View Full Version : Camino

kidloco
19-06-2007, 10:54
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Camino/icon.jpg

Apesar de também usar o Safari, o Camino é o meu browser preferido. Tem o melhor dos dois mundos, ou seja, a base do Firefox e a integração com o sistema (keychain, cocoa, dicionário***).

O único problema que lhe vejo (face ao Firefox) é o menor número de add-ons.

http://www.techzonept.com/mod/apple_world/Camino/camino_grab.gif

Free
Site (http://www.caminobrowser.org/)
Link útil (http://pimpmycamino.com/)

*** o Camino usa o dicionário do sistema. Ao contrário do Firefox que tem um dicionário só dele, ao usarmos o Camino estamos a ter acesso a um dicionário comum a todas as aplicações e todo o sistema. Por defeito a linguagem do dicionário é o Inglês... se quiserem mudar para outra língua:

Abrem uma aplicação em Cocoa (pode ser o Camino), selecionam um campo e fazem right-click
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/learn1.jpghttp://www.techzonept.com/mod/apple_world/learn1.jpghttp://www.techzonept.com/mod/apple_world/Camino/learn1.jpg

Depois é só mudarem a linguagem para Português
http://www.techzonept.com/mod/apple_world/learn2.jpg http://www.techzonept.com/mod/apple_world/learn1.jpghttp://www.techzonept.com/mod/apple_world/learn1.jpghttp://www.techzonept.com/mod/apple_world/Camino/learn2.jpg

Done. Apartir de agora, sempre que adicionarem palavras ao dicionário (como no Firefox), estarão a contribuir para todas as aplicações do sistema.

Benfas
19-06-2007, 12:39
É o que uso desde do 1º dia que o meu MAC veio pa casa! Excelente! Recomendo! =)

OldMan
19-06-2007, 17:39
kidloco, quando te referes ao firefox e' mesmo ao firefox ou ao bonecho?
ate agora o que mais me convenceu foi o bonecho, mas depois experimento ambos a ver qual gosto mais

kidloco
19-06-2007, 18:14
Tanto faz. O BonEcho é apenas um Firefox optimizado mais os forms com o look Aqua.

OldMan
19-06-2007, 18:48
procurei no pimpmycamino um plugin do gmail como o que ha para o firefox, mas nao encontrei, conheces algum que faca mais ou menos o mesmo?

kidloco
19-06-2007, 18:51
Não faço ideia. Não uso extensões :p

]-noBOdy-[
19-06-2007, 19:05
já agora....o camino abre o site do santander totta? é que comecei a usar o FF apenas por essa razão.....

como é a compatibilidade do camino com os sites de um modo geral?

Tuaregue
19-06-2007, 20:39
não se pode fechar tabs com o botão do meio do rato(roda), é uma pena, para mim isto já é um vicio.
não se pode abrir todos os items de uma pasta carregando no botão do meio do rato, como se faz no firefox.

]-noBOdy-[
19-06-2007, 20:52
pois, essa feature em ff é mesmo um vício .... mas aquela questão do keychain bem como a demais integração atrai-me bastante...

kidloco
19-06-2007, 21:22
já agora....o camino abre o site do santander totta? é que comecei a usar o FF apenas por essa razão.....

como é a compatibilidade do camino com os sites de um modo geral?

Nos que eu visito a compatibilidade anda nos 90%.

ps: uso o midle button do mouse para mostrar/esconder o dashboard :p

]-noBOdy-[
19-06-2007, 21:24
canto superior direito do ecrã.....cada maluco com os seus vícios:p eheh

kidloco
19-06-2007, 21:32
:)

Eu como uso bastantes atalhos, não sinto falta de nenhuma desses vícios do Firefox. Maçã+W is your friend :p

]-noBOdy-[
19-06-2007, 21:43
tb uso mt maçã+w e maçã+t .... mas aquela roda, mesmo para abrir os links em novas tabs....dá mesmo jeito!!

mas não fugindo do tópico.....o camino é leve?

kidloco
19-06-2007, 21:46
Experimenta. Não gostas apagas :)

]-noBOdy-[
19-06-2007, 21:50
claro, já o tenho.....amanhã quando tiver tempo vou experimentar..... para falar a verdade tenho andado sempre à espera da um bom upgrade do camino, talvez uma possível v2 para experimentar....mas todos falam tanto do programa...

