View Full Version : Microsoft "Surface"

blastarr
30-05-2007, 06:00
Eu devo ser bruxo (Koncaman, tu sabes do que falo :D):

http://www.microsoft.com/surface/

BTW, se a Apple tinha planos para criar um interface à la iPhone para os Macs, parece que afinal vão acabar por copiar esta ideia da Microsoft originalmente apresentada (sob a forma de um protótipo) na CES, já no início deste ano.
A diferença é que este interface corre sobre a API já existente no Windows Vista, a Windows Presentation Foundation (do qual o interface AERO Glass do Vista foi apenas o primeiro resultado visível publicamente).
Ou seja, não me admirava nada que em breve este desktop estivesse disponível como opção no Vista, especialmente para os Tablet PC's.

Favas
30-05-2007, 06:04
Muito fixe mesmo.
Nem imagino o preço disso tendo em conta o preço actual dos touchscreens de grandes dimensões...

A diferença é que este interface corre sobre a API já existente no Windows Vista, a Windows Presentation Foundation (do qual o interface AERO Glass do Vista foi apenas o primeiro resultado visível publicamente).
Ou seja, não me admirava nada que em breve este desktop estivesse disponível como opção no Vista, especialmente para os Tablet PC's.

Sem duvida, mas o pessoal prefere fazer um videozinho com o show-off das mariquices que o Beryl consegue fazer Vs Aero Glass do Vista, esquecem-se que o sistema operativo da Microsoft é 90% dos casos uma workstation nas maos dos seus clientes e não uma consola, entertimento, whatever...

lightMC
30-05-2007, 08:13
afnal nem falta muito para a extinçao dos ratos.

Isto está simplesmente genial.

e basta apenas meter os nossos dispositivos em cima do ecrã e arrastar os conteúdos, para os dispositivos com as nossas próprias mãos!

oscarolim
30-05-2007, 08:35
Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.

Benjamin Breeg
30-05-2007, 08:46
E benchs disto já há? :x2:

lightMC
30-05-2007, 09:18
Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.

e o iPhone é um produto pra putos? :zzz:

jatbas
30-05-2007, 09:38
Mais um ripoff porque?? Vão inventar gestos estranhos só porque alguém já se lembrou de usar o arrastar com o dedo. Alias, há já muito tempo que a microsoft tem este esquema do, para referir algo que tem no site, livro de fotografias, não tem culpa que entretanto tenha surgido o iPhone.

Isto cada vez mais está com o espírito que se vive nos autmoveis :P com a bmw a acusar a audi de roubar as linhas :P e a num sei o que a dizer que xtpo está a usar os manometros que iam ser incluidos no proximo modelo :P

Kain
30-05-2007, 10:39

Offtopic:
Ripoff?? mas alguem axa que algo deste genero é criado de um dia para o outro? ou que a microsoft tem programadores( e não so) a espera das inovações dos outros para copiar??

Desculpem la mas se querem criticar alguma coisa critiquem pela tecnologia ou funcionalidade, mas não venham criticar so porque gostam mais da marca x ou y.

Grow up.....

Sorry é so um desabafo....

Ontopic:

Bem se eles conseguire fazer este nivel de interacção e rapidez vai ser um espetaculo. Tá mto fixe a ideia da mesa e da base pa copos, mas, imagino quanto é q não deveria ficar uma mesa com um monitor daquele tamanho?:x2:

rjrosado
30-05-2007, 10:56
Mt bom sim senhor,

vejo q no futuro os DJ´s das discos vao mixar sobre um monitor

nice

Stylus
30-05-2007, 11:00
Afinal aquilo que vimos no filme "A Ilha" não está assim tão longe.. e de certa forma até parece mais desenvolvido, mto bem, mm.

Agora quanto à questão dos ratos e isso... são coisas diferentes. Um interface de media center tb n substitui o convencional, n tem nada a haver, cada makina o seu uso! Falando mm no CAD que uso e mto, n m parece k seja este o caminho, pelo menos para projectar... embora para apresentações seja fabuloso, como eu estava a dizer... são coisas diferentes.

Tb n m parece k seja ripoff de nada, todos nós ao longo dos tempos temos visto que os caminhos do desenvolvimento de certas coisas convergem e só fazem sentido seguirem aquela forma, n interessa ser mto diferente.. interessa é ser melhor, é isso k interessa.

