View Full Version : Mac Mini R.I.P.
johncool 25-05-2007, 09:28 Pois é... o Mac Mini acabou por ser deposto dum mercado que a nem a própria Apple tinha muita fé em conquistar.
http://www.appleinsider.com/articles/07/05/24/closing_the_book_on_apples_mac_mini.html
Secalhar é por causa disto (http://www.electronista.com/articles/06/09/08/new.apple.cube.patent/):
http://electronista.macnn.com/content/0609/applecubepatent-fig1.jpg
http://electronista.macnn.com/content/0609/applecubepatent-fig2.jpg
http://electronista.macnn.com/content/0609/applecubepatent-fig3.jpg
http://electronista.macnn.com/content/0609/applecubepatent-fig4.jpg
zoidberg 25-05-2007, 11:01 chuif ... :(
[PT]latrine 25-05-2007, 11:25 The mini is dead... Long LIve the iCube
Não deixa de ser estranho... a sua forma única e aspecto visual eram um must que podia ser aproveitado com um pouco mais capacidade... condicionada pela sua forma única. e aspecto visual.
Agora que existe o AppleTV este produto fica um pouco redundante já que era maioritariamente usado para fazer a mesma coisa... no entanto... fica um espaço livre no line-up para um desktop com o "interior dos macbooks" que é mais do que suficiente para um Home MEdia Server (tal como a INTEL/Microsoft têm proposto...)
Será este o novo CUBE? será que os Imacs passarão a incluir as Santa ROSA Core DUO fazendo-os descer um nível nas classes, e aparecerá algo intermédio com o CORE DUO PRO para o "apreciador" com uma expansibilidade maior...
Afinal de contas... o Imac sempre foi o desktop de entrada de gama...
JPCarvalhinho
f*dasse! eu que tava a espera de ver um upgrade nesses minis a ver se comprava o mac ainda este ano...
agora resta-me esperar que os imacs descam de preco mas que continue a compensar.
btw, latrine: curti o v2 ;) parece-me mais organizado
blastarr 25-05-2007, 15:14 Secalhar é por causa disto (http://www.electronista.com/articles/06/09/08/new.apple.cube.patent/):
Uff, por momentos parecia que a Apple estava a patentear mais um PC SFF, que já existem aos pontapés desde 2002.
Wait a minute, isto é mais um SFF... :P
O Cubo já existe há muito tempo...
blastarr 25-05-2007, 17:01 O Cubo já existe há muito tempo...
E de quando é esta patente ?
Ainda bem que ainda tenho o meu Mac Mini e certamente que viverá pelo menos mais uma dúzia de anos. Se calhar ainda compro outro na Ebay antes que os preços disparem.
E de quando é esta patente ?
Que tem a patente ? é apenas um sistema de arrefecimento para o Cubo.
blastarr 25-05-2007, 22:58 Que tem a patente ? é apenas um sistema de arrefecimento para o Cubo.
Perguntei a data da patente, não para que serve...:P
Perguntei a data da patente, não para que serve...:P
09/08/2006
Deveras muito complicado.
Espero que desta vez consigam arrefecê-lo. :D
Os últimos cubos não resistiram. ahahah! :D
blastarr 26-05-2007, 00:09 Deveras muito complicado.
Heaven Forbid, eu só queria ouvi-lo da boca de um de vocês. :004:
johncool 26-05-2007, 04:23 Heaven Forbid, eu só queria ouvi-lo da boca de um de vocês. :004:
É... pelos vistos ainda há pessoal com bom senso, não é? :004:
Demiurgo 27-05-2007, 15:07 ajax,
Se conseguiram arrefecer o mini também conseguem arrefecer um cubo, desde que a gráfica seja integrada, claro :-D.
Bem, a minha esposa teve um Cube durante 6 anos. Estava a correr o Mac OS X Panther na boa. Claro que a velocidade não era grande coisa (450 Mhz) mas estava a correr na boa :)
Rui Batista
Demiurgo 27-05-2007, 21:34 rui,
Vendeste? :/
Ando a procura de um cube ao tempo.
Vendemos à irmã mais nova da minha esposa.
Sorry, Demiurgo :(
Rui Batista
Demiurgo 27-05-2007, 22:21 /me liga modo manipulador: Certamente que a tua cunhada já não estará satisfeita com o Cube. Certamente que se quer ver livre dele. Certamente que quer um MacMini. Ou um portátil. Certamente.
