View Full Version : Pequena sugestão: Introdução a áreas comerciais na TZ

Santo38
28-04-2007, 14:57
Esta ideia nasceu de um post do anjo2 e expandido posteriormente com algumas ideias minhas.

Aqui fica o resumo e ideias para vossa análise:

Objectivo: Criação de um ou mais quadros comerciais para anúncios pagos por empresas/empresários/particulares de WebHosting (se resultar pode ser extendido a outras áreas)

Vantagens: Proporcionar à TZ uma fonte de rendimento extra, proporcionar aos utilizadores uma montra de anuncios

Desvantagens: A TZ não ser uma entidade comercial, logo não poder passar facturas. Todos os pagamentos terian de ser considerados donativos. Controlo de quem paga e quem não paga. Trabalho adicional a controlar as empresas.

Nota: Necessita de um controlo apertado sobre a utilização para não haver abusos.

Modo de Funcionamento: Existência de um quadro onde qualquer empresa que tenha os pagamentos em dia possa postar anúncios sobre os seus produtos ou promoções. Apenas as empresas devem poder postar nesse forum (para diminuir a carga de moderação e outros problemas) e dentro de cada empresa apenas 1 pessoa seria permitido ter direitos de escrita nesse forum. Todos os utilizadores não poderiam responder aos posts, existindo as PM's para o caso de necessitarem de mais esclarecimentos.

Colocação de 2 stickies no forum com a seguinte informação:

1 - Regras sobre os post - Ou cumpre as regras ou o post é apagado. Coisa simples e directa

2 - Conselho de como procurar uma empresa de hosting - Lista de passos a seguir - Apenas um conselho para os incautos

Este seria o modelo proposto, e claro, sujeito às mais diversas alterações que a TZ quiser efectuar. As sugestões dadas vão todas de encontro à maior facilidade de moderação e controlo do forum, onde se pretende evitar os exageros.

Pode-se ainda ir mais lonje e limitar cada empresa a 1 post ou 2 - À descrição da TZ.

Penso que esta ideia tem vantagens e desvantagens, mas sendo a TZ um forum independente concerteza que esta ideia/solução iria trazer um bom "income" mensal sem grandes problemas de moderação.

Fica então aqui este longo texto para vossa consideração tal como sugeriu o HecKel.

Saudações

HecKel
28-04-2007, 15:13
Só para complementar essa sugestão, aqui fica o quote da minha:

Até sugeria alargar esta sugestão também a trabalhos, não faltam threads neste quadro a perguntar quanto devo cobrar por trabalho X, poderia ser um quadro com funcionamento similar ao Price Check do Classificados.

abraços, HecKel

DMH
28-04-2007, 15:59
Por mim os moderadores que falem e que de preferência aceitem esta muito boa ideia que os users tiveram

N3RO
28-04-2007, 16:21
Objectivo: Criação de um ou mais quadros comerciais para anúncios pagos por empresas/empresários/particulares de WebHosting (se resultar pode ser extendido a outras áreas)

Boas,

Com tantos "negócios", porquê ser logo webhosting? Porque tens negócio na área e dá-te jeito uns trocos extra?

Acho mal, até porque a TZ é alojada e patrocinada pela Visual Fusion.

Just my 2 cents

DMH
28-04-2007, 18:15
Então e por ser patrocinado pela Virtual-Fusion não se pode expandir?Para além pelo que percebi é para ser pago por pessoas que queiram colocar pub ao seu negócio não estou a ver o que lhe beneficia a ele

N3RO
28-04-2007, 18:43
Então e por ser patrocinado pela Virtual-Fusion não se pode expandir?Para além pelo que percebi é para ser pago por pessoas que queiram colocar pub ao seu negócio não estou a ver o que lhe beneficia a ele
Acho incorrecto, tanto para a própria Visual Fusion como para os utilizadores do fórum.

Há mais de 2 anos, o admin Chip disse o seguinte:

(...) já recusamos inclusive várias propostas de publicidade, tudo porque desejamos manter a independência do fórum e não queremos sobrecarregar os nossos utilizadores com publicidade (...)

Estou plenamente de acordo, e se hoje em dia há um apoio para o alojamento do fórum, seria uma "falta de respeito" começar-se a publicitar simultaneamente companhias de webhosting no fórum.

A única despesa que o fórum terá é o serviço de alojamento, mas como este está a cargo da VF não há qualquer motivo para arranjar fontes de lucro.

Se há algum tipo de trabalho que poderia ser publicitado no fórum, seria de serviços de freelancers nas diversas áreas de informática (Programação, WEB, Design, e/ou tecnologias em desenvolvimento)

souto
28-04-2007, 18:51
Se há algum tipo de trabalho que poderia ser publicitado no fórum, seria de serviços de freelancers nas diversas áreas de informática (Programação, WEB, Design, e/ou tecnologias em desenvolvimento)

Com isto concordo, agora tornar o fórum um site de vendas... Não me agrada minimamente a ideia.
O fórum faz tarefas muito especificas e bem definidas, e toda a gente que o usa o conhece assim e o procura para esses fins especificos.
Para além disso, o que não falta são sites específicos para vendas.