E se estão a falar de ripoff então jà a apple tinha copiado a alguém, por exemplo à Phillips que tem na Holanda no Homelab varios gadgets do genero à mto tempo, inclusive um espelho de casa de banho que faz de balança, mede altura, faz zooms a zonas da cara para a makilhagem e mostra a parte de tras da cabeça para vermos o penteado... e nem precisamos de tocar no espelho (ecrã) para interagir, ele reconhece os movimentos a cerca de 5cm para k n fikem lá dedadas!

TuxBoss
30-05-2007, 12:00
Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.
Preocupem-se em fazer SO's seguros e estáveis em vez de paneleirices inúteis.

Korben_Dallas
30-05-2007, 12:12
Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.

És um verdadeiro visionário... fica-te pelas folhas de papel que são mais seguras :rolleyes:

Os videos são excelentes! Pode ser um dos componentes da tal casa digital do futuro, onde todos os aparelhos estão ligados centralmente.

Ter uma mesa destas na sala para gerir o media center, comprar online, jogar trivial e board games :D

Taveirada
30-05-2007, 12:36
Antes de começarem a dizer que a microsoft fez isto e aquilo... agradeçam a um sr. chamado Jeff Han.

Aí fica a apresentação da sua ideia em Fevereiro de 2006:
http://www.youtube.com/watch?v=QKh1Rv0PlOQ (http://www.youtube.com/watch?v=QKh1Rv0PlOQ)

Aqui está mais uma apresentação do surface:

http://crave.cnet.com/8301-1_105-9723647-1.html?tag=cnetfd.mt

Isto vai alterar todo o paradigma de interfaces! O Iphone é só o primeiro caso... depois vem isto.... e outros virão.
A microsoft pensa colocar isto à venda ainda este ano, mas com preços entre 5k e 10k dolares. Não é para já que vai ser massivo.
Penso que o hardware vai ser usado com vários sistemas base... e esse hardware não vai demorar muito a ser massificado noutras empresas e marcas. Talvez saia mais cedo para o publico noutra marca que não a microsoft.

Taveirada
30-05-2007, 12:40

Hein?! Isto é uma alteração do paradigma! Não deixa de ser um hardware com um software por baixo! Vão haver vários softwares para este hardware... como há vários monitores ligados a mac osx, linux, XP etc etc

blastarr
30-05-2007, 14:13

Infelizmente para ti, o Bill Gates já estava a demonstrar isto na CES dois dias antes (http://microsoftatces.com/archive/2007/01/07/2007-international-ces-keynote.aspx) de o iPhone ser apresentado na MacWorld (http://www.macworld.com/news/2007/01/09/iphone/index.php).
Lá se vai todo o teu argumento por água abaixo...

oscarolim
30-05-2007, 14:22
Até parece que foi preciso esperar pelo macWorld para saber do iPhone... só não vê quem tapa os olhos... isto para mim é (mais) um ripoff da microsoft. E não, não sou um macfanboy, pois tenho 3 pcs com Vista e apenas 1 ibook. Mas as verdades são para serem ditas :)
Mas a microsoft faz bem, quem puder ganhar com isto que ganhe. Só eu não tenho dinheiro para investir :P

Utilidades práticas disto a curto prazo... além de servir para substituir os magic boards para os putos (e o iPhone não é para putos, não era isso que quis dizer na minha primeira intervenção), poderá servir para sistemas de navegação (com um tamanho mais reduzido obviamente :p). Substituir teclado e rato? Não me parece, pelo menos não a curto prazo. Na medicina também poderá ter sucesso (imagino um par de possibilidades que se podem fazer com isto).

E porque é que eu digo que isto não vai substituir teclado e rato? Joguem CS com isso :p

blastarr
30-05-2007, 14:25
Até parece que foi preciso esperar pelo macWorld para saber do iPhone... só não vê quem tapa os olhos... isto para mim é (mais) um ripoff da microsoft. E não, não sou um macfanboy, pois tenho 3 pcs com Vista e apenas 1 ibook. Mas as verdades são para serem ditas :)
Mas a microsoft faz bem, quem puder ganhar com isto que ganhe. Só eu não tenho dinheiro para investir :P

Utilidades práticas disto a curto prazo... além de servir para substituir os magic boards para os putos (e o iPhone não é para putos, não era isso que quis dizer na minha primeira intervenção), poderá servir para sistemas de navegação (com um tamanho mais reduzido obviamente :p). Substituir teclado e rato? Não me parece, pelo menos não a curto prazo. Na medicina também poderá ter sucesso (imagino um par de possibilidades que se podem fazer com isto).

