View Full Version : reparação impossivel, em busca do condensador fantasma
strait_up 16-05-2007, 16:48 boas pessoal, o meu primeiro topico e logo pra reclamar dum problema :(
entao é assim, tenho ca em casa um pc, ha uns tempos começou a funcar mal, desligava-se e cenas maradas dessas, la fiz as minha mediçoes, googlei o assunto e tal, então descobri que o problema estava na motherboard, mais precisamente nos condensadores, descobri tb num forum um gajo brasileiro que tava com o mesmo problema que eu, ou parecido, e quando substituiu os condensadores a coisa resolveu-se (podem ver esse caso do gajo brasileiro aqui:
http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mae-asus/417448
)
a minha linda MB é uma ATX MSI VIA 133 e assim que me fui preparar para a reparação pimba, não ha em nenhum lado condensadores destes... nem sequer parecidos. já procurei em varias lojas e nada...
os condensadores são de 2700microF 6.3V electroliticos
Alguem tem sugestões / conhece alguma superloja que tenha estas raridades?
Agradecia a ajuda :)
spastikman 16-05-2007, 16:58 boas pessoal, o meu primeiro topico e logo pra reclamar dum problema :(
entao é assim, tenho ca em casa um pc, ha uns tempos começou a funcar mal, desligava-se e cenas maradas dessas, la fiz as minha mediçoes, googlei o assunto e tal, então descobri que o problema estava na motherboard, mais precisamente nos condensadores, descobri tb num forum um gajo brasileiro que tava com o mesmo problema que eu, ou parecido, e quando substituiu os condensadores a coisa resolveu-se (podem ver esse caso do gajo brasileiro aqui:
http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mae-asus/417448
)
a minha linda MB é uma ATX MSI VIA 133 e assim que me fui preparar para a reparação pimba, não ha em nenhum lado condensadores destes... nem sequer parecidos. já procurei em varias lojas e nada...
os condensadores são de 2700microF 6.3V electroliticos
Alguem tem sugestões / conhece alguma superloja que tenha estas raridades?
Agradecia a ajuda :)
Podes usar condensadores com a mesma capacidade mas com suporte para voltagens mais elevadas.
strait_up 16-05-2007, 17:27 tb já tinha pensado em algo desse genero... mas com a mesma capacidade nao ha, em todas as lojas que tenho visto, ha um gap... por exemplo podes ver aqui
http://www.catalogo.dimofel.pt/catalogue/index.php?searchCatalogueValue=&searchField=&searchValue=&action=listFo&catId=235&start=10
que saltam dos 2200micro para os 3300 micro... apesar de terem o mesmo valor de dissipaçao (105º) eu queria mesmo era um de 2700 ou entao uma coisa equivalente que me pusesse isto a funcionar
Podes substituir 2700 mF por um de 3300 mF de voltagem igual ou superior (como já foi dito).
Cumprimentos.
strait_up 17-05-2007, 13:43 Podes substituir 2700 mF por um de 3300 mF de voltagem igual ou superior (como já foi dito).
Cumprimentos.
hummm.... que reply estranho... eu n tenho os planos da placa, n tenho documentaçao nenhuma por isso só desconfio que os condensadores la estejam pra n deixar a tensao subir muito acima dos 5V (digo eu) por isso se eu metesse um condensador mais forte, o tal de 3300 isso no meu ver ia resultar numa possivel baixa da tensao de funcionamento (vejam os apontamentos de teoria dos circuitos na parte em que diz que a capacidade é inversamente proporcional a tensao) o que por sua vez levaria a um declocking do PC ou entao a que o PC nem sequer funcione...
esclareçam-me melhor... se calhar sou só eu que preciso de ir estudar teoria dos circuitos melhor :P
cumps
Daniel Maia 17-05-2007, 14:09 Tens razão....se a motherboard foi dimensionada...e se esses condensadores forem de 2700uF então num devemos alterar o valor da capacidade....só o deveremos fazer se já se conhecer o circuito em questão...
cumps
Boas.
