View Full Version : Computador Imerso em Oleo Mineral

bozpet
16-05-2007, 15:46
Bem encontrei este projecto na internet espero que possa dar umas ideias a membros aqui do fórum.
http://www.pugetsystems.com/gfx/submersion/gallery/Submerged002.jpg

Mais Informações (http://www.pugetsystems.com/submerged.php)
Video (http://www.youtube.com/v/PtufuXLvOok)

KingjacK
16-05-2007, 20:43
imerso??

isso esta imerso em algum likido ou só mesmo em AR?

aoeui
16-05-2007, 21:24
Interessante, mas o oleo aquece, :004: assim quanto menos oleo houver no "aquário" mais rápido aquece. A executar programas muito intensos em 7h horas chega a cerca de 80º celsius, embora mesmo em 12 horas de programas intensos não passe de 88º celsius.

Para limpar uma PSU depois de estar de molho em oleo mineral, deve ser uma "esfrega"...

Mas os meus parabéns pela originalidade e persistência. :x2:

bozpet
16-05-2007, 22:19
Desta forma não precisas de limpar nada!! Porque as ventoinhas não vão acumular pó! Quanto ao óleo é quase como nos carros aos tantos km muda-se! lol

g0thic.sid3
16-05-2007, 22:37
boa ideia... nunca me teria passado tal coisa pela cabeça...

*André.GriLo*
16-05-2007, 22:48
epa inacreditavel oleo??
fgo
curti bastante a parte das bolhas

QuickFire
16-05-2007, 22:52
Gostaria de saber o que aconteceria se houvesse ali um radiador pelo circuito e uma bomba...
Claro que o fluxo ia ser muito lento e a bomba ia estar num esforço maior, visto que a viscosidade do óleo é maior que a viscosidade da água, mas era capaz de revelar resultados interessantes ;)
Tem o inconveniente de não ser possível usar o disco dentro do aquário, mas com um modzito juntavam-se as peças todas e ficava um mimo :P

CR9
16-05-2007, 23:05
Onde e que se compra aquele oleo? :004:

g0thic.sid3
16-05-2007, 23:06
quanto aos discos axo k n tinhas problemas pois eles são ermiticamente fechados... quanto ao radiador podias por um sistema de dupla bomba e duplo radiador... um dentro e outro fora com água no circuito...

a viscosidade do oleo diminui com a temperatura se as aulas de fisica n me falham... :lol:

aoeui
16-05-2007, 23:13
quanto aos discos axo k n tinhas problemas pois eles são ermiticamente fechados... quanto ao radiador podias por um sistema de dupla bomba e duplo radiador... um dentro e outro fora com água no circuito...

Os discos rígidos não são hermeticamente fechados, têm um buraquinho para igualar presssões de ar (e eventualmente outras funções).
O que diz a garantia é que se tapares essa abertura o disco perde a garantia.
Não diz nada sobre coloca-lo em óleo mineral, mas é possível que não ajude o disco :joker:

g0thic.sid3
16-05-2007, 23:16
Os discos rígidos não são hermeticamente fechados, têm um buraquinho para igualar presssões de ar (e eventualmente outras funções).
Não diz nada sobre coloca-lo em óleo mineral, mas é possível que não ajude o disco :joker:

nunca dei pelo buraco... sendo assim nada melhor k uma kaixa em akrilico vedada com um dissipador para o disco...

The WolfMan
16-05-2007, 23:48
Falaram disto numa Pc guia. Dizem que o oleo mais estável é o oleo de manteiga de amendoim e que a unica coisa que não é amiga do oleo são as drives opticas

KingjacK
17-05-2007, 09:22
mas vamos la ver se eu percebi, os componentes estao imersos em oleo, nao ha ká curtos-circuitos nem xokezitos de faiscas???

||Red_Evil||
17-05-2007, 11:48
mas vamos la ver se eu percebi, os componentes estao imersos em oleo, nao ha ká curtos-circuitos nem xokezitos de faiscas???

sim, não é nada de novo, já tinha visto varios projectos identicos á bastante tempo.

carsten_999
17-05-2007, 12:39
Onde e que se compra aquele oleo? :004:
no supermercado...lol...disso ha milhentos videos no youtube...
imaginai uma situação,estraga-se uma peça,e ainda esta na garantia,um gajo tira-a e quer ir troca-la...as pessoas da loja ate devem bater mal.eheheheh...
just kidding
CuMpZ

carsten_999
17-05-2007, 12:41
não sao??'que eu saiba sao sim...ao menos foi o que eu aprendi nas aulas... lol

carsten_999
17-05-2007, 12:42
Falaram disto numa Pc guia. Dizem que o oleo mais estável é o oleo de manteiga de amendoim e que a unica coisa que não é amiga do oleo são as drives opticas
Não,o oleo nao deixa passar corrente como a agua...cumpz

darkbullet
17-05-2007, 12:48
Não,o oleo nao deixa passar corrente como a agua...cumpz

a agua tb n deixa! a agua destilada n é condutora, as impuresas é k a tornam condutara, principalmente o sal

g0thic.sid3
17-05-2007, 13:11
só resta saber qual é k é melhor condutor termico...

