View Full Version : Windows Vista - Problemas com RAID!!!!
FelixtheCat 01-06-2007, 01:52 Boas Noites ppl,
Preciso urgentemente da vossa ajuda, não consigo instalar o Vista no meu portatil visto não me reconhecer os discos depois de ter tentado com os drivers sata e nada.....
Alguem me pode ajudar!?
A configuração do meu portatil é esta:
Fujitsu Siemens Amilo Xi 1546 * 17" WXGA+(1440x900) CrystalView * Core 2 Duo T7200 * 2x 512Mb DDR2 533 * ATI Mobile X1800 256MB GDDR3, MXM-III Tech * HDD 2x 120Gb 5400RPM 8Mb Cache SATA, RAID 0 * LAN * Wireless * Bluetooth
Obrigado
Pedro Félix
FelixtheCat 01-06-2007, 17:31 UP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
Já tinhas raid noutro SO no portatil? na bios tens os discos como raid? e o raid configurado?
edit:
http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3395&review=Fujitsu+Siemens+Amilo+1526
A very interesting feature of the Xi is the ability to configure the two hard drives yourself to run in RAID 1 or RAID 0. Raid 1 will give you optimal security for your files but RAID 0 will give you the best performance in games. I configured the hard drives in RAID 0 for this review.
Setting up RAID 0 was very easy and I have regulated everything through the BIOS. Something that you must not forget is that all your files will be erased when configuring RAID.
FelixtheCat 01-06-2007, 18:35 Boas Kamipt (http://www.techzonept.com/member.php?u=43247) vbmenu_register("postmenu_1681215", true);
Obrigado pela tua resposta,
Tenho o Media Center 2005 instalado com o portatil e na Bios estão configurados como RAID agor não sei se estão devidamente configurados,
O estranho é que quando estou a instalar o Vista, quando vou a lançar os drivers RAID não aparece nenhum disco na listagem por isso não passa dali,
Gostava realmente que me ajudassem visto que comprei o vista e agora não o posso utilizar,
Cumps
Pedro Felix
Nova tentativa:
"I am just installing Vista Ultimate OEM version on an existing Raid 1 system that was set up with Windows XP. When the Vista setup reached the screen to show available drives there were no drives. I inserted the floppy with the Promise drivers for the ASUS P4P800-E Deluxe board and the used the browser to locate the A drive. Vista scanned the A drive and did not find any drivers for the ASUS board. In order to load the drivers it was necessary to expand the A drive to show all the drivers available and manually select the WinXP drivers from the available drivers. Once this was done the installation continued without a hitch. I am assuming Vista is looking for a Vista driver and not the WinXP driver, as Windows XP just scans the A drive after you press F6 when adding the drivers on a Windows XP installation."
FelixtheCat 01-06-2007, 19:24 Boas,
Eu tentei fazer isso gravando os drivers RAID para Vista64 num CDRW mas na altura que os vou carregar continua a não aparecer os discos. Mais alguma sugestão?
Cumps
Pedro Félix
FelixtheCat 01-06-2007, 19:37 Boas,
Eu tentei fazer isso gravando os drivers RAID para Vista64 num CDRW mas na altura que os vou carregar continua a não aparecer os discos. Mais alguma sugestão?
Cumps
Pedro Félix
igordafonseca 02-06-2007, 00:27 Que drivers raid é que estás a usar? Ou seja de onde é que as tirastes, do site do fabricante, do da mobo?
FelixtheCat 02-06-2007, 01:12 Obrigado pela resposta,
Tirei do site da intel
igordafonseca 02-06-2007, 12:42 Suponho que estás a copiar correctamente as drivers para a diskette. No processo de instalação do Vista logo no inicio é dada a opção de "load drivers".
Nesse caso depois de especificares a localização deveria reconhecer as drivers raid. Se tal não acontece então provavelmente não são as correctas.
O site do fabricante não tem nenhumas disponíveis?