E porque é que eu digo que isto não vai substituir teclado e rato? Joguem CS com isso :p

Já conhecias o interface do iPhone antes da Macworld ?
Se é um rip-off, onde é que está a fonte de inspiração ? Há mais alguém a preparar soluções destas para venda nos tempos mais próximos ?

Não digas disparates. Quero ver o que dizes quando a Apple lançar a sua versão do TabletPC. Será que já não vai ser um rip-off nessa altura ? :P

Favas
30-05-2007, 14:30
Como é que alguem pode dizer que isto:
http://img61.imageshack.us/img61/3227/surfacefo5.jpg
é ripoff de isto:
http://img406.imageshack.us/img406/6991/iphone050oe0.jpg
sem se aperceber que está a cair no ridiculo?
Tá dito.

EDIT: tava praqui a olhar.. de facto sao parecidos :002: mas um é uma mesa e outro um telemovel! >(

[PT]latrine
30-05-2007, 15:23
Atenção... nesta fase do campeonato comparar equipamentos como sendo a fonte da ideia é ridículo , já que ainda estamos no domínio de conceitos...

Aqui apresentam.se conceitos... já conhecidos das apresentações de 2006 do JEff Han e anteriores a isso... no fundo nada mudou...apenas tem um novo carimbo e representante mundial

Em termos de ripoff de marcas, ambas vão"comprar" conceitos a quem tem tempo e fundos ilimitados para investigar/investir que são as universidades (mais uma vez fica aqui provado)...

Neste caso os conceitos são principalmente o multitouch no lado do hardware, , que segundo o que se sabe a Apple patenteou, comunicações sem fios e a interface que neste caso está muito boa... mais uma vez nota-se um dedo especial da equipa da MS MCenter, e aí kudus para a MS.!!!

No entanto aqui só estão representados conceitos, e olhem se esperam que antes do fim do ano isto seja possível, sabem muito bem que é impossível... senão vejamos...

1 - Resizing e manuseamento de ficheiros (icones) com 2 dedos já existe, iphone já o demonstrou, tal como era já conhecido nos videos do Jeff...
2 - Comunicação com telemóveis/Telefones e equipamentos sem fios... o BT já anda aí há muito tempo, aqui provavelmente numa nova versão
3 - interface linda... é software... tudo se programa... e aqui está o ponto forte desta apresentação... o wow factor, o "so what"...

E agora vem aquilo que complica e mancha esta apresentação como sendo algo já apresentado/utilizável, apontando-a isso sim lá para 2008/9 if whenever nestes moldes...

4- Identificação do equipamento... BT identifica, desde que emparelhado... não vi isso em lado nenhum, e ainda que estivesse tudo aberto em termos de segurança, como é que encostando ao monitor fazes a identificação com sucesso? e se colocares dois equipamentos em simultaneo como é que ele sabe qual é? peso? área ocupada? já viste o que isso significa em base de dados de informação de equipamentos?

5- identificação de cartão de crédito? hã?!??! what? como é que comunicas com o chip/banda magnética?

6- Aquela da máquina fotográfica é superinteressante... mas já alguma vez importaste fotos por BT a partir de uma máquina... não é bem assim com aquela velocidade... e mais vale enfiar um cabo USB 2.0 e mesmo assim... esperas.

7- utilidade em casa... Crianças... esquece... a minha filha adora estar em pé em cima da mesa da sala :)

Atenção que não quero menosprezar os conceitos... são excepcionais, vão ser o futuro e impulsionados pela MS vão ser mais cedo que esperamos... mas uma coisa é fazer uma apresentação, outra é meter um conjunto de intenções a funcionar, especialmente quando tu não controlas o hardware.

Resumindo...
Falta penar muito, e não é a MS e a APPLE que se vão degladiar... os conceitos estão na mesa... agora os outros mercados que se desunhem!
Tudo o que está demonstrado e é fazível até ao fim do ano, não é novidade,e a aí a Apple bate em time-to-market tecnológico, com uma área de aplicação diferente!... e se isto vai custar entre 5 a 10 mil USD... vai ter tanta saída como os UMPCS

De qualquer das formas, um mega-kudus para a Microsoft e sua divisão de interfaces de utilizador, que se desmarca de tudo o que é o conceito microsoft tal como aconteceu na apresentação do MCEnter edition!!!! Aí sim.. uma interface aparentemente flawless, fácil de usar, mega intuitiva em que até conseguiu surpreender tudo e todos... mesmo nós, habitués destas andanças!

Parabéns MS!