g0thic.sid3
17-05-2007, 13:20

''O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.''

fonte: wikipedia

é exactamente a ausencia de ar que fax com k eles n aqueçam tanto pois o calor n se propaga no vacuo... ou seja, n tens buraco ninhum pa manter a pressão interna igual à xterna... se reparares bem as paredes dos discos são grossas por alguma razão...

FASC
17-05-2007, 13:28
''O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.''

fonte: wikipedia

é exactamente a ausencia de ar que fax com k eles n aqueçam tanto pois o calor n se propaga no vacuo... ou seja, n tens buraco ninhum pa manter a pressão interna igual à xterna... se reparares bem as paredes dos discos são grossas por alguma razão...
Os discos rígidos não são completamente selados... Aí há uns anos até se falou sobre o facto de não se dever usar discos em ambientes com muito fumo de tabaco.

Squeezer
17-05-2007, 14:07
OS DISCOS NAO SAO COMPLETAMENTE SELEDOS!!!

Ja abri muitos discos ( cerca de 10) e eles teem um orificio onde tem um filtro para nao deixar entrar lixo, logo nao é Selado!

Já vi uma fonte de alimentaçao dentro de oleo johnson... tb nao devo conduzir.

A agua destilada pura nao conduz, os gajos da EDP usam para limpar os isoladores das linhas de alta tensao em carga!

Cumps

aoeui
17-05-2007, 20:03
OS DISCOS NAO SAO COMPLETAMENTE SELEDOS!!!

Ja abri muitos discos ( cerca de 10) e eles teem um orificio onde tem um filtro para nao deixar entrar lixo, logo nao é Selado!

Já vi uma fonte de alimentaçao dentro de oleo johnson... tb nao devo conduzir.

A agua destilada pura nao conduz, os gajos da EDP usam para limpar os isoladores das linhas de alta tensao em carga!
Cumps

Obrigado Squeezer, estava a ver que tinha que postar umas pics do buraquinho :joker::joker:

KingjacK
17-05-2007, 21:13
fds nem com agua destilada nem com luvas de burracha eu lá punha a mao, mas ke esse modd no oleo esta interessante la isso esta, mas ainda kurti mais um dum pc sobre rodas

quero_um_nick
17-05-2007, 23:54
Eu ainda estou a tentar digerir o conceito de um computador imerso em óleo mineral.

aoeui
18-05-2007, 00:40
só resta saber qual é k é melhor condutor termico...

Aqui está :)
A versão resumida e editada por questões de espaço:

http://i17.tinypic.com/6ez2xbb.gif

também serve para conselho na escolha de panelas de cozinha :002::002::002:

Para quem não acredite, por eu ser um dummie-user-novato-maçarico no fórum :joker::joker::joker:

Aqui está a versão integral e não censurada:

http://www.engineeringtoolbox.com/thermal-conductivity-d_429.html

ede
02-09-2008, 21:40
Boas pessoal
sou novo no site e por acaso achei o vosso artigo sobre oil pc e vi que se gerou uma enorme questao sobre "meter ou nao meter um disco rigido dentro do oleo".
Ca vai a minh opniao..quem tiver um disco novinho em folha e nao tiver amor ao dinheiro..força nisso agor quem tiver um disco que ja tem umas horas valentes de funcionamento e tem amor ao disco que nao o faza,pelo menos sem tomar as devidas precauçoes. Eu ja fiz algumas expriencias e o resultado foi um disco avariado devido a ter entrado oleo atraves da borracha de vedação da tampa, na minh opnaio o disco e totalmtent vedado porque para quem ja abriu discos pude ver de certexa um filtro de ar que serve para absorver possivel ar que entre atraves da borranha de vedação e a tampa (foi por onde entrou o oleo nas minhas exprencias). Isto aconteceu num disco rigido velho...nao digo que num disco rigido novo nao possa acntecer mas pelo menos as probabilidades serao menores vistos as vedação ainda estar nova mas existe sempre o seu risco.
È claro que apoio este novo tipo de refegiração porque e silenciosa e consegue fazer igaul e talvex mais do que um wc ou um ar. Mas como todas as novas invenções precisa de aopoianttes e ideias :004:

