamente...

www.box.net ---> Solução paga.

www.imageshack.us ---> Solução grátis para colocar imagens, também tens um widget que a as coloca lá e copia o link para o clip!

Outras soluções para alojar imagens:

http://www.iceimage.net/
http://picozilla.com/
http://www.myimg.de/
http://www.fapomatic.com/
http://www.imagevenue.com/
http://rehostit.com/
http://tinypic.com/
http://www.freeimagehost.eu/
http://picvault.info/
http://photobucket.com/

Fica :D

3dhouse
06-01-2008, 15:14
Acabou de sair a versão 1.2. Trás algumas novidades engraçadas como a reorganização de contactos na menu bar. Drag n Drop de contactos para conversas em grupos. Uma das novidades mais aguardadas como a visualização da mensagem pessoal e aumento de velocidade na transferencia de ficheiros está a ser experimentada e em breve será implementada.
O adium está a ganhar novos recursos muito rapidamente :)

freerevan
06-01-2008, 15:36
Nao consigo a ver a mensagem pessoal :mad:

rui_m7
06-01-2008, 15:59

Pois acho que ainda não é suportado. Ninguém conhece um plugin que permita ver as mensagens??

Cumps

3dhouse
06-01-2008, 16:08
Ainda não foi implementado, saíra num dos proximos updates

DanK
06-01-2008, 16:11
Esta nova versão (1.2) está bem porreirinha :) agora só me fica a faltar mesmo o suporte para visualização de pms para largar de vez o messenger:mac :p Transferência de ficheiros nao uso em IM.

Xkorp
06-01-2008, 20:34
Bah! Este adium para mim está a ganhar o estatuto de Duke Nukem Forever... Coisas que o Pidgin já tem há algum tempo aqui demora imenso a ser implementado..

Não curti o update...

g4j0
06-01-2008, 21:20
é sempre "para a próxima".. mais um update sem nada de jeito, lol

ruimoura
06-01-2008, 22:24
Bah! Este adium para mim está a ganhar o estatudo de Duke Nukem Forever... Coisas que o Pidgin já tem há algum tempo aqui demora imenso a ser implementado..

Não curti o update...

Podes crer., em muitos aspectos nunca julguei, antes de mudar para mac, que o pidgin era superior ao adium (menos no aspecto :))

Zed_Blade
07-01-2008, 01:23
Podes crer., em muitos aspectos nunca julguei, antes de mudar para mac, que o pidgin era superior ao adium (menos no aspecto :))

Não continua a ser? Eu continuo a usar o messenger:mac mas estou à espera de suporte para vídeo em algum deles. O da MS não me parece que volte a ser actualizado tão depressa, o adium não se mexe em termos de desenvolvimento. É só para a próxima e para a próxima e nunca sai nada de jeito, e continua sem o suporte para videoconferência. Enfim... Isto está muito mal parado para estes lados..

Zed_Blade
07-01-2008, 02:21
Bem, relativamente ao meu post anterior, andei a fazer umas pesquisas que resultaram nisto:

A Chat about Messenger (http://blogs.msdn.com/macmojo/archive/2007/11/12/a-chat-about-messenger.aspx)

http://blogs.msdn.com/photos/macbu/images/6153326/original.aspx

Hi, my name is Anav and I work on the Messenger for Mac product in Mac BU. I follow the blog and newsgroup comments out there and I know there are questions on the status of Messenger for Mac, and more specifically the status of Audio/Video (AV) support. It’s been a while since we’ve given you an update on Messenger, so here it goes…

First, let me start by saying, Messenger for Mac is alive and well and we plan to continue investing in the application. In August we released Messenger for Mac 6.0.3, which introduced support for Danish, Finnish, and Norwegian languages. Messenger for Mac 6.0.3 is also the version that will ship with Office 2008. A couple of weeks ago we kicked off a closed beta program of Messenger for Mac 7.0 for corporate customers*, and made great progress in the implementation of AV in Messenger for Mac.

You might recall the Mac Mojo blog post on this topic a while back ("Messenger: haves and hA/Ve nots" (http://blogs.msdn.com/macmojo/archive/2006/09/27/774149.aspx)), we shared with you some details on the technical challenges involved in delivering AV in Messenger for Mac. Just to recap, Messenger for Mac supports both the Corporate service (Office Communications Server) and Personal service (Windows Live Service). Messenger for Mac is adopting the AV stack (protocol) that is being used by Office Communications Server (OCS). Windows Live Messenger is also currently adopting that same AV stack. This is great for Messenger for Mac since it enables us to adopt one single AV stack to be used in both services, Personal and Corporate.

OK, that’s the short recap of what we shared with you previously (I recommend reading the blog post for the long version), now on to a status of where we are. We have hit the first major milestone toward AV for all by successfully implementing AV for the Corporate service in the Messenger for Mac 7.0 beta. This is a closed beta program offered to organizations deploying OCS 2007 and is aligned with the Unified Communications (http://www.microsoft.com/uc) products launch that took place October 2007. In our previous blog post we mentioned that you will see the AV solution on Corporate service before Personal, and so we are on track with that plan.

The AV solution for the Corporate service is really cool. I’m dogfooding the feature at work and I’m using a video conversation with co-workers using Office Communicator on Windows. Even better, I’m chatting with MacBU co-workers like Akiko (who works in Japan), Eric (who works in Ireland) and Rebecca (who works in Atlanta) -- and finally I see what they look like! ☺. Sorry to be teasing you here, but trust me when I tell you, we can’t wait to deliver AV in both Corporate and Personal Messenger that you can all use as well.

That leads to the next question – "what about AV for the Personal service?" Since we’ve successfully implemented AV for Corporate service, and the AV stack we are using is being adopted right now by Windows Live Messenger, that means we are that much closer to having an AV solution on Personal service. However, we’re not there yet. To ensure compatibility between Windows Live Messenger and Messenger for Mac, we have to wait until Windows Live Messenger completes their transition to the new AV stack before we can deliver this on our end. This leads us to the topic of why it is we have all these dependencies…

One of the most important goals for product development in Mac BU is making sure that the products we deliver work cross platform. Since Messenger is a real-time communication solution, enabling users to communicate cross-platform is very important. To accomplish this, the protocols used by the Mac and Windows programs have to be the same. Hence, the dependencies… The good news is that Windows Live Messenger has made great progress on the integration of the new AV stack in to their system. Unfortunately, we can’t give you a specific time frame in which you will see a Messenger for Mac release with AV for the Personal service. However, we can say that it is definitely in progress.

So you may be wondering what the Messenger for Mac team is up to in the mean time… well, aside from vacationing on a deserted island (just kidding)… The serious answer is that we are working very hard to complete the AV work for the Corporate service for the next version, as well as helping out the Office for Mac team to deliver Office 2008.

For those of you who are patiently waiting, I just want to say thank you for your patience and bear with us a little longer as the work is in progress and hopefully it will be worth the wait. It will be pretty priceless to see family, friends, and co-workers sending you a real smile through a video conversation in addition to the smiley emoticon through IM…

* Messenger for Mac Corporate beta program is a closed beta and offered to selected enterprise organizations. For more information about this beta program please contact your Microsoft Account Manager.

Fonte (http://blogs.msdn.com/macmojo/)

Será que vamos ver o Messenger:Mac 7.0 quando sair o WLM 9.0 para windows? Esperemos que sim pois a versão beta do 9.0 já anda aí a circular e disponível para download.

Fork
08-01-2008, 16:42
Bah! Este adium para mim está a ganhar o estatuto de Duke Nukem Forever... Coisas que o Pidgin já tem há algum tempo aqui demora imenso a ser implementado..

