View Full Version : ventuinhya de rad de carro,como ligar aos 230v?

KingjacK
30-05-2007, 15:28
pessoal é assim , eu daki a uns tempos vou ter WC a correr no meu pc com um radiador de um carro, sim eles por norma e pelo tamanho nao precisa de fans devido ao seu tamanho mas eu quero ter melhores temps , por isso decidi obtar por pensar em por a ventuinha de origem do rad para o rad deforma a fazer melhores temps!!!

vamos ao que interessa!!!

tenho aqui a ventuinha e atras diz que é de 12V, ah primeira tava com ideia de a por numa molex mas disseram que estoirava com a fonte entao dessidi fazer uma ligaçao á parte mas com um transformador de 230v da corrente electrica(visto que a unica maneira de a ligar é á corrente elecrtica) para 12V (volt's da ventuinha) para depois fazer um interruptor para desligar i ligar kuando kiser ter temps melhores!!!!

por favor ajudem-me

tnhks

deskulpem o comprimento

darkbullet
30-05-2007, 15:59
em WC n consegues ter temps mais baixas k a temperatura ambiente...

mas o transformador para ter uma amperagem k aguente com essa fan fica kuase tao caro como um kit de WC novo

cumps

timber
30-05-2007, 16:05
Qual é a corrente pedida por essa ventoinha? Ou a potência (também serve)?

KingjacK
30-05-2007, 16:31
ela pede 12 volt's

timber
30-05-2007, 16:35
Sim a tensão pedida são 12 Volts já tinhas dito. O que gostava de saber era a corrente (à potência nominal) ou a potência (nominal)

KingjacK
30-05-2007, 16:39
nao percebi essas duas palavras, sou noob na electrecidade, ja experimentei fazer ligaçao directa com um carregador mas eu encaixo i nao anda!

timber
30-05-2007, 16:42
OK, a ventoinha tem alguma chapa com especificações?

KingjacK
30-05-2007, 16:43
tem so ke so diz 12 volte's nem diz a amperagem nem nada!!

tirando isso tem la umas letras

KingjacK
30-05-2007, 16:46
na ventuinha diz: GATESPA ASTI-ITALY, no outro lado: 12 V MP 4524128

so diz isto

Pedro Duque
30-05-2007, 17:06
Uma ventoinha de carro está ligada normalmente ao alternador que produz uma corrente brutal, por volta dos 10A-15A. Trabalha também com a bateria do carro que nunca tem menos de 10 A, certo ?

Por isso um transformador que te dê isso vai ser complicado... O melhor é arranjares uma bateria de carro e poes um carregador de baterias continuamente a recarregar a bateria! :-D

timber
30-05-2007, 17:07
Para esses valores uma linha duma fonte de PC deve chegar. A minha fonte tem linhas de 12 V de 18 A.

Fica-se é com uma boa porção da fonte pendurada nisso.

KingjacK
30-05-2007, 17:19
ui acho que nao vou ligar isto á fonte!!!!!

inda me arrebenta com isto, e o ké ke aconteçe se eu ligar directa aos 230v?
queimo a ventuinha?, queimo a tomada?

Squeezer
30-05-2007, 18:32
Boas..

Epah Maquinas Electricas, Hummmm Tipo corrente alternada 230v isso funca a corrente continua 12v...

És capaz de fazer o novo reclame do chocapic, sim estouras com o motor, apanhas um cagaço e depois é capaz de disparar o quadro.

Opah eu tenho 1 rad 120 ROSCOFF GT com uma fan a condizer. Tenho CPU e Chip7 refrigerado a agua e tenho boas temperaturas.

Nao inventes muito sn passas a ter Xuning em vez de Modding oh primo.
Por isso mete isso passivo.

Cumps

Killerjack
30-05-2007, 18:48
novo reclame da chocapic:joker::lol::joker:
essa foi boa squeezer

mas agr a falar a serio king se vais arranjar WC n convem k inventes mt podes arranjar umas fans cools e por ai pa adicionar senao passas a Xunning definitivamente
( a nao ser k assim n sei como consigas arranjar maneira de ligar essa ventoinha e depois d lhe fazeres um modding marado [pintura etc] ) se original segue os teus instintos e os conselhos dos outros

Cumps

KingjacK
30-05-2007, 18:48
entao, sem ventuinha do radiador do carro certo?

filisilva
30-05-2007, 18:51
Men... tens de melhorar no teu português, se usas o Firefox aconselho-te o add-on do dicionario em PT, que é excelente..sem ele daria mais 30% de erros que dou agora...