Neste tipo de coisas, é preferível manter a simplicidade.

Cumprimentos.

HecKel
28-04-2007, 19:04
Boas,

Com tantos "negócios", porquê ser logo webhosting? Porque tens negócio na área e dá-te jeito uns trocos extra?

Acho mal, até porque a TZ é alojada e patrocinada pela Visual Fusion.

Just my 2 cents
Boas!

Antes de mais, gostaria que lessem a thread que deu origem a esta ideia. É certo que o ptwebserv (http://www.techzonept.com/member.php?u=35447) é que abriu esta thread, mas a ideia nem partiu dele.

Porquê webhosting? Sinceramente não sei, no entanto nos quadros que frequento apenas vejo perguntas sobre webhosting, isto falando de áreas comerciais.

Webhosting é uma área dentro da temática do fórum, logo não seria nada de extraordinário apoiar esta iniciativa, e sinceramente até acho que ganha mais são os utilizadores, maior feedback, mais segurança.

Não querendo fazer de advogado do diabo, mas esta proposta não apareceu do acaso, um utilizador foi lesado por uma empresa, abriu uma thread para falar da mesma e pediu recomendações. Saltaram logo vários comentários, alguns menos parciais que outros e muita publicidade indirecta. Eu como utilizador desta comunidade, preferia ver uma secção destinada a tal com a devida moderação do que ver publicidade feita de forma subtil.

A meu ver seria uma forma de garantir melhores soluções aos utilizadores da comunidade.

De realçar que não tenho qualquer tipo de responsabilidade por alguma empresa de webhosting, não estou a vender nenhum peixe, apenas estou a defender uma ideia.

Esta é uma sugestão nada pequena, ao contrário do que o titulo da thread indica. Se o staff tomar em conta esta sugestão, certamente que vai demorar bastante tempo a dar uma resposta, é um assunto bastante sensível e que deve ser bastante ponderado. Qualquer potencial aplicação destas sugestões duvido que sejam verificadas num futuro próximo.

abraços, HecKel

N3RO
28-04-2007, 19:07
Boas,

Lê o meu 2º post nesta thread (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1594718&postcount=6).

Sendo como dizes, não seria então um espaço para cada um vender o seu produto, neste caso planos de alojamento, mas sim um tópico ou secção com feedback de utilizadores referido a diversas empresas.

Cumps

esquiso
28-04-2007, 19:12
Concordo com a ideia de se fazer uma thread (não concordo com a abertura de um quadro, a não ser que a procura e afluencia da thread justifique isso) de feedback de alojamentos.

Do mesmo modo que há uma thread para se dar feedback de lojas de informática, porque não uma thread para o mesmo efeito para adaptada à realidade dos alojamentos?

HecKel
28-04-2007, 19:22
Boas,

Lê o meu 2º post nesta thread (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1594718&postcount=6).

Sendo como dizes, não seria então um espaço para cada um vender o seu produto, neste caso planos de alojamento, mas sim um tópico ou secção com feedback de utilizadores referido a diversas empresas.

Cumps
Sobre a parte da falta de respeito para com a VFusion, depende da forma como se encara isso, a meu ver não é falta de respeito nenhum.

A VFusion tem publicidade no logo da techzone, é uma publicidade mais do que exclusiva e que se vê em tudo o que é página da techzone, seja thread, seja post, seja perfil, o que for. Mas isso seria levar o assunto para outro lado que não é o objectivo desta thread. Julgo que não queremos aqui nenhum monopólio...

Talvez seja uma forma bonita de ver as coisas..., mas não estou a pensar num quadro para vender produtos, mas sim um quadro para dar feedback dos mesmos. A ideia que tenho em mente seria algo extremamente controlado, em que um grupo restrito de utilizadores poderia abrir threads, e todos os outros poderiam responder. Nem precisariam de ser os donos dos alojamentos a abrir as threads, bastava contactarem um elemento do staff para tal acção.

Numa thread..., seria o caos, é um dos serviços da moda...

Sobre a parte que referem em freelancers, aí já discordo totalmente, isso seria mais uma ideia de centro de emprego do que de apoio à comunidade. Concordo sim num quadro de avaliações de trabalhos, quando devem cobrar por trabalho X, mas não de vendas dos mesmos.

abraços, HecKel

PS: Não vou participar mais nesta thread, já estou a insistir demais no assunto :P Ainda me acusam que não sei ler as opiniões dos outros :P

DMH
28-04-2007, 19:35
Pensei que o alojamento fosse pago pelos administradores caso seja um serviço fornecido pela VF em troca de publicidade então não seria permitida publicidade a outras empresas de webhosting. Devem criar no estilo de uma tabela quanto cobrar por X serviço em sticky para as pessoas poderem ver e nada mais

Santo38
28-04-2007, 20:58
A ideia e não passa disso mesmo, apareceu no forum de Webdesign e foi dada pelo user que cito na minha mensagem original. Não tenho qualquer interesse se segue em frente ou não (a nivel pessoal). Muito provavelmente a empresa em que trabalho estaria interessada mas isso é um problema ou questão que me ultrapassa, visto que não é uma decisão minha.

