View Full Version : Contas de Utilizador.
margarida46 07-05-2007, 01:52 Boa noite. Sou nova neste fórum, e também no mundo Apple, há imensas coisas que desconheço... por isso, venho aqui ver se consigo alguma ajuda.
Está a acontecer-me uma coisa bastante esquisita no mac ( iMac , Mac OS 10.4.9):
quando um utilizador entra em protecção de écran, se eu entrar com o meu nome e palavra passe na janela de login que abre para desactivar a protecção de écran, vou parar à conta dele ( sou a administradora do computador), e não à minha conta...
Será possível que não haja hipótese de configurar doutra maneira, ou seja de forma que qualquer utilizador possa sempre ter o seu ambiente de trabalho protegido?
Uma boa semana, e noite.
Cumprimentos.
Margarida.
rasputine 07-05-2007, 02:31 Vai a System Preferences > Security, se activares a caixa "Require password to wake this computer from sleep or screensaver" isso não acontece... Acabei de experimentar com as minhas duas contas (uma de utilizador e uma de administrador), deixei que o screen saver aparecesse da conta utilizador, e ao mexer o rato aparece uma janela de diálogo que permite fazer o log in com a conta de utilizador onde estava ou fazer o user switch... Se optar pelo user switch e colocando os dados de administrador vou para a minha conta de administrador e não a de utilizador...
margarida46 07-05-2007, 14:58 Olá rasputine, obrigada pela resposta.
O problema é que acontece na mesma. Já tinha essa opção activada.
Não estás é a fazer o mesmo do que eu, ainda agora experimentei de novo.
Se puderes, experimenta assim :
- Abre uma conta de utilizador normal, e outra de administrador.
- Activa a opção que me dizes, nas Preferências do Sistema, e na Segurança, de " requerer password ao despertar do repouso, ou do screensaver".
- Deixa a conta de utilizador entrar no screensaver.
- Cilca "enter" : vais parar a um écran negro, com uma janela no meio, onde está o nome do utilizador da sessão, o o "prompt" na linha para a password.
- Apaga o nome de utilizador, e escreve lá o do administrador, e na password põe claro está, a do administrador.
- Clica " enter".
Et voilá!... Estás dentro da conta do utilizador!!
Isto não é um bug, é um Superbug... digo-te, acho isto inacreditável, como é possível isto acontecer?
Se souberes como é que se dá a volta a isto, se me puderes escrever, agradeço imenso.
Uma boa semana, e tarde de segunda-feira.
:)Margarida.
zoidberg 07-05-2007, 15:15 A conta de administrador permite-te ter acesso aos ficheiros dos users do computador, logo faz sentido que se entrares como administrator na sessão do user, possas ver o que está aberto.
Imagina que um utilizador tem um trabalho por gravar e o computador entra no screensaver.
Como administrador e sem a presença do user, podes entrar na sessão terminar os programas correctamente, e desligar a sessão sem ter de forçar o logoff.
Para mudar de user usas o user switch como o rasputine disse, ao invés de mudar o user e pass no ecrã de desbloqueio do screensaver.
(...) e ao mexer o rato aparece uma janela de diálogo que permite fazer o log in com a conta de utilizador onde estava ou fazer o user switch(...)
Apenas as contas de administrador têm previlégios para terminar o screensaver do user, daí parecer que está a fazer logon na conta do user.
na realidade o que está a acontecer é que o administrador está a terminar o screensaver.
rasputine 07-05-2007, 16:31 Olá rasputine, obrigada pela resposta.
O problema é que acontece na mesma. Já tinha essa opção activada.
Não estás é a fazer o mesmo do que eu, ainda agora experimentei de novo.
Se puderes, experimenta assim :
- Abre uma conta de utilizador normal, e outra de administrador.
- Activa a opção que me dizes, nas Preferências do Sistema, e na Segurança, de " requerer password ao despertar do repouso, ou do screensaver".
- Deixa a conta de utilizador entrar no screensaver.
- Cilca "enter" : vais parar a um écran negro, com uma janela no meio, onde está o nome do utilizador da sessão, o o "prompt" na linha para a password.
- Apaga o nome de utilizador, e escreve lá o do administrador, e na password põe claro está, a do administrador.
