View Full Version : Qual é a vossa escolha LCD ou PLASMA?

chikenbuster
27-04-2007, 19:41
Bem pessoal, gostaria de saber qual é a vossa opção LCD\PLASMA para uma tv com a finalidade de ver os canais da cabovisão, ver dvd e jogar na xbox 360 e PS3.

Be coolll

lsalvador
27-04-2007, 20:43
Oi para usar com cabovisão ou tvcabo, sem duvida plasma, disfarça melhor a "qualidade" dos nossos operadores de Tv.
Esperar para ver o que vai dar a TvTel em relação a qualidade, é pena a quantidade de canais oferecidos, mas pelo valor parece-me ser uma opção a ter em conta, claro que tem a haver com as necessidades de cada um de nós.

Brayn
27-04-2007, 22:09
off-topic: Qual é a diferença entrte plasma e LCD??? :off-topic

Genesis
29-04-2007, 22:12
Pelo que tenho visto: Plasma para ver tv. Mas para jogar consolas tem que ser LCD. Tens de ver o que é mais importante para ti.

^ricardo^
30-04-2007, 20:19
Pelo que tenho visto: Plasma para ver tv. Mas para jogar consolas tem que ser LCD. Tens de ver o que é mais importante para ti.

Não tem de ser plasma ou LCD para nenhum dos casos.
Na minha opinião o plasma é superior em tudo.
Contraste mais elevado, cores melhores, imagem mais fluida.
Apenas tem como desvantagem durarem menos tempo se forem muito usados em jogos ou outro tipo de conteudos com imagens estáticas.

rjtd
30-04-2007, 23:00
Aqui fica um link interessante:
http://www.plasma-lcd-facts.co.uk/home/

A meu ver, o plasma peca um bocado nos conteúdos HD, por-lhe faltar resolução.

sealight
01-05-2007, 12:50
Aqui fica um link interessante:
http://www.plasma-lcd-facts.co.uk/home/
(...)

Outra vez esse endereço?! :)
Esse site foi criado pelos 3 principais construtores de Plasma do mercado. Esperavam que dissesse que os LCDs são superiores?

Hoje em dia não há diferenças práticas significativas entre as duas tecnologias.
Devem ser avaliados os aparelhos individualmente e não por serem Plasmas ou LCDs.

Já existem LCDs com black levels iguais ou superiores aos melhores Plasmas e começam agora a ser lançados Plasmas FullHD.

Este é um excelente site com reviews:
http://www.hdtvtest.co.uk/

Jfreire
02-05-2007, 17:54
É ver lado a lado. Se for visto com isenção e em iguais circunstancias, normalmente o resultado é......PLASMA.
Salvo algumas situações como condições de excessiva iluminação directa e consequente reflexo, uso exclusivo de jogos e PC, ....

sealight
02-05-2007, 22:22
É ver lado a lado. Se for visto com isenção e em iguais circunstancias, normalmente o resultado é......PLASMA.
Salvo algumas situações como condições de excessiva iluminação directa e consequente reflexo, uso exclusivo de jogos e PC, ....
Já são muitas excepções... :)

Jfreire
03-05-2007, 10:04
muitas = 3, e bastante específicas

sealight
04-05-2007, 13:42
muitas = 3, e bastante específicas
Situações onde tipicamente os LCDs são superiores:
- Alta definição a 1080 (HDTV, Consolas, Blueray, HDdvd...)
- Espaços com luz natural ou elevada luminosidade directa
- Utilização com jogos/consolas, especilamente as da última geração
- Ligações a PC
- 1:1 pixel mapping (não conheço nenhum plasma que o faça)
...
Não são situações tão específicas quanto isso.

Jfreire
07-05-2007, 11:14
:lol: - Alta definição a 1080 (HDTV, Consolas, Blueray, HDdvd...) :lol:

.Tenho um numa sala com 3 (três) janelas de sacada, sem problema
.A maior parte dos cafés e restaurantes onde abunda luz, têm plasmas e não LCDs

- Utilização com jogos/consolas, verdade!

????especilamente as da última geração????

- Ligações a PC: verdade!

- 1:1 pixel mapping (não conheço nenhum plasma que o faça) continua à procura
...
Não são situações tão específicas quanto isso. Desculpa, diz lá outra vez??

