Sosumi
02-05-2007, 19:20
http://www.apple.com/hotnews/agreenerapple/
Não sei quanto deste documento é PR. Mas parece-me bem.
Não sei quanto deste documento é PR. Mas parece-me bem.
|
View Full Version : A Greener Apple - By Steve Jobs Sosumi 02-05-2007, 19:20 http://www.apple.com/hotnews/agreenerapple/ Não sei quanto deste documento é PR. Mas parece-me bem. Sox 02-05-2007, 19:37 Foi um passo significativo, já muitas criticas ouviu a Apple sobre este assunto, é altura de começar a mudar. Uma empresa com lucros astronómicos tem de ter uma consciência "ecológica" e pensar no futuro. Se a Apple é tão à frente no design, nas inovações, nas ideias, também o deve ser no que respeita ao ambiente. Sosumi 02-05-2007, 20:01 Do que eu lí, já o era á muito. Só o revelaram agora. A greenpeace (http://greenpeace.justgotowned.com/) sempre soube disso mas só agora é que se acabou a super-campanha publicitária deles. Demiurgo 02-05-2007, 21:00 Eu tenho uma visão um bocado cínica da coisa. Aliás, já não é a primeira vez. PT Sosumi 02-05-2007, 21:25 Eu tenho uma visão um bocado cínica da coisa. Aliás, já não é a primeira vez. PT Desenvolve, por favor. Demiurgo 02-05-2007, 21:48 Meti as minhas ideias no blog, é para isso que ele serve :D. PT Sirikazy 02-05-2007, 22:28 Meti as minhas ideias no blog, é para isso que ele serve :D. PT Por essa linha de pensamento tambem metias a tua opinião da tua visão no blog. Faz la um citação do que escrevestes para a gente ler aqui.... Sobre o topico, não a muito a dizer. O senho bush esta semana ja disse que qualquer redução na taxa de libertação de CO deve ser aconpanhado tambem pelos paises pobres. O que isto tem a ver com a poluição no fabico de computadoes? Talvez queira dizer que ainda muita gente ve o alertas de estas ONG como avisos descabidos de qualque estudos... O bom disto tudo é que a campanha da Greenpeace teve replica. Sosumi 02-05-2007, 22:36 Por essa linha de pensamento tambem metias a tua opinião da tua visão no blog. Faz la um citação do que escrevestes para a gente ler aqui.... Sobre o topico, não a muito a dizer. O senho bush esta semana ja disse que qualquer redução na taxa de libertação de CO deve ser aconpanhado tambem pelos paises pobres. O que isto tem a ver com a poluição no fabico de computadoes? Talvez queira dizer que ainda muita gente ve o alertas de estas ONG como avisos descabidos de qualque estudos... O bom disto tudo é que a campanha da Greenpeace teve replica. FFS, ele tem o blog na sig. Sox 02-05-2007, 23:57 Boas noticias, não? "We plan to introduce our first Macs with LED backlight technology in 2007," he wrote. "Our ability to completely eliminate fluorescent lamps in all of our displays depends on how fast the LCD industry can transition to LED backlighting for larger displays." Demio 03-05-2007, 00:31 Fds, esta gente nunca ta contente. Ou a Apple não presta porque não é verde o suficiente, ou os esforços já provados da Apple são insuficientes....:lol: Peidina 03-05-2007, 01:06 Eu quero cá saber se a Apple respeita essas tralhas do ambiente. Desde que faça os computadores como até agora! Se bem se lembram, os plásticos que a Apple usa no fabrico dos computadores são tão puros que até descoloram... timber 03-05-2007, 10:08 Eu tenho uma visão um bocado cínica da coisa. Aliás, já não é a primeira vez. PT Por acaso eu também. Mas nada especial. Business as usual. Boas noticias, não? É bom mas é um bocado banal. É uma coisa que se vai verificar para todos os LCDs em todo o lado. Sox 03-05-2007, 15:47 É bom mas é um bocado banal. É uma coisa que se vai verificar para todos os LCDs em todo o lado. Vai ser banal, ainda não o é. Mas provavelmente vai ser a Apple a dar o primeiro passo nessa direcção. timber 