Não curti o update...

é sempre "para a próxima".. mais um update sem nada de jeito, lol

Estão á vontade para se juntarem a dev team.....

g4j0
08-01-2008, 23:29
ou seja, pela tua lógica não podemos estar insatisfeitos com nada que seja open source, certo?

Xkorp
09-01-2008, 03:39
Estão á vontade para se juntarem a dev team.....

Não posso agora dar a conhecer o meu descontentamento com algo?

Alguns dev's que trabalham no Adium, trabalham igualmente no Pidgin, razão pela qual este não existe em MacOS (pelo menos é o que me parece). Se não têm tempo para implementarem as coisas no Adium, que trabalhem só no Pidgin e façam port deste para MacOS.

PS: Se percebesse alguma coisa de programação, juntava-me com muito gosto.

Fork
09-01-2008, 17:56
ou seja, pela tua lógica não podemos estar insatisfeitos com nada que seja open source, certo?
Errado, estas descontente com uma equipa que ja está farta de pedir mais apoio de desenvolvimento no seu blog. Eu fico feliz com qualquer tipo de actualização. Uma que me impedia de usar o Adium na Um ja foi corrigida. Audio e Video está a ser planeado para o 2.0.

Não sinto falta de nada que exista no pidgin.

Madril
13-01-2008, 20:20
Neste momento a única feature que gostaria que o Adium tivesse a mais do que tem agora seria a possibilidade de ver aquela "status message" que se pode por no protocolo MSN, já que muita gente põe lá mensagens e eu acabo por não ver isso.

Exemplo: No outro dia telefono a um amigo meu que fazia anos e ia fazer um jantar com o pessoal a perguntar onde era e a que horas. Ele responde: "Isso tá no messenger desde anteontem!!"

lickyyy
23-01-2008, 20:39
sinceramente isso das mensagens sao conices... o que faz realmente falta sao as pastas partilhadas... que é a melhor coisinha que o messenger tem neste momento.

g4j0
23-01-2008, 21:11
sinceramente isso das mensagens sao conices... o que faz realmente falta sao as pastas partilhadas... que é a melhor coisinha que o messenger tem neste momento.

cada um tem a sua opinião, e eu também só acho uma pena a falta da status message..
dizendo no teu formato eu diria
"sinceramente isso das pastas partilhadas sao conices... o que faz realmente falta sao as mensagens pessoais... que é a coisinha que o messenger tem de superior neste momento"

lickyyy
23-01-2008, 21:15
ah desculpa realmente é uma comparaçao com mto sentido.. NOT!

g4j0
23-01-2008, 21:23
not para ti.. enfim.
eu não tive necessidade de usar as pastas partilhadas uma única vez no windows, e há que tempos que elas existem.

já as mensagens pessoais, dão jeito todos os dias. para avisar de saídas, para fazer a listagem de confirmados para x evento, para por uma estupidez qualquer, e tal..

freerevan
24-01-2008, 00:07
Este lickyyy pessoalmente tá sempre caladinho, aqui so fala em conices :lol:

Tambem gostava de ver a mensagem pessoal na proxima versao, assim como uma maior velocidade na transferencia de ficheiros..

Xkorp
20-02-2008, 17:30
Como já devem ter reparado, novo update do Adium... as novidades here (http://trac.adiumx.com/wiki/AdiumVersionHistory).

Ainda nada de mensagens pessoais no msn ou algo relativo às transferências..

shello
20-02-2008, 18:34
É uma versão bugfix (M.m.#), logo não era de esperar novidades. Esse tipo de coisas costuma vir em minor updates ou mesmo em Major updates.
Acho que não me enganei nos nomes — peço que me corrijam caso contrário.

shello
26-02-2008, 18:23
Adium v1.2.3:
Adium 1.2.3 (http://www.adiumx.com/) is now available. This is a quick bugfix release which exists primarily to address an issue in Adium 1.2.2 which prevented Yahoo! Messenger accounts with non-@yahoo.com usernames from connecting (http://www.adiumx.com/blog/2008/02/yahoo-breakage-in-122.php). It also fixes failures with certain additional message styles from AdiumXtras (http://adiumxtras.com/) and corrects a few other minor issues with Adium 1.2.x. The version history (http://trac.adiumx.com/wiki/AdiumVersionHistory) has the details. Quack on!
in Adium Blog (http://adiumx.com/blog/)

g4j0
26-02-2008, 22:34
Mais estranho ainda é o facto de haver por aí screenshots do Adium com as tais 'status message' e eu , entre tantos contactos , ter um (e apenas um) com a respectiva status message.

onde onde?

Alone I Break
26-02-2008, 22:36
onde onde?

As screenshots estão algures por aí , estive a investigar melhor a coisa e ao que parece existe uma build non-official com suporte de status message.

Quanto à status message do meu contacto, o problema é mesmo do Adium.
Por alguma razão (o Adium) criou um Alias para esse contacto (e não consigo retirar) e a status message é o nick.

EDIT:

http://img411.imageshack.us/img411/2693/picture27bd2.th.png (http://img411.imageshack.us/my.php?image=picture27bd2.png)

É impressão minha ou..

g4j0
26-02-2008, 23:30
quase de certeza que vou estar a mandar um barrete, mas então mas isso não é normal?
nunca usei o Adium, mas eu pelo menos já tive um friend com Mac e Adium que (comigo no windows) falava comigo a achar que tinha status message(porque no adium lhe aparecia assim, sem ser no nick), e isso no windows correspondia simplesmente a ele ter essa frase colada à frente do nick como se do nick se tratasse.. um remendo feito pelo adium, portanto.

ou seja, para o contacto dele e para outros contactos "adium" k ele tivesse, aparecia-lhe a status message(que na realidade é apenas texto à frente do nick), mas continua sem ver a dos outros.

shello
27-02-2008, 15:29
http://i190.photobucket.com/albums/z15/ptshello/mac/adium-message.png
Protocolo: XMPP/Google Talk

kalisteniu
27-02-2008, 22:09
Boas.
Tenho duas dúvidas relativamente a este programa:
1º - não dá para comunicar com as pessoas quando estamos no modo offline?
2º - fazendo transferência de ficheiros as ligações são extremamente lentas. alguém sabe como contornar esse problema?

Obrigado

freerevan
27-02-2008, 22:20
http://i190.photobucket.com/albums/z15/ptshello/mac/adium-message.png
Protocolo: XMPP/Google Talk

Gostei do aspecto.. podias dizer nomes dos themes? :D

shello
27-02-2008, 22:54
Service icons: Handdrawn Chalk Color
Status icons: Handdrawn color

Color theme: Stockholm black
List Layout: Stockholm
Window Style: Group Bubbles

Tudo do adiumxtras (sorry, não estive para por aqui os links... Basta procurar e encontra-se logo).
Acontece que algumas coisas estão um pouco personalizadas por mim, mas nada que não se faça com uns cliques ;).

freerevan
27-02-2008, 23:28
thanks ;)

MetalSkull
20-03-2008, 21:10
boas,
tenho o adium instalado a pouco tempo e ao inicio tava tudo bem, mas agora (deve ter sido algum opçao que alterei) em vez de aparecer o nick da pessoa aparece-me o e-mail e o nick em baixo em letras pequenas.
Alguma ideia do porque de isto acontecer?