Tuaregue
19-06-2007, 22:39
tomem lá o bixo optimizado para intel core duo e core 2 duo

http://www2.hawaii.edu/~coreya/camino/

SHEER TERROR
19-06-2007, 22:49
uso o safari como default browser mas tenho o camino para os sites que o safari nao gosta tipo o do mbcp.

tenho o camino com a toolbar do shiira e tá mais bonito

http://img522.imageshack.us/img522/8459/picture1qw6.png

Peidina
20-06-2007, 00:50
Pessoalmente acho horrivel. Odeio o modo com que ele selecciona os botões com aquele picotado à windows à volta dos botões dos sites. O Safari deixa uma aurela azul, muito mais interessante que a do Camino (ligo muito à estética)

bsod
20-06-2007, 10:13
No iMac, tenho o Camino como segundo browser, já que o Safari não abre sites como o Google Docs, ou a wiki do meu trabalho de Projecto.

No PowerBook, como o Safari fica bem pesado e a RAM não abunda, o Camino serve para as encomendas! Se calhar, ainda experimento o Shiira lá. Há uns tempos meti-o noutro G3 e funcionava muito bem :)

Havia, salvo erro, um site que só abria com o FireFox: pelo que, quando tudo falha, é a esse que recorro (já me lembro qual era o site: era o do acesso ao ensino superior - as barras do topo não abriam os menus quer no Safari, quer no Camino (o que eu achei estranho pq o Camino é baseado no FF :p))

kidloco
21-06-2007, 11:19
Pessoalmente acho horrivel. Odeio o modo com que ele selecciona os botões com aquele picotado à windows à volta dos botões dos sites. O Safari deixa uma aurela azul, muito mais interessante que a do Camino (ligo muito à estética)

Qual picotado ? ele mete também a aurela azul como no Safari...

Peidina
21-06-2007, 11:58
Qual picotado ? ele mete também a aurela azul como no Safari...
Este picotado, por exemplo:
http://img61.imageshack.us/img61/4337/imagem1mb0.png

MacDicas
21-06-2007, 12:10
Não gostar de um browser por esse pormenor....:wow:

Peidina
21-06-2007, 12:16
Não gostar de um browser por esse pormenor....:wow:
Sou mesquinho não sou? :002::002:

kidloco
21-06-2007, 12:16
Este picotado, por exemplo:
http://img61.imageshack.us/img61/4337/imagem1mb0.png

Mas nesse exemplo, o Safari não mete nada.

Fork
21-07-2007, 12:41
Alguem conhece alguma exrwnção pro camino que faça algo semelhante ao Inquisitor pro Safari.

Camino 1.5

Fonzi
26-07-2007, 18:40
Bom, eu usava o firefox, mas depois deste post, nunca mais.

Sempre tive um problema com vídeo integrado no browser (com o flip4mac) em que o browser comia muitos recursos... Francamente, acho o Camino estupidamente leve, rápido e flexível. Não encontrei nenhum problema até à data.

bsod
30-07-2007, 22:41
Alguem conhece alguma exrwnção pro camino que faça algo semelhante ao Inquisitor pro Safari.

Camino 1.5

Here: http://pimpmycamino.com/parts/inquisitor ;)

Mas só tem suporte até à versão 1.0.2 do Camino, salvo erro.