Não dá para colocares vários em paralelo cujas capacidades somadas igualem os 2700uF? Ou está a escapar-me alguma coisa?
Cumps
Squeezer 17-05-2007, 16:25 Boas...
Parece-me que isso seja uma board AMD não?
Eu tive o mesmo problema... o pc andava marado, quando fui a ver tinha os condensadores empulados, se reparares têm uns gomos tipo laranja para facilitar a abertura em vez de explusao em caso de algo correr mal.
Então troquei os condensadores todos, os electroliticos, para a tensão acima, tive de mudar uns porque como são mais grossos já não cabiam.
Mas vê a referencia deles mesmo na board, pk se são esses existem!
Cumps
strait_up 17-05-2007, 16:39 Boas.
Não dá para colocares vários em paralelo cujas capacidades somadas igualem os 2700uF? Ou está a escapar-me alguma coisa?
Cumps
se arranjasse os condensadores certos dava mas isto é uma board de um PC logo, espaço não é propriamente muito... talvez se soldar uns fios la nos buracos e fizer umas plquinhas novas com os condensadores em paralelo, mas depois, a placa ou ia ficar pendurada (o que não convem) ou tinha que "inventar" apoios na caixa... além disso, sao 5 condensadores que precisam de substituição, logo ia ser um espaço monstro só em condensadores paralelos... (mas não descarto essa ideia em desespero de causa)
Eu tive o mesmo problema... o pc andava marado, quando fui a ver tinha os condensadores empulados, se reparares têm uns gomos tipo laranja para facilitar a abertura em vez de explusao em caso de algo correr mal.
acertaste em cheio, eles teem aquelas ranhuras para evitar explosão, assim ficam com aspecto de um iogurte estragado, com a tampa inchada.
Mas esta MB é socket 370 para um PIII... logo nao é AMD. mesmo na board n vi referencia nenhuma no sitio dos condensadores, mas vou ver outra vez pq pode ter escapado.
cumps
VoRtAn_MaDgE 17-05-2007, 16:56 2300MF 16V tenho eu no bules.
strait_up 17-05-2007, 17:01 2300MF 16V tenho eu no bules.
mas ja vinha assim ou foste tu que os puseste? nem todas as boards sao iguais, mas se foste tu que meteste o caso já é diferente.
uma pergunta se foste tu que os meteste lá, notaste alguma diferença a nivel de performance? tipo velocidades mais lentas, freezes e coisas do genero?
EttienneNavarre 17-05-2007, 17:12 eu para reparar algumas boards que me tem aparecido por cá tenho o hábito de usar rubycon da série ZL (são utilizados pela intel nas boards deles desde os celeron skt370 até aos dual Xeon) porque não encontro nenhuma alternativa melhor (não arranjo mesmo nada de outras marcas) se tivesse paypal a história já era outra. se tiveres paypal consigo arranjar-te quantos quiseres de 2700uf a 6.3v de uma marca bastante fiavel.
MINDSICK 17-05-2007, 17:31 Pah,
Fazes o diagrama de bode e calculas o valor do polo dominante.
Dps ves a impedancia necessaria: isto e ves as resistencias e as capacidade associadas ao no.
Ajustas a margem de fase e fazes o 1 polo ir pa eskerda. (ps: m,argem de fase maior k 45º).