(É favor ler com entoação grave e repetidamente. Se preciso repetir até à exaustão virado para uma parede. obrigado)
blastarr 27-05-2007, 22:26 ajax,
Se conseguiram arrefecer o mini também conseguem arrefecer um cubo, desde que a gráfica seja integrada, claro :-D.
A Apple TV não precisa de grandes cuidados com cooling e tem uma gráfica dedicada (Geforce 7300 GS).
[PC]Räzzo 27-05-2007, 22:31 Conseguirão eles meter um macmini na caixa de uma appletv?
A Apple TV não precisa de grandes cuidados com cooling e tem uma gráfica dedicada (Geforce 7300 GS).
Mas um futuro cubo será uma coisa mais potente que uma simples Apple TV com chips a baixas frequências. Poderá ser uma coisa com um quad-core a 45nm + uma HD2600/HD2900 ou equivalentes Nvidia. Coisa para meio kilowatt. Coolings passivos ou quase passivos não são nada fáceis nesta gama de potência. A não ser que optem por um dual-core @ 45nm + HD2600 passiva. Assim fazem uma coisa silenciosa e sem comprometer os Mac Pros.
/me liga modo manipulador: Certamente que a tua cunhada já não estará satisfeita com o Cube. Certamente que se quer ver livre dele. Certamente que quer um MacMini. Ou um portátil. Certamente.
(É favor ler com entoação grave e repetidamente. Se preciso repetir até à exaustão virado para uma parede. obrigado)
Nãoooo, eu é que quero. Dou mais, dou mais! :D
blastarr 27-05-2007, 22:51 Mas um futuro cubo será uma coisa mais potente que uma simples Apple TV com chips a baixas frequências. Poderá ser uma coisa com um quad-core a 45nm + uma HD2600/HD2900 ou equivalentes Nvidia. Coisa para meio kilowatt. Coolings passivos ou quase passivos não são nada fáceis nesta gama de potência. A não ser que optem por um dual-core @ 45nm + HD2600 passiva. Assim fazem uma coisa silenciosa e sem comprometer os Mac Pros.
A CPU do Apple TV aínda é fabricada a 90nm, apesar das baixas frequências. (é um derivado do Pentium M "Dothan" single core)
Se a Apple usasse um Intel Xeon "Clovertown" quad-core a 1.6GHz (que aínda é fabricado a 65nm, não a 45nm), o TDP baixava para 50W, não muito longe de um Core 2 Duo T7700 (dual-core) para portáteis...
E as gráficas topo-de-gama também podem ser metidas em portáteis, em versões low-voltage.
Se existem laptops com SLI de 7950 GTX, porque é que uma 8800 GTS/GTX não podia caber numa mini-tower/cubo com um PCB costumizado para notebooks, tipo MXM ?
A CPU do Apple TV aínda é fabricada a 90nm, apesar das baixas frequências. (é um derivado do Pentium M "Dothan" single core)
Se a Apple usasse um Intel Xeon "Clovertown" quad-core a 1.6GHz (que aínda é fabricado a 65nm, não a 45nm), o TDP baixava para 50W, não muito longe de um Core 2 Duo T7700 (dual-core) para portáteis...
E as gráficas topo-de-gama também podem ser metidas em portáteis, em versões low-voltage.
Se existem laptops com SLI de 7950 GTX, porque é que uma 8800 GTS/GTX não podia caber numa mini-tower/cubo com um PCB costumizado para notebooks, tipo MXM ?
Tudo é possível mas a Apple não vai deixar de usar os novos cpus a 45nm. Quanto a gráficas tens razão. Até poderia ser mais vendável uma placa topo de gama a baixa frequência.
O CPU da Apple TV é a 1Ghz. Mais do que as diferenças entre escalas de integração é a frequência do ponto escolhido para operação que determina o consumo.
A minha cunhada só quer o computador para usar o Office e aceder à net. Portanto, o Cube é mais que suficiente. Sorry guys :(
Rui Batista
Se os Mac minis desaparecerem é sempre bom saber que há alternativas pelo menos quanto ao hardware:
http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1199&Itemid=1
Ainda bem que ainda tenho o meu Mac Mini e certamente que viverá pelo menos mais uma dúzia de anos.