- Clica " enter".
Et voilá!... Estás dentro da conta do utilizador!!
Isto não é um bug, é um Superbug... digo-te, acho isto inacreditável, como é possível isto acontecer?
Se souberes como é que se dá a volta a isto, se me puderes escrever, agradeço imenso.
Uma boa semana, e tarde de segunda-feira.
:)Margarida.
É verdade sim senhor... Mas parece-me que isso se deve como diz o Zoidberg aos privilégios que o administrador tem... Ao aparecer esse écran, nessa janela tens a opção de "switch user", se não é o teu username que está activo faz então switch user e cais na tua conta de administrador...
margarida46 08-05-2007, 23:41 Obrigada zoidberg.
De qualquer forma, continuo sem saber como se ultrapassa esta situação... aliás penso é que não se ultrapassa, e que isto é um bug do MAC OS X..
Ninguém é perfeito, nem o MAC OS..
Uma boa quarta-feira.
Margarida.
zoidberg 09-05-2007, 11:14 Bug não é, pois foi pensado para funcionar assim, não é nenhuma anomalia :)
agora se n gostas da forma como funciona, isso já é diferente.
mas.. qual situação? não queres que a conta de administrador possa desbloquear os screensavers dos outros users?
Obrigada zoidberg.
De qualquer forma, continuo sem saber como se ultrapassa esta situação... aliás penso é que não se ultrapassa, e que isto é um bug do MAC OS X..
Ninguém é perfeito, nem o MAC OS..
Uma boa quarta-feira.
Margarida.
Não é bug!
Da maneira ke estás a fazer, estás a usar os previlégio de administrador para desativares o screensaver do utilizador, se fizeres com uma conta que ñ seja administrador o screensaver ñ se desativa! claro a não ser ke seva a conta desse screensaver!
Para entrares na tua conta quer seja administrador ou nao têns de usar a opção de troca de utilizador!
cmp's
A mim nao aparece a opçao de troca de utilizador...ou para ser mais exacto...nao estou a ver onde esta a opçao da troca de utilizador.
margarida46 09-05-2007, 13:07 Vais-me desculpar, mas o bug é precisamente esse..
Nenhum administrador deve ter o poder de desactivar o screensaver do utilizador para entrar na conta dele..
Se assim for, onde está a privacidade do dito utilizador?
Qualquer utilizador devia ter o direito de deixar a sessão como lhe der na bolha...Eu sou utilizadora Mac, e gosto do Mac, imenso. Mas tenho que reconhecer que isto é uma tremenda falha deste sistema operativo..
O que devia acontecer, é que pondo eu o meu nome e password, devia ir parar à minha conta e não à dele. Isso sim, faz sentido. Como está, não faz nenhum, pois não protege a privacidade de nenhum dos outros utilizadores..
Se houver vários admistradores, o que como deves saber é possível, então é o chamado " regabofe", todos a entrarem na sessão uns dos outros, é o que se quer...
Uma boa tarde.
Margarida.
margarida46 09-05-2007, 13:12 Tens que configurar isso no sistema, tens que activar o "Fast User Switching", ou seja a Troca Rápida de Usuário.
" Preferências do sistema : Contas : Opções de login : Activar troca rápida de usuário". E já está.
Uma boa tarde.
Margarida
margarida46 09-05-2007, 13:20 Exactamente, não quero que o utilizador possa entrar nas outras contas. Se houver vários utilizadores então é uma festa, todos a entrarem nas contas uns dos outros...
Não me parece que isto tenha sido pensado assim, se foi, foi muito mal pensado..
O que me parece , é que devo ser eu que tenho algo mal configurado, por forma a permitir que o adiminstrador possa fazer isto.
Porque se é assim que isto funciona, ou não foi pensado, ou foi mal pensado.. foi uma falha na segurança, isso sim... ninguém é perfeito, nem o Mac OS X....
Aliás a Apple no seu site, tem um espaço para os utilizadores reportarem bugs ( e darem sugestões ), logo são eles os primeiros a admitir que os há..e felizmente parece que estão dispostos a ouvir os utilizadores para melhorarem o que acharem por bem..
Parece-me incrível isto acontecer, continuo a dar o benefício da dúvida à Apple, e a pensar que sou eu que tenho alguma coisa mal configurada.