Bem pessoal espero que o meu comnt tenho ajudado alguma coisa, podem contar cmg para novas ideias ajuda nestes novos projectos:wink:

Arrakis_Dune
02-09-2008, 22:02
Escreveres português também ajudava ;)

Mas percebeu-se o que querias dizer. Abraços

ede
02-09-2008, 22:11
lol nao liguem tou de directa:lol:

Joao Tiago
02-09-2008, 22:29
E onde arranjaste tanto óleo? E a que preço?

tomassantos
03-09-2008, 00:26
http://video.google.com/videoplay?docid=5517499797786910919&q=toms+hardware e http://www.youtube.com/watch?v=PtufuXLvOok&eurl=http://www.pugetsystems.com/submerged.php

Eles deviam era meter lá batatas, meter o Crysis, e fritasse!

AcidDagger
03-09-2008, 05:17
Podem ver aqui todos os segredos desse Oil PC

http://techwet.com/index.php?view=article&catid=60:modding&id=137:pc-submerso&option=com_content

cumps

Xeiroso
03-09-2008, 05:59
podesse dizer que ta original xD

agora vai tudo por oleo no pc :lol:

tomassantos
03-09-2008, 16:55
podesse dizer que ta original xD

agora vai tudo por oleo no pc :lol:

Já tou a preparar o meu :p

b_lig_
03-09-2008, 16:59
Já tou a preparar o meu :p
tbm ja tou a pensar em meter o meu p4 assim :x2:

ultimate
14-09-2008, 16:35
ui xD demais

warl1ke
14-09-2008, 18:46
Por acaso acho muita piada a isso!
Faz-me um pouco de confusão ver o pc dentro do aquario mas talvez mais tarde me apteça fazelo!!!

gui6str
14-09-2008, 23:24
Boas!!
Gostei da ideia...e tipo um projecto diferente eu tb vou fazer assim mas nao dentro de um aquario.
E dentro de uma TV antiga a preto e branco.
Sempre quiz fazer uma coisa diferente mas essa ideia tabem ta muito boa.

NSB_21
21-09-2008, 14:32
Fica brutal assimmm.
Mas não me atrevo a arriscar =P

Cumps

tomassantos
21-09-2008, 16:08
Boas!!
Gostei da ideia...e tipo um projecto diferente eu tb vou fazer assim mas nao dentro de um aquario.
E dentro de uma TV antiga a preto e branco.
Sempre quiz fazer uma coisa diferente mas essa ideia tabem ta muito boa.

Dentro de uma TV antiga? Não tem piada nenhuma, num aquário é que é.

Se eu fizesse era mesmo num aquário, mesmo fixe.

Mas eu não percebi muito bem, tem-se de mudar o óleo todos os dias :wow:?
E o óleo refresca os componentes porque, o que é que tem de especial?

rena
21-09-2008, 17:14
Dentro de uma TV antiga? Não tem piada nenhuma, num aquário é que é.

Se eu fizesse era mesmo num aquário, mesmo fixe.

Mas eu não percebi muito bem, tem-se de mudar o óleo todos os dias :wow:?
E o óleo refresca os componentes porque, o que é que tem de especial?

lol?
Assim mais vale comprar um sistema WC.A ideia é não gastar muito dinheiro.

Onde viste isso?

tomassantos
21-09-2008, 17:36
Pois, também pensei nisso...

Mas porque é que o óleo refresca, o que é que tem de especial?

OnTheNet
21-09-2008, 17:49
Pois, também pensei nisso...

Mas porque é que o óleo refresca, o que é que tem de especial?

refresca ? onde leste isso ? le a primeira pagina.. atinge qase os 90ºC !!

isto é apenas para ser bonito e dar o efeito de estar submerso.. pratico e util nao tem nada

tomassantos
21-09-2008, 18:10
refresca ? onde leste isso ? le a primeira pagina.. atinge qase os 90ºC !!

isto é apenas para ser bonito e dar o efeito de estar submerso.. pratico e util nao tem nada

Ah já tinha lido isto há imenso tempo, pensava que seriva para refrescar, tipo Water Cooling, o óleo podia ter alguma coisa que o fizesse. Achei estranho, por isso é que perguntei.

rav3n
21-09-2008, 19:44
até refresca, mas nao por muito tempo
o oleo deve ser fraco a dissipar calor(provavelmente é um bom isolante) e como tal o calor dissipado pelos componentes vai-se acumulando até ao ponto em que se atinja um equilibrio.
Ainda deve ser uma temperatura relativamente alta, 90ºC segundo o que dizem

mesmo em WC é preciso radiadores para dissipar o calor e concerteza que os liquidos usados sao muito melhores condutores que o oleo vegetal

rena
21-09-2008, 20:23
O problema nestes casos é que era quase impossível usar um radiador ou qualquer coisa para arrefecer...visto o óleo ser muito espesso.

