View Full Version : Novidades do Santa ROSA...e futuros portáteis APPLE
[PT]latrine 10-05-2007, 10:58 Quem é que daqui acha que a INTEL está a "apontar" demais os seus canhões para os computadores da APPLE? É bom pois permite especular mais um pouco sobre o futuro dos macs:
Segundo as duas novas linhas de plataformas:
Macbook - Chamada de "Centrino duo" de entrada de gama com a Placa gráfica onboard X300, 802.11n, sem flash cache e finalmente a superdrive de raiz para todos os modelos
Macbook PRO/IMAC -chamada de " Centrino Pro " de topo com gráfica externa, turbo memory (ou flash cache512 ou 1 gb) e preocessadores de topo... Quanto a gráficas a Nvidia acaba de lançar a plataforma 8 para os móveis onde o "Go" desaparece... eclaro.. blue-ray... mas apenas no modelo de topo... está na hora da Apple chegar-se À frente neste domínio, ela que sempre encabeçou o movimento blue ray do lado da informática (contra corrente Toshiba HD-DVD)
Tendo sido lançados ainda dois processadores de baixo consumo... para os Ultralight...
Se por este lado é bom pois "torna-se fácil" adivinhar o que aí vem da Apple, por outro lado é ainda melhor pois todas as hardware houses vão passar a ter duas linhas únicas bem definidas...simplificando as escolhas do comprador...
Entretanto vejam a nova oferta da SONY :)
http://www.reghardware.co.uk/2007/05/09/sony_readies_blu-ray_laptop/
(para chegar antes do fim de Maio)
zoidberg 10-05-2007, 12:15 espero bem que sim, ando a sonhar com o iMac 24'' que me permita jogar com DX10 já há algum tempo... :D
anonymopt 10-05-2007, 13:01 enfim.. é impressao minha mm.. ou aquele vaio cinzento claro parece um bocado com um mbp?
Fechado tem as suas parecenças.
Aberto é totalmente diferente.
De resto devem lançar o normal. O Macbook basicamente é a toda a tralha intel num embrulho Apple. Agora devem mudar a tralha.
O MBP deve receber para além da nova plataforma, um GPU dedicado estilo 8600M ou semelhante.
E claro os TFT com retroiluminação LED.
Muito interessante é o novo Core 2 Duo L7500 de 17W a 1.6 Ghz com 4MB de cache L2 partilhada e um bus de 800Mhz. A Apple já não tem desculpas para não lançar o sub-notebook de 12'' tão desejado por muitos.
O resto é uma "evolução na continuidade" com excepção para a tecnologia Robson (turbo memory) e que se for bem utilizada poderá trazer uma melhoria interessante em termos de funcionalidade para o futuro OS X. Tenho algumas reservas quanto ao chipset Wifi 802.11 da Intel. Creio que o Atheros 802.11n apresenta algumas vantagens sobre o ainda desconhecido 4965AGN. Uma chamada de atenção para os novos TFTs para Macbooks a serem introduzidos lá para o fim do ano com um ligeiro aumento da resolução vertical.
Quanto a placas gráficas para os Macbook Pros não penso que seja líquido que vá haver uma viragem para os lados da nvidia. A família ATi R6X0 apresenta maior flexibilidade quanto à computação GPGPU e que poderá ser bem aproveitada pelo futuro OS X Leopard. De qualquer forma há outros factores que influenciam a escolha nomeadamente os de estratégia empresarial.
Muito interessante é o novo Core 2 Duo L7500 de 17W a 1.6 Ghz com 4MB de cache L2 partilhada e um bus de 800Mhz. A Apple já não tem desculpas para não lançar o sub-notebook de 12'' tão desejado por muitos.
Isso para quem nao percebe nada do assunto...esse L7500 representa o que?
- Menos potencia, menos consumo?
- Mesma potencia, menos consumo?
- Mais potencia, menos consumo?
- Menos potencia, menos consumo, preço mais elevado?
- Nennuma das anteriores? lol
Desde que comprei o MacBook e que o uso diariamente para trabalhar, e vejo que o faço super bem...que cada vez acho mais que gostaria de ter um portatil de 12'' para uso pessoal apenas, que tivesse ainda mais autonomia. Isso é que era...metia-o no bolso e la ia eu :)
menos potência, menos consumo
strikereg 10-05-2007, 14:53 Uma chamada de atenção para os novos TFTs para Macbooks a serem introduzidos lá para o fim do ano com um ligeiro aumento da resolução vertical.
Isso não está no link, ou estou a ver mal? :)
É informação confirmada?
tou mortinho por ver esses upgrades nas lojas!
Camburano 10-05-2007, 22:07 Pelos vistos a performance do SR não é mt melhor:
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=2985&p=1
[PC]Räzzo 10-05-2007, 22:10 O que interessa é que haja um refresh :)
Desde que comprei o MacBook e que o uso diariamente para trabalhar, e vejo que o faço super bem...que cada vez acho mais que gostaria de ter um portatil de 12'' para uso pessoal apenas, que tivesse ainda mais autonomia. Isso é que era...metia-o no bolso e la ia eu :)
Um portátil de 12'' ainda é algo grandito. Um do género do Toshiba Portegé é que era porreiro... mas eu agora ando com um PowerBook de 14'' e não me queixo... nem é assim nada de muito pesado ;-).