03-05-2007, 15:51 Já existem alguns à venda. Para os preços elevados que os ACD costumam ter até já os podiam ter no mercado. Se forem os primeiros a meter nos portáteis aí era de valor. Aliás acho que a Sony já tem isso num modelo qualquer. Mesmo assim, se forem os primeiros a vulgarizar é com nível. Até porque os portatéis iam também gastar menos. Sox 03-05-2007, 15:57 Tinha ideia que tinha lido aí umas noticias de que essa tecnologia ia ser aplicada nos próximos portáteis. Era de louvar, já que devem estar mesmo aí a sair. Vamos a ver... :) [PT]latrine 03-05-2007, 16:42 Sim, acho que isto nas televisões LCD já é comum... por isso a extensão a monitores menores com margens de produção mais apertadas e o passo seguinte. Entretanto fica mais um aviso à navegação, e claro que de acordo com as minhas ideias noutro post aqui no forum, e sabendo que macbooks pro e imacs deverão ser os primeiros a levar com isto...A WWDC vai ser deveras interessante! JPCarvalhinho inlogic 04-05-2007, 00:45 uma green apple é uma apple que não está madura heh :biglaugh: Sirikazy 04-05-2007, 03:17 Eu quero cá saber se a Apple respeita essas tralhas do ambiente. Desde que faça os computadores como até agora! Se bem se lembram, os plásticos que a Apple usa no fabrico dos computadores são tão puros que até descoloram... Que forma de pensar egoísta!8| Rui_Carlos 04-05-2007, 23:59 curiosamente li um artigo há uns dias atrás que mostrava como a ecologia nos produtos tecnológicos nem sempre trazia benefícios... Sox 05-05-2007, 00:07 curiosamente li um artigo há uns dias atrás que mostrava como a ecologia nos produtos tecnológicos nem sempre trazia benefícios... Não trás que tipo de benefícios? Pelas mais obvias razões não trás benefícios económicos. Produtos mais ecológicos acarretam maior despesa na sua fabricação que acaba por ser suportada pelos consumidores que compram o produto final. Rui_Carlos 05-05-2007, 00:27 Não trás que tipo de benefícios? Pelas mais obvias razões não trás benefícios económicos. Produtos mais ecológicos acarretam maior despesa na sua fabricação que acaba por ser suportada pelos consumidores que compram o produto final. nesse artigo eram abordados alguns incovenientes (não necessariamente económicas na reciclagem), por exemplo, a reciclagem de certos produtos obriga a que os seus componentes seja separados manualmente, o que expõe os trabalhadores a metais pesados que esses mesmos aparelhos possuem. ainda vou ver se encontro o artigo... Sox 05-05-2007, 00:56 nesse artigo eram abordados alguns incovenientes (não necessariamente económicas na reciclagem), por exemplo, a reciclagem de certos produtos obriga a que os seus componentes seja separados manualmente, o que expõe os trabalhadores a metais pesados que esses mesmos aparelhos possuem. ainda vou ver se encontro o artigo... Mas se os artigos deixam de ter esses produtos, essa reciclagem já não necessita de ser feita. Chip 05-05-2007, 01:03 na realidade, após os grandes ganhos em gestão de produção que levaram ao enorme sucesso empresas como a toyota com o toyota production system a ser copiado por mais de meio mundo, muitas empresas apostam agora na eco-eficiência não para ter uma bandeira bonita à entrada das empresas mas como forma de obter mais valias (lucro) e factor de distinção perante os competidores (distinção =/= bandeira na entrada mas sim eficiência dos métodos de produção/fabrico e dos produtos em relação aos concorrentes). O grupo onde trabalho investe bastante na investigação de produtos mais ecológicos e energéticamente eficientes tanto na sua produção como na sua utilização, é uma grande aposta mesmo. 