-------- Adenda------------

À tecnologia usada para identificação do equipamento chama-se "object recognition" yeah.. right...

||Red_Evil||
30-05-2007, 15:24
estou a ver aquilo a ser aplicado em bastantes sitios, imagina aquilo como fonte de informação espalhada em aeroportos, terminais de comboios e coisas assim, até na rua como genero de balcao de informações.

está completamente brutal, se fosse rico ia já buscar 1. não sei porque mas faz-me lembrar algo do minory report ou lá como era o nome do filme.

blastarr
30-05-2007, 15:39
Para quem se interroga como funciona isto, é simples:

- 1 PC com Windows Vista e uma API proprietária, baseada no WPF (uma versão avançada da que suporta o AERO Glass).
- 5 câmaras de alta definição, com capacidade de reconhecimento de objectos e de faces humanas (colocadas por baixo do LCD).
- 1 ecrã LCD touchscreen de 30 polegadas.
- A capacidade de "multi-touch" já permite usar actualmente até 20 pontos de reconhecimento simultâneos (ou seja, duas pessoas podem usar todos os seus dedos das mãos em simultâneo e em diferentes pontos da superfície).
- O PC suporta reconhecimento de códigos de barras, RFID, Bluetooth 2.0, WiFi e Wireless USB, se as categorias de objectos estiverem catalogadas na base de dados (inicialmente este conceito será vendido a empresas, restaurantes, hotéis, lojas, etc, não a particulares -por causa do preço elevado do ecrã-).

Ah, e este projecto não foi criado pela divisão Windows, mas sim pela divisão que é responsável pela Xbox 360, Zune e Windows CE/Pocket PC.

oscarolim
30-05-2007, 15:45
Já conhecias o interface do iPhone antes da Macworld ?
Se é um rip-off, onde é que está a fonte de inspiração ? Há mais alguém a preparar soluções destas para venda nos tempos mais próximos ?

Não digas disparates. Quero ver o que dizes quando a Apple lançar a sua versão do TabletPC. Será que já não vai ser um rip-off nessa altura ? :P
Tou a falar do ripoff de software - será que era assim tão difícil de perceber, já que não se pode comparar uma mesa com um telefone... - (que reparei agora que algum foi feito por terceiros...). Um tabletPC com o Tiger ou outro macOS seria ripoff de que mesmo? Já há algum tabletPC com o macOS?
Já havia fotos do iphone a muito tempo, mas enfim, i give up.
É um produto giro, com fortes potencialidades... mas na tou a ver os restaurantes (um dos exemplos que deram) a comprar aquilo em massa... 20 mesas = 20 ecras = 200K dolares.

Scarecrow
30-05-2007, 15:49
Achei muito porreira a parte em que elas chegam lá com o Zune e partilham os mp3 na boa.. impressionante, também foi porreira a parte das fotografias.. muito fixe mas deve ser muito caro de ínicio

Cumps

TosteX
30-05-2007, 16:04
- A capacidade de "multi-touch" já permite usar actualmente até 20 pontos de reconhecimento simultâneos (ou seja, duas pessoas podem usar todos os seus dedos das mãos em simultâneo e em diferentes pontos da superfície).

Ou apenas uma usando também os dedos dos pés!

[PT]latrine
30-05-2007, 16:04
Sim... uma área chamada "surface computing group"... (eu apenas falava da interface de utilizador, e não na programaçao em si)

Essa das camararas "reconhecerem" os equpamentos... hehehe... convenhamos... é um pouco puxadote certo? talvez com rfid conseguisses, mas nunca seria antes do fim do ano... e não resolveria o problema de teres que transferir os ficheiros (fotos de dimensão cada vez maior) via wireless...

:) Aposto contigo que essa é a primeira a cair, ficando só o multitouch associado a um ecrá mais fino... e a interface para as coisas mais comuns... ou seja... as ideias que já existem à muito tempo...potenciadas por um multitouch

Para quem se interroga como funciona isto, é simples:

- 1 PC com Windows Vista e uma API proprietária, baseada no WPF (uma versão avançada da que suporta o AERO Glass).
- 5 câmaras de alta definição, com capacidade de reconhecimento de objectos e de faces humanas (colocadas por baixo do LCD).
- 1 ecrã LCD touchscreen de 30 polegadas.
- O PC suporta reconhecimento de códigos de barras, RFID, Bluetooth 2.0, WiFi e Wireless USB, se as categorias de objectos estiverem catalogadas na base de dados (inicialmente este conceito será vendido a empresas, restaurantes, hotéis, lojas, etc, não a particulares -por causa do preço elevado do ecrã-).