Mr. Brightside
20-03-2008, 21:12
boas,
tenho o adium instalado a pouco tempo e ao inicio tava tudo bem, mas agora (deve ter sido algum opçao que alterei) em vez de aparecer o nick da pessoa aparece-me o e-mail e o nick em baixo em letras pequenas.
Alguma ideia do porque de isto acontecer?
View/Contact Name Format/Alias

MetalSkull
20-03-2008, 21:26
Era isso mesmo! ainda sou noob nisto, comprei o MacBook no domingo:D
Muito obrigado

rui_m7
31-03-2008, 15:49
Boas.
Tenho duas dúvidas relativamente a este programa:
1º - não dá para comunicar com as pessoas quando estamos no modo offline?
2º - fazendo transferência de ficheiros as ligações são extremamente lentas. alguém sabe como contornar esse problema?

Obrigado

Saiu ontem a versão 1.2.4 que resolve estes dois problemas.
Mensagens pessoais do msn e video-chamada é que ainda nada :(

Cumps

Sion
31-03-2008, 15:55
Saiu ontem a versão 1.2.4 que resolve estes dois problemas.
Mensagens pessoais do msn e video-chamada é que ainda nada :(

Cumps

No Version History diz isto:

"Version 1.2.4 (3/30/08) SVN Revision: [23013]

* Updated to libpurple 2.4.1
o AIM offline message support
o Faster Yahoo file transfers
o Viewing of ICQ status notes
o Setting Google Talk buddy icons
o Fixed an issue which could make you appear offline to MSN users"

Supostamente isso do offline é para o AIM e as transferências mais rápidas são para utilizadores do Yahoo Messenger ou isto também é válido para o MSN? Penso que o user estava a referir-se ao MSN.

cumps

rui_m7
31-03-2008, 15:59
No Version History diz isto:

"Version 1.2.4 (3/30/08) SVN Revision: [23013]

* Updated to libpurple 2.4.1
o AIM offline message support
o Faster Yahoo file transfers
o Viewing of ICQ status notes
o Setting Google Talk buddy icons
o Fixed an issue which could make you appear offline to MSN users"

Supostamente isso do offline é para o AIM e as transferências mais rápidas são para utilizadores do Yahoo Messenger ou isto também é válido para o MSN? Penso que o user estava a referir-se ao MSN.

cumps

Pois realmente para o msn as mudanças não são relevantes. My bad. Talvez numa próxima versão...

Cumps

Xkorp
31-03-2008, 15:59
Não é válido para o msn. Nem escrevi aqui nada a avisar do update porque para nós aqui neste cantinho do mundo (aka que só usam msn) os updates são nulos... Querem video-chamadas quando nem sequer suportam as mensagens pessoais? X_X

3dhouse
31-03-2008, 23:33
sou so eu, ou com este update a ligação está sempre a cair?

Xkorp
01-04-2008, 03:15
És só tu, por aqui está tudo ok (faltam é as mnsagens pessoais e o resto :p).

Slash
01-04-2008, 14:09
Em principio a próxima versão (talvez 1.3) já irá suportar a versão 14 do protocolo MSN pelo que é possível que as transferencia passem a ser mais rápidas.

A questão da mensagens pessoais acho que não é um problema de falta de suporte do protocolo mas sim uma decisão da dev team em não fazer alterações à contact list. A versão 1.3 irá fazer algumas alterações, vamos a ver se nos presenteiam com essa feature.

Nuno

Mr. Brightside
01-04-2008, 14:19
sou so eu, ou com este update a ligação está sempre a cair?

A cair não, mas o meu parece demorar mais tempo a ligar. :(

g4j0
01-04-2008, 15:40
o Adium é pior que o benfica.. se um gajo for contar a quantidade de "da próxima é que é!!" que já foram aqui ditos..

metzebul
02-04-2008, 11:58
boas estou a ter problemas a ligar-me com o Adium..simplesmente fica a tentar fazer conect o tempo todo vezes sem conta e não passa disso :\ (ps. a conta é hotmail)

peço desculpa se está questão já foi respondida antes.

obrigado!

Mr. Brightside
02-04-2008, 12:57
A cair não, mas o meu parece demorar mais tempo a ligar. :(

Pronto, parece que não era do Adium que entretanto voltou ao normal.

almedina
16-04-2008, 12:21
ja saíu mais uma versão.. a 1.2.5b1! mas acho que mais uma vez pouco ou nada mudou..

Lcarmo
16-04-2008, 12:51
ja saíu mais uma versão.. a 1.2.5b1! mas acho que mais uma vez pouco ou nada mudou..

No site não faz referência a isso.... E o update também não diz nada...

Onde viste?

gajo nú
16-04-2008, 13:52
No site não faz referência a isso.... E o update também não diz nada...

Onde viste?

É uma versão beta, não te aparece nas actualizações de software. Tens de ir ao site à parte http://beta.adiumx.com/.

Eu por mim contentava-me com transferências rápidas e status message para o MSN. A video-chamada não me faz falta.

Lcarmo
16-04-2008, 14:05
É uma versão beta, não te aparece nas actualizações de software. Tens de ir ao site à parte http://beta.adiumx.com/.

Eu por mim contentava-me com transferências rápidas e status message para o MSN. A video-chamada não me faz falta.

Ok, não conhecia... Obrigado pelo link!

almedina
16-04-2008, 14:20
o quê?? nao fui a lado nenhum.. lol mal abri o adium perguntou me logo se queria actualizar.. apareceu logo! :P

kalisteniu
16-04-2008, 14:46
há algumas coisas que fazem falta no Adium. algumas delas já foram mencionadas (protocolo msn e personal message). Falta também a comunicação offline e conseguir adicionar emoticons que nos enviam em conversação (suponho que não dê. pelo menos nunca consegui...)

Xkorp
16-04-2008, 17:42
o quê?? nao fui a lado nenhum.. lol mal abri o adium perguntou me logo se queria actualizar.. apareceu logo! :P

Aqui nada.. E a página oficial (adiumx (www.adiumx.com)) também só lista a 1.2.4 como sendo a última.

Lcarmo
16-04-2008, 18:09
Aqui nada.. E a página oficial (adiumx (www.adiumx.com)) também só lista a 1.2.4 como sendo a última.

Aqui:http://beta.adiumx.com/

Xkorp
16-04-2008, 18:14
Sim eu percebi que era uma versão beta. Mas para se falar em versões betas, a seguir falamos de SVN's e afins...

shello
16-04-2008, 21:12
Acabei de conseguir falar com uma amiga minha que está offline, pelo MSN. Na primeira mensagem o Adium avisou-me que não estava online, mas deu a opção (como sempre fez) de enviar já a mensagem ("send now"). Neste momento estamos a falar na boa, e ela está offline. Ela está a usar o Windows Live Messenger.

Adium 1.2.4 (release oficial).

g4j0
16-04-2008, 23:25
Acabei de conseguir falar com uma amiga minha que está offline, pelo MSN. Na primeira mensagem o Adium avisou-me que não estava online, mas deu a opção (como sempre fez) de enviar já a mensagem ("send now"). Neste momento estamos a falar na boa, e ela está offline. Ela está a usar o Windows Live Messenger.

Adium 1.2.4 (release oficial).

sim, dar para offline messaging até dá.. se a pessoa falar contigo, ou se estiveres com a janela aberta quando ela passa a appear offline.

De outra maneira, não vês o contacto dela para iniciar conversa :P

shello
16-04-2008, 23:33
File » New Chat.
É só começar a escrever o nome do contacto (ou e-mail, ou alias) e ele tenta completar.

Ou fazes Shift-Cmd-H e tens acesso à lista de todos os contactos.