Referi webhosting, e para aqueles que apenas lêem metade das coisas aqui fica o resto, como experiência, tendo escrito no mesmo paragrafo que caso tenha sucesso a iniciativa se poderia estender a outras áreas.

Também referi que seria um quadro com acesso limitado, ou seja, apenas 1 post por empresa e sem posts dos users.

Poderia ser considerado uma montra de anuncios, tal como existem os banners, mas neste caso limitada a um quadro dentro do forum. A ideia que exponho é de ter o minimo de confusão e regras muito bem definidas.

A mim não me importa se é webhosting ou lojas de informática (que também daria um bom income à TZ de certeza). A ideia é que a TZ tenha uma fonte de receitas que lhe permita tornar-se realmente independente, uma vez que sendo patrocinada por quem quer que seja não pode dizer-se que é independente!

Anyway, isto não passa disso mesmo! Apenas uma ideia. A discussão que a originou nem foi minha, apenas segui a sugestão do Heckel depois do Anjo2 ter tido a ideia original.

Saudações,

Santo38
28-04-2007, 21:50
mas não estou a pensar num quadro para vender produtos, mas sim um quadro para dar feedback dos mesmos. A ideia que tenho em mente seria algo extremamente controlado, em que um grupo restrito de utilizadores poderia abrir threads, e todos os outros poderiam responder. Nem precisariam de ser os donos dos alojamentos a abrir as threads, bastava contactarem um elemento do staff para tal acção.

Heckel,

Um quadro para dar feedback teria de ter uma grande carga de moderação pois cada feedback teria de ser verificado se o dominio do user era mesmo verdadeiro, senão era o caos de registos só para pôr feedback...

Saudações

N3RO
28-04-2007, 21:50
A ideia é que a TZ tenha uma fonte de receitas que lhe permita tornar-se realmente independente, uma vez que sendo patrocinada por quem quer que seja não pode dizer-se que é independente!

Se trabalhas na área, achas que é uns poucos de euros de meia dúzia de anúncios que vai pagar um servidor para a Techzone? Isto não é um fórum que se mantenha num servidor a 15€/mês, mas não me vou alargar porque não estou com paciência nem tempo para isso.

Já agora, quantas empresas sérias existem no ramo? 5? Provavelmente vais dizer centenas... sim, daquelas que compram um domínio e uma conta de revenda e ao fim de 2 meses chegam à conclusão que não têm capacidades técnicas ou monetárias para manter o serviço (e acabam por deixar a meia dúzia de clientes que angariaram agarrados sem dinheiro e sem ficheiros que tinham no FTP, tal como vemos todos os dias). Aí sim, a Techzone ía estar dependente da meia dúzia de pagamentos para que conseguisse ao fim do mês pagar um servidor, que diria no mínimo dedicado, não fosse o tráfego que este fórum gera.

Façam o que entenderem, promovam num fórum público publicidade com toda força para nós comprarmos! Foi isso que o Chip escreveu na "História da Techzone"... :zzz: :msmiley1: Mesmo havendo em Portugal já fóruns dedicados apenas a webhosting, publicidade e feedback dos mesmos: http://mais-trafego.info/comunidade/index.php

A seguir vão ser as empresas de WebDesign a terem um espaço para mostrar o seu leque de produtos... depois as empresas de ABC, e as de CBA... enfim, um bonito fórum comercial ;)

anjo2
28-04-2007, 23:55
Sou administrador da WebLusa, e acho que a criação de um subforum só sobre as empresas de alojamento seria bom, independentemente de se pagar ou não, e como alguém falou sobre a TZ ser independente, acho que só perdia, a techzone está num servidor dedicado a cargo da Visual-Fusion, e está muito bem.

Existe muitas lacunas sobre o alojamento, e nem todas as pessoas que têem alojamento, é da Visual-Fusion, e secalhar muitos que vão comprar também não vai ser na Visual-Fusion, e poderá acontecer coisas como os fornecedores de alojamento desaparecerem, ficarem com os domínios (muitas vezes este é o negócio de algumas pessoas) e perdem muito dinheiro... Mas existe também Service Providers Nacionais boas.

Este subforúm iria trazer alguns benefícios, e deve ter regras rígidas, pois senão qualquer pseudo-sp iria postar aqui sobre os seus pseudo-serviços, vou deixar aqui algumas ideias de como implementar esta ideia:
1- Cada Service Provider só poderia ter um tópico, onde cada pessoa poderia fazer perguntas e deixar a sua review
2- Enviar à administração algum comprovativo de estar registado
3- Estar activa à pelo menos 6 meses

Acho que a aprovação desta ideia, deverá ter também a aprovação da Visual-Fusion.

Lord Paulus Cobris
29-04-2007, 02:54
Boas!