@Peidina, és mesmo picuinhas :-D Deixa estar, que há alturas que eu... enfim... :002:

BlueRaider
31-07-2007, 02:39
uso o safari como default browser mas tenho o camino para os sites que o safari nao gosta tipo o do mbcp.

tenho o camino com a toolbar do shiira e tá mais bonito

http://img522.imageshack.us/img522/8459/picture1qw6.png Como faço para mudar a Toolbar? não gosto muito do aspecto da original.

lickyyy
21-09-2007, 16:48
nao consigo usar o camino na universidade... o safari funciona mas o camino nao. nao tem opçoes para configurar a proxy por isso deduzo que use as configuraçoes d rede gerais cm o safari... alguem com problema semelhante?

lickyyy
23-09-2007, 23:10
s alguem m kiser responder agradecia...

Meje
24-09-2007, 00:31
Eu não tenho esse problema, usava o camino e o bonecho, nem usava o safari quando usava o computador na universidade. Mas julgo que não é este tipo de respostas que procuras.

Madril
24-09-2007, 10:29
Depois de utilizar o Camino durante cerca de um mês, passei-me ontem para o Flock dado que estava a ter erros estupidos no Camino.

Por exemplo chegava-me a por 1 dos cores do CPU a 100%. Tinha que fazer force quit

lickyyy
24-09-2007, 22:54
bem ng m curte... desinstalei o camino e instalei o firefox.

Meje
25-09-2007, 01:23
O Bonecho é o firefox optimizado para OS X.

Eu tenho tido necessidade de ter muitas tabs abertas durante muito tempo e acabei por me ver obrigado a virar-me pro Safari. Os outros ficavam lentissimos ao fim de algum tempo assim (muitas horas, por vezes dias). Até estou a gostar da experiência, acho que agora vou ficar por este por enquanto (experimentei Opera - não gostei; Camino - foi o meu browser por algum tempo; Bonecho - o que usei mais tempo; Safari - estou a usar há umas semanas).

3dhouse
27-09-2007, 10:59
Tambem estou a ter problemas com o Camino. Não consigo ver video wmv com o plug-in flip4mac. E anda a comer muitos recursos, com apenas 3 ou 4tabs abertas com sites que nem são muito pesados

Stellar
27-09-2007, 19:16
Safari com o pit helmet, inquisitor 3 e o saft fica muito bom, ainda não tá tudo como gostaria, mas é mesmo assim...

Meje
27-09-2007, 19:25
Só queria ter no Safari uma barra de pesquisa em baixo como a do firefox, com isso acho que para mim deixava de haver dúvidas relativamente a browsers...

ebmac
27-09-2007, 21:44
Meje, o que te aparece com a maçã+f não chega!?

3dhouse
28-09-2007, 10:41
O que sinto falta nos browsers para mac é o botão para ir à homepage. Aquela barra de procurar no google ficava para outro motor de busca. Mas não se pode ter tudo...

ebmac
28-09-2007, 11:11
3dhouse!!! botão de homepage??? isso é só customizar…

gajo nú
28-09-2007, 15:47
Safari 3 beta mudou todo o panorama em relação ao Safari.

Deixei de precisar do BonEcho e passei para um ambiente OS X friendly como pretendia.
No entanto reconheço que há quem precise de ficar no Firefox/BonEcho devido a plug-ins e que quem se habituou ao mesmo querendo algo mais perto do OS X também queira utilizar o Camino.

Por mim a escolha é mesmo, Safari 3 beta que me tem dado muito menos problemas que a versão 2.