Xkorp
16-04-2008, 23:36
Isso já dava para fazer. O que me acontece é se a outra parte fechar a janela e escreveres algo, a mensagem não é entregue.

Slash
17-04-2008, 13:53
Aqui:http://beta.adiumx.com/

Não é preciso tanto, há uma opção no adium para avisar quando existir uma nova versão e abaixo disso dá para seleccionar as versões betas.

Quanto ao suporte das mensagens de estado é um problema da libpurple e da versão 14 do protocolo MSN que ainda não está disponivel, o problema não é do adium mas da lib que lhe dá suporte ao protocolo MSN..

Nuno

Xkorp
17-04-2008, 18:45
Quanto ao suporte das mensagens de estado é um problema da libpurple...

Já está implementado há imenso tempo na libpurple, tanto que o pidgin as tem.
Eu acho que os developers ao invés de trabalharem em dois IM's diferentes, deviam-se concentrar num só. Já deu para ver que os recursos humanos disponíveis são insuficientes para dois projectos.

Slash
18-04-2008, 11:14
Segundo informação dos principais developers do Adium, a implementação da versão 14 do protocolo MSN está demasiado buggy e o desenvolvimento concentra-se agora na versão 15, daí que os developers ainda não tenham tido confiança para incluir estas novas versões no Adium.

Quanto ao comentário do trabalho para dois IMs diferentes, há aqui algo que me está a escapar, o pidgin tem as suas features próprias bem como o adium, mas ambos tem por base a libpurple que é o core essencial de ambos os IMs. Em que é que o Adium ou o Pidgin beneficiariam em ter o desenvolvimento concentrado no mesmo produto ? No actual estado das coisas, não vejo razão para ter apenas um IM.. (assumindo um merge entre o pidgin e o adium) até porque os developers são diferentes...

No entanto, andamos cá todos para o mesmo, ter o maior numero possivel de funcionalidades implementadas no Adium, pelo que vamos aguardar a inclusão do MSN P15 no Adium e depois veremos estas novas funcionalidades no Adium..

Nuno

Xkorp
18-04-2008, 14:31
Não sei se actualmente ainda é assim mas, aqui há uns tempos, alguns developers eram comuns aos dois projectos, saindo o pidgin beneficiado no que concerne a features.
Os benefícios de esforços combinados no mesmo produto seriam esses mesmos: concentração num único produto.
Ninguém lhes paga para fazer o que fazem. Eu se soubesse programar não me importava de lhes dar uma mãozinha, infelizmente não sei. Nestas condições cada recurso humano é precioso e andarem-se a dispersar em dois IM's diferentes é, na minha opinião, nonsense.

Por este andar implementam as mensagens pessoais quando sair o live messenger 9 para mac.

Sox
19-04-2008, 22:11

Uma feature que me faz falta é ler as mensagens que nos são deixadas quando estamos offline.

gajo nú
20-04-2008, 22:08
Uma feature que me faz falta é ler as mensagens que nos são deixadas quando estamos offline.

Sim tens razão. Só quando vamos ao Windows é que se leva com uma enchorrada de janelas...

Sion
22-04-2008, 18:39

Sim tens razão. Só quando vamos ao Windows é que se leva com uma enchorrada de janelas...

x3 :D

cumps

almedina
22-04-2008, 23:37
apareceu me mais uma nova versão beta: a 1.2.5b2.
Novidades: 0

Sox
23-04-2008, 00:21

A solução que arranjei foi ter o aMSN instalado, apenas e só para isso. Assim escuso de ir ao windows para ler as msgs offline.

Madril
23-04-2008, 11:06
Se o Tio Bill abrisse o protocolo, ou criasse uma API oficial para o mesmo era mais fácil .... Agora a usar reverse engineering é sempre mais difícil.

Mas isto é um problema que só se coloca a nós ... só nós é que usamos mais o MSN Messenger. Nos Estados Unidos por exemplo, a maior parte do pessoal usa Yahoo Messenger ou AIM, com o Gtalk a aumentar de users a olhos vistos.

Xkorp
24-04-2008, 05:41
Não é só problema do tio bill. O facto é que nos foruns do adium, os próprios developers admitem que é dificil andar a programar um protocolo que eles simplesmente não usam.
Se eles usassem, isto andava de maneira diferente.

Isto não é desculpa, a microsoft tem culpa claro, mas é também pouca/má vontade dos developers do adium.
(eu sei que é free e tal mas pronto, mais uma vez eu digo, se não se querem dar ao trabalho que se deixem de coisas e metam cá para fora o pidgin para os x)

shello
24-04-2008, 07:20
apareceu me mais uma nova versão beta: a 1.2.5b2.
Novidades: 0
Mais uma vez, é difícil ver novidades (tipo, novidades) em minor releases, são apenas bugfix.
Quando sair uma 1.3 logo se pode ver se há mesmo novidades ou não. Até lá, é apenas correcção de bugs, etc, etc.

@Xkrop, portar o pidgin para OS X também não me parece pêra doce.
Não é fácil integrar (bem) um protocolo que é fechado. Ainda se torna mais difícil se não o vemos com uma alta utilização.

Eu não esperaria grande, grande suporte do MSN até ao Adium 2.0, mas é apenas a minha previsão.

Madril
24-04-2008, 11:34
Não é só problema do tio bill. O facto é que nos foruns do adium, os próprios developers admitem que é dificil andar a programar um protocolo que eles simplesmente não usam.
Se eles usassem, isto andava de maneira diferente.

Isto não é desculpa, a microsoft tem culpa claro, mas é também pouca/má vontade dos developers do adium.
(eu sei que é free e tal mas pronto, mais uma vez eu digo, se não se querem dar ao trabalho que se deixem de coisas e metam cá para fora o pidgin para os x)

Mas ainda não entendeste que a percentagem de users do MSN Messenger é infima comparado com os outros protocolos (Yahoo e AIM) ?

Só nós tugas e os espanhois é que usamos MSN Messenger...

É a mesma coisa com o Hi5 ... Ninguém usa sem sermos nós.

lightMC
24-04-2008, 12:08
Mas ainda não entendeste que a percentagem de users do MSN Messenger é infima comparado com os outros protocolos (Yahoo e AIM) ?

Só nós tugas e os espanhois é que usamos MSN Messenger...

É a mesma coisa com o Hi5 ... Ninguém usa sem sermos nós.
Como tens tanta certeza disso?
e é mau "nós" usarmos o msn e o hi5?

RaaR
24-04-2008, 12:15
e é mau nós usarmos o msn e o hi5?

Ele não fez um juízo de valor sobre a utilização. Apenas constatou, tanto quanto sei correctamente, que era pouco utilizado no sítio onde vive quem programa o Adium. Assim, naturalmente, o MSN não é uma prioridade para eles.

Quanto ao juízo de valor, não o fez ele mas faço-o eu. O hi5 é mau, o seu interface é pobre e os servidores estão constantemente a morrer. O MSN é um protocolo inferior a muitos outros, é fechado, está nas mãos de uma só empresa que pode fazer dele o que quiser – imaginemos que começa a ser pago – e constantemente lhe acrescentam funções que parecem desenhadas para crianças que cada vez mais me parecem ser o público-alvo do MSN.

Xkorp
24-04-2008, 13:51
@shello eu sei que portar o pidgin o outra qualquer aplicação não é fácil... Mas andam aí métodos para o usar em osx, mediante o recurso a gtk. Posto isto, porque não simplesmente usar o know how que eles têm em relação ao adium (porque os developers são os mesmos) simplesmente portar o pidgin?

