View Full Version : Lixo
margarida46 15-05-2007, 01:02 Boa noite a todos.
Pode parecer de uma completa estupidez, isto que vou perguntar, mas como sou nova nestas andanças do Mac, prefiro ter a certeza do que estou a fazer, do que fazer alguma asneirada de que me possa vir a arrepender..
Quando se envia um ficheiro para o lixo, ele continua a aparecer na listagem do Spotlight, quando se clica nele aparece uma mensagem a dizer que foi movido para o lixo,e que é preciso movê-lo de novo para fora do lixo para o activar. Se se quiser deitá-lo fora em definitivo, ou seja removê-lo do lixo, como se faz?
O meu receio é o seguinte :
Quando selecciono do lixo esse mesmo ficheiro e faço "apagar", aparece-me uma mensagem que diz: " Remover os ficheiros do lixo, definitivamente? Esta acção não pode ser desfeita", ou algo do género, não me lembro ao certo de todas as palavras exactas empregues.. e tenho medo que se disser que sim, todo o conteúdo do lixo seja apagado, e não apenas aquele ficheiro que eu quero...
Não me parece lógico isso, lógico é que seja só apagado o ficheiro seleccionado, mas o que me está a fazer confusão é que na frase " remover os ficheiros do lixo", a palavra ficheiros seja um plural, " ficheiros".. são vários, não só um...
Agradeço a vossa ajuda.
Uma boa terça-feira.
:)Margarida
rasputine 15-05-2007, 01:47 Infelizmente ainda não se consegue fazer separação de lixo no "trash" do Mac OS X...:) :) :)
Abraço
Pela lógica está correcto. Nunca fui despejar só metade do balde à rua :p
Pela lógica está correcto. Nunca fui despejar só metade do balde à rua :p
:lol:
margarida46 15-05-2007, 03:59 Pois é, o pior é se descobre que estava lá a chave do carro, e não a consegue de lá tirar , antes de vir o carro da Câmara recolher o lixo.. ( ou outra coisa qualquer...).
E não leve a mal, mas não adiantou coisa nenhuma, afinal pode ou não apagar-se definitivamente um só ficheiro?
Margarida
Parece que "nativamente" isso não é possível. Pode é existir algum software que o faça, pois também considero um tanto ou quanto estranho isso não ser permitido.
EDIT: Numa pesquisa encontrei isto:
User #118788 1859 posts
dfunked (http://forums.whirlpool.net.au/forum-user.cfm?id=118788)
Whirlpool Enthusiast
Manually deleting a file in the trash *is* possible (we're talking about a BSD base, so of course it's possible), but Finder just doesn't allow you do it unfortunately. Maybe file managers such as XFolders / Path Finder will let you do this, but you can always chuck open a Terminal window and going into ~/.Trash/
studioFUNK:~/.Trash raf$ ls
total 0
-rw-r--r-- 1 raf raf 0 May 6 20:14 test.txt
-rw-r--r-- 1 raf raf 0 May 6 20:14 test2.txt
studioFUNK:~/.Trash raf$ rm test.txt
studioFUNK:~/.Trash raf$ ls
total 0
-rw-r--r-- 1 raf raf 0 May 6 20:14 test2.txt
studioFUNK:~/.Trash raf$Realmente (não sei como é que não me lembrei do terminal) dá para fazer "à pata", mas dá trabalho...
rasputine 15-05-2007, 09:27 Pois é, o pior é se descobre que estava lá a chave do carro, e não a consegue de lá tirar , antes de vir o carro da Câmara recolher o lixo.. ( ou outra coisa qualquer...).
E não leve a mal, mas não adiantou coisa nenhuma, afinal pode ou não apagar-se definitivamente um só ficheiro?
Margarida
Depois da ajuda do Sox fui experimentar com o Path Finder (http://www.cocoatech.com/) e realmente consegue-se fazer o que pretende com este programa. Tem que se abrir o trash do Path Finder, selecionar os files ou pastas que lá estão que queremos apagar e ir à menu bar a Commands > Delete , aparece depois um aviso a dizer que este comando bypasses o Trash e já está... Nativamente o Finder não permite fazer isso. Portanto, se quer fazer isso, tem que ir ao terminal de cada vez que o quiser fazer ou então comprar um programa que o permita...
Abraço:)
Edit: Ao investigar esta dúvida também descobri uma solução mais simples, se calhar... Cria uma pasta onde coloque os ficheiros que ainda não tem a certeza que quer apagar, ao fim e ao cabo, é um "limbo" para os ficheiros, quando estiver segura que os quer apagar, deita-os no lixo...
zoidberg 15-05-2007, 23:26 podes sempre criar um finder plugin com o automator para fazer o que o Sox recomendou :)
edit : alias, eu já tinha feito 1 ... lol está na thread dos Applescripts e Automator
link: como apagar permanentemente ficheiros (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1519338&postcount=16)
rasputine 16-05-2007, 01:05 podes sempre criar um finder plugin com o automator para fazer o que o Sox recomendou :)
edit : alias, eu já tinha feito 1 ... lol está na thread dos Applescripts e Automator
link: como apagar permanentemente ficheiros (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1519338&postcount=16)
Muito porreiro, esqueço-me demasiadas vezes que o Automator permite fazer quase tudo, ainda mais associando shell scripts ....8| Muito obrigado Zoidberg :)
Para a Margarida, se não quiser aventurar-se no Automator o seguinte link tem o Workflow já prontinho a usar: http://rapidshare.com/files/31536212/Permanent_Delete_File.zip.html
Depois de descomprimido só tem que fazer duplo clique para o abrir no Automator, e então na menu bar em File > Save as plug in dá-lhe o nome que quiser e grava...