A Intel anda agora (desde que começaram os Core) a apostar em processadores que consomem e dissipam pouco, mas têm boa performance. Agora não sei é até quando é que isso pode continuar... não percebo muito de semicondutores mas you can't get something for nothing... :007:
JAFoNEXUS 11-05-2007, 00:19 Pelos vistos a performance do SR não é mt melhor:
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=2985&p=1
Porra a turbo memory afinal so atrapalha...
Os ganhos de desempenho são miseraveis e em load ainda consome mais.
A unica coisa positiva que tou a ver é o consumo em idle ...
Um portátil de 12'' ainda é algo grandito. Um do género do Toshiba Portegé é que era porreiro... mas eu agora ando com um PowerBook de 14'' e não me queixo... nem é assim nada de muito pesado ;-).
A Intel anda agora (desde que começaram os Core) a apostar em processadores que consomem e dissipam pouco, mas têm boa performance. Agora não sei é até quando é que isso pode continuar... não percebo muito de semicondutores mas you can't get something for nothing... :007:
PowerBook de 14''? Um Pismo?
Porra a turbo memory afinal so atrapalha...
Os ganhos de desempenho são miseraveis e em load ainda consome mais.
A unica coisa positiva que tou a ver é o consumo em idle ...
Se calhar atrabalha porque foi testada com o Windows. ;)
Sirikazy 11-05-2007, 02:02 Palas ultimas noticias não vai haver 12" para ninguem, como ja tinha dito a algum tempo.
A macintosh apenas encomendou novos tft para o 15 do MBP ou talvez um novo MB de 15".
Se calhar atrabalha porque foi testada com o Windows. ;)
"Intel confirmed that the system it sent us saw no improvement in system boot times, but the blame was placed on the manufacturer of the whitebook system. According to Intel, something in the BIOS was implemented incorrectly causing a lack of positive impact due to Turbo Memory. "
here (http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=2985&p=4)
É tão cool ser anti microsoft..
Camburano 11-05-2007, 15:30 Sinceramente, acho que a vantagem principal dos novos mbp será a possibilidade de meter 4gb de ram. Talvez a gráfica também, se não forem pelo caminho mais lógico e meterem uma simples x1700.
"Intel confirmed that the system it sent us saw no improvement in system boot times, but the blame was placed on the manufacturer of the whitebook system. According to Intel, something in the BIOS was implemented incorrectly causing a lack of positive impact due to Turbo Memory. "
here (http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=2985&p=4)
É tão cool ser anti microsoft..
Nahh.. Agora o que é cool é dar uma de ser politicamente correcto e ser anti-(anti-Microsoft) (e a operação não é associativa)
hardcore_holly 11-05-2007, 16:47 quando é k sai esses upgrandes pos macintosh?
quando é k sai esses upgrandes pos macintosh?
Pa' semana.
EDIT: upgrandes? :x2:
Carinhas 11-05-2007, 18:34 Pa' semana.
EDIT: upgrandes? :x2:
Estás a falar a sério? É já para a semana que sai o refresh ao MacBook?
Falei com um gajo que falou com o Steve e este confirmou que é para a semana.
Carinhas 11-05-2007, 18:43 Falei com um gajo que falou com o Steve e este confirmou que é para a semana.
Ah! É que a minha namorada é amiga da mulher do Steve e ela disse que o Steve disse que iam sair lá para Junho!
E esta?! Cá para mim vem ai divorcio! :lol:
PowerBook de 14''? Um Pismo?
Yep :)
Keeping ontopic... vamos a ver se há alguma coisa. Eu agora estou servido por uns tempos :-D... mas apostaria nos próximos tempos para haver alguma coisa... o ano lectivo está a chegar ao fim... as escolas querem comprar portáteis novos... é por esta altura! :) (há um site, não me lembro agora qual, que dá as previsões para quando deverá sair um novo Mac e qual é a altura melhor para comprar determinada gama ;-))
que xunga um macbook pro de 12 ou 13 é que era, não gosto do plastico dos macbooks.
(há um site, não me lembro agora qual, que dá as previsões para quando deverá sair um novo Mac e qual é a altura melhor para comprar determinada gama ;-))
Este? http://buyersguide.macrumors.com/
Palas ultimas noticias não vai haver 12" para ninguem, como ja tinha dito a algum tempo.
A macintosh apenas encomendou novos tft para o 15 do MBP ou talvez um novo MB de 15".
Parece que estás enganado, pode não haver um ultra-portatil de 12, mas talvez de 13".
Xapilolala 15-05-2007, 10:47 Bem, parece que ainda não foi desta ... bloody tuesdays. Ainda devem aparecer por aí uns Hp's bem tentadores até ao MBP ... espero que não. A 1 mês da conferncia, se não é agora, parece que são bem capazes de "enfiar" tudo nos dois diazitos da WWDC. Oh well ...
Talvez, mas todas a apple store estão em manutenção!!! Excepto, claro está, a nossa dignissima...
rasputine 15-05-2007, 14:01 Aí estão os updates aos MacBook: Core2duo, 2.16 ghz, discos maiores, 1 gb de RAM...
http://www.apple.com/macbook/macbook.html
... e as Stores já estão online.
strikereg 15-05-2007, 14:28 Ou seja, nada de Santa Rosa por agora. E nem nos próximos tempos, atrever-me-ia a dizer, senão na minha opinião não teriam feito este pequeno update.
Ou seja, nada de Santa Rosa por agora. E nem nos próximos tempos, atrever-me-ia a dizer, senão na minha opinião não teriam feito este pequeno update.