Só assim naquela da curiosidade, adium 1.3svn + msnp14 enabled, para quem quiser testar. here (http://forums.cocoaforge.com/viewtopic.php?f=10&t=17105#p104736)

Zed_Blade
24-04-2008, 15:47
Eu vou testar esse 1.3svn.. Ver no que dá, mas admito que quando fiz o switch havia (e há) um grande hype relativamente ao Adium e ao fim ao cabo vou a ver e é pior mesmo que o Messenger:Mac...

A ver vamos o que sai daqui agora..

Daqui a uma semana or so a ver se venho deixar a minha opinião.

3dhouse
24-04-2008, 15:49
Mensagens pessoais é que nada! :(

Xkorp
24-04-2008, 20:26
Eu vou testar esse 1.3svn.. Ver no que dá, mas admito que quando fiz o switch havia (e há) um grande hype relativamente ao Adium e ao fim ao cabo vou a ver e é pior mesmo que o Messenger:Mac...

A ver vamos o que sai daqui agora..

Daqui a uma semana or so a ver se venho deixar a minha opinião.

Quanto ao hype sim, concordo, quanto a ser pior já não concordo. Para mim tem umas coisinhas a mais e pronto, também curto o aspecto mais minimalista.
Em termos de features mesmo relativas ao protocolo msn sim, é inegável.

Madril
24-04-2008, 20:32
e é mau "nós" usarmos o msn e o hi5?
http://valleywag.com/assets/resources/Picture%20360.jpg

Outra (grande): http://farm3.static.flickr.com/2190/2293895242_ce1f5381ea_o.gif

Como podes ver dai, práticamente só nós e alguns paises latino-americanos (em que pouca população tem acesso à net) usa o hi5 como social network principal.

Quanto ao MSN Messenger é mais que sabido que o Yahoo Messenger e o AIM da AOL são muito mais utilizados que o MSN Messenger. Alias, o número de pessoas que usa o Hotmail comparado com o pessoal que usa Yahoo Mail e AOL Mail é ínfimo.

Ele não fez um juízo de valor sobre a utilização. Apenas constatou, tanto quanto sei correctamente, que era pouco utilizado no sítio onde vive quem programa o Adium. Assim, naturalmente, o MSN não é uma prioridade para eles.

Quanto ao juízo de valor, não o fez ele mas faço-o eu. O hi5 é mau, o seu interface é pobre e os servidores estão constantemente a morrer. O MSN é um protocolo inferior a muitos outros, é fechado, está nas mãos de uma só empresa que pode fazer dele o que quiser – imaginemos que começa a ser pago – e constantemente lhe acrescentam funções que parecem desenhadas para crianças que cada vez mais me parecem ser o público-alvo do MSN.

Subscrevo estas palavras, ainda que não tenha feito juízo de valor no post anterior.

Zed_Blade
25-04-2008, 19:57
Bem, afinal um dia chegou para fazer o teste e chegar às minhas conclusões...

Não mostra os contactos todos, portanto já está a falhar e só por isso não vou prosseguir com a utilização do Adium..

Se, e quando, houver uma versão mais "madura" posso cá vir novamente deixar a minha opinião, mas quando testado em 2 Macs diferentes o resultado foi sempre o mesmo..

Cumps.

Mr. Brightside
25-04-2008, 19:59
Não mostra os contactos todos, portanto já está a falhar e só por isso não vou prosseguir com a utilização do Adium..

Shift+Cmd+H?

Fork
25-04-2008, 22:03
Pois, faltou-lhe isso.....

3dhouse
26-04-2008, 00:29
Pois, faltou-lhe isso..... Acho que ele não se referia a isso..Penso que lhe aconteceu o mesmo que eu, que o Adium mostrava apenas 2 ou 3 contactos online quando no MSN estavam mais do que isso. Eu decidi regressar ao 1.2.4, não me habituo ao MSN porque lhe falta avisos como o Growl no Adium

gajo nú
26-04-2008, 04:20
O MSN é o protocolo IM mais difundido em Portugal, disso ninguém tem dúvidas. A partir daqui, quer queiramos comunicar numa plataforma superior ou não, temos todos que nos virar para aquilo que nos é fornecido pela Microsoft pois é aí que está instalada a base de pessoas com quem comunicamos no nosso dia-a-dia.

Enquanto protocolo destinado apenas a lidar com o protocolo MSN o Adium é pobre.
É de facto incompreensível que não sejam suportadas as mensagens pessoais. Mesmo uma pessoa como eu que nada de programação percebe, sabe que não será uma coisa muito complicada de implementar.

Aquilo em que o Adium consegue elevar o patamar é na personalização, no seu aspecto Mac-friendly e por final na sua vertente multi-protocolo.

Agora para mim, como para muitos outros, que vivem no mundo MSN, o Adium é uma opção mais crua.

Mesmo assim dou por mim a preferir o Adium do que o MSN Messenger for mac.

(Embora não seja descabido de todo ter uma máquina virtual para correr, só e apenas, o MSN Messenger 8.
É só preciso haver RAM e vontade, será que o CrossOver se consegue?)

Ricardo.RPL
26-04-2008, 08:23
Acho que a única maneira de se começar a fazer uma migração para outro cliente qualquer (Google Talk? Skype? AIM?) é, como se passa em muitos outros casos, por cada vez mais gente a aderir a programas multi-cliente como o Adium (sim, podem gritar Thank You Captain Obvious, se quiserem).
No entanto, o problema, pelo menos na minha opinião, é que parece que falta interesse por parte dos developers para criar melhores programas multi-cliente: em Windows, parece não haver alternativa para o WLM, em Portugal, e de certeza a outros IMs noutros países; em Mac, temos o Adium, mas a falta de features para quem utiliza o MSN (por exemplo) pode afastar muita gente (já por várias vezes me afastou... temporariamente :P), e depois temos coisas como Gadu-Gadu ou QQ que ninguém deve utilizar, quando Skype, por exemplo (das poucas coisas do género que pelo menos por aqui vão ganhando utilizadores), nem vê-lo.
E foi mais uma posta para o ar... Só para finalizar, o objectivo deste post não foi falar mal dos developers (apesar de parecer mesmo :P), mas sim de simplesmente das a minha opinião sobre tudo isto dos émessenes e aifáives, que IMO são uma praga, mas que temos de utilizar para nos mantermos contactáveis (bah ainda tenho tão pouca gente na minha lista do Skype...).

Decrypter
26-04-2008, 16:00
Acho que a única maneira de se começar a fazer uma migração para outro cliente qualquer (Google Talk? Skype? AIM?) é, como se passa em muitos outros casos, por cada vez mais gente a aderir a programas multi-cliente como o Adium (sim, podem gritar Thank You Captain Obvious, se quiserem).
No entanto, o problema, pelo menos na minha opinião, é que parece que falta interesse por parte dos developers para criar melhores programas multi-cliente: em Windows, parece não haver alternativa para o WLM, em Portugal, e de certeza a outros IMs noutros países; em Mac, temos o Adium, mas a falta de features para quem utiliza o MSN (por exemplo) pode afastar muita gente (já por várias vezes me afastou... temporariamente :P), e depois temos coisas como Gadu-Gadu ou QQ que ninguém deve utilizar, quando Skype, por exemplo (das poucas coisas do género que pelo menos por aqui vão ganhando utilizadores), nem vê-lo.
E foi mais uma posta para o ar... Só para finalizar, o objectivo deste post não foi falar mal dos developers (apesar de parecer mesmo :P), mas sim de simplesmente das a minha opinião sobre tudo isto dos émessenes e aifáives, que IMO são uma praga, mas que temos de utilizar para nos mantermos contactáveis (bah ainda tenho tão pouca gente na minha lista do Skype...).

