View Full Version : help me

replicuss
14-06-2007, 20:25
Boas pessoal . tenho 13 / 14 anos e queria começar a moddar uma coisa simples . o meu objectivo seria tentar reduzzir o tamanho do meu pc . tavez fazer algo em acrilico . por onde começar ? agradecia algumas dicas / ideias do ke tenho de fazer . (so quero fazer isto devido a querer transportar o meu pc facilmente ) tenho algum € para gastar e queria ver se fazia uma coisa bem deita ! =D

strait_up
14-06-2007, 20:36
boas, benvindo, e é esse o espirito! tens um objectivo, o que já é um começo, tornar o computador mais portatil... a primeira sugestão que dá menos trabalho e é a mais facil é meter-lhe umas rodinhas, tens rodinhas do estilo das lianli ou podes meter rodinhas de skate etc.

para tornar a caixa mais pequena, é dificil moddar uma caixa atx de aluminio para a tornar mais pequena, por isso terias que montar uma caixa de raiz, em acrilico tens a vantagem de não ser preciso rebitar/soldar nada, só aparafusar.

consulta alguns sites sobre o assunto, uma caixa em acrilico muito louca por exemplo é esta :http://www.xoxideforums.com/case-gallery/55864-toxo-plasmosis.html

boa sorte com isso

replicuss
14-06-2007, 20:47
o site está muito fixe , eu já fiz uma "maquete em cartão em que o computador ficaria com 38cm (comprimento)e 18cm (largura) e 13cm largura embora eu esteha a fazer as medidas com uma board muito antiga (com uma asus deve ficar um pouquinho maior). Mas penso que tenho um problema . o aquecimento , visto que so teria 2 fans :s e o espaço muito apertado . :S confuso ainda . Haverá mais alguma maneira por onde deva começar ?

dark_fenix
14-06-2007, 21:13
nao ta facil isso ne? pois, o melhor é saberes as caracteristicas do k vais por la dentro, é o k te aconselho...
quando ao akecimento, a maneira de o contornar, é preciso ser-se astuto para isso, ter presentes as ideias da fisica em relação ao calor etc...
eu posso ir-te ajudando, vai pondo ai imagens do projeto, uns desenhos e tal...
cumps e boa sorte

dark_fenix
14-06-2007, 21:14
boas, benvindo, e é esse o espirito! tens um objectivo, o que já é um começo, tornar o computador mais portatil... a primeira sugestão que dá menos trabalho e é a mais facil é meter-lhe umas rodinhas, tens rodinhas do estilo das lianli ou podes meter rodinhas de skate etc.

para tornar a caixa mais pequena, é dificil moddar uma caixa atx de aluminio para a tornar mais pequena, por isso terias que montar uma caixa de raiz, em acrilico tens a vantagem de não ser preciso rebitar/soldar nada, só aparafusar.

consulta alguns sites sobre o assunto, uma caixa em acrilico muito louca por exemplo é esta :http://www.xoxideforums.com/case-gallery/55864-toxo-plasmosis.html

boa sorte com isso

tou a ver k sabes a lei de ohm... nao sei se é assim k se escreve lol...
so sabes essa? :)

replicuss
14-06-2007, 21:27
disco 500gb sata2 7200rpm(samsung
board asus p5b
processador intel coreduo e6300 775box 2m
ram 1024mb ddrii 667 (kingston)
dvd lg 16x
gravador dvd-rw/mais rw lg h50lightscribe
fonte ainda nao sei o que vou comprar talz«vez 500 wts

(ainda nao tenho nenhuma destas peças , so quando sober o que vou fazer e que vou comprar) o que acham deste pc ?

KingjacK
14-06-2007, 22:04
tens € suficiente?,e grafica?

cumps

replicuss
14-06-2007, 22:12
Com 1000€ ja devo conseguir fazer isto xD gráfica ainda não sei bem qual meter =D

KingjacK
14-06-2007, 22:26
1000€ 8|8|8|8|

so eu é ke nao sou rico OMFG!!!!

com esse dinheiro tens isso e bem melhor! ja vi updates de 400€ bem melhores que isso!

se optares por uma caixa de acrilico opta por uma reagente a UV!, da mta stlye

cumps

replicuss
14-06-2007, 22:26
http://img412.imageshack.us/img412/6874/pcml3.pnghttp://www.techzonept.com/%5BURL=http://imageshack.us%5D%5BIMG%5Dhttp://img518.imageshack.us/img518/4572/imgpcuv7.png%5B/IMG%5D%5B/URL%5D (http://imageshack.us)

KingjacK
14-06-2007, 22:30
uiui se nao puseres isso nem que seja um coche maior daki a uns tempos vais ter 1000€ queimados!