Antes de te deitares repete 100 vezes:

Ó Deus LCD:
Eu te venero,
Eu vivo para ti,
Eu acredito mais em ti, que o vendedor que ke me enganou
Eu defender-te-ei até convencer toda a gente (incluindo eu) que és melhor que o plasma!

Ao fim de um ou dois aninhos, pelo menos tu já deves estar convencido que é verdade.
Até lá....

pedro.brites
07-05-2007, 15:56
Tenho 2 TFT's em casa e sinceramente estou satisfeito um Sony de 40" e um LG de 26"...

Plasmas... ? Nao obrigado...

Prefiro que os cafes e os restaurantes os comprem :-D

sealight
07-05-2007, 22:15
:lol: - Alta definição a 1080 (HDTV, Consolas, Blueray, HDdvd...) :lol:

.Tenho um numa sala com 3 (três) janelas de sacada, sem problema
.A maior parte dos cafés e restaurantes onde abunda luz, têm plasmas e não LCDs

- Utilização com jogos/consolas, verdade!

????especilamente as da última geração????

- Ligações a PC: verdade!

- 1:1 pixel mapping (não conheço nenhum plasma que o faça) continua à procura
...
Não são situações tão específicas quanto isso. Desculpa, diz lá outra vez??

Antes de te deitares repete 100 vezes:

Ó Deus LCD:
Eu te venero,
Eu vivo para ti,
Eu acredito mais em ti, que o vendedor que ke me enganou
Eu defender-te-ei até convencer toda a gente (incluindo eu) que és melhor que o plasma!

Ao fim de um ou dois aninhos, pelo menos tu já deves estar convencido que é verdade.
Até lá....
Calma,
não vamos fazer disto uma cruzada :)
A mim tanto me dá que se prefiram LCDs ou Plasmas - eu até só tenho um CRT cá em casa :)

No entanto, e é por isso que irei adquirir um LCDs, a imagem dos Plasmas nunca me surpreendeu. É verdade que tipicamente são melhores a exibir conteúdos SD mas por outro lado o detalhe e a nitidez não impressionam como acontece com os melhores LCDs FullHD quando alimentados por uma fonte HD.

Investir por investir que seja para poder usufruir de todo o "esplendor" do HD, e para isso não há nada melhor que um LCD FullHD ligado por HDMI a um leitor HDDvd ou a um PC com 1:1 pixel mapping.

Se for para ver TVCabo: CRT ou Plasma.

Mirror_Image
08-05-2007, 09:26
Eu vou comprar um aparelho essencialmente para ver tv. uma sala com 2 janelas grandes.
Por exmplo neste Plasma (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03643736&oid=6|40|211|&c=) a unica coisa que perde para um tft é a resolução certo? Já que o contraste é mt bom (5000:1) tem na mesma entrada HDMI, vga etc... Para ver tv é melhor um bichinho destes um um tft?

pedro.brites
08-05-2007, 09:31
Eu vou comprar um aparelho essencialmente para ver tv. uma sala com 2 janelas grandes.
Por exmplo neste Plasma (http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03643736&oid=6%7C40%7C211%7C&c=) a unica coisa que perde para um tft é a resolução certo? Já que o contraste é mt bom (5000:1) tem na mesma entrada HDMI, vga etc... Para ver tv é melhor um bichinho destes um um tft?

Para sinal de TV e melhor o Plasma, mas tenta pensar no longo prazo...se queres ver um dvd ou algo assim aposta antes num LCD eu tenho LCD e nao noto ma qualidade em termos de sinal de TV, na Worten pede para eles meterem a funcionar um Plasma e um LCD lado a lado e ficas mais esclarecido e mais facil :)

Mirror_Image
08-05-2007, 09:39
Para sinal de TV e melhor o Plasma, mas tenta pensar no longo prazo...se queres ver um dvd ou algo assim aposta antes num LCD eu tenho LCD e nao noto ma qualidade em termos de sinal de TV, na Worten pede para eles meterem a funcionar um Plasma e um LCD lado a lado e ficas mais esclarecido e mais facil :)

Tks pela opinião, mas a escolha do aparelho depende de caso para caso, posso dizer o uso que vou dar ao meu.

Televisão (95% do tempo) sinal Tvtel (Cabo Normal)
DVD e é para ver filmes em divx (raramente entrará filmes originais a não ser dos videoclubes)
PlayStation2 (Ainda nem a tenho, talvez me ofereçam uma)

Acho que nunca vou ter uma PS3 lá ligada ou uma xbox360, por isso não creio que irei dar grande uso ás funções HD dos tft's....