Concordo plenamente !
Apesar de o protocolo MSN não ser dos mais utilizados no mundo inteiro penso que ainda tem um número bastante grande de utilizadores . O Adium é um belo programa mas afasta muitas pessoas pela sua "fraca compatibilidade" com o protocolo do MSN.
É uma escolha natural dos dev's optarem por optimizar o Adium para os clientes mais utilizados mas um programa não consegue ser perfeito sem agradar a todos (quase todos).
Quanto à questão das mensagens pessoais, não me parece que seja nada de grande dificuldade implementarem no Adium. Nada que a boa vontade dos dev's não conseguisse resolver !
Temos de nos conformar com pequenas (grande) falhas como estas bem como com as sucessivas promessas de suporte video/audio à tanto tempo pedidas.
Não quero criticar o trabalho dos dev's (quem sou eu pra isso ? ) mas se se esforçarem mais um bocado conseguirão fazer um Adium muito melhor/usável .

Madril
27-04-2008, 14:45
Sabem o que é um protocolo FECHADO certo ?

Em vez de dizerem mal do Adium, digam mal da Microsoft por manter o protocolo FECHADO. Se não existe uma API como querem que um programa 3rd party funcione com todas as features ?

Xkorp
27-04-2008, 15:03
Até certo ponto concordo contigo e ao mesmo tempo não concordo.

Se devia ser aberto? Sem dúvida.. Se têm o direito de não o abrir? Sim, é deles.

Agora dizer que a culpa é inteiramente da microsoft quando programas como o aMSN ou o próprio pidgin, que usa a mesma fundação do adium, têm funções que já satisfaziam uma boa percentagem de pessoal.. É ser um bocadito anti-microsoft não?

Já foi aqui dito que o adium não tem a maior parte das features simplesmente porque os developers não usam o protocolo msn, se o usassem provavelmente já as teria há tanto tempo quanto o pidgin.
Não há grande volta a dar nisto..

Slash
27-04-2008, 15:53
Já foi aqui dito que o adium não tem a maior parte das features simplesmente porque os developers não usam o protocolo msn, se o usassem provavelmente já as teria há tanto tempo quanto o pidgin.
Não há grande volta a dar nisto..

O que aqui foi dito, ou pelo menos o que eu disse, é que a versão do protocolo MSN que está a ser usada no Adium é inferior à versão usada no Pidgin, ou seja, o Pidgin usa a v14 (ou v15??) que já suporta as mensagens pessoais enquanto que essa versão (v14) não foi considerada estável pelos Adium Developers para incluir no Adium. Pelo que tenho lido é possivel que seja integrada a v15 na versão 1.3 que está prevista (adium 1.3) sair para julho/agosto, mas para já não passa de mera possibilidade.

Não esperem grandes coisas da 1.2.5, basicamente é uma versão de bug fixing que não trás nada de novo, será também a última 1.2, todos os esforços se irão concentrar na 1.3. No Roadmap é possível ver que a 1.3 já tem 55 tickets (bug fixes e features) fechados à data faltando ainda cerca de 90, além dos que irão sobrar da 1.2 que serão perto de 30/35.

Nuno

Xkorp
27-04-2008, 16:16
Quem disse isso fui eu, que andei a ler os fóruns do adium :p

Decrypter
27-04-2008, 17:33
Foi o que eu tinha dito, que a culpa não é apenas da microsoft porque por exemplo o aMSN tem suporte de mensagens pessoais, video /audio .
Se eles conseguem os dev's do Adium também conseguem . Digo eu !

Madril
28-04-2008, 11:24
Mas tu não consegues falar com os teus amigos do MSN no Adium ?

Já puseram isso a funcionar por reverse engeneering. O resto é peanuts. Waste of time.

Xkorp
28-04-2008, 16:35
Protocolo msn não é só chat, como tal ainda não meteram a funcionar em pleno. As mensagens pessoais para muitas pessoas são modos de dizer algo, nem que seja dar a passar pequenas combinações (então agora na altura da queima lol).
E também me faz alguma (muita!) confusão quando me passam um simples file de 500kb e fico ali uma eternidade para o receber..

Eu nem peço voz e video que, apesar de ser fixe suportar essas features, por norma não as uso.

Essa abordagem do "tens texto e basta" parece-me ser algo crua não? Apesar da componente comunicacional lá estar, não é somente por essa razão que se usa um IM hoje em dia, pelo menos eu sou da opnião que não.

kalisteniu
28-04-2008, 16:58
é transferência de ficheiros é, a meu ver, realmente a maior falha do Adium. mas melhores dias virão certamente. assim espero. porque o MSN 4 Mac é uma nódoa....e duvido q lancem algo a curto prazo

Madril
28-04-2008, 17:16
Se querem usar um programa que suporte isso tudo usem o da Microsoft. Ah... esperem, nem o próprio software da Microsoft suporta muitas das features da versão Windows.

Não sei porque exigem tanto (o suporte completo dum protocolo FECHADO E SEM DOCUMENTAÇÃO) dum programa Freeware ou Donationware (que aposto que a maior parte de voz não doou nada), de chat multiprotocolo.

Xkorp
28-04-2008, 17:34
Não me interpretes mal, não estou a deitar o adium abaixo, tanto que o uso mesmo sem mensagens pessoais em relação ao MSN da microsoft.

A minha "crítica" ao adium é mesmo o facto de não suportar certas coisas que o irmão pidgin suporta..
Falta de suporte essa que apenas existe unicamente pela falta de uso por parte dos developers do protocolo MSN. Deitar as culpas ao facto do protocolo ser fechado é dizer que coisas como o aMSN não existem..

Madril
28-04-2008, 17:54
Já foi dito mais atrás que não incorpora essas coisas porque não acharam estável o libpurple que contém isso.
O libpurple é a biblioteca que tem as funções de utilização dos protocolos IM.

Xkorp
28-04-2008, 17:59
"Dos protocolos IM", pelo menos no que concerne a adium e pidgin.

Essa do menos estável não me convence, nem a mim nem a X users de pidgin que não se queixam da "instabilidade" :|

Madril
28-04-2008, 18:04
Mas se te queixas tanto pq não usas o pidgin ?

sudo port install pidgin

Xkorp
28-04-2008, 18:11
Simples, não há maneira user friendly de usar o pidgin em mac os x. Comprei um mac pelo "just works", para andar a batalhar em linha de comandos tinha-me ficado por linux.

Mas isto também recai num ponto que já referi anteriormente, se os developers não conseguem ter recursos humanos suficientes para trabalhar simultaneamente em dois projectos paralelos (adium/pidgin), que se concentrem num só..

Madril
28-04-2008, 18:29
Não são dois projectos paralelos ... São dois projectos que acontece que usam a mesma biblioteca.

Batalhar com a linha de comandos ? Inserir uma linha é deveras difícil. E caso não saibas, a base do OS X é BSD que deriva da mesma coisa que deriva o Linux. Pelo que a linha de comandos está lá para ser usada.

Que é que o Adium tem a ver com tu comprares um mac, é um produto da Apple? Queres usar um protocolo privado e queres que seja completamente suportado usa o produto da empresa que o criou! -> http://www.microsoft.com/mac/products/messenger/default.mspx

Encarnado
28-04-2008, 21:02
Queres usar um protocolo privado e queres que seja completamente suportado usa o produto da empresa que o criou! -> http://www.microsoft.com/mac/products/messenger/default.mspx

EEEEEEEEEEEEEKKKK...