Uma boa tarde.
Margarida
Exactamente, não quero que o utilizador possa entrar nas outras contas. Se houver vários utilizadores então é uma festa, todos a entrarem nas contas uns dos outros...
Não me parece que isto tenha sido pensado assim, se foi, foi muito mal pensado..
O que me parece , é que devo ser eu que tenho algo mal configurado, por forma a permitir que o adiminstrador possa fazer isto.
Porque se é assim que isto funciona, ou não foi pensado, ou foi mal pensado.. foi uma falha na segurança, isso sim... ninguém é perfeito, nem o Mac OS X....
Aliás a Apple no seu site, tem um espaço para os utilizadores reportarem bugs ( e darem sugestões ), logo são eles os primeiros a admitir que os há..e felizmente parece que estão dispostos a ouvir os utilizadores para melhorarem o que acharem por bem..
Parece-me incrível isto acontecer, continuo a dar o benefício da dúvida à Apple, e a pensar que sou eu que tenho alguma coisa mal configurada.
Uma boa tarde.
Margarida
E Não é assim que aconteçe! Só o Administrador é que pode desativar o screensaver de qq utilizador!Um utilizador comum, que não tenha previlegios de administrador não o consegue fazer.! Agora se qualquer utilizador do teu Mac o pode fazer, então têns algo mal configurado! Ou se queres que todos sejam Administradores vais ter de Viver com isso!
Em qualquer sistema o Administrador têm o poder de poder entrar em qualquer conta, nem que para isso tenha de apagar a password do utilizador em questão! A difrença é que no Mac os x o é permitido fazer sem ter de apagar a passowrd que têm os seus pros e contras.
cmp's
zoidberg 09-05-2007, 15:00 Em qq sistema o administrador consegue fazer tudo claro...
Se queres manter a privacidade dos ficheiros usa o filevault.
O administrador consegue mandar o sistema a baixo, se confias esse poder numa pessoa, tens de confiar tb que não vai fazer nada de mal à tua conta...
Se tens varios administradores, então são responsaveis para fazer o "lock" das ditas sessões usando o switch user e não o screen saver...
Em qualquer das formas, administrador ou não, nunca se deve em QUALQUER sistema usar o screensaver como segurança!
Deve-se sim colocar o computador no ecrã de login. - para isso activa-se o fast user switching e usa-se sempre o "login window" quando se vai abandonar o computador.
Demiurgo 09-05-2007, 16:20 margarida46,
Por algum motivo é o "administrador". Em windows qualquer admin também pode entrar no teu computador e aceder aos teus ficheiros.
No OS X, se queres total privacidade a única sugestão que te posso dar é que ponhas os ficheiros que pretendes reservar no filevault.
rasputine 09-05-2007, 17:43 Margarida, é exactamente como o resto do pessoal já explicou, só vou se calhar reforçar um pouco... O administrador é o único que tem esse poder de aceder a todas as contas, como no teu caso específico és tu, então não há problema, os outros utilizadores ao usarem esse computador em que tu és a administradora têm que confiar que vais usar esse "poder" LOL para o bem... e não para fins maliciosos. Se estes têm ficheiros sensíveis que querem colocar longe de olhares indiscretos, então podem usar o filevault, como já foi sugerido, ou criarem um .dmg encriptado no disk utility protegido com password e "deitarem" lá esses ficheiros... Não é defeito, é feitio, pois não podes querer ser administrador e não ter os privilégios de ser administrador, e esta característica que dizes ser um "bug" é mesmo uma "feature" de segurança, pois imagina que um dos utilizadores se esquece da password, entra aí o superutilizador LOL que desbloqueia a situação...
greetz
Apenas vou reafirmar o que já foi dito e dar uma "achega"
Este aspecto já tinha sido verificado daí que recomendo sempre a todos os users Mac que eventualmente abandonem o posto façam sempre "Apple Menu" - > "Login Window"
uma breve revisão deste problema pode ser compreendida no aspecto empresarial, isto porque todos os produtores de equipamentos/sistema pretendem atacar o mercado empresarial numa primeira linha, "pagando" muitas vezes por isso o cliente final.
Vamos imaginar um ambiente de empresa, em que temos vários postos (Mac's claro :D).
