Shenmue 3 há de vir, só não contem com ele tão cedo, objectivamente, Shenmue 1 foi dos, senão o jogo mais caro de sempre, 70 milhões de dólares na altura; as estatísticas da Sega falavam em ter de vender 2 milhões de cópias no Japão só para break even, e nem estamos a falar de ter lucro.
Os standards de custos para um jogo next gen catapultaram; um jogo de baixo orçamento custava 5 milhões de dólares, neste momento é suposto custar 30 milhões de Dólares numa consola HD (numeros citados pela Atari), a ser muito simpático, Shenmue 3 numa consola next gen e a ir de encontro aos standards das mesmas... neste momento não se faz por menos de 40 milhões, e os investidores da Sega, compreensivelmente não querem investir essa quantidade monetária num jogo que nem sabem se tem retorno.
Depois claro, Shenmue 3 chegou a estar a ser feito, tanto para a Saturn (dizia-se que o Shenmue da Saturn seria o Shenmue 1, 2 e 3, era massivo) como para a Dreamcast, mas fazer o upgrade para algo "aceitável" pelos padrões de hoje exigia uma revisão grande da engine de jogo, ao ponto de ser praticamente re-escrita, e com ela provavelmente remodelar e retexturar muitas personagens.
Supostamente, Shenmue 3 na DC:
Em ultimo... Seria necessário criar uma razão para as pessoas comprarem o shenmue 3 dado que é uma história com continuidade, não muita gente sabendo isso vai querer saltar no barco para o 3, quererão começar do inicio, mas os jogos para a DC (e a propria DC) estão out of print, vender apenas à userbase de fãs não é uma opção quando essa userbase não chegou para o jogo ser o sucesso esperado há estes anos todos.
Tal como o Shenmue 3... uma Re-edição do Shenmue 1 e 2 exigia muito trabalho para chegar aos standards gráficos actuais, pelo que se arriscava a ser enchotada pelas userbases como um jogo datado, graficamente. E claro, as vendas do Shenmue 2 na Xbox foram longe de famosas, foi um flop; senão decerto que o shenmue 3 teria saido em tempo de vida útil da mesma, mas em vez disso a Sega deve ter ficado com sérias duvidas daquele ser o melhor mercado para eles. (o mesmo pode ser dito de outros flops como o Panzer Dragon Orta)
Objectivamente... Esta geração a Wii seria a plataforma mais barata de suportar uma vez que teóricamente manteve os custos last gen (onde 30 milhões dão para fazer um Final Fantasy), mas a Sega não tem como saber se lá seria um sucesso, pelo que é sempre um risco; A ser feito para plataformas HD o que convinha mais para um titulo novo feito de raiz seria que fosse cross platform, mas fazer isso esta geração seria provavelmente excluir a Wii; e seria um jogo que na X360, pela vastidão de diálogos e som e especialmente variedade de locais e texturas) provavelmente ocuparia mais de um DVD (um pouco como ocupava mais de 1 GD-ROM na DC) o que levaria a ter de ser feito planeamento, como foi feito na DC, de onde cada disco acabava e o outro começava especificamente para a X360, condicionando uma possivel versão PS3; e ainda há a questão se a Sega quereria suportar a Sony com um Shenmue (quanto mais exclusivo).
Na minha opinião o wiimote expandia mais o franchise do que gráficos 20 vezes melhores que a versão DC; não para dizer que não era possivel melhorar muito os gráficos, mas sim dizer que o ponto forte de Shenmue é a imersão, estou perfeitamente satisfeito até com os graficos Dreamcast; tenho estado a jogar shenmue e penso nisso, shenmue tem um foco muito peculiar com as mãos e detalhe das mesmas, com o wiimote é como se se tivesse uma mão dentro do jogo, coisas como lançar dardos a pegar objectos e rodá-los seriam coisas que seriam bem mais imersivas; as características desse comando poderão passar a ser standard para a próxima geração pelo que a decidir não fazer o Shenmue para ela, podem sempre esperar, para o fazer para todas, numa próxima geração quando que a potencia de specs das 3 passará a ser mais nivelada, bem como os custos de desenvolvimento que poderão já ter baixado com a maturação.
Em suma... é complicado.
Não, apenas para Xbox...
O Shenmue 1 era para ser para Sega Saturn, e acreditem ou não, os gráficos do jogo não eram muito diferentes
Viva a DC e a Sega Saturn
Eram bastante diferentes ainda assim, eram é absolutamente incríveis para a era dos 32 bits.
Não era o Shenmue 1 no entanto, era o Shenmue 1, 2... e 3.
A Sega também chegou a pensar em portar o Shenmue para a Gamecube, mas acabou por não o fazer:
"We have a few gems to release on the Gamecube that we have not revealed yet, and we feel that the Shenmue series would find the format an interesting prospect." - Sega's VP Charles Bellfield
Fonte:
http://www.nintendoworldreport.com/newsArt.cfm?artid=6783