Tenho acompanhado este tópico, com atenção, e sobre esta situação penso que ão prejudica em nada este projecto, a criação de um secção fixa de Webhostings, onde existia (como acontece em outros foruns só de alojamentos), um tópico Fixo sobre a SP e depois os respectivos feedbacks etc...

Estou de acordo com o Anjo2 e penso que só iria beneficiar os utilizadores deste forum, pois apresentaria uma tabela justa e correcta dos vários serviços existentes em PT.

O Facto de ser patrocinado pela VF, em nada trai esse patrocinio só por ter referencias a outras SP´s, pois a divulgação mantem-se.

No entanto cabe a quem de direito decidir sobre esta questão...

Caso criem, podem lá contar com a presença da PTServers...

Cumprimentos

LPC

Radeon Force
29-04-2007, 05:13
Por acaso tenho a mesma opiniao do tenrinho aka n3ro:D

anjo2
08-06-2007, 18:07
Estou a ver que isto morreu e continua a haver perguntas escusadas em vários tópicos...

Já que não querem avançar com esta área, podiam fazer algo que mostrasse as características do serviço de cada Service Provider, como por exemplo, em vez de estarem por ordem alfabética, distinguir entre quem tem os servidores em território nacional ou fora, php4 ou php5 ou ambos, RoR, etc...

Não sei se pode-se comparar, mas por exemplo no site Telemoveis.com, de cada telemóvel diz tudo o que tem ou não, podia-se fazer algo do género, que acham?

HecKel
08-06-2007, 18:12
É normal que este assunto tenha ficado esquecido. Do pessoal sem qualquer interesse nenhum sobre o mesmo eu fui o único que mostrou interesse na ideia, de resto foi uma chuva de pessoal a tentar encontrar uma forma de vender produtos.

Vai sempre haver chuva de vendas, e sinceramente eu mesmo até voltei atrás na minha opinião sobre esta área, por isto mesmo.

Essa ideia da thread até nem é má, mas deveria ser construída por alguém totalmente imparcial sobre a área (o moderador da secção por exemplo), e para variar, a thread teria de ser fechada para evitar publicidade barata.

abraços, HecKel

Metro
11-06-2007, 18:35
Vamos amadurecer as ideias aqui colocadas e depois dizer algo.
Sem dúvida que a resposta não é linear e tem que se ver as implicações.
É isso que vamos tentar fazer.

SoundSurfer
11-06-2007, 19:09
Eu sou da opinião do N3RO.

Não é a primeira vez que alguém "chega aqui" e que queira usar esta comunidade já estabelecida para fins comerciais. O dinheiro não é tudo e penso que a indepêndencia é uma arma forte da techzone.
No limite, iríamos ter moderadores a trabalhar como administradores de um "mini-site" de publicidade, pagos (?) para fazer esse trabalho, que como já fio dito, não poderia haver factura.

anjo2
17-06-2007, 14:00
Porque precisava de ser pago? Apenas algo com mais informação... O que teem ali é o nome de imensas...

A independência? Só seria independente caso tivesse subsistência própria, o que não é o caso pois é alojada pela Visual-Fusion, e a meu ver está muito bem, e parece que um dos problemas para isto avançar é mesmo serem patrocinados pela Visual-Fusion, eu acho que eles não se importariam desde que fosse controlado.

esquiso
17-06-2007, 14:57
Eu sou da opinião do N3RO.

Não é a primeira vez que alguém "chega aqui" e que queira usar esta comunidade já estabelecida para fins comerciais. O dinheiro não é tudo e penso que a indepêndencia é uma arma forte da techzone.

Isso podia-se quase evitar fazendo o mesmo que se faz com os quadros Comunidade e com os quadros de Vendas, ou seja, veda-lo a users recentes. Assim, era extremamente dificil alguem vir-se regisar de propósito para dar feedback de um negocio seu.
Mas isto implicava abrir uma thread, que ao fim de algum tempo iria ficar uma autentica salgalhada, ou abrir um novo quadro, sobre a alçada do "Anúncios Classificados e discussão de produtos/preços", e modificar um bocadinho o propósito desta descrição.
Mas isto sou eu a falar.

jfbbms
17-06-2007, 15:13
+um para a achega.

Acho que até hoje a techzone esteve bem sem a entrada directa de publicidade quer de hostings quer de outra coisa.
Se ha coisa que anda pela internet é hostings a meia duzia de centimos.

Na minha ideia , o fluxo de trafego da techzone deve ( e é ) ser brutal e muito muito superior ao do forum da aquapc e faço esta comparação porque é o forum a que tenho acesso ás estatisticas de fluxo de trafego.

Até agora a techzone ganha com um forum estavel, sempre em cima, rápido ( pelo menos a mim ) e mesmo quando ha algo o Marsu anda sempre a deitar o olho a ver se tá ok.
Alem disso a VF tb tem a publicidade no topo.