Cada utilizador tem a sua conta e até pode administrar a máquina, normalmente nestes ambientes existe um administrador de rede/infraestruturas e torna-se necessário permitir acesso aos postos a qualquer hora, remotamente ou mesmo na ausência do utilizador.
Supondo que um user saisse do seu computador e deixava a máquina em screensaver com pass, o administrador deve poder fazer login (com o seu nome e pass) e assim salvaguardar dados que esse utilizador tivesse aberto, ou mesmo outro tipo de operação e fazer a operação de manutenção que eventualmente fosse necessária.
Este processo verifica-se também em ambientes Linux e não é uma "falha" exclusiva do Mac OS X.
No mesmo caso mas em ambiente Windows, esse mesmo administrador apenas teria a hipótese de encerrar a sessão do user fechando assim qualquer documento, pesquisa ou outra operação que estivesse a decorrer sem ocorrer salvaguarda de dados.
O pacote de sistema como é compilado vem com todas as benesses e "defeitos" dos ambientes para os quais foi primariamente desenvolvido.
Cabe a cada um fazer pelo melhor pela salvaguarda e confidencialidade dos seus dados e novamente recomendo que ao invés de lançarem o screensaver, executem o procedimento para o posto ficar com a Login Window.
A todos os que descobrem este "pormenor" vai da ética de cada um fazer o "Switch User" ao invés de explorarem os documentos alheios.
Nenhum sistema é perfeito e infalível, mas diga-se de passagem que o Mac OS X tem uma estabilidade e segurança de rede muito forte.
greetz e desculpem o post "grandinho" espero ter ajudado a compreender a situação por uma outra óptica:)
greetz
Apenas vou reafirmar o que já foi dito e dar uma "achega"
Este aspecto já tinha sido verificado daí que recomendo sempre a todos os users Mac que eventualmente abandonem o posto façam sempre "Apple Menu" - > "Login Window"
uma breve revisão deste problema pode ser compreendida no aspecto empresarial, isto porque todos os produtores de equipamentos/sistema pretendem atacar o mercado empresarial numa primeira linha, "pagando" muitas vezes por isso o cliente final.
Vamos imaginar um ambiente de empresa, em que temos vários postos (Mac's claro :D).
Cada utilizador tem a sua conta e até pode administrar a máquina, normalmente nestes ambientes existe um administrador de rede/infraestruturas e torna-se necessário permitir acesso aos postos a qualquer hora, remotamente ou mesmo na ausência do utilizador.
Supondo que um user saisse do seu computador e deixava a máquina em screensaver com pass, o administrador deve poder fazer login (com o seu nome e pass) e assim salvaguardar dados que esse utilizador tivesse aberto, ou mesmo outro tipo de operação e fazer a operação de manutenção que eventualmente fosse necessária.
Este processo verifica-se também em ambientes Linux e não é uma "falha" exclusiva do Mac OS X.
No mesmo caso mas em ambiente Windows, esse mesmo administrador apenas teria a hipótese de encerrar a sessão do user fechando assim qualquer documento, pesquisa ou outra operação que estivesse a decorrer sem ocorrer salvaguarda de dados.
O pacote de sistema como é compilado vem com todas as benesses e "defeitos" dos ambientes para os quais foi primariamente desenvolvido.
Cabe a cada um fazer pelo melhor pela salvaguarda e confidencialidade dos seus dados e novamente recomendo que ao invés de lançarem o screensaver, executem o procedimento para o posto ficar com a Login Window.
A todos os que descobrem este "pormenor" vai da ética de cada um fazer o "Switch User" ao invés de explorarem os documentos alheios.
Nenhum sistema é perfeito e infalível, mas diga-se de passagem que o Mac OS X tem uma estabilidade e segurança de rede muito forte.
greetz e desculpem o post "grandinho" espero ter ajudado a compreender a situação por uma outra óptica:)
Desculpa mas estás enganado!!!
O esse mesmo administrador que provavelmente tambem é administrador da maquina pode apagar a password do utilizador e de seguida entrar nessa mesma conta!!
Ou seja pode fazer mais ou menos a mesma coisa que no Mac OS X só teria de ir por um caminho difrente!