Resumindo, não há browsers perfeitos, mas quase. :)

ebmac
01-10-2007, 17:17
Boas! Para já e como já mencionaram, e muito bem, aqui, não há browser perfeito! O Safari tem muita coisa boa, mas depois falha nalgumas páginas (o 2), o Firefox carrega bem todas as páginas mas é lento para xuxu, tanto a abrir como com muitas tabs, é para esquecer… O Opera é bastante completo mas funciona mal com algumas páginas tb, tipo Blogger!!! O Navigator é como o Firefox mas nunca o experimentei muito aprofundadamente. Depois há uns engraçados como o Flock (muita lento), o Omniweb (satisfatório mas não muito), o Shiira e poucos mais… O que me levou a fazer este comentário são umas dúvidas que tenho com o Camino. São elas: como é que afinal funcionam as passwords e users????!!!! Nunca funciona, tenho sempre de escrever o user e a password, mesmo depois de lhe dizer para ele gravar!!!; como desactivar o Check Spelling As You Type???!!! Não gosto que me corrijam enquanto escrevo :) ; como activar o autocomplete address dos bookmarks???!!! Não quero o do Histórico, esse dá para activar pelo Terminal.
Sinceramente o Camino e o Safari são agora os meus browsers web preferidos mas têm ambos as suas falhas. O Safari tem por default o autocomplete address, que é muito bom e permite desactivar o Check Spelling As You Type, quanto a passwords funciona bem até, portanto, falha na leitura de certas páginas, a versão 3 sei que não falha mas muda o webkit e lixa algumas Widgets. :(
So… Se alguém souber como fazer isto no Camino "diga-o" aqui… :)

Obrigado e cumprimentos

ebmac
02-10-2007, 11:03
Bom, dum momento para o outro parece que o Camino já reconhece algumas passwords e os respectivos usernames, mas só nalguns casos… :) Está melhor!!!

Gurzi
01-11-2007, 13:38
o Camino atrofia-se todo com a tecnologia Ajax, e eu que sou programador sinto bastante isso :s

mpLopes
05-11-2007, 23:51
Outro pormenor que lhe falta é a possibilidade ver pdf's inline!

Alguém tem como resolver isso? =)

istayaway
06-11-2007, 19:49
Firefox coiso e tal... bah...
BonEcho ah pois... mas !
Camino vira á esquerda Pumba.
Opera muita uva e pouca parra?
Safari é mais zebras do que jipes

Internet Explorer 7 áparte de uns restarts involuntarios funciona mto bem e é completo que chegue :)

e se dessemos a mao á palmatória a Microsoft desta vez? faria assim tao mal?

ebmac
06-11-2007, 21:14
Bem, estávamos aqui a falar de pequenos pormenores dos melhores browsers que existem… o IE, seja ele qual for, está completamente fora de questão. É mau em tudo, não visualiza bem o que todos os outros visualizam. Estou farto de abrir um blog do blogspot e o IE mete tudo ao lado, é impossível de ler aquele blog, já para não falar de muitos outros sites.

diogovans
06-11-2007, 21:17
Pá gostas do IE, mas não digas que o Firefox é pior
Por exemplo a maneira como mexo nos favoritos no firefox é só drag and drop para a barra de favoritos no topo, enquando no IE:zzz::zzz: tenho de abrir a barra dos favoritos e ter aquilo a ocupar-me espaço de lado

E mais fui agora ver não há IE para Mac...

g4j0
07-11-2007, 04:00
Opera muita uva e pouca parra?

LOL, que tiro ao lado

parkpre
08-11-2007, 14:15
Eu uso o Firefox à bastante tempo. Tudo porque desde o tempo do OS X 10.2 o safari não abria bem algumas paginas. Algo que o safari tem vindo a resolver. O facto que me mantém preso ao firefox é porque tenho ja muitas passwords gravadas nele e não descobri ainda maneira de as importar para a keychain, de forma a voltar a usar o safari ou o camino.

Gurzi
08-11-2007, 22:45
Sou só eu, ou não consigo ver noticias do www.record.pt ?

a primeira página aparece, mas quando carrego numa noticia é mentira :s

é só cmg ?

g4j0
09-11-2007, 00:23
não. pelo menos já li por aqui pessoal com o mesmo problema, não me lembro é se no Camino ou no Safari msm

nmat
09-11-2007, 00:26
Eu consigo, tanto no Safari como no Camino

mpLopes
12-11-2007, 16:12

Aqui também!