Tendo em conta o trafego e o suporte da vf axo que até que a mesma deve ser priviligiada pelo forum. É facil para outras empresas de hosting chegarem aqui e dizerem que era boa ideia haver um subforum ou algo para fazer publicidade sob os productos, é que a techzone é uma mina de ouro a ser visto sob um certo prisma para essas mesmas empresas.

Uma coisa é uma parceria em que quer a VF quer a TZ ganham, outra é uma TZ comercializada ( aka sanguessugas )

Metro
17-06-2007, 17:09
Esta thread não está esquecida infelizmente a minha net anda pela hora da morte.
O jfbbs e outros claro tocam em vários pontos sensíveis que vale a pena abordar aqui.
Mas terá que ser feito com calma e explicar algumas coisas que espero poder fazer qd tiver a net melhor.
Peço desculpa por ainda não ter respondido aqui como deve ser.

Metro
22-06-2007, 17:52
Tinha prometido um post aqui e cá vai.

A questão da publicidade na techzone tem sempre duas vertentes. Por um lado ajudar na manutenção do forum ajudando a resolver problemas que podem sempre suceder.
Em segundo lugar o objectivo é que traga algo aos membros do forum. Se não trás nada aos users não vale a pena.
Todos temos a perfeita noção que são os users que fazem o forum. Não é nem o administrador A nem o moderador B nem o membro C. São todos em conjunto nos seus diferentes papéis.

Uma coisa que também já decidimos à muito tempo é não desvirtuar o forum tal como ele existe, isto é passar a colocar mais publicidade num sitio qualquer para ter a possibilidade de fazer mais uns trocos. Os users estão habituados a ver os banners na parte superior e ponto. Tudo o que fosse ultrapassar isso era desvirtuar.
Como sabem a preocupação é de tal forma que se achou e isso não tem nada a haver comigo em particular por isso estou à vontade que apenas os membros com o estatuto power member tenham mais foruns disponíveis do que os visitantes ou que os membros. O objectivo é valorizar a particpação dos users e o tempo que dedicam ao forum.

Também podem ver que se por um lado pode ser positivo a introdução de um sub-forum de publicidade por outro e ninguem é aqui inocente o risco é de o amigo do X, Y e Z colocarem posts a apoiar (leia-se publicitar) esta ou aquela loja e/ou falar mal desta ou daquela loja.

Vocês podem dizer isso é ser demasiado negativista. Acreditem que não é. Alguns lembram-se seguramente dos problemas que já ajudamos a resolver com o user X e a loja Y. Esse é um papel que podemos ter se formos independentes como posso assegurar que vamos continuar a ser.

Falaram da Virtual-Fusion. A Virtual-Fusion ou se me perguntarem o Marsu que é com quem temos tratado de tudo tem sido 5 estrelas e os users vêm isso. Se há problemas os users sabem quem aloja se não os há os users também o sabem. Sabendo e ressalvando aqui que nem tudo pode ser atribuido ao hosting. Como já temos visto algumas vezes os problemas têm sido do lado de algumas ligações dos users, das assinaturas ou outro problema que não o hosting. Tb é claro que por estarmos alojados na VF não deixamos de falar em A ou em B. No dia em que tivessemos ou aceitassemos que não se podia falar deste ou daquele assunto onde estava a tão falada independencia?

Agora uma coisa é certa. Todos percebem e penso que os mais atentos até já levam a mal quando vêm imagens com marca de água da loja A ou loja B. Isto porque eu acho e já falamos sobre isso que no mínimo é uma falta de respeito para os users. Seguramente que o forum ganha com os scores dos elemntos do forum mas num local independente faz sentido que não colocassem as marcas de água. No final do post colocarem um agradecimento não vejo porque não. Mas a pub espampanante não me parece bem sinceramente. Até porque temos banners que podem usar de forma perfeitamente transparente e que os users não levam a mal porque sabem que a Techzone é e vou dizê-lo mais uma vez independente.
Mas avaliando isto até nisso acho que os users estão melhores. Porque muitas vezes fazem a publicidade a troco de nada, portanto...

Por último dizer que mais do que publicidade faz para todos nós mais sentido em que cada vez mais os projectos se unam à Techzone. Enriquecem a techzone sem dúvida mas também ganham visibilidade. É uma relação de ganho para ambas as partes.
Infelizmente a Techzone não é o google e tem recursos para apoiar todos mas temos pena de não ser. Apoiariamos muitos projectos mas isso não é possível.

Em resumo a questão de abrir mais a Techzone a projectos comerciais tem as suas desvantagens e o pensamento é sempre o que ganham os users com isso? De que forma é que isso vai ser exequível e justo? Não vai ser subvertido por meia duzia de users que vão alterar o feedback de propósito?
E a pergunta final é sempre: A longo prazo vai trazer ganhos para os users e para o Forum?
Como podem ver as respostas a estas questões não são fáceis e são elas que muitas vezes não fazem avançar para outros campos. Apenas queremos que o forum se mantenha por muitos e bons anos apoiada por uma comunidade cada vez melhor. Não digo maior, digo melhor. Seguramente que continuará a crescer se for melhor mas a ideia principal é mesmo ser melhor.