Quanto a tua ideia... é um bocado xuning..uma coisa dessas ou é para ser bem feita...ou então fica bastante mal... mas boa sorte com a tua ideia se seguires com isso para a frente..

ouve bem o squeezer que ele percebe... ah (obrigado por aquela dica da fonte, não é que o terra dáva sinal?!...resolução..mudar de extensão...aquela era dos chineses...)

timber
30-05-2007, 18:56
ui acho que nao vou ligar isto á fonte!!!!!

inda me arrebenta com isto, e o ké ke aconteçe se eu ligar directa aos 230v?
queimo a ventuinha?, queimo a tomada?
Provavelmente ias ver o comutador (a peça que produz o campo girante indispensável a qq máquina eléctrica) da máquina de corrente contínua a fazer o chocapic. Até podia ser perigoso porque poderia projectar as lâminas metálicas que o compõem e estas poderiam atravessar a carcaça da máquina.

De resto o que tu queres é que a fonte do PC já tem. Um transformador e um rectificador para 12V. Basta que descubras a corrente disso em funcionamento e ter uma fonte cujo rail de 12 V aguente com isso.

Mas sinecramente arranjava era uma fan apropriada e mais pequena para aplicações em PC.

KingjacK
30-05-2007, 19:03
nao percebo essa vossa ideia e eu por o pc xuning?(tirando o timber) eu só quero por uma ventuinha no radiador para arrefecer mais nada, chamam xuning a rad de wc homemade?

Killerjack
30-05-2007, 19:19
eu n xamo xuning a isso mas tipo tens d ter cuidado senao n fica nem xunning nem moddado mas sim destruido
percebes e é verdade presta atencao ao timber e ao squeezer eles percebem bue disto mt mais do k nós :lol:

KingjacK
30-05-2007, 19:39
sim, mas voces tocaram nao palavra xuning por ke raio, que eu saiba u8ma ventuinha para arrefecer nao é xuning nenhuma xuning é a mesmo koisa ke tuning mas so nso pc's!

g_card
30-05-2007, 20:16
Uma ventoinha de carro está ligada normalmente ao alternador que produz uma corrente brutal, por volta dos 10A-15A. Trabalha também com a bateria do carro que nunca tem menos de 10 A, certo ?

Por isso um transformador que te dê isso vai ser complicado... O melhor é arranjares uma bateria de carro e poes um carregador de baterias continuamente a recarregar a bateria! :-D

com 6 carros ca em casa a bateria mais pequena k tenho é uma de 45A....
um altenador pruduz muito mesmo... imagina noite, luzes, som, e se o carro for moderno as merdiçes todas electricas no motor... o alternador com isso td ainda consegue dar corrente para a bateria.

compra um fusivel com menos um bocadinho k a potencia da fonte e tenta...
se for da mesma potencia podes ter o azar de queimar o da fonte 1º

KingjacK
30-05-2007, 20:28
nao dará comprando um transformador para 12 V?

timber
30-05-2007, 20:31
Não, um transformador de 230 para 12 V o que te vai fornecer são 12 V AC.

Tu precisas de 12 V DC ou seja precisas ainda dum rectificador.

Squeezer
30-05-2007, 21:35
Boas...

A maior parte de voces nao esta a ver bem a coisa, passo a explicar.
Ele tem um rad em aluminio com as seguintes dimensões ~ 45x45x2. Tao a ver o bicho ??
Nao é daqueles radiadores de saufage, mas sim aquele da frente para arrefecer o motor!

Eu tenho 2 PC's a agua, um com rad de saufage em cobre prai 18x14x4 e so tem uma fan 120 para ajudar kalker coisa pke nao é grande coisa, e tenho temperaturas mais do que qualquer um certamente aqui do forum, eu tenho os pc's no sotao onde fica de manha a noite virado para o sol, agora tou com 26º @ 20:31. Aqui tosta

Nao te ponhas a inventar muito, a lampada e o radio ja foram a muito tempo...