Ah, e este projecto não foi criado pela divisão Windows, mas sim pela divisão que é responsável pela Xbox 360, Zune e Windows CE/Pocket PC.

blastarr
30-05-2007, 16:18
latrine;1675504']Sim... uma área chamada "surface computing group"... (eu apenas falava da interface de utilizador, e não na programaçao em si)

Essa das camararas "reconhecerem" os equpamentos... hehehe... convenhamos... é um pouco puxadote certo? talvez com rfid conseguisses, mas nunca seria antes do fim do ano... e não resolveria o problema de teres que transferir os ficheiros (fotos de dimensão cada vez maior) via wireless...

:) Aposto contigo que essa é a primeira a cair, ficando só o multitouch associado a um ecrá mais fino... e a interface para as coisas mais comuns... ou seja... as ideias que já existem à muito tempo...potenciadas por um multitouch

"Puxadote" ?
Sem elas o conceito nem sequer funciona, lol.
Daqui a uns meses quando estiver à venda podes verificar melhor.

The guts of Milan

At its core, Milan is powered by a fairly standard high-end Vista PC with an off-the-shelf graphics card, 3GHz Pentium 4 processor and 2GB of memory. To make the touch screen work, Microsoft crams a lot of other stuff into its tabletop unit. Underneath the roughly textured scratch-proof and spill-proof surface covering the top of the unit, five infrared cameras sense fingers or other objects touching the surface, while a DLP projector turned on its side generates the screen image people see.

To show off the technology to the public, Microsoft has written a few demo applications, such as the paint and photo apps, as well as a program in which specially tagged clear tiles make up a jigsaw puzzle. Instead of a still image, however, the tiles are part of a moving video (it's harder than it sounds to put together).

http://news.com.com/Microsoft+hopes+Milan+table+PC+has+magic+touch/2100-1041_3-6186732.html?tag=nefd.lede

guerrix
30-05-2007, 16:51
Dasse... não sou la muito apreciador da Microsoft... Mas isto é demais... Queiro brincar com uma coisa destas :(

blastarr
30-05-2007, 17:21
Mais um vídeo:
http://on10.net/Blogs/larry/first-look-microsoft-surfacing-computing/

E outro:
http://www.majornelson.com/archive/2007/05/29/announcing-microsoft-surface.aspx

[PT]latrine
30-05-2007, 21:20
DEus te ouça.. Deus te ouça.. para vermos isto realmente a levantar voo, ainda que de forma controlada...

"Puxadote" ?
Sem elas o conceito nem sequer funciona, lol.
Daqui a uns meses quando estiver à venda podes verificar melhor.

http://news.com.com/Microsoft+hopes+Milan+table+PC+has+magic+touch/2100-1041_3-6186732.html?tag=nefd.lede

Yokozuna
30-05-2007, 22:20
E mais um com o "Nerd" - http://gizmodo.com/gadgets/sticker-shock/video-of-bill-gates-showing-off-his-expensive-table-264453.php

viskonde
30-05-2007, 23:27
bem parece mesmo lindo.. e epa deixem se la de coisas anti MS..

sera que quando alguem olha para o iphone pensa em fazer uma mesa gigante que tenha um ecran e faca isto? nao me parece assim uma copia tao grande.

o promonor de meter o Zune em cima daquilo e mostrar logo o conteudo ta excelente ...

Apophis
30-05-2007, 23:32
bem, os videos estão demais, esperemos que façam isto com jeitinho e que não haja BSOD's :D

(manter as mão lavadas e as unhas rentes vão ter uma nova importância :D)

bseixas
31-05-2007, 01:09
Fiquei maravilhado...isto tá lindo :)

E para os q vêm com a teoria do copianço talvez seja melhor ir ao site e ler a parte q diz q o "surface" começou a ser pensado em 2001, portanto antes cairem no ridiculo e fazerem comparações q n lembra a ninguém, talvez seja melhor informarem-se antes...

Acho incrivel como se consegue ir logo buscar o Iphone qd a unica coisa em comum é o multi touch... :-D

Mais incrivel ainda é uma pessoa pensar como isto era há 10 anos atrás, em 1997...e imaginar como estaremos em 2017...

nemesis26
31-05-2007, 02:15
Muito interesante e fascinate até podemos por um cartão de credito na mesa para pagar tem muita interactividade um bom produto micrososft.
Vindo da microsoft só pode ser caro ceramente vai se poder adquerir uma destas pra ter na num sala.

Muito interagir com outros componentes multimedia.

