View Full Version : SQL server , my sql ou oracle?
Boas
Estou prestes a desenvolver um projecto em vb, no qual preciso de aceder varias vezes a uma base de dados. o problema esta que eu nao sei qual das "marcas" escolher.
alguem me pode dizer os pos e contras de cada uma destas bases de dados?
Sql server, MySql ou Oracle.
Obrigado
Rui_Carlos 24-04-2007, 15:56 mysql dá alguns problemas e complica coisas que deviam ser simples, com Oracle nunca trabalhei e o SQL Server acho que é uma boa escolha (se bem que a Oracle tem a fama de ser a melhor).
como o SQL Server é da m$, provavelmente será a opção mais acertada para trabalhar com VB.
MRKawa600 24-04-2007, 16:23 Dependendo da finalidade assim deverá ser a escolha!
Não esquecendo que se for para colocar em "produção" deverão existir as respectivas licenças.
Oracle e SQL Server, para grandes volumes de informação, e trabalho pesado, MySql serve perfeitamente para coisas simples (e complexas) e se bem me lembro é gratuito.
O Oracle é exigente em termos de Administração o SQL não tanto.
Eu pessoalmente prefiro e trabalho com o SQL desde 96 nunca tive problemas de qualquer tipo.
Existe uma versão mais leve e gratuita do motor de base de dados disponibilizado com o Visual Studio. (SQL Server Express)
A integração com o VB (visual studio) é melhor no SQL.
Se tiveres mais alguma dúvida concreta, avisa.
E aeee pks blz ????
que tipo de aplicação está desenvolvendo ? quantos usuarios irao utilizar simultaneamente ? o base de dados e muito grande ?? o preço da licença do banco importa pra voce ?? existem muitas variáveis na escolha de um banco de dados ... Abraçoooo
Oracle para mim está a um nível superior. Mas como diz o MRKawa600 para coisas mais simples não será necessário tanto, e Oracle é mais dispendioso.
Boas
Estou prestes a desenvolver um projecto em vb, no qual preciso de aceder varias vezes a uma base de dados. o problema esta que eu nao sei qual das "marcas" escolher.
alguem me pode dizer os pos e contras de cada uma destas bases de dados?
Sql server, MySql ou Oracle.
Obrigado
O mais indicado parece-me ser mysql. Parece-me simples de utilizar, de facil familiarização.
Oracle é para projectos de grande dimensão.
Sql Server nunca trabalhei.
De referir que Sql Server, Mysql e Oracle não são bases de dados, mas sim sistemas de gestão de bases de dados (SGBD).
Cumprimentos,
Miguel Lopes.
Blackened 25-04-2007, 16:01 Se for algo bastante complexo, Oracle all the way, mas depreendo que se fosse complexo não estarias a perguntar num fórum :007: E mesmo assim a Oracle já teve o seu lugar de supra-sumo das BDs mais garantido do que hoje em dia, em que tem forte concorrencia do Sql Server (sim a Microsoft afinal até faz umas coisas jeitosas :002:).
MySql só aconselhava se a tua aplicação fosse Php ou assim... O que não é o caso por isso, próximo.
Se for algo cujo tamanho máximo da Base de Dados não passe dos 4GB vai com Sql Server Express, é fácil, no teu ambiente de desenvolvimento tens bibliotecas que torna a interacção Aplicação -> BD bastante simples. Se utilizares imagens a vantagem é maior ainda.
mlopes, tens aí as noções todas trocadas. Oracle e SQL Server são Bases de Dados, as aplicações que utilizas para as gerir são aplicação para gestão de bases de dados, e o pacote todo: Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) como tão bem dissestes :) Cheers
EDIT: Esqueci-me de dizer, o Sql Server Express é gratuito. Tem quase todas as funcionalidades do Sql Server, apenas algumas limitações que provavelmente nem nunca vais encontrar.
Completando o que o Blackened explicou, o Oracle também possui uma versão gratuita (10g Express Edition) abraçossss
Blackened 25-04-2007, 16:55 Não sabia da existência dessa versão, mas assim como vês, sem gastar € tens 3 boas soluções, é só escolheres a que achares mais bonita :-D
pois é vivendo e aprendendo hhehehe :-D
eu particularmente gosto muito de Firebird, mas como no caso o projeto seria em vb, acredito q não seria uma boa idéia (nao conheco VB)
Completando o que o Blackened explicou, o Oracle também possui uma versão gratuita (10g Express Edition) abraçossss
Penso que e gratuita apenas para uso privado.
obrigado pelas resposta.
so mais uma duvida. o SQL Server express pode-se usar para fazer aplicações para PME's? ou nesse caso ja temos que usar o SQL Server 'completo'?
Feiticeiro 26-04-2007, 12:08 Tens também a base de dados postgresql, que é open source: www.postgresql.org
desculpe a ignorancia mas o q seria PME´s ?
Pequenas e Médias Empresas.
Penso que e gratuita apenas para uso privado.
é gratuita tb para fins comerciais
ahhh entendi ahhaha .... o Oracle q eu saiba é free para fins comerciais tb ... se nao for eu to com problemas com a justica por aqui ahahahhahahah ... alguem pode dar uma olhada ai no meu tópico Delphi em Portugal ???? Abraçossss
ahhh entendi ahhaha .... o Oracle q eu saiba é free para fins comerciais tb ... se nao for eu to com problemas com a justica por aqui ahahahhahahah ... alguem pode dar uma olhada ai no meu tópico Delphi em Portugal ???? Abraçossss
O Oracle é free?a não ser que sejas muito rico e que seja assim tão barato para ti.. :lol:
Se tens o Oracle e não pagaste, tens claramente um problema de ilegalidade.
Cumprimentos,
Miguel Lopes.
tens a versão 10g Express Edition, que e gratis e ta disponibel no site para download.
mpLopes, estamo falando da versão 10g Express Edition que é gratis... so me deixaram na dúvida se era free somente para desenvolvimento e pesquisa ou para uso comercial ahahha não seria tão burro assim :lol:
MRKawa600 26-04-2007, 15:05 Acho que para aquilo que pretendes o SQL express é óptimo.
E como já aqui foi dito. O SQL Server nem parece um produto da M$
Desde 97 a bulir bem, aqui na empresa onde trabalho e 0 (zero) problemas.
acho que vou entao optar pelo SQL Server express.
so mais uma questão relativamente a diferença entre o vs 2005 express e o vs 2005. sabem -me dizer qual é?
MRKawa600 26-04-2007, 16:32 O express é gratuito, ou seja são algumas ferramentas de desenvolvimento gratuitas!
Por exemplo o Visual Web Developer 2005 Express Edition
|