Mas se keres mesmo arranja uma fonte 300W juntas os fios amarelos todos para o +12v e os pretos todos - ( isto para dividir a corrente ) e arranja um interruptor daqueles tunings tipo dos avioes pós misseis...
Depois é como o killer disse ou fica altamente ou fica uma bosta de cavalo!

Cumps

P.S: Preocupa-te primeiro o sistema, colocar tudo direitinho e a funcionar.. dps logo se vê!
P.S2: É uma consola
P.S.3: Filipe tás a ver ?? as vezes nem é o que a gente pensa!!!

Killerjack
30-05-2007, 22:31
E ixo King
Faz o k o Squeezer ta a dizer
e se kiseres ajuda pa procurar os componentes pede ai k eu talvez consiga puxar uns cordelinhos e arranjar algo curtido

e ja agr :kfold:

cumps

KingjacK
31-05-2007, 09:13
mas tipo eu para echer o rad de fans precisava de umas 10 fans de 12cm!!!!!

para prender pelo menos 2 fans ao rad tinha que furar o rad coisa que não quero!!!
cumps

filisilva
31-05-2007, 12:34
é assim, o que eu te digo é o seguinte..se queres mesmo fazer isso, faz para ficar decente, ou seja com pés e cabeça, não é só ligar os fios e por a ventoinha a funcionar, na minha opinião para ser um modding em vez de um xuning, para além de funcional têm de se enquadrar com o propósito, se simplesmente "colares" esse material na caixa vai ficar assim um pouco para o bizarro.

Boa Sorte para isso...

strait_up
31-05-2007, 12:48
a minha opinião é não te meteres nisso de montar a ventoinha do radiador, primeiro pq a ventoinha é DC e a alimentação em nossas casas é AC, ias precisar de um transformador com rectificador de uma potencia um bocado brutal, e no fim do mes a conta da luz upa upa... lol

recomendo-te ires investigar no campo, ou seja, vai a uma loja ver ventoinhas normais que funcionam razoavelmente ligando-as a tomada :p tirar medidas, e pensar bem no caso, como julgo que o radiador ia ficar fora do PC nao tens problemas de campos magneticos criados pela ventoinha e procurando bem tens ventoinhas dessas de praticamente todas as medidas e feitios.

outra solução, é a tal de meteres as tais 10 ou 20 fans de 120, mas corrigindo-te, não precisas de abrir buracos no radiador, ha umas abraçadeiras daquelas de plastico que tb se usam nos WC na cor que tu entenderes, prendem-te as fans no radiador sem buracos.

em termos de estetica tens que pensar bem pra isso nao ficar um valente xuning.... com imaginação chegas a uma solução

força puto

KingjacK
31-05-2007, 14:44
tipo, eu cria era por a ventuinha no rad e nao colada no pc !!! entendes fsilva?

é uma boa ideia por 10 ou 20 fans de 12cm , mas cada fan é por volta dos 5€ ora 5x10=50€ em 10 fans o que fica muito caro!!!!!

pensando bem na quaestao acho que primeiro vou por td a funcionar e so depois preocuparme com a refrigeraçao extra do rad!

filisilva
31-05-2007, 16:05
Eu não me estava a referir em colada no sentido físico mas sim no sentido figurativo...

Força nisso então...

KingjacK
31-05-2007, 19:47
é uma questao de suicidio i de malukice!!!

porque ainda me da na toina i meto isto numa molex i ecperimento na fonte se for á vida meto-vos um processo em cima por que me disseram para fazer:002::002::-D:-D:002::002::-D:-D

strait_up
31-05-2007, 20:32
é uma questao de suicidio i de malukice!!!

porque ainda me da na toina i meto isto numa molex i ecperimento na fonte se for á vida meto-vos um processo em cima por que me disseram para fazer:002::002::-D:-D:002::002::-D:-D

qs que de certeza que se fizeres isso a ventoinha nem abana :p

KingjacK
31-05-2007, 20:38
ppl ajuda urgente keru ligar isto a uma molex mas ligo ao amarelo ou ao vermelho?

cumps

strait_up
31-05-2007, 20:42
tas a gozar? :lol: omg, se queres ligar liga no amarelo e no preto... 12V mas isso nem deve fazer a ventoinha abanar...

ah! és livre de fazeres tudo que quizeres, e apenas estou a responder a uma duvida tua, n és obrigado a fazer só pq eu disse... se isso estragar alguma coisa eu n posso ser responsabilizado :P só pra avisar :lol:

KingjacK
31-05-2007, 22:15
mas acham que a fonte vai pa cova?