replicuss
14-06-2007, 22:32
http://img518.imageshack.us/img518/4572/imgpcuv7.png (http://imageshack.us)

strait_up
15-06-2007, 00:37
tou a ver k sabes a lei de ohm... nao sei se é assim k se escreve lol...
so sabes essa? :)

lol é lei de ohm sim, e sei mais algumas também :lol:

quanto a caixa, teres uma caixa pequena nao é obstaculo ao arrefecimento, tens é que ter bom fluxo, se o ar quente estiver constantemente a ser trocado por ar fresquinho nao ha crise.

comentando os esquemas que meteste, é uma ideia bastante arrojada, a minha recomendaçao para essa caixa que tas a imaginar é manter a fonte de alimentaçao bem arejada principalmente a saida do ar quente bem aberta e desimpedida, uma ventoinha a fazer intake na caixa preferencialmente directamente sobre o disco e outra a fazer outtake e para refrescares grafica e CPU só com WC mesmo porque a bufo não tens espaço pra montar as fans nem dissipadores.

qq coisa apita

KingjacK
15-06-2007, 11:00
ja agr no desenho onde esta o coller do CPU?

filisilva
15-06-2007, 11:31
devias fazer esses desenho com uma escala..ou com as medidas corretas... pa puderes colocar tudo direito...

*André.GriLo*
15-06-2007, 12:11
Bem vindo ao forum

epa isso realmente
ate pode ficar fixe
se queres fazer em acrilico
ui vai sair uma beks carinho
comessa a juntar dps compras o acrilico td junto

cumps

KingjacK
15-06-2007, 12:47
carinho? o rapaz tem 1000€ pa gastar nu pc e fica caRINHo?

cumps

CmdC
16-06-2007, 09:16
o site está muito fixe , eu já fiz uma "maquete em cartão em que o computador ficaria com 38cm (comprimento)e 18cm (largura) e 13cm largura embora eu esteha a fazer as medidas com uma board muito antiga (com uma asus deve ficar um pouquinho maior). Mas penso que tenho um problema . o aquecimento , visto que so teria 2 fans :s e o espaço muito apertado . :S confuso ainda . Haverá mais alguma maneira por onde deva começar ?

Vais ter q aumentar essas medidas por causa da board... A Asus P5b mede 30.5cm de altura (comprimento)
por 24.4cm de largura, por isso tens q aumentar na largura cerca de 7cm.
http://www.asus.com/products4.aspx?modelmenu=2&model=1178&l1=3&l2=11&l3=307&l4=0
Normalmente as boards modernas medem todas o mesmo.

*André.GriLo*
16-06-2007, 11:07
carinho? o rapaz tem 1000€ pa gastar nu pc e fica caRINHo?

cumps

tem 1000€??
fgo
ñ li essa parte
atao ñ sei
mas o acrilico sai caro

replicuss
16-06-2007, 14:29
Vais ter q aumentar essas medidas por causa da board... A Asus P5b mede 30.5cm de altura (comprimento)
por 24.4cm de largura, por isso tens q aumentar na largura cerca de 7cm.
http://www.asus.com/products4.aspx?modelmenu=2&model=1178&l1=3&l2=11&l3=307&l4=0
Normalmente as boards modernas medem todas o mesmo.

Pois isso tambem e' verdade eu fiz a maquete com cartao e foi com um pc muito antigo(com uns 7 anos se nao me engano) isso vai ficar claramente maior uns 10cm no minimo .

CmdC
16-06-2007, 16:45
Boas pessoal . tenho 13 / 14 anos e queria começar a moddar uma coisa simples . o meu objectivo seria tentar reduzzir o tamanho do meu pc . tavez fazer algo em acrilico . por onde começar ? agradecia algumas dicas / ideias do ke tenho de fazer . (so quero fazer isto devido a querer transportar o meu pc facilmente ) tenho algum € para gastar e queria ver se fazia uma coisa bem deita ! =D

Se o fizeres só em acrilico, aconselhava-te a tentares arranjar uma mala ou bolsa para protegeres
o Pc... o acrilico pode até ser resistente mas se o transportares assim sem mais nem menos
podes dar com ele nalgum sitio com mais força e zás... :(
Tive a ver o teu sketch e talvez de para pores a fonte com a ventoinha virada pró lado do disco,
é q como a tens no sketch a tampa vai dps cortar muita da performance da ventoinha... se a
virares pró lado do disco sempre xupa melhor o ar quente vindo das outras peças
:kfold:.

