View Full Version : iniciação à programação
joaospinto 09-06-2007, 21:51 ola pessoal. eu ha 3 anos ou pouco mais aprendi C e durante um ano ainda fiz muitas cenas fixes... só que como, digamos, é uma linguagem "elementar" - e para quem quer fazer de modo facil nem sempre tudo corre como queremos - estava interessado em saber a vossa opiniao sobre o assunto. eu gostava de aprender algo portavel e prático mas também que nao complique muito, ou seja, nao quero que seja tudo feito por mim - senao perde a piada :P. o que me recomendam? que fique com C e ganhe pratica que acabo por nao ter esses erros? ou outra coisa...
Eu ainda só aprendi C, Scheme e Assembly PEPE, mas se falas em portabilidade e simplicidade, porque não java?
ola pessoal. eu ha 3 anos ou pouco mais aprendi C e durante um ano ainda fiz muitas cenas fixes... só que como, digamos, é uma linguagem "elementar" - e para quem quer fazer de modo facil nem sempre tudo corre como queremos - estava interessado em saber a vossa opiniao sobre o assunto. eu gostava de aprender algo portavel e prático mas também que nao complique muito, ou seja, nao quero que seja tudo feito por mim - senao perde a piada :P. o que me recomendam? que fique com C e ganhe pratica que acabo por nao ter esses erros? ou outra coisa...
Acabaste de descrever o Python, item por item.
facilidade e compreensivel? java e c# talvez.
joaospinto 10-06-2007, 19:12 e quais sao as principais diferencas entre python e java? as duas sao boas no que toca a serem portaveis certo?
e o que pensam do ruby e do perl?
já agora, acho importante que a linguagem seja opensource (já disse que a queria portavel, logo tambem nao exclui grande coisa...) e simples - nao me dou bem com complicacoes...
e PHP, nunca percebi: é só usado para "motor" de programas relacionados com paginas de internet ou também para programas, digamos, "normais"?
Python ouvi dizer muito bem, também em termos de portabilidade...JAVA dá em tudo. Por exemplo, tínhamos este ano um simulador utilizado na cadeira de Arquitectura de Computadores, e o mesmo programa corria em Mac, todos os Windows e Linux's...
joaospinto 10-06-2007, 19:49 outra duvida, java nao e um bocado "pesado" para correr? ou é uma simples coincidencia com os programas java que uso... nao se esquecam do resto do meu post anterior :)
Regra geral é um pouco memory hog, creio eu, mas se tens um PC da era P4 não deves ter problemas...
Ruby e Perl - não faço ideia, nunca programei com elas...
PHP - acho eu que é mais orientado para isso, mas podes também fazer bases de dados com isso...
Python é OpenSource, mas acho que java não é, até porque foi criado por uma empresa...
joaospinto 10-06-2007, 23:10 a wikipedia considera java uma linguagem livre... mas tipo o solaris é da sun também e agora é aberto - estou certo? por isso nao me admirava muito... pa, mas acho que java é mt pesado por ser corrido numa maquina virtual (dai ser portavel)... espero nao tar a dizer nenhuma asneira, mas é a unica que é corrida desse modo certo?
já agora, o que acham de D? e tipo, é dificil de arranjar livros ou tutoriais de ruby e isso? vale a pena aprender linguagens, digamos, nao tao "classicas"? ganhase alguma coisa em usalas em vez de outras como C?
Recomendo java. Facil de aprender, portavel e sim, recentemente a SUN tornou a linguagem open-source. É um pouco pesado, mas aprendendo a programar em java, depois facilmente passas para outras linguagens como C++ por exemplo.
joaospinto 12-06-2007, 00:29 eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...
eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...
C++ é diferente de C .. ja engloba programacao orientada a objectos como o java.... daí eu dizer que aprendendo um deles facilmente passas para o outro.
Quanto a linguagens interpretadas ... depende de qual o teu objectivo em aprender a linguagem.
MaxDamage 12-06-2007, 01:21 eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...
Aprendeste, até que ponto? C tem muito para explorar, estruturas, pointers (dominar pointers é bastante importante imo), alocação dinâmica de memória, saber utilizar correctamente os .h e ja agr os makefiles, e outras coisas mais avançadas (recorrendo a interfaces/bibliotecas adequadas) como threading, processos e comunicação entre estes, etc etc etc. A minha sugestão é sempre começar em C, passar para C++, e depois disso o mundo é o limite lol, javas, phps, etc :p.
|
|