Entrar na conta de Administrador, apagar a pass do utilizador e fazer login na conta do utilizador!
cmp's
bruno_eg 09-05-2007, 22:00 Administrador (ou root) num sistema *NIX (Linux, Mac OS X , Free BSD ... ) é em poucas palavras: DEUS.
Não é um bug, é assim. Não há privacidade para o administrador, a não ser que encriptes os ficheiros só com uma pass que tu saibas.
greetz
expliquei a questão de uma forma muito subjectiva e "não técnica" para dar uma óptica diferente que pudesse explicar o porquê desta questão.
poderia ir por caminhos e travessas e falar em "super users" e conceito de "administrador", "sudo", etc etc... mas não é essa a minha intenção, é apenas tentar passar uma ideia e conceito diferente.
a menos que me tenha enganado a questão era o facto de um outro utilizador aceder a uma conta que não a dele a partir de um screensaver com pass e não, aceder ou fazer reset á pass isso sei muito bem como se processa.
Já agora se tens algum ponto de vista/explicação para o caso apresentado que possa melhorar a compreensão do assunto faz o post ;)
peace :)
margarida46 10-05-2007, 04:32 Não é só isso que o administrador está a fazer... na realidade está mesmo a fazer o logout na conta do utilizador..
Mas pronto, já percebi que é assim... e também que utilizando o filevault, se pode alterar o nível de segurança do utilizador e permitir o acesso à sua pasta só com a sua password.
E assim fica o problema resolvido..
Isto era só curiosidade minha, pois no meu Mac, só há uma administradora que sou eu, e não entro na conta dos outros utilizadores.
Obrigada pela resposta, e uma boa quinta -feira, aí vem o fim-de-semana que antecipadamente também desejo que seja bom.
Margarida.
margarida46 11-05-2007, 03:31 Já agora se tens algum ponto de vista/explicação para o caso apresentado que possa melhorar a compreensão do assunto faz o post ;)
peace :)[/quote]
Boa noite Jaym.
Obrigada pela resposta. Penso que não me expliquei bem...
A situação em causa era a seguinte :
O administrador tem a conta aberta, e um utilizador também.
O utilizador entra em modo de screensaver.
Quando aparece no screensaver a janela de login para o utilizador voltar à sua sessão, se o administrador colocar lá o seu próprio nome e password, entra na conta do utilizador directamente, não vai para a sua conta de administrador..
Mas acho que já percebi que isto não é propriamente um bug...
Está é assim configurado para que o administrador possa entrar em qualquer conta se for necessário, e o utilizador pode ter a sua protecção na conta saindo para a janela de login, ou pondo os seus ficheiros no filevault, como referes.
Tudo se resolve, e se o sistema não estivesse pensado para funcionar assim, de facto nunca haveria maneira de entrar na conta que o utilizador tinha aberta, o que pode ser necessário..
Obrigada pela resposta.
Estou a gostar deste fórum, há muitas respostas, as pessoas estão disponíveis para prestar ajuda, esta questão por exemplo ficou para mim completamente esclarecida.
Já agora vou fazer uma pergunta , que se calhar vais achar idiota ( mas eu não me importo de o parecer, prefiro assumir que não sei, e perguntar para aprender, do que ficar caladinha no meu canto e não aprender nada..)
Uma thread é uma espécie de tópico que se lança, onde aparecem pessoas a comentar, e a responder a questões , não é? Uma espécie de "fio" de conversa ( uma das traduções da palavra até é essa..)
E todos podem ler o que todos escrevem, não é?
Penso que seja assim, pois eu vejo todas as respostas e comentários, deduzo que também todos vejam, mas gostava de ter a certeza.
Desculpa o post tão à laia de testamento..
Desde já obrigada e um bom fim-de-semana.
Margarida
J
Uma thread é uma espécie de tópico que se lança, onde aparecem pessoas a comentar, e a responder a questões , não é? Uma espécie de "fio" de conversa ( uma das traduções da palavra até é essa..)
E todos podem ler o que todos escrevem, não é?
Penso que seja assim, pois eu vejo todas as respostas e comentários, deduzo que também
É isso mesmo, o forum está dividido por secções/foruns (Informática Geral / Comunidade / Classificados [estes só terás acesso ao fim de algum tempo e depois de alguns posts] entre outros...).