[PT]latrine
31-05-2007, 11:00
Sim, foi como disse... fazer comparações em termos de equipamentos diferentes é ridículo... a única coisa é mesmo a possibilidade de se fazerem comparações de conceitos, e mesmo aí o multitouch foi implementado de forma diferente...

pelo que percebi aqui são as 5 camaras que detectam a posição, forma e movimento de quem está interagindo com o ecrã que não é mais que uma superfície baça rígida que recebe uma projecção por trás.. o tal "object recognition"! que associado a wifi/BT e RFID complementa-se a identificação e transferência de ficheiros...

No caso da Apple, pelo que se sabe haverá uma forma associada à diferença de luminosidade que chega às pontas do ecrã, tal como num copo se olharmos pelas bordas reparamos bem que onde estão os dedos a segurar o copo existe uma alteração da luminosidade.

Se neste caso as camaras vão exigir uma profundidade cada vez maior consoante a dimensão do ecrã (imaginem num ecrã gigante para que as camaras captem toda a sua extensão terão que ser puxadas para trás, usar mais camaras, ou grande lentes olho de peixe que distorcem a imagem), no caso da implementação da APPLE quanto maior for a área de ecrã mais sensíveis terão que ser os sensores para detectar a mínima alteração... perdendo-se também a precisão...

Mais uma vez os parabéns à MS... se a APPLE "inovou" no conceito de multi-touch-input" mais universal, inclusivamente para introdução em equipamentos miniatura, a Microsoft inovou totalmente com um novo conceito/ forma como interagimos com tudo, ou sejam muito mais profundamente, "putting Apple to shame" e se a moda pega, associado à possibilidade quase aí de carregamento de baterias sem contacto físico dos diversos equipamentos, estamos a ver isto aplicado não só à mesa da sala, mas replicado em todas as mesas... do tipo chegar ao esritório, abancar um portatil e o telemóvel na mesa e toda a mesa ganhar vida, fazendo a sincronização automática dos conteúdos, carregando os equipamentos, e disponibilizando acesso ao disco principal de rede onde estão todos os conteúdos...

Agora falta ver a interface para o resto dos ficheiros... para já até agora está perfeita!

(neste último video já se notam alguns slowdowns nas coisas habituais e mesmo no reconhecimento de alguns movimentos, mas deve de ser de habituação do Bill... mas nada demais... e superável no futuro...

oscarolim
31-05-2007, 16:39
o promonor de meter o Zune em cima daquilo e mostrar logo o conteudo ta excelente ...
Será que também se pode por o mp3 de 20€ que ele também detecta as músicas? E se for o iPod? E a protecção das músicas? No exemplo tavam a copiar as músicas do eventual restaurante para o Zune. Isso seria legal? Como é que isso seria limitado? Que impediria alguem chegar a um desses ecras e copiar a informação pessoal?
Será que também vai reconhecer o Siemens A60 e copiar a lista de contactos? Certo...

avantix
31-05-2007, 17:07
Será que também se pode por o mp3 de 20€ que ele também detecta as músicas? E se for o iPod? E a protecção das músicas? No exemplo tavam a copiar as músicas do eventual restaurante para o Zune. Isso seria legal? Como é que isso seria limitado? Que impediria alguem chegar a um desses ecras e copiar a informação pessoal?
Será que também vai reconhecer o Siemens A60 e copiar a lista de contactos? Certo...

Tudo o que acabaste de dizer responde-se facilmente. Desenvolvimento de drivers que interagem com o software da Microsoft! Isso dependerá da aceitação por parte dos fbricantes a esta tecnologia e do seu proprio desenvvolvimento ...

Basicamente como em tudo na vida ... Será que o Siemensn A60 vai funcionar no Vista, ou no Vista 2020 ?

Em relação ao conteudo protegido, provavelmente tudo isso poderá interagir com o DRM que a Microsoft já tem implementado no seu Media Center e WMP!

Koncaman
31-05-2007, 18:02
o conceito não é propriamente revolucionario, mas é interessante.

este tipo de interface aliado à teconologia OLED permite soluções bem mais interessantes (mais ao estilo minority report), para ja, ficar agarrado a uma mesa de sala, não me parece a solução mais atraente, sobretudo porque isto são coisas que devem vir a um preço, assim para o alto, antes de comprar isto, acho que a malta preferiria usar as potencialidades do windows vista, num ecrã de alta definição para a sala, continuando com a boa mesa de madeira no meio da sala para por os pés em cima :P, e com o interface habitual do rato + teclado (especialmente se for aquele teclado que a microsoft tem concebido especialmente para HTPCs).

convenhamos que ter uma coisa destas na sala, é possivelmente a ultima prioridade de quem quer montar uma sala digital.

mas sim, estas coisas vêm dar mais algum sentido àquilo que a microsoft anda a fazer...

