View Full Version : Sensor de movimento...

Menam
24-05-2007, 17:23
Há uma coisa que não percebo, o sensor de movimento é um sistema incluido no proprio disco rigido ou é um sensor á parte do disco?
É que pretendo meter um disco de maior capacidade e tenho a duvida se o sensor de movimento continua a funcionar....

jck
24-05-2007, 18:09
Suponho que é um sistema independente do disco, mas não tenho certeza.

engcris
24-05-2007, 19:55
Há uma coisa que não percebo, o sensor de movimento é um sistema incluido no proprio disco rigido ou é um sensor á parte do disco?
É que pretendo meter um disco de maior capacidade e tenho a duvida se o sensor de movimento continua a funcionar....

E já agora... o que é isso do sensor de movimento?? Vem nos macbooks? (eu tenho o preto) Para que serve?

Obrigado! ;)

bruno_eg
24-05-2007, 20:27
É fora do disco, faz parte do portatil. Serve para proteger o disco quando há movimentos bruscos.

engcris
24-05-2007, 21:13
É fora do disco, faz parte do portatil. Serve para proteger o disco quando há movimentos bruscos.

Já agora... os pc's tb têm isso? [curiosidade]

bruno_eg
24-05-2007, 21:51
Podem ter, não me perguntes quais os modelos.

engcris
24-05-2007, 22:47
Podem ter, não me perguntes quais os modelos.

ok :bounce:

obrigado

augusto.ivo
25-05-2007, 11:43
Acho k so os Macbooks pro 'e k tem sensor de movimento.
Sensor em ocs acho k so os caros. Tipo os qosmio da toshiba (ja vi qq coisa em publicidade)

Meje
25-05-2007, 12:38
Não se estamos a falar dos mesmos sensores, mas o Macbook tem sensores de movimento. So assim é possivel o ialert funcionar, por exemplo. E eu também já tive uma aplicação que registava os movimentos que eu fazia com o Macbook...

bruno_eg
25-05-2007, 14:50
O Macbook também têm. Procurem por "Seismac"

engcris
25-05-2007, 17:05
So assim é possivel o ialert funcionar, por exemplo.

Como assim?? O que é que esse programa tem a ver c o sensor... isso não é só um "notificador gratuito para Mac OS X"?

Qual era a aplicação que usavas para registar os movimentos do Macbook...?

ric07
25-05-2007, 17:22
Como assim?? O que é que esse programa tem a ver c o sensor... isso não é só um "notificador gratuito para Mac OS X"?

Notificador gratuito para Mac OS X?

O iAlertU é uma especie de alarme como o dos carros.

Pegas no comando e acionas o alarme...bip lol....e para desacionares usas de novo o comando...bip bip lol

Com o alarme acionado...podes escolher que ele active de diversas formas:

- mecherem no macbook (pegar, deslocar, fechar...etc)...é aqui que o dito sensor entra

- carregarem nas teclas

- tirar o magsafe

- fechar a tampa

E podes escolher tb que ele tire uma foto e que tb a envie para algum email.

Meje
26-05-2007, 19:56

Como foi dito, é uma aplicação que "imita" o alarme de um carro. Se deslocares o portátil, o alarme acciona-se, pois os sensores de movimento detectam a deslocação.

Quanto à segunda questão, eu não fui muito claro. O Software era shareware e era para mudar de aplicação ou abrir alguma aplicação quando eu deslocava o portátil para a direita, para a esquerda, frente, trás (cada movimento uma aplicação). E quando configurava a sensibilidade ele indicava a intensidade com que eu o deslocava para a direita, ou para a esquerda, etc, com números. Ou seja, ele mostrava a intensidade com que eu o deslocava e não fazia registo dos movimentos como eu disse no inicio (erradamente).

Qual era o software? Não faço ideia, como tinha de pagar para o usar e aquilo tinha alguma piada inicial, mas nenhuma utilidade real, apaguei e nem me recordo qual era... Mas eu li sobre ela aqui pelo fórum, se abrires uma thread a pedir software que utilize sensores de movimento (caso não encontres com uma pesquisa) de certeza que irão surgir muitas aplicações...

Menam
26-05-2007, 22:29
Tenta o SeisMac. É um sismografo que usa o Sensor Motion do Macbook.