Dentro dessas secções, existem subforuns que representam diferentes temáticas. Um deles, na secção de informática geral, é este "Apple World"
Anda assim, dentro do Apple World, tens o subforum "Geral / Software / Dúvidas" para que este se mantenha organizado e prático para a utilização dos users.
E sim, uma thread é um tópico, aberto por um determinado user sobre determinado assunto. Todos podem participar e todos podem ler.
Bons posts. :)
margarida46 11-05-2007, 03:44 Administrador (ou root) num sistema *NIX (Linux, Mac OS X , Free BSD ... ) é em poucas palavras: DEUS.
Não é um bug, é assim. Não há privacidade para o administrador, a não ser que encriptes os ficheiros só com uma pass que tu saibas.
Boa noite Bruno.
Já percebi que é assim, tens razão. E é lógico que seja assim, era eu que não estava a pensar bem..
Para haver hipótese de entrar na conta dum utilizador que se esqueça da password por exemplo, assim é de facto a melhor maneira, pois a não ser por malícia, nem se modifica nada na conta dele..
Obrigada pela resposta.
Bom fim-de-semana,
Cumprimentos,
Margarida.
margarida46 11-05-2007, 03:57 http://mystatus.skype.com/smallicon/franciscocirnepinto (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1626817&posted=1#) Quote:
Post Original de margarida46 http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1621816#post1621816)
Exactamente, não quero que o utilizador possa entrar nas outras contas. Se houver vários utilizadores então é uma festa, todos a entrarem nas contas uns dos outros...
Uma boa tarde.
Margarida
E Não é assim que aconteçe! Só o Administrador é que pode desativar o screensaver de qq utilizador!Um utilizador comum, que não tenha previlegios de administrador não o consegue fazer.! Agora se qualquer utilizador do teu Mac o pode fazer, então têns algo mal configurado! Ou se queres que todos sejam Administradores vais ter de Viver com isso!
Em qualquer sistema o Administrador têm o poder de poder entrar em qualquer conta, nem que para isso tenha de apagar a password do utilizador em questão! A difrença é que no Mac os x o é permitido fazer sem ter de apagar a passowrd que têm os seus pros e contras.
cmp's
Boa noite Fcirne.
Tens toda a razão, enganei-me aqui, onde escrevi "utilizadores"queria era dizer "administradores"..
Já percebi tudo e fiquei até a achar que está tudo mto. bem assim.
Cada vez gosto mais do Mac, consegue ser mais perfeito do que a Superbock sem álcool... é uma máquina este sistema operativo, e os computadores são lindos...
Um bom fim-de-semana.
Margarida.
margarida46 11-05-2007, 03:59 Obrigada Sox, uma boa noite, e bons post's para ti também.
Margarida
margarida46 11-05-2007, 04:05 E sim, uma thread é um tópico, aberto por um determinado user sobre determinado assunto. Todos podem participar e todos podem ler.
Bons posts. :)[/quote]
Obrigada Sox, uma boa noite e bons post's para ti também.
Cumprimentos,
Margarida.
margarida46 11-05-2007, 04:09 Enganei-me e pus dois post para Sox..
Ainda é um pouco confuso este fórum para mim, aliás é o primeiro em que participo.
E está sempre a cair, de vez em quando lá tenho que fazer login de novo, também te acontece?
Cumprimentos.
Margarida.
Enganei-me e pus dois post para Sox..
Ainda é um pouco confuso este fórum para mim, aliás é o primeiro em que participo.
E está sempre a cair, de vez em quando lá tenho que fazer login de novo, também te acontece?
Cumprimentos.
Margarida.
Bom dia Margarida!
É. isso aconteçe! Se se demorar um bocado a escrever o post, vai abaixo!
Bom fim de semana
cmp's
zoidberg 11-05-2007, 09:05 se estiveres num computador que n seja publico ( ie, não aconselho isto num comp publico ) podes seleccionar a checkbox que diz "lembrar-me?" logo ao lado do login ( no canto sup do forum ).
Assim isso já n acontece ;) ( o lembrar-me é diferente de memorizar a pass)
Margarida, lembra-te que podes editar o teu post ( para evitar multiplos posts teus seguidos ;) )
|
|