As minhas respostas podem ser lentas mas elas aparecem :)

anjo2
22-06-2007, 19:31
Ganham se a informação for de qualidade, na questão dos alojamentos, não há informação nenhuma, apenas um tópico a dizer nomes com os links, isso não é informação de qualidade, é algo que até se pode procurar no google... Se tivesse as características de cada um, comparações, etc... As pessoas já nem precisavam de andar a criar tantos tópicos a perguntar sobre alojamento.

souto
22-06-2007, 20:26
Pessoalmente, volto a dizer, conheço a Techzone como uma comunidade de utilizadores que vêm aqui para procurar ajuda, enriquecer o conhecimento que possuem e contribuir para o aumentar&corrigir. Não conheço e não me agrada a ideia de conhecer este fórum com uma vertente de áreas comerciais.

SE existem melhorias a serem feitas, penso que o dinheiro não vai influenciar isso. É software que pode ser alterado para ser moldado às necessidades de um todo, e com o modelo de serviço actual é possível fazer isso sem necessitar de fundos monetários, penso eu.

Cumprimentos.

Crusher
23-06-2007, 01:05
A Techzone já esteve pior.

Ainda me lembro que quando fui moderador havia muitos menos membros para moderar e a organização mesmo assim não era o forte naquela altura. Agora acho que actualmente isto está muito melhor. Para que mexer?

Banners desde que seja para sustentar o servidor por mim concordo (bem eu nem clico neles, embora tenham aparecido ultimamente uns bem engraçados). Se isto começar a virar para algo comercial acreditem que muitos vão dar a sola daqui.

Metro
23-06-2007, 02:46
Ganham se a informação for de qualidade, na questão dos alojamentos, não há informação nenhuma, apenas um tópico a dizer nomes com os links, isso não é informação de qualidade, é algo que até se pode procurar no google... Se tivesse as características de cada um, comparações, etc... As pessoas já nem precisavam de andar a criar tantos tópicos a perguntar sobre alojamento.

Mas quem vai colocar essa info? Os prós e contas?
Os próprios interessados, ou seja as próprias empresas de alojamento?
Ou os users? Como consegues ter a certeza que a info dos users é a correcta e não é a favor dos amigos ou contra os concorrentes?

A Techzone já esteve pior.

Ainda me lembro que quando fui moderador havia muitos menos membros para moderar e a organização mesmo assim não era o forte naquela altura. Agora acho que actualmente isto está muito melhor. Para que mexer?

Banners desde que seja para sustentar o servidor por mim concordo (bem eu nem clico neles, embora tenham aparecido ultimamente uns bem engraçados). Se isto começar a virar para algo comercial acreditem que muitos vão dar a sola daqui.

Parece que não leste o meu post.
Eu afirmei que não se iria aumentar a área ocupado por publicidade ou seja os banners que existem não incomodam e mantêm-se. A diferença pode ser mais banner em flash ou menos banner de adds do google.
Volta e meia vem alguem com a conversa que os users vão dar à sola. Não percebo porque.
Não se está a fazer rigorosamente nada de diferente daquilo que se fez nos últimos meses. Aliás até se fez. Abriu-se um concurso que foi sorteado entre os membros da Techzone. Mas isso acho que foi uma melhoria não?

Crusher
23-06-2007, 11:55
Mas quem vai colocar essa info? Os prós e contas?
Os próprios interessados, ou seja as próprias empresas de alojamento?
Ou os users? Como consegues ter a certeza que a info dos users é a correcta e não é a favor dos amigos ou contra os concorrentes?

Parece que não leste o meu post.
Eu afirmei que não se iria aumentar a área ocupado por publicidade ou seja os banners que existem não incomodam e mantêm-se. A diferença pode ser mais banner em flash ou menos banner de adds do google.
Volta e meia vem alguem com a conversa que os users vão dar à sola. Não percebo porque.
Não se está a fazer rigorosamente nada de diferente daquilo que se fez nos últimos meses. Aliás até se fez. Abriu-se um concurso que foi sorteado entre os membros da Techzone. Mas isso acho que foi uma melhoria não?

Dar à sola em relação a proposta do anjo2 por exemplo. Seja mais banner ou não, como já disse não me incomoda. ;)

Metro
23-06-2007, 12:08
Dar à sola em relação a proposta do anjo2 por exemplo. Seja mais banner ou não, como já disse não me incomoda. ;)

Podes explicar melhor.
Quem garante que a informação é fidedigna?

anjo2
23-06-2007, 14:40
As informações teem de ser dadas pela empresa.

Informações do género,

NIF, Versão de PHP e Mysql, Suporte a que linguagens, Painel de Controlo, entre muitas outras informações que podia ser organizadas de várias maneiras, um exemplo seria uma tabela.
Há gente que se baseia em php4 e outros em php5, a lista não indica nada, teem de andar a fazer uma busca por todas a saber se a empresa tem ou não as características que querem.