Se n tiveres conhecimento do k tou a falar ta kieto e da a kem percebe!, outra soluçao tirar o curso de eng electrotecnica e tas apto e mexer ou entao fala com o PGO!
abc
strait_up 17-05-2007, 17:34 eu para reparar algumas boards que me tem aparecido por cá tenho o hábito de usar rubycon da série ZL (são utilizados pela intel nas boards deles desde os celeron skt370 até aos dual Xeon) porque não encontro nenhuma alternativa melhor (não arranjo mesmo nada de outras marcas) se tivesse paypal a história já era outra. se tiveres paypal consigo arranjar-te quantos quiseres de 2700uf a 6.3v de uma marca bastante fiavel.
paypal se me apetecer abro conta, é gratis. nao sei bem como aquilo funciona mas suponho que tenha que usar um cartao de credito ou assim para meter lá dinheiro :( isso é que ja era mais complicado. estes condensadores sao tayeh. mas pelo que tas a dizer era para os comprar numa loja internacional? os custos de envio devem ficar mais caros que os condensadores propriamente ditos :p anyway, se tu usas os rubycon e as coisas funcionam entao se calhar tento isso.
strait_up 17-05-2007, 17:37 pah, oh mindsick, eu tou a tirar o curso de EEC...
ps: mas já agora queres que eu faça o diagrama de bode para a MB toda? e cafézinho? tb sei tirar, é so por moeda na maquina :P
EttienneNavarre 17-05-2007, 19:37 eu compro rubycon em aveiro na aveitrónica (demoram cerca de 1 mês a receber os ditos)... tayeh, Fuhjyyu e gsc, para mim é para ser feito um swap total. Já agora o condensador situa-se em que zona da board? fica perto do cpu? podes postar uma foto "do crime" para se poder analisar melhor?? na semana que vem recebo cerca de 34 condensadores de vários valores pra recuperar uma board... devido ao calor que estava dentro da caixa... tinha cerca de 20 condensadores inchados e/ou a verter liquido... algumas horas de trabalho me esperam pela frente
strait_up 17-05-2007, 20:51 ya, ja devia ter metido imagens disto.
a dita cuja
http://img406.imageshack.us/img406/3935/aditacujarm5.th.jpg (http://img406.imageshack.us/my.php?image=aditacujarm5.jpg)
e os 5 mafarricos
http://img252.imageshack.us/img252/2074/os5mafarricosnt7.th.jpg (http://img252.imageshack.us/my.php?image=os5mafarricosnt7.jpg)
podem ver que os 5 estao com a parte de cima toda inchada e a verter (estragados). isto tb foi um problema de calor.
se arranjasse os condensadores certos dava mas isto é uma board de um PC logo, espaço não é propriamente muito... talvez se soldar uns fios la nos buracos e fizer umas plquinhas novas com os condensadores em paralelo, mas depois, a placa ou ia ficar pendurada (o que não convem) ou tinha que "inventar" apoios na caixa... além disso, sao 5 condensadores que precisam de substituição, logo ia ser um espaço monstro só em condensadores paralelos... (mas não descarto essa ideia em desespero de causa)
Pois, bonito não ia ficar, e ainda por cima 5 condensadores é chato. Anyway, boa sorte com isso :)
EttienneNavarre 18-05-2007, 10:53 nessa board e na quantidade que é aconselho-te a trocares todos os condensadores acima de 470uf... não vale a ena arriscar e queimar a board só porque o stress a que foram sujeitos ainda não se mostrou... a que eu tenho para reparar só tinha os de ficam perto do cpu (11 1500uf/6.3) lixados... a dona decidiu continuar a usar o pc mesmo assim... levou os condensadores de 16v e de 10 todos atrás! (é o chamado efeito dominó)
MINDSICK 20-05-2007, 15:47 pah, oh mindsick, eu tou a tirar o curso de EEC...
ps: mas já agora queres que eu faça o diagrama de bode para a MB toda? e cafézinho? tb sei tirar, é so por moeda na maquina :P
Era so pa nos rir-mos 1 pouco.
Entao supondo k tas a tirar o curso de eec e k ja tiveste alguma cadeira de electronica.
Eu tenho actualmente electronica 2, e estou simplesmente a analisar circuitos integrados c transistores discretos ( bem mais facil k isto).E, pela experiencia k tenho; se num circuito minimo como os k trbalho no laboratorio, alterar 1 capacidade podera ser 1 caos.