A seguir sempre que o quiser utilizar faça ctrl + clique no ficheiro ou pasta que quiser apagar e escolher em automator o nome da acção que quer fazer (no meu caso dei-lhe o nome de "permanent delete file")...
Abraço, e obrigado mais uma vez Zoidberg
Edit: Uma nota importante... Margarida: para correr esta acção os ficheiros ou pastas a apagar não podem estar no lixo, senão apaga-se tudo, que é exactamente o que quer evitar... (pelo menos aconteceu isso num teste com uma pasta)
zoidberg 16-05-2007, 01:37 de nada rasputine :)
eu experimentei apagar uma pasta que estava dentro do trash e não tive problemas. só desaparece a pasta que foi seleccionada..
O que queres dizer com essa nota? apaga-se tudo, o q?
rasputine 16-05-2007, 01:45 Coloquei uma pasta com mp3 dentro do lixo e tentei apagar só um dos ficheiros com a acção "permanent delete file", à primeira apagou todos os ficheiros dessa pasta, numa outra tentativa já consegui... Foi um problema na selecção do ficheiro, pensei que só tinha selecionado um ficheiro mas ainda estava selecionada a pasta de origem... Aselhice minha :)
zoidberg 16-05-2007, 01:54 :) errar é humano :P
já que estamos a falar de lixo, não há maneira de fazer um "restore" para a localização original n? as x faz falta, mas tb não é nada assim de tão relevante.
rasputine 16-05-2007, 02:18 :) errar é humano :P
já que estamos a falar de lixo, não há maneira de fazer um "restore" para a localização original n? as x faz falta, mas tb não é nada assim de tão relevante.
Se for imediatamente a seguir podes fazer command+z e o ficheiro vai novamente para o seu lugar de origem... Senão não é possível, mas atenção que a partir de Outubro vai ser, com o Leopard e a Time Machine... :) :) :) :) :)
mas atenção que a partir de Outubro vai ser, com o Leopard e a Time Machine... :) :) :) :) :)
... e o disco duro extra para guardar os backups todos da time machine? :P :-D
rasputine 16-05-2007, 10:57 ... e o disco duro extra para guardar os backups todos da time machine? :P :-D
Já tenho um 160 GB firewire da Lacie, porque nem sempre as desgraças acontecem só aos outros... e uso o Super Duper para fazer os Backups, portanto se for necessário para a Time Machine já estou equipado....:) :) :) :) :) :)
rasputine 17-05-2007, 01:37 Hoje tropeçei nestes utilitários que são ao fim e ao cabo um "Trash on Steroids" e que permitem fazer o que a Margarida quer e mais algumas coisas (muitas...)...
Smart Trash (http://www.hyperbolicsoftware.com/SmartTrash.html)
Compost (http://www.mac-compost.com/) ... para os fãs da compostagem LOL
margarida46 17-05-2007, 03:46 Boa noite Rasputine.
Obrigada pela sua resposta. Já fui dar uma olhada ao Smart Trash, muito por alto, ainda vou ter que reler.
Aproveito para agradecer a toda a gente que me tem respondido. Fiquei curiosa em relação ao Automator, como funciona, mas isso, como se costuma dizer, ficará para segundas núpcias...( o tempo é muito pouco para uma grande dedicação ao Mac..).
De qualquer forma, já me apercebi que há aqui neste fórum muita gente com boa vontade, e disponibilidade para ajudar, o que é excelente. Já eu , duvido que possa vir a ser de grande ajuda, neste mundo do Macintosh, que para mim é novo.
Mas devagar se vai ao longe...
Mais uma vez obrigada, e um bom fim-de-semana para todos.
Margarida
margarida46 18-05-2007, 16:05 "Já tenho um 160 GB firewire da Lacie, porque nem sempre as desgraças acontecem só aos outros..."
Boa tarde Rasputine, como vai?
Estou a pensar comprar também um LaCie, ou de 160, ou de 120 GB, que tenha aquele design tão bonito dos F.A.Porsche, dentro dos modelos pequenos ( com cerca de 12 cm de comprimento) .
Está contente com o seu?
Pergunto isto, porque já li alguns comentários algo negativos sobre os LaCie , numa Mailing List dedicada aos assuntos Mac, que subscrevo..
E já agora, onde o comprou, e quanto lhe custou?
Vi um na Apple Center , de 160 GB, por cerca de 162 euros.
Aconselha-me algum sítio para o comprar?
Muito obrigada e um bom fim-de-semana.
Margarida
rasputine 18-05-2007, 21:02 Viva Margarida,
Enviei-lhe uma mensagem, pois a minha resposta vai um pouco para além do tópico... Mas vou também aqui postar a minha resposta, que me perdoem os moderadores. A minha experiência com o Lacie é óptima, nunca me deu qualquer problema (até ver :) ), e comprei em segunda mão por 85€ + portes. Quando o recebi corri logo alguns utilitários de disco (drivegenius e tech tool pro) para detectar algum possível problema e felizmente passou todos os testes que lhe fiz... Comprei precisamente através da mailing list que subscreve :)
Abraço
|
|