SeisMac (http://www.suitable.com/tools/seismac.html)

bsod
26-05-2007, 23:17
Acho k so os Macbooks pro 'e k tem sensor de movimento.
Sensor em ocs acho k so os caros. Tipo os qosmio da toshiba (ja vi qq coisa em publicidade)

Tenho ideia de que os IBM (que agora são Lenovo) Thinkpad tinham isso... pelo menos os modelos mais carotes :)

OldMan
27-05-2007, 00:01

lol genial!

engcris
27-05-2007, 15:43
Notificador gratuito para Mac OS X?

hehe... sim, estava a confundir com o ialert: http://mac.softpedia.com/get/Utilities/iAlert.shtml :freak3:

O iAlertU é uma especie de alarme como o dos carros.

Pegas no comando e acionas o alarme...bip lol....e para desacionares usas de novo o comando...bip bip lol

Com o alarme acionado...podes escolher que ele active de diversas formas:

- mecherem no macbook (pegar, deslocar, fechar...etc)...é aqui que o dito sensor entra

- carregarem nas teclas

- tirar o magsafe

- fechar a tampa

E podes escolher tb que ele tire uma foto e que tb a envie para algum email.

Fixe... vou tentar experimenar isso hoje! Dá para o Macbook não dá? (tenho o preto)

hehehe que louco... :n1qshok:

Demiurgo
28-05-2007, 12:53
Há também um programa que te permite programar o sensor de movimento (ou o de luz) para o computador reagir.

Por exemplo, dás uma pancada do lado esquerdo (ou tapas o sensor de iluminação esquerdo) e ele faz forward na música que está a tocar no iTunes.

Meje
28-05-2007, 15:58
Sensor de luz só existe nos MBP, certo?

GettinBetter
28-05-2007, 16:01
Sensor de luz só existe nos MBP, certo?

certo

engcris
28-05-2007, 17:43
Há também um programa que te permite programar o sensor de movimento (ou o de luz) para o computador reagir.

Por exemplo, dás uma pancada do lado esquerdo (ou tapas o sensor de iluminação esquerdo) e ele faz forward na música que está a tocar no iTunes.

Que nice! Alguém sabe qual é o programa?

Ah! O iAlertU é shareware.. :005::005: ia-me dar tanto jeito (pq tenho de deixar o mac sozinho no meu local de trabalho de vez em qdo).
Ninguém conhece um programa grátis equivalente?? Ou se ele está à venda nas lojas da apple?

Meje
28-05-2007, 20:00
O ialert é uma brincadeira, não é para uso sério. Basta tirar a bateria e puff.... Quem quiser mesmo roubar acho que não deixa de roubar por isso. E uma pancada num computador pode ocorrer por acaso.

Uma funcionalidade engraçada é que o ialert pode tirar uma foto quando mexem no portátil e envia-la logo por e-mail, com sorte até se apanha a cara do ladrão...:x2:

Peidina
28-05-2007, 20:14
O ialert é uma brincadeira, não é para uso sério. Basta tirar a bateria e puff.... Quem quiser mesmo roubar acho que não deixa de roubar por isso. E uma pancada num computador pode ocorrer por acaso.

Uma funcionalidade engraçada é que o ialert pode tirar uma foto quando mexem no portátil e envia-la logo por e-mail, com sorte até se apanha a cara do ladrão...:x2:
Tirar a bateria é complicado porque tens de levantar o computador e aí activas o sensor de movimento.

Mitch
28-05-2007, 20:29
lol o ladrao que feche a tampa do portátil e já está... :P

Strakata
28-05-2007, 20:37
Os IBM Thinkpad têm isso. Correndo o risco de iniciar uma guerra, li algures que foi a IBM quem introduziu a funcionalidade.
Não é tão avançado como o da Apple, limita-se a estacionar o disco caso antecipe uma catástrofe.

engcris
28-05-2007, 21:02

Sim, foi o que mais gostei :)

lol Aí o macbook começa "aos berros" o pessoal à volta há-de notar... :P

De qq forma o que apreciei mais foi mesmo a hipótese de tirar a foto e enviar logo por e-mail!

Peidina
28-05-2007, 21:12
Se o "ladrão" fechar a tampa o alarme é accionado.

Mitch
28-05-2007, 21:51
eu já ouvi esse alarme e aquilo toca tão baixinho que... bem, o ialertu também não passa de uma brincadeira.

