View Full Version : [Discussão]Window Managers

joaospinto
16-05-2007, 16:54
olá pessoal. dos window managers mais conhecidos - metacity, kwin, xfwm4 e fluxbox - (ou de qualquer outro) qual é que acham mais "desenvolvido" e usável? com kde/gnome é preferível usar o window manager feito para o desktop environment em causa?

c3l5o
16-05-2007, 19:18
Beryl e Metacity... Ou um ou outro para gnome :P

astrisko
16-05-2007, 19:52
Beryl e Metacity... Ou um ou outro para gnome :P

Same here

DinhaBoy
16-05-2007, 20:34
Também uso Gnome com Metacity e Beryl.

ruimoura
16-05-2007, 21:43
Gnome com metacity, e no beryl uso na mesma o metacity, pq curto mais que os temas do emerald.

LinuxWarrior
17-05-2007, 10:48
Kde com o nativo do KDE.
Quando quero usar o AIGLX, uso o aquamarine :D

tmafcerqueira
17-05-2007, 15:46
Pergunta parva... Afinal o que sao window managers, para que servem e quais as diferenças? Tipo ha algum mal em usar o beryl com o metacity, ou temos que usar o emerald?

ruimoura
17-05-2007, 15:51
Pergunta parva... Afinal o que sao window managers, para que servem e quais as diferenças? Tipo ha algum mal em usar o beryl com o metacity, ou temos que usar o emerald?

no beryl uso na mesma o metacity, pq curto mais que os temas do emerald.Capixe? Podes usar à vontade o que tu quiseres. O Metacity é o window manager do Gnome, mas o emerald não é nenhum window manager, é sim um window decorator. É diferente. Só trata das "borders" das janelas, mais nada. O Metacity, o Beryl e Compiz são também "compositing window managers", ou seja, suportam efeitos 3d ... O xfwm (do xfce) também já é compositing window manager, mas ainda muito rudimentar, enquanto que o Kwin (KDE) ainda não suporta compositing (o KDE 4 já vai suportar).

joaospinto
17-05-2007, 16:04
?? que efeitos 3d podese por no metacity? eu com efeitos 3d é beryl

ruimoura
17-05-2007, 16:34
?? que efeitos 3d podese por no metacity? eu com efeitos 3d é beryl

O metacity suporta transparência nativa, sem precisar de beryls e afins ...

joaospinto
17-05-2007, 17:26
ja agora queria saber como :D da jeito :P

ruimoura
17-05-2007, 17:29
ja agora queria saber como :D da jeito :P

Vem desactivado por default. Só compilando o gnome com essa opção ...

HecKel
19-05-2007, 13:40
Estou com uma sensação de Deja vu :P

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=154187&highlight=desktop+enviro%2A

Como não comentei na outra...

Quando comecei com GNU/Linux (fedora) adorei o KDE..., só queria KDE e o gnome era nojento para mim..., é curioso que tenho exactamente a mesma opinião..., só troco são os DE :P Agora só uso gnome :D

abraços, HecKel

madskaddie
30-05-2007, 20:49
Apresento-vos uns videos do kde4, eu disse que prometia ;)

http://dot.kde.org/1180541665/

Mas o que é que tem de especial??? Não estão a usar o beryl/compiz! Suporta XGL, AIGLX e ainda faz composite sem nenhum deles...

E isto ainda é só uma amostra da superficie...

EDIT:
plasma (sreencast (http://plasma.kde.org/media/plasma_formfactors_low.ogg)) - infelizmente um bug no programa de screencast não permite ver bem a coisa...

petersaints
30-05-2007, 21:06
Bastante fixe o KDE4 mas eu prefiro a simplicidade do Gnome :P Aliás uma das cenas que prefiro no Windows XP é que pode ficar mais minimalista do que o Vista! Vista demasiado Mac OS X no layout e demasiado KDE no tamanho :P LoL

O Desktop Grid Effect parece o Spaces do Mac OS X 10.5 Tiger

http://www.apple.com/macosx/leopard/spaces.html

c3l5o
30-05-2007, 21:12
Anda-me neste momento a dar a parvoeira de me mudar para um WM mais "leve" tipo fluxbox ou mesmo xfce, embora não goste muito deste... Qual a vossa opinião e onde encontro conselhos relativos a cada um?

madskaddie
30-05-2007, 21:15
Anda-me neste momento a dar a parvoeira de me mudar para um WM mais "leve" tipo fluxbox ou mesmo xfce, embora não goste muito deste... Qual a vossa opinião e onde encontro conselhos relativos a cada um?

Não é assim tão descabido quanto isso. Apesar de estar na mira do KDE4, estou a usar fluxbox ;)

c3l5o
30-05-2007, 21:22
Não é assim tão descabido quanto isso. Apesar de estar na mira do KDE4, estou a usar fluxbox ;)

Também eu neste momento mas está tudo com uma aparência tão feia.. tipo o Firefox e o resto... Nem parece aqueles screenshot's todos gingões que um gajo vê por aí...

petersaints
30-05-2007, 21:32
Xfce ja usei no Xubuntu em Live CD e até parece fixe :P Fluxbox experimentei no Damn Small Linux e pah é um bocado mausito LoL

astrisko
30-05-2007, 21:46
O Xfce bem configurado é bastante funcional e eye candy, fluxbox, só experimentei um bocadinho, por isso não tenho grande opinião, mas já vi uns screenshots e videos em que a coisa até parecia engraçada, no entanto, para mim nada como o Gnome.

O KDE4, apenas pelo que vi nos videos, não me convenceu... Já agora alguém sabe se vai incluir o Linux MCE 1.1, li algures alguma coisa sobre isso, mas já não faço a mais pequena ideia onde.

madskaddie
30-05-2007, 22:06
Também eu neste momento mas está tudo com uma aparência tão feia.. tipo o Firefox e o resto... Nem parece aqueles screenshot's todos gingões que um gajo vê por aí...

Sim, tens alguns pormenores que se lhe diga... firefox? metes uma skin qq que não já não fica assim. Apps GTK? gtk-theme-switch...

automount? tens de por o gnome-volume-manager a bombar.

Não é trivial mas é rápido, faz o essencial. Para quem (como eu) gosta de aproveitar a maior área das janelas que for possível, só mesmo com fluxbox ou similar (blackbox, windowlab,...).

O pessoal diz que é mau porque está meio formatado para os conceitos habituais. Como o fluxbox não é igual ao habitual, "é mau"

joaospinto
30-05-2007, 22:44
vou definitivamente experimentar o KDE4.. nao sei é se me vou dar bem sem o meu tão-querido gnome

c3l5o
31-05-2007, 06:51
Tb gosto muito do Gnome mas como estou agora numa fase de conhecer coisas novas digo apenas que com tamanha escolha não deverá ser o utilizador a adaptar-se mas sim o Window Manager a adptar-se a quem o usa... Se for leve porque não? Mas isso acho que já seria revolução a mais para o KDE... E sem querer mandar postas de pescada (vulgo flames) tanto KDE como Gnome vai ser dificil aligeirar a coisa, visto que o interesse é a guerra de funções... Algumas delas bem dispensáveis... mas isto é apenas a minha opinião... My 0.02€...

Driver
01-06-2007, 20:19
Fluxbox, porque é bastante simples