Isto não é para colocar mais ou menos banners, uma fonte de receitas para a TZ ou para publicitar as empresas, mas sim uma fonte de recursos que pode ser importante a grande parte dos usuários.

Espero que tenham compreendido a minha proposta :)

Lord Paulus Cobris
23-06-2007, 15:50
Boas!!!

Depois de pensar neste assunto, acabo por ter que concordar com o METRO nesta questão...

Isto acabaria por sempre ser o "puxar á nossa sardinha", normalmente as SP´s fornecem nos seus sites as caracteristicas dos seus serviços, e quando existe a dúvida nada melhor que mandar um email a perguntar!

A criação de tópicos das sp´s numa zona comercial, só iria revelar duas coisas...
Os que falavam bem porque sim, e os que falavam mal porque não... em especial com a concorrencia que existe...

Basta ver que para alojamentos temos o forum "mais-trafego", que já fala disso...

Não vejo então como poderia existir uma zona comercial justa e isenta...
Falou-se aqui de ser a empresa a fazer isso, só se for para meter apenas as caracteristicas do serviço, sem qualquer direito a outros de comentar, seja para bem ou para mal... mas assim sendo lá se vai a interactividade e os feedbacks que seriam interessantes para os clientes não cairem no conto do vigário...

O meu conselho é manter as coisas como estão e não meter secções desse genero aqui...

A TZ, felizmente tem grande exposição e como tal é facil ter sempre publicidade a passar lá no banner rotativo do topo...

Cumprimentos

LPC

anjo2
23-06-2007, 18:14
Mais-Trafego é uma comunidade de Webmasters, um alojamento web é para qualquer pessoa.

Voltamos à mesma questão, existe outros fóruns com esses conteúdos, para quê falar disso neste? É como estão a pensar, secalhar porque este fórum é bastante visitado e tem bastante informação que é necessária aos usuários.

Uma tabela de comparação facilitaria o acesso a toda a gente, em vez de ter umas 20 janelas abertas a tentar comparar, apenas uma tabela com tudo o que interessa, e depois só teriam de enviar um mail a esclarecer dúvidas aos que tivesse indeciso, ou seja, numa escolha já muito mais pequena.

Metro
23-06-2007, 23:09
Uma tabela de comparação facilitaria o acesso a toda a gente, em vez de ter umas 20 janelas abertas a tentar comparar, apenas uma tabela com tudo o que interessa, e depois só teriam de enviar um mail a esclarecer dúvidas aos que tivesse indeciso, ou seja, numa escolha já muito mais pequena.

Isso é bem diferente de ter uma área comercial. É apenas uma thread informativa. Vejo varias questões na sua operacionalização assim de repente:

1- Tinha que estar sempre actualizada
2- O formato tabela é o ideal mas dificil de fazer no vbulletin
3- Quem atualiza a tabela?

anjo2:
Se tiveres resposta facil para todas estas questões cria uma thread. Não vejo problema nisso.
Mas quando se coloca a isso ser feito pelas empresas e se deixa uma thread aberta passado pouco tempo a thread tem 500 posts é a confusão geral e depois chega-se à conclusão que é só pub ali pelo meio.

Uma thread fechada em sticky com uma pessoa a actualizar pode funcionar bem mas exige muito trabalho. Se quiseres avançar ou outro user não há problema de dar poderes para poder gerir isso.

Limavam-se umas arestas por PM e avançava-se. Mas não vejo isto como abrir uma área comercial.

No entanto há ideias para mim mais interessantes mas de dificil implementação e que poderiam essas sim ajudar os users. Quer dizer já há mas são sites. É o exemplo dos preços mais baixos do produto X ou Y. Tipo o que há no Toms Hardware qd eles fazem a review de um produto.

Esta discussão tb serve para se algum user achar que pode trazer uma melhoria e precisar de algo que seja exequível nós podemos ajudar. Posso dar o meu exemplo pessoal. Já se devem ter cruzado com os tutoriais do Ubuntu que eu comecei e que penso que ajudaram muitos users. No Folding tb fiz dezenas de coisas e pedi outras tantas. Durante esse tempo não precisei de rigorosamente mais nada do que os poderes de um Power Member. Abrir thread, reservar 5 ou 6 posts e avançar com a ideia.

É o desafio que vos lanço :)

anjo2
24-06-2007, 01:42
Penso que a ideia inicial seria dar a possibilidade de cada empresa criar um tópico seu com informações sobre os seus serviços.

Neste caso, apenas um quadro/tabela com todas as informações, provavelmente difícil de implementar no fórum, mas que podia ser criado de outras formas, como numa página em que fosse possível colocar filtro, ex. uma pessoa quer ruby e php4, as empresas que não tiverem ruby ou php4 não apareciam. Será impossível?

