View Full Version : Memory Leaks!?
DarkVenger 19-05-2007, 16:45 Boas,
sou possuidor de um A8js e corro o Feisty.
A minha questão é se alguém sabe de alguma forma de ver quem é que me estás a encher a ram, dado que ao fim de alguns minutos a trabalhar com o sistema fico apenas com cerca de 50MB do 2GB de ram livres e já tenho algum swap ocupado também, quando o sistema chega a este estado permanece com estes valores de ram até ao infinito (se tivesse legado até lá)...escusado será dizer que a performance leva um pouco de impacto negativo.
Muito obrigado
Onde tás a ver isso? Tens consciência que a única coisa que interessa é user memory, n tens?
DarkVenger 20-05-2007, 15:39 Bem eu estava a ver esta informação com o top, mas ao que parece ou o top dá informação errada ou então não está correctamente interpretada por mim....
O System monitor, que vem com o gnome, dá outra visão da realidade....e diga-se que é uma visão mais agradável do uso dos recursos.
Em qual dos dois me devo fiar? Estava a pensar incorrectamente?
Obrigado
Nomearod 20-05-2007, 19:53 Bem eu estava a ver esta informação com o top, mas ao que parece ou o top dá informação errada ou então não está correctamente interpretada por mim....
O System monitor, que vem com o gnome, dá outra visão da realidade....e diga-se que é uma visão mais agradável do uso dos recursos.
Em qual dos dois me devo fiar? Estava a pensar incorrectamente?
Obrigado
Em Linux penso que é normal acontecer isto. Se tens 2 GB de memória, porque não utiliza-la toda?
A ideia é o sistema usar a memória quase na totalidade sendo que grande parte é usada como cache para arrancares os programas que usas com maior frequência rapidamente.
No entanto, se algum programa precisas de usar mais RAM o sistema liberta a RAM usada como cache e esta passa a ser usada pelo programa.
Faz isto:
Botão direito do rato sobre a barra do menu
Adicionar ao painel -> Sistema e Hardware -> Monitor de Sistema
Vai aparecer um quadro no canto superior direito com a utilização do CPU. Vai a essa botão e clica com o botão direito do rato. Escolhe preferência.
Por fim, seleciona a parte em que diz "Memória" e deverá aparecer uma nova caixa ao lado da anterior na barra.
Nessa caixa vais poder ver duas cores. A primeira, verde escuro, é a memória a ser usada por programas. A segunda, verde clara, é a memória usada como cache.
Qual é o output do comando
free -m
?
muddymind 20-05-2007, 21:27 ;1650936']Qual é o output do comando
free -m
?
o free -m tambem lhe deve mostrar a ram toda ocupada... plo menos comigo mostra...
[]
DarkVenger 20-05-2007, 21:29 ;1650936']Qual é o output do comando
free -m
?
total used free shared buffers cached
Mem: 2027 1975 52 0 425 746
-/+ buffers/cache: 802 1224
Swap: 1106 33 1072
Igual ao top portanto...
DarkVenger 20-05-2007, 21:48 @Nomearod
Com o que me indicaste fico a saber que mais de metade da RAM é cache e apenas 30% (tenho um programa em java a comer bem lol) é que está a ser usada pelos programas.
Obrigado.
A lentidão que me parece por vezes e principalmente com os efeitos do beryl, não deve ter nada a ver com RAM portanto...
Nomearod 20-05-2007, 22:22 @Nomearod
Com o que me indicaste fico a saber que mais de metade da RAM é cache e apenas 30% (tenho um programa em java a comer bem lol) é que está a ser usada pelos programas.
Obrigado.
A lentidão que me parece por vezes e principalmente com os efeitos do beryl, não deve ter nada a ver com RAM portanto...
Beryl ainda esta numa fase bastante embrionário, logo é normal às vezes notares isso.
Mas ainda bem que quanto ao "problema" da RAM ficou tudo esclarecido.
DarkVenger 20-05-2007, 23:41 Sem dúvida, assim é esperar que o beryl desenvolva :)
spastikman 21-05-2007, 11:29 o free -m mostra a ram que está efectivamente em uso + a ram que está alocada a servir de cache MAS que a qualquer momento pode ser libertada.
O "top" mostra apenas a memoria total em uso (incluindo a memoria alocada que serve de cache).
spastikman 21-05-2007, 11:29 total used free shared buffers cached
Mem: 2027 1975 52 0 425 746
-/+ buffers/cache: 802 1224
Swap: 1106 33 1072
Igual ao top portanto...
na realidade sem os buffers, possuis 1224 MB de RAM disponivel para o sistema.
DarkVenger 21-05-2007, 13:11 Confere, contudo não percebo bem a ideia de, devido à reserva de memória "cache" o sistema já está a usar algum swap... ou o swap está apenas com processos zombies (o top diz não haver) ou outros quaisquer processos praticamente não utilizados, certo?
Senão não faz grande sentido dado que ñ se compara a performance da ram com a do swap...
Usa um swapmeter qualquer (tipo GKrellM) e depois vê se vale a pena sequer pensar que temos swap a funcionar... lol
Pra mim swap é só para hibernar :)
Não queimem mais miolos com isto, o "Linux e amigos" têm melhores gestores de memoria/processos do que alguma vez a família Microsoft irá ter.
DarkVenger 21-05-2007, 17:09 Sim, sem dúvida que a gestão da memória do "Linux e amigos" é excelente.... já vi o swap, o máximo que vi foram 30MB lá, enquanto que ao meu lado tenho colegas em windows a receber uma mensagem de "memória virtual demasiado baixa".
Já ñ tenho problemas de memória...este era uma daqueles problemas que se encontra antes do teclado....:lol:
Eu tb tenho o A8js e não tenho tido problema com a mem.
Tenho instalado o Edgy com o Beryl a func e só utilizo 380MB.
Colegas meus que tem o A8js que tem o ubuntu 7.04 com o beryl a func tb não têm esses problemas.
O que possa ser é que deve ter sido alguma cena mal instalada na instalaçao.
Tenta instalar de novo o Ubuntu 7.04 de 32 bits
oh "amigo"... mas tu leste alguma coisa neste tópico? É que não parece....
|