Agr se ja tas num grau avancado sabes tao bem quanto eu, k metendo ai n-capacidades vais mandar os polos pa eskerda do SPD, e isso tem muitas implicaçoes do ponto de vista de analise frequencia e ate mmo em DC. Por isso acho k e preferivel dar a 1 profissional para resolver ou entao arriscar!!
Agr ja depende de ti...
ABC!!
gatohumano 20-05-2007, 17:01 Na minha opinião mete os de 3300uf,em principio não havera problema.
Boas, Condensadores ligados em paralelo somam-se, isto é: 1500microf + 1000microf + 100microf + 100microf = 2700microf... usa apenas 6.3v faz bastante diferença para um 16v
Quanto usar um que nao seja 6.3v 2700mic... Acho que é melhor esqueceres.. Uma diferença para um 3300 pode alterar e Mt...
Por exemplo quando usamos um integrado Ne555, em que o objectivo é controlar o tempo que alimentamos algo exp. (relé) uma alteraçao do condensador pode alterar por exmplo o tempo 1min on, para 30min on... Como ja viste é Mt!
strait_up 20-05-2007, 23:08 pois, se realmente nao arranjar uma alternativa já testada ou os tais condensadores 2700uF, vou arriscar uma solução à trolha, pode ser que rebente com a placa, ia ficar um quito triste, mas tb tenho outros ca em casa ainda a funcionar por isso n ha crise.
Tento mandar vir os tais rubycon da tal loja de aveiro, ou entao arranjo isso na aquarios ou na diodo, que n pago portes... n sei bem ainda como vou fazer, tou ainda a pensar nas sugestões
strait_up 08-06-2007, 15:43 obrigado ao pessoal que mandou bitaites, ja consegui reparar a board, foi pena n ter arranjado condensadores iguais, fiquei com uns problemas de espaço... mas o que interessa é que funciona
aqui vao fotos:
novo vs velho
http://img260.imageshack.us/img260/8292/dsc02688dn0.th.jpg (http://img260.imageshack.us/my.php?image=dsc02688dn0.jpg)
aspecto final
http://img339.imageshack.us/img339/7684/dsc02689mo9.th.jpg (http://img339.imageshack.us/my.php?image=dsc02689mo9.jpg)
tiveram que ficar assim enviezados pra caberem todos :(
mais uma vez obrigados pelas sugestões... ta a funcar é o que interessa
tenho uma bord com um processadpr pIII 800 k reinicia quando lhe da na telha. sera que pode ser dixo?
quando quer trabalha perfeitamente, quando n quer é reiniciar a toda a hora....
cumps
strait_up 10-06-2007, 15:16 poder pode, mas cada caso é um caso, tens que analizar...
o problema do meu tambem era isso, desligava-se sozinho, as vezes nao arrancava, etc... fui ver e la tavam os condensadores todos inchados... vai ver os da tua board...
ja fiz de tudo nakela board e n descubro pk é....
os condensadores estao todos bem... pelo menos parecem....
strait_up 10-06-2007, 17:56 os condensadores parecem bem ou estao mesmo bem? :p já mediste as temperaturas? podes estar a ter temperaturas criticas (tipo 70 ou 80 graus julgo eu) e ele desligar-se por causa disso...
ou entao problemas na fonte, tb pode ser isso a deitar o pc abaixo
temperaturas n pk akilo as vezes ate ao ligar lhe dava a panca....
acredito que seja a fonte pk eu ja a esforçei demasiado...
agora ta parada pk compus outro pc kuando tiver tempo vou tirar isso a pente fino....
brigado
cumps
desculpem fazer um up a esta thread,mas tambem estou com um problema semelhante...cada vez que mecho em algo na board (mudar uma mem de slot,ou algo do genero) ou mesmo sem razão a board nem chega ao ecran de load do windows e puffas começa a reiniciar..