PS: confirma-se o dedo adivinhador do blastarr :x2:

Romani48
31-05-2007, 20:55
Deu hoje no jornal das 13h e fiquei fascinado... andei depois a ver no site e outras informações, e digo vos que uma das coisas que adorei no sistema foi toda a sua interface.. é sobria e professional, porém avançada e acolhedora para o utilizador pessoal. Porém pelo o que li vai ser muito dificil um utilizador caseiro ter um brinquedo destes, visto ser mais destinado a centro de convivio como cafés e bares.

E adorei simplesmente por exemplo quando pousamos as bebidas os efeitos que ele faz (agora nem beryl tem aquilo :D (j/k))...

Se aquilo que vi ali é uma especie de membro do Windows Vienna então estou estupfacto :D

Porém quanto a "maquina" em si, apesar, de tal como o Koncaman disse, já não ser um conceito novo, é bastante "inovador" pelo facto de ser a MS a fazê-lo.. e porquê? porque tem mais chegada ao utilizador comum, que decerto reconhece mais facilmente o nome..

Penso que isto é os primeiros passos para o que muitos imaginaram quando viram o Minority Report..

E aquelas features (que funcionam por bloothoot e WiFi) são escelentes do ponto de tornar os nossos gadjets mais funcionais. Imaginem chegarmos a casa depois de uma tarde de exercicio em que fomos correr com o nosso Zune ou ipod ou assim, e não temos de ligar mais nada para continuarmos a ouvir o que já estávamos a fazer, basta colocar o leitor em cima da "mesa" e já estamos a desfrutar da coisa..

ISto também deve ser excelente nas grandes festas que o pessoal se junta e agora mais que nunca o nome "Board games" passam a ter um significado mais forte. Podemos agora "jogar" com o pessoal nesses dias de festas!

Existem tantas possibilidades, esperemos que a MS saiba aproveitar ao máximo essas mesmas potencialidades..

fiquem bem..

Tiago@Rosetta
03-06-2007, 20:11
E agora a pergunta fundamental...

Como se faz Ctrl+Alt+Del?

Há um teclado usb com essas teclas? :-D:-D

k3ys3r
04-06-2007, 19:13
Muito louco mesmo. Até a Microsoft merece os parabéns quando faz algo bem.

jatbas
09-06-2007, 01:55
para lojas vai ser do melhor :D

imaginem-se num hotel a fazer pedidos no quarto com aquilo lol, axa cartão que resista :D

shello
26-06-2007, 14:41
Bump à thread.

Já chegaram as paródias ao MS Surface :P
http://www.youtube.com/watch?v=CZrr7AZ9nCY

blastarr
26-06-2007, 14:43
Bump à thread.

Já chegaram as paródias ao MS Surface :P
http://www.youtube.com/watch?v=CZrr7AZ9nCY

Eu já vi esse vídeo, mas entretanto a MS passou-lhes a perna.
É que o conceito Surface já existe em laptops, não está limitado a uma "big ass table". :P

http://www.istartedsomething.com/20070620/msr-multi-touch-laptop/

Chob
28-06-2007, 15:30
Aproveitando esta quote para tirar teimas, apresento a minha "teoria":

latrine;1675381']

4- Identificação do equipamento... BT identifica, desde que emparelhado... não vi isso em lado nenhum, e ainda que estivesse tudo aberto em termos de segurança, como é que encostando ao monitor fazes a identificação com sucesso? e se colocares dois equipamentos em simultaneo como é que ele sabe qual é? peso? área ocupada? já viste o que isso significa em base de dados de informação de equipamentos?

Quanto à primeira parte, não me pareceu que fosse Bluetooth, tenho em conta que nos videos o que aparece é um suposto "Contoso 4680z" (que a meu ver mais se parece com um Motorola M1000 que por acaso até foi dos Primeiros tlms com Wi-Fi). O que funcionaria de uma maneira muito simples:

-Encostas o Gadget, com o Wi-Fi previamente ligado, ao Sr. Surface
-Este fará uma busca por MAC address ao dispositivo e, consoante os ficheiros que este tenha para te oferecer (Neste caso, um serviço de transferencia de ficheiros) e faz-te o deploy dos ficheiros para o ecrã (Tendo em conta que 5k\10k eur dá para incluir um Receiver Wireless dualband a 108mbps (como nos portateis há a 54 mbps mas improved) a transferencia pode ser feita a uma velocidade real de 12mb\s o que correria um cartão de 64MB em 3 Segundos).