1 (http://www.bosch.com/content/language2/html/2257.htm) 2 (http://www.bosch-umwelt.de/up/en/html/index.htm) Sox 05-05-2007, 01:26 muitas empresas apostam agora na eco-eficiência não para ter uma bandeira bonita à entrada das empresas mas como forma de obter mais valias (lucro) Mas esse lucro acontecerá a médio/longo prazo, já que a implementação dessas medidas "pró-ecológicas" reestruturações que terão custos iniciais elevados. A aplicação dessas medidas não se reflectirá no aumento de vendas, pelo menos não visivelmente. Pelo que conheço da Apple, acho que esta não está preocupada com os lucros. Eles já são astronómicos, acho que está sim preocupada com a imagem que transmite aos consumidores e aos seus parceiros. Este anuncio já vem atrasado, pois estas medidas já se justificavam por parte de uma empresa da envergadura da Apple. Como referiste, outras empresas já o fazem há algum tempo... a Apple não poderia ficar atrás. Demiurgo 05-05-2007, 09:33 chip, É verdade. Cada vez mais se vê empresas a apostar no "verde" não por uma consciência ecológica, mas sim por ser "good business". Tenho visto isso nos últimos meses em diversos artigos da Newsweek e da The Economist. A atitude das empresas tem mudado bastante no que toca a sensibilidades ambientais, estando algumas das maiores a considerar cada vez mais os custos ambientais nas suas diversas vertentes como mais um factor de produção. Metro 05-05-2007, 16:38 Não vi nada de relevante neste post do Steve Jobs. Com as poucas plataformas que vendem até devia ter vergonha de vir com a conversa do verde quando o ignorou durante anos a fio. Se tivesse tomado a iniciativa qd a greenpeace começou a criticar a apple ai a conversa era diferente. Sosumi 05-05-2007, 19:36 Não vi nada de relevante neste post do Steve Jobs. Com as poucas plataformas que vendem até devia ter vergonha de vir com a conversa do verde quando o ignorou durante anos a fio. Se tivesse tomado a iniciativa qd a greenpeace começou a criticar a apple ai a conversa era diferente. Vergonha porquê, há algum problema em ignorar a conversa do verde? Vimos aqui falar como se a conversa do verde tivesse algumas vantagens para os consumidores ou para a empresa.. Metro 05-05-2007, 20:19 Vergonha porquê, há algum problema em ignorar a conversa do verde? Vimos aqui falar como se a conversa do verde tivesse algumas vantagens para os consumidores ou para a empresa.. Se tivesses lido a thread terias já visto exemplos de benefícios de usar produtos ecológicos. Por outro lado, sem dúvida que quem mais pode deveria ter preocupações com o futuro. Mas isso sou eu a pensar. Tu podes ter outra opinião que eu respeito-a. Não tenho é que concordar com ela. Sosumi 05-05-2007, 20:39 Se tivesses lido a thread terias já visto exemplos de benefícios de usar produtos ecológicos. Por outro lado, sem dúvida que quem mais pode deveria ter preocupações com o futuro. Mas isso sou eu a pensar. Tu podes ter outra opinião que eu respeito-a. Não tenho é que concordar com ela. Huh, eu criei o tópico, claro que o li todo. O que questiono é quantos desses benefícios não são meras justificações para manter os investidores e a Greenpeace (e outros claro) contentes ao mesmo tempo. E também quão esses benefícios são (serão) aplicáveis neste caso. Metro 05-05-2007, 22:43 Huh, eu criei o tópico, claro que o li todo. O que questiono é quantos desses benefícios não são meras justificações para manter os investidores e a Greenpeace (e outros claro) contentes ao mesmo tempo. E também quão esses benefícios são (serão) aplicáveis neste caso. Fiquei com a impressão que não tivesses lido o post do Chip. As vantagens são várias. Por um lado é um aspecto que ajuda a vender. Está mais que provado que as pessoas compram mais facilmente um produto que tem lá uma indicação que é reciclado ou