View Full Version : Alimentar portátil através de entrada de bateria

souto
12-06-2007, 14:54
Vivam,

Tenho por aqui um portátil que não carrega nem liga, porque o conector de entrada de alimentação foi ao ar, já tentei soldar um novo mas não dá; provavelmente o circuito foi ao ar.

Mas, se ligar o portátil através da bateria, ele funciona.

A pergunta que tenho é: será possível alimentar o portátil através do sítio da bateria? Pelo que vi, existem dois terminais grandes na bateria (que devem ser o positivo e negativo), e outros devem ser de gestão de energia, pelo que penso que não são necessários.

O transformador debita 19V; a bateria debita 14,8V; que transformações são necessárias para baixar a tensão?

Obrigado e cumprimentos.

Daniel Maia
12-06-2007, 22:40
O que queres fzr é carregar a bateria "manualmente"? se for isso..não precisas de transformações...ligas directo o carregador à bateria...

cumps

[EDIT] já percebi o q tu queres....penso q não é por alguns volts q isso vai arder...penso q podes ligar sem problema..

Se quiseres baixar penso q tens de colocar uma resistência de potência...prai de 5 ou 7W de 10ohm..

cumps

strait_up
12-06-2007, 23:06
assim a trolha, lei de ohm... metes uma resistencia, calculas o valor dela pela formula R=4,2/i em que i é a intensidade da corrente que sai do carregador (tu só meteste a tensao)

o daniel maia é capaz de ter razao, isso n deve de queimar se fizeres ligaçao directa, mas pra jogar pelo seguro baixas-lhe a tensao com uma resistencia (se ele disse 10ohm é pq deve ser... eu cá n sei qt esse carregador manda de i)

boa sorte

cumps

JAFoNEXUS
16-06-2007, 17:55
uma resistência não é uma boa opção porque a corrente pedida ao transformador varia muito dependendo com o que estás a fazer no PC ...

KingjacK
16-06-2007, 18:10
pois é!

phonix
16-06-2007, 18:20
o ideal era teres um carregador desses universais e regular para os 15v...
aproveitando esse transformador, podes colocar na linha do positivo diodos em serie para fazer a queda de tensao dos 19 para os 15, tens que ter em atençao com a corrente...

se fosse eu comprava arranjava uma caixa pequena de plastico a venda nas lojas de electronica, nela colocava os diodos (do tipo transistor, so que com dois terminais) colocava-os num dissipador de aluminio, atençao que alguns diodos a parte metalica que liga ao dissipador nao é isolada, logos tinhas que isolar os diodos do dissipador,ficavas com uma soluçao para durar...

g_card
16-06-2007, 23:17
o ideal era teres um carregador desses universais e regular para os 15v...
aproveitando esse transformador, podes colocar na linha do positivo diodos em serie para fazer a queda de tensao dos 19 para os 15, tens que ter em atençao com a corrente...

se fosse eu comprava arranjava uma caixa pequena de plastico a venda nas lojas de electronica, nela colocava os diodos (do tipo transistor, so que com dois terminais) colocava-os num dissipador de aluminio, atençao que alguns diodos a parte metalica que liga ao dissipador nao é isolada, logos tinhas que isolar os diodos do dissipador,ficavas com uma soluçao para durar...
ao isolar podia ter o problema de nao dissipar bem.....
por causa das duvidas, o ideal era uzar um mini dissipador para cada um...
http://www.cpemma.co.uk/graphics/zalman.jpg

BoGGy
18-07-2007, 09:23
Atençao! A Bateria serve de establizador da corrente... O tranformador deixa passar oscilaçoes pois a corrente nao fica 100% continua.. Isto pode provocar aquecimento ou instabilidade ou mm avaria..

Em principio uns condensadores em paralelo resolvem isso.. Mas nao sei com que capacidade!

abraço

Daniel Maia
18-07-2007, 13:12
Cerca de 1000uF para cada 1A de corrente