Mais uma dúzia de anos só se for na garagem a ganhar pó. :007:
Se calhar ainda compro outro na Ebay antes que os preços disparem.
Se tens um mini para mais uma dúzia de anos para que queres outro ?
O meu já fez um ano, já só lhe faltam dez e tal. Não vejo onde está a dificuldade. Ainda posso ganhar eu pó antes dele.
Sirikazy 29-05-2007, 01:49 A noticia não tem fundamento, ate porque foi graças ao mini em conjunto com o ipod(ate rolaram noticiam de uma possivem interação entre os dois) que ganharam muitos novos utilizadores. fiquem descansados que teremos minis por mais anos. Não se vai repetir o mesmo que com o cube ou powerbook 12"....
espero bem que nao....
pois eu mesmo estava a pensar comprar um...
para trabalho net e msn chega perfeitamente!
é muito giro e ainda por cima quase nao ocupa espaço!
paulobarroso 31-05-2007, 20:24 Pois eu tenho um mac mini duo 1.66 com 1 ano que lhe comprei uma memoria de 1G e instalei ficou muito melhor e só gastei 38 euros mas vou aproveitar que está aberto e meter-lhe mais 1G, e realmente é maquina qie não me vou desfazer.
Só tenho pena que por motivos profisionais tenho que conviver com windows, infelismente o mundo informático gira em torno desse SO.
Espero que não acabem pois futuramente quero adquirir um "bixo" destes :)
O facto de estar toda a gente aqui a especular sobre o assunto reside no tal "missing Mac-less-pro". Falta um Mac que se encaixe no segmento Mac mini-Mac ...-Mac Pro.
O mini, para muita coisa serve, mas sejamos francos: para alguém que queira brincar com as iApps, deveria ou vir de fábrica com 1 GB de RAM, ou ser fácil de colocar memória (nos minis G4 era bem mais simples, se bem me lembro...). Eu tive durante algum tempo 512 MB no meu iMac, e era aflitivo abrir o iPhoto com mais duas aplicações abertas... e ainda para mais o mini tem uma gráfica integrada que rouba memória à RAM...
No entanto, é como se tem dito: o mini possibilitou que muitos potenciais switchers experimentassem o OS X em primeira mão, não os assustando com o preço do Mac Pro e afins... :). E foi como eu li há algum tempo: um tipo vai a um Apple Store, vê um mini, olha para o preço e pensa "isto até é engraçado! Se calhar até levo um!". Depois de brincar um pouco com ele, sai da loja não com um mini, mas com um iMac de $1300 :D.
Não estou a inventar... li mesmo isso! E, se querem que vos diga, o preço do iMac até está muito bem posicionado! Agora, deviam dar a liberdade de uma pessoa escolher o ecrã que quiser... e aí a Apple está a jogar um pouco mal...
Sirikazy 18-06-2007, 15:07 Mas o imac nunca te deixou escolher o monitor foi sempre assim. Não acredito que a Mac va abrir uma 4ª linha nos computadores de secretaria. Ter 3 ja é muita escolha para os padroes da marca. O mini com 1gb da perfeitamente para maior parte dos novos utilizadores que nunca utilizaram Mac.
Tu se calhar o que querias era um MacPro de gama baixa entre os 800 e 1000€ mas isso nunca vai acontece. ;)
Uma das configurações mais comuns de qualquer computador consiste no seguinte
Um desktop com um processador comum de desktop, memória comum de desktop, disco comum de desktop e placa gráfica de desktop.
Estranhamente ou não, a Apple não vende este computador
Por isso e enquanto isso acontecer é normal que exista malta insatisfeita
Sirikazy 18-06-2007, 15:48 Pois mas a apple não é uma marca "comun" se não não teriamos a gente a falar em Mac e outra em PC. Acredita que ja ter mudado para o comun intel ja foi algo de outro mundo nunca pensado por maior parte dos utilizadores da plataforma.
É essa malta insatisfeita/estranha são novos utilizadores que não conhecem de onde naceu o pedrigi ma marca.
Eu bem queria que o imac desse para ser ligado a um computador externo para quando tivesse que jogar um jogo no windwos, mas ja sei que é da "filosofia" da marca por isso nada feito.
Tambem gostaria que qualquer grafica desse para por no PowerMac/MAcPro mas não da. Ou que fosse compativel com qualquer memoria.