KingjacK
31-05-2007, 22:17
eu pus a ventuinha ligada a um caregador de movel acho eu, era transformador para 11v i a ventuinha tremia um kito mas so um kito

strait_up
31-05-2007, 22:31
se leres os replies mais atras vez alguem a tentar explicar que o que faz funcionar isso é o alternador de um carro, que é um aparelho que apesar de debitar 12V tem uma "amperagem" fenomenal, ou seja, um carregador de tlm que debita 800mA (amperes) nao cabe na cova de um dente dessa ventoinha, por isso é que eu disse que n ia rodar, n tens "força" suficiente nem na fonte, nem com um carregador.

tentei explicar numa linguagem mais acessivel, entendeste?

ps: para veres essa ventoinha mexer tens que arranjar um aparelho que tenha um output de 12V DC e pra cima de 10A (amperes)
algumas fontes dão isso... a minha por exemplo é de 350W na linha de 12V de output da 16A, se tiveres uma fonte aí em casa que n teja a ser usada le as especificaçoes da fonte e podes tentar ligar a ventoinha aí, mas la está, ias ficar com uma fonte unicamente a alimentar essa ventoinha...

KingjacK
31-05-2007, 22:43
parece que este bicho vai ser substituido!!

acham que o rad sem ventuinhas tem boas temps?

cumps

edit: se kiserem pics é so dizer

xprey
31-05-2007, 23:16
Pa ate era gira a ideia!! em vez de arrefecer ias ver essa cena a arder!!!!
Agora a serio podes sempre ir a 1 casa de transformadores e pedires 1 transformador pra isso eu axo k nao ia ser mt barato! mas tinhas ai 1 moding homemade algo original!!!

KingjacK
31-05-2007, 23:45
pois visto ke eu nao ando mt bem financeira mente entao decidi por este rad que deve ter umas lindas temps, mas pode ser ke fika surpreendido!

strait_up
01-06-2007, 00:06
entao deixa cá falar melhor, eu tive a googlar o assunto e encontrei um gajo pelo menos que ja fez isto de WC com radiador de carro, no caso dele era de um corola dos antigos, meteu tudo a funcionar sem ventoinha nenhuma, o radiador n tem ventoinha nenhuma mesmo, e so tem uma noise blocker na grafica (a meu ver podia tb meter um bloco na grafica e ficava um sistema mesmo 0 decibeis) continuando, segundo o gajo, o athlon 64 3000+ dele ta com OC a 2,4GHz funciona tudo muito bem só com o radiador sem ventoinha nenhuma.

e tu? tens mesmo a certeza que queres aventuras por causa de uma ventoinha?

KingjacK
01-06-2007, 00:35
e temps?

a ventuinha era so pa ir ao maximo das temps

Squeezer
01-06-2007, 03:10
Boas..

Bem vou dar a conhecer o meu caso, tenho um AMD Athlon 64Bits +3200 @ 2700 MHz [vcore: Default] tenho temperaturas com 27º Temperatura Ambiente no CPU tenho 30º Idle. Full chega aos 35º...

Bloco Homemade em Alumino, Radiador saufage cobre @ Toyota TwinCam, Bomba dos peixinhooos, Liquido Faser One.

Por isso mete a ventuinha na sala porque vem ai o calor e vais tostar mais tu do que o pc.

Cumps

The_Technician
01-06-2007, 03:19
pronto tá aki 1 tópico k vou poder ajudar...

A ventoinha dos carros ronda os 10 e os 15 amperes, de k carro é? é de metal ou plastico? de que marca é a ventoinha?