que é reciclável. Mais do que isso. Uma publicidade negativa acerca de uma empresa que não respeita algum principio relacionado com o ambiental é publicidade que vai afectar seguramente as vendas. Por último, quanto mais se reciclar menos poluição e menos prejuízo para o ambiente. As alterações climáticas são um bom exemplo do que conseguimos com a destruição das florestas e com o uso do petróleo por exemplo. CR_ 05-05-2007, 23:52 Vergonha porquê, há algum problema em ignorar a conversa do verde? Vimos aqui falar como se a conversa do verde tivesse algumas vantagens para os consumidores ou para a empresa.. A poluição não diz nada aos consumidores. Aliás até vivem em planetas diferentes para quê preocupações ambientais? Os pcs até são todos bonitos... abc 06-05-2007, 00:17 Resumindo sem grandes dissertações: 1. As eco-políticas estão na moda, 2. As eco-políticas trazem benefícios fiscais em muitos países, 3. As eco-políticas fazem milagres pela imagem de uma empresa hoje em dia e agradam ao consumidor, a própria imagem da Apple pretende ser uma imagem de avanço, evolução, limpeza, futuro... Adopção de eco-políticas sérias contribuem para isto. 4. As eco-políticas são obrigatórias em muitos países, adoptá-las de uma vez é uma forma de evitar problemas legais médio prazo, 5. Quando chateiam uma empresa publicamente por ser inimiga do ambiente, haverá melhor oportunidade para "aceitar" as críticas e entrar numa nova era avançada de mentalidades renovadas, fazendo assim um golpe de marketing de génio num verdadeiro estilo jobsiano. Sirikazy 06-05-2007, 00:17 Huh, eu criei o tópico, claro que o li todo. O que questiono é quantos desses benefícios não são meras justificações para manter os investidores e a Greenpeace (e outros claro) contentes ao mesmo tempo. E também quão esses benefícios são (serão) aplicáveis neste caso. Em que buraco escuro do mundo vives tu? Se que muita gente se acomoda e não tem uma forma de estar nesta vida não muito natura (ecologica) mas no fundo sabem que e estão a par das questões que isso envolve. Agora encontrar "gente" que desconheça e mesmo raro. Pelo menos nesta parte da Europa. Ignorância ao seu melhor... Quanto a marcas que se estão a tornar "verdes", no caso da europa e Japão ja tem a ver mais com o comprimento de normas e leis que a isso obrigam. Claro que se aproveitam para fazer a sua Publicidade, mas ja não é o mesmo caso de marcas como o da apple que nos "US and A":002: nesta materia continuam muito iresponsaveis. E realizam estas campanhas apenas a pensar na publicidade. Sosumi 06-05-2007, 01:34 FFS, eu reconheço as vantagens a nível ecológico, são tipo... óbvias... :D Mas se pensarmos por um momento de forma "egoísta". Que vantagens isso trás (economicamente) ás empresas e consumidores. Não se torna um pouco natural que sem motivações a curto prazo para uma corporação, a mesma adie e evite a implementação de certas e determinadas políticas "verdes"? engcris 20-05-2007, 12:24 Bem, não sei para quê tanta discussão e textos longos (em blogs...) de comentários ao comunicado de steve... mais uma vez a apple olhou para a frente... e melhorou o produto de acordo com o que era esperado dele... e com certeza em poucos anos estará melhor que os seus concorrentes em mais este aspecto (as usual...). Sou eng biológica... sei bem que nem sempre as alternativas ambientais são tão boas como os originais poluidores (EX.: papel reciclado em impressoras)... mas são coisas que têm de ser feitas mais tarde ou mais cedo, assim exige a legislação e com o tempo os produtos verdes tornam-se tão bons ou melhores que os utilizados antes. Quanto aos custos... mtas vezes depende de uma boa estratégia da empresa... até pode trazer mais lucros! |