Quanto à segunda parte, a de comparação de telefones, é um exemplo para o utilizador, da optimização que eles poderão fazer para empresas, a tecnologia de reconhecimento não deverá ser muito complicada (nada em que Universidades, com a ajuda de tecnologias como a logitech, que é praticamente a maior fonte de recursos para por as ideias base em prática, n possam ajudar)

latrine;1675381']

5- identificação de cartão de crédito? hã?!??! what? como é que comunicas com o chip/banda magnética?

Uma imagem vale mais que mil palavras:

http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/2566668/2/istockphoto_2566668_credit_card_scanner.jpg

6- Aquela da máquina fotográfica é superinteressante... mas já alguma vez importaste fotos por BT a partir de uma máquina... não é bem assim com aquela velocidade... e mais vale enfiar um cabo USB 2.0 e mesmo assim... esperas.

In a first for compact digital cameras Nikon has today announced two models which feature built-in WiFi communication. The Coolpix P1 and P2 (five and eight megapixels respectively) have a built-in 802.11b/g WiFi module which enables them to communicate directly with the new version of PictureProject. This wireless connection can be used to transfer all images on the cameras storage card or in a 'live'

Aquela velocidade é ficticia e é simples de se concretizar:

Tiras 10 Fotografias com 1 Megapixel (500kb +\-) cada, colocas em cima do dito cujo, e este, ligar-se-à à camara a uma velocidade provavel de 54Mbps que permite transferires 5Mb à velocidade de 6.75Mb\s, o que te dá 10 Fotos em 0.84 Segundos, tempo suficiente para aparecer a bolinha à volta da camara para te distrair =)

Etc..

Abraços

RedDark
28-06-2007, 15:49
Quando e k isto chega ao mercado?

Chob
28-06-2007, 15:55
Quando e k isto chega ao mercado?

Fim do ano para chegar ao mercado, por 5000 a 10000€

RedDark
28-06-2007, 16:00
Fim do ano para chegar ao mercado, por 5000 a 10000€

Xii muito caro mesmo, mas tambem ainda é uma tecnologia 'verde' e com esta era da tecnologia decerteza que a medio-longo prazo o preço vai descer significamente.

DonAC
07-08-2007, 13:56
Boas,
Vi isto na Sic não sei se vocês também viram mas decidi postar.

A Microsoft lançou uma mesa que é tipo os monitores sensíveis ao toque, mas estas "mesas" vão custar 10000 dólares, mas vale a pena, isto é do melhor que há podemos tirar uma fotografia e através dum sistema wireless colocasse a máquina na "mesa" e ela transfere as imagens para essa "mesa" computorizada.
Bem são tantas coisas que vos deixo com um vídeo e algumas imagens:

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6VfpVYYQzHs

Imagens:
http://media.komotv.com/images/070529_surface_470.jpg

http://www.infobaeprofesional.com/adjuntos/imagenes/19/0141971.jpg

Até +
Fui..mas volto..

Nemesis11
07-08-2007, 14:04
It's a big ass table (http://www.youtube.com/watch?v=CZrr7AZ9nCY) :D

P.Peter
07-08-2007, 14:48
Já agora, para os amantes de produção musical...
A inovação chama-se Rectable... e não tem selo da M$

http://www.youtube.com/watch?v=0h-RhyopUmc

Já sonhava com uma cena destas à uns bons 10 anos....

Outra inovação recente:

http://www.youtube.com/watch?v=0O70FrnH2JU

Bem está mais que visto que o touchscreen veio para ficar!

Bye bye ratos.....
Au revoir teclados...

Boobaloo
08-08-2007, 10:17
Bem pelos vistos já se adiantaram a mim no tópico em cima.
Como é possível dizer que é a Microsoft ou a Apple os pineiros disto?
Antes de fazerem estas afirmações informem-se porque existem já várias empresas que trabalham com hologramas 3d e outras tecnologias afins que já tem um conceito semelhante há muito tempo, e maquinas que funcionam de maneira análoga (não me lembro do link para o site, se encontrar ponho).
O que a Microsoft traz é o software e o Marketing que faz com que a tecnologia tenha ganho o sexappeal.

bluei16_
25-09-2007, 02:01
Boa cena. É bom, então esses que servem de produção musical... fiquei babado