FelixtheCat 04-06-2007, 12:42 Suponho que estás a copiar correctamente as drivers para a diskette. No processo de instalação do Vista logo no inicio é dada a opção de "load drivers".
Nesse caso depois de especificares a localização deveria reconhecer as drivers raid. Se tal não acontece então provavelmente não são as correctas.
O site do fabricante não tem nenhumas disponíveis?
Obrigado pela resposta mas fui ao site da intel e conforme a informação dos meus drivers saquei os que estavam disponiveis e passei para um CDRW e ao fazer o load drivers não me apareceram os discos par fazer a instalação,
Trata-se dos drivers para Intel 82801 GBM
Gostava que me ajudasse se fosse possivel,
Cumps
Pedro Félix
igordafonseca 04-06-2007, 14:08 A minha experiência é limitada nestes casos mas sempre que usei raid, até mesmo na instalação do Vista foi através de uma diskette. tenta copiar os ficheiros de raid, geralmente são poucos e leves em tamanho, não chegam a 1mb , para uma diskette ou pen usb.
Mostra o link das drivers que estás a usar s.f.f, uma vez que no site do fabricante do teu modelo não há nada disponível.
Edit: O que queres dizer "não me apareceram os discos par fazer a instalação"?
Já tens o raid criado?
FelixtheCat 04-06-2007, 16:03 A minha experiência é limitada nestes casos mas sempre que usei raid, até mesmo na instalação do Vista foi através de uma diskette. tenta copiar os ficheiros de raid, geralmente são poucos e leves em tamanho, não chegam a 1mb , para uma diskette ou pen usb.
Mostra o link das drivers que estás a usar s.f.f, uma vez que no site do fabricante do teu modelo não há nada disponível.
Edit: O que queres dizer "não me apareceram os discos par fazer a instalação"?
Já tens o raid criado?
Boas tardes e mais uma vez obrigado pela resposta,
Pois eu na realidade confesso que também não domino muito a matéria, eu sei é que tenho o XP Profissional instalado no meu Portatil e tenho os discos a funcionar correctamente,
Quando instalo o XP que vem de origem com o portatil não é necessario carregar os ficheiros RAID através do F6, agora quando vou a instalar o Vista aparece o ecra para fazer o "load drivers", e na realidade quando tento carregar os drivers que "saquei" do site da intel.com aparece como drivers compativeis com Vista mas depois não aparecem os discos para fazer a instalação,
Cumps,
Pedro Felix
igordafonseca 04-06-2007, 19:23 Parece-me então que o erro não é das drivers mas sim da configuração do raid. Na bios tens em principio uma opção que permite "ligar" o raid. Verifica se está activa.
Terás depois aquando do boot inicial uma opção que permite entrar na configuração do Raid, algo como F4.
Ai deves então criar o Raid que queres, neste caso o 0.
Isto porque me parece que o Vista não "vê" os discos porque o array não está criado.
FelixtheCat 05-06-2007, 19:00 Parece-me então que o erro não é das drivers mas sim da configuração do raid. Na bios tens em principio uma opção que permite "ligar" o raid. Verifica se está activa.
Terás depois aquando do boot inicial uma opção que permite entrar na configuração do Raid, algo como F4.
Ai deves então criar o Raid que queres, neste caso o 0.
Isto porque me parece que o Vista não "vê" os discos porque o array não está criado.
Mais uma vez Obrigado por toda a informação, vou tentar mais duvidas depois volto a escrever,
Aquele abraço,
Pedro Felix
Dr. Thrax 15-01-2008, 10:30 Bom eu penso ter uma solução pra esse problema
comigo resultou na migração do xp para o vista
tentem ver na bios se dá pra por o hdd em NON RAID mas antes tem que formatar no xp pra ter esse efeito atraves do GERIR caso contrario não aparece na instalação do vista
o problema e que não sei se resulta em todos os tipos de discos
bom com os SEGATE resulta
|
|