com outro disco e so e a mm cena..
testei outras mems..é igual..embora pelo menos o kit k uso 24/7 de zilioes de erros em memtest quando a board está sob este "problema"..o mais estranho é que o sistema esta prime stable :S
Será dos condensadores?a board é uma dfi nf2 ultra b...um rapaz do forum da dfi disse para os mudar...mas como nao os axo assim inxados,gostaria de outras opiniões...
aqui fica o quote dele
I think the prob is the mem caps.
fo now get it priming stable like you are doing, then later on replace the mem caps and the one to the northbrdge.
From worst to best kinda, shoudl be pretty accurate:
group 1: Chemicon LXZ = Nichicon PW = Panasonic FC
group 2: Chemicon KZH ~ Nichicon HV ~ Rubycon ZLH
group 3: Chemicon KY = Nichicon HE = Rubycon YXG
group 4: Chemicon KZE = Nichicon HD = Rubycon ZL = Sanyo WX
group 5: Chemicon KZG = Rubycon MBZ = Sanyo WG
group 6: Chemicon KZJ = Rubycon MCZ
group 7: Nichicon HZ
The absolute min quality I would use is ruby zl's.
Used zl's act like new teapo's and stuff like that.
There's also sanyo oscon's, svp, sep, etc.
Which are even better then the above list.
Never replace a cap with a low grade no name cap.
I don't care what it's rated for.
Also, don't go replace a cap with a higher uf rating unless you know exactly how it's gonna react.
Replacing caps with higher volt ratings is fine, and it's not a bad idea (longer life, better filtering).
6.3v can be used on stuff that uses 5v and under.
10v, same thing as above.
16v, use these for 12v and under.
Taking a 10v no name cap, and replacing it with a 6.3v bad mofo of a cap is ok, just look up the specs 1st and find the life expectency.
In my case, in one of my psu's, a kzg 6.3v would last 2x longer then the cap I replaced that was rated at 10v.
So it was all good, and it actually improved alot eve on the previous via board I had, the one that was never stable (the one in my sig, I've been to lazy to update it).
Caso a reparação da board vá para a frente,onde posso arranjar estes condensadores?procurei na pagina da leiritronica e nada :S
Ainda posso ir ver á A. Prazeres...gostava de equipar a board com condensadores dos melhorzitos,pois esta sujeita a overclocks altitos (para o sistema que é) 24/7
abcs e dcpem o post tao longo
strait_up 28-06-2007, 17:40 boas!
assim a partida, o problema é parecido ao que eu tive. qd abri o pc via-se claramente os condensadores inchados e a verter.
Segundo um post de um user aqui neste thread (ve nas paginas anteriores) ha pelo menos uma loja em portugal na zona de aveiro julgo eu que vende rubycon zl. para o meu problema fui a aquario falei com eles e eles arranjaram-me uns que segundo eles sao de confiança, e para já estao a bombar sem probs. Pah, a minha sugestao é: se chegares a conclusao que o problema é esse, compra os condensadores e substituis isso, nao é assim tao caro como isso
Eu hoje fui a uma loja em leiria..a A. Prazeres e a senhora disse me que tinham condensadores rubycon...resta saber quais os modelos..mas primeiro tenho de ver os dados dos mesmos..
é que ja tive com a board cá fora e não me pareceu ver nada estufado nem assim,mas como so tenho mais 2 soluções..esta e uma que é fazer um modding ao spd das mems,vou fazer primeiro o mod as mems (o que julgo que nao vai resolver pois ja testei com outras mems) e senão der parto para os condensadores..pelo que li na neta,os desta board sao bem mauzinhos...e uns bons condensadores influenciam muito na estabilidade dos ocs etc,e como o meu sistema ja é reliquia e quero mantelo vivinho durante muitos aninhos,vou optar pelo melhor que conseguir arranjar...
abc
|
|