Nos Macbook tambem penso isso!! Mas para os Macbook Pros vamos ver os Santa Rosa nos próximos tempos se ñ for já em Junho! Se não vejamos, neste momento as Macbook e os Macbook Pros são exactamente iguais, só muda mesmo o Tamanho do monitor, o teclado iluminado e o material aplicado na case! o Que não justifica a difrenca de preço! Não é que antes justifica-se, mas agora muito menos!!
cmp's
E a placa gráfica
tens razão! e já gora a superdrive do Macbook é mais rapida do ke a do Macbook pro 15.4
Demiurgo 15-05-2007, 15:05 Fcirne,
E mesmo assim achas poucas as diferenças? Faltou-te uma: monitor mate.
De qualquer forma um upgrade modesto ao Macbook antes de qualquer mudança no MBP quer dizer que este vai ser renovado mais profundamente, até porque aquele herda o processador 2.16Ghz utilizado nas configurações mais baratas do MBP.
Daí poderem ser verdadeiros os rumores que dão conta da compra de painéis LED de 13" pela Apple, não para o Macbook, mas para o futuro MacBook (Pro?) Thin.
zoidberg 15-05-2007, 15:08 webstore online!
[PT]latrine 15-05-2007, 15:44 yup... depois deste simples speedbump, estou cada vez mais convencido que para JUnho teremos uma revisao total dos MBPRO e dos imacs...
Xapilolala 04-06-2007, 21:19 Parece que é amanhã, esperemos que a espera termine!!!! E que termine em grande.
Baseados em experiências anteriores, quanto tempo estimam que tenhamos de esperar para que os updates cheguem a Portugal?
Parece que é amanhã o quê?
Upgrade dos MBP e talvez iMac.
Sirikazy 05-06-2007, 00:00 Parece que é amanhã o quê?
Não vai haver nada fica tranquilo!:lol:
Já se fazia umas apostas :D
Por acaso estou à espera da actualização para ir buscar um pro de 15", a espera compensa :)
Brushed Metal iMacs Dropping at WWDC (http://digg.com/apple/Brushed_Metal_iMacs_Dropping_at_WWDC)
Apple is set to unleash a new iMac design that will utilize the company's trademark "Brushed Metal" look. One inside source claimed that the New iMacs would utilize Santa Rosa Chipset and could top out at a larger size than the current 24 inch display. Additionally, the design will resemble the current Cinema Display more than the current iMacs
photoshopada:
http://www.9to5mac.com/files/brushmac.JPGNice... é um destes que vou comprar mal saiam :p
tem muito aspecto da caixa do mac pro, so com um 3Dview e' que dizia se comprava ou nao :P
Obviamente que não é verdadeiro. Vai ser algo mais dentro disto:
http://www.music-software-reviews.com/image-files/musikmesse_frankfurt_intel_mac_display.jpg
blastarr 05-06-2007, 02:49 Já corriam com aquele horrível teclado, que não muda nem por nada... yuck !
Sirikazy 05-06-2007, 03:09 Espero que não metam na linha não profecional essse estilo metalizado. É horrivel!!!
Metam cor nisso carago!:lol:
O senhor Ive anda a ficar sem ideias....
que nao era verdadeiro ja tinha percebido ;)
por acaso tambem nao gosto dessa linha dos ecras deles
Bom dia a todos, acabei de ver o site da loja Apple USA, e aparece a mensagem a dizer que está fechada para actualização. O que será que vem aí, será que já irão colocar novidades?
Bom dia a todos
FASBM
A mim cheira-me mac minis novos. Ou talvez os portáteis santa rosa :D
Devem ir fazer uma atualização de processadores nos Macbooks pro!!
DarkApple 05-06-2007, 11:48 Mac mini não 'morreram'?
Mac mini não 'morreram'?
Continuo com fé que não :D
blastarr 05-06-2007, 12:14 http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=40077
É problema só meu ou a Home Page da Apple está em baixo!
www.Apple.com
Santa Santa Santa... ROSA!
Macbook Pros!!! weeeeeeee
Quanto aos Mac Minis, a minha opinião e esperança é que tenham morrido e feito umas torres menos profissionais.
Boa onda... os novos iMac não vão fugir muito destes novos Mackbook Pro :)
Camburano 05-06-2007, 13:41 A novidade mais saliente é mesmo a gráfica nova e os 2gb de ram.
De resto não fará muita diferença para os antigos MBP.
Vamos esperar por reviews para depois comparar.
Xapilolala 05-06-2007, 13:53 http://a248.e.akamai.net/7/248/2041/1270/store.apple.com/Catalog/US/Images/product-title-15in24ghz.gif
2.4GHz Intel Core 2 Duo
1440 x 900 resolution
2GB memory
160GB hard drive1
8x double-layer SuperDrive
NVIDIA GeForce 8600M GT graphics with 256MB SDRAM
E pronto, resumiram-se a isto as actualizações, no seguimento do speedbump (not really) dos MB. Enfim, uma gráfica substancialmente melhor, Santa Rosa, mais 40GB disco e uma superdriva mais rápida. De facto, continua a compensar comprar um MB em vez do MBP. Estou desiludido, demasiado tempo de espera e nem os Led. Acho que ainda não justifica o preço, corrijam-me se estiver enganado pff.
Será possível a introdução dos led na WWDC? Ou parece pouco provável uma nova revisão uma semana depois?
Nova grafica
Santa Rosa
LED-backlit display nos 15"
Suportarem até 4gb de ram!