Ou que os monitores tivesses o control de imagem/cor por hardware e não software.
Para não falar em CPU´s...
Ao fim de tudo gostava que toda a gente fosse feliz mas não é assim! ;) lol
Não, mas antes tinham! Antes do iMac, havia os PowerMacs (profissional) e os Performa (home users). Mas havia montes de configurações de Performas, all-in-one (tenho um desses, com leitor de CD, microfone, colunas, possibilidade de inserção de placas TV e captura de vídeo, ...), desktop, mini-tower, etc... várias linhas, começando por um número: 9xxx, 8xxx, 7xxx, 6xxx e 5xxx (houve um 4400 mas é muito raro... tive para dar uns cobres para comprar um no Miau há algum tempo :P)
A partir do iMac, o Steve começou a reformular a linha (arrumar a casa :)): largou a maioria das linhas, e colocou o quadrado (que vêem no filme da apresentação do iBook), com duas máquinas gama profissional, e duas de gama baixa (home users). O mini veio destruir a simetria - assim sendo, falta qualquer coisa! Um switcher-edition gama alta :D - o maxi-mini!
Há um iMac, há um Mac Pro, há Mac mini mas não há nenhum Mac e esse que falta - o Mac. Eu queria algo entre o Mac mini e o Mac Pro e enquanto isso não existir não há nenhum desktop que me sirva na linha mac. Os iMacs sabem-me a pouco, eu preciso de um caixote mas não preciso de nada sequer parecido com o Mac Pro. Como disse o Timber um computador normal, mas Mac.
O PowerMac G5 era uma máquina vulgaríssima, um PC mas com arquitectura PPC em vez de x86. Com a transição para Intel, espetaram aquela coisa que só interessa a um nicho de mercado. Neste momento comprava primeiro um PowerMac G5 (dão conta do recado e estão baratíssimos) que um Mac Pro.
Na minha opinião eles não querem meter-se em hardware mais vulgar com medo que o OS X86 se torne perfeito em máquinas não Apple (em todas elas).
bruno_eg 18-06-2007, 22:24 Eu acho que um dos motivos do RIP dos MacMini chama-se AppleTV, apesar de a primeira não fazer grande sentido, um MacMini actualizado com uma wireless melhor e software próprio podia tirar lugar ao nicho do AppleTV.
Mas, tal como todos, sinto falta de um Mac (nem mini, nem Pro, nem i) que me faça largar o desktop windows.
Eu comprei um Mini para substituir o iMac G3 que usei durante 5 anos. À partida queria continuar a usar com um monitor crt, isso desde logo excluía o iMac. Usar um computador de secretária com monitor de portátil, com píxeis e tal, não era do meu agrado. O Mac Pro foi excluído não só pelo preço mas também porque, e citando o que um tipo disse em inglês num fórum: "Eu até tenho capacidade económica para comprar um Mac Pro, agora para comprar uma casa onde ele caiba, é que não, essas coisas são enormes!".
Eu também tenho capacidade económica para comprar um Mac Pro, mas tenho porque não faço compras estúpidas e comprar um Mac Pro... excepto um reduzido número de aplicações (que não incluem muitas pseudo aplicações que a Apple arranja para ele) ... é uma compra estúpida.
É uma máquina para profissionais... onde ao fim de 1/2 trabalhos a máquina está paga.
O que se aprende da história dos Mac aqui no fórum...
Eu concordo com quem é da opinião que deveria haver "um iMac" sem vir o monitor atrelado. Era muito mais simpático poder trocar o computador actual por um mais recente sem ter de trocar também o monitor, ou não ter as specs de um computador associadas ao tamanho do monitor, eu posso ter poucas exigências de hardware e querer um ecrã grande, a apple não me oferece isso actualmente. Eu troco de monitor quando um se estraga e troco de computador quando as specs já não me satisfazem as necessidades. Um monitor nunca me deixou de satisfazer as necessidades e apenas troquei uma vez sem precisar, de um crt de 15'' para um crt de 17'' que de certa forma até pode ser considerado uma necessidade para trabalhar melhor...