Em relação ao sinal de TV, existe alguma informação se a resolução do mesmo irá melhorar?
E o tempo de vida utíl dos aparelhos é a mesma? Painel TFT vs painel Plasma?

Cumps

timber
08-05-2007, 10:03
Pessoalmente tenho uma certa tendência pelos LCDs visto que praticamente não vejo TV, só jogo e vejo conteúdos de DVD upscaled para cima.

No entanto vem aí uns Plasmas Full HD 40" da panasonic que também são uma opção muito interessante.

Jfreire
08-05-2007, 10:17
Calma,
não vamos fazer disto uma cruzada :)
A mim tanto me dá que se prefiram LCDs ou Plasmas - eu até só tenho um CRT cá em casa :)

No entanto, e é por isso que irei adquirir um LCDs, a imagem dos Plasmas nunca me surpreendeu. É verdade que tipicamente são melhores a exibir conteúdos SD mas por outro lado o detalhe e a nitidez não impressionam como acontece com os melhores LCDs FullHD quando alimentados por uma fonte HD.

Investir por investir que seja para poder usufruir de todo o "esplendor" do HD, e para isso não há nada melhor que um LCD FullHD ligado por HDMI a um leitor HDDvd ou a um PC com 1:1 pixel mapping.

Se for para ver TVCabo: CRT ou Plasma.

Não sei se já viste Plasmas Full HD com as mesmas fontes. É que eu já vi, lado a lado com LCD. Essa ideia que os plasmas só são bons em SD é falaciosa. Em HD são tão bons ou melhores que a maior parte dos LCDs.
A definição tem a sua quota parte na qualidade da imagem, mas não é certamente o mais importante. Tens o brilho, o contraste, a cor, .....

Antes de comprares (se comprares) dá um salto lá a casa só para veres o meu a 720p.
Não é o melhor do mercado, mas.... talvez seja o melhor compromisso (preço/HD/SD).

A minha experiência é baseada apenas na observação. Andei varios (6 ou7) meses a observar antes de comprar. Nunca, mas nunca vi um LCD com melhor imagem que um Plasma (nas mesmas condições, é claro).

IMHO

Jfreire
08-05-2007, 10:21
Para aqueles que não conhecem, passem os olhos pelo forumHiFi, onde a maior parte da malta tende para o perfeccionismo e vejam a opinião que por lá paira.

http://forumhifi.com/board/index.php/board,3.0.html

Mr Esteves
08-05-2007, 16:29
Bem pessoal, gostaria de saber qual é a vossa opção LCD\PLASMA para uma tv com a finalidade de ver os canais da cabovisão, ver dvd e jogar na xbox 360 e PS3.

Be coolll

Recomendo-te o lcd sony kdl 40w2000 compativel com full hd e custa entre 2000 a 3000 euros depende de onde compras
Teve na deco o selo de melhor do teste na edição de abril

tanbem foi eleita a melhor tv de 2006 pela what hi fi batendo todos os plasmas de tamanhos semelhantes [40 e 42] polegadas

Genesis
08-05-2007, 22:44
Vê esta página: http://www.hdtvtest.co.uk/
Tem vários testes, pesquisa um pouco por lá e tens essa sony, sharp, panasonic e samsung.

rjtd
17-05-2007, 12:22
Porque é que se diz que um plasma é pior para jogos que um LCD?

PSH
18-05-2007, 08:52
Por ignorancia. Infelizmente é um mal que afecta muita gente.

Mike69
18-05-2007, 09:15
eu nao gosto de passar por entendido no assunto porque nao sou!!!

mas uma coisa eu digo...quando vou a worten e vejo as tv´s mesmo com a mesma fonte, os lcd´s parecem-me sempre melhores que os plasmas!!!

ps. mas isto é apenas a opiniao de um ignorante

PSH
18-05-2007, 09:39
Claro que parecem. Nos locais muito iluminados e abertos, os LCD's sobressaiem.
Depois instalas em casa e vês televisão e dvd e jogos com a luz ambiente e vês a diferença.
Os LCD não têm pretos (os melhores têm uns pretos brilhantes ou piores têm cinzentos), cores pouco naturais (mais uma vez muito brilhantes e luminosas), arrastamento em imagens rápidas (basta ver um jogo de futebol ou uma corrida de F1), etc ...