/me foge a 7 pés...

g4j0
28-04-2008, 21:33
o messenger:mac é muito muito mau. Infelizmente tenho de o usar de vez em quando, porque as conversas de grupo no Adium são muito buggy.

Madril
28-04-2008, 21:57
Que é que o Adium tem a ver com tu comprares um mac, é um produto da Apple? Queres usar um protocolo privado e queres que seja completamente suportado usa o produto da empresa que o criou! -> http://www.microsoft.com/mac/products/messenger/default.mspx

EEEEEEEEEEEEEKKKK...

/me foge a 7 pés...

Eu também fujo disso. Eu uso o Adium para falar com o ppl que ainda usa MSN Messenger, mas sei das limitações deles e não ando prai em foruns a whinar com tudo e com todos e por tudo e por nada. (Não é pra ti Encarnado xD)

Xkorp
29-04-2008, 00:16
Não são dois projectos paralelos ... São dois projectos que acontece que usam a mesma biblioteca.

Batalhar com a linha de comandos ? Inserir uma linha é deveras difícil. E caso não saibas, a base do OS X é BSD que deriva da mesma coisa que deriva o Linux. Pelo que a linha de comandos está lá para ser usada.

Jura, tem base freeBSD? Desconhecia tal facto.. not -_-

Eu digo que são dois projectos paralelos porque partilham uns developers, search. Se já não acontece então é recente, da última vez que vi, eram.

Sobre batalhar com a linha de comandos, se inserir uma linha para ti é isto (http://shreevatsa.wordpress.com/2007/12/07/pidgin-on-mac-os-x-natively/) ok, para mim não é.

O que tem o adium com eu comprar um mac, bem, quando trabalho com mac gosto do feeling e do "just works" que as aplicações com o framework cocoa transmitem. Caso não tenhas percebido a parte do "para isso tinha ficado em linux", para usar uma aplicação com recurso a macports (gentoo anyone?) X11 e gtk+, ao invés de cocoa, tinha ficado em linux, period.

É uma aplicação free, devido a isso não posso criticar? Tenho de virar baterias para a microsoft e culpa-la pelo protocolo fechado? Se quiser meter os dois no mesmo saco, tanto Adium como MSN são free, não tenho de pagar por nenhum.. No entanto só criticas um.
O MSN é mau? Sim, é. Ao Adium faltam features que outros IM que suportam o protocolo MSN têm? Sim, logo critico, estou no meu direito. Agora vir dizer que é "whine", poupem-me.

Com isto só estou a tentar que se vejam os dois lados e não vir logo "burn the witch"..

Fork
29-04-2008, 09:02
Jura, tem base freeBSD? Desconhecia tal facto.. not -_-

Eu digo que são dois projectos paralelos porque partilham uns developers, search. Se já não acontece então é recente, da última vez que vi, eram.

Sobre batalhar com a linha de comandos, se inserir uma linha para ti é isto (http://shreevatsa.wordpress.com/2007/12/07/pidgin-on-mac-os-x-natively/) ok, para mim não é.

O que tem o adium com eu comprar um mac, bem, quando trabalho com mac gosto do feeling e do "just works" que as aplicações com o framework cocoa transmitem. Caso não tenhas percebido a parte do "para isso tinha ficado em linux", para usar uma aplicação com recurso a macports (gentoo anyone?) X11 e gtk+, ao invés de cocoa, tinha ficado em linux, period.

É uma aplicação free, devido a isso não posso criticar? Tenho de virar baterias para a microsoft e culpa-la pelo protocolo fechado? Se quiser meter os dois no mesmo saco, tanto Adium como MSN são free, não tenho de pagar por nenhum.. No entanto só criticas um.
O MSN é mau? Sim, é. Ao Adium faltam features que outros IM que suportam o protocolo MSN têm? Sim, logo critico, estou no meu direito. Agora vir dizer que é "whine", poupem-me.

Com isto só estou a tentar que se vejam os dois lados e não vir logo "burn the witch"..
Não tens de vir para aqui falar mal de nenhum, tens de abrir o Xcode e fazer tu um cliente á tua maneira com mariquices e tudo o mais. Até podes pegar no que o adium já fornece. Força, esperamos resultados.

Exigir do tempo livre e boa vontade dos outros é refresco.

Os tipos do Adium tem prioridades e o MSN não deve estar no topo da lista. Se o Adium tem developers em comum com o Pidgin não quer dizer que são projectos paralelos. Senão o meu trabalho da cadeira X era paralelo ao da cadeira Y, até são os dois feitos em C#.

O facto de haverem developers em comum so se deve a uma coisa, eles têm o tempo e a boa vontade de se dedicarem aos dois projectos. Porque não fazem o "merge", porque são um bocadinho diferentes não? Aposto que muitos dos extras do Adium não pegam no Pidgin.

Fork
29-04-2008, 09:07
Já agora, como é que isto são muitas linhas de terminal?

Instructions:

Thanks to the untiring efforts of Thomas Reifferscheid (reiffert, maintainer of the Pidgin port on MacPorts), all it takes now is one step:

Step 0: Install MacPorts, if you haven’t got it already.
Step 1:

sudo port install pidgin +quartz +no_x11
That’s all!

If you plan to script Pidgin using D-Bus, you could also do, before Step 1:

sudo port install dbus-python25
– The end –

Tirado do site que tu mesmo disseste?

shello
29-04-2008, 12:35
Adium 1.2.5 OUT!
Version History (http://trac.adiumx.com/wiki/AdiumVersionHistory).

NÃO TEM FEATURES NOVAS, É UMA MINOR RELEASE, APENAS BUGFIXES. :)

Download: www.adiumx.com (Ou usem o "check for updates" :p)

Xkorp
29-04-2008, 17:59
@Fork antes de poder fazer essa "linha", tenho de instalar o macports.. Coisa que não quero. Não quero ter N files espalhados pelo disco, gosto de manter as coisas simples.

Se percebesse de programação acredita que já tinha dado uma tentativa à coisa :)

Sobre serem paralelos ou não, está previsto ao pidgin começar a usar as mesmas skins do adium.. Daqui a uns tempos tiras as tuas conclusões relativamente às diferenças entre os dois. Esse exemplo da cadeira X e Y foi algo de completamente escusado.

Mais uma vez, esta conversa está a girar em torno do meu direito ou não de opinar sobre algo, coisa sobre a qual eu julguei que não havia discussão possivel. Eu também não ando a servir de advogado de defesa da microsof, porque é que têm de vir a correr defender o adium? Eu já sei que eles fazem isso no seu spare time e, de uma forma geral, eu gosto do programa, caso contrário não o usava.
Back on topic please, não me apetece passar o resto do meu tempo a esgrimir argumentos..

:)

3dhouse
30-04-2008, 02:37
Faltam-lhe algumas mariquices das que estavamos habituados em Windows. Mas até à data é o melhor cliente IM para mac na minha opinião

eLias
30-04-2008, 19:34
A única coisa que realmente me incomoda é o facto das transferências de ficheiros serem muito lentas.

FJO
03-05-2008, 10:11
A única coisa que realmente me incomoda é o facto das transferências de ficheiros serem muito lentas.

Tens toda a razão. A mim também me acontece o mesmo.

Encarnado
05-05-2008, 10:34
Depende. Tenho ppl no MSN que até me envia files bem rapido e outros que... :zzz:

castelo_14_427
05-05-2008, 17:25
E possivel falar via microfone pelo adium?

shello
05-05-2008, 20:03
O adium só suportará audio (e talvez vídeo) na versão 2.0.