A apple tem monitores de elevadíssima qualidade (estou a falar sem saber) e isso faz com tenha preços muito elevados para os mesmos. Isso faz também com que não tenha interesse em fazer mercado para outras marcas (de monitores, não se esqueçam que a apple também é uma empresa de hardware). A apple TV não faz mercado para monitores de outras marcas, o mac mini fazia. é uma possível lógica de mercado, mas pode haver mil e uma razões para a escolha da apple.
E acho que não devem pegar pela "diferença" da marca para justificar como correctas todas as opções desta, julgo que neste momento a apple é essencialmente uma empresa comercial, faz o que é necessário para aumentar os lucros, se puder manter a identidade óptimo, se não puder, lá terá que se adaptar. O novo hardware é um exemplo disso e com grandes resultados. Não sou contra, desde que não se descaracterizem demasiado, considero mais uma evolução.
A maioria das pessoas que conheço que compravam PowerMacs e compram Mac Pros não compram Apple Cinema Displays. No caso empresarial tenho visto muito Apple Cinema Display mas pela quantidade de monitores nas lojas dedicadas em absoluto à venda de Macs, mesmo lojas mais viradas para o segmento profissional, acho que devem vender bastante para o segmento profissional.
Se a Apple quisesse impor os seus monitores como única escolha, fazia o que fez em tempos, usava o ADC (Apple Display Connection) e obrigava o consumidor a comprar monitores Apple.
Mais, o mercado alvo do mini é um mercado alvo muito diferente do Apple Cinema Display e da restante linha de Macs por eles apresentada. O mac mini é claramente o mac dos pobres e a Apple sempre o admitiu desde o lançamento em que o Jobs frisou que podia ser usado com teclado e monitor 3rd party.
Ora, os monitores que as pessoas compram para os seus minis não rivalizam minimamente em mercado com um Apple Cinema Display.
Em termos de interesse comercial a Apple teria todo o interesse em vender um computador normal. Tenho a certeza que as suas vendas explodiriam porque a maioria dos consumidores quer um computador normal e compraria um sem pensar duas vezes.
Sirikazy 19-06-2007, 18:06 Evangelion-01 sabes muito bem que computadoes que de para meter qualquer componente a venda no mercado a apple nunca teve nem nunca tera pelo menos quando tiver a filosofia de encaixar o melhor possivel o seu softawre com hardware escolhido.
E ao tal macintosh esse nunca existiu, tinhamos os Performa, power, quadra, II e LC´s mas Macintosh esse nunca existiu. A não ser que contes aquele feito em madeira. ;)
Bsod,
Macintosh que possam actualizar cpu, graficas e memorias como fazemos em PC nunca existiram. Tinhamos era aquelas configurações todas possiveis nos clones que foram um fiasco para a apple. E unica diferença que tinham era o exterior, monitores e pouco mais, tipo vinham ou não com saida entrada AV ou diferentes placas de Som. De resto todos eram aquipados com o mesmo tipo de CPU a frequencias diferentes. O mesmo acontece nos ultimos anos, queres modar de CPU/gafrica/memoria? Podes! tens é que comprar a companhias especializadas nisso não a loja de informatica que fica ao virar da esquina.
Uma caixa do Mac Pro com um cpu dual core e 1 gb de memoria com uma grafica de 128MB e disco de 120gb nunca ira existir. Mas valem comprarem uma caixa vazia de um PowerMac e montarem la um PC. lol
Como disse o kidloco o MacPro esta pago em 2 ou 3 trabalhos...
Se é para brincar ou trabalhos leves mais vale um PC ou um Mac mini.
Poder pôr mais que um disco e uma gráfica decente não é propriamente nada do outro mundo e o que é certo é que preciso de um Mac Pro para fazer estas coisas....
Ricardo.RPL 19-06-2007, 18:55 A Apple também não pode fazer tudo de uma vez... Desde que mudaram para Intel, têm registado níveis cada vez mais altos de popularidade, só computadores a sair das lojas. O que o Jobs está a fazer é "conter" o "boom" (:-D) do switching, porque a Apple, para o bem e para o mal, é uma empresa relativamente pequena, e provavelmente não conseguiria aguentar com todos os novos switchers se mudassem todos de uma vez.
Por isso, e para que o aumento do número de Macs se dê a uma velocidade mais ou menos constante e sem grandes quebras, a ideia deve ser buscar novos utilizadores, com os atractivos pela ordem: Intel (possibilidade de correr Windows, ser mais rápido) -> Leopard (quantos é que não estão à espera do novo SO para mudar?) -> MacDesk (:P), este último só quando a Apple já tiver ganho um market share considerável (para o que já tinha, claro) e uma massa maior de adeptos/conhecedores que mudariam com a eventual chegada de um computador mais acessível e ao mesmo tempo personalizável.