Carinhas 05-06-2007, 13:58 Só falta aparecerem os MBP de 12/13'' :P
Camburano 05-06-2007, 13:58 Yep, parece que os de 15 trazem os novos displays :)
2.2GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 120GB HD, 15" LED. GeForce 8600M GT 128MB
2.4GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 160GB HD, 15" LED. GeForce 8600M GT 256MB
2.4GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 160GB HD, 17". GeForce 8600M GT 256MB (1680x1050 - 1920x1200 optional display available)
led backlight, santarosa, 8600m gt, 4gb max memory, parece bem mais que um update. No entanto manter os 128 na versao base é mesmo $#$%/&(
blastarr 05-06-2007, 14:45 2.2GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 120GB HD, 15" LED. GeForce 8600M GT 128MB
2.4GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 160GB HD, 15" LED. GeForce 8600M GT 256MB
2.4GHz Core 2 Duo. 2GB RAM, 160GB HD, 17". GeForce 8600M GT 256MB (1680x1050 - 1920x1200 optional display available)
led backlight, santarosa, 8600m gt, 4gb max memory, parece bem mais que um update. No entanto manter os 128 na versao base é mesmo $#$%/&(
Atenção que os 128MB não são fixos quando a usar o Windows Vista.
O driver das Geforce 6/7/8 nesse sistema operativo permite alocar mais memória (do sistema) para uso da gráfica via bus PCI-Express x16.
Não sei se o driver para OS X já faz o mesmo ou não.
http://a248.e.akamai.net/7/248/2041/1270/store.apple.com/Catalog/US/Images/product-title-15in24ghz.gif
2.4GHz Intel Core 2 Duo
1440 x 900 resolution
2GB memory
160GB hard drive1
8x double-layer SuperDrive
NVIDIA GeForce 8600M GT graphics with 256MB SDRAME pronto, resumiram-se a isto as actualizações, no seguimento do speedbump (not really) dos MB. Enfim, uma gráfica substancialmente melhor, Santa Rosa, mais 40GB disco e uma superdriva mais rápida. De facto, continua a compensar comprar um MB em vez do MBP. Estou desiludido, demasiado tempo de espera e nem os Led. Acho que ainda não justifica o preço, corrijam-me se estiver enganado pff.
Será possível a introdução dos led na WWDC? Ou parece pouco provável uma nova revisão uma semana depois?
parece-me que mt melhor seria esperar de mais! E já têm o LED-backlit display nos de 15".
I_Eat_All 05-06-2007, 14:51 Aleluiah, 4 GB máximos de RAM; já não era sem tempo.
gostei do que vi :D
de qualquer maneira vou ficar a espera dos imac a ver o que sai, mas para ja estou seriamente interessado nestes updates aos MBP
ps: fiz merge das duas threads... é provável que alguns posts não façam (agora) sentido.
Não passa de uma evolução na continuidade com uma única grande novidade - a passagem da ATi/AMD para a Nvidia. Esta mudança vai dar muito que falar mas era algo expectável. Ficam então os iMacs para a WWDC, esperemos, e os Macbooks Pro de 13.3''. :D
Estou desiludido com a resolução do novo TFT de 15''.
Quem comprou um macbook pro recentemente devia ser chamado para trocar a gráfica para a nova nvidia, acho que seria uma atitude de louvar da parte da apple!
cumprimentos
Não vai haver nada fica tranquilo!:lol:
Ups...
Foi um bom upgrade por parte do MBP
Acho que não se podia esperar muito mais
Faço minhas as tuas palavras. :(
I_Eat_All 05-06-2007, 16:50 Foi um bom upgrade por parte do MBP
Acho que não se podia esperar muito maisEu até estava à espera de menos, tava a ver que nem santa rosa levavam ainda.
Eu até estava à espera de menos, tava a ver que nem santa rosa levavam ainda.
Bem sendo piquinhas podia dizer que a resolução do 15 é um bocado reduzida
Devia ser 1680*1050
I_Eat_All 05-06-2007, 17:12 Bem sendo piquinhas podia dizer que a resolução do 15 é um bocado reduzida
Devia ser 1680*10501920x1200 em 15" WUXGA é que era :p
SpeedDragon 05-06-2007, 17:13 A única coisa chata no fim de tudo, foi mesmo nos MB terem retirado o gravador de DVD ...
blastarr 05-06-2007, 17:14 1920x1200 em 15" UXGA é que era :p
Existem alguns modelos com essa resolução, mas só serve para quem conseguir ler letras de formiga, practicamente... :D
A única coisa chata no fim de tudo, foi mesmo nos MB terem retirado o gravador de DVD ...
Retirar pressupõe que já tinha. O que não é verdade.
I_Eat_All 05-06-2007, 17:27 Existem alguns modelos com essa resolução, mas só serve para quem conseguir ler letras de formiga, practicamente... :DEu gosto essencialmente da ideia de mais dot pitch em menos espaço, claro que tem esses problemas que referes culpa dos sistemas operativos e aplicações não os levarem em linha de conta.
Ainda não testei o vista... mas o tamanho do butão start no windows (por exemplo) não é regulável pelo que fica quase ilegivel, o mesmo possivelmente/provavelmente para a barra file do MacOS, e depois claro, as aplicações, nem que tivessem opção de fazer zoom/scaling dos butões originais das barras de tarefas.
Se os sistemas contassem com isto de raiz ou fossem suficientemente reguláveis... seria sempre uma mais valia para mim, afinal têm mais resolução. Agora parecer que se está a ler as clausulas dos seguros em letras minusculas é que não.
Segundo me lembro tanto o Vista como o Leopard vêm/virão preparados para rentabilizar esses ecrans
O Leopard supostamente vai ter esse feature.
blastarr 05-06-2007, 17:48 O Leopard supostamente vai ter esse feature.
Até agora só vi sites de entusiastas a falar da possibilidade de existir "Resolution Independence" no desktop do Leopard.
Não há nada de concreto, nem as builds disponíveis fazem a menor menção a essa característica.
Timber, o Vista tem ícones e outros aspectos gráficos de muito maior resolução, mas não tem independência da resolução (pressupõe vectores, claro).
Claro que com a placa gráfica a acelerar o DWM não seria muito difícil adicionar essa característica num futuro próximo.
Até agora só vi sites de entusiastas a falar da possibilidade de existir "Resolution Independence" no desktop do Leopard.
Não há nada de concreto, nem as builds disponíveis fazem a menor menção a essa característica.
Timber, o Vista tem ícones e outros aspectos gráficos de muito maior resolução, mas não tem independência da resolução (pressupõe vectores, claro).
Claro que com a placa gráfica a acelerar o DWM não seria muito difícil adicionar essa característica num futuro próximo.
O Vista sempre tem a tal função?
Aaah foste mais rápido que eu. Obrigado
blastarr 05-06-2007, 17:54 O Vista sempre tem a tal função?
Aaah foste mais rápido que eu. Obrigado
Esta é a resolução máxima dos ícones no Vista:
http://img504.imageshack.us/img504/7046/vistamaxmf4.png (http://imageshack.us)
E esta é a mínima:
http://img126.imageshack.us/img126/1740/vistaminos9.png (http://imageshack.us)
Só falta uma semana para sabermos ao certo o que é que o Leopard nos traz de novo!!
Demiurgo 05-06-2007, 17:57 blastarr,
Se a minha memória não me atraiçoa, resolution independence foi uma das primeiras novidades referidas pelo Steve Jobs na WWDC do ano passado.
Mas actualmente meter mais pixeis num ecrã de 15" é para dar (ainda mais) cabo dos olhos das pessoas. Eu já passo dia a fazer command+ "+" ou command+roda do rato para fazer zoom, que faria se a resolução fosse maior.
É possível que novos TFTs com maiores resoluções venham a ser introduzidos assim que sair o Leopard. Lá para Outubro? Quem sabe se os Macbooks Pro não levam um micro-upgrade até lá!!
Para mim um TFT de 15'' tem que ter mais de 1080 pixeis na vertical por razões óbvias. São 1080 mais os pixeis necessários para meter uns icons de controlo. Acho que já toparam a ideia. ;)
Se o Leopard não for "resolution independent" não faço o upgrade. :002:
Mas daqui a 1 ano o que eu quero nestas máquinas é suporte integrado 3.5G/GSM e pacotes adequados pela TMN ou Vodafone.
Camburano 05-06-2007, 18:24 Sobre os novos displays:
Apple left a little mystery in their MacBook Pro announcement (http://www.engadget.com/2007/06/05/apple-store-is-down/) today, and being that this marks their first official release of an LED-backlit laptop we had to take out the guesswork and get confirmation on a few of our more burning questions.
All 15-inch MBPs now use LED-backlit displays standard; 17-inchers still use CCFL (cold cathode fluorescent)
Apple claims users can see a battery-life benefit of between 30 mins - 1 hour (depending on use). They did not have stats on exact efficiencies between LED and CCFL backlit displays.
The new LED backlight is the same brightness: 300 vs 300 nits of the previous gen's CCFL
The viewing angle is also the same as before
In other words, besides faster time from fully-off to full-brightness and an increase in battery life, Apple claims users should notice absolutely no perceivable difference between last-gen displays and the new LED-backlit ones.http://www.engadget.com/2007/06/05/more-apples-new-led-backlit-macbook-pro/
Sobre os novos displays:
Apple left a little mystery in their MacBook Pro announcement (http://www.engadget.com/2007/06/05/apple-store-is-down/) today, and being that this marks their first official release of an LED-backlit laptop we had to take out the guesswork and get confirmation on a few of our more burning questions.
All 15-inch MBPs now use LED-backlit displays standard; 17-inchers still use CCFL (cold cathode fluorescent)
Apple claims users can see a battery-life benefit of between 30 mins - 1 hour (depending on use). They did not have stats on exact efficiencies between LED and CCFL backlit displays.
The new LED backlight is the same brightness: 300 vs 300 nits of the previous gen's CCFL
The viewing angle is also the same as before
In other words, besides faster time from fully-off to full-brightness and an increase in battery life, Apple claims users should notice absolutely no perceivable difference between last-gen displays and the new LED-backlit ones.http://www.engadget.com/2007/06/05/more-apples-new-led-backlit-macbook-pro/
Mas ainda não se sabe se são de 6 ou 8 bits. :lol:
http://images.apple.com/home/2007/images/macbookpro20070605.jpg (http://www.apple.com/macbookpro/)
Parecem interessantes os novos MackBook Pro. Finalmente o mais barato da gama não precisa de nenhum upgrade imediato.
Parece excelente.
A dúvida agora é se lançam um tablet ou não. Com o trabalho que tiveram em desenvolverv a versão do OSX para o iPhone o trabalho está todo feito.
Ainda faço um upgrade ao MacBook cá de casa :D. A RAM já vem a caminho pelo que isso já não conta.
Demiurgo 05-06-2007, 19:47 ajax,
Convenhamos que a conversa de "milhões de cores" desapareceu das características técnicas, sendo substituída por um "ainda com mais cores".
Mas se já eram milhões...:-D
ajax,
Convenhamos que a conversa de "milhões de cores" desapareceu das características técnicas, sendo substituída por um "ainda com mais cores".
Mas se já eram milhões...:-D
Demiurgo!
Nas especificações ainda Fala em "milhões de Cores""
Display
15-inch MacBook Pro
15.4-inch (diagonal) TFT display with support for millions of colors; optional glossy widescreen display
Antonio_S 05-06-2007, 20:57 Alguém sabe para quando em Portugal estes portáteis?
Alguém sabe para quando em Portugal estes portáteis?
As novidades não têm demorado muito tempo a aparecer cá.
Já agora para quem está dentro das gráficas. Estas gráficas são alguma coisa de jeito? Eu ando a leste das graficas.
Quem comprou um macbook pro recentemente devia ser chamado para trocar a gráfica para a nova nvidia, acho que seria uma atitude de louvar da parte da apple!
cumprimentos
Porque???
O recentemente seria até que data?
Desculpa mas acho que isso não faz sentido nenhum, nem deve dar pra trocar, senão andava tudo a fazer upgrades às gráficas...
Demiurgo 05-06-2007, 21:56 Fcirne,
Tens toda a razão :D.
Viriat0,
É assim que as coisas são. Quem comprou agora, paciência. E as gráficas vêm embutidas na board, pelo que na realidade seria um interior todo novo.
Relembro os interessados que podem haver saldos de Macbooks Pro semelhante ao que aconteceu com o Macbook.
Tenho um MBP C2D e só tenho "inveja" do aumento da capacidade de RAM, dos 4GB!
É a variável mais importante em toda esta mudança, pois aumenta consideravelmente a longevidade do MBP.
Btw, gostei de ver também a mudança para a Nvidia.
Camburano 05-06-2007, 22:19 Concordo contigo Sox. Mas também gostaria de ter um novo display :)
Quanto ao CPU a diferença será quase nula. Quanto à gráfica, nem a x1600 utilizo ao máximo, quanto mais esta nova nvidia :)
the native clock of the nVidia 8600M GT is:
GPU: 475 Mhz
Shader: 950 Mhz
Ram: 700 Mhz
Carinhas 05-06-2007, 22:56 Relembro os interessados que podem haver saldos de Macbooks Pro semelhante ao que aconteceu com o Macbook.
Isso é que era serviço.
O melhor de 15'' está a 2500€ na fnac. Mas mesmo assim nunca baixa para preços acessíveis para mim! Na melhor das hipóteses baixava para 2000€ assim com muitaaaaa fé! :P
Relembro os interessados que podem haver saldos de Macbooks Pro semelhante ao que aconteceu com o Macbook.Que é a principal razão para eu estar feliz neste momento. :002:
Camburano 05-06-2007, 23:07 the native clock of the nVidia 8600M GT is:
GPU: 475 Mhz
Shader: 950 Mhz
Ram: 700 Mhz
Esses sao os clocks da placa no geral ou da placa nos mbp?
É que dizem que baixaram os clocks nos mbp...
blastarr 05-06-2007, 23:16 Esses sao os clocks da placa no geral ou da placa nos mbp?
É que dizem que baixaram os clocks nos mbp...
A RAM é GDDR3, pelo que o clock efectivo é de 1400 MHz.
Em termos prácticos, esta gráfica não terá problemas em esmagar por completo a anterior X1600 mobile dos MBP. Em muitos casos a performance real chegará a duplicar.
BTW, a placa mantém os 32 scalar processors unificados da versão desktop.
As novidades não têm demorado muito tempo a aparecer cá.
Já agora para quem está dentro das gráficas. Estas gráficas são alguma coisa de jeito? Eu ando a leste das graficas.
Se não me engano são o top de gama no momento para portateis da Nvida!!
blastarr 05-06-2007, 23:39 As novidades não têm demorado muito tempo a aparecer cá.
Sim, são bastante boas para um portátil.
Suportam DirectX 10/OpenGL 2.0, possuem suporte para descodificação a 100% de vídeo em H.264/MPEG2 (melhor que as 8800 Ultra/GTX/GTS), encriptação HDCP (via DVI ou HDMI) para ler filmes em Blu-ray ou HD-DVD, etc.
Em termos de performances, podes esperar algo ligeiramente abaixo das Go 7900 GS/GT (Mobile) da anterior geração, mas muito acima das Go 7600 GT.
Tudo isto a consumir menos energia graças aos 80nm e aos clock domains variáveis na gráfica (os clocks principal e dos scalar processors/unified shaders não são os únicos).
Se não me engano são o top de gama no momento para portateis da Nvida!!
Em termos de velocidade pura aínda estão as Go 7950 GTX no topo-de-gama, mas possuem menor qualidade de imagem e não suportam DX10.
A sucessora dessas é a NB8E, ou 8800M GS, que sai daqui a uns tempos.
Excelentes noticias então. Estou curioso para ver temperaturas e duração da bateria. Como mantêm o design quero ver como se portam estes Mac. Pessoalmente não gosto nada de ver as temperaturas do meu MacBook. E RAM já a gora está sempre acima dos 700MB sem Parallels. E ainda nem comecei a usar isto de jeito :D
Começar a poupar que isto promete :D
E RAM já a gora está sempre acima dos 700MB sem Parallels. E ainda nem comecei a usar isto de jeito :D
A ram no OSX é usada de maneira diferente que no XP. No OSX é raro conseguires ter 50% da RAM livre, no entanto, isso não quer dizer que ela esteja a ser usada, ou melhor, não esteja disponível.