OldMan
12-11-2007, 22:46
Vou aproveitar para fazer uma pergunta sobre o camino.

Quando tenho muitas abas abertas e quero navegar nelas usando a barra das abas como faço? No firefox (windows) fazia isso usando o scroll, e as abas iam passando tipo rodapé.
No camino não consegui fazer isto, mesmo que carregue naquela setinha lá ao lado consigo escolher a aba pra onde quero ir, mas ela não fica selecionada (nem sequer fica visivel) na barra das abas.

3dhouse
14-11-2007, 16:45

como conseguiram? eu só consigo ler as noticias no Camino. No safari não abre a notícia

nulio
13-12-2007, 20:14
Estou a curtir do camino até, embora ainda não tenha navegado muito no novo MacBook. No entanto isto consome recursos para caraças, já tive apenas um tab aberto a consumir 20% cpu, 4 tabs 40%, e tudo sites leves levezinhos....

O novo safari vale mais a pena do que o camino?

Cumps

ruimoura
13-12-2007, 20:34
Estou a curtir do camino até, embora ainda não tenha navegado muito no novo MacBook. No entanto isto consome recursos para caraças, já tive apenas um tab aberto a consumir 20% cpu, 4 tabs 40%, e tudo sites leves levezinhos....

O novo safari vale mais a pena do que o camino?

Cumps

Vão dar quase ao mesmo, mas o Safari é bem mais leve e mais rápido (é a tal integração no sistema, tipo IE no windows ...). Por exemplo, para iniciar, o Safari nem 2 segundos demora ...

OldMan
15-12-2007, 15:59
Uma coisa que me faz muita falta é ter oportunidade de reabrir uma aba que tenha fechado sem querer, alguém sabe se há maneira de fazer isso?

g4j0
15-12-2007, 16:04
histórico?

OldMan
15-12-2007, 16:42
E como é que é suposto eu adivinhar qual foi o site que fechei?

Ricardo.RPL
15-12-2007, 17:32
Uma coisa que me faz muita falta é ter oportunidade de reabrir uma aba que tenha fechado sem querer, alguém sabe se há maneira de fazer isso?

History > Recently Closed Tabs

OldMan
15-12-2007, 18:23
Camino 1.5.3 e não tenho nada disso :|

Ricardo.RPL
15-12-2007, 20:56
Camino 1.5.3 e não tenho nada disso :|

Meh então esquece :P. É uma feature do Firefox, e como o Camino é baseado em Firefox, pensei que também tivesse isso. My bad...

lluis
09-01-2008, 13:28
Conseguem abrir a página do sol.sapo.pt ?

ruimoura
09-01-2008, 13:58
Conseguem abrir a página do sol.sapo.pt ?

Perfeitamente ...

lluis
12-01-2008, 08:39
Já agora:

This list contains several useful features that can be difficult to discover in Camino:

Option-Scroll Down – Back
Option-Scroll Up – Forward
Control-Scroll Up – Make Text Smaller
Control-Scroll Down – Make Text Bigger
(Note: In 10.4.8, the OSX mouse zoom overrides this function by default. In this case, you must use Control-Option-Scroll or Control-Command-Scroll to change the text size. You can change the hot key for the mouse zoom in System Preferences/Keyboard & Mouse/Mouse.)
Shift-Scroll Up – Scroll Left
Shift-Scroll Down – Scroll Right
(Note: This applies to most applications on OSX, not just Camino. Only mentioning it because it is a little known function.)
Space Bar – Page Down
Shift-Space Bar – Page Up
Forward Slash – Initiate Find-As-You-Type
Option-Click on a link- Download Link
Command-Click on a link – Open Link in New Tab
Command-Option-Click and hold – Drag Page in Any Direction
Delete – Back
Shift-Delete – Forward