Decrypter
05-05-2008, 21:59
Esperemos bem que sim que aqui ao jê tá a fazer muita falta :-D
Quando ao pidgin sinceramente não gostei muito . Mas opiniões são opiniões :/

madi
08-05-2008, 10:11
Quanto ao MSN Messenger é mais que sabido que o Yahoo Messenger e o AIM da AOL são muito mais utilizados que o MSN Messenger. Alias, o número de pessoas que usa o Hotmail comparado com o pessoal que usa Yahoo Mail e AOL Mail é ínfimo.

.

Mas quem usa o MSN messenger não precisa de ter hotmail, por isso não se pode tirar nenhuma conclusão pelos hotmails existentes do tipo: Se há menos hotmails há menos pessoas a usar MSN messenger, pq não está relacionado.

lluis
11-05-2008, 08:41
Hum.... alguém sabe como se põe o Adium a pedir a palavra-passe, de forma a não ligar automaticamente?

Decrypter
11-05-2008, 14:36
Preferências -> accounts -> a tua conta -> connect when adium opens.
Tiras de lá o quadradinho .

AntiForm
21-05-2008, 01:52
Vocês têm problemas a actualizar o adium via preferecias-> procurar actualizações ? é que a mim dá-me sempre conection error, já tentei em vários sitios e dá o mesmo...

P.S - Eu sei que posso reinstalar , mas não me apetecia configurar tudo outravez...

gajo nú
22-05-2008, 18:34
Vocês têm problemas a actualizar o adium via preferecias-> procurar actualizações ? é que a mim dá-me sempre conection error, já tentei em vários sitios e dá o mesmo...

P.S - Eu sei que posso reinstalar , mas não me apetecia configurar tudo outravez...

Não me parece que tenhas de reconfigurar quando instalas uma versão nova por cima de uma anterior.

AntiForm
23-05-2008, 15:46
Pois não :) obrigado.

Mas a questão principal mantêm-se. Não consigo actualizar via Adium...

ebmac
23-05-2008, 23:25

Transferências é com as contas que não sejam com o protocolo MSN. Eu faço transferências de ficheiros À velocidade máxima que a minha ligação permite, mas claro, com AIM por exemplo. O MSN é como o Windoze, o AutoCad, o Studio Max, etc.. É o que toda a gente tem porque o vizinho usa. :P

bouncer
04-06-2008, 23:54
A minha imagem nao muda ha umas boas semanas...apesar de a ter trocado...alguem te este problema ou é so ranhoso do meu adium:P ?

robz
07-06-2008, 01:18
Alguém me sabe dizer pq é q o meu adium não dá? Crio a account e depois nunca conecta a nada...

shello
07-06-2008, 01:58
Não dá erro?
É que "Não dá" é um bocado geral demais para se tentar perceber...

Já agora, sugeria que essa dúvida fosse para o dúvidas (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=164).

robz
07-06-2008, 02:11
Eu sou noob nisto, mas penso não estar a fazer nenhuma asneira. Eu insiro o meu mail e a respectiva password e ele simplesmente não conecta, fica a 0%

shello
07-06-2008, 02:18
Consegues ligar-te, por exemplo, com o iChat ou com outro cliente, no mac ou, pelo menos, na rede em que estás agora?

robz
07-06-2008, 02:47
Consegues ligar-te, por exemplo, com o iChat ou com outro cliente, no mac ou, pelo menos, na rede em que estás agora?

h**p://trac.adiumx.com/wiki/MSNAndLeopard

Supostamente o problema está na minha versão do Leopard, tenho de actualizar. Depois reporto se ficou resolvido. Obrigado pela disponibilidade.

Edit: Era mesmo disto, depois de actualizar já está a trabalhar.

s e 7 e n
10-06-2008, 16:35
Changes in Adium 1.3b2
Subversion revision: [23898]

Fixed handling of symbolic links when automatically creating archives to send bundles via file transfer (#7110)
Improved creation of new chats via Applescript (#8864)
Exposed the GetURL command to Applescript (#10006)
(1.3b1) Adium is now even more Psychic: Added to the Advanced Message preferences, "Open chats as soon as contacts begin typing" (#8112)
(1.3b1) Added Address Book information, when available, to the Info pane of the Contact Inspector
(1.3b1) Added additional information such as Last Seen to the Info pane of the Contact Inspector
(1.3b1) Fixed appearance of expanded combined contacts when the contact list is right-aligned (#9994)
(1.3b1) Improved appearance of the Advanced Contact Inspector pane
(1.3b1) Fixed linkification of enclosed URLs
(1.3b1) Fixed handling of Facebook contacts with no status message
(1.3b1) Fixed a memory inefficiency
(1.3b1) Fixed resurrection of dead chats after they have closed (#9996)
(1.3b1) Fixed Adiumy dock icon names (#10003)
(1.3b1) Fixed the Crying emoticon in the Default emoticon set (#10010)
(1.3b1) Fixed custom background images in message views (#10013)
(1.3b1) Resolved various Console warnings
(Developers) Fixed compilation with GCC 4.2, and worked towards 64-bit compilation
(Localizers) Multiple localization fixes; Adium 1.3b is now ready for localization. These included updated strings, updated localizability, and localizability of the AIAdvancedInspectorPane nib.
Italian, cs, pt_BR, sv updates

Temos nova versão.. A unica coisa interessante que vejo é abrir a janela de conversação logo que começam a escrever...
E quando temos os grupos fechados, mostra o numero de contactos online...

Mr. Brightside
10-06-2008, 16:39
Temos nova versão.. A unica coisa interessante que vejo é abrir a janela de conversação logo que começam a escrever...
Tenho curiosidade em ver até que ponto isso vai ser fiável. Há alguns anos tinha algo semelhante para Windows e era só falsos positivos.
E quando temos os grupos fechados, mostra o numero de contactos online...
Tinha a ideia que já antes fazia isso... :confused:

OldMan
10-06-2008, 17:02
Tinha a ideia que já antes fazia isso... :confused:
Sim, eu tenho a 1.2.5 e faz. <nome do grupo> (<online> of <total>)

s e 7 e n
10-06-2008, 17:07
Estranho então, no meu v1.3 não me fazia nada disso.

OldMan
10-06-2008, 17:47
Tinhas era que activar porque acho que por defeito não vem activo.
view > show group online count
view > show group total count

s e 7 e n
10-06-2008, 17:52
Mas mesmo assim é diferente :D
Eu tenho essas duas opções desactivadas.
O que isso faz é mostrar em todos os grupos, agora nesta versão beta do Adium só mostra quando tenho os grupos fechados...

Xkorp
11-06-2008, 00:13
"You feel a disturbance in the force…" :p
Updates porreiros, pena é que ainda nada de personal messages... Mesmo assim, é bom de ver isto a mexer-se.

xplode_me
11-06-2008, 19:06
Mais alguém não consegue montar o dmg da 1.3b2 ? :( Not recognized...

PS: a culpa é da cachefly que está a fazer a perder a ligação e não consigo descarregar o dmg inteiro. Bah!

odraude000
11-06-2008, 22:43
Mais alguém não consegue montar o dmg da 1.3b2 ? :( Not recognized...

PS: a culpa é da cachefly que está a fazer a perder a ligação e não consigo descarregar o dmg inteiro. Bah!

same here! :'(

Xkorp
11-06-2008, 23:28
A mim deu sem complicações nenhuma.

odraude000
12-06-2008, 14:50
Hoje já deu, que estranho :/

solidv
12-06-2008, 16:18
Adium X 1.3svn with MSNP14 enabled: