View Full Version : Gentoo 2007.0

esquiso
07-05-2007, 19:37
O mais que desejado Gentoo 2007.0 parece que finalmente saiu.

Para já, parece que ainda não há anuncio oficial, mas a verdade é que a página de downloads do Gentoo já esqueceu o 2006.1 e actualizou-se para o 2007.0.

Depois de o lançamento desta actualização estar previsto para meios/finais de Março, finalmente esta cá fora.

Divirtam-se (http://www.gentoo.org/main/en/where.xml)

:D

Nomearod
07-05-2007, 19:43
Alguém que instale e diga alguma coisa.

(Para a semana devemos ter noticias se começarem hoje XD )

AndreAPL
07-05-2007, 19:44
aleluia :)

Não consegui encontrar grande info. What's new?

shello
07-05-2007, 19:58
Não consegui encontrar grande info. What's new?
This release includes a completely rewritten version of the Gentoo Linux Installer on the AMD64 and x86 LiveCD and LiveDVD images. It also includes GNOME 2.16.2, KDE 3.5.5, Xfce 4.4, Mozilla Firefox 2.0.0.3, OpenOffice.org 2.1.0, and the 2.6.19 Linux kernel.Here (http://www.gentoo.org/proj/en/releng/release/2007.0/2007.0-press-release.txt).

setekh
07-05-2007, 20:02
Press release com algumas novidades ---> http://www.gentoo.org/proj/en/releng/release/2007.0/2007.0-press-release.txt

alguem ja instalou esta versão? quando tiver paciencia (ie, qd acabar a queima :P) ja arranjei 1 brinquedo novo :D

El_UnO
07-05-2007, 20:13
# eselect profile list
Available profile symlink targets:
[1] default-linux/x86/2006.1
[2] default-linux/x86/no-nptl
[3] default-linux/x86/no-nptl/2.4
[4] default-linux/x86/2006.1/desktop
[5] default-linux/x86/2007.0 *
[6] default-linux/x86/2007.0/desktop
[7] hardened/x86/2.6
[8] selinux/x86/2006.1

Upgraded :D

AndreAPL
07-05-2007, 20:15
hehehe

gostei especial/ da parte

On amd64 you can enjoy updated 32-bit emulation libraries improving support for many closed source applications and browser plugins.
yes :D

joaospinto
07-05-2007, 20:51
o instalador grafico já funciona bem? (ao contrario de na outra versao ;s)

El_UnO
07-05-2007, 21:14
o instalador grafico já funciona bem? (ao contrario de na outra versao ;s)

Para quê? Gentoo só se instala uma vez e pode-se fazer tudo pela linha de comandos :D

Falando a sério, o press release fala nisso:

This release
includes a completely rewritten version of the Gentoo Linux Installer on the
AMD64 and x86 LiveCD and LiveDVD images.

Não testei e não faço ideia como estará... :P

Nomearod
07-05-2007, 21:21
Fogo... Estou a ficar com um bichinho a dizer-me para instalar isto...

Se aprender a instalar isto e a usar fica realmente expert em Linux? Gostava de aprender mais um pouco mais de Linux e adorei usar Sabayon. Será Slackware melhor para aprender realmente a usar Linux?

Para quem não sabe, Sabayon é baseado em Gentoo mas com uma overlayer e milhares de binários que se instalam todos automaticamente.

Recomendam comprar algum livro para guiar na instalação? Ou será melhor instalar primeiro no stage 3 (penso ser este o que traz binários) para me habituar e ir aos poucos compilando programas?

O Kuroo é uma opção viável como gui para o Portage? Gostei bastante do portage mas só me safava com o ambiente gráfico e gostei bastante do que vi.

Depois de instalar ele actualiza sempre automaticamente para a nova release ou recomendam sempre uma fresh install? A instalação é mesmo assism tão demorosa?

A nível de instalação de programas como flash, java, codecs, programas de virtualização e drives é fácil ou terei que andar a rastejar pela linha de comandos?

AndreAPL
07-05-2007, 21:25
Usando gentoo sim, aprendes mais de linux garantidamente. Té hoje nao me arrependo de o ter instalado (o unico defeito era mesmo as necessarias compilaçoes).

El_UnO
07-05-2007, 21:41
Se aprender a instalar isto e a usar fica realmente expert em Linux? Gostava de aprender mais um pouco mais de Linux e adorei usar Sabayon. Será Slackware melhor para aprender realmente a usar Linux?

Eu diria que 75% do meu conhecimento de Linux vem do Gentoo. O Slackware também já experimentei e até gostei da instalação organizadinha daquilo, mas depois sinto logo a falta das ferramentas e dos pormenorzinhos do gentoo... :P

Para quem não sabe, Sabayon é baseado em Gentoo mas com uma overlayer e milhares de binários que se instalam todos automaticamente.

Não queres mesmo que eu diga o que penso sobre isso, pois não? :D

Recomendam comprar algum livro para guiar na instalação? Ou será melhor instalar primeiro no stage 3 (penso ser este o que traz binários) para me habituar e ir aos poucos compilando programas?

O Kuroo é uma opção viável como gui para o Portage? Gostei bastante do portage mas só me safava com o ambiente gráfico e gostei bastante do que vi.

Comprar livros? Jovem, tás a falar da distribuição melhor documentada de sempre :)

http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml

Aqui explica tudo sobre a instalação...eu diria que se fizeres copy paste dos comandos e usares o genkernel tens 85% de hipóteses de acabar com sucesso. Mas a ideia também é aprender como funciona...

Stage3 não traz programas "compiladas" traz a base do sistema compilada e havendo stage3 para praticamente todas as arquitecturas não vale a pena partir de um stage inferior...(no fim do stage1 ias acabar com uma coisa igual a um stage3 sacado para a tua arquitectura)

Quanto á GUI, não uso qualquer gui para o portage, nem conheço sequer...

Depois de instalar ele actualiza sempre automaticamente para a nova release ou recomendam sempre uma fresh install? A instalação é mesmo assism tão demorosa?

A nível de instalação de programas como flash, java, codecs, programas de virtualização e drives é fácil ou terei que andar a rastejar pela linha de comandos?

Fresh install a cada nova release? Isto não é o windows :D

Quando sai uma release nova e quiseres actualizar é mudar o profile e fazer emerge -avuD world. São dois comandos...

Instalação de programas é sempre "emerge pacote" e tá a andar. Vais usar (e bastante) a linha de comandos e isso seria complicado se tivesses de adivinhar, como está tudo nos manuais é fácil ;)

AndreAPL
07-05-2007, 21:47
Uma coisa é certa, como ja disse e bem o El_UnO, é das distros mais bem documentadas que conheço (se não a melhor) :)

Nomearod
07-05-2007, 21:53
Antes de mais, obrigado pela resposta.

O meu medo era que ao aprender Gentoo ficasse a saber trabalhar apenas em Gentoo e não em Linux. Tal como o que aprendi em Ubuntu não serve para a grande maioria das distros.

Sobre o livro, eu falei nisso porque não me dá lá muito geito ter que andar com dois computadores a trás para ler e instalar ao mesmo tempo. O que queria era uma "compilação" do que está no site organizada num livro.

Os comandos que estão no site e toda essa documentação dificilmente se alterará no futuro, certo? I mean, os comandos e a forma de instalar/trabalhar não muda com o tempo e a forma de instalar hoje mantem-se, fundamentalmente, igual à da primeira vez (com uma ou outra diferença).

Sobre Sabayon, eu gostei bastante. Tomei conhecimento do emerge/portage e aprendi alguma coisa. O problema é que aquilo com um emerge world vai ao ar ou se não for demora 998123 anos...

O kuroo por acaso é uma aplicação extremamente interessante. Torna bastante simples o uso do emerge e gostei da oportunidade de poder escolher a versão que queria e ter "poder" sobre o que tinha no pc. Mas isto é mais do emerge uma vez que aquilo apenas oferece um gui.

AndreAPL
07-05-2007, 22:11
O meu medo era que ao aprender Gentoo ficasse a saber trabalhar apenas em Gentoo e não em Linux. Tal como o que aprendi em Ubuntu não serve para a grande maioria das distros.
Certo é que, a adopçao de várias distros distintas mudou alguns "paths" usuais, mas rapidamente te apercebes disso. Mas o funcionamento é sempre o mesmo ;)

ruimoura
07-05-2007, 22:15
Pronto, já tão todos maluquinhos com o gentoo. Vá, instalem lá isso que daqui a uma semana eu volto aqui para ver as respostas :002:

AndreAPL
07-05-2007, 22:29
Pronto, já tão todos maluquinhos com o gentoo. Vá, instalem lá isso que daqui a uma semana eu volto aqui para ver as respostas :002:
Vem praki picar, que inda perco a cabeça e instalo isto nova/ no A64... bons tempos :002:
eheheh

ruimoura
07-05-2007, 22:32
Vem praki picar, que inda perco a cabeça e instalo isto nova/ no A64... bons tempos :002:
eheheh

Eu sou gajo, qd tiver mais tempo, para experimentar, mas só no vmware ...

AndreAPL
07-05-2007, 22:34
medo, medo :D :D

Black_Gamer
07-05-2007, 22:42
Tou pior que estragado... Hoje que finalmente decidi iniciar-me numa de gentoo, acabei por sacar o 2006.1 e agora, veem me dizer que já saiu o 2007.0 ... Fico chateado, com certeza que fico chateado :-D Bem, acho que vou experimentar o 2007.0. Já agora qual o cd de instalação que aconselham?

El_UnO
07-05-2007, 22:59
Tou pior que estragado... Hoje que finalmente decidi iniciar-me numa de gentoo, acabei por sacar o 2006.1 e agora, veem me dizer que já saiu o 2007.0 ... Fico chateado, com certeza que fico chateado :-D Bem, acho que vou experimentar o 2007.0. Já agora qual o cd de instalação que aconselham?

Sabes que os livecds antigos também servem? Há quem use ainda o livecd de 2004 :D

É tirares o stage3 recente na instalação e pronto :)

Edit: e o profile, tava-me a esquecer disso :P

kanguru
07-05-2007, 22:59
Black_Gamer. Para usares o 2007.0, na fase de instalação em que escolhes o profile, (ver handbook) é só apontares o /etc/profile para o sitio do 2007.0 que ficas com tudo actualizado, mesmo que uses um instalador antigo.

Se usares a versão gráfica sé que já não sei, mas msm assim, dps de instalares é só mudares o profile e actualizares os pacotes e tens o 2007.0 instalado. Essa é uma das grandes vantagens do gentoo, só ultrapassada pela sua documentação como já foi dito. Entre documentos, foruns e o gentoo wiki, tens lá quase tudo o ke um gajo pode imaginar.

Quanto a aprender linux em si, acho que aprendes em qqr distribuição, é so quereres. Claro que se só usarem GUIs pouco percebem do que se passa por trás, mas tb no gentoo, ver programas a compilar não se aprende muito a ver aqueles dumps :P

Já agora, tenho uma dúvida e aproveito logo o topico, havia um programa para ver os log daqueles comentarios começados por *asterisco, alguem sabe qual é? ou qual o melhor para a função.

CR_
07-05-2007, 23:24
Eu sou gajo, qd tiver mais tempo, para experimentar, mas só no vmware ...

Não faças isso. Gentoo no vmware vai dar uma trabalhão louco e nem podes dizer que tiveste a aproveitar o pc com tudo compilado para aproveitar o máximo da arquitectura dele. Instala isso à Homem e faz como eu que passado algumas semanas desisti que era muitas compilações (= muito tempo) para um PIV 1.5 :-D

Uma coisa: (mais um a confirmar não é demais :D) Gentoo tem a documentação mais detalhada existente (que eu tenha visto).

God_Lx
07-05-2007, 23:30
Entre aprender a fazer emerge em Gentoo e aprender a fazer tudo "à pata" em Slackware tenho ideia que aprendes mais em Slack, no entanto Gentoo é uma excelente distro para quem tem boas máquinas de forma a poder compilar tudo...

Não tenham a mesma ideia que eu de por Gentoo num Celeron 667 Coppermine que quando acabava um emerge já havia outros novos...

ruimoura
07-05-2007, 23:34
Instala isso à Homem e faz como eu que passado algumas semanas desisti que era muitas compilações (= muito tempo) para um PIV 1.5

Txi, é mesmo isso que eu estou à procura !!! :rofl:

:002:

Black_Gamer
08-05-2007, 00:03
Como a instalaçao que estava a tentar fazer com livecd do 2006.1 deu barracada, não me importei e saquei o 2007.0. Agora que li o que o God_Lx tava a dizer relativamente ao celly 667, deixou me um pouco de pe atras... É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram... Será que os emerge's ficam assim tão lentos? Como também é para aprender até nem me importo...

CR_
08-05-2007, 01:23
Como a instalaçao que estava a tentar fazer com livecd do 2006.1 deu barracada, não me importei e saquei o 2007.0. Agora que li o que o God_Lx tava a dizer relativamente ao celly 667, deixou me um pouco de pe atras... É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram... Será que os emerge's ficam assim tão lentos? Como também é para aprender até nem me importo...

Não te metas nisso :\

Vai demorar mesmo muito a compilar... Escolhe outra distro. É o meu conselho.

ruimoura
08-05-2007, 01:58
Não te metas nisso :\

Vai demorar mesmo muito a compilar... Escolhe outra distro. É o meu conselho.

Nahh ... em frente dude .. gentoo é que é fixe e l33t ... :002:

A sério, n te metas nisso ;)

Nomearod
08-05-2007, 07:51
Eu usava Sabayon no Pentium M 1.7 GHz com 512 de RAM e apesar de demorar bastante, não era nada de outro mundo.

CR_
08-05-2007, 09:48
Eu usava Sabayon no Pentium M 1.7 GHz com 512 de RAM e apesar de demorar bastante, não era nada de outro mundo.

É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram...

;)

VuDu
08-05-2007, 09:58
Pah se ele quer aprender alguma coisa que vá em frente.
Não é por esperares que vais desistir. Se queres uma distro "PlugAndPlay" tens de procurar outra distro...
Agora se queres aprender a mexer no terminal, se queres ter tudo a correr o mais rápido possível escolheste a distro certa ;)
É claro que isso envolve compilar as sources em vez de usar "pacotes" e compilar demora tempo... ;)

Nomearod
08-05-2007, 11:00
Estive a dar uma vista de olhos pelos forums do Gentoo e encontrei um tópico de um tipo com uma configuração do PC interessante:

Intel Pentium 233 MMX
128 MB RAM
HD 20GB 5400 rpm
ATI MACH 64VT 2MB
Realtek 8139 10/100TX

Com um PC deste consegue correr Gentoo.

Sinceramente, acredito que num PC assim o melhora até seja mesmo Gentoo. Desta forma ele consegue aproveitar ao máximo e ter uma velocidade maior do que com outras distros. O problema deve passar mesmo pelos tempos de compilação.

ruimoura
08-05-2007, 11:29
Estive a dar uma vista de olhos pelos forums do Gentoo e encontrei um tópico de um tipo com uma configuração do PC interessante:

Intel Pentium 233 MMX
128 MB RAM
HD 20GB 5400 rpm
ATI MACH 64VT 2MB
Realtek 8139 10/100TX

Com um PC deste consegue correr Gentoo.

Sinceramente, acredito que num PC assim o melhora até seja mesmo Gentoo. Desta forma ele consegue aproveitar ao máximo e ter uma velocidade maior do que com outras distros. O problema deve passar mesmo pelos tempos de compilação.

Por acaso não omitiram a parte em que dizia quantas semanas tinha demorado a instalar, pois não ? :002:

Nomearod
08-05-2007, 11:41
Por acaso não omitiram a parte em que dizia quantas semanas tinha demorado a instalar, pois não ? :002:

Nop. Era num topico a pedir ajuda por causa do grub. Se quiserem posso meter o link (está inclusivé em Português).

ruimoura
08-05-2007, 11:51
Nop. Era num topico a pedir ajuda por causa do grub. Se quiserem posso meter o link (está inclusivé em Português).

Estava a brincar, não é preciso ... Acredito que fique uma instalação ultra optimizada, mas compilar tudo numa máquina dessas deve dar para ir passar férias à Austrália e quando vieres ainda está naquilo :)

AndreAPL
08-05-2007, 16:01
Pois, pouco poder de processamento = mtas horas de compilações :/
No meu A64 a 2.2ghz, 1gb ram, sistema c/ kde, demorou-me +- 1dia (12h+12h). Agora n1 pc mais lento....

kanguru
08-05-2007, 17:28
Tb o pessoal não compila KDE's todos os dias. E há coisas como o openoffice que é masoquismo compilar, mesmo assim num pc recente prai numa tarde tá compilado.

Seja como for eu para um P3 500 talvez recomendasse um ubunto, pq assim sacas já td compilado. Até pq as optimizações que conseguias tirar eram mínimas, quanto mais recente for o PC maior o número de funções que o cpu tem e portanto maior o número de optimizações que podes usar. Os antigos duvido que tenhas ganhos muito vísiveis entre um binário para i686 e um pentium 2 ou 3. Até pq se tiveres sempre compilar tens o cpu sempre ocupado e ficas com o sistema sobrecarregado :P

Mas claro, cada um sabe de si. Tb não precisas de ter o pc sempre actualizado, podes ir actualizando prai de 2 em 2 semanas, e fica prai 2 dias seguidos a compilar e pronto. Em principio até é td automatico, não chateia mt.

esquiso
08-05-2007, 19:18
É só maluquinhos. :D

Eu só tenho tempo para instalar quinta-feira (estou muito cansado para instalar hoje [dias de calor :D] e amanha não dá). Agora que me estava a habituar ao Debian :D
Parece que também já há handbook, o que é uma maravilha.

Estou excitado como se fosse a minha 1ª vez. (nada de interpretações porcas, estamos a falar de Linux :D).

LnxSlck
08-05-2007, 21:13
hehehe

gostei especial/ da parte

yes :D

Isso quer dizer que para usar aplicações que ainda não existem para 64 bits como o flash e java, não é preciso fazer o chroot ??

Rui_Carlos
08-05-2007, 22:18
vamos lá ver se é desta que arranjo pacência para deixar o Gentoo a funcionar no meu PowerBook :)

Entre aprender a fazer emerge em Gentoo e aprender a fazer tudo "à pata" em Slackware tenho ideia que aprendes mais em Slack, no entanto Gentoo é uma excelente distro para quem tem boas máquinas de forma a poder compilar tudo...

aprende-se mais em Slack?
eu não precisei de ler manuais para instalar o Slack... e quando usei o Slack também tinha uma coisa chamada installpkg ou algo semelhante, onde aprendes tanto como a usar o emerge.
só no processo de instalação do Gentoo aprendi mais que em todo o período de utilização do Slack.

AndreAPL
09-05-2007, 01:42
Isso quer dizer que para usar aplicações que ainda não existem para 64 bits como o flash e java, não é preciso fazer o chroot ??
Não misturar as coisas, nao há milagres... java sempre houve 32 e 64bits, agora flash inda é forçosamente 32bits (thanks to adobe :/). O que aquilo quer dizer é que posso usar programas 32 e 64bits, sem o chroot sim (mas fora alguns casos pontuais).

kanguru
09-05-2007, 12:31
Alguem sabe a diferença entre estes profiles?

[5] default-linux/amd64/2007.0
[6] default-linux/amd64/2007.0/desktop
[7] default-linux/amd64/2007.0/no-multilib
[8] default-linux/amd64/2007.0/server

principalmente entre o 5 e 6.

r3pek
09-05-2007, 16:06
Alguem sabe a diferença entre estes profiles?

[5] default-linux/amd64/2007.0
[6] default-linux/amd64/2007.0/desktop
[7] default-linux/amd64/2007.0/no-multilib
[8] default-linux/amd64/2007.0/server

principalmente entre o 5 e 6.

[5] Profile geral 2007.0
[6] Profile 2007.0 com use-flags viradas para o desktop
[7] Profile sem suporte para ambientes user space 32/64
[8] Profile 2007.0 com use-flags viradas para servidores

E só pa "calar" ai uns pcos... tnh um "menino" la em casa (P celeron 300, 128RAM) a correr:
- Apache
- Mysql
- postfix
- amavis
- clamav
- ssh
- courier-imap
- dhcp
- webmin
- dns
- upsd

hummm axo k nao me eskeci de nd :S
(devo dizer k nao tem X pk é um servidor)
demorou uma semana a instalar TUDO (stage1)! ta ké um miminho :)
devo tb dizer k num pc recente, a instalação do gentoo em stage 3 faz-se em coisa de 3 a 4 horas no maximo.... (nao instalando OO :004:)

Nomearod
09-05-2007, 21:31
Com um processador E6600 será que me safo bem em Gentoo? (a nível de tempo de compilação )

r3pek
09-05-2007, 21:47
Com um processador E6600 será que me safo bem em Gentoo? (a nível de tempo de compilação )

mais k bem :)

[knap]
09-05-2007, 21:48
Ontem instalei pela primeira vez Gentoo no vmware, segui o handbook e correu tudo bem.

A instalação seguindo o handbook não é complicada mas é bastante trabalhosa, acho que algumas coisas podiam ser mais automáticas mas a filosofia da distribuição não o permite, máxima liberdade aos utilizadores, não impor nada.

kanguru
09-05-2007, 22:52
a instalação grafica do gentoo simplifica muita coisa. Mas nunca a usei não sei se é fiável ou não.

Mas pq instalar em vmware? penso que tiravas muito mais partido com uma instalação de raiz.

[knap]
09-05-2007, 23:09
a instalação grafica do gentoo simplifica muita coisa. Mas nunca a usei não sei se é fiável ou não.

Mas pq instalar em vmware? penso que tiravas muito mais partido com uma instalação de raiz.

Pois, eu instalei a partir da minimal iso.

Instalei no vmware naquela de experimentar, para ver como era, desde há muito tempo que dizia "Um dia tenho de instalar Gentoo " e pronto aproveitei a nova release. Sei que não dá para fazer grande coisa disto mas assim evitei estar a mexer em partições no disco principal etc.

Sinceramente até agora a minha opinião é que isto dá muito trabalho e pouco proveito, estou um pouco desiludido, mas quando tiver oportunidade tenho de averiguar isto melhor.

r3pek
09-05-2007, 23:21
;1623703']
Sinceramente até agora a minha opinião é que isto dá muito trabalho e pouco proveito, estou um pouco desiludido, mas quando tiver oportunidade tenho de averiguar isto melhor.

garanto-te que dá muito proveito e nao é por ser dev k digo isto....

CR_
09-05-2007, 23:32
[knap] (http://www.techzonept.com/member.php?u=1881) Gentoo tem tudo a ver com velocidade, optimização. Experimentar Gentoo no WMware é inútil. Para isso mais vale instalares outra distro...

AndreAPL
10-05-2007, 00:46
[knap] (http://www.techzonept.com/member.php?u=1881) Gentoo tem tudo a ver com velocidade, optimização. Experimentar Gentoo no WMware é inútil. Para isso mais vale instalares outra distro...
É a fraqueza :lol:

kanguru
10-05-2007, 01:55
Pois usando em vmware é normal que estejas desiludido. Eu próprio instalei o fedora aqui no portatil e usei-o durante 2 semanas, pq não queria ter o trabalho de instalar o gentoo. Mas o certo é que não me adaptei às limitações do fedora, e rendi-me a perder umas horas para instalar o gentoo. Agora tenho td como quero, e estou bastante satisfeito.

Resumindo, só usando no dia a dia é que se tira partido do gentoo. Instalar para "brincar" é masoquismo :P

Se estiveres mesmo interessado instala isso de raíz e usa-o durante uns tempos. Depois logo nos dizes o que pensas.

madskaddie
10-05-2007, 11:02
garanto-te que dá muito proveito e nao é por ser dev k digo isto....

Eu já tive o gentoo 2 vezes instalado:
Stage3; Num P4 3.0GHz, levou mais de 1/2 a compilar o kde...mais outro tanto a para o OO, firefox,... mas desisti.
Passado para aí um ano, decidi experimentar um Stage1, levou 1dia inteiro a compilar. Mas também acabei por desistir passado um tempo.A minha experiência pessoal diz-me:
O gentoo tem o MELHOR repositório de informação de todas as distro's.
As optimizações para o meu nível de utilização não se sentem.
O apt é bem mais cómodo, <flame mode> MELHOR</flame mode> que o emerge, porque instala binários... mas se eu quiser também os compila :004:. OK, o emerge tem coisas que o apt do Debian não tem: apps que não seguem a filosofia Debian e apps das novinhas em folha (tipo xgl) e isso dá jeito algumas vezes. Eu como não uso o apt-source (equivalente ao emerge) não posso dizer se funciona tão bem como o emerge... Mas a julgar pelo apt-get (o dos binários), "vou à confiança"Não sei se aprendi muito com a instalação do gentoo em si ou se foi mais pela informação que está na documentação e wiki que é generalizável a qualquer distro, alguma inclusive a qualquer UNIX pois é sobre aplicações e não sobre LINUX. É claro que eu também já tinha experiência em LINUX: a minha primeira distro a funcionar a 100% foi mesmo o Debian Woody (hehe já naquela altura eram 7CDs, SO+apps) e isso já implica mais "formação" que a nova malta com o Ubuntu. Mesmo o Debian agora é menos educativo que já foi: as automações estão cada vez melhores, e não tens de ir em busca de (tanta) informação. Por isso para aprender, o gentoo acaba por ser grande ferramenta!

[knap]
10-05-2007, 13:45
Eu já tenho Ubuntu e Arch Linux instalados por isso foi mesmo para brincar. :)

Quando tiver mais tempo instalo Gentoo de raíz mas depois de tanto tempo perdido no vmware perdi um bocado a "tesão".

metralha761
10-05-2007, 19:18

Só para te encorajar, tenho um pequeno servidor num P200 com 64 MB RAM. Claro q para compilar ... era mentira dizer q nao era duloroso, mas como esse nao é o teu main PC, é na boa, metes logo uma mão cheia de comandos e passado umas 8h vais la ver como ta a correr as coisas :)

Agora ... ambiente grafico é algo pesado para esse PC, é mais proveitoso usalo so com comandos, acredita q mesmo assim fazes mt coisa com ele ;)

Já agora, penso q existe um tuturial para q a compilação seja feita num outro PC ligado em rede. Mas nunca usei, só li algures no wiki do gentoo.

PS: Depois de ter feito a actualização do world, nunca mais consegui entrar no X, tb me apercebi q o X 7.1 tava a dar problemas com a grafica ATI9600, mais alguem tem tido problemas?

joaospinto
10-05-2007, 19:22
eu tenho um com 15/16 (nca chegei a perceber) megas de ram, mas acho q o vou vender por 10 contos... :P mt melhor que por gentoo ou qq coisa do genero haha
e como nem tem portas usb... nao da para nada :x

AndreAPL
10-05-2007, 19:43
eu tenho um com 15/16 (nca chegei a perceber) megas de ram, mas acho q o vou vender por 10 contos... :P mt melhor que por gentoo ou qq coisa do genero haha
e como nem tem portas usb... nao da para nada :x
Por acaso tb tenho mais 1 chasso desses em casa :-D mas aquele já suporta sdram e usb (bracket), nada mau para 1 Pentium 150 8|8|
Mas ainda nao sei o que lá meter, uma coisa tb é certa, nao vai ter ambiente grafico :)

metralha761
10-05-2007, 20:27
Para esses pcs, o bom é correr algum tipo de serviço q usem mt em linha de comandos.

Eu por exemplo, tenho a correr um pequeno servidor HTTP, FTP e tb uso po chat :)

God_Lx
10-05-2007, 21:43
r3pek se bem te lembras usei muito tempo Gentoo... Aliás, ainda ajudei nas primeiras traduções da magazine... No entanto cada vez que queria meter um server igual ao teu demorar uma semana a te-lo a funcionar não dá para mim... Tudo bem k é só para aprender e brincar um bocado que o pessoal quer isso, mas nem toda a gente só brinca com Linux...

Quanto ao Debian acho que já defenderam algumas vantagens daí achar que se adapta mais a mim... apt-get com pre-compilados e se precisar de sources/optimização tenho o apt-source...

Quem falou em Slackware com qq coisa de pkg's, epah desculpa mas só usei isso mesmo no principio e digo-te que funciona MUITO mal, logo tinha de ser tudo instaladinho à pata, n havia cá emerges nem slackpkg nem histórias do género... (Good old Slack 8.1)

Gentoo é muito bom tanto para aprender como para usar como sistema, no entanto sem uma boa máquina custa um pouco mante-lo...

r3pek
11-05-2007, 13:19
r3pek se bem te lembras usei muito tempo Gentoo... Aliás, ainda ajudei nas primeiras traduções da magazine... No entanto cada vez que queria meter um server igual ao teu demorar uma semana a te-lo a funcionar não dá para mim... Tudo bem k é só para aprender e brincar um bocado que o pessoal quer isso, mas nem toda a gente só brinca com Linux...

Quanto ao Debian acho que já defenderam algumas vantagens daí achar que se adapta mais a mim... apt-get com pre-compilados e se precisar de sources/optimização tenho o apt-source...

Quem falou em Slackware com qq coisa de pkg's, epah desculpa mas só usei isso mesmo no principio e digo-te que funciona MUITO mal, logo tinha de ser tudo instaladinho à pata, n havia cá emerges nem slackpkg nem histórias do género... (Good old Slack 8.1)

Gentoo é muito bom tanto para aprender como para usar como sistema, no entanto sem uma boa máquina custa um pouco mante-lo...
Eu lembro-me ;) eras muito debian mas tb lhe davas no gentoo :P (temos k fazer outro jantar do #linuxhelp :P)
de qq das maneiras digo-te k clono um servidor em gentoo em coisa de 3 horas. tanto num P100 como num core 2 duo :P

Black_Gamer
12-05-2007, 17:19
Bem, cheguei a conclusão que ainda não é desta que vou experimentar gentoo... Depois de ver que de facto as compilações iriam demorar anos, acabei por desistir da ideia.... Pode ser que mais para a frente siga com uma instalação no laptop. Entretanto acabei por optar por archlinux no P3 :)

esquiso
12-05-2007, 17:42
Ok, uma duvida mesmo à n00b, mas nunca precisei de tal coisa, e isto vai decidir quão rapidamente vou mudar para Gentoo.

Montar USB's, ainda no LiveCD, é possivel? Como?
Abençoado plug-n-play. Enfim, sacrificios. :D

r3pek
12-05-2007, 17:53
Ok, uma duvida mesmo à n00b, mas nunca precisei de tal coisa, e isto vai decidir quão rapidamente vou mudar para Gentoo.

Montar USB's, ainda no LiveCD, é possivel? Como?
Abençoado plug-n-play. Enfim, sacrificios. :D

o livecd tem plug-n-play :)

mount /dev/sda1 /mnt/floppy
sera /dev/sda1 se o teu disco por IDE ou /dev/sdb1 se for SATA.

esquiso
12-05-2007, 17:57
Até pode ter, mas a verdade é que não detectou a minha pen/DAP. Estranhei porque em todas as outras distros que ja exprimentei (ok, não muitas) era logo. Até tinha aquela coisa irritante do Rhythmbox a chatear-me.

Anyway, e como sou curioso, porque floppy? porque não usb ou coisa do genero?

r3pek
12-05-2007, 18:01
Até pode ter, mas a verdade é que não detectou a minha pen/DAP. Estranhei porque em todas as outras distros que ja exprimentei (ok, não muitas) era logo. Até tinha aquela coisa irritante do Rhythmbox a chatear-me.

Anyway, e como sou curioso, porque floppy? porque não usb ou coisa do genero?

simples, pk ja ta criada :) podia mandar-te criar um dir tipo:

mkdir -p /olha/isto/parece-me/um/bom/sitio/para/montar/uma/pen
mount /dev/sda1 /olha/isto/parece-me/um/bom/sitio/para/montar/uma/pen

agora ja ta melhor? ;)

os livecd do gentoo são projectos para instalações, não para servirem de desktops, logo é normal que nao te apareça logo o iconzinho mais o
Rhythmbox a chatear-te....

esquiso
12-05-2007, 18:14
Certissimo e perfeitamente elucidado.

Eu sei que aquilo é um livecd, mas não ficava mal que ele pelo menos detectasse a USB. Ser livecd não impossibilita que a reconheça - nem estou a falar dos icons, pedia apenas acesso ao interior da dita-.

Ah, é verdade, que rude que eu sou.
Obrigado :D

God_Lx
12-05-2007, 18:20
LOL ! Mariquices plug and play, epah faz-me uma impressão tentarem fazer de Linux um Windows...

esquiso
12-05-2007, 18:24
Agora tiveste piada God_Lx. A serio.

Mariquices plug-n-play são coisas que fazem Linux parecer Windows? Por amor de ...

joaospinto
12-05-2007, 18:38
nao concordo nada com essa do plug and play... qt mais funcional for um OS, melhor...
pessoal espero que ng tenha perguntado isto antes ainda, se sim peço desculpa, mas aqui vai:
eu nao sou propriamente um gajo com mta pachorra para PCs - alias, sou mais do que gostava de ser, mas nao quero perder mt mais tempo util da minha vida a instalar gentoo's e isso para depois passado uma semana desistir da ideia - mas gostava de saber se o instalador GUI melhorou alguma coisa - é que na ultima versao tive erro a meio hehe
depois - e apesar de ser relativamente facil de mexer no instalador gui - reparei que ha uma opcao para usar uma configuracao de instalacao já existente - estou certo? há algum site com configuracoes dessas? :P
abraços

God_Lx
12-05-2007, 20:05
esquiso é linux homem, ligas a pen montas a mesma e voilá tá a funcionar... Se calhar sou eu que tenho maus hábitos...

esquiso
12-05-2007, 20:14
Que é Linux eu sei. Eu ando com terminais, com su's, com cp's, rm's, aptitude's e demais coisas.
Mas fazer apenas o reconhecimento da pen e dar-me acesso aos ficheiros (até pode ser só por consola) bastando para isso ligar a pen ao PC, faz com que o Linux seja menos Linux? Fa-lo mais Windows-Like?

Até nem me importo de a montar, é facil, ainda agora estive a testar. Mas que é mais simples com plug'n'play, é impossivel negar. E Linux tem que ser só complicações?

LnxSlck
13-05-2007, 02:21

Desculpa lá, o que é que funciona mal no Slackware?

Isto de vir aqui dizer que isto ou aquilo funcional mal, só porque porque, não tem jeito nenhum, se tens alguma critica a fazer, fá-la, mas fundamenta-a, eu usei slack desde o 7 e nunca tive problemas com ele (deu trabalho, e deu pau, mas ficou a funcionar)

Nomearod
13-05-2007, 10:02
Estive a ler duas reviews da nova versão e parece estar bastante porreiro.

Além disso, a instalação gráfica parace ser mesmo muito simples sendo que é à base de seleccionar o que queremos e fazer seguinte.

Mal compre o PC novo meto lá o Vista + Gentoo.

Inicialmente irei fazer uma instalação com quase tudo default e instalar gnome + kde mas depois aos poucos vou indo modificando a instalação.

Review 1 (http://techgage.com/article/gentoo_20070/)
Review 2 (http://www.thepcspy.com/articles/linux/review_gentoo_20070)

joaospinto
13-05-2007, 11:01
pois esse é também um dos aspectos positivos do gentoo: podes alterar a tua instalacao depois de acabares de instalar... (nao digo que nao aconteça em outras distros, mas é sempre bom)
depois, acho que por acaso aí fazes mal, em instalar o gentoo num pc assim tao novo: não tens problemas de espaço num pc novo, tens pacotes precompilados para a tua arquitectura em distros como ubuntu, logo, nao ficas a ganhar grande coisa... mas isto digo eu e posso estar enganado

c3l5o
13-05-2007, 12:37
Pena mesmo que esta versão esteja com tantos problemas... parece que o livecd saiu sem os drivers da nvidia e da ati... ou seja eu cá nem com vesa tenho X :(

joaospinto
13-05-2007, 13:34
?? eu estou agora a instalar com o livecd e esta impecavel... deve ter os drivers da nvidia ligados... porque tenho o ecran direitinho.. se fosse com os nv isto tava deslocado para a direita :p

CR_
13-05-2007, 13:39
Review 1 (http://techgage.com/article/gentoo_20070/)

Fiquei assim :wow: com essa review. Gentoo já não é o que era :x2:

c3l5o
13-05-2007, 13:48
?? eu estou agora a instalar com o livecd e esta impecavel... deve ter os drivers da nvidia ligados... porque tenho o ecran direitinho.. se fosse com os nv isto tava deslocado para a direita :p

Quase todos se queixam no forum deles... :( Eu só sei que na tenho tempo nem pachorra para instalar pela command line...

PrOdG
13-05-2007, 14:51
depois, acho que por acaso aí fazes mal, em instalar o gentoo num pc assim tao novo: não tens problemas de espaço num pc novo, tens pacotes precompilados para a tua arquitectura em distros como ubuntu, logo, nao ficas a ganhar grande coisa... mas isto digo eu e posso estar enganado
Gentoo é mais acerca de escolha do que velocidade, logo ficas a ganhar o mesmo que numa máquina antiga.

Fiquei assim com essa review. Gentoo já não é o que era
Achei essa review mais da GLI do que da distro propriamente dita. Mas homem que é homem continua a instalar the old fashion way :P

joaospinto
13-05-2007, 15:17
desculpem mas nao. o ultimo GUI installer esta optimo.. quem percebe de computadores e nao tem pachorra para grande coisa tem aqui uma solucao 5 estrelas, sem limitacoes...

madskaddie
13-05-2007, 17:23
Brutal! Estive a ver a review assim por alto e veio responder a uma pregunta que já me tinha feito: seguindo os caminhos das ajudas, é sempre parecido, porquê não fazer um scriptzito que guiasse em vez de fazer constantemente:
->Alt-F2 - ler no link2
->Alt-F1 - executar
LOOP

De qualquer forma isto claramente veio aniquiliar a vantagem geral da aprendizagem: agora, quem vai ler a documentação??? E isto é mau, mas eles não são pais de ninguém e não têm obrigação de andar atrás das pessoas a dizer constantemente: "toca a ler a doc toda". Quem quiser aprender mesmo, pode sempre ler a documentação!

c3l5o
13-05-2007, 18:29
Tens toda a razão... Era uma cena que já devia ter sido feita á mais tempo... Mas tens sempre o problema de haver muitas váriaveis... Por exemplo /dev/hda e /dev/sda as partições que podem ser sempre diferentes... Não sei mas é uma coisa a ver...

joaospinto
13-05-2007, 18:33
ya ya e mesmo isso... mas nao percebo pq e q voces estao tao presos a old-fashioned way... assim nem e preciso ser um perito em gentoo para instalar.. o q se fica a perder? nada... o unico pre-requisito para esta instalacao e o conhecimento geral de informatica... e qq pessoa q usou linux mais que 1/2 meses sabe :)

c3l5o
13-05-2007, 18:38
Yah... tenho uma x800 experimenta correr o X do liveCD do 2007.0 com isso... ;)

BTW o instalador do 2006.1 dá sempre barraca aqui... :P

JC
13-05-2007, 19:48
Usar o installer GTK para instalar gentoo... enfim.
O handbook tem a base para instalarmos gentoo, o que o handbook não tem são as melhores flags ou as melhores opçoes do kernel para o vosso hardware, mas para isso inventaram o google ^^.
Recomendo especialmente a newbies a instalarem como no handbook.

Quase todos os meus problemas em gentoo tem sido resolvidos com os links em baixo:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml
http://gentoo-wiki.com/Main_Page
http://forums.gentoo.org/

joaospinto
14-05-2007, 13:35
bem pessoal ja instalei o gentoo mas acho que nao esta tao bom quanto parece. muita coisa que se configura na instalacao nao funciona: users, teclado, internet, etc. a pass do router ficou bem posta por isso foi facil de entrar com o gdm. no entanto nao tinha net - um simples dhcpcd eth2 resolveu o problema. agora vou ter de andar a configurar tudo outra vez, espero que a wiki do gentoo tenha tudo pq eu nao conheco o /etc do gentoo assim tao bem!
ja agora, a velocidade nao e assim tanta :p quer dizer, e bem boa, mas isto e practicamente igual ao debian ou ao arch.
por fim, os drivers q tinha no livecd deviam ser os vesa ou la como se chamam.. tem a resolucao toda mas e lento pa caracas (eu pensava q tava lento por ser o livecd)

c3l5o
14-05-2007, 15:35
lol a diferença de velocidade só se nota em certas aplicações e metiande determinadas condições. :P

Mas só vais mesmo notá-las se meteres os drivers proprietários para a tua GeForce :P

God_Lx
14-05-2007, 16:36
Desculpa lá, o que é que funciona mal no Slackware?

Isto de vir aqui dizer que isto ou aquilo funcional mal, só porque porque, não tem jeito nenhum, se tens alguma critica a fazer, fá-la, mas fundamenta-a, eu usei slack desde o 7 e nunca tive problemas com ele (deu trabalho, e deu pau, mas ficou a funcionar)

O que funcionava mal não era o Slack era o sistema de update de pacotes da altura... o slapt-get ou qq coisa parecida e sim funcionava mesmo MAL fazias um update da treta breakava-te tudo e mais alguma coisa...

LnxSlck
14-05-2007, 23:51
Depende dos mirrors que usares, mas tb esse tipo de ferramentas nao sao recomendadas pelo Pat, mas mesmo assim, tens mais, swaret, emerde, e ate ha quem tenha portado o netpkg para slack

God_Lx
14-05-2007, 23:55
Sim também esperimentei o Swaret na altura, quanto a mirrors normalmente usava o do Darkstar pq falava mtas vezes com o Rui que o mantinha logo sabia quando havia actualizações... Qualquer um deles funcionava no minimo mal apesar de até se conseguir fazer algo... Quanto à distro em si até ao momento é das que mais gostei de usar e é mesmo a que usei durante mais tempo provavelmente uns 3/4 anos... Depois virei-me mais para os lados de Debian precisamente devido às vantagens do apt.

c3l5o
15-05-2007, 04:27

Epá olha vou tentar com o i686 pq com o live de AMD 64 não dava X nem com a minha ATI nem com a 7300GT do meu irmão... Fui buscá-la de propósito...
Aliás só depois de mudar no xorg.conf o driver para "Vesa" é que tive X e mesmo assim só a 1024x768 nunca a 1440x900...

Agora vou tentar com o Live CD x86... Não me dei bem com a cena dos 64-bit...

c3l5o
15-05-2007, 16:41
Pessoal, alguem pode postar o seu make.conf

Perdi o meu e... bem as USE flags... nao me lembro nem de metade.. sim tenho o teclado mamado, nao ha acentos para ninguem...

Tonux
15-05-2007, 19:19
Aqui vai a minha questão acerca do Gentoo:

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos. Tenho um CD Gentoo 2006.1 e pelas poucas instruções que vi, não fiquei totalmente esclarecido. Dá-me a ideia de ser, por assim dizer, um kit de linux, em que tudo se tem que configurar para se compilar no kernel depois.

Tenho um modem-router, o qual já tem o setup configurado para acesso à internet. A distro que uso (mandriva e também a fedora) liga-se automaticamente à net. No Gentoo pareceu-me que tinha que introduzir novamente o nome e passe de utilizador do serviço IP. Se já está no modem-router, para quê ter que instalar novamente? Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.

CR_
15-05-2007, 19:24

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos.

Não tem nada a ver com Debian...

Tenho um modem-router, o qual já tem o setup configurado para acesso à internet. A distro que uso (mandriva e também a fedora) liga-se automaticamente à net. No Gentoo pareceu-me que tinha que introduzir novamente o nome e passe de utilizador do serviço IP. Se já está no modem-router, para quê ter que instalar novamente? Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.

Leste o manual de instalação? Se sim (se não, deves) em que passo é que encalhas?

LnxSlck
15-05-2007, 19:48

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos. Tenho um CD Gentoo 2006.1 e pelas poucas instruções que vi, não fiquei totalmente esclarecido. Dá-me a ideia de ser, por assim dizer, um kit de linux, em que tudo se tem que configurar para se compilar no kernel depois.

Não tem nada a ver com Debian... :rcarton:

Que confusão vai aí nessa cabeça :blubomte:como tens o router recebes o ip por dhcp, logo isso tanto liga automáticamente no mandriva, ubuntu, ou noutra qualquer, tens é que ter a placa de rede up and running..

joaospinto
15-05-2007, 20:31
ele deve estar a falar do wireless, e o wireless nao costuma ser tao simples.

c3l5o
23-05-2007, 14:42
Pessoal tou farto de procurar mas não encontro um guia que me permita fazer isto...
Instalei o Gentoo com a GeForce 7300 do meu irmão, mas está na altura de trocar de novo e voltar a meter a minha X800, mas com esta ultima tinha uns problemas para fazer fullscreen no mplayer e cenas assim, mas o que queria era um guia das coisas que tenho de fazer para actualizar o sistema rápidamente e sem crises...

PrOdG
23-05-2007, 21:09
Em princípio será só desinstalares os drivers nvidia, alterares o xorg.conf para um driver genérico, colocares a placa ATI e instalares os drivers ati.
E não te esqueças de referências a ATI no kernel (framebuffer, etc).

|ferrari|
23-05-2007, 21:32
Não sou propriamente um expert em Linux, comecei nem há um ano atrás, mas já deu para percorrer bastantes distros, Ubuntu (várias versões), OpenSuse, Fedora, Mandrake, por aí fora. As versões que mais gostei cada uma à sua maneira foi OpenSuse 10.2 e Ubuntu Feisty.

Mas procuro a aventura do Gentoo, nunca o instalei mas já saquei o Minimal Install para perder umas horas com isto :D
Basicamente a minha escolha recaiu sobre o Gentoo pela compilação. Não pela chatice que imagino que possa ser, mas por ter um sistema completamente optimizado ao hardware e o que isso envolve, maior rapidez essencialmente.

Ou seja, pretendo um sistema rápido, e com o poder de personalização que o Linux nos habituou ;)

Posto isto a questão é a seguinte: Sabendo de ante-mão da obrigatoriedade dos manuais (já me muni de wiki) agora pergunto, que mais deverei ter em consideração para me preparar?

Algum tipo de carateristicas do hardware mais especificas? (vou instalar no portatil e por vezes é complicado saber referencias exactas, como contornar esta situação?)

Experts pronunciem-se ;)

PrOdG
23-05-2007, 21:41
Esquece a wiki, só precisas do Handbook (http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml). E a não ser a que seja hardware MUITO específico, em princípio é tudo detectado. Vai reportando :)

c3l5o
24-05-2007, 01:57
Esquece a wiki, só precisas do Handbook (http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml). E a não ser a que seja hardware MUITO específico, em princípio é tudo detectado. Vai reportando :)

Epá mas se ele quiser compilar o kernel á mão sem usar o genkernel a wiki dá-lhe jeito por causa da listagem de partes especificas do kernel para fazer cada parte de hardware funcionar... E para mais tem uma vasta lista de portáteis com as opções correctas para o kernel...
Na minha opinião a wiki vai-lhe dar jeito, tal como me deu a mim... E quanto a informação nunca é demais... my 2 cents

EDIT: Obrigado PrOdG pela resposta em cima consegui fazer tudo bem logo a primeira só com o reboot por razões óbvias :P

Nomearod
02-06-2007, 21:51
Fiz o download da última versão do Gennto (live cd amd64) mas estou com alguns problemas (na realidade é só um mas pronto).

Quando o cd está a arrancar e entra na parte gráfica (com o logo do Gentoo e a barra a carregar) chega a um ponto e dá um erro. O erro ocorre perto dos 88% e diz que não conseguiu iniciar o X. Quando faço para ver mais detalhes diz "no screen found".

O sistema onde estou a instalar é o que está no My System e não me parece que tenha algum hardware complicado. O mais esquesito é que o ecrã é detectado caso contrário não aparecia o logotipo (excelente diga-se de passagem) com a barra a iniciar.

A placa gráfica também pelo que vi já é suportada por Gentoo à algum tempo.

Any help?

joaospinto
02-06-2007, 23:25
tens aí uma bomba desgraçada... :P opa o gentoo nao vem com VESA? como é que da esse erro? nao percebo.. eu tenho uma nvidia (geforce fx 5200) e da bem (apesar de ser irritante funcionar com vesa)

EinZteiN
21-06-2007, 15:08

me installed a gentoo on the p200 with them 64mb ram... uh uh

on a side note: it took 1 week to compile... glibc! :p

Mas anyway, Gentoo FTW! :)
Já experimentei outras mas sou completamente gentoo fanboy (not fanatic!:)) apesar de estar atento ao que se vai fazendo por aí... tanto que devo testar Fedora7 real soon :)

Abraço,
~EinZteiN

FOKA
21-06-2007, 16:49
sim o gentoo vem com vesa
tipo eu tenho esse problema mas o k eu faco e editar o xorg.conf e por em vez do driver ati k e o k ele carrega mas nao da nada e escrevo la vesa e pronto
depois e so killall gdm e gdm outra x e toca a andar

c3l5o
21-06-2007, 17:49
E instalares os drivers da ATI? não resolvia isso? Eu acho que os vesa tem muito pouca qualidade 2d... E não há widescreen pa ninguém...

Driver
22-06-2007, 01:27
ta muito bom o Gentoo 2007, o suporte Ext4 FS é xelente, a nível de estabilidade ainda n tive probs, só tou é com probs a nível de Módulos e alguns bufs a nível de Kernel por causa do XORG, mas de resto 5 estrelas

Neptune
23-08-2007, 18:58
Alguém já testou com o Asus G1S? Para o X funcionar tive de mudar para vesa porque não suporta a gráfica. Agora a "dificuldade" está no disco que parece que não é reconhecido. Entro no LiveDVD e não me aparecem sequer os ícones para instalação.

c3l5o
23-08-2007, 19:45
A wiki do gentoo tem esta secção ;)

http://gentoo-wiki.com/HARDWARE_Asus_G1

Neptune
23-08-2007, 20:30
Não reparei em nenhuma das minhas pesquisas. Só fui encontrando algumas coisas irrelevantes para o caso no fórum.

Thanks pelo link, mas o hardware do G1S difere do hardware do G1. Nomeadamente a nível de placa gráfica e de placa wireless, que são dois dos componentes que me estão a dar mais trabalho. Quanto ao disco, nem é referido nessa wiki...

esquiso
23-08-2007, 20:36
Pequeno promenor c3l5o: o G1 tem hardware diferente do G1S, a começar pela GPU, que no G1 é uma 7700, e no G1S é uma 8600, salvo erro. Não sei é se o resto do hardware muda.

c3l5o
23-08-2007, 20:41
A gráfica em principio é igual o processo... Qto ao resto se calhar se disseres qual a placa wireless talvez fosse mais fácil ajudarem-te...
Quanto ao disco mete a bios em AHCI...

Neptune
23-08-2007, 21:08
A gráfica em principio é igual o processo... Qto ao resto se calhar se disseres qual a placa wireless talvez fosse mais fácil ajudarem-te...
Quanto ao disco mete a bios em AHCI...

Para a gráfica a solução que encontrei é meter o driver vesa e posteriormente instalar os drivers da nvidia com o envy, mas ainda não testei.
A placa é uma Intel 4965AGN, e parece que é bastante difícil instala-la pelo que tenho lido.
Penso que já está em AHCI de origem, já que não existe opção para mudar isso nesta BIOS.

Cumps

AndreAPL
23-08-2007, 21:58
Para a gráfica a solução que encontrei é meter o driver vesa e posteriormente instalar os drivers da nvidia com o envy, mas ainda não testei.
A placa é uma Intel 4965AGN, e parece que é bastante difícil instala-la pelo que tenho lido.
Penso que já está em AHCI de origem, já que não existe opção para mudar isso nesta BIOS.

Cumps
A intel dificil ? entao porque? das empresas que melhor suporte a linux dá...
oficial (http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?ProductID=2753&DwnldID=10315&lang=por) e c/ projecto no sourceforge (http://ipw3945.sourceforge.net/)...

Neptune
23-08-2007, 22:15
A intel dificil ? entao porque? das empresas que melhor suporte a linux dá...
oficial (http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?ProductID=2753&DwnldID=10315&lang=por) e c/ projecto no sourceforge (http://ipw3945.sourceforge.net/)...

Eu ainda não tentei, por isso não sei se é difícil ou não. Eu disse que li que era difícil. Li no fórum do Feisty. Mas podiam estar enganados aqueles que disseram isso...

c3l5o
24-08-2007, 04:54
Em ubuntu tudo o que sai um pouco dos moldes é complicado... Vejamos que temos de instalar pacotes para compilar qlq coisa simples... (build-essential) Não percebo é se lhe chamam essential pq que não o incluem...

Isso com o envy da quase a 90% de certeza... Mas o envy não funciona com gentoo... Já digo qlq coisa...

Checka a ultima thread...

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=95365

EDIT2:

Vi a tua thread no forum de gentoo e posso dizer-te que o instalador gráfico é um pesadelo e só da chatisses...
Corre a versão minimal e faz tudo com o handbook ao lado a partir da CLI, vais aprender umas coisas de linux e do funcionamento do gentoo e serve para futura referência...
Se queres mesmo gentoo então o "handbook" é a tua nova biblia (versão MUITO mais reduzida)

Neptune
24-08-2007, 15:07
Em ubuntu tudo o que sai um pouco dos moldes é complicado... Vejamos que temos de instalar pacotes para compilar qlq coisa simples... (build-essential) Não percebo é se lhe chamam essential pq que não o incluem...

Isso com o envy da quase a 90% de certeza... Mas o envy não funciona com gentoo... Já digo qlq coisa...

Checka a ultima thread...

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=95365

EDIT2:

Vi a tua thread no forum de gentoo e posso dizer-te que o instalador gráfico é um pesadelo e só da chatisses...
Corre a versão minimal e faz tudo com o handbook ao lado a partir da CLI, vais aprender umas coisas de linux e do funcionamento do gentoo e serve para futura referência...
Se queres mesmo gentoo então o "handbook" é a tua nova biblia (versão MUITO mais reduzida)

Vou dar uma vista de olhos nesse link. Thanks ;)

Eu não ia usar o instalador gráfico. Ia utilizar a consola mas com o live DVD em funcionamento para poder manter-me na net ao mesmo tempo sem ter que estar noutro PC. A questão é que nenhum dos icones de instalador aparece, e não sei se dá bronca começar a fazer as coisas directamente pela consola como se estivese no minimal...

c3l5o
24-08-2007, 15:19
em principio se bem feito não deve dar... o problema do gentoo a instalar 99% dos casos é o utilizador que corta passos... e não esperes que fique bem a primeira, o kernel demora tempo a acertar em condições... Mas comvem não fazer borrada...

Neptune
24-08-2007, 16:09
Já andei pelo Gentoo em 2005 e estou bem consciente das dificuldades que vou ter. Digamos que não acho propriamente fácil a instalação.

c3l5o
24-08-2007, 16:17
Depois de ganhares calo é canja... Pena mesmo é dar trabalho... De resto... Boa sorte

Neptune
24-08-2007, 18:56
Pois... Dá muito trabalho mesmo. Obrigado ;)

Edit:

Não consigo meter a placa rede a funcionar, mesmo seguindo a wiki do Gentoo. È uma RTL8168.

c3l5o
25-08-2007, 04:02
então deves estar a fazer alguma coisa mal ou então não é essa a placa...

Neptune
25-08-2007, 15:35
A placa é aquela. Como posso estar a enganar-me a desligar o PC e a mantê-lo desligado pelo menos 10 segundos (sem bateria e sem AC)?

(Por exemplo) :-D

c3l5o
26-08-2007, 06:26
Tal como deves saber a minima coisa faz a diferença... Tens a prova disso com certeza!