10 Amperes é mto como voces estão a imaginar, mas..., vou vos dizer 1 segredo
vai ali á niposom ope de alvalade tão la uns transformadores em bare, akilo é so ligar 2 fios k é pra ligar á ficha e 2 fiios k é pra ligar á ventoinha e axo k eles fazem na boa uns 8 ou 10 amperes, se fizeres 8 e a ventoinha for 10 amperes, o pior k te pode acontecer é keimares o transformador mais depressa, podes fazer 1 switch pra o desligares e ligares e pronto.

Agora sobre carros, realmente quem falou em 10 Amperes n sabe o k é 1 carro :lol: sem querer ofender claro...

Passo a explicar ha alternadores no caso dos meus carros k fazem 70 a 100amperes em carga, e ha baterias k fazem na boa 100 amperes tambem ;) os Ar condicionados dos carros n é so a bomba k os mete a trabalhar! no caso do meu tb meto o AC a trabalhar com o motor desligado.

KingjacK
01-06-2007, 09:24
o rad é de maca VW, é de plastico, e tem 45x50 cm i alguns 5cm de espessura!!

cumps

acho que vou deixar a ventuinha de lado e por uma de 25cm de uma caixa kualker ke ja nao me lembro!

cumps

obrigado pela ajuda

PDI
01-06-2007, 22:18
em WC n consegues ter temps mais baixas k a temperatura ambiente...

cumps

Por acaso ate consegue, e não precisa de chiller , basta usar um boong que provoca a evaporação da agua abaixando a temperatura abaixo da ambiente.

The_Technician
01-06-2007, 22:21
o rad é de maca VW, é de plastico, e tem 45x50 cm i alguns 5cm de espessura!!

cumps

acho que vou deixar a ventuinha de lado e por uma de 25cm de uma caixa kualker ke ja nao me lembro!

cumps

obrigado pela ajuda

é na boa rapaz! faz isso k te tava a dizer, vai á nipo buscar 1 transformador

KingjacK
01-06-2007, 22:57
tipo 1º ponho isto td a funcar depois é que se as temps estiverem mt quentinhas mete umas quantas fans!

g_card
01-06-2007, 23:34
no caso do meu tb meto o AC a trabalhar com o motor desligado.
se te descuidas pois empurras o carro lol....

realmente monta isso pois logo s ve....
kuando tiver pronto ves se é ou n necessario uma coisa dessas.
isso deve dar cabo dos timpanos...

KingjacK
02-06-2007, 00:21
NAO NUNKA NA VIDA, esta ventuinha ate é bem silenciosa!!!

faz menos barulho ke o meu coller da intel

g_card
02-06-2007, 00:55
ok.................
o fim d semana ta a porta....
a malta ker novidades e claro fotos
cumps

KingjacK
02-06-2007, 01:58
entao se kerem ftos do rad ai vao!

vejam so o tamanho do bicho comparado com a fritadeira

vejam o monstro mais a rainha
http://img471.imageshack.us/img471/6071/30052007003sa8.jpg

http://img471.imageshack.us/img471/6720/30052007001zr1.jpg

http://img183.imageshack.us/img183/1600/30052007yk0.jpg

darkbullet
02-06-2007, 03:39
só uma pergunta? que bomba vais por para o WC? é que para passar por isso tudo... vai ter que ser uma bomba e pêras...

cumps

*André.GriLo*
02-06-2007, 04:46
yh yh msm daquelas msm lixadas pra conta da luz :lol:

KingjacK
02-06-2007, 11:49
700lt!!! xega!!!

KingjacK
02-06-2007, 16:42
deve chegar , nao pessoal?

KingjacK
02-06-2007, 22:16
pessoal uma bomba de 700lt/hora da ou nao? penso ke sim
cumps

darkbullet
03-06-2007, 01:54
pessoal uma bomba de 700lt/hora da ou nao? penso ke sim
cumps

humm... axo que o diametro do tubo dexe radiador é mt largo para ixo... tenho ali uma bomba de um akuario de 25€ k diz k tem 1100litros hora...

KingjacK
03-06-2007, 02:05
mas vou comprar adaptadores para fikar com 10/8 em tubos

i os tubos dentro do rad sao mt pekenos