Sirikazy 06-06-2007, 00:59 Ups...
ups! afinal qual foi a novidade? Concideras uma actualização uma novidade?:lol:
enfim!
Qualquer novidade a ser apresentada sera na coferencia. Mas isso toda a gente sabe!
Ou talvez não!:joker:
Mais,
Palas ultimas noticias não vai haver 12" para ninguem, como ja tinha dito a algum tempo.
E o senhor steve ja tinha confirmado os tais led´s!
Novidade? lol Onde?
Com esta actualização deixa mais facil uns imac totalmente novos, ou então uma actualização semelhante ao MBP e um novo MAc a substituir o Macmini! Uma cubo novo era bem vindo!
Não acredito que a conferencia deste ano seja apenas sobre o leopardo!
A ram no OSX é usada de maneira diferente que no XP. No OSX é raro conseguires ter 50% da RAM livre, no entanto, isso não quer dizer que ela esteja a ser usada, ou melhor, não esteja disponível.
Não entendi qual é a diferença.
Cumprimentos.
Não entendi qual é a diferença.
Cumprimentos.
Lê aqui (http://sg80bab.blogspot.com/2007/03/is-my-mac-using-too-much-memory.html).
ups! afinal qual foi a novidade? Concideras uma actualização uma novidade?:lol:
Considero uma actualização uma novidade, qual o espanto? É só saber português.
novidade:
5. produto (tecido, artigo de vestuário, livro, peça teatral, etc.) que acaba de sair ou de ser lançado;
infopedia (http://www.infopedia.pt/pesquisa?qsFiltro=14)
É obvio que as maiores ainda estão por vir, mas já falta pouco :002:
Não foi um novo produto, mas é uma novidade. Mais que não seja, porque também acabou por ser mostrada a plataforma dos novos iMac's.
Vá, não pensem mais no assunto.
Lê aqui (http://sg80bab.blogspot.com/2007/03/is-my-mac-using-too-much-memory.html).
Thank you, desconhecia :)
DarkApple 06-06-2007, 10:38 Cada vez da-me mais vontade de pegar e vender o meu pc todo e ir buscar um mac.
:rolleyes:
Eu estou essencialmente curioso para ver como é oled na realidade, e a real economia de energia que se vai ter :)
Isto não é OLED. É um LCD convencional em que a retroiluminação é feita com LEDs em vez duma lâmpada fluorescente.
Demiurgo 06-06-2007, 15:44 Yep, é um LCD convencional com uma iluminação feita por LEDs.
Quanto à iluminação "habitual" de TFTs o facto de ser CCFL pode explicar a sensibilidade excessiva dos meus olhos em relação a (alguns) desses monitores. Não explica é o sofrimento superior quando olho para o monitor do portátil, comparando com outros TFTs.
Yep, é um LCD convencional com uma iluminação feita por LEDs.
Quanto à iluminação "habitual" de TFTs o facto de ser CCFL pode explicar a sensibilidade excessiva dos meus olhos em relação a (alguns) desses monitores. Não explica é o sofrimento superior quando olho para o monitor do portátil, comparando com outros TFTs.
Andas mas é a arranjar desculpas para trocar de MBP. ::002:
A frequência das lâmpadas num TFT de portátil deve ser inferior para baixar o consumo. Podes ser sensível mesmo às altas frequências ou a batimentos. De qualquer forma é algo que tem os dias contados. Os LEDs estão aí e vão invadir quase tudo, até a iluminação caseira mais ano menos ano.
Só fico triste por não existir esta config na altura que comprei o meu, mas a informática é assim! :) Mas estou satisfeito com o meu!
Demiurgo 06-06-2007, 16:45 ajax,
Um novo MBP não obrigado, mas um monitor externo decente, isso é certo :D.
Basicamente eu trepo pelas paredes com qualquer lâmpada CCFL. Sejam as antigas de cozinha, as novas "economizadoras" todas pipis que parecem poias, as de candeeiros de secretária com uma luz mais branca que uma folha de papel, etc etc.
Mas é irrelevante aqui para a discussão do MBP.
A qualidade do balastro é bastante importante para a iluminação fornecida por uma lâmpada flurorescente. Além disso um bom balastro economiza energia.
A qualidade do balastro é bastante importante para a iluminação fornecida por uma lâmpada flurorescente. Além disso um bom balastro economiza energia.
Hoje em dias os balastros são electrónicos e operam a altas frequências. As diferenças entre o melhor e o mediano não passam dos 8%.
Não é muito difícil encontrar balastros ferromagnéticos em instalações novas (num computador é diferente).
É um conflito básico de interesses. Quem paga a instalação tipicamente não paga o uso e vice versa.
E a maioria das intalações novas ainda são feitas com lâmpadas T8 que são inferiores em todos os aspectos (menos o preço de compra naturalmente) que T5
Não é muito difícil encontrar balastros ferromagnéticos em instalações novas (num computador é diferente).
Mas aqui falamos de computadores. :)
A rapaziada do Engadget ficou impressionado: http://www.engadget.com/2007/06/06/macbook-pro-backlight-comparison-led-vs-ccfl/
Eu quero é uma torre decente.