Peidina
28-05-2007, 22:30
eu já ouvi esse alarme e aquilo toca tão baixinho que... bem, o ialertu também não passa de uma brincadeira.
É verdade, aquilo numa verdadeira situação de roubo mal se faz ouvir, mas, a culpa é obviamente do Macbook que não tem umas colunas mais potentes.

engcris
28-05-2007, 23:20
É verdade, aquilo numa verdadeira situação de roubo mal se faz ouvir, mas, a culpa é obviamente do Macbook que não tem umas colunas mais potentes.

Mas a ferramenta mais importante do programa nem é o barulho... mal resulta nos carros porque raio iria resultar bem num computador! De qq forma, quanto ao volume, podia ligar umas colunas... hehehe se bem que nem é mesmo preciso... as situações em que uma pessoa abandona um portátil são quase sempre de ambiente silencioso (sala de aula, biblioteca, laboratório, escritório) e não de mto barulho!

Mas o interessante é mesmo a foto... e para isso basta um pequeno tok para enviar a foto do ladrão (ou do cuscas :p)... só saber qual é a "velocidade de reacção" :lol:

Peidina
28-05-2007, 23:35
A foto é tirada antes do alarme disparar, logo é impossivel esquivar-se da objectiva. Só mesmo alguém que va com as coisas planeadas!

Menam
29-05-2007, 01:55
O melhor sistema anti-roubo é mesmo não deixa-lo sozinho.... :lol: não falha

engcris
29-05-2007, 10:54
Nem queiram saber... hoje sonhei que me roubavam o computador!! :lol::lol:

O melhor sistema anti-roubo é mesmo não deixa-lo sozinho.... :lol: não falha

Sim, claro. Mas há sempre situações em que lá tem de ser... tipo, na bibloteca, não posso atender o telemovel lá dentro... logo, deixo o computador por breves instantes para atender uma chamada e já estou a correr riscos, não é? Ou num laboratório (onde eu trabalho), tenho de ir falar com alguém (um fornecedor, orientador...) fora do lab por alguns minutos e pronto... já é outra situação de risco...

Por isso este programinha, para mim, é mais do que suficiente... :)

Ninguém sabe de um programa freeware equivalente a este iAlertU ou se há há venda em Portugal?

A foto é tirada antes do alarme disparar, logo é impossivel esquivar-se da objectiva. Só mesmo alguém que va com as coisas planeadas!

Fixe! Ainda não tinha a certeza disso... ;)

Demiurgo
29-05-2007, 11:11
Não há nada como ter um daqueles inestéticos cadeados e prendê-lo à mesa. Se o larápio tentar sacar o portátil seguramente dará nas vistas e demorará mais do que apenas alguns segundos.

engcris
29-05-2007, 11:16
Não há nada como ter um daqueles inestéticos cadeados e prendê-lo à mesa. Se o larápio tentar sacar o portátil seguramente dará nas vistas e demorará mais do que apenas alguns segundos.

hehe... tb é uma ideia...

mas axo o programinha mais prático... já basta o cadeado para a bike!

Demiurgo
29-05-2007, 12:51
É verdade. Mas eu se fosse ladrão e o portátil desatasse a berrar provavelmente ou fugiria sem o levar, ou num dos meus acessos de irritação atirá-lo-ia contra uma parede.

Com o cadeado isso não acontece :D.

engcris
29-05-2007, 13:47
É verdade. Mas eu se fosse ladrão e o portátil desatasse a berrar provavelmente ou fugiria sem o levar, ou num dos meus acessos de irritação atirá-lo-ia contra uma parede.

Com o cadeado isso não acontece :D.

hm... entretanto o macbook tirava-lhe uma foto e mandava-a por mail para mim... e depois eu ia à polícia e o gajo pagava-me um novo... lolol É só filmes... :D

Demiurgo
29-05-2007, 17:53
Para te enviar por mail tens de estar ligado a uma rede, o que nem sempre acontece, especialmente quando visitas bibliotecas que não são da tua univ, ou bibliotecas que não têm rede sem fios.

O cadeado está lá sempre :D

engcris
29-05-2007, 17:54
Para te enviar por mail tens de estar ligado a uma rede, o que nem sempre acontece, especialmente quando visitas bibliotecas que não são da tua univ, ou bibliotecas que não têm rede sem fios.

O cadeado está lá sempre :D

Óbvio que nessas não deixo o portátil...