View Full Version : Canon A710 IS VS FUJI F40d
mauroantunes 15-05-2007, 14:26 Boas,
Depois de muito procurar estou indeciso entre estas duas máquinas: Canon A710 IS ou FUJI F40d?
Pretendo uma máquina regular para as fotos do dia-a-dia mas também q tire boas nocturnas e tenha uma gravação de video mais ou menos decente.
Cumprimentos e Obrigado.
Mauro Antunes
Canon: http://www.dpreview.com/reviews/canona710is/
Fuji f31fd: http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf31fd/
Side by side (http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_a710is%2Cfuji_finepixf31fd&show=all)
Se valorizas muito fotos à noite e ambientes de pouca luz, obviamente a Fuji bate a Canon aos pontos.
Eu pessoalmente iria para a Fuji sem pensar duas vezes, apesar de achar a Canon uma excelente máquina. Mas a fuji é mais compacta, mais leve (eu tenho uma Canon A95 e é grande demais para caber no bolso das calças), muito melhor em situações de pouca luz, e tem uma excelente qualidade de imagem. Perde no zoom (Canon 6x) e nos controlos manuais, onde a Canon ganha (se for igual a todas as outras Powershot de gama média).
Mas ia para a F31fd. A f40 não tem nada de novo, pelo contrário, as opções manuais existentes na f30 e f31fd desaparecem.
mauroantunes 15-05-2007, 17:48 Boas,
Eu já tenho cartão SD por isso escolhi a f40 à f31d. Será que compensa mesmo assim comprar a f31d e um cartão XD?
Cumprimentos,
Mauro Antunes
Nem tinha reparado que a f40 dava para SD. Se o cartão for grande, talvez me ficasse pela f40. Sempre tem a vantagem de ter mais MP que a f31fd, mas como disse ficas sem as opções manuais A (aperture priority) e S (shutter priority). Eu pessoalmente gosto sempre de ter alguma liberdade de opções.
Pessoalmente encomendei hoje uma Canon A710 IS.
Para ser sincero gosto das duas mas a Canon tem vantagens que eu prefiro: Zoom de 6X, mais manual e uma alternativa optica ao LCD que são dificeis de usar em condições de luz extremas. Outro motivo mais pessoal é que prefiro as lentes da Canon.
Quanto ao ISO, a Canon apesar de só ter 800, tem compensação que nas fotos que vi não desiludiu nada. A Canon também tem hipotese de usar um adaptador para montar acessórios de lente, que na Fuji se não me engano não dá.
No entanto a Fuji também tem as suas vantagens (como o ISO superior). É uma questão de comparares ou ires a uma loja pedir para testar as duas, e pensares em quais as funções que vais usar mais.
destr0yer 04-06-2007, 19:44 De facto a A710IS só não dou nota máxima pelo fraco ISO. Se combinasse o ISO desta f31fd, tinhamos uma pequena bomba compacta :D
De facto a A710IS só não dou nota máxima pelo fraco ISO. Se combinasse o ISO desta f31fd, tinhamos uma pequena bomba compacta :D
Se assim fosse já tinhas MUITA máquina pelo valor... lol Já tendo um fraco ISO é dificil encontrar uma máquina que lhe faça frente dentro dos mesmos valores... Era um ISO 2000 ou 3200 e o LCD móvel como há na A640... Perfeita!
eu tenho uma A710is, e posso dizer que (na minha opinião) tem 3 vantagens em relação a Fuji que acabam por ser uma mais valia. podem dizer que a Fuji é mais pequena, e o ISO é melhor etc...
eu acho que os 6X de zoom e os controlos manuais são muito úteis. Já para não falar no IS que para mim é melhor opção do que ter um ISO relativamente melhor.
A Canon tem ISO 800, mas é muito raro eu usar, mas os 400 de ISO com o IS ligado em pré-disparo fica exelente, em algumas fotos em que se note mais o ruido, eu uso o software para o retirar ao mesmo tempo em que trato as fotos.
por estas razões eu escolhi a canon. o video a 60fps também é fixe, para além de uma mariquice que tem de colocar as fotos a B/W com apenas uma cor a escolha visivel, já tirei fotos muito fixes assim.
no meu blog tenho lá 3 fotos (para já) que tirei com a A710is, em modo macro com focagem manual e acho que estão muito fixes.
não tenho a certeza, mas dúvido que a Fuji faça melhor. passem por lá e dêem uma opinião.
clarx.blogs.sapo.pt (http://clarx.blogs.sapo.pt)
destr0yer 04-06-2007, 23:38 Se assim fosse já tinhas MUITA máquina pelo valor... lol Já tendo um fraco ISO é dificil encontrar uma máquina que lhe faça frente dentro dos mesmos valores... Era um ISO 2000 ou 3200 e o LCD móvel como há na A640... Perfeita!