Sirikazy 06-06-2007, 22:58 Sera que estes novos tft com led ja corregim a imagem granulada?
o meu é de janeiro e nao tem imagem granulada :) , pelo que vejo as mudanças desde ha 6 meses nao me justificava ter esperado 6 meses para ter um novo, o meu ta sempre a dar e tou satisfeito. :-D:-D
[PT]latrine 07-06-2007, 18:07 IRRA... mas um tipo vai de férias, fica a ouvir algarvios a cantar SEXBOMB para os brits e a Apple faz uma coisa destas'???
Já agora... o que é que acham que vai aparecer na WWDC? imacs com este interior no mínimo... será??? ou será 100% focada no Leopard?
jogregopy 07-06-2007, 18:14 Espero bem que hajam novidades para os iMac! Mas pelas noticias que andam aí, parece que não vai haver :'(
Novo MacBook Pro exclui vantagens do Santa Rosa
O colunista Jason O'Grady da ZDNet disponibilizou informações detalhadas sobre duas das principais novas características da nova linha MacBook Pro, lançada pela Apple nesta semana. Os assuntos abordados foram a nova placa de vídeo e a arquitetura Santa Rosa.
(...)
Já o assunto mais aguardado nas últimas semanas é a concretização do lançamento do primeiro Mac equipado com a nova plataforma portátil da Intel batizada de Santa Rosa (chipset Mobile 965). Conhecida popularmente por Centrino Pro, a nova tecnologia oferece melhorias no suporte à redes sem fio padrão 802.11n, menor consumo de energia e a função Turbo Memory que foi deixada de lado pela Apple.
Turbo Memory é uma nova tecnologia que utiliza uma unidade de armazenamento com memória sólida flash para aumentar a performance do computador. Este formato de memória oferece uma performance superior ao tradicional disco rígido, além de consumir menos energia.
A plataforma Santa Rosa possui barramento de 667MHz a 800MHz, utilizando uma versão diferenciada dos processadores Core 2 Duo com maior performance em comparação aos modelos utilizados nas versões anteriores do MacBook Pro.
fonte (http://www.macnews.com.br/index.php?itemid=4145)
Sirikazy 07-06-2007, 20:15 Mas afinal o que foi excluido? Apenas a tal memoria tubo?
Penso que do resto dos grande fabricantes optou pelo mesmo.
jogregopy 07-06-2007, 20:20 Turbo memory...
Sirikazy 08-06-2007, 01:04 Mas afinal o que foi excluido?
Como alguém disse acima, foi a turbo memory. Num sistema Mac portátil é difícil aproveitá-la para já. Se é para servir como memória mais vale comprar RAM, se é para servir de cache de disco é melhor optar pelos discos híbridos e se é para diminuir o tempo de arranque do SO, mas alguém faz shutdown ao Macbook a não ser quando instalam um update que exige o reboot? :D
Mas se calhar até dava jeito a quem usa Windows Vista no Macbook Pro. :D
Alguns notebooks PC para correr o Windows também não trazem o modulo Robson por causa desses problemas
Acho que a decisão da Apple foi bastante consciente
Já existe um sortudo abrir o seu new macbook pro , tem ali um cabaz de compras APPLE!
Aquela sensação de tirar o mbp da caixa upa upa! :) :004:
http://youtube.com/watch?v=cOYqcxF4n5U
Só espero bem é que com a nova plataforma a qualidade do material esteja a ser mais controlada :\
Baterias defeituosas e boards maradas nos macbooks pros e não pros ao que parece agora é o pão nosso de cada dia. No meu ciclo de amizades, em 3 macs (2 pros e 1 n pro) a contagem vai em 2 boards lixadas, 2 baterias defeituosas e 1 super-drive avariada :\
No tempo da ibm não era assim :(
Sirikazy 11-06-2007, 02:59 Só espero bem é que com a nova plataforma a qualidade do material esteja a ser mais controlada :\
Baterias defeituosas e boards maradas nos macbooks pros e não pros ao que parece agora é o pão nosso de cada dia. No meu ciclo de amizades, em 3 macs (2 pros e 1 n pro) a contagem vai em 2 boards lixadas, 2 baterias defeituosas e 1 super-drive avariada :\
No tempo da ibm não era assim :(
Acumpa é da FoxCom que fabrica os PC. As baterias é da sony.
A apple ja no tempo dos powerbook era uma desgraça tambem. Acho que o unico modelo que nunca teve qualquer problema foi a primeira geração de ibook! Por certo o que tinha o melhor desenho ao meu ver.
Computadores sem problemas é um mito.
Já existe um sortudo abrir o seu new macbook pro , tem ali um cabaz de compras APPLE!
Se tivesses visitado o forum macrumors, tinhas visto que já havia pessoal com os novos passado duas horas do anuncio feito...
btw: viriato, os melhores para o acto? nao resisti :D
Se tivesses visitado o forum macrumors, tinhas visto que já havia pessoal com os novos passado duas horas do anuncio feito...
btw: viriato, os melhores para o acto? nao resisti :D
:lol::lol::lol: :-D:-D:-D cada um sabe o que faz com o mbp... :-D:-D:-D:-D estas te a desmascarar , acredito que alguém tenha algum tipo fetiche com o seu mac... eu não...
O meu macbook já vai com um disco e uma bateria substituidos. Um amigo meu também tem um macbook já trocou a bateria e as memórias. Espero bem que a fiabilidade começe a melhorar.
Aos interessados, http://www.mzp.pt/Mails/MacbookPro/macbook.html
DarkApple 09-07-2007, 21:41 Aos interessados, http://www.mzp.pt/Mails/MacbookPro/macbook.html
Mas eu nãoe consigo seguir o link.
Isso sim 1500 por aquela versão :D
|