View Full Version : Um problema de QuickTime

lidador
11-05-2007, 12:24
Caros Mac Utilizadores

Eu uso uma enciclopédia de que muito gosto, a Hachette Multimedia http://www.hachette-multimedia.fr/web/index.phtml. Uso-a em três computadores, todos com o Tiger 10.4.9, um iBook G4, um eMac G4 e o Mac Mini Intel duo.

A Enciclopédia toca música e mostra pequenos filmes (são dois Giga de Enciclopédia). O problema é que deixou de tocar música no Mini (os filmes nem experimentei, não sou de fitas, mas não devem funcionar também), mas funciona a 100% nos outros dois. O mini é o meu computador de base, e falhar quando eu ia mostrar um bocadinho de música de Rameau ao meu rapaz, não me soube bem.

Já instalei no Mini uma versão mais antiga do QuickTime (e a mais recente) e nada. Já reinstalei a enciclopédia, e nada.
Sei que quase ninguém tem paciência para problemas de QuickTime, e eu sou um deles. É como se um plugin do QuickTime não funcionasse, mas não sei qual possa ser nem onde se localiza. Se soubesse era capaz de o reinstalar a partir de CD's de arquivo. Suspeito que pode ter sido de um update de segurança do sistema, daqueles que resolvem problemas de segurança no QuickTime... e agora a enciclopédia pode estar a encontrar um "gendarme" quando quer aceder ao QuickTime.

Haverá alguma coisa que eu possa tentar? Isto não é um problema muito importante, o problema é que eu estou habituado a não ter problema nenhum com os meus Macs!

Fcirne
11-05-2007, 12:55
boas!
Em que formato são essas músicas/filmes!
Se forem windows media player já têns istalado no mac mini o flip4mac para o quicktime poder ler o formato WMV.
http://www.flip4mac.com/products.htm
cmp's

lidador
11-05-2007, 13:00
As músicas são todas em formato .mp3, eu abri o pacote da enciclopédia e vi que eram, e quando clico nelas abrem o iTunes e tocam. Os filmes não vi, mas posso ver à noite, quando estiver em casa.

rasputine
11-05-2007, 16:54
Se são simples mp3 não há razão para não funcionar... Só me lembro de uma coisa, abra o GarageBand e volte a fechá-lo, tente então abrir a enciclopédia e tocar esses ficheiros mp3... Isto o que faz é um reseting ao audio do seu MacMini, já resolvi muitos problemas semelhantes com este truque, no entanto, não garanto que funcione consigo...

Lidador? Gonçalo Mendes da Maia?

lidador
11-05-2007, 18:35
Se são simples mp3 não há razão para não funcionar... Só me lembro de uma coisa, abra o GarageBand e volte a fechá-lo, tente então abrir a enciclopédia e tocar esses ficheiros mp3... Isto o que faz é um reseting ao audio do seu MacMini, já resolvi muitos problemas semelhantes com este truque, no entanto, não garanto que funcione consigo...

Lidador? Gonçalo Mendes da Maia?

No eMac G4 actualizei o QuickTime e ficou exactamente com o mesmo problema. O que acontece é que não aparece sequer a barrinha do som e os botões para tocar, parar, etc. Vou tentar limpar este QuickTime (última versão) e instalar uma antiga.

Gonçalo Mendes da Maia, esse sim, merece o cognome de O Lidador
Aqui apenas o lidador: "lidador, a 1. O que lida 2. Pessoa que combate, peleja [...] 3. Pessoa que trabalha com afã, que labuta, que luta para alcançar alguma coisa. LUTADOR, TRABALHADOR. [...]" Dicionário da Língua Portuguesa, Academia das Ciências de Lisboa, 2º vol., 2001.

rasputine = Grigori Iefimovitch Novykh, dito Grigori Iefimovitch Rasputine. Aventureiro russo (Pokrovskoïe, 1865 - Petrograd, 1916)?

rasputine
11-05-2007, 23:24
rasputine = Grigori Iefimovitch Novykh, dito Grigori Iefimovitch Rasputine. Aventureiro russo (Pokrovskoïe, 1865 - Petrograd, 1916)?

:) :) :) :) Podia ser, podia ser... Mas não, é sim uma personagem de uma banda desenhada (Corto Maltese de Hugo Pratt) que eu adoro... O nick "Corto" já estava ocupado

Abraço

P.S. Mas experimentaste o truque do garageband?

lidador
12-05-2007, 13:38
Neste caso esse truque não funcionou, mas sei que funcionou com muito pessoal.

Há muitas queixas das últimas versões do QuickTime. Há muito pessoal a tentar reverter a versões anteriores, sem reverter todo o sistema, mas isso é uma operação muito delicada, porque o QuickTime parece estar "embutido no osso" do sistema. Eu tentei fazer isso, segundo as instruções de um site, mas no meu caso não correu bem, a certo ponto o mini não queria arrancar e tive que fazer uma reinstalação do sistema. Esta última operação correu muito bem, reinstalei sem apagar o disco e ficou tudo no sítio como estava anteriormente, revertido ao sistema 10.4.5, e com o QuickTime a funcionar a 100%.
Se fosse agora, eu tinha parado por aí... mas não, decidi actualizar o sistema para o 10.4.9, e aí o QuickTime deixou de dar som, apliquei o truque do garageband, e nada, idem para outros truques semelhantes. Então pensei que actualizando o QuickTime para a última versão podia resolver, fiz isso e voltei à situação inicial, o QuickTime passou a dar som mas não interage com a enciclopédia.
Acho que vou parar por aqui, e voltar ao trabalho, entretanto espero para ver se sai uma nova versão do QuickTime. Há milhares de queixas na internet a propósito das últimas versões do QuickTime e terá que sair.
De momento fiquei esclarecido, por mim podem encerrar esta questão.