O que era à boss mesmo era fazer um ' Computador Imerso em Fezer1'...saía caro...mas era a loucura.

yumei
21-09-2008, 21:22
O problema nestes casos é que era quase impossível usar um radiador ou qualquer coisa para arrefecer...visto o óleo ser muito espesso.

O que era à boss mesmo era fazer um ' Computador Imerso em Fezer1'...saía caro...mas era a loucura.

Pois era...só há um pequeno problema...o Fezer so é dieléctrico (nao condutor) até voltagens baixas, tipo 12 a 24 volts....

Experimenta colocar uma Fonte de alimentaçao dentro de Fezer e verás o que te acontecerá...

Já queimei uma fonte com um derrame de fezer dentro dela, por isso, falo por experiencia propria.

Squeezer
26-09-2008, 01:50
Boas...

O oleo tanto pode ser dielectrico como refrigerante.
Como sabem os transformadores de elevada potencia, usados a saida dos alternadores das centrais electricas, usam o oleo como isolante, para que nao haja arcos electricos e para arrefecimento do mesmo.

Por acaso arranjo oleo desse, mas eh cancerisno, tinha de ficar bem isolado, etc etc.

Quem sabe um dia o faça apenas pra show.off.

Cumps

__-_-_-__
26-09-2008, 09:55
http://img.tomshardware.com/us/2006/01/09/strip_out_the_fans/aufmacher.jpg
http://img.tomshardware.com/us/2006/01/09/strip_out_the_fans/oelpc_ende.jpg
Common sense dictates that submerging your high-end PC in cooking oil is not a good idea. But, of course, engineering feats and science breakthroughs were made possible by those who dared to explore the realms of the non-conventional. Members of the Munich-based THG lab are only too happy to confirm this fact. And not only did we find that our AMD Athlon FX-55 and GeForce 6800 Ultra equipped system didn't short out when we filled the sealed shut PC case with cooking oil - but the non-conductive properties of the liquid coupled created a totally cool and quiet high-end PC, devoid of the noise pollution of fans. The PC case - or should we say tank - also offered a new and novel way to display and show off your PC components.

Experienced users should be clear on one thing: the large quantity of liquid in the case also involves risks. Much damage could occur, for example, in case of an oil leak - water would be a much lesser evil in this scenario, but due to the free ions it cannot be used. Even the smallest of impurities lead therefore to ionizing, followed by leak currents. When exchanging components, all of the oil might have to be drained and the hardware cleaned. That is why we mounted a rubber stopper on the floor of our case to aide in emptying.
The aggressiveness of individual types of oil (above all those with a high fatty acid content) when it comes to plastics should not be taken lightly. For simplicity's sake, we decided on vegetable oil - but we recommend motor oil.
from: http://www.tomshardware.com/reviews/strip-fans,1203.html

legend999
09-11-2008, 23:05
Mas ninguém fala dos benefícios?Temps?

KingjacK
11-11-2008, 23:38
Temps= :004:

ziga
12-11-2008, 21:36
Já velhinho este pc imerso em óleo mineral.
Não traz grandes vantagens para além do diferente visual, para bem dizer trás muitos inconvenientes:

- Aquecimento do Óleo provoca más temperaturas que são difíceis de se libertar através do aquário.
- Invalidação da garantia das peças dentro do aquário pc.
- Óleo mineral é um pouco difícil de encontrar, e para mais um bom óleo é caro!
Já tentei fazer um mas acabei por desistir pois não é viável tendo só como vantagem o seu excelente aspecto.

Acho que poderá ser viável uma situação destas desde que se tenha peças mais antigas que já não tenham garantia para "afogar".

tomassantos
12-11-2008, 23:05
Porque é que se enchermos o aquario com água as peças estragam-se, mas se enchermos com este óleo não?

Rom Hacker
12-11-2008, 23:14
Porque é que se enchermos o aquario com água as peças estragam-se, mas se enchermos com este óleo não?
Porque o óleo é um Liquido não Condutor e a água é uma Boa Condutora ;)
Já agora,
Óleo Mineral é utilizado como Lubrificante nos Motores de Carros e Motas,para quem não sabe.

ScapeGoat
13-11-2008, 22:46
Ideia original e fatboy slim no video.
Pena não ser viavél.