Por fim, comparar equipamentos na Worten, Fnac, Corte Inglês, etc ... é muito esclarecedor.
Normalmente têm bom sinal de antena, bons cabos, boas fontes, enfim é uma maravilha ... é como ir a um restaurante experimentar bons vinhos em copos de plástico.

timber
18-05-2007, 11:11
Por acaso a mim os plasmas parecem-me sempre melhores

Só é pena ainda existirem poucos modelos com uma boa combinação resolução/tamanho/preço

PSH
18-05-2007, 11:34
Timber, a ti e à maioria das pessoas quando bem visualizados.

Essa combinação é mais dificil em plasmas do que em LCD, porque o plasma é bem mais caro de fabricar e desenvolver que o LCD.

timber
18-05-2007, 11:52
Eu consigo notar alguma diferença mesmo em FNACs e isso.

Mas também acho que se exagera um bocado as diferenças. Por exemplo, o melhor plasma que já vi a funcionar foi um Pioneer 50" Full HD e sinceramente não fiquei assim de queixo caído. Era porreiro, era grande mas pensei que aquilo esfregasse completamente o chão com um plasmazito 1280*1024 ou um LCD 32" 1366*768 e não acho que isso aconteça. O Pioneer até estava numa sala escura.

Sinceramente acho que os LCDs acabarão por vercer por pura táctica rolo compressor de preço.

_TiAgO_
27-10-2007, 21:08
desculpem o desenterro..

vou comprar uma tv para o quarto, como basicamente vou a utiliza la á noite, não terei muita luz no quarto, e como vai se para 90% estar ligada ao pc, ver filmes/series, optei por um lcd...

o meu medo é não conseguir tirar o proveito total do lcd estando ele ligado ao pc praticamente o tempo todo..

WestKhan
28-10-2007, 08:13
...até serem comparados. :)

Este é um estudo muito interessante. Vejam as diferenças de opinião antes e depois de feitas comparações pelos mesmos observadores.

Muito engraçado como os participantes acham as 2 tecnologias semelhantes, na maioria dos critérios, até as verem lado-a-lado.

(É verdade que o estudo foi encomendado por um dos "gigantes" do plasma, a Pioneer mas a Empresa de prospecção de mercado, a Synovate, é genuina, independente e muito bem considerada.)

http://www.pioneer.pt/files/eur/Plasma_LCD_TV_whitepaper.pdf

AK

WestKhan
28-10-2007, 08:22
Eu consigo notar alguma diferença mesmo em FNACs e isso.

Mas também acho que se exagera um bocado as diferenças. Por exemplo, o melhor plasma que já vi a funcionar foi um Pioneer 50" Full HD e sinceramente não fiquei assim de queixo caído. Era porreiro, era grande mas pensei que aquilo esfregasse completamente o chão com um plasmazito 1280*1024 ou um LCD 32" 1366*768 e não acho que isso aconteça. O Pioneer até estava numa sala escura.

Sinceramente acho que os LCDs acabarão por vercer por pura táctica rolo compressor de preço.

No que me diz respeito, ainda andava só a "brincar" com esta ideia de "migrar" para a Alta-definição, quando vi precisamente um Pioneer de 50" Full HD em exibição e fiquei completemete boquiaberto e "agarrado".... Com os LCD, nem havia comparação e, mesmo os outros plasma, ficam bem lá atrás.

Não sei o que é que a Pioneer descobriu para esta 8ª geração de plasmas mas, palavra de honra, estão "no ponto".

Para mim, já está decidido, vai ser um PDP-LX508.

Só me falta descobrir quando é que a nossa Samsung (que parece fazer gala de não ser contactável) vai disponibilizar o novo BD-UP5000.

WK

Taz
29-10-2007, 02:58
desculpem o desenterro..

vou comprar uma tv para o quarto, como basicamente vou a utiliza la á noite, não terei muita luz no quarto, e como vai se para 90% estar ligada ao pc, ver filmes/series, optei por um lcd...

o meu medo é não conseguir tirar o proveito total do lcd estando ele ligado ao pc praticamente o tempo todo..

O "puto" a pedir uma opinião para comprar um lcd e vocês continuam com as comparações... Também tenho preferencia por plasma, mas não exageremos.