Vou colocar aqui todas as informações que podem estar na tabela e um exemplo para cada,

- Aqui estará um exemplo de informação personalizada sobre a empresa.
Nome:
Localização dos servidores: Lisboa, Portugal
NIF: (acho que não necessita de exemplo)
Localição de escritórios: Lisboa
PHP: 4 ou 5 (4 e 5, seria os 2 no mesmo alojamento)
MySQL: 4 ou 5
Painel de Controlo: cPanel & Fantastico
Ruby on Rails: Sim
Revenda: Sim
Outros serviços: VPS, TeamSpeak, GameServers (opcional)

- Aqui estará um exemplo de informação compacta a aparecer na tabela comparativa.
Nome/Abreviatura:
PHP: 4/5 (os 2 seria 4&5)
MySQL: 4/5
RoR: Sim
Painel: cPanel

PS.: Quando me lembrar de mais informações importantes, adiciono aqui.

Metro
24-06-2007, 11:27
Penso que a ideia inicial seria dar a possibilidade de cada empresa criar um tópico seu com informações sobre os seus serviços.

Neste caso, apenas um quadro/tabela com todas as informações, provavelmente difícil de implementar no fórum, mas que podia ser criado de outras formas, como numa página em que fosse possível colocar filtro, ex. uma pessoa quer ruby e php4, as empresas que não tiverem ruby ou php4 não apareciam. Será impossível?

Vou colocar aqui todas as informações que podem estar na tabela e um exemplo para cada,

- Aqui estará um exemplo de informação personalizada sobre a empresa.
Nome:
Localização dos servidores: Lisboa, Portugal
NIF: (acho que não necessita de exemplo)
Localição de escritórios: Lisboa
PHP: 4 ou 5 (4 e 5, seria os 2 no mesmo alojamento)
MySQL: 4 ou 5
Painel de Controlo: cPanel & Fantastico
Ruby on Rails: Sim
Revenda: Sim
Outros serviços: VPS, TeamSpeak, GameServers (opcional)

- Aqui estará um exemplo de informação compacta a aparecer na tabela comparativa.
Nome/Abreviatura:
PHP: 4/5 (os 2 seria 4&5)
MySQL: 4/5
RoR: Sim
Painel: cPanel

PS.: Quando me lembrar de mais informações importantes, adiciono aqui.

Não estou a ver como se consegue colocar isso aqui no forum mantendo-se actualizado e que possa ajudar os users.

SoundSurfer
24-06-2007, 13:46
Também pode haver iniciativas "externas" de alguém que faça uma página com o que foi proposto e de seguida meta a publicidade ao site no banner da techzone, ou abra uma thread com o link.

Mas se calhar isso já dá trabalho... é mais fácil usar o que já está feito :rolleyes:

HecKel
24-06-2007, 14:15
Boas!

Pegando na sugestão do Metro, da ideia da thread bloqueada, aqui fica a minha proposta:

Um post de índice
4-5 empresas de webhost em cada post com as suas devidas características mais imediatas e respectivo linkAcho mal uma tabela de comparação, não querendo desfazer das capacidades do pessoal, mas não acredito que haja alguém 100% imparcial para poder fazer esta tabela, o mais justo será mesmo deixar ao critério do utilizador essa mesma comparação.

Outra desvantagem para a tabela de comparação, é que na prática acaba por fazer publicidade negativa.

Sobre a ideia da thread bloqueada, tal como o Metro falou nas threads que ele manteve enquanto powermember, eu também tenho das minhas e uma delas bloqueada. A manutenção é relativamente pouca, quando preciso lá vou eu melgar o Triston. Esta thread será similar, inicialmente irá dar algum trabalho mas após a primeira fase vai ter uma manutenção bastante reduzida, as empresas não mudam de máquinas e condições todos os dias.

Há uns tempos sugeri isto ao Triston, no entanto não tenho grande disponibilidade para avançar com esta ideia, como tal aqui fica as conclusões que fiz enquanto pensei no assunto.

Outra das ideias que tive (ideia de m3rda, por sinal), foi uma thread de feedbacks, mas tal como o Metro disse, quem vai garantir a veracidade desses feedbacks? Até pensei numa estrutura para esta mesma thread, a única coisa que não conseguiria garantir era este dado. Nunca depende de quem gere a thread.

Mas de qualquer das formas..., aqui fica a ideia também, se alguém a quiser aproveitar :P

primeiro post de indice, comentários referentes a cada empresa
não permitir debate
um post/utilizador sobre cada empresa, isto é, um utilizador pode ter 3 posts se forem sobre 3 empresas distintas, se mudar de opinião sobre a empresa que edite o seu post.Mas lá está..., não dá para garantir a fiabilidade dos comentários.

Ficam aqui algumas sugestões.

HecKel

anjo2
24-06-2007, 14:42
O interesse não é cada um dizer o que acha de uma empresa, é absurdo isso, mas sim darem informações sobre a empresa. E isso só pode ser dado por algum representante da empresa e não por um user qualquer.

Podia ser dividido em 2 tópicos, Alojamentos pagos e alojamentos grátis. 1 Post por cada empresa.

Acho que o que teria mais informação seria uma tabela comparativa, e a comparação seria feita com as características do serviço, versão do php e mysql, o painel de controlo, etc, e não para ver se era melhor ou pior.