KingjacK
16-06-2007, 16:47
sinceramente nao sei onde vai ficar o coller do processador!

strait_up
18-06-2007, 13:53
Se o fizeres só em acrilico, aconselhava-te a tentares arranjar uma mala ou bolsa para protegeres
o Pc... o acrilico pode até ser resistente mas se o transportares assim sem mais nem menos
podes dar com ele nalgum sitio com mais força e zás... :(
Tive a ver o teu sketch e talvez de para pores a fonte com a ventoinha virada pró lado do disco,
é q como a tens no sketch a tampa vai dps cortar muita da performance da ventoinha... se a
virares pró lado do disco sempre xupa melhor o ar quente vindo das outras peças
:kfold:.

em relaçao a fonte, normalmente a ventoinha da fonte nao se poe a "chupar" mas sim a "bufar", porreiro era meter as entradas de ar da fonte viradas para o disco que tb ajudava a absorver o calor desse lado, e uma fan de caixa pra esses lados tambem nao fazia mal

em relaçao ao cpu/chipset/grafica, para nao ter que ter esses problemas de onde vai por as coisas eu ja tinha sugerido WC com o radiado fora da caixa, assim poupava espaço em dissipadores gigantes la dentro e arrefecia bem... mas claro que fica um pouco mais caro

Deeplay
23-06-2007, 01:02
Sinceramente nao sei onde é que vais por os componentes todos do pc... so mesmo s a caixa for larga... (nos teus esquemas alta) é que ter o disco por cima da board é um bico de obra e tens de escolher bem o sitio porque estas a esquecer do sitio das memorias ram, do cooler do cpu, das outras entradas da board (outras pci)!!! para nao falar de onde é q vao passar os cabos e o AR!!! :wow:

outra coisa tem de chegar ar ao cooler do cpu(onde quer q ele esteja) de preferencia fresquinho e por aquilo que percebi a board supostamente vai tar sobreposta com o disco! ja pra nao falar das memorias e do chip7 da board que nao vao aquecer vao "cantar em unisono we are on fire!!!" :004::004::004::004::004: :-D :lol:

e outra coisa com esse investimento (1000€) os componentes sao merecedores de melhores "condiçoes de trabalho" isto é so a minha opiniao mas força bom modd por esses lados...

strait_up
23-06-2007, 11:09
outra coisa tem de chegar ar ao cooler do cpu(onde quer q ele esteja) de preferencia fresquinho e por aquilo que percebi a board supostamente vai tar sobreposta com o disco! ja pra nao falar das memorias e do chip7 da board que nao vao aquecer vao "cantar em unisono we are on fire!!!" :004::004::004::004::004: :-D :lol:

pah, andas a dormir, nao precisa de chegar ar ao cpu e ao chipset nem a grafica se tiver WC.

o unico ar que vai ter que ter dentro da caixa é para o disco e as rams, a fonte da uma ajuda a tirar ar de la de dentro. isso de planear uma caixa pequena é dificil mas nao é assim tao dificil, ha soluçao pra tudo... desliguem os complicometros... ah e leiam os posts que tao para tras (ja falei prai 3 vezes em WC)

cumps

Deeplay
23-06-2007, 17:08
pah, andas a dormir, nao precisa de chegar ar ao cpu e ao chipset nem a grafica se tiver WC.

o unico ar que vai ter que ter dentro da caixa é para o disco e as rams, a fonte da uma ajuda a tirar ar de la de dentro. isso de planear uma caixa pequena é dificil mas nao é assim tao dificil, ha soluçao pra tudo... desliguem os complicometros... ah e leiam os posts que tao para tras (ja falei prai 3 vezes em WC)

cumps

:lol: olha eu li... mas se reparares bem ele ainda nao assumiu que vai usar a tua brilhante ideia!!! e se tu tambem leres ves que ha muita "boa" gente que ta a comentar a possibilidade de existir e de melhorar a circulaçao do ar logo acho que nao e por teres uma ideia que temos de aceitar e dizer AMEN!!
para alem do mais à partida um pc é feito com REFRIGERAÇAO A AR!!! (a maior parte dos pcs tem refrigeraçao a ar!) por isso como ele ainda nao disse como fara o pc!! ja pra nao falar que nao sou muito a favor do WC (porque isso de ter "agua" junto com material electrico/informatico nao vai muito bem...)
outra coisa ja que tas a falar em ler... ja viste que ele pediu algo simples pra um rapaz que nao sabe bem a idade que tem (13/14 anos) penso que o mais simples sera mesmo o AR!! :007::-D:joker:

e se ele quer algo mais pequeno existe uma maneira de ficar apenas com a altura do pc como ele ta e tirar o espaço q ta dedicado aos discos e drives... isto é altura da board + fonte e a largura da fonte
agora n me apetece tar a fazer desenhos mas mais tarde se surgirem duvidas eu posto um esquema...