Já chegava ISO 800 utilizável :p LCD móvel não é muito util, alem de ser mais uma peça para estragar...
Já chegava ISO 800 utilizável :p LCD móvel não é muito util, alem de ser mais uma peça para estragar...
Sim, para mim o ISO 800 é suficiente, é raro tirar fotos à noite... alem disso há sempre a hipotese de aumentar um bocado mais o tempo de obturação. :D O LCD de vez em quando dá jeito quando temos a máquina em posições estranhas e não nos dá jeito deitar no chão (ou fazer outro tipo de figuras lol) ou então quando queremos tirar fotos em automático, para termos o LCD virado para nós.. Quanto ao estragar é uma questão de se ter cuidado. É como as grandes angulares, pesam mais que a máquina por isso tem que se agarrar com cuidado extra. Mas yah, não é por aí! Continua uma excelente máquina.
Quanto à Fuji ainda há essa, não há grandes angulares nem filtros nem nada... A Canon mostra-se uma máquina mais capaz num uso mais avançado.
Edit: Vendo bem as coisas começo a achar que nem faz sentido comparar as máquinas. Até agora a única coisa que a Fuji tem melhor é o ISO e um LCD com mais resolução, em tudo o resto é batida pela Canon. Se alguém encontrar mais vantagens na Fuji diga para ver se vale a pena continuar a comparar.
Isso é discutivel. O que vou ter mais saudades na minha Canon A95 é o LCD móvel. Dá muito jeito em muitas situações. As série A da Canon só pecam por serem demasiado volumosas e algo pesadas (em muito devido às pilhas). Para muitos isto não é um problema, e claro que depende das situações, mas para mim, neste momento, quero uma ultra compacta de qualidade, mesmo que tenha de perder uma ou outra feature.
A A710 IS só usa duas pilhas AA (se não estou em erro as outras chegavam a usar 4). Quanto ao volume com jeitinho até entra no bolso mas claro que não é o mesmo que uma Sony DSC-T/G/W. Quanto às features a que normalmente se perde é logo o Zoom... São raras as ultra compactas com mais que 3x e, pelo menos para mim, se o zoom 2x é inutil o de 3x para lá caminha. (O digital penso que falo por todos quando digo que não serve mesmo para nada). Ultra compactas com zoom de 4x ou mais já começam a ter preços muito pouco convidativos.
Com bom zoom e grande angular tens a Ricoh R6. Ultra compacta, excelente qualidade, e o preço até que nem vai por aí além (320€).
Com bom zoom e grande angular tens a Ricoh R6. Ultra compacta, excelente qualidade, e o preço até que nem vai por aí além (320€).
Já são mais 70€ que a Canon e mais 90€ que a Fuji... Parecendo que não ainda é algum dinheiro.
destr0yer 05-06-2007, 21:10 Em tamanho e peso, não reclamo da A710IS, cabe num bolso com jeitinho :D
Reclamam do tamanho, mas todos querem uma SLR :D
Em tamanho e peso, não reclamo da A710IS, cabe num bolso com jeitinho :D
Reclamam do tamanho, mas todos querem uma SLR :D
Daqui a nada precisamos de inventar calças de ganga com 4 bolsos.
É chaves, é carteira, é telemóvel... e a máquina??? :D lol
Isso já depende... Conheço quem esteja disposto a dar quase 500€ por uma máquina só porque é bonita e quase do tamanho de um cartão de crédito...
Uma SLR é tudo menos prática... um gajo compra e depois acaba por usar muito pouco porque nunca anda com ela atrás... e depois também há que saber usar! Comprar uma SLR para andar sempre no Auto tem muito que se lhe diga... :P
Eu próprio estive prestes a comprar uma Minolta SLR toda XPTO, na altura topo de gama, com sei lá quantos pontos de focagem e era comandada pelo nosso próprio olho... Usei-a uma semana e tive que devolver! O meu primeiro rolo de 36 só ficou com meia duzia de fotos, as que foram tiradas em Auto ou sem grandes invenções... Acabei por devolver.
Alguém sabe se é possível usar a A710 como webcam?
Tem capacidades para isso mas não é uma função muito comum. A minha deve chegar amanhã (normalmente é 5 dias uteis) por isso só te sei dizer lá para sabado ou domingo. Mas sinceramente não acredito muito...
|
|