Ou não seria uma boa estratégia ;)?
Evangelion-01 sabes muito bem que computadoes que de para meter qualquer componente a venda no mercado a apple nunca teve nem nunca tera pelo menos quando tiver a filosofia de encaixar o melhor possivel o seu softawre com hardware escolhido.
E ao tal macintosh esse nunca existiu, tinhamos os Performa, power, quadra, II e LC´s mas Macintosh esse nunca existiu. A não ser que contes aquele feito em madeira. ;)
Bsod,
Macintosh que possam actualizar cpu, graficas e memorias como fazemos em PC nunca existiram. Tinhamos era aquelas configurações todas possiveis nos clones que foram um fiasco para a apple. E unica diferença que tinham era o exterior, monitores e pouco mais, tipo vinham ou não com saida entrada AV ou diferentes placas de Som. De resto todos eram aquipados com o mesmo tipo de CPU a frequencias diferentes. O mesmo acontece nos ultimos anos, queres modar de CPU/gafrica/memoria? Podes! tens é que comprar a companhias especializadas nisso não a loja de informatica que fica ao virar da esquina.
Uma caixa do Mac Pro com um cpu dual core e 1 gb de memoria com uma grafica de 128MB e disco de 120gb nunca ira existir. Mas valem comprarem uma caixa vazia de um PowerMac e montarem la um PC. lol
Como disse o kidloco o MacPro esta pago em 2 ou 3 trabalhos...
Se é para brincar ou trabalhos leves mais vale um PC ou um Mac mini.
Concordo... parcialmente.
Tenho aqui em casa um Mac IIci, circa 1990, que, além de ter montes de slots para expansão (3x NuBus, 1x PDS (ligação directa ao processador, para se colocar um upgrade, com cache L2, por exemplo :D), 8x DIMM slots) é facílimo de abrir e mexericar: tem baías para discos, pode-se levantar a board tirando três ou quatro parafusos, etc. Se isto não é expansibilidade, não sei o que é: podia espetar-lhe com um processador PowerPC e ficava com um PowerMac! :D Tenta fazer isso com um iMac :D
O Jobs é que veio "estragar tudo": o Woz queria computadores expansíveis (as primeiras séries do Apple ][ tinham 5 slots de expansão, entre outras coisas) e o Jobs queria tecnologia fechada - o Mac 128k, o Apple ][c, todos os Macs produzidos desde que ele voltou à Apple (excepto mercado profissional).
Tenho, como exemplo muito recente, o meu PowerBook: posso tirar-lhe a óptica, puxando, e coloco-lhe uma drive ZIP (tudo sem desligar o computador); posso pôr Airport, 1 GB de RAM, mudar o disco (apesar de isso ser um pouco complicadito :P), usar o slot PC Card, etc... Porque é que a Apple não põe um Mac tipo LCIII, que sempre tinha um slotzito para uma placa de expansão, e era bem fácil de abrir? :rolleyes:
Sirikazy 19-06-2007, 20:12 bsod,
Sabes qual era o preço a que esse computador era vendido? Mais de 5000$ o que o coloca ao nivel do MacPro. E no Mac Pro podes fazer isso tudo que queres....
Não me querendo repetir vou voltar a dizer, a apple nunca teve um modelo da gama media baixa que tivesse essas capacidades.
O maximo que encontras é o LCII que tinha apenas um porta de expanção ou os Performa 6000 que ja traziam 2 PCI mas o preço era acima de 2000$.
Editado:
Um LCIII? Ja o tens...
Ao mesmo preço que era vendido o LC tens o Mac mini. Não tens PDS? Tens usb e firewire. Ligas aqui o que ligavas a um PDS, modem e rede. Agora isso podia levar uma grafica não? Bom, não era para fazer upgrade a grafica mas para ter uma para conseguir ver cores no monitor. Eu não acho que seja propiamente uma slot tipo PCI ou AGP que desse para fazer upgrade a um componente ja instalado no computador. Agora se tu concideras o contrario ai ja digo que a apple tinha um Mac de secretaria expancivel!