O porreiro era dizeres o orçamento, era muito mais facil acertar no que seria melhor tendo em conta o preço. Por exemplo, com 700€ eu escolhia um destes:

- LG 32LC52
- Sanyo CE32HW06
- SONY KDL 32 U2530E
- Samsung LE32S62B

Os philips ficam logo de fora porque com este dinheiro não há nada que preste para ligar ao pc. Destes acho que o sanyo é o mais interessante.

Zootopia
31-10-2007, 03:19
Existem membros aqui do Fórum, que sempre que algum thread é aberto, no qual há espaço para a comparação entre Tv´s LCD e Plasma, desatam a disparar em todas as direcções, como se de uma guerra se tratasse!
Para mais, esta guerra tem um vencedor previamente estabelecido antes das ppias batalhas terem início: Os Plasmas!
A metaforização de natureza bélica não é neste caso inadequada...

Mais do que uma opinião, um facto indesmentível à prova desta preferência pelos Plasmas (ou antes obsessão que aspira a manipulação), e que simultaneamente atesta a superioridade dos LCD consiste justamente na opinião maioritária que os consumidores deste tipo de produtos manifestam, isto é: os LCD têm melhor imagem!

Cada tipo de televisor tem efectivamente os seus pontos fortes. O dos plasmas coincide principalmente (e essencialmente...) com a melhor relação de contraste. Apesar de tudo, mesmo este item encontra-se cada vez menos vantajoso relativamente aos LCD - basta consultar as características técnicas dos últimos LCD da Philips por exemplo...

Cada cabeça, sua sentença, mas pretos + pretos e brancos + brancos, não serão argumento suficientemente consistente para ganhar vantagem sobre os LCD. Os de última geração principalmente, apresentam cores não aberrantes, mas vívidas, uma profundidade e contornos das figuras mais nítidos e uma performance de imagens em movimento de superior qualidade.

Não são necessários quaisquer conhcimentos técnicos para determinar se tal é ou não verdade, qualquer olho humano o pode comprovar, sendo que neste caso, a balança pende decididamente para o lado dos LCD.
Prova disso mesmo consiste na tendência relativamente recente dos fabricantes em apostar e investir cada vez mais nos últimos anos na tecnologia LCD, o que se traduz num número muito significativo de unidades produzidas/vendidas, obtendo dessa forma uma maior rentabilidade em comparação com os plasmas.

Mais do que as opiniões das revistas especializadas (que não raramente produzem uma opinião viciada pelo influência dos fabricantes), o olho humano não engana.
Por vezes, acontece apenas que a mente distorce a imagem ao jeito... De Obsessões!

Saudações a todos

Mirror_Image
31-10-2007, 11:00
Não percebi porque deste exactamentea mesma opinião em dois tópicos diferentes... Ainda por cima escrito a preto, Se não selecionasse o texto nem o via.

fireburn
31-01-2008, 15:39
Estou a pensar em ir buscar este brinquedo...
Plasma samsung Ps42c91

o que axam ????

Model: PS42C91
Screen size 42"/106cm, Aspect Ratio :- 16:9
High Standard in Panel Luminance and Contracts Ratio
To watch hi definition you need Hi Def TV service like digital cable, digital satellite or HDMI DVD Player
Tunes TV channels for PAL BG, PAL I, SECAM DK, NTSC
1080i plasma panel 1024 X 768 resolution
15000:1 Contrast Ratio
Brightness : 1,500cd/m2
Panel Life : 60,000hrs
Unique FC5 Digital Image Pixel Processor
Digital Color Management
Horizontal / Vertical Viewing
Convenient Swivel Stand
Audio Volume Leveler
2 HDMI digital inputs for Hi Definition TV
Component Video 480i/p / 575i/p / 720p(60) / 1080i(50/60)
Analog RGB Signal VGA - UXGA / 1080i(50/60)
Composite (RCA) X 1
S-Video X 1
Headphone X 1
Component X 2
PC input X 1
HDMI X 2
Audio out X 1
RF In X 1
Dimension without stand 1055 x 700 x 95 (W X H X D)
Dimension with stand 1055 x 759 x 316 (W X H X D)

984€

Clerigo
31-01-2008, 15:56
Respondendo à pergunta do tópico continuo a preferir o Plasma.

Enquanto os meus olhos virem melhor qualidade de imagem nos plasmas vou continuar a preferir esta tecnologia, seja para televisão, DVD\Blu-Ray, ou jogos HD da PS3.