Eu já acho que o LCIII era relativamente expansível, mas lá está, antigamente não havia os preços de actualmente - só de pensar quanto custava o IIci novo e quanto paguei eu por ele, 14-15 anos depois, no eBay...
De qualquer modo, o acesso à tecnologia tornou-se muito mais vulgarizado. E os preços baixaram imenso... o primeiro iBook foi taxado a $1599 e agora tens MacBooks a $1099... portanto pelos preços não vamos lá :P. Eu sei perfeitamente que o IIci era carote, bem carote até... mas, relativamente às máquinas da altura, era, vá lá, um Conroe todo pipi, com gráfica xpto... o top of the line, mas não o Mac Pro - esse era possivelmente o Mac IIx (sem ter o c, nem o i, pois o i é de vídeo on-board, which sucks ;)).
Mesmo o Performa 5200 que lá tenho encostado, sendo ele all-in-one, também era fácil de mudar as coisas: desapertavas alguns parafusos e a motherboard saía. Tinhas slots de expansão, para colocares uma placa de rede, TV, vídeo, etc... actualmente o sistema é completamente fechado (tirando o Mac Pro e o MacBook Pro, que tem o Express Card).
Não estou com isto a dizer que seja mau! Para muita gente, o ser um sistema fechado até é uma boa coisa - significa estabilidade, e saberem o que estão a comprar: uma pessoa que não perceba nada de computadores, olha assim de uma forma leve para o folheto da Apple, e percebe logo o que quer comprar: laptop/não laptop, home/profissional.
Depois, tem sub-gamas, mas estão bem diferenciadas - muita gente não sabe que tem o processador Core Duo a 2 GHz, whatever - vê pelo tamanho do ecrã, por exemplo. Já no mercado de PCs enchem-nos de características técnicas "quantos mais MHzs, melhor!" "quanto mais RAM, melhor ainda!", e esquecem-se que, por vezes, não é isso que conta. Por isso é que houve gente a comprar ][c, o iMac, e tudo o que se seguiu. :)
Sirikazy 20-06-2007, 01:03 E quanto custava o performa 5200 na altura? 2000$ o mesmo que o MacPro mais barato. Continuas a comparar computadores com preço acima da media. Não propiamente baratos! ;)
Pois, mas naquele tempo era o "low-end". Onde é que arranjavas máquinas mais baratas? (mesmo os Pentiums da altura não eram propriamente baratos... ;))
E o 5200 foi lançado especialmente para educação, à semelhança do eMac. De facto, os preços evoluíram imenso... pelo que não há possibilidade de comparação.
Só digo que antes do Steve, havia mais liberdade de escolha. Sempre foi uma marca fechada, mas antes de '98 era muito mais "user-serviceable". A partir do momento em que se apresentou o iMac, com a arquitectura sem possibilidade de expansão, perdeu-se alguma liberdade.
Desenterrei esta thread para saber a vossa opinião. Será que o mac mini vai receber mais algum update ou vai mesmo desaparecer?
lo_diablo 12-07-2008, 01:20 Desenterrei esta thread para saber a vossa opinião. Será que o mac mini vai receber mais algum update ou vai mesmo desaparecer?
yambém ando com essa ideia, a apple já não mexe nele à bastante, o design já está acho que 2 éocas atrás, nem mudam para o look de alumínio nem para o vidrado do Imac, deve ser este verão alguma mudança a nível visual pelo menso no mini e no macbook
Zeppelin 08-08-2008, 04:30 http://www.tuaw.com/2008/06/08/rumor-mac-fusion-a-new-developer-mac/
[]
Watermelon 08-08-2008, 08:05 http://www.tuaw.com/2008/06/08/rumor-mac-fusion-a-new-developer-mac/
[]
Err... Já viste a data da notícia? :)
Zeppelin 08-08-2008, 09:11 Err... Já viste a data da notícia? :)
Err... 8.JUN.2008 !!!
[]
Watermelon 08-08-2008, 09:37 Err... 8.JUN.2008 !!!
[]
Exactamente, isso já são old news e nada se chegou a concretizar. O rumor era para a WWDC, que já foi há muito tempo.
Sirikazy 08-08-2008, 23:56 nada!
Podes contar com novos macmini´s no futuro. Sobretudo